3

Click here to load reader

Percepcao Sobre a Caatinga Estudantes Da Rede Publica de Serra Talhada, Pernambuco Queiroz 2011

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Percepcao Sobre a Caatinga Estudantes Da Rede Publica de Serra Talhada, Pernambuco Queiroz 2011

XI JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO JEPEX 2011 UFRPE: Recife, 18 a 22 de outubro.

PERCEPÇÃO SOBRE A CAATINGA: ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE SERRA TALHADA, PERNAMBUCO

Aristóteles Philippe Nunes Queiroz1, Alaídes Priscilla de Mélo Martins 1, Izabela de Sousa Pereira1, Marcela Lúcia

Babosa1, Luciana de Matos Andrade Batista-Leite2

________________ 1 Graduando Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET BIOLOGIA), da Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAST/UFRPE). Fazenda Saco S/N. Caixa Postal: 063. Bairro: Zona Rural, Margem Direita da BR-232, Sertão do Alto Pajeú. Serra Talhada-Pe. CEP: 56.903-970. E-mail: [email protected] 2. Professora Adjunto II da UAST/UFRPE. E-mail: [email protected]

Introdução A área territorial do bioma Caatinga abrange cerca

de 900.000 Km², correspondendo aproximadamente a 54% da região Nordeste e 11% do território brasileiro, contemplando áreas dos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, o Sudoeste do Piauí, partes do interior da Bahia e do Norte de Minas Gerais [1].

Normalmente, em escolas públicas não há disciplinas direcionadas para abordagens sobre o bioma ao qual estão inseridas. Desta forma, se faz necessário intervenções através de projetos pedagógicos e/ou iniciativas particulares dos docentes da instituição. Contudo, esta lacuna pode ser sanada com projetos de extensão realizados pelas instituições de ensino superior.

A disseminação de informações sobre a importância do bioma Caatinga, através de estudantes é uma maneira muito propagativa e de fácil execução, tornando-os agentes multiplicadores e, principalmente, com intuito de incentivar a conservação e formar cidadãos conscientes.

O presente trabalho objetivou avaliar a percepção dos estudantes dos Ensinos Fundamental II e Médio da Rede Pública do município de Serra Talhada sobre o bioma Caatinga. Bem como explanar de forma teórica e conceitual esse tema, que contempla várias áreas do conhecimento. Material e métodos

A amostragem foi realizada com estudantes da Rede Pública do Ensino Fundamental II e Médio. A instituição educacional objeto do estudo foi a Escola Manoel Pereira Lins, localizada na Rua Severino Pereira Lins, Alto da Conceição, do município de Serra Talhada, Estado de Pernambuco. Os dados foram obtidos durante o mês de junho de 2011, em uma atividade de Extensão do Grupo do Programa de Educação Tutorial (PET Biologia UAST).

A metodologia utilizada baseou-se em três etapas: 1. Aplicação de questionários individuais para

sondagem do conhecimento prévio dos estudantes sobre o bioma Caatinga. O questionário foi elaborado com questões objetivas e discursivas para os estudantes do

8º e 9º anos do Ensino Fundamental II e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Os conteúdos abordados nestes questionários foram: a. Dados pessoais (escola, idade, série e sexo); b. Sondagem dos conhecimentos específicos sobre a Caatinga.

2. Palestras educativas dialogadas. 3. Reaplicação, após três dias, do 2º

questionário, com os mesmos estudantes participantes das duas etapas anteriores, conforme Lima, Sobreira e Batista-Leite [2].

O tempo de aplicação dos questionários foi aproximadamente de 15 minutos, das palestras educativas (intituladas: Ações Educativas em Prol do Meio Ambiente ) foi de 50 minutos.

As palestras foram elaboradas e apresentadas no Programa Computacional Microsoft® PowerPoint, com auxílio do recurso audiovisual (Data Show). A técnica de abordagem foi dialogada, com o uso de linguagem clara e adequada ao público-alvo.

