20
Pelas Instituições e Associações de Vale de Cambra JSD - Vale de Cambra Visita às Instituições e Associações de Vale de Cambra 1ª Edição Portal das Instituições e Associações de Vale de Cambra http://portalaei.jsdvlc.com Instituições e Associações Visitadas:

Portal A&I

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Apresentação das Instituições e Associações de Vale de Cambra, promovido pela JSD.

Citation preview

Page 1: Portal A&I

Pelas Instituições e Associações de Vale de Cambra

JSD - Vale de CambraVisita às Instituições e Associações de Vale de Cambra

1ª Edição

Por ta l das I nst i tuições e Associações de Vale de Cambrahttp://por ta laei . j sdvlc.com

I nst i tuições e Associações Vis i tadas :

Page 2: Portal A&I

Associação Académica de Cambra 2Associação Valecambrense de Pais e Amigos do Cidadão Deficente 3Associação de Promoção e Desenvolvimento de Castelões 4Fundação Luiz Bernardo de Almeida 5Grupo de Jovens de São Pedro de Castelões 6Intercaima Futebol Clube de Pinheiro Manso 7Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra 8Agrupamento Vertical de Escolas do Búzio 9Associação Cultural Vale de Pandora 10Associação Cultural e Recreativa de Vale de Cambra 11Associação Comercial e Industrial de Vale de Cambra 12Casa do Professor de Vale de Cambra 13Associação Dr. Manuel Da Silva 14Grupo Etnográfico de Terras de Cambra 15

Índice

www.jsdvlc.com

Page 3: Portal A&I

Visita às Instituições e Associações de

Vale de Cambra

A visita às Instituições e Associações de Vale de Cambra, faz parte de um projeto que consiste em fazer um balanço sobre as valências e dificuldades que, hoje em dia, se fazem sentir por

parte daqueles que trabalham diariamente para servir a sociedade Cambrense.

Assim, a JSD - Vale de Cambra, com base nesta visita, elaborou um relatório que permite divul-gar estas entidades, assim como estabelecer um contacto da realidade para a comunidade em

geral.

www.jsdvlc.com

Page 4: Portal A&I

Associação Académica de Cambra

Sede: Macieira de Cambra

Presidente: Ana Xavier Martins

Associação sem fins lucrativos

Tipo de Associação: Associação Juvenil

Contactos: www.aac.pt | [email protected] | 256 284 429

Objectivos A Associação tem como objetivo desenvolver a cooperação e solidariedade entre os seus associados, na base da realização de iniciativas relativas a problemática da juventude e também promover o estudo, investigação e difusão de notícias relativas aos Jovens cooperando com todas as entidades públicas e privadas visando a integração social e o desenvolvimento de políticas adequa-das à sua condição. (art. 3 Dos Estatutos).

Principais Objectivos• Promover o desenvolvimento das tradições da nossa região;

• Promover as tradições académicas na nossa região, dado que são bastantes os estudantes do Con-celho, no ensino superior;

• Promover e desenvolver atividades para toda a população, especialmente para a juventude;

• Colaborar com outras Coletividades e/ou entidades para bem da sociedade;

• Promover Intercâmbios com associações de outras regiões do país e Estrangeiro;

• Dinamizar o Concelho de Vale de Cambra.

Valências A Associação tem sede própria, disponibilizando assim o seu espaço para aluguer, para orga-nização de festas, eventos a que o espaço possa suportar.

Conta com membros jovens na direção, realçando o facto de ser a associação Valecambrense com mais jovens associados.

Recentemente, organizou o I Cambrafest - Festival de Música de bandas de garagem em Vale de Cambra, tendo sido um sucesso.

É também a associação promotora da receção ao Caloiro e também do Festival de Tunas.

Dificuldades A dificuldade mais relevante desta associação, corresponde à falta de verbas.

A.A

.C. -

Val

e d

e C

amb

ra

www.jsdvlc.com

Page 5: Portal A&I

A.V

.P.A.C

.D.

Associação Valecambrense de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente - Vale de CambraSede: Vila Chã

Presidente: Adriano Correia Fernandes

Associação sem fins lucrativos

Tipo de Associação: Apoio ao Cidadão Deficiente

Contactos: www.avpacd.sitesedv.com | [email protected] | 256 423 348

O que fazem / Valências A Associação Valecambrense de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente, atualmente, tutela duas valências que funcionam em espaços distanciados e ambos cedidos amável e gratuitamente: o Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) e Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL).

