12

Por que Geoprocessamento? - Canal de Conteúdo Geo · O IBGE é uma entidade da administração pública federal, vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que

Embed Size (px)

Citation preview

2

Processamento Digital é um endereço da Web criado pelo geógrafo Jorge Santos com objetivo de com-partilhar dicas sobre Geoprocessamento e Software Livre. A idéia surgiu no ano de 2009.

O conteúdo do site é bem diversificado e os artigos procuram traduzir o conhecimento através de uma linguagem simples e objetiva, proporcionando aos visitantes um ganho significativo no aprendizado de Geoprocessamento e Processamento de imagens.

Nosso logotipo é um satélite, pois amamos o conhecimento proveniente do Sensoriamento Remoto.

•Paraauxiliarnacomprensãodasconstantestransformaçõesqueocorremnanaturezaenasociedadeatravésdaexecuçãodecomplexosprocessosespaciais.

•ParadominartécnicascomputacionaiseproduzirdadosespaciaisatravésdosSistemasdeInformaçãoGeográfica(SIGs).

•Paradarumarápidarespostaàscrescentesdemandasdasociedadeefornecerresultadosquepodemapoiaratomadadedecisão.

•PorquesomosumdosprincipaisutilizadoresedivulgadoresdesoftwareproprietárioedecódigoabertonoBrasil.

•Peloreconhecimentoaonossotrabalhodesdeoano2009.

•PorquesomosespecialistasemSIGeProcessamentodeImagens.

•Porquenossocontatoparasoluçãodequestõesedúvidasrelacionadasaousodaferramentaseextendealémdoperíododetreinamento,consultoriaoumesmoumaatividadeefetiva.

Por que Geoprocessamento?

Por que o Site Processamento Digital?

Um pouco sobre a

NOSSA VISÃO

•PorsetratardoaplicativoSIGlíderdemercadoemtodosossegmentos.

•PelasuasólidahistóriadedesenvolvimentodecentenasdeferramentasparaAnálisesEspaciais,Geopro-cessamentoeautomaçãodetarefas.

•PelosuportefornecidopelacrescentecomunidadedeutilizadoresdoSistemaArcGISnasRedesSociais,FórunsInternacionais,Sites,BlogseListasdeE-mail.

Por que utilizar o Sistema ArcGIS?

3

tUm pouco sobre o

NOSSO PERFIL

ÉGeógrafoeatuanainiciativaprivadacomoTécnicoemGeoprocessamentoháoitoanos.Duranteestetempo,desen-volveucompetênciasemambientedeproduçãodedadoseprestoudiversasconsultoriasemGeoprocessamentopeloBrasil.Atualmente,temdesenvolvidocapacitaçãoemaplicativosSIGatravésdetreinamentosviaWeb.

Considero-meumprofissionalsérioecomvisãosocial.Tenhoplenaconvicçãodequeoconhecimentofazadiferençanavidadeumapessoa,porisso,procurocontribuirparaummundomelhoratravésdomeusiteProcessamentoDigital,umespaçodaWebqueutilizoparadistribuirdicasparaGeoprocessamentoeSoftwareLivre.Dentrodasminhaspossibilidades,costumotirardúvidasdeamigosevisitantesdositenosfinaisdesemana.

Perfil Social

[email protected]

Jorge Santos

(21) 9 9821-5240

/ProcessamentoDigital

http://lattes.cnpq.br/1910845468254276

jorgepsantos2002

AlémdoconhecimentoemGeotecnologias,fuimilitarporseisanosetambémfuiinstrutornoExército.Jágerencieiequipes,atueinaconstruçãodesitescomoWebDesigner,trabalheiemavaliaçãodesoftwareparaGeoprocessamento,soudiagramadorefuiexpositoremFeiraseEventos.

Outras Competências

Experiências

• Representaçãodiscretadasfeiçõesouformaspresentesnoespaçogeográfico

• Análisesespaciaiscomgeometriasdeponto,linhaoupolígono

• VetoresrepresentadosporarquivosShapefile,DXFeKML,entreoutros.

