20

Portfólio

  • Upload
    ipdh

  • View
    214

  • Download
    0

Embed Size (px)

DESCRIPTION

 

Citation preview

2

A ENTIDADE Desde de sua criação, 06 de Dezembro de 2006, o Instituto Paulista de Desenvolvimento Humano – IPDH, tem como objetivo proporcionar melhoria na qualidade de vida para toda a comunidade no âmbito de sua atuação, com foco na administração de unidade de saúde e projetos sociais vinculados a cultura, esporte e assistência social. Como diretriz básica das nossas iniciativas está a valorização do ser humano. Otimizamos todos os recursos em prol dos cuidados para com a saúde, física e psicológica do cidadão, visando melhoria na qualidade de vida. Englobamos em todos os projetos conceitos concretos de humanização, ética e transparência, sendo o slogan “cuidar da vida com excelência” implementado a exaustão no cumprimento das metas.

3 LOCALIZAÇÃO O Instituto tem sua sede no Município de Lins, região central do Estado de São Paulo composta de 10 municípios, na Av. José Ariano Rodrigues, 303, Jardim Ariano, ponto estratégico para o desenvolvimento de suas atividades.

ATUAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE 1. Administração do Serviço Básico de Saúde da Cidade de Lins

O contrato de administração do Serviço Básico de Saúde da Cidade de Lins fora conquistado por meio de Concurso Público de Projeto apresentado no ano de 2013, concorrendo com inúmeras entidades congêneres, tendo obtido sucesso na concorrência.

José Ariano Rodrigues, 303

Sede em Lins

4

O contrato consiste na administração das Unidades de Saúde:a) Centro de Atenção Psico Social Alcool e Droga – CAPS AD;b) Centro de Atenção Psico Social I – CAPS I;c) Centro de Atenção Psico Social Infantil – CAPS Infantil;d) Farmácia Municipal;e) Programa de Medicina Domiciliar;f ) Centro Especializado Odontológico - CEO;g) Programa Saúde da Família Tagará;h) Programa Saúde da Família Pasetto;i) Programa de Saúde da Família Santa Terezinha;j) Programa de Saúde da Família São João;k) Unidade Básica de Saúde Centro;l) Unidade Básica de Saúde Caic;m) Unidade Básica de Saúde Junqueira;n) Unidade Básica de Saúde Rebouças;o) Unidade Básica de Saúde Ribeiro;p) Centro de Triagem e Aconselhamento - CTA;q) Controle de Endemias e Vetores.

5

Administração do Serviço Básico de Saúde da Cidade de Lins O contrato de administração do Serviço Básico de Saúde da Cidade de Lins foi conquistado por meio de Concurso Público de Projeto apresentado no ano de 2013, concorrendo com inúmeras entidades congêneres, tendo obtido sucesso sobre elas. O contrato consiste na administração das Unidades de Saúde abaixo relacionadas: Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS AD “Espaço Verde” O CAPS AD é uma unidade de saúde especializada em atender dependentes de álcool e drogas, dentro das diretrizes determinadas pelo Ministério da Saúde, que tem por base o tratamento do paciente em liberdade, buscando sua reinserção social. A equipe multidisciplinar é estruturada por 13 (treze) profissionais

