6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA anos Pastoral Os poderes da dúvida N os dias posteriores à ressurreição de Jesus, uma das marcas do re- lacionamento dos discípulos com o Mestre ressurreto foi a presença da dúvida em seus corações. Jesus contrastou a dúvida com a fé. Ele, diante da dúvida de Pedro quan- do este atentou para os ventos e retirou o olhar do Senhor, repreendeu o discípulo dizendo:“Homem de pequena fé, por que duvidaste?” (Mt 14:31). Inicialmente, precisamos considerar que a dúvida tem o avassalador poder do afastamento. No tocante à fé cristã, a dúvida pode causar o distancia- mento e até mesmo a morte do relacionamento vivo com Deus. Foram as dúvidas no coração, aliadas com a forte inclinação da alma pa- ra o egocentrismo, que afastaram o jovem rico de Jesus. Da mesma for- ma, as dúvidas de muitas pessoas as mantêm alheias a Cristo, procuran- do-o a uma distância segura para a sua dúvida. Neste caso, a dúvida tor- nou-se um ídolo do coração e o serve reverentemente, impedindo-o de ab- sorver a vida de Cristo. Mas, quando olhamos por outro lado, a dúvida também tem o poder mara- vilhoso de alavancar a fé e nos impulsionar ao mais glorioso passo da rela- ção com Deus: o conhecimento. Lembro-me de minha professora de hebraico. Ela dizia que a principal pa- lavra do hebraico é “lama?” (“por quê?”). Assim, insistia com os alunos que “duvidar era o primeiro passo para o aprendizado”. Fugindo ao tom filosó- fico da afirmação aci- ma, pensemos em To- mé, que duvidou. Ele, afrontosamente duvi- dou de Jesus e textu- almente desejava con- frontar os fatos, até que se encontrou pes- soalmente com as res- postas às suas dúvidas. Ele, tocando as mãos e o lado ferido de Jesus, BOLETIM INFORMATIVO | ANO X | Nº 475 | 21 DE JULHO DE 2013 A Incredulidade de Tomé, de Michelangelo Caravaggio (1601-1602)

Pastoral Os poderes da dúvida N - metodistaitaberaba.com.br · Para a África a expectativa é de que, daqui a sete anos, ... Escola Bíblica de Férias 2013 De 25 a 27 de julho

  • Upload
    vanliem

  • View
    212

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

anos

Pastoral

Os poderes da dúvida

Nos dias posteriores à ressurreição de Jesus, uma das marcas do re-lacionamento dos discípulos com o Mestre ressurreto foi a presença da dúvida em seus corações.

Jesus contrastou a dúvida com a fé. Ele, diante da dúvida de Pedro quan-do este atentou para os ventos e retirou o olhar do Senhor, repreendeu o discípulo dizendo:“Homem de pequena fé, por que duvidaste?” (Mt 14:31).

Inicialmente, precisamos considerar que a dúvida tem o avassalador poder do afastamento. No tocante à fé cristã, a dúvida pode causar o distancia-mento e até mesmo a morte do relacionamento vivo com Deus.

Foram as dúvidas no coração, aliadas com a forte inclinação da alma pa-ra o egocentrismo, que afastaram o jovem rico de Jesus. Da mesma for-ma, as dúvidas de muitas pessoas as mantêm alheias a Cristo, procuran-do-o a uma distância segura para a sua dúvida. Neste caso, a dúvida tor-nou-se um ídolo do coração e o serve reverentemente, impedindo-o de ab-sorver a vida de Cristo.

Mas, quando olhamos por outro lado, a dúvida também tem o poder mara-vilhoso de alavancar a fé e nos impulsionar ao mais glorioso passo da rela-ção com Deus: o conhecimento.

Lembro-me de minha professora de hebraico. Ela dizia que a principal pa-lavra do hebraico é “lama?” (“por quê?”). Assim, insistia com os alunos que “duvidar era o primeiro passo para o aprendizado”.