• Representaçãocontínuadefenômenosdoespaçogeográfico

• Estruturaformadaporlinhasecolunas

• Imagensdesatélite,aerolevantamento,droneouradar

• Níveldedetalhesdiretamenterelacio-nadocomotamanhodopixel.

• Registrodeinformaçõesassociadasageometriadeponto,linhaoupolígono

• Armazenaocálculodecomprimento,perímetroouáreageográficadasfeições

• Basededadosdosarquivosvetoraisutilizadaparaocadastrodeinformaçõesalfanuméricas.

Dados Vetoriais Dados Matriciais Dados Cadastrais

Assuntos de Interesse do site Processamento Digital

4

tUm pouco sobre o

NOSSO PERFIL

GraduandoGeografia comênfase emMeioAmbientepela PontifíciaUniversidadeCatólica (MG), conclusãodo cursoprimeirosemestrede2015,atuaçãoemGeoprocessamento,áreadaEducação,PesquisassobremapashistóricosePla-nejamentourbano.

Minhasexperiênciasocorreramtantodoâmbitopúblico,comoacadêmico.PrimeiramenteparticipeidoPIBID,Programade IncentivodeBolsaàDocência,noqualdurou1ano.Pudeobservaroambienteescolardeformaapensaroplanejamentodoambienteemquestão,emrelaçãoasestru-turasfísicas,socioeconômicaseelaborarprojetosquetratavamdoEspaço,Tempoeosujeito.Otrabalhoteveoiníciovoltadoparaanálisehumana,quedepoisteriaumaabordagemCartográficaeautilizaçãodoGeoprocessamentoparatratamentodosdados.

PIBID

[email protected] / [email protected]

Danielle Gomes

(31) 9306-5319 / (31) 9460-8068

http://www.facebook.com/DanielleCGomesC

http://lattes.cnpq.br/5948522971991249

daniiigomes

MinhasegundaexperiênciafoinaSecretariaMunicipalAdjuntadeGestãoCompartilhada,naSaladeSituaçãodoGovernodeBeloHorizonte,noqual,foiestagiáriadurando1ano.TrabalheicomtratamentodetabelasExcel,criaçãodemapastemáticos,participaçãodereuniõesreferentesaoplanejamentourbanodeBH,fizminicursonaáreadegeoprocessamento,maisespecificamenteArcGIS10.1.ParticipeicomoestagiáriadaSMAGCparaoOrçamentoparticipativo,organizandoasbasesdedadosexistentesreferentesasobrasrealizadas,solicitadasequeiriamserinstituídas.

SMAGC

Experiências

Aterceiraexperiênciaeatualénoprojetodepesquisa“Contradiçõesdamodernizaçãodos transportesemumaeconomiaregionalperiférica.AlongevapersistênciadostransportestradicionaisemMinasGerais,1870-1940”doProfessorMarceloGodoy,daUFMG/Cedeplar,nogeorreferencia-mentoevetorizaçãodosmapasmunicipaisde1939deMinasGerais,alémdecoletadedados,confecçãodemapastemáticos,pesquisashistóricasepublicaçãodeartigo.Esteéoartigopublicadonaocasião.

Projeto de Pesquisa em Minas Gerais

Aquartaexperiência foinoPlanoDiretordaRegiãoMetropolitanadeBeloHorizontecomacriaçãodemapastemáticose tratamentodebases,participaçãodereunião-eixoeconômico.

Plano Diretor da Região Metropolitana de Belo Horizonte

Quintaexperiência:participaçãodogrupoLEMtdaUFMG/Cedeplarcomotema“Financeirizaçãoeespaço:umaanáliseparaocasobrasileiro”,doProfessorMarcoCrocco,vinculadaaoprofessorAndersonCavalcante,comatuaçãonaáreadoGeoprocessamento.