6

composta de assistente social, psicólogo, enfermeiro, terapeuta ocupacional, médico clinico, médico psiquiatra, técnicos de enfermagem, entre outros, sendo 09 (nove) vinculados diretamente ao Instituto Paulista, 02 (dois) prestadores de serviços e 02 (dois) profissionais estatutários cedidos pela prefeitura. Centro de atenção Psicossocial I – CAPS I “Dr Alberto Prata Júnior” Os CAPS são instituições destinadas a acolher pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar e apoiá-los em suas iniciativas na busca de autonomia, oferecendo-lhes atendimento médico e psicossocial. Os pacientes são atendidos de acordo com o Projeto Terapêutico Singular, que consiste em um tratamento específico para cada indivíduo, elaborado pela equipe. Além das consultas, o Projeto pode ser composto por diversas atividades, como oficinas terapêuticas e culturais, rodas de conversa e orientações individuais ou em grupo, entre outras A equipe multidisciplinar é estruturada por 09 (nove) profissionais composta de assistente social, psicólogo, enfermeiro, terapeuta ocupacional, médico psiquiatra, técnicos de enfermagem, entre outros, sendo 08 (oito) vinculados diretamente ao Instituto Paulista e 01 (um) profissional estatutário cedido pela prefeitura. Centro de Atenção Psicossocial Infantil – CAPS Infantil “Girassol” O CAPS infantil é um serviço de atendimento diário destinado à infância comprometida em algum grau psíquico. O CAPS infantil é dotado de uma excelente estrutura física, onde cada detalhe foi elaborado para receber toda criança portadora de qualquer distúrbio seja autismo, psicoses, neuroses graves e todas aquelas que, por sua condição psíquica, estão impossibilitadas de manter ou estabelecer laços sociais. A equipe multidisciplinar é estruturada por 10 (dez) profissionais composta de assistente social, psicólogo, enfermeiro, terapeuta ocupacional, médico

7

psiquiatra, técnicos de enfermagem, entre outros, sendo 05 (cinco) vinculados diretamente ao IPDH, 01 (um) prestador de serviço e 04 (quatro) profissionais estatutários cedidos pela prefeitura. Farmácia Municipal de Lins Com a estratégia de descentralização dos medicamentos da atenção básica de saúde para as unidades básicas de saúde e programas de saúde da família, e também com o objetivo de promover o acesso facilitado da população linense à farmácia municipal de Lins, atuando com o propósito de apoiar as ações de saúde no acesso aos medicamentos especiais e/ou com componente especializado, dando suporte às unidades de saúde mental nessas ações e promovendo o uso racional desses medicamentos. A equipe é estruturada por 05 (cinco) profissionais composta de farmacêuticos, técnico de farmácia e apoio administrativo, sendo 03 (três) vinculados diretamente ao IPDH e 02 (dois) profissionais estatutários cedidos pela prefeitura. Programa de Medicina Domiciliar (PROMID) A Atenção Domiciliar é uma modalidade de atenção à saúde, substitutiva ou complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, para pacientes acamados, dependentes de um cuidador que os auxilie nas atividades da vida diária, portadores de seqüelas e co-morbidades de doenças crônicas, com o objetivo de reduzir a demanda por atendimento hospitalar e/ou reduzir o período de permanência dos usuários internados, aumentar a humanização da atenção, a desinstitucionalização e ampliação da autonomia dos usuários. A equipe multidisciplinar é estruturada por 13 (treze) profissionais

8

vinculados diretamente ao Instituto e é composta de assistente social, enfermeiro, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, médicos, técnicos de enfermagem, entre outros. Centro Especializado de Odontologia (CEO) Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) são estabelecimentos de saúde, participantes do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES, classificados como Clínica Especializada ou Ambulatório de Especialidade. Os Centros de especialidades Odontológicas estão preparados para oferecer à população os seguintes serviços: Diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca. Periodontia especializada Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros Endodontia Atendimento a portadores de necessidades especiais A equipe multidisciplinar é estruturada por 10 (dez) profissionais composta de assistente de saúde bucal, cirurgião dentista, dentista especializado em PNE, endodontista, estomatologista, periodontista e apoio administrativo, sendo 06 (seis) vinculados diretamente ao IPDH e 04 (quatro) profissionais estatutários cedidos pela prefeitura. Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) são serviços de saúde que realizam ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Nesses serviços, é possível realizar testes para HIV, sífilis e hepatites B e C gratuitamente. Todos os testes são realizados de acordo com a norma definida pelo Ministério da Saúde e com produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e por ela controlados.