Fugindo ao tom filosó-fico da afirmação aci-ma, pensemos em To-mé, que duvidou. Ele, afrontosamente duvi-dou de Jesus e textu-almente desejava con-frontar os fatos, até que se encontrou pes-soalmente com as res-postas às suas dúvidas. Ele, tocando as mãos e o lado ferido de Jesus,

BOLETIM INFORMATIVO | ANO X | Nº 475 | 21 DE JULHO DE 2013

A Incredulidade de Tomé, de Michelangelo Caravaggio (1601-1602)

permitiu que as cicatrizes de Cristo cicatrizassem suas dúvidas. Foi assim que ele creu: “Senhor meu e Deus meu!”. Esta fala de Tomé, tornou-se em uma das mais corajosas declarações de fé em Jesus de todo o Novo Tes-tamento.

A dúvida não será um problema se for honesta e sincera diante de Deus. Podemos perguntar a Deus coisas que não sabemos e até aquelas das quais duvidamos. Só não podemos ficar longe das suas respostas.

Sua dúvida, se for honesta, poderá derrubar a distância e levá-lo a viver pró-ximo de Deus. Quando tiver qualquer dúvida sobre sua relação com Deus

deixe-o mostrar-lhe quem Ele é. Sua dúvida será venci-da pelo amor do Pai que produzirá vida em seu coração.

Rev. José Maurício Passos Nepomuceno, da Igreja Presbiteriana de Vila Formosa, em São Paulo

ReflexãoO diabo mora na porta da necessidadeJesus disse aos judeus que Deus poderia “das pedras suscitar descendência a Abraão”. En-tretanto, Ele se negou a transformar pedras em pães. Mas, paradoxalmente, iniciou Seu ministé-rio transformando água em vinho.

Portanto, quando da tentação – ocasião na qual negou-se a transformar pedras em pães –, a ên-fase não recai na violência essencial, do ponto de vista físico, que tal “transformação” implica-ria, mas sim nas razões que o induziam a ver na-quilo uma tentação.

Ora, Ele estava sendo sugestionado pelo diabo e, em toda sugestão que carregue uma motivação errada, não importando o que seja, segui-la é sempre algo mau.

Aqui, neste ponto, fica claro que a questão de Jesus para não realizar aquele feito não era de natureza moral nem teológica, e sim existencial. Seguir aque-la sugestão seria mau tanto em razão da motivação – de um lado, fome; de outro, demonstração de poder– quanto em razão do motivador: o diabo.

De fato, o diabo mora na esquina onde a necessidade e oferta se encon-tram sob o patrocínio da fome.

O interessante, naquele episódio, é que o diabo não faria nada, e não fez nada, exceto sugerir que Jesus fizesse algo por Si mesmo. Isso porque o diabo precisa do indivíduo para realizar qualquer coisa. O diabo não realiza nada na Terra sem o homem.

O mal não é pré-definido, necessariamente. Às vezes ele o é, e todos sabe-mos quando ele já chega com sua própria cara. Na maioria das vezes, en-

tretanto, o mal não tem cara de nada mau, exceto pelo fato que ele realiza o casamento da necessidade instintual ou existencial com a oferta de algo que seria antinatural, mas realizaria um alívio imediato.

As tentações que nascem do instinto e da existencialidade são poderosas. Aliás, essas são as únicas tentações que de fato tentam.

O erro, nesse caso, está na entrega da necessidade à sugestão que vem de fora. É esse ceder à sugestão aquilo que conflitua a alma. Isso porque, sozinho, Jesus jamais transformaria pedras em pães a fim de se alimentar. Mas, quando o diabo se imiscui no ambiente da necessidade, então, a sim-ples fome vira tentação.

Ter fome não é mau, ao contrário, é bom. Pouca coisa é tão ruim quanto fome zero. Viver sem fome pode ser muito ruim, e quem já sofreu de algum tipo de inapetência sabe do que estou falando.