O CAO, que tem como finalidade proporcionar às pessoas portadoras de deficiência pro-funda e sem possibilidades de se defenderem e sobreviverem, um acompanhamento qualificado e permanente com atividades socialmente úteis de forma a permitir-lhes a sua valorização pessoal e o desenvolvimento das suas capacidades de modo a minimizar as suas limitações, funciona na sede da Instituição, na Rua Comendador Luís Bernardo de Almeida, nº 67, nas instalações cedidas pela Fundação Luís Bernardo de Almeida sob a forma de contrato comodato.

O CATL, que acolhe crianças de agregados familiares com fracos recursos financeiros, fun-ciona na Avenida Vale do Caima, no espaço cedido para o efeito pela Junta Autónoma das Estradas (JAE), Instituto das Estradas de Portugal.

Dificuldades Já sofreram algumas adaptações, mas isso não basta, pois pela exiguidade de espaço útil não é possível ter mais de 20 crianças no CATL e 20 clientes no CAO, o que é muito escasso para as carên-cias existentes.

Por esta razão, para dar continuidade e melhorar o trabalho que sempre foi e é desenvolvi-do atualmente pela Associação ao nível das pessoas portadoras de deficiência, desde muito cedo começaram a ser desenvolvidos esforços no sentido de se conseguir um espaço próprio para au-mentar a diversidade e capacidade de resposta incluindo faixas etárias a abranger que, conside-rando sempre a globalidade da população, têm constituído a génese dos nossos projetos.

.

Voluntariado Esta associação, é recíproca a jovens que pretendam fazer voluntariado, no apoio a esta in-stituição. Todos os interessados deverão remeter através de correio eletrónico ou contactar via tele-fone, para agendar os pormenores do mesmo.

A solidariedade passa também por ti, que és jovem. Experimenta esta caminhada, sendo vol-untário desta instituição

www.jsdvlc.com

Page 6: Portal A&I

Associação de Pomoção e Desenvolvimento de São Pedro de CastelõesSede: São Pedro de Castelões

Presidente: António Neves

Associação sem fins lucrativos

Tipo de Associação: Promoção e Desenvolvimento

Contactos: www.ostarabum.com | [email protected]

História A 3 de Maio de 1991, foi fundada a A.P.D.C. com o intuito de promover e desenvolver a Freg-uesia. Com dinheiro próprio adquiriram o atual terreno e o edifício que estava em ruinas, recupera-ram-no e construíram lá a sua sede.

Esta associação adquiriu o estatuto de utilidade pública em 20/11/2002.

As atividades que a associação desenvolve vão desde o teatro, marchas populares, fanfarra, grupo de bombos de percussões em peles, romaria a senhora da saúde, bailes, desfolhadas, passa-gens de ano, participação na Viagem Medieval em Terras de Santa Maria.

A Associação Conta com terrenos próprios, juntamente com a casa sede e as atividades baseiam-se através do teatro (cravo e canela), marchas, queima do galhofeiro (com os bombos), participando também na desfolhada, serra à velha, vale das bruxas, carnaval e janeiras.

Recentemente, inaugurou um Grupo de bombos de percussão e conta também, com a Fan-farra juvenil dos 6anos aos 21 anos, tendo actualmente13 elementos ativos.

Cedem o espaço para recolhas de medula óssea, recolha de sangue, catequese, escola de música da banda de Vale de Cambra, centro de novas oportunidades, festa de natal das escolas, gim-nágua, grupo caça e pesca, exposições de pintura.

O “Baile Castelonense” é uma atividade promovida por esta associação, tendo assim, música ao vivo ao fim-de-semana abrangendo pessoas oriundas de Ovar, Murtosa, Vizela, Oliveira de Frades, entre outros.

A Associação de Promoção e Desenvolvimento de Castelões, conta com 501 sócios e com um leque imenso de atividades desde do teatro às marchas populares, ao grupo de bombos de per-cussão e fanfarra juvenil.

Dificuldades As verbas são uma das dificuldades, assim como, a falta de mão-de-obra para a manutenção do património desta associação.

A Junta de Freguesia e a Câmara Municipal não têm cedido subsídios para a associação.

Existe falta de massa humana para a colaboração na direção e, também, para a realização das atividades elaboradas pelo mesmo.