As informações obtidas nos questionários aplicados foram registradas em um banco de dados e tabulados numa planilha do Programa Computacional Microsoft® Excel Windows. Alguns fragmentos mêmicos foram transcritos, conforme metodologia de Batista-Leite [3].

Os resultados obtidos foram separados e apresentados, de acordo com as séries, sendo relatado primeiramente o Ensino Fundamental II, seguido pelo Ensino Médio. Resultados

Foram amostrados 135 estudantes matriculados na Escola Manoel Pereira Lins. Dentre eles: 57,04% cursavam o Ensino Fundamental II e 42,96% no Ensino Médio. O universo amostral foi de 43,70% representados por homens e 56,30% por mulheres, entre idade de 12 a 21 anos.

I. 8º ano do Ensino Fundamental II

Foram entrevistados 33 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II. Destes, 48,49% pertenciam ao sexo feminino e 51,51% representaram o sexo masculino. Os estudantes apresentavam idade entre 12 e 15 anos.

A. Resultados obtidos na aplicação do 1º questionário

Page 2: Percepcao Sobre a Caatinga Estudantes Da Rede Publica de Serra Talhada, Pernambuco Queiroz 2011

XI JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO JEPEX 2011 UFRPE: Recife, 18 a 22 de outubro.

Os estudantes foram questionados quanto ao conceito da Caatinga: 78,79% afirmaram ter conhecimento da definição. Destes, 42,31% responderam corretamente e 57,69% não responderam adequadamente o conceito.

Em seguida, os estudantes foram indagados sobre quais os animais que viviam no bioma Caatinga: 66,67% afirmaram saber quais animais vivem na Caatinga. Todavia, 81,82% citaram nomes de animais típicos do bioma e 18,18% citaram animais que não ocorrem na Caatinga.

Posteriormente, os estudantes foram estimulados a relatar quais eram as plantas que se encontravam no bioma: 66,67% relataram saber a resposta, onde 77,27% dos educandos citaram corretamente as plantas e 22,73% exemplificaram espécies que não são da Caatinga.

B. Resultados obtidos na aplicação do 2° questionário

Após três dias, depois da palestra educativa verificou-se que os estudantes obtiveram melhor aproveitamento, 79,17% dos estudantes afirmaram saber o que é Caatinga, onde 52,63% acertaram.

Quanto aos animais que vivem na Caatinga, dos 87,50% que responderam o questionário: 80,95% acertaram.

Em relação a exemplificação das plantas ocorrentes no bioma: dos 91,67% que responderam esta alternativa, 95,45% exemplificaram corretamente.

II. 9º ano do Ensino Fundamental II

Foram entrevistados 44 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II. Destes, 63,64% pertenciam ao sexo feminino e 36,36% representaram o sexo masculino. Os educandos apresentavam idade entre 13 e 17 anos.

A. Resultados obtidos na aplicação do 1º questionário

Os estudantes foram questionados sobre o que é Caatinga: 65,91% afirmaram saber o significado. Todavia, apenas 13,79% dos estudantes conceituaram corretamente e 86,21% não responderam satisfatoriamente, conforme alguns fragmentos mêmicos:

[...] é serrado que só vive animais e matos sem cor, e pode

ser como um deserto [...] Menina, 14 anos [...] uma área na amazonia [...] Menino, 13 anos

Posteriormente, 75% dos estudantes afirmaram saber

quais os animais que habitavam o bioma, mas somente 42,42% deles citaram animais da Caatinga e 57,58% exemplificaram erroneamente.

No que se refere as espécies vegetais: 54,55% afirmaram conhecer espécies do bioma, onde 75% citaram corretamente e 25% não obtiveram êxito em suas respostas.

B. Resultados obtidos na aplicação do 2° questionário

Na segunda sondagem, após três dias das palestras educativas, também foi verificado um melhor

aproveitamento nas respostas, demonstrando assim assimilação e aprendizado.