Grupo LEMt da UFMG - Economia

5

Conteúdo

SUMÁRIO

Capítulo1..........................................................................6HistóriadoIBGE.........................................................................61.1.Histórico..............................................................................61.2.Estrutura.............................................................................6

Capítulo2..........................................................................7ProdutosdoIBGE......................................................................7

2.1.Canais.................................................................................7

2.2.CanaisTemáticos................................................................8

2.3.ProdutoseServiços............................................................8

2.4.ConteúdoHistórico............................................................9

2.5.ProjetoseEntidades...........................................................9

2.6.IBGEInterativo..................................................................11

2.5.Artigoseapresentações...................................................11

Contatos............................................................................12ProcessamentoDigital–GeotecnologiaseSoftwareLivre....12

6

1.1. Histórico

Segundoo(IBGE)duranteoperíodoimperial,oúnicoórgãocomatividadesexclusivamenteestatísticaseraaDiretoriaGeraldeEstatística,criadaem1871.ComoadventodaRepública,ogovernosentiunecessidadedeampliaressasatividades,principalmentedepoisdaimplantaçãodoregistrocivildenascimentos,casamentoseóbitos.

Comopassardotempo,oórgãoresponsávelpelasestatísticasnoBrasilmudoudenomeedefunçõesalgumasvezesaté1934,quandofoiextintooDepartamentoNacionaldeEstatística,cujasatribuiçõespassaramaosministérioscompetentes.

Acarênciadeumórgãocapacitadoaarticularecoordenaraspesquisasestatísticas,unificandoaaçãodosserviçosespecializadosemfuncionamentonoPaís,favoreceuacriação,em1934,doInstitutoNacionaldeEstatística-INE,queiniciousuasatividadesem29demaiode1936.Noanoseguinte,foiinstituídooConselhoBrasileirodeGeografia,incorporadoaoINE,quepassouasechamar,então,InstitutoBrasileirodeGeografiaeEstatística.

Desdeentão,oIBGEcumpreasuamissão:identificaeanalisaoterritório,contaapopulação,mostracomoaeconomiaevoluiatravésdotrabalhoedaproduçãodaspessoas,revelandoaindacomoelasvivem.

AsprincipaisfunçõesdoIBGEsão:

• Produçãoeanálisedeinformaçõesestatísticas;

• Coordenaçãoeconsolidaçãodasinformaçõesestatísticas;

• Produçãoeanálisedeinformaçõesgeográficas;

• Coordenaçãoeconsolidaçãodasinformaçõesgeográficas;

• Estruturaçãoeimplantaçãodeumsistemadainformaçõesambientais;

• Documentaçãoedisseminaçãodeinformações;

• Coordenaçãodossistemasestatísticoecartográficonacionais.

1.2. Estrutura

OIBGEéumaentidadedaadministraçãopúblicafederal,vinculadaaoMinistériodoPlanejamento,OrçamentoeGestão,quepossuiquatrodiretoriasedoisoutrosórgãoscentrais.

Paraquesuasatividadespossamcobrirtodooterritórionacional,oIBGEpossuiaredenacionaldepesquisaedisseminação,compostapor:

• 27UnidadesEstaduais(26nascapitaisdosestadose1noDistritoFederal)

• 27SetoresdeDocumentaçãoeDisseminaçãodeInformações(26nascapitaise1noDistritoFederal)

• 581AgênciasdeColetadedadosnosprincipaismunicípios.

OIBGEmantém,ainda,aReservaEcológicadoRoncador,situadaa35quilômetrosaosuldeBrasília.

Tradicionalmente, a disseminaçãode estatísticas no IBGE vem sendo realizadadeduas formas: para o público emgeral, através dosmeios decomunicação,pormeiodedivulgaçãoderesultados(pressreleasespreparadospelaáreatécnicaemconjuntocomaáreadecomunicaçãosocial)ouemconferênciasdeimprensa;eparaosusuáriosemgeral,pormeiodepublicaçõesimpressaseemmeioeletrônico.Quandoosusuáriossãomaisespecializadosoupertencemaórgãosdegoverno,asdemandasgeralmentesãoatendidaspormeiodetabulaçõesespeciaisoudearquivosdemicrodadosdeusopúblico.(Albiere,Bianchini,Zacharias,2013)

Capítulo 1História do IBGE

7

2.1. Canais

BME:

https://www.bme.ibge.gov.br

BancoMultidimensionaldeEstatísticas-bancodedadoscominformaçõesdemicrodadosquepermitemaosusuáriosconstruirtabelasdeacordocominformaçõesselecionadasesujeitasàsrestriçõesdeconfidencialidade.Esseúltimorequerqueousuáriofaçaumaassinaturaparaacessoaoserviço.

