17
Períodos Literários

Períodos literários

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Períodos literários

Períodos Literários

Page 2: Períodos literários

Também conhecidos como escolas, correntes ou movimentos, os períodos literários correspondem a fases histórico-culturais em que determinados valores estéticos e ideológicos resultam na criação de obras mais ou menos próximas no estilo e na visão de mundo.

Page 3: Períodos literários

Assim qualquer período literário (ou artístico) pressupõe o seguinte:Momento histórico delimitado, no

qual se dá a adesão de vários escritores e princípios comuns.

Conjunto similar de influências sociais, culturais e ideológicas agindo sobre as mentalidades.

Elaboração estética semelhante, seja nas técnicas de construção literária, no estilo, na temática ou nos pontos de visa sobre o ser humano e a vida.

Page 4: Períodos literários

A ascensão, predominância e decadência de uma escola ou de um movimento não ocorrem arbitrariamente, apenas pela vontade dos artistas, mas resultam de um processo complexo de influências do espírito de cada época sobre os indivíduos.

Page 5: Períodos literários

Em certas circunstâncias históricas – crises políticas, mudanças violentas – a criação de uma arte nova, de um estilo novo e de uma nova maneira de registrar as coisas torna-se urgente para os escritores e artistas em geral.

Page 6: Períodos literários

Entretanto, a vitória de uma nova corrente não apaga de todo o prestígio e a força da antiga. Pode-se assistir à coexistência de movimentos opostos em uma mesma faixa temporal.

Logo, as datas de início e fim de um período não implicam o predomínio automático de um período sobre o outro, mas a tentativa de ordenação e simplificação pedagógica dos fenômenos literários.

Page 7: Períodos literários

PERÍODO ÉPOCA CARACTERÍSTICAS

Literatura Informativa

Século XVI -Visão documental e paradisíaca da nova terra

Barroco Século XVII -Expressão ideológica da Contra Reforma.-Conflito entre o corpo e a alma, temática do desengano.- Linguagem conflituosa e ornamentada.

Arcadismo Século XVIII - Ligação com o Iluminismo.- Celebração do racionalismo.- Razão»Verdade»Simplicidade.- Imitação dos clássicos.- Imitação da natureza (campestre).- Canto da vida pastoril.

Page 8: Períodos literários

PERÍODO ÉPOCA CARACTERÍSTICAS

Romantismo 1831 -1870 - Individualismo e subjetivismo.-Sentimentalismo, culto da natureza.- Imaginação e fantasia, liberdade de expressão.- Valorização do passado

Realismo 1880 - 1900 - Objetividade, verossimilhança.-Racionalismo (análise psicológica e social)- Predomínio da temática urbana- Busca da perfeição formal

Naturalismo 1881 - 1900 - Todas as características do Realismo mais cientificismo (adoção de leis científicas que determinam os personagens).-Determinismo (meio, raça, momento, herança).-Objetividade e impassibilidade.

Page 9: Períodos literários

PERÍODO ÉPOCA CARACTERÍSTICAS

Parnasianismo 1880 - 1922 - Teoria da Arte pela Arte (verdade» beleza» forma)- Perfeição formal: métrica e rima.- Temática: descrição de objetos e Antiguidade greco-romana.

Simbolismo 1890 - 1900 -Nova linguagem poética (sugestão, musicalidade)-Utilização de símbolos e metáforas-Culto do mistério, religiosidade mística

Pré-modernismo 1901 - 1922 - Mescla de estilos e temas, preocupação social.

Page 10: Períodos literários

PERÍODO ÉPOCA CARACTERÍSTICAS

Modernismo 1922 - Liberdade absoluta de expressão.- Valorização do cotidiano, linguagem coloquial.- Paródia e verso livre.- Ausência de fronteira entre os gêneros.- Nacionalismo crítico e irônico.

Page 11: Períodos literários

Gêneros LiteráriosAs obras literárias são

classificadas em vários grupos que correspondem à sua estrutura de composição e à forma como se apresentam, revelando a atitude do escritor perante a realidade artística que está criando. São os chamados gêneros literários.

Page 12: Períodos literários

O primeiro a estudá-los foi o grego Aristóteles, em seu tratado Arte Poética.

Com base no conceito de mímese, ou seja, de imitação da realidade, o autor admite dois gêneros literários: o épico e o dramático. As regras por ele estabelecidas para a tragédia e para a epopeia foram transformadas em um código rígido, sendo seguido até o séc. XVIII. Ao longo do séc. XIX, os românticos revisaram e até mesmo questionaram estes conceitos. No séc. XX chegou-se a propor a abolição das fronteiras entre eles.

Page 13: Períodos literários

Foi somente no Renascimento, entretanto, que se consagrou a divisão tripartite dos gêneros, utilizada até hoje.

1- gênero épico (ou épica)II – gênero lírico (ou lírica)III – gênero dramático (ou

dramática)

Page 14: Períodos literários

Grosso modo, pode-se dizer que, quando um eu registra sua subjetividade e suas emoções, trata-se da lírica; quando é contada alguma história, trata-se da épica; mas se atores, mediante gestos e falas, representam a ação no palco, trata-se da dramática.

Page 15: Períodos literários

Gênero ÉpicoA expressão genêro épico

identifica aquelas obras literárias em o autor organiza objetivamente um mundo e o narra a seus leitores, por meio de personagens que vivem acontecimentos conflituosos, em um certo período de tempo e em um determinado ambiente (espaço físico-geográfico).

Page 16: Períodos literários

O gênero épico desenvolveu-se em várias civilizações e em vários momentos históricos, mas os meus modelos insuperáveis são a Ilíada e a Odisséia, epopeias surgidas na Grécia por volta dos séculos IX e VIII a.C. Essas obras foram também denominadas poesia épica, isso porque possivelmente com o objetivo de memorização eram metrificadas.

Page 17: Períodos literários