9

A equipe multidisciplinar é estruturada por 08 (oito) profissionais composta de assistente social, psicólogo, enfermeiro, médico clínico, médico infectologista, técnico de enfermagem, entre outros, sendo 06 (seis) vinculados diretamente ao Instituto Paulista e 02 (dois) profissionais estatutários cedido pela prefeitura. Programa de Saúde da Família (PSF) A estratégia do PSF prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e contínua. O atendimento é prestado na unidade básica de saúde ou no domicílio, pelos profissionais (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde) que compõem as equipes de Saúde da Família. Assim, esses profissionais e a população acompanhada criam vínculos de co-responsabilidade, o que facilita a identificação e o atendimento aos problema de saúde da comunidade. Atualmente a cidade de Lins possui 4 unidades de PSF e outras 9 estão sendo implantadas, alcançando assim 13 unidades e aumentando a cobertura populacional do município de 16% para mais de 50%. As unidade atuais são: PSF Pasetto “Dr Thiers Garcez Aguiar” A equipe multidisciplinar é estruturada por 15 (quinze) profissionais composta de agentes comunitários de saúde, médico generalista, cirurgião dentista, assistente de saúde bucal, enfermeiros, técnico de enfermagem, apoio administrativo, entre outros, sendo 11 (onze) vinculados diretamente ao IPDH e 04 (quatro) profissionais estatutários cedidos pela prefeitura. PSF Santa Terezinha A equipe multidisciplinar é estruturada por 11 (onze) profissionais composta de agentes comunitários de saúde, médico generalista, enfermeiros,

10

farmacêutico, técnico de enfermagem, apoio administrativo, entre outros, sendo 10 (dez) vinculados diretamente ao IPDH e 01 (um) profissional estatutário cedido pela prefeitura. PSF São João “ Dr. Heyde Coelho Santos” A equipe multidisciplinar é estruturada por 12 (doze) profissionais vinculados diretamente ao Instituto Paulista e é composta de agentes comunitários de saúde, médico generalista, cirurgião dentista, assistente de saúde bucal, enfermeiros, farmacêutico, técnico de enfermagem, apoio administrativo. PSF Pasetto “Pastor Agenor Miranda de Campos” A equipe multidisciplinar é estruturada por 16 (dezesseis) profissionais composta de agentes comunitários de saúde, médico generalista, cirurgião dentista, assistente de saúde bucal, enfermeiros, farmacêutico, técnico de enfermagem, apoio administrativo, entre outros, sendo 14 (quatorze) vinculados diretamente ao IPDH e 02 (dois) profissionais estatutários cedidos pela prefeitura. Unidades Básicas de Saúde (UBS) Unidades Básicas de Saúde (UBS) são locais onde você pode receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica. Atualmente a cidade de Lins possui 05 (cinco) unidades básicas de saúde que prestam suporte aos PSF´s, são elas:

11

UBS CAIC A equipe multidisciplinar é estruturada por 32 (trinta e dois) profissionais composta de agentes comunitários de saúde, médicos pedriatras, médicos ginecologistas e médicos generalistas, cirurgiões dentistas, assistentes de saúde bucal, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, apoio administrativo, entre outros, sendo 14 (quatorze) vinculados diretamente ao IPDH e 18 (dezoito) profissionais estatutários cedidos pela prefeitura. UBS “Dr. Mohanna Adas” – Centro A equipe multidisciplinar é estruturada por 23 (vinte e três) profissionais composta de agentes comunitários de saúde, médicos pedriatras, médicos ginecologistas e médicos generalistas, cirurgiões dentistas, assistentes de saúde bucal, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, apoio administrativo, entre outros, sendo 06 (seis) vinculados diretamente ao IPDH e 17 (dezessete) profissionais estatutários cedidos pela prefeitura. UBS Junqueira – “Dr. Alberto Ariano Crespo” A equipe multidisciplinar é estruturada por 39 (trinta e nove) profissionais composta de agentes comunitários de saúde, médicos pedriatras, médicos ginecologistas e médicos generalistas, cirurgiões dentistas, assistentes de saúde bucal, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, apoio administrativo, entre outros, sendo 17 (dezessete) vinculados diretamente ao IPDH e 22 (vinte e dois) profissionais estatutários cedidos pela prefeitura. UBS Rebouças – “Dr. Nilton Nicolau Naufal” A equipe multidisciplinar é estruturada por 28 (vinte e oito) profissionais

