8
PAUTA DE REIVINDICAÇÕES SINDARPA

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES SINDARPA - trans2018.com.br · HIDROVIAS Novo modelo de gestão oficial, baseado no respeito ao uso múltiplo das águas, implantação de um sistema de

Embed Size (px)

Citation preview

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES SINDARPA

www.trans2018.com.br

PORTOS

Sistema Portuário do TapajósProposta: Implantar e garantir a melhoria de acessibilidade intermodal junto ao Porto de Santarém aosTerminais de Uso Privativo de Santarenzinho e Miritituba.Justificativa: Há anos que a comunidade logística em conjunto com a do agronegócio vem chamando a atençãosobre o potencial que a BR 163 possui para se tornar no principal corredor de exportação do agronegócionacional. Da mesma forma que não podemos deixar de abordar quanto à importância de BR 230 em promoveruma integração estratégica entre as principais cadeias produtivas estaduais junto ao Porto de Santarém e aosTUP’s de Miritituba e Santarém.

Sistema Portuário Grande BelémProposta: Licitar Terminal de Grãos de Outeiro.Justificativa: Garantir e explorar o potencial deste Porto para o agronegócio e viabilizar operação dedicadapara os três lotes que juntos possuem capacidade nominal de 10,5 milhões/t/a, em modelo muito similar aodo TEGRAN em Itaqui, evitando a cartelização da disponibilidade portuária.

Proposta: Melhorar o acesso ao Porto de Vila do Conde através da continuação da Federalização da BR 155 portoda extensão da PA 150, bem como a Federalização das PA 483, no trecho referente ao Trevo da Alça Viáriaaté a entrada do Porto de Vila do Conde.Justificativa: Garantir uma infraestrutura rodoviária funcional e competitiva, assegurando uma via duplicada,sinalizada e em perfeitas condições de trafegabilidade até o Porto de Vila do Conde.

www.trans2018.com.br

PORTOS

Proposta: Contratação de EVTEA sobre dragagem e demais melhorias para viabilizar o aprofundamento doscanais de acesso ao Porto de Vila do Conde para profundidade mínima de 18 metros.Justificativa: Caso seja comprovada a viabilidade de aprofundamento dos Canais do Quiriri ou Espadarte,instituir modelagem econômica para realização de Projeto de Dragagem para 18 metros e de reestruturação doPorto de Vila do Conde, seja para a ancoragem de Navios Cape Size (TMU2), como para adequação de retroárea portuária.

Terminais Feeders: Na Região de Integração do Baixo Amazonas, Guamá, Rio Capim e Carajás.Proposta: Viabilização das Plataformas Logísticas do Tapajós (Santarém); Guamá (Inhangapi); Capim(Paragominas) e Carajás (Marabá).Justificativa: A fim de garantir que o Estado do Pará possua uma infraestrutura portuária funcional ecompetitiva e de centro de serviços logísticos para as operações tanto de exportação quanto para aimportação de commodities, insumos e/ou produtos junto ao Porto de Vila do Conde.

Sistema Portuário do TapajósTerminais Feeders: Na Região de Integração do Baixo Amazonas, Guamá, Rio Capim e Carajás.Proposta: Viabilização das Plataformas Logísticas do Tapajós (Santarém); Guamá (Inhangapi); Capim(Paragominas) e Carajás (Marabá).Justificativa: A fim de garantir que o Estado do Pará possua uma infraestrutura portuária funcional ecompetitiva e de centro de serviços logísticos para as operações tanto de exportação quanto para aimportação de commodities, insumos e/ou produtos junto ao Porto de Vila do Conde.

www.trans2018.com.br

HIDROVIAS

Novo modelo de gestão oficial, baseado no respeito ao uso múltiplo das águas, implantação de um sistemade segurança e a solução de conflitos com o setor energético.

