6
Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “ Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre ” Pastoral Vai tomar a Santa Ceia? Hoje celebramos o amor de Deus por nós! E não existe prova maior desse amor do que o sacrifício do Seu pró- prio Filho em nosso favor. Ao celebrarmos a Santa Ceia, trazemos à nossa memó- ria esse amor incondicional, inexplicável e incomparável. S egundo nossa fundamentação bíblica e teológica, cremos e afirmamos que os sacramentos – batismo e Santa Ceia – são meios de graça instituídos por Nosso Senhor Jesus Cristo, si- nais visíveis da graça invisível do Espírito Santo na vida dos crentes. A Ceia do Senhor é sinal da nossa redenção e memorial perpétuo de Sua paixão e morte. Nos elementos da Ceia, Cristo Se dá aos que são Seus, renovando a comunhão de amor da nova aliança. A Ceia, ou Comunhão, é uma das experiências mais ricas vividas pe- los cristãos. É a expressão concreta do amor de Deus e da experiên- cia de pertencer a uma comunidade de irmãos e irmãs: a comunida- de do povo de Deus. É um momento profundamente amplo, fraterno e de comunhão. Sa- bemos que os seres humanos constroem muros de separação. Nossa sociedade exclui das mesas ora os pobres, ora os negros, ora as mu- lheres, ora as crianças. Portanto, a Santa Ceia simboliza não apenas nossa redenção em Cristo, mas também nossa reconciliação com to- da a Criação, sobretudo com os nossos semelhantes. Ceia é perdão, é salvação, é aliança, é conversão, é comunhão. Dian- te de tão profundo significado, o apóstolo Paulo alerta a igreja em Co- rinto – e esse alerta ecoa pelos séculos – de que não devemos tomar a Ceia indignamente, sob o risco de atrairmos sobre nós a responsa- bilidade pela morte do próprio Cristo: “Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor” (1 Co 11:27). BOLETIM INFORMATIVO | ANO XV | Nº 682 | 3 DE SETEMBRO DE 2017

Pastoral Vai tomar a Santa Ceia? - metodistaitaberaba.com.br · afirmamos que os sacramentos – batismo e Santa Ceia – são ... contra o trabalho infantil e contra a corrupção

Embed Size (px)

Citation preview

Igreja Metodista Em ItaberabaCongregação Em Santana De Parnaíba

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

Vai tomar a Santa Ceia?Hoje celebramos o amor de Deus por nós! E não existe prova maior desse amor do que o sacrifício do Seu pró-prio Filho em nosso favor. Ao celebrarmos a Santa Ceia, trazemos à nossa memó-ria esse amor incondicional, inexplicável e incomparável.

Segundo nossa fundamentação bíblica e teológica, cremos e afirmamos que os sacramentos – batismo e Santa Ceia – são meios de graça instituídos por Nosso Senhor Jesus Cristo, si-

nais visíveis da graça invisível do Espírito Santo na vida dos crentes. A Ceia do Senhor é sinal da nossa redenção e memorial perpétuo de Sua paixão e morte. Nos elementos da Ceia, Cristo Se dá aos que são Seus, renovando a comunhão de amor da nova aliança.

A Ceia, ou Comunhão, é uma das experiências mais ricas vividas pe-los cristãos. É a expressão concreta do amor de Deus e da experiên-cia de pertencer a uma comunidade de irmãos e irmãs: a comunida-de do povo de Deus.

É um momento profundamente amplo, fraterno e de comunhão. Sa-bemos que os seres humanos constroem muros de separação. Nossa sociedade exclui das mesas ora os pobres, ora os negros, ora as mu-lheres, ora as crianças. Portanto, a Santa Ceia simboliza não apenas nossa redenção em Cristo, mas também nossa reconciliação com to-da a Criação, sobretudo com os nossos semelhantes.

Ceia é perdão, é salvação, é aliança, é conversão, é comunhão. Dian-te de tão profundo significado, o apóstolo Paulo alerta a igreja em Co-rinto – e esse alerta ecoa pelos séculos – de que não devemos tomar a Ceia indignamente, sob o risco de atrairmos sobre nós a responsa-bilidade pela morte do próprio Cristo: “Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor” (1 Co 11:27).

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XV | Nº 682 | 3 DE SETEMBRO DE 2017

A Ceia não é um ato isolado da vida, muito pelo contrário. Ela deve ser norteadora e balizadora de todas as nossas condutas. Partilhar da Ceia em pecado e fi ngir que nada está acontecendo é um ato indigno e repro-vado por Deus. Paulo também orienta que cada um deve examinar-se a si mesmo: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma deste pão e beba deste cálice” (1 Co 11:28). Ou seja, o que determina se uma pessoa deve ou não tomar a Ceia é sua própria consciência. Não cabe a ninguém dizer quem pode ou não pode partilhar da Comunhão.