12

composta de agentes comunitários de saúde, médicos pedriatras, médicos ginecologistas e médicos generalistas, cirurgiões dentistas, assistentes de saúde bucal, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, apoio administrativo, entre outros, sendo 14 (quatorze) vinculados diretamente ao IPDH e 14 (quatorze) profissionais estatutários cedidos pela prefeitura. UBS Ribeiro A equipe multidisciplinar é estruturada por 49 (quarenta e nove) profissionais composta de agentes comunitários de saúde, médicos pedriatras, médicos ginecologistas e médicos generalistas, cirurgiões dentistas, assistentes de saúde bucal, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, apoio administrativo, entre outros, sendo 23 (vinte e três) vinculados diretamente ao IPDH e 26 (vinte e seis) profissionais estatutários cedidos pela prefeitura. Controle de Endemias e Vetores Opera de forma articulada com os vários órgãos e instâncias que participam do Sistema Único de Saúde, organizando os programas de controle das doenças transmitidas por vetores e hospedeiros intermediários entre elas: malária, doença de Chagas, esquistossomose, leishmaniose visceral, leishmaniose tegumentar, dengue, febre amarela e febre maculosa e outras doenças transmitidas por vetores de importância epidemiológica. Também desenvolve atividades de informação, educação e comunicação, visando incentivar a população a participar das atividades de controle de vetores e hospedeiros intermediários. A equipe multidisciplinar é estruturada por 35 (trinta ecinco) profissionais composta de agente de endemias, veterinário e técnico de enfermagem, sendo 17 (dezessete) vinculados diretamente ao Instituto Paulista e 18 (dezoito) profissionais estatutários cedido pela prefeitura.

13

Em números consolidados o atendimento mensal na área de saúde no Município de Lins, administrado pelo IPDH consiste em:Colaboradores194 diretos do IPDH;208 da Prefeitura sob administração do IPDH;55 Estagiários;Total = 457

Atendimentos e Consultas MédicasAtendimento Unidades Básicas de Saúde – 9.116/semanalPrograma de Saude da Familia – 1.284/semanal TOTAL MENSAL: 41.600

Famílias Cadastradas no Programa Saúde da Família TOTAL: 4.040 famílias

Pacientes Ativos Saúde Mental CAPS AD – 143CAPS I – 145CAPS Infantil – 124Ambulatório de Saúde Mental – 960TOTAL SAÚDE MENTAL - 1.372

14

ATUAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE 2. Associação Beneficente de Bilac

A Associação Beneficente de Bilac existe a 46 anos prestando serviços de assistência para as cidades de Bilac, Piacatú, Gabriel Monteiro e Santópolis. Atualmente com 36 leitos e demanda aberta para urgência e emergência. Executou 192 cirurgias obstetrícias no ano de 2014 e vem implementando novas especialidades como Oftalmologia, Ortopedia e cirurgia Endovascular. Além da qualificação de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal, possui Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social na área da Saúde (CEBAS-SAUDE). Através de administração profissional, vem modernizando seus processos e infraestrutura para obtenção da qualificação como Organização Social de Saúde para o Estado de São Paulo, no qual já consta no Cadastro Estadual de Entidades. Condizente com o seu comprometimento na evolução de recursos humanos para a melhor assistência, celebrou o termo de cooperação técnica com a Universidade de Marília no campo de estágio do Sistema Único de Saúde. Sua missão é o atendimento SUS com excelência, visando transformar em realidade as políticas e protocolos descritos na Constituição Federal.

15

3. Programa de Internato

Desde de dezembro de 2008 o Instituto mantém com a Universidade de Marília - UNIMAR, termo de cooperação técnica com implementação do serviço de Internato no Sistema de Saúde Pública do Brasil, realizado no Hospital Geral de Promissão, formando anualmente 60 médicos que, no período de internação fazem atendimento médico a população.