Proposta: Estabelecer um novo Regramento Legal, através de Outorga para Hidrovias para fins de navegação,baseado na Gestão Oficial, respeito à Constituição e a legislação que regulam o uso múltiplo das águas e naimplantação de um sistema de segurança através da implantação de comitês das bacias hidrográficas doMadeira, Amazonas, Tapajós, Tocantins e Guamá-Capim.Justificativa: Permitirá no mínimo que, em caso de situação de crise hídrica ou de excessos por parte dasconcessionárias das hidrelétricas, a navegação possa fazer prevalecer as condicionantes que lhe foremconferidas por Outorga, até mesmo adotando as medidas judiciais cabíveis, se necessário e fazer valer a Lei n°9.433 de * de janeiro de 1997

www.trans2018.com.br

HIDROVIAS

Proposta: Aumentar o Policiamento e as fiscalizações nos Rios Amazônicos.Justificativa: O primeiro ponto a registrar é o aumento da criminalidade nas hidrovias, destacando-se que naslocalizadas em áreas de fronteira internacional, o tráfico de armamentos, explosivos, drogas e contrabando jáatingiu níveis alarmantes, indicando tratar-se a sua gestão questão de alto interesse de Estado na SegurançaNacional. Esta visão é corroborada pela CTNAV da Confederação Nacional dos Transportes na pautapermanente das suas reuniões, mas também, a da criminalidade em outra escala que atinge as demaishidrovias.

Proposta: Derrocamento do Pedral do Lourenço e do Pedral de Marabá e Dragagem bem como balizamento doRio Tocantins.Justificativa: Garantir a plena e segura navegabilidade durante os 12 meses do ano no Rio Tocantins epotencializar que esta navegação chegue até o Estado do Tocantins.

Proposta: Dragagem bem como balizamento do Rio Madeira.Justificativa: Garantir a plena e segura navegabilidade durante os 12 meses do ano no Rio Madeirae potencializar que esta navegação chegue até o Amazonas.

www.trans2018.com.br

RODOVIAS

Corredor BR 163, Cuiabá a Santarém/Miritituba/Santarenzinho

Proposta: Concluir as obras de pavimentação, de recuperação de pavimentos, aumento da espessura da capa asfáltica e, correções de curvas críticas; Finalizar o projeto de duplicações estratégicas, respeitando-se a compatibilidade com o volume de tráfego e Estabelecer o Plano Diretor de Acessos aos terminais para Transbordo Hidroviário em Miritituba e áreas vizinhas e, iniciar a implantação e pavimentação dos respectivos acessos.Justificativa: Esta rota está se consolidando como a mais importante para o abastecimento de grãos dos Sistemas Portuários de Santarém, Santana e Belém / Rio Pará, a qual deverá ser a mais importante do Brasil nessa especialidade. Ela também é a coluna vertebral de uma malha viária integradora das áreas de produção do Mato Grosso rumo a vários destinos e, o será também para a alimentação da ferrovia “Ferrogrão”.

Corredor BR 158, trecho fronteira de Mato Grosso a Redenção PA

Proposta: Efetuar a adequação de capacidade de tráfego conforme licitação DNITJustificativa: Estas duas vias fazem parte da ligação do Leste e Nordeste de Mato Grosso (Querência /Ribeirão Cascalheira) e, Sudeste do Pará face o aumento de demanda nessas rotas e também ao complexo portuário de Vila do Conde.

Corredor BR 155, trecho Redenção à Marabá PAProposta: Completar a obra de adequação à capacidade de tráfego conforme licitação DNIT.Justificativa: Estas vias fazem parte da ligação do Leste e Nordeste de Mato Grosso e, Sudeste do Pará com o Sistema portuário de Belém / Rio Pará / Vila do Conde, o qual está em processo de ampliação de capacidade operacional, face o aumento de demanda nessas rotas.

www.trans2018.com.br

FERROVIAS

FEPASA SAProposta: Garantir partes dos recursos da Renovação da Concessão da Ferrovia Carajás, paraimplantação/licitação do projeto no trecho entre Açailândia e Barcarena.Justificativa: Trata-se de um projeto consistente sob o aspecto de mercado, pois desde já existem volumes paralastrear a economicidade do investimento. A rota prevista poderá contribuir decisivamente para aapresentação de uma rota estratégica para a exportação de granel mineral e agrícola do Estado do Pará e degranel agrícola da região de Querência e Ribeirão cascalheira no MT e como alternativa extra para a região doMATOPIBA.

FERROGRÃO

Proposta: Garantir a implantação/licitação do projeto.Justificativa: Trata-se de um projeto consistente sob o aspecto de mercado, pois desde já existem volumes paralastrear a economicidade do investimento. A rota prevista poderá ser a mais importante na exportação degrãos do País.

AEROPORTOS

Proposta: Garantir a melhoria de infraestrutura dos aeroportos dos municípios de Itaituba, Santarém,Paragominas e MarabáJustificativa: Garantir adequação quanto ao Porte, acessibilidade e conforto das instalações para o usuário.

www.trans2018.com.br