Contudo, permitam-me fazer um alerta. Como dissemos, a Ceia está carregada de signifi cados e também de efeitos, mas creio que um dos símbolos maiores da Ceia é a própria comunhão, pois a Santa Ceia não expressa somente nossa comunhão com Deus, mas, sobretudo, a comu-nhão entre aqueles que dela partilham. Portanto, não vejo nada tão indig-no, ao tomar a Ceia, quanto partilhá-la sem estar em comunhão com um irmão ou uma irmã da igreja. Se o sacrifício de Cristo foi para nos recon-ciliar com o Pai, tomar a Ceia e não perdoar esse irmão ou irmã é pregar novamente o Salvador no madeiro.

Por isso, se você vai tomar a Santa Ceia hoje, mas não está em comu-nhão com alguém da igreja, procure essa pessoa, perdoe-a ou peça per-

dão a ela, reconcilie-se com ela para que o ato de tomar a Ceia não seja apenas mera formalidade religiosa ou a triste expressão de uma hipocrisia farisaica.

Do amigo e pastor,

Rev. Tiago Valentin

“O propósito da Ceia do Senhor é recebermos de Cristo o alimento, a força, a esperança e a alegria que vêm de deleitarmos nossas

almas em tudo o que Ele conquistou para nós na cruz.”John Piper, escritor e pastor batista norte-americano

História2 de setembro, Dia da Autonomia da Igreja Metodista

No sábado passado (2/9), a Igreja Meto-dista no Brasil com-

pletou 87 anos de autonomia. A cerimônia de independência se deu em 1930, na atual Ca-tedral Metodista de São Pau-lo. Até então, nossa igreja era apenas uma missão da Igre-ja Metodista Episcopal do Sul nos Estados Unidos.Foto oficial do primeiro Concílio Geral da Igreja

Metodista do Brasil, ocorrido na Igreja Metodista Central de São Paulo, de 2 a 9 de setembro de 1930.

O Movimento Metodista, que deu origem à Igreja Metodista, começa na Inglaterra, no século XVIII, com os irmãos John Wesley e Charles Wesley, dentro da Igreja Anglicana. Esse movimento, além de anunciar a salva-ção das almas, também propõe libertação nas questões sociais. O anal-fabetismo, o trabalho infantil e a escravidão, dentre outros, são questões abordadas pelos irmãos Wesley e seus(suas) amigos(as).

Esse movimento é levado para a América do Norte, recebe força e cresce muito. Além dos templos, surgem escolas. Por questões políticas, a Igre-ja Anglicana não reconhece o Movimento Metodista na América e aca-ba acontecendo a institucionalização do Movimento em Igreja Metodista.

A então Igreja Metodista cresce muito em solo americano. Dentro do pla-no de evangelização, a Igreja Metodista Episcopal do Sul nos Estados Unidos envia missionários ao Brasil, para o interior de São Paulo e para o Amazonas. Ao mesmo tempo, missionários metodistas do Uruguai via-jam para o Rio Grande do Sul. Em razão de várias dificuldades de saúde dos missionários, eles retornam para suas pátrias e outros são enviados, agora para o Rio de Janeiro, local em que a Igreja é sediada, em 1867. Nasce assim a Igreja Metodista no Brasil.

Por vários anos a Igreja Metodista no Brasil permanece como missão da Igreja Metodista Episcopal do Sul nos Estados Unidos. Sua lei, seus diri-gentes e seus pastores são norte-americanos.

No começo do século XX, inicia-se um movimento entre os brasileiros para que a Igreja Metodista no Brasil se torne independente; em outras palavras, que “comece a andar com suas próprias pernas”. Nesse tempo, já há pastores brasileiros e uma liderança forte surge. Em 1929, um gru-po de dirigentes brasileiros e americanos vai até os EUA com uma carta de intenção para iniciar as discussões sobre essa autonomia.

E em 2 de setembro de 1930, na Igreja Metodista Central de São Pau-lo, hoje Catedral Metodista, é lido o documento que declara a tão sonha-da e desejada autonomia. O final do texto diz o seguinte: “Nós, os mem-bros da Comissão Conjunta, rendendo graças a Deus por sua direção e pelo espírito de cooperação que reinou em nossas deliberações, decla-ramos aberto o primeiro Concílio Geral da Igreja Metodista do Brasil; de-claramos, mais, que os membros e ministros da Igreja Metodista Episco-pal do Sul no Brasil passam, por este ato, a ser membros e ministros da Igreja Metodista do Brasil; que a Igreja Metodista Episcopal do Sul deixa de existir no Brasil, e que a Igreja autônoma, por esta proclamação, fica constituída. Cidade de São Paulo, 2 de setembro de 1930”.

Nasce, assim, a Igreja Metodista no Brasil. Não mais uma missão, mas uma igreja que “anda com suas próprias pernas” e recursos. Igreja que hoje está em todos os Estados brasileiros e continua lutando não só pela salvação das almas de todos e todas, mas também pela educação, tra-

balho digno, libertação de amarras que têm prendido o povo brasileiro, contra o trabalho infantil e contra a corrupção. Enfi m, o povo metodista acredita na salvação do ser humano de forma integral.