Características da Instituição

A Associação Beneficente de Bilac é um Hospital de Pequeno/Médio Porte, e possui participação no SUS (Sistema Único de Saúde), com 36 leitos sendo assim distribuídos: 10 em Cirurgia Geral, 17 em Clínico Geral, 3 em Neonatologia, 4 em Pediatria Clinica , 2 em Reabilitação. Contamos com 92 profissionais, dentre eles: Médicos, Plantonistas, Enfermeiros e Técnicos em Enfermagem. Atendeu no ano de 2014 25.872 (vinte e cinco mil oitocentos e setenta e dois) pacientes.

16

4. Programa Queremos Ouvir Você

Programa de controle de satisfação de atendimento implementado em cooperação técnica entre o Instituto e Faculdade de Enfermagem da Universidade Unisalesiano, aonde os alunos do curso de Enfermagem fazem pesquisa de satisfação nas unidades de atendimento administradas pelo IPDH, servindo o referidas atividades como estágio obrigatório na formação dos enfermeiros.

17

PROJETOS SOCIAIS (em andamento)

1. Programa Esporte Social

Desenvolvido na cidade de Penápolis o projeto visa a inclusão social de crianças carentes por meio do esporte, sendo atendidas no município 96 (noventa e seis) crianças que aprendem noções básicas de futebol, além de aulas de cidadania, higiene.

18

2. Distribuição de Alimentos

O IPDH desde 2011, em parceria com pequenos produtores agricultores, faz a arrecadação de produtos excedentes ao consumo das cooperativas e produtores para redistribuição a entidades beneficentes no municíoio de Promissão, tais como: Orfanato Lar da Esperança, Rede de combate ao Câncer, Asilo Municipal, dentre outras.

3. Programa de Prevenção as Drogas

Em parceria com o Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcótico (DENARC), o IPDH prefere periodicamente palestras em Escolas, Associações e Entidades, visando conscientizar crianças e adolescentes dos efeitos maléficos dos entorpecentes e ainda, capacitar os Professores e Monitores

a avaliar comportamento das crianças e adolescentes com possível envolvimento com drogas.

19

PROJETOS SOCIAIS (em desenvolvimento)

1. Projeto Ponto e Vírgula

Ampliando o desenvolvimento das atividades sociais, o IPDH está implementando na cidade de São Vicente, estado de São Paulo, o projeto Ponto e Vírgula que consiste basicamente em tratamento alternativo a crianças e adolescentes portadoras de portadoras de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH, também chamado de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Atualmente em fase de implementação o projeto já consta com 109 crianças diagnosticas e cadastradas para desenvolvimento de atividades esportiva no projeto secundário Ponto &Vírgula Futebol Clube – PVFC, elaborado para complementar, levando para as crianças o Futebol não somente como esporte, mas sim como Tratamento, Educação e Inserção Social potenciando a cidadania no indivíduo. A realização de exercícios físicos intensos como o futebol melhoram o desempenho cognitivo das crianças portadoras de TDAH, tendo em vista que estimulam uma parte do cérebro que é menos desenvolvida em crianças com TDAH, proporcionando uma melhora significativa na capacidade de concentração.Esses avanços não se restringem apenas ao desenvolvimento cerebral, mas também moral das crianças e seus familiares. O PVFC incentiva as crianças portadoras de TDAH a praticar atividades coletivas, por intermédio dos treinos de futebol, pois estimulam o desenvolvimento físico e psicológico simultaneamente, fazendo com que elas se sintam inseridas em um grupo elevando a auto estima do portador.

20

2. Centro de Especialidades em Reabilitação (CER)

O CER é um ponto de atenção ambulatorial especializada em reabilitação realizando diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia em assistência, servindo de referência para a rede de atenção à saúde. Desmembrado em dois núcleos o Centro de Reabilitação será composto pelo Serviço de Reabilitação/Habilitação Física e Serviço de Reabilitação/Habilitação Intelectual e Transtornos do Espectro do Autismo, a ser implementado na cidade de Lins, estado de São Paulo. Ambos os projetos se encontram aprovados pelo Ministério da Saúde, estando em fase de licitação para edificação do prédio para posterior administração por parte do Instituto.

‘‘Cuidando da vida com excelência’’

facebook.com/ipdh.org