A.P

.D.C

. - S

.P. C

aste

lões

www.jsdvlc.com

Page 7: Portal A&I

Fundação Luiz Bernardo De Almeida Lugar: Macieira de Cambra

Presidente: Fátima Vide

Instituição sem fins lucrativos

Tipo de Instituição: Fundação

Contactos: www.flba.pt | [email protected] | 256 472 459

A Fundação Criada em 1957, por forma a cumprir a disposição testamentária do Comendador Luiz Ber-nardo de Almeida.

Esta instituição, abrange várias atividades internas para os seus clientes (utentes), nomeada-mente, trabalhos manuais, pintura, bordados, costura, ginástica, jogos tradicionais, passeios, filmes e vídeos, assim como, Feira de Artesanato e Festas de Carnaval e S. Martinho.

A missão da Fundação, pretende promover respostas e iniciativas adequadas à prossecução dos objetivos traçados pelo fundador, contribuindo para o desenvolvimento local e proteção de grupos sociais mais vulneráveis.

Esta instituição tem ao dispor dos seus clientes um médico de clínica geral, serviços de enfer-magem diária, apoio psicológico, psiquiatria, fisioterapia/fisiatria e animação sociocultural (tem uma animadora de forma permanente).

Política de Qualidade Terá como principio base a gestão e aumento da qualidade, em todas as valência das instituição, promovendo uma melhorai continua, de modo a optimizara actividade institucional para a satisfação e bem estar dos utentes e utilizadores dos serviços prestados.

Para tal, a instituição assume com rigor, ambição e transparência, o desenvolvimento da sua prática de gestão na procura de soluções inovadoras e criativas.

Valências• ERI (estrutura residencial para idosos)

• SAD (serviço de apoio domiciliário)

• Centro de Dia

• Prolongamento de Horário

• Creche - Infância

• Gabinete de Apoio à Família e Comunidade (que tem como principal objetivo prestar serviços e apoio no sentido da promoção e integração social de indivíduos e famílias em situação de carências económicas ou com dificuldades de integração)

Dificuldades A falta de comunicação por parte do estado, de modo a possibilitar e facilitar as leis de acordo com as instituições, é uma das lacunas mencionadas por esta instituição. De referir também que, esta instituição, devido às várias deslocações ao domicílio e transporte do centro de dia, por vezes, tem de fazer uma gestão “alargada” dos meios de transportes disponíveis.

A.P

.D.C

. - S

.P. C

aste

lões

F.L.B.A

. - M. d

e Cam

bra

www.jsdvlc.com

Page 8: Portal A&I

Grupo de Jovens de São Pedro de Castelões Lugar: São Pedro de Castelões

Coordenador: Carlos Pinho

Grupo sem fins lucrativos

Tipo de Grupo: Comunidade Paroquial

Contactos: www.mmf-spcasteloes.pt.vc | [email protected]

O Grupo O Grupo de Jovens do Movimento da Mensagem de Fátima é um grupo que tem como ca-risma difundir a Mensagem de Fátima.

Alicerçado em pilares fundamentais como o aprofundamento e vivência da Fé e o amor ao próximo, este grupo promove a amizade entre os elementos e procura dinamizar a comunidade onde está inserido. Destas actividades de dinamização da Paróquia são exemplo a construção do Presépio (Natal), a Via-Sacra (Páscoa), a participação nas Festas de S. Pedro de Castelões e a colabo-ração em actividades de voluntariado (Banco Alimentar).

Este grupo pertence a um movimento com expressão a nível Nacional, pelo que está tam-bém activo em várias actividades Diocesanas (Porto) e actividades a nível nacional do Movimento da Mensagem de Fátima.

Valores Este grupo de jovens possui um conjunto de valores muito enraizados no seu carisma e Men-sagem de Fátima. Destes valores destacam-se:

Reflexão: aprofundamento e vivência da fé: abrir-se à mensagem de Jesus Cristo. Colocar-se numa atitude humilde de conversão, revendo e confrontando a sua vida em comum perante o Evangelho e o Outro. Para assegurar uma caminhada nesta reflexão, é feita uma aposta na formação partilhada em que se desenvolvem temas abertos à discussão e partilha e onde frequentemente surgem interrogações à nossa vida.

Oração: orar para celebrar e tornar consciente a presença de Jesus Cristo no grupo, para pro-curar a vontade de Deus e pedir Força para cumprir. A oração pode ter uma origem espontânea num tema ou por algum acontecimento.

Amizade: as relações não se baseiam numa mera simpatia, mas numa amizade conquistada pela aceitação e respeito mútuos, pela confiança de uns para com os outros, pela ajuda que pro-curam prestar e pelo esforço de partilhar que define cada vez mais o que são e o que têm.