É tempo de festa, mas também é tempo de continuarmos nossa luta por um país melhor e para que todos e todas sejam rendidos(as) ao Senhor e livres de todas as amarras.

“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!” (Jo 8:32).

Por Gladys Barbosa Gama, pastora titular da Pastoral Universitária da Universidade Metodista de São Paulo

“Considero o mundo inteiro como a minha paróquia.”John Wesley, clérigo britânico

precursor do metodismo (1703-1791)

Avisos

Hoje (3/9), não se esqueça de contribuir com alimentos para a Cesta do Amor.

Pedimos que traga as doações de preferência no primeiro domingo do mês.

Sua participação é fundamental!

Mutirão de visitas em Santana de ParnaíbaConvidamos a todos para um dia muito especial na nossa Congregação em Santana de Parnaíba. Trata-se de um grande mutirão de visitas que faremos no dia 16 de setembro (um sábado) às pessoas que foram ca-dastradas na “Semana pra Jesus”. Na parte da tarde, faremos as visi-tas e à noite encerraremos o evento com um culto evangelístico na igre-ja. Confi ra a programação:

Quando: 16 de setembro de 2017;

Saída de Itaberaba: Às 12h30;

Organização em Santana: Às 13h30;

Visitas: A partir das 14h00;

Lanche: Às 17h30;

Culto: Às 19h00.

Cantata de Aniversário do CoralTema: “O Meu Melhor para Deus”;Quando: 24 de setembro, às 19h00.

Dê um passo de fé: seja dizimista!“Disse-lhes [Jesus]: Em verdade vos digo que esta viúva pobre deposi-tou no gazofilácio mais do que o fizeram todos os ofertantes. Porque to-dos eles ofertaram do que lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento” (Mc. 12:43-44). Para tornar-se um dizimista regular, solicite o envelope apropriado ao irmão Wesley. Assuma esse compromisso com Deus ainda hoje!

Aniversariantes29/8 Marco Aurélio Domingues dos Santos;

30/8 Deise Domingues dos Santos e Esdras Ladeia Gomes;

31/8 Cláudia Nonato Dalbeto e Edna Cândido Ribeiro;

2/9 Fernanda Carneiro de Oliveira;

3/9 Eizel Ladeia Gomes Oliveira.

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por en-fermidades e problemas diversos. Oremos:

•Pela saúde da d. Alda, da Amanda, da Cida (cunhada da Silvana), da d. Cida Barçante, da d. Domi, da Gina, do sr. Jarbas (pai da Helô), do sr. José (marido da d. Nancy), da Lucia-na (sobrinha da Marilene), do Luciano Amorim (primo da Cláudia Dalbeto), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da d. Maria da Penha, da d. Noemi, da Paula (filha da d. Alda), do Paulo (marido da Rose Assunção), do Pedro (sobrinho da Maria José ), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Regina, da Rosimeire (ir-mã da Roseli de Brito), do Rubens (cunhado da Bel), da d. Tereza (so-gra da Maria José), da d. Tereza Lemmi Marques (mãe do Cláudio), do Wanderlei e do Wilson (cunhado da Maria José);

•Pelos desempregados;

•Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;

•Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

•Pela equipe pastoral (pastores Tiago, Laura e Lucas);

•Pela Missionária Mariana Wada;

•Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

•Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

www.metodistaitaberaba.com.br /igrejametodista.itaberaba

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Sal-vador, capaz de transformar vidas e realidades.Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Pastor: Lucas Gomes

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

PROGRAMAÇÃO SEMANAL2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h30)

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos PGs

Encontrosdos Pgs

Culto de Libertação (20h00)

Reun. de Oração (22h30)

Encontros dos Pgs

Or. e Intercessão (8h15)

Escola Dominical (9h00)

Culto solene (19h00)

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia FolgaPr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

19hTiago e Laura

19hTiago e Laura

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves, Fábio Martelozzo Mendes e Pra. Laura Costa ValentinCoordenadora do M. de Comunicação: Aline Gomes

Escala de ServiçoSERVIÇO HOJE (3/9) PRÓX. DOMINGO (10/9)

FECHAMENTO DA IGREJA Wesley Pastores

GUARDADOR DOS CARROS Paulo Tuca

INTERCESSÃO Edward/Marilene Manoel/Paula

MINISTÉRIO INFANTIL Ana Carol/Carolzinha/Rosa Laura/Larissa/Doroti

LOUVOR Geração Eleita Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Tiago Álvaro

OPERADORA DO DATASHOW Bel Bia

OPERADOR DE CÂMERA Dinda Augusto

DIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura/Roseli de Brito Pr. Tiago/Marilene

PREGADOR Pr. Tiago Pra. Laura

Assista as transmissões ao vivo ou as gravações dos cultos em nosso canal no Youtube.