Quanto a definição do bioma Caatinga: 73,68% afirmaram saber do que se tratava, onde 42,86% definiram o bioma corretamente.

Quanto aos animais do bioma: 86,84% afirmaram conhecer algumas espécies, e destes 78,79% obtiveram êxito nas respostas.

Com relação as plantas típicas da Caatinga: 86,84% dos estudantes que responderam, 96,97% exemplificaram corretamente.

III. 1º ano do Ensino Médio

Foram entrevistados 12 estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Destes, 42,86% pertenciam ao sexo feminino e 57,14% representaram o sexo masculino. Os educandos apresentavam idade entre 15 e 19 anos.

A. Resultados obtidos na aplicação do 1º questionário

Quando os educandos foram questionados sobre o que é o bioma Caatinga: todos afirmaram saber a resposta, mas somente 25% responderam corretamente e 75% erraram o conceito.

Em seguida, foram arguidos sobre os animais típicos da Caatinga: 66,67% exemplificaram animais do bioma, destes 87,50% obtiveram êxito em suas respostas e 12,50% citaram espécies que não são do bioma Caatinga.

Posteriormente, foram estimulados a citar as plantas que se encontravam na Caatinga: 58,33% afirmaram saber a resposta e todos exemplificaram corretamente.

B. Resultados obtidos na aplicação do 2° questionário

Após três dias, depois das palestras educativas, verificou que os estudantes aumentaram o nível de conhecimento acerca dos temas tratados. Todos os estudantes afirmaram saber o que é a Caatinga e 42,86% conceituaram de maneira correta.

Em relação aos animais que vivem na Caatinga, dos 71,43% que responderam 80% acertaram.

Quanto às plantas do bioma, todos os 85,71% que responderam os questionários citaram corretamente as espécies da Caatinga.

IV. 2º ano do Ensino Médio

Foram entrevistados 31 estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Destes, 64,52% pertenciam ao sexo feminino e 35,48% representaram o sexo masculino, com idade entre 15 e 19 anos.

A. Resultados obtidos na aplicação do 1º questionário

Os estudantes foram questionados sobre a definição do bioma Caatinga: 90,32% afirmaram saber do que se tratava. Destes, 71,43% responderam corretamente e 28,57% erraram o conceito.

Em seguida, 87,10% afirmaram saber quais animais vivem no bioma. Destes 62,92% citaram corretamente e 37,08% citaram animais que não são típicos da Caatinga.

Page 3: Percepcao Sobre a Caatinga Estudantes Da Rede Publica de Serra Talhada, Pernambuco Queiroz 2011

XI JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO JEPEX 2011 UFRPE: Recife, 18 a 22 de outubro.

No decorrer do questionário, os estudantes foram estimulados a relatar quais eram as plantas que se encontravam no bioma, onde 87,10% relataram saber a resposta e destes 88,89% citaram corretamente as plantas e 11,11% exemplificaram espécies erradas.

B. Resultados obtidos na aplicação do 2° questionário

Após três dias, depois das palestras educativas, foi verificado que os estudantes assimilaram melhor o conteúdo abordado, incorporando o conhecimento.

Os estudantes (91,66%) afirmaram saber o que é Caatinga. Destes, 86,36% acertaram, de acordo com alguns memes:

[...] é o bioma tipicamente nordestino [...] Menino, 15 anos

[...] é o bioma em que vivemos [...] Menina, 15 anos Quanto aos animais que vivem na Caatinga, todos

afirmaram conhecer: 91,67% acertaram. Em relação as plantas do bioma: 95,83% que

responderam o questionário afirmando apresentar conhecimento, 86,96% exemplificaram corretamente. IIV. 3º ano do Ensino Médio

Foram entrevistados 15 educandos do 3º ano do Ensino Médio. Destes, 46,67% pertenciam ao sexo feminino e 53,33% representaram o sexo masculino, com idades entre 16 e 21 anos.

A. Resultados obtidos na aplicação do 1º questionário

Quando os estudantes foram questionados sobre o que é Caatinga: 66,67% afirmaram saber a resposta, onde 50% responderam corretamente e 50% erraram o conceito.