Dificuldades

A falta de verbas é uma das dificuldades do grupo e limita a participação e organização, de forma mais activa, de diversas actividades locais, diocesanas e nacionais.

De realçar também as dificuldades relacionadas com o lado mais humano e religioso da sociedade local. De facto existe uma lacuna na aposta no desenvolvimento de valores de carácter pessoal e religiosos no qual todas as pessoas e instituições são co-responsáveis. A título de exemplo refira-se a discrepância na aposta económica e de divulgação pública feita nas actividades de rec-reativas/desporto vs a aposta feita na construção de pessoas com valores e fundamento pessoais sólidos que, no futuro, estarão à frente das organizações e instituições.

M.M

.F. -

S.P

. Cas

telõ

esF.L.B

.A. - M

. de C

amb

ra

www.jsdvlc.com

Page 9: Portal A&I

UD

MA

GN

IBH

EX

Intercaima Futebol Clube de Pinheiro Manso Sede: Pinheiro Manso

Presidente: Paula Martins

Associação sem fins lucrativos

Tipo de Associação: Cultural e Desportiva

Contactos: www.intercaima.blogspot.com | [email protected]

Intercaima O Intercaima Futebol Clube de Pinheiro Manso é uma associação sem fins lucrativos, que atu-almente, tem em atividade algumas secções, tais como: Radiomodelismo, BTT, Aeróbica, Taekwondo, Dança do ventre (vertente criança e vertente adulto), Step localizado e body-power.

Participam na Semana Cultural de S.P. Castelões, Feira da Castanha e nas Festas de Stº. António. Contam atualmente com sensivelmente 400 sócios.

Desistência

Esta associação era conhecida pela secção de futsal que, por falta de verbas e patrocínios, ti-veram de cancelar a prática da modalidade, sendo que, futuramente poderão abrir a secção novamente.

Objectivos O objetivo fundamental desta associação, consiste na divulgação e no conhecimento deste projeto a todos os cidadãos Cambrenses, assim como o incentivo e motivação aqueles que lhe estão associados a participar nas atividades promovidas pela mesma. O projeto sonho e pioneiro desta as-sociação, a sede, está em construção e é o objetivo principal acabar com a construção do mesmo.

Espaço

Apesar do espaço ainda estar em obras, a associação cede o espaço para todos aqueles que ne-cessitarem. Neste momento, o grupo de Kreidler/ Florett usa um pequeno espaço para reuniões.

Têm também um capo de futebol, uma pista de radiomodelismo, um café/bar para todos os que pretenderem fazer uma visita e ficarem a conhecer esta associação.

Dificuldades

O Intercaima Futebol Clube de Pinheiro Manso, tem neste momento uma casa que foi dada como acabada e, na realidade, encontra-se ainda em fase de construção. A falta de verbas para a finalização da obra é uma das dificuldades realçando também o facto de não existirem jovens para a inserção neste projeto que é de todos.

Intercaim

a F.C.P.M

.

www.jsdvlc.com

Page 10: Portal A&I

S.C

. M. d

e V

ale

de

Cam

bra

Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra Sede: Coelhosa - São Pedro de Castelões

Provedor: António Pina Marques

Instituição: Sem fins lucrativos

Tipo de Instituição: Santa Casa da Misericórdia

Contactos: www.scmvlc.pt | [email protected] | 256 420 790

Santa Casa A Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra, embora fundada no ano de 1952, iniciou as suas atividades em 1983 com a criação de respostas sociais dirigidas à infância. Atualmente, apoia diari-amente cerca de trezentos e quinze utentes nas respostas sociais de:

Face à conjuntura económica, tem-se verificado uma maior dificuldade das famílias no cum-primento das responsabilidades para com a Instituição.

A Instituição foi pioneira o ano passado no serviço de teleassistência para os utentes de apoio domiciliário de forma a diminuir a solidão característica das pessoas idosas que estão sozinhas no seu meio.

Valências• Área Sénior

• Creche

• Sede - Coelhosa (Pré-escolar (crianças 3,4 e 5 anos e ATL (1º e 2º ciclos))

• CAT - Coelhosa (Centro de Acolhimento Temporário de Menores (crianças dos 0 aos 6 anos))

Projectos A Santa Casa faz parte dos projetos concelhios “Cuidar de Quem Cuida” (para cuidadores infor¬mais) e foi co-fundadora do “Banco Solidário”. No ano de 2011 foi responsável local pela coorde-nação do Banco Alimentar Contra a Fome.