SÉRIES HISTÓRICAS E ESTATÍSTICAS:

http://seriesestatisticas.ibge.gov.br/

NestecanalsãoencontradasassérieshistóricaseestatísticasdivulgadaspeloIBGE.Osdadospodemserconsultadosonlineatravésdetabelas,gráficosemapastemáticosoubaixadosparaanáliseposterior.

CIDADES IBGE:

http://www.cidades.ibge.gov.br/

OCidadeséumaferramentaparaseobterinformaçõessobretodososmunicípiosdoBrasilnummesmolugar.Nelesãoencontradosgráficos,tabelas,históricosemapasquetraçamumperfilcompletodecadaumadascidadesbrasileiras.

ESTADOS IBGE:

http://www.ibge.gov.br/estadosat/

MapainterativocominformaçõesestatísticasdosEstadosdoBrasil.

PAÍSES IBGE:

http://www.ibge.gov.br/paisesat/

MapaMundiinterativocomdadoshistóricoseestatísticasdospaísesdomundo.

PERFIL DOS ESTADOS BRASILEIROS 2013:

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/estadic/estadic2013/default.shtm

OIBGEapresentaosresultadosdasegundaediçãodaPesquisadeInformaçõesBásicasEstaduais-ESTADIC,quetemcomopropósitossupriralacunadeestudosquefocalizamasesferasestaduais,notadamentenoquedizrespeitoàssuasadministrações,eoferecerelementosparaanálisessobrecomosãogovernadasasUnidadesdaFederaçãoecomosãodefinidaseimplementadassuaspolíticaspúblicas.

PESQUISA DE INFORMAÇÕES BÁSICAS DE MUNICIPAIS:

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/perfilmunic/default.shtm

APesquisadeInformaçõesBásicasMunicipais-Municefetua,periodicamente,umlevantamentopormenorizadodeinformaçõessobreaestrutura,adinâmicaeofuncionamentodasinstituiçõespúblicasmunicipais,emespecialaprefeitura,compreendendo,também,diferentespolíticasesetoresqueenvolvemogovernomunicipaleamunicipalidade.

SIDRA:

http://www.sidra.ibge.gov.br/

OSIDRA-SistemadeRecuperaçãodeDadosAgregados-bancodedadoscominformaçõesagrupadasemnívelterritorialquepermiteaosusuáriosconstruirtabelasdeacordocominformaçõesselecionadasdobancodedados.

Capítulo 2Produtos do IBGE

8

BANCO METADADOS IBGE:

http://www.metadados.ibge.gov.br/ehttp://www.metadados.geo.ibge.gov.br/

OSistemadeMetadadosdoIBGEvisafacilitaroacessodopúblicoemgeralàsinformaçõesproduzidaspeloIBGE,descrevendoseuacervoinstitucional.AtravésdessesistemaépossívelverificarcaracterísticasedocumentosrelacionadosaosprodutosdoInstituto.Navegandopelosmetadados,ousuáriodosistemapodelocalizar,interpretareacessarosdadosdisponí-veisnossistemasdeinformaçãodoIBGE.

BANCO DE DADOS GEODÉSICOS:

http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/bdgpesq_googlemaps.php

Éumbancodedadosgeodésicosdebuscatextual.Descrevendoirformaçõesimportantesdasváriasestaçõesdoterritóriobrasileiro.

GEOCIÊNCIAS IBGE:

http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/areaterritorial/area.shtm

Nesselinkvocêencontraovalordaáreadediversosterritóriosmunicipais.

2.2 Canais Temáticos

BRASIL EM SÍNTESE:

http://brasilemsintese.ibge.gov.br/

OBrasilemSíntesereuneinformaçõesquepermitemtraçarumpanoramanacionalsobaformadegráficosetabelas,apresentadadossobreterritório,população,educação,trabalho,habitação,agropecuária,indústria,comércio,serviçosecontasnacionais.