Em seguida, 86,67% dos estudantes citaram os animais da Caatinga: 76,92% obtiveram êxito em suas respostas e 23,08% citaram animais errados. Quando estimulados a relatar sobre as plantas que se encontravam no bioma: 80% afirmaram saber a resposta e todos exemplificaram corretamente.

B. Resultados obtidos na aplicação do 2° questionário

Após três dias, depois das palestras educativas, verificou-se que, de modo geral, os estudantes aumentaram o nível de conhecimento acerca dos temas tratados.

Os educandos (57,14%) avaliados afirmaram saber o que é a Caatinga, destes 87,50% conceituaram de maneira correta.

Em relação aos animais que vivem na Caatinga: 92,86% dos estudantes responderam. Destes, 92,31% acertaram.

Quanto às plantas do bioma: 78,57% dos estudantes responderam corretamente com citações de espécies da Caatinga. Foi observado que apenas entre os estudantes do 3º ano do Ensino Médio ocorreu um pequeno decréscimo no número de acertos desta questão.

Discussão

Os resultados obtidos no presente estudo mostram que o conhecimento sobre o bioma Caatinga ainda é, em vários aspectos, deficiente na educação dos jovens, onde muitos possuem idéias equivocadas a respeito da Caatinga, apesar da sua inserção neste bioma unicamente brasileiro.

Uma avaliação com abordagem comparativa entre os estudantes dos Ensinos Fundamental II e Médio foi verificado que os estudantes do Ensino Fundamental II apresentam baixo conhecimento específico sobre o bioma, restringindo-se a poucas exemplificações da flora e fauna, enquanto que os educandos do Ensino Médio apresentaram uma bagagem de conhecimento mais apurado e coerente, demonstrando assim mais domínio nas relações ambiente versus flora e fauna. Este fato pode estar relacionado ao hábito dos jovens acompanharem seus pais durante as atividades de caça, apesar de atualmente ser uma prática proibida na região.

Mas, em todos os aspectos abordados registrou-se um incremento no processo de ensino-aprendizagem, demonstrando que as palestras podem se revelar uma forte ferramenta para o aprendizado e uma alternativa para as práticas pedagógicas.

A presente proposta se revelou bastante promissora porque conseguiu despertar interesse pelo bioma, além de incentivar a conservação da Caatinga e tornar o aprendizado dinâmico e interativo.

Agradecimentos Ao Programa de Educação Tutorial MEC/SESu/SEDAC pela bolça concedida. À direção da Escola Manoel Pereira Lins pela acessibilidade as salas de aulas e os estudantes. Referências [1] ANDRADE, L. A.; PEREIRA, I. M.; LEITE, U. T.;

BARBOSA M. R. V. Análise da cobertura de duas fitofisionomias de caatinga, com diferentes históricos de uso, no município de São João do Cariri, estado da Paraíba. Cerne, Lavras, jul./set. 2005. Disponível em: <http://www.dcf.ufla.br/ cerne/artigos/ 11-02-20094671v11_ n3_artigo%2005.pdf>. Acessado em: 11 de agosto de 2011.

[2] LIMA, A.M.S.; SOBREIRA, P.N.B.; BATISTA-LEITE, L.M.A. Educação ambiental: a peste em foco. In: SEABRA, G.; MENDONÇA, I.T.L. Educação Ambiental para a Sociedade sustentável e saúde Global. 1. Ed. Editora Universitária da UFPB, João Pessoa, Brasil. v. 1, p. 170-173, 2009.

[3] BATISTA-LEITE, L.M.A. 2005. Estudo etnocarcinológico dos catadores de Cardisoma guanhumi Latreille, 1825 (CRUSTACEA, BRACHYURA, GECARCINIDAE) do estuário do rio Goiana, Pernambuco, Brasil. 129f. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas ênfase Zoologia), Universidade Federal da Paraíba.