Dificuldades A resposta social que se apresenta mais desequilibrada economicamente é o CAT, fruto das car-acterísticas especificas da resposta social. Prende-se com as despesas de deslocação, consultas, recursos humanos, eletricidade e gás, alimentação, farmácia, leites, fraldas e ainda outras despesas correntes.

www.jsdvlc.com

Page 11: Portal A&I

Agrupamento Vertical de Escolas do Búzio Sede: Búzio - Macieira de Cambra

Presidente: Catarina Paiva

Instituição sem fins lucrativos

Tipo de Instituição: Ensino

Contactos: www.aebuzio.pt | [email protected] | 256 420 700

Agrupamento - Escola O Agrupamento Vertical de Escolas do Búzio é uma instituição na vertente educacional, per-tencente ao Ministério da Educação.

Este Agrupamento Vertical vai desde o jardim de infância até ao secundário, contendo tam¬bém CEF’s e cursos profissionais.

Contabiliza um número aproximado de 2200 a 2300 alunos, sendo que não existe abandono escolar até ao 3º ciclo, mesmo que o ensino regular não corresponda às expectativas dos alunos.

No ensino secundário ainda existe abandono, especialmente no 10º ano. Contudo, por vezes, voltam para os cursos profissionais.

Nos cursos profissionais a percentagem de entrada direta no mercado de trabalho é elevada mas, ainda assim, quase metade dos alunos prossegue estudos, tendo sucesso no mesmo.

Para os alunos mais carenciados, o Agrupamento de Escolas do Búzio procura dar apoio às famí-lias mais vulneráveis, fornecendo lanches e almoços de acordo com as suas capacidades finan¬ceiras.

Sucesso• Entraram 9 alunos em medicina no ano 2010/2011 para o ano lectivo 2011/2012.

• Por ano, existem 2 ou 3 pontos de entrada na faculdade acima da média.

• Em 2004, a escola foi uma das 12 no país a abrir Cursos Profissionais, tendo assim aberto 6 cursos no 1º ano.

• Projeto Fundação Ilídio Pinho - Escolhido o primeiro projeto pela Universidade de Aveiro.

• Participação no concurso DN, na edição de um livro com trabalhos dos alunos EFA no ano lectivo 2010/2011.

Projectos• Escola TV - Emissão online e no Meo.

• Anualmente, realizam as jornadas de empreendorismo com feiras profissionais e palestras.

Dificuldades Desejam uma maior flexibilidade por parte de parcerias nos cursos profissionais. Impossibili¬dade de realizar visitas de estudo para contenção de custos.

Os subsídios por parte do estado foram reduzidos, o que obriga a fazerem um maior esforço na despesa de bens e serviços.

www.jsdvlc.com

A.E. B

úzio

Page 12: Portal A&I

Vale P

and

ora

Associação Cultural Vale Pandora Sede: Espaço Nova Geração - Vale de Cambra

Presidente: António Castro

Associação sem fins lucrativos

Tipo de Instituição: Associação Cultural

Contactos: www.valepandora.com | [email protected] | 914 443 772

Vale Pandora A Associação Vale Pandora é uma associação cultural, não juvenil, com uma enorme aderência por parte da juventude, por parte dos associados participantes.

Esta associação preza pela inovação e criação do “novo” e nota-se pela diversidade de ofertas que esta associação cultural dá a conhecer.

As atividades realizadas, vão ao encontro do que os jovens procuram, de modo a dinamizar os programas de acordo com a preferência da juventude em geral.

Existe uma coligação também com a A.C.R. e Associação Académica de Cambra, para a organiza-ção de alguns eventos, existindo assim um conceito de entreajuda.

A associação conta com cerca de 140 associados e, atualmente, proporciona formação musi¬cal a 15 crianças. A curto prazo, pretende alargar a sua atividade ao teatro.

A dinamização do espaço “Novas Geração” é outra das dimensões do “Vale Pandora”. Surgiu na sequência de um desafio lançado pelo município às coletividades locais e tem levado à realização de workshops, tertúlias, apresentações de livros e, até, ações de formação em vários domínios.

Ofertas• Capoeira.

• Aulas de Guitarra, Bateria, Baixo e Canto.

Objectivo - “Aproveitar talentos Valecambrenses”.