O equilíbrio da existência está entre a fome e o pão. Pão sem fome é um horror e fome sem pão é uma desgraça.

É justamente nesse limbo que o diabo mora!

O diabo não vive do que é mau, mas sim de transformar o que é bom em algo ruim, pois que tal coisa se realizaria como concessão dele. O diabo adora pretender fazer concessões. Ele sabe que são essas concessões ile-gítimas que tornam até o ato de comer pão em algo culposo.

Na realidade, aceitar algo como concessão do diabo torna qualquer coi-sa em algo ruim.

Nesse caso, o corpo treme de fome, as pulsões de estranhos desejos se somam à necessidade e a alma mergulha a caminho da transgressão a si mesma.

Pior do que a fome é o pão que carrega a sugestão do diabo!

Jesus se viu livre da tentação não negando a necessidade (o pão), mas afir-mando a necessidade superior do ser: comer também e, sobretudo, a Pa-lavra de Deus.

Negar a fome aumenta a tentação. Assumi-la, esvazia a tentação.

Quando você estiver com “fome”, e for algo normal, não negue a fome – afinal, depois de 40 dias e noites, quem não estivesse morrendo de fome seria anormal –, ao contrário, respeite-a e chame-a pelo nome você mes-mo e não deixe que ninguém se torne senhor da sua necessidade.

Jesus saiu dali e foi comer. E comeu comida de anjos. Mas só comeu o que era bom porque negou-se a comer conforme o cardápio do diabo.

Nenhuma necessidade humana é pecaminosa. A pecaminosidade da necessi-dade é apenas fruto da sugestão e de como ela vem. Ora, assim como é com Deus, assim também é com o diabo, pois a questão não é “o quê”, mas “como”.

Sim, eu repito: a questão não é “o quê”, posto que todas as coisas provêm de Deus, e sim “como”, posto que nem tudo o que é bom é bom sempre, pois todo bem se torna em mal quando o patrono da solução é o diabo.

Assim, não se preocupe com a sua fome, mas apenas com as “soluções” que você encontra.

E lembre-se: “Nem só de pão viverá o homem, mas de to-da palavra que sai da boca de Deus”.

Por Caio Fábio, pregador, escritor e psicanalista

PesquisaEstudo mostra que o mundo está cada vez mais religiosoEnquanto a Europa perde fiéis, a Ásia, a África e a América Latina estão ca-da vez mais religiosas.

Um estudo realizado pelo Center for the Stu-dy of Global Christia-nity, de South Hamil-ton, nos Estados Uni-dos, publicou um re-latório no final de ju-nho mostrando o cres-cimento do cristianismo no mundo com dados de 1970 a 2010 e fazendo uma previsão para 2020.

A pesquisa recebeu o nome de “Cristandade em Seu Contexto Global, 1970-2010” e mostra que, apesar da diminuição da religiosidade na Eu-ropa, houve um crescimento significativo de cristãos na África e na Ásia, enquanto na América Latina a quantidade de cristãos se manteve estável.

Há várias explicações para o crescimento do cristianismo na Ásia, a come-çar pela perda de credibilidade do comunismo e o avanço da religião na China, onde mesmo diante da perseguição, não é possível conter a conver-são de novos fiéis.

A pesquisa do Centro de Estudos sobre as Novas Religiões (Cesnur), realiza-da entre 21 e 24 de junho, também aponta um fator demográfico que expli-caria esse crescimento de religiosos na Ásia: essas pessoas têm mais filhos.

Outro dado divulgado na pesquisa é que, assim como o cristianismo, o is-lamismo também tem crescido e juntas essas duas religiões representam 48% da população mundial. A previsão é de que em 2020 elas alcancem 57,2% do mundo.