7A12:

http://7a12.ibge.gov.br/pt/

NessapáginavocêencontrainformaçõesinteressantesecuriosassobreoBrasileosbrasileiros.Temtambém:brincadeiras,mapas,materialparapesquisaemuitomais.TudofeitopeloIBGEparaquemtemde7a12anos.

TEEN:

http://teen.ibge.gov.br/

ApáginadoIBGEvoltadaparaopúblicojovem!Nelaéencontradainformaçõesestatísticasegeográficassobreopaíseapopulação,numalinguagemsimplesedireta.

VAMOS CONTAR:

http://vamoscontar.ibge.gov.br/

OVamosContaréopontodeencontrodoIBGEcomoseducadores.EsteéumsitepensadoparaoferecerinformaçõesatualizadassobreoBrasilpormeiodeatividadeserecursosparaasaulas.

2.3 Produtos e Serviços

BIBLIOTECA:

http://biblioteca.ibge.gov.br/

Nabibliotecavocêpoderealizarbuscasnocatálogoon-line,bemcomofazerdownloaddepartedoacervodoIBGE.

9

LOJA IBGE:

http://loja.ibge.gov.br/

Naqualvocêpodeadquirirprodutosapartirdasuacompra,comolivros,atlas,entreoutros.

IBGE MODO TEXTO:

http://www.ibge.gov.br/mtexto/default.htm

Estesitefoiimplementadoparaatenderaosusuáriosportadoresdedeficiênciavisualeàquelesqueutilizaminterfacessemrecursosgráficos,apresentandoosprincipaisindicadoresealgumasdaspesquisasdoIBGE.

QUESTIONÁRIOS ELETRÔNICOS:

http://questionarios.ibge.gov.br/

AquivocêbaixaprogramasparapreenchimentoeletrônicodosquestionáriosdaspesquisasdoIBGEetransmitesuasrespostascomsegurança.Tambémépossívelacessarosquestio-náriosdaspesquisaseconômicasmensais.

2.4 Conteúdo Histórico

BRASIL 500 ANOS:

http://brasil500anos.ibge.gov.br/

Históriadoterritóriobrasileiroepovoamentoeestatísticaepovoamento.

SÉCULO XX:

http://seculoxx.ibge.gov.br/

EstatísticadoséculoXX-àpáginaEstatísticasdoSéculoXX,quetrazumanovaediçãodapublicaçãodemesmonome.AediçãocontémarquivosemexcelcominformaçõesextraídasdevolumesdosAnuárioEstatísticodoBrasiledasEstatísticasHistóricasdoBrasil.

MEMÓRIA IBGE:

http://memoria.ibge.gov.br/

NúcleovirtualdaRededeMemóriadoIBGE.Divulgapublicações,vídeos, instrumentosdepesquisa,sínteseshistóricas,depoimentosedemaisprodutosdememóriaempresarialconstruídospelosservidoresdoIBGE.

2.5 Projetos e Entidades

CENSO 2010:

http://censo2010.ibge.gov.br/

NoCenso2010,maisde190milrecenseadoresvisitaram67,6milhõesdedomicíliosnos5.565municípiosbrasileiros.NestesitevocêencontraasinformaçõessobretodasasetapasderealizaçãodoCenso2010,comdestaqueparaosresultadosdapesquisa.

10

COMITÊ DE ESTATÍSTICAS SOCIAIS:

http://ces.ibge.gov.br/pt/

Açãoemparceriadosórgãosdealcancenacionalprodutoresderegistrosadministrativos,pesquisassociaisecensos.Temporobjetivoofortalecimentoeaprimoramentodasinformaçõesestatísticasoficiais.

CONCLA – COMISSÃO NACIONAL DE CLASSIFICAÇÃO:

http://concla.ibge.gov.br/pt/

Estapáginadisponibilizaasclassificaçõesestatísticasnacionais,paratemasselecionados,usadasnosistemaestatísticoenoscadastrosadministrativosdoPaíseasclassificaçõesinter-nacionaisaelasassociadas.

