4
Quinta-feira 26 de novembro de 2015 Edição nº 3818 WWW.SMABC.ORG.BR PÁGINA 3 “PPE PROTEGE EMPREGOS E A LUTA AGORA É POR NOVAS MEDIDAS” Rafael Marques, presidente do Sindicato, defende o Programa de Renovação da Frota de Caminhões e a ampliação do crédito para retomar o crescimento econômico. PÁGINA 2 PÁGINA 4 Campanha do Laço Branco reforça combate à violência contra a mulher 4º Congresso da Unisol debate uma nova agenda para o cooperativismo e associativismo brasileiro FOTOS: EDU GUIMARÃES Trabalhadores na Carhej e na Continental, em São Bernardo, aprovaram o acordo de adesão ao Programa de Proteção ao Emprego, o PPE

“PPE ProtEgE EmPrEgos E a luta agora é Por novas mE didas”fem.org.br/files/pdf/tribuna_26_11_15-pdf701.pdf · do ano voltadas ao combate ... reflexão sobre o tema. O even-to

  • Upload
    dangtu

  • View
    213

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Quinta-feira26 de novembro de 2015

Edição nº 3818

www.smabc.org.br

Página 3

“PPE ProtEgE EmPrEgos E a luta agora é Por novas mEdidas”

rafael marques, presidente do sindicato,

defende o Programa de renovação da Frota de

caminhões e a ampliação do crédito para retomar o crescimento econômico.

Página 2

Página 4

campanha do laço branco reforça combate à violência contra a mulher

4º congresso da unisol debate uma nova agenda

para o cooperativismo e associativismo brasileiro

fotos: edu guimarães

Trabalhadores na Carhej e na Continental, em São Bernardo, aprovaram o acordo de adesão ao Programa de Proteção ao Emprego, o PPE

www.smabc.org.br2 Tribuna Metalúrgica – Quinta-feira, 26 de novembro de 2015

“agrEssõEs aFEtam um tErço das mulhErEs Em todo o mundo”

Para intensificar as políticas públicas realizadas ao longo do ano voltadas ao combate à violência contra a mulher, os Metalúrgicos do ABC e a Prefeitura de São Bernardo lançaram ontem a campanha de 2015 do Laço Branco – Homens pelo fim da violência contra a mulher.

A ação acontecerá até 10 de dezembro, data em que é celebrado o Dia internacional dos Direitos Humanos, com uma série de atividades para reflexão sobre o tema. O even-to aconteceu na praça da igreja Matriz, centro da cidade.

“Estudos apontam que as diversas formas de violência, seja física ou sexual, afetam um terço das mulheres em todo o mundo. E muitas destas agres-sões são feitas pelos parceiros”, denunciou a diretora executiva e coordenadora da Comissão das Metalúrgicas do ABC, Ana Nice Martins de Carvalho (foto). “Na última década, a Central de Atendimento à Mu-lher, pelo Ligue 180, efetuou 4,7 milhões de atendimentos”.

A dirigente lembrou que a Campanha do Laço Branco surgiu em 1989 com a mobili-zação de homens canadenses pelo fim da violência contra a mulher após o massacre de 14 jovens estudantes de En-genharia da Universidade de Montreal.

“E, desde 2013, São Ber-nardo tem intensificado ações com oficinas e seminários para

DisseminanDo o óDio – 1Alunos do 9º ano em escola mu-nicipal de Caraguatatuba (SP) receberam durante aula uma apostila que faz apologia contra o PT e a presidenta Dilma.

DisseminanDo o óDio – 2A prefeitura instaurou processo administrativo para apurar a conduta do professor responsá-vel pela utilização do material.

Ligue 180 – 1A Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) efetuou nos últimos dez anos 4,7 milhões de atendimentos.

Ligue 180 – 2Na última década, 552.748 liga-ções recebidas foram relatos de violência. Os principais tipos fo-ram de violência física (56,72%) e psicológica (27,74%).

Ligue 180 – 3No total, foram feitos 1.661.696 pedidos de informação e 824.498 encaminhamentos a serviços da Rede de Enfren-tamento à Violência contra as Mulheres.

fotos: divulgação

Notas e Recados

hoJE, Às 20h

canal 8.1 hd

Saúde

Dia Mundial do Diabetes – parte 2Existem alguns tipos mais

comuns de diabetes. O tipo 1 é conhecido também como insulinodependente.