Para a África a expectativa é de que, daqui a sete anos, 50% da população se declare cristã, tornando o cristianismo maioria absoluta no continente. A estimativa se baseia no fato de que o número de cristãos (católicos e pro-testantes) cresce duas vezes mais do que a população em geral.

As previsões para a Europa estão relacionadas ao aumento do número de pessoas sem religião, que em 2020 pode chegar a dois terços da popu-lação. Essa quantidade, porém, não representa a realidade da Itália, único país europeu que continua com 80% da população se declarando cristã.

As previsões para 2020 é de que haja 2,2 bilhões de cristãos, dos quais 25% (700 milhões) serão pentecostais ou carismáticos.

Fonte: Gospel Prime com informações de Aleteia

AvisosEscola Bíblica de Férias 2013De 25 a 27 de julho de 2013, das 14h00 às 17h00, e dia 28,às 9h00, será realizada em nossa igreja a tradicional Escola Bíblica de Férias (EBF), aber-ta para crianças de 3 a 12 anos de idade. Convide amigos, vizinhos e fami-liares para participar. Jesus quer ensinar a todas as crianças o caminho em que elas devem andar. O encerramento será no domingo (dia 28),durante o culto,a partir das 19h00.

Ministério de Trabalho com Crianças

Aniversariantes23/7 Anderson Paviani;

24/7 Vinícius Cavalcante Marchi da Silva;

25/7 Claudete de Siqueira;

27/5 Matheus de Siqueira Nunes.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por en-fermidades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde da Adriana Feitosa, do Antônio (irmão da Rosa), do Antônio Carlos (marido da Dul-ce), do Bruno Strozi, da Cristiane Cassu, do Sr. Davi, do Emerson, da D. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), do Sr. Jarbas (pai da Helô), do Sr. Joaquim (pai da Thaís), da D. Judith, da D. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da Lourdes de Brito, da Maria José Cassu (de Santana de Parnaíba), da D. Maria da Penha, da Rosi-meire (irmã da Roseli de Brito), da Sílvia e da D. Zilda (avó da Helô);

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;

• Pelos seminaristas Edmilson e Michelly Silva;

• Pelo missionário Tiago Reyes Vassallo, em missão no Havaí;

• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571Pastor: Tiago ValentinPastora: Laura ValentinTel. Res: 2339-5057

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SPSeminaristas: Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira

Missão: Espalhar a santidade bíblica, tes-temunhando Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Pa-lavra, e acolhe os que se achegam e bus-cam a cura e a restau-ração do corpo, da al-ma e do espírito.

visite nosso site:metodistaitaberaba.com.br

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ou www.livestream.com/metodistaitaberaba

Boletim informativo (Boin) da igreja metodista em itaBeraBaCoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfica: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa ValentinCoordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

programação semanal3ª feira 6ª feira domingo

Tarde de Oração16h00

Culto de Libertação20h

Esc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

HorÁrios de eXpediente dos pastores na igreja

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h00 – 12hTiago Dia Folga

Pr. Tiago

8h00 – 12hTiago - - 9h

Laura e Tiago

Tarde 14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14h (visitas)Laura e Tiago -

Noite 20hTiago

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura e Tiago

20hTiago

19hLaura e Tiago

• Pelos pastores da nossa igreja;

• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região;

• Pelo Congresso Regional de Juvenis.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Escala de serviçoSERVIÇO HOJE (21/7) PRÓX. DOMINGO (28/7)

FECHAMENTO DA IGREJA Beth Zé Fenner

INTERCESSÃO Emerson/Paula Tiago/Nurimar

GUARDADOR DOS CARROS Tuca Emerson

MINISTÉRIO INFANTIL Carolina/Rúbia Não haverá atividade

LOUVOR Nova Aliança Vida

OPERADOR DE SOM Marco Márcio

OPERADORA DO DATASHOW Bel Eula

DIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura/Pr. Tiago Pr. Tiago/Emerson

PREGADOR Pr. Tiago Pra. Laura