PROJETO DE COOPERAÇÃO ESTATÍSTICA (UNIÃO EUROPÉIA – MERCOSUL):

http://www.ibge.gov.br/mercosur/2008/pt/

OobjetivogeraldoProjetoécontribuirparaoprocessodeintegraçãodoMERCOSULeparaofortalecimentodesuasinstituiçõesnacionaiseregionais,pormeiododesenvolvimento,melhoramento,daharmonizaçãoeintegraçãodaproduçãoedifusãodeestatísticas.

COMISSÃO NACIONAL DE CARTOGRAFIA (CONCAR):

http://www.concar.ibge.gov.br/

ACONCARéumórgãocolegiadodoMinistériodoPlanejamento,atualizadaconformeDecretos/node1ºdeagostode2008,descendentedaantigaCOCAR,instituídapeloDecretolei243de28defevereirode1967,quefixaasdiretrizesebasesdaCartografiabrasileiraedáoutrasprovidências.

AtribuiçõesdaCONCAR:

• AssessoraroMinistrodeEstadonasupervisãodoSistemaCartográficoNacional(SCN)

• CoordenaraexecuçãodaPolíticaCartográficaNacional

• Exerceroutrasatribuiçõesnostermosdalegislação

INFRAESTRUTURA NACIONAL DE DADOS ESPACIAIS (INDE):

http://www.inde.gov.br/pt/

AINDEtemcomoprincipaisobjetivos:

•promoveroadequadoordenamentonageração,armazenamento,acesso,compartilhamento,disseminaçãoeusodosdadosgeoespaciais;

•promoverautilização,naproduçãodosdadosgeoespaciaispelosórgãospúblicosdasesferasfederal,estadual,distritalemunicipal,dospadrõesenormashomologadospelaComissãoNacionaldeCartografia–CONCAR;e

•evitaraduplicidadedeaçõeseodesperdícioderecursosnaobtençãodedadosgeoespaciais,pormeiodadivulgaçãodadocumentação(metadados)dosdadosdisponíveisnasentidadesenosórgãospúblicosdasesferasfederal,estadual,distritalemunicipal.

ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS – ENCE:

http://www.ence.ibge.gov.br/index.php/portal-a-ence/portal-a-ence-apresentacao

AEscolaNacionaldeCiênciasEstatísticas-ENCEéumaInstituiçãoFederaldeEnsinoSuperiorquefazpartedoInstitutoBrasileirodeGeografiaeEstatística.Foifundadaem06demarçode1953.AEscolapromoveatividadesdepesquisae,alémderesponsávelpelasatividadesdecapacitaçãoetreinamentodeservidoresdoIBGE,atuaemtrêsníveisdeensino,oferecendotambémcursosavulsosdeatualizaçãoeextensão.

11

Entreseusprogramasdetrabalhodestacam-se:

• CursodeBachareladoemEstatística(desde1953)• CursodeEspecializaçãoemAnáliseAmbientaleGestãodoTerritório(desde1997)• ProgramadeMestradoemEstudosPopulacionaisePesquisasSociais(desde1998)• CapacitaçãoetreinamentodeservidoresdoIBGE-PlanoAnualdeTreinamento(PAT)

BRICS:

http://brics.ibge.gov.br/

PáginadestinaainformaçõesdogrupoBRICS,omaiorgrupodepaísesemergentesdomundo,constituídoporBrasil,Rússia,Índia,ChinaeÁfricadoSul.

2.6 IBGE Interativo

REDES SOCIAIS DO IBGE:http://www.ibge.gov.br/home/ibge_interativo/redessociais.shtm

2.7 Artigos e apresentações

ARTIGOS:http://artigos.ibge.gov.br/ApáginadeartigosAquivocêencontraartigospublicadosportécnicosdoIBGEetodasasapresentaçõesinstitucionaisemformatoPDF.

12

Entre em

CONTATO

Jorge SantosLattes: http://lattes.cnpq.br/1910845468254276E-mail: [email protected]: jorgepsantos2002

Danielle GomesLattes: http://lattes.cnpq.br/5948522971991249E-mail: [email protected] / [email protected]: daniigomes

Processamento Digital – Geotecnologias e Software LivreEndereço: http://www.processamentodigital.com.br/Twitter: http://twitter.com/jpsantos2002Facebook: http://www.facebook.com/ProcessamentoDigital