Estes pacientes necessi-tam de aplicação de injeções diárias de insulina, pois o seu corpo já não produz mais insulina ou a produção é in-suficiente.

No diabetes tipo 2, o or-

ganismo produz insulina normalmente, porém o corpo se torna resistente à ação do hormônio e as taxas de açúcar no sangue se elevam.

Esse tipo da doença atinge aproximadamente 90% dos diabéticos.

Existe também o diabetes gestacional, em que as taxas de glicose do sangue durante

a gravidez são elevadas, prin-cipalmente quando há um aumento efetivo de peso, mas os níveis de glicose voltam ao normal após o parto.

Para controlar os níveis glicêmicos é recomendado praticar exercícios físicos regularmente e com orien-tação médica, além de dieta balanceada.

Comente este artigo. Envie um e-mail para [email protected] | Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente

Colunas: Terças - Dieese | Quartas - Jurídico | Quintas - Saúde | Sextas - Formação

edu guimarães

Na próxima quinta, dia 3, os trabalhadores na Volks, em São Bernardo, que não quiserem participar do projeto “Uma hora para o futuro” devem assinar o documento de oposição com a Comissão de Fábrica, na ala 7, sala 1, das 9h às 22h.

reflexão sobre esse grave pro-blema que afeta a população feminina em diversos países”, declarou Ana Nice.

O coordenador da Comis-são de Saúde do Sindicato, Amarildo Sesário de Araújo, contou que no País, de 2001 a 2011, ocorreram mais de 50 mil feminicídios, o que equi-vale a aproximadamente cinco mil mortes por ano.

“Acredita-se que grande parte desses óbitos foi decor-

rente de violência doméstica e familiar contra a mulher, uma vez que a maioria desses casos teve o domicílio como local de ocorrência”, disse Amarildo.

Durante a atividade, o secre-tário de Serviços Urbanos da Prefeitura de São Bernardo e ex-diretor do Sindicato, Tarcisio Secoli, contou que a prefeitura desenvolve uma série de políticas e ações afir-mativas pela igualdade entre

mulheres e homens, como o Centro de referência e Apoio à Mulher Márcia Dangremon, que acolhe mulheres vítimas de violência; e a capacitação sobre igualdade entre mulhe-res e homens no Programa Saúde na Escola, o PSE.

Desde 2006, País conta com a Lei 11.340, batizada de Ma-ria da Penha, que combate a violência doméstica e familiar contra a mulher.

O companheiro na Volks e vereador de Santo André, Alemão Duarte, convida a categoria para participar hoje e amanhã do ato Doação Voluntária de Sangue. No Centro Hospitalar Munici-pal, o CHM, às 8h. Av. João Ramalho, 326, Centro, Santo André. Fones 3429-5820 e 4451-6707.

Para André dos Santos Be-dor, trabalhador na Chape-lonaria/Armação na Volks. Banco de Sangue Paulista. Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 46, 14º andar, Itaim Bibi, São Paulo. De segunda a sábado, das 8h às 16h40. Fone 3048-8969.

Doe sangueUma hora para o futuro na Volks

www.smabc.org.br

trabalhadorEs Em mais duas EmPrEsas aProvam acordo do PPE

3Tribuna Metalúrgica – Quinta-feira, 26 de novembro de 2015

O s companheiros na Carhej e na Con-tinental, em São

Bernardo, aprovaram por unanimidade os acordos de adesão ao Programa de Pro-teção ao Emprego, o PPE. São 121 trabalhadores com os empregos garantidos nas duas empresas.

A assembleia na Carhej foi realizada na terça-feira, dia 24, e aprovou a redução de jornada de trabalho e salário em 20%, sendo que o Fundo de Amparo ao Traba-lhador, o FAT, complementa 10% do salário. O início será em janeiro para os 99 traba-lhadores da empresa e terá duração de três meses.

“Além da estabilidade du-rante a vigência do Progra-ma mais um terço após o seu término, garantimos que a empresa não pode demitir desde já. É mais tranquili-dade para atravessar mo-mentos de baixa da produ-ção com os empregos dos trabalhadores garantidos”, disse o coordenador de São Bernardo, Nelsi Rodrigues, o Morcegão.

Na Continental, a re-dução de jornada e salário também será de 20%, com o complemento de 10% do salário pelo FAT, para os 22 trabalhadores na empresa. A assembleia foi realizada no último dia 18 e a duração

edu guimarães

será de seis meses a partir de janeiro.