Participa e Experimenta! O Espaço Nova Geração, dinamizado pela Vale Pandora, é um espaço de to-dos para to-dos. Por isso, atreve-te a experimentar o que a casa tem para te oferec-er e, através da cultura musical, artística, teatral ou até mesmo de cinema, podes vir a cultivar-te e ser um jovem promissor no futuro. Visita esta associação através da página www.vale-pandora.com ou então, dirige-te ao espaço Nova Geração, em Vale de Cambra. Eles esperam por ti. ;)

Dificuldades As dificuldades desta associação, apenas passam pela falta de pessoal para as aulas de teatro.

www.jsdvlc.com

Val

e d

e P

and

ora

Page 13: Portal A&I

A.C

.R. - V

ale de C

amb

ra

Associação Cultural e Recreativa de Vale de Cambra

Sede: Vale de Cambra

Presidente: Aníbal Vide

Associação sem fins lucrativos

Tipo de Associação: Cultural e Desportiva

Contactos: www.acrvaledecambra.com | [email protected] | 256 425 803

A.C.R. - Vale de Cambra A Associação Cultural e Recreativa de Vale de Cambra, é uma associação sem fins lucrativos que visa dinamizar o espaço cultural e aposta no desporto em Vale de Cambra.

Esta associação conta com alguns sócios e jovens associados e, no que diz respeito a infraestru-turas, conta com um pavilhão próprio para a prática das valências das modalidades desportivas e in-telectuais da A.C.R. - Vale de Cambra.

A A.C.R. destaca-se assim, nas vertentes do Atletismo, Voleibol, Basquetebol, Futsal, Xadrez e Ginásio, assim como a disponibilização do espaço para atuações de bandas de música e teatros no au-ditório desta associação.

Valências As principais valências passam pelas atividades de carater competitivo e desportivo, nome-adamente, o Voleibol, o Xadrez, o Atletismo, o Tiro com arco, o Basquetebol e o Futsal. Para os só-cios dispõe de diversos descontos em diversas lojas em Vale de Cambra e oportunidade de pod-er usufruir do Ginásio e de descontos em alguns eventos pontuais que possam vir a ser realizados. Alguns dos Acontecimentos da A.C.R. • 7 de Maio de 1975 - Criação da Associação

• 1975 - Início do Ténis de Mesa (1ª modalidade a ser praticada)

• 1976 - Início dos Torneios de Xadrez

• 1979/80 - Criação da Secção de Atletismo

• 1993 - Aquisição de duas carrinhas de nove lugares

• 1996 - Declaração de Utilidade Pública da ACR (28 de Novembro)

• 1999 - Inauguração do Pavilhão Gimnodesportivo (18 de Setembro)

• 2005 - Início do Futsal competição

Dificuldades

Esta associação sem fins lucrativos, preza pela continuidade das suas modalidades, sendo que, por sua vez, a falta de verbas para o pagamento dos bens adquiridos, assim como a manutenção das infraestruturas e funcionamento das secções criadas que, envolvem muita população de Vale de Cam-bra, tem sido uma das grandes dificuldades desta associação.

A.C

.R. -

Val

e d

e C

amb

ra

www.jsdvlc.com

Page 14: Portal A&I

A.C

.I.C

. - V

ale

de

Cam

bra

Associação Comercial e Industrial de Vale de Cambra Sede: Vale de Cambra

Presidente: Frederico Martins

Associação sem fins lucrativos

Tipo de Associação: Comercial e Industrial

Contactos: www.acicambra.pt | [email protected] | 256 425 819

A Associação A Associação ACIC - Associação Comercial e Industrial de Vale de Cambra é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos e com objetivos de utilidade pública, composta de ilimitado número de sócios que exerçam a indústria, o comércio e serviços sob qualquer das suas formas.

A Associação tem como missão representar, defender, promover e apoiar as empresas de Vale de Cambra, de uma forma independente, pautando-se pelos seus princípios de credibilidade, isenção e transparência, por forma a contribuir para o reforço associativo do tecido industrial e comercial, funcio-nando como uma plataforma de intervenção dos interesses económico-sociais da Região.

Condições de Adesão Podem ser admitidos como associados todas as empresas que exerçam a sua atividade em nome individual ou coletivo, bem como entidades ou organismos que exerçam a sua atividade económica no concelho de Vale de Cambra.

Poderão também ser admitidos como associados outras empresas, entidades ou organismos que exer-çam atividades económicas ou não, desde que admitidas pela Direção, atento o seu interesse para os objetivos da Associação.

Câmaras de Comércio

Em prol da estratégia definida pela ACIC no seu Plano de Atividades, foram protocolados contra-tos de cooperação mútua entre a ACIC - Associação Comercial e Industrial de Vale de Cambra, Câmara de Comércio e Industria Luso-Espanhola e Câmara de Comércio e Industria Luso-Chinesa, com vista a potencializar mecanismos de financiamento adequados de vários eventos promocionais entre Portugal e Espanha ou República Popular da China, com vista a atrair comércio, turismo e investimento para Por-tugal com o objetivo de estabelecer um relacionamento de longo prazo. Numa perspetiva geral, fortal-ecer a cooperação técnica e económica entre o Vale de Cambra-Portugal, Espanha e República Popular da China.

Conta com diversos protocolos sempre a beneficiar os seus sócios e seus colaboradores e dando um exemplo a ACIC tem um protocolo com a Liberty Seguros (Calção Seguros) que os trabalhadores da empresa associada tem um desconto que pode chegar aos 30%, dando a oportunidade de, nesta época de crise, pagar menos pelo seguro.

Dificuldades A dificuldade maior que esta instituição passa é o facto de que o valor proveniente das quotas de sócio apenas dar para um quinto das despesas.

A.C

.I.C. - V

ale de C

amb

ra

www.jsdvlc.com

Page 15: Portal A&I

HEN

DIT

lAM

ET V

E

Casa do Professor - Vale de Cambra

Sede: Macieira de Cambra

Presidente: José Pais

Associação sem fins lucrativos

Tipo de Associação: Cultural e Educacional

Contactos: www.casadoprofessor.pt.vc | [email protected] | 256 284 710

Casa do Professor A Associação Casa do Professor de Vale de Cambra, outorgada por escritura pública de 17 de Junho de 2004, surgiu como resposta ao desejo remoto de um grupo alargado de docentes que ambicio-nava pela criação de um espaço associativo que tivesse como objetivo a valorização profissional, social e humana dos seus associados.

Atividades A Casa do Professor realiza um conjunto de atividades, nos quais, cantar as janeiras, viagens cul-turais, dinamização do Carnaval Escolar, Dia da Mulher, Percurso Pedestre, Encontro Nacional de Uni-versidades Séniores, Passeios de Verão, Dia de São Martinho, Convívio de Natal entre outras actividades promovidas pela mesma.

Protocolos A Casa do Professor de Vale de Cambra estabeleceu alguns protocolos com algumas en-tidades, de modo a favorecer algumas regalias para os seus sócios.

Universidade Sénior ÁREAS DISCIPLINARES: Inglês - Informática - Pintura - Danças Seniores - Hidroginástica - Artes Decorativas - História Local - Sa-beres Diversos - Saberes - Culinários - Técnicas Agrícolas - Ginástica Localizada e Cavaquinhos.

GRUPOS CULTURAIS: Grupo de Cantares - Grupo Coral Litúrgico - Grupo de Cavaquinhos - Grupo de Teatro - Tuna Académica

Recursos Na Casa do Professor, existem vários recursos desde o primeiro ciclo até ao ensino su-perior, as-sim como para a Educação especial. Há também momentos de partilha de poemas e música e alguns destes recursos podem mesmo ser requisitados na casa do professor.

Dificuldades Convém referir que a Casa do Professor é a única Associação que consegue sobreviver com a suas quotas de sócios e com algumas parcerias feitas no concelho.

Um dos aspetos, na nossa opinião, que podiam apostar em melhorar seria mostrar á Comuni-dade Cambrense as vantagens que se tem em ser sócio e que por sinal são muitas.

www.jsdvlc.com

Casa d

o P

rofesso

r

Page 16: Portal A&I

Ass

oc.

Dr.

Man

uel

Sil

va

Associação Dr. Manuel Luciano Da Silva Sede: Cavião

Presidente: Pedro Laranjeira

Associação sem fins lucrativos

Tipo de Associação: Museu, Biblioteca, Cultural

Contactos: www.lucianodasilva.com/ | [email protected] | 256 425 966

Museu Dr. Manuel Luciano Da Silva Casa Rústica onde nasceu o Dr. Manuel Luciano da Silva, construída há mais de cem anos, con-servando a mobília original, utensílios da cozinha e alfaias da lavoura, agora enriquecida com diplomas, louvores e fotografias que revelam o seu notável percurso de vida.

Há ainda em Exposição, para além de obras de arte de natureza diversa, uma cópia do primeiro Mapa Mundial feito por Martin Waldseemüller em 1957, com o nome América, cujo original custou 10 milhões de dólares e está guardado na Biblioteca do Congresso Americano e ainda uma vasta coleção de Cartografia Antiga.

Também está montado um Centro Multimédia modernamente equipado para audição de músi-ca em alta fidelidade, visionamento de filmes com alta resolução em todos os formatos, incluindo DVD, VHS e qualquer outro suporte ou plataforma digital, bem como para a realização de Workshops e Vídeo Conferências.

Finalmente, o Museu tem um Hot-Spot Wi-Fi de acesso livre à internet, grátis para todos os visi-tantes, no interior e nos Jardins.

Todas as Exposições são de acesso livre, bem como os acervos da Biblioteca e da Videoteca e o uso do Centro Multimédia.

Videoteca Carlos Gaspar

Coletânea de várias centenas de filmes que cobrem o essencial da História do Cin-ema e incluem todas as grandes obras-primas da 7ª Arte desde 1920 até ao presente. Trata-se da melhor coleção de cinema de qualidade que existe no país fora da Cinemateca Nacional.

Dificuldades Verbas que apoiem e sustentem o trabalho a realizar, quer a nível das investigações quer a nível de conservação e divulgação do Espaço.

Necessidade de prolongar o contrato da estagiária presente, com o fim de manter aberto o mu-seu e a Biblioteca no horário previsto.

Dificuldades de comunicação via internet, visto que nenhuma das ofertas tem bons serviços para que funcione da melhor forma a navegação e vídeo-chamadas.

Dificuldade recentemente referida na televisão e que afeta esta Instituição.

www.jsdvlc.com

Page 17: Portal A&I

Terras de C

amb

ra

Grupo Etnográfico de Terras de Cambra Sede: Macieira de Cambra

Presidente: Adriano Silva

Grupo sem fins lucrativos

Tipo de Associação: Cultural, Etnográfico

Contactos: [email protected]

O Grupo O Grupo Etnográfico de Terras de Cambra, é um Grupo de Dança e Cantares (rancho) sedeado em Macieira de Cambra. A maior parte dos elementos composto por este grupo, são jovens. Há alguns elementos oriundos de várias zonas do distrito de Aveiro.

Fazem alguns intercâmbios com outros grupos a nível mundial e, a população Cambrense é também receptiva acolher alguns elementos que não conhecem nas suas casas, através deste Grupo Etnográfico.

Conta com algumas centenas de sócios pagantes, com uma quota mensal de 1€, com alguns protocolos celebrados que permitem aos seus sócios ter algumas regalias.

É um grupo etnográfico conhecido a nível regional e nacional, sendo um orgulho para a cidade de Vale de Cambra, inclusivé para a sua freguesia, Macieira de Cambra.

Valências Conta com a valência de cantares e danças Infantil e Sénior. Tem também a escola de música onde os elementos interessados aprendem alguns instrumentos para futuramente colocar em prática.

Actividades

Ao longo do ano vão tendo algumas actividades por alguns locais do país e na região. Levam a cultura e tradição Valecambrense para se encontrarem com outras culturas e, através da boa disposição a cantar e a dançar, se faz uma boa festa.

Dificuldades O grupo está estável financeiramente mas, devido aos atrasos de pagamento do estado, encon-tra a casa do povo (projecto implementado pelo grupo, aberto a toda a população) ainda por finalizar.

É receptiva a todo o tipo de material, referindo a parte mobiliária para a futura casa do povo que poderá abranger grupos a nível mundial fazendo assim um intercâmbio cultural.

Actualmente para contenção de custos, não é possível levar a tradição Cambrense para o exte-rior do país como em alturas anterirores.

www.jsdvlc.com

Page 18: Portal A&I

Cartão Jovem Municipal

Adquire o teu cartão jovem através do nosso site. Inscreve-te e tem vantagens no município, país e europa.

www.jsdvlc.compublicidade

Page 19: Portal A&I

publicidade

Tens entre 14 e 30 anos?

Tens ideias e as ideologias da JSD estão de acordo

contigo?

Torna-te militante da JSD - Vale de Cambra. Participa nas nossas actividades e torna-te um cidadão politicamente activo. A nossa juventude partidária dá

voz às tuas ideias e coloca-as em prática. Junta-te a nós.

Visita-nos em: www.jsdvlc.com

publicidade

Page 20: Portal A&I

JSD - Vale de Cambraw w w.jsdvlc.com

[email protected]

Juventude Socia l DemocrataVale de Cambra

Relatór io da Vis i ta às Associações e I nst i tuições de Vale de Cambra - 1ª Edição