Ao todo, são cerca de 25 mil trabalhadores em 11 empresas na base que estão no Programa. Morcegão destacou que os acordos já aprovados mostram que a característica do PPE é preservar os empregos.

“O Programa atende tanto montadoras quanto pequenas empresas. Isso mostra a seriedade do PPE e a vontade de proteger os

empregos dos companhei-ros”, afirmou.

O presidente do Sin-dicato, Rafael Marques, ressaltou a importância de medidas para a retomada do crescimento do País. “O PPE é um mecanismo importante para preservar os empregos em momen-tos de crise. Defendemos medidas que estimulem a economia, como o Progra-ma Nacional de Renovação da Frota de Caminhões

no País e a ampliação do crédito”, explicou.

Segundo Rafael, é fun-damental ampliar a divul-gação do PPE para criar condições de ser um pro-grama efetivo. O prazo de execução do PPE será até 31 de dezembro de 2017.

O Sindicato realizará amanhã, às 15h, debate com o ministro do Traba-lho e Previdência Social, Miguel Rossetto (confira o convite abaixo).

RASSini550 tRABAlhADoRES

Primeiro PPE na base sai em São Bernardo. Acordo foi aprovado du-rante assembleia no dia 5 de agosto.

tREfilAção União114 tRABAlhADoRES

No dia 11 de agosto, compa-nheiros na segunda fábrica na base aprovam PPE.

PRicol, antiga Melling213 tRABAlhADoRES

Por unanimidade, metalúrgicos na fábrica em Diadema aderem ao Programa em 14 de agosto.

MERcEDES10 Mil tRABAlhADoRES

Em assembleia em 31 de agosto, companheiros aprovam proposta, que garantiu cancelamento de 1.500 demissões e estabilidade por um ano.

PREnSAS SchUlER456 tRABAlhADoRES

Na Prensas Schuler, em Diade-ma, trabalhadores aderem ao PPE no dia 4 de setembro.

VolkS9.300 tRABAlhADoRES

Volks é a sexta empresa e a se-gunda montadora na base a aprovar a adesão ao PPE. Assembleia acon-teceu no dia 17 de setembro.

foRD 3.800 tRABAlhADoRES

Companheiros na Ford aprovam PPE no dia 18 de setembro. As 203 demissões anunciadas pela monta-dora são canceladas e a greve encer-rada no nono dia de mobilização.

DURA AUtoMotiVE350 tRABAlhADoRES

Em assembleia dia 22 de outubro, trabalhadores aprovam a adesão ao PPE.

VMG 34 tRABAlhADoRES

Trabalhadores na estamparia de Ribeirão Pires aprovam o acordo em 22 de outubro. A duração será de seis meses, prorrogáveis por mais seis.

total dE trabalhadorEscErca dE

25 mil

PPE na basE

O coordenador de área, Genildo Dias Pereira, o Gaúcho, em assembleia

na Carhej

www.smabc.org.br4 Tribuna Metalúrgica – Quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Publicação diária do Sindicatodos Metalúrgicos do ABC

Redação: Rua João Basso, 231 – Centro – São Bernardo – cEP: 09721-100 – fone: 4128-4200 – fax: 4127-3244 – Site: www.smabc.org.br – E-mail: [email protected]. Regional Diadema: Av. Encarnação, 290 – Piraporinha – fone: 4061-1040 – cEP: 09960-010. Regional Ribeirão Pires: Rua Felipe Sabbag, 149 – Centro – fone: 4823-6898 – cEP: 09400-130. Diretor Responsável: Wagner Santana. coordenadora: Rossana Lana. Repórteres: Cinthia Fanin e Luciana Yamashita. Arte e Editoração Eletrônica: Rogério Bregaida. ctP e impressão: Simetal ABC Gráfica e Editora – fone: 4341-5810. Os anúncios publicados na tribuna Metalúrgica são de responsabilidade dos próprios anunciantes. O jornal não responde em nenhuma circunstância pela oferta e venda de produtos e serviços.

Tribuna Esportivafotos: divulgação

A reapresentação dos titulares do corinthians após a vitória por 6 a 1 sobre o São Paulo contou com a bateria de exames médicos dos jogadores para a temporada 2016.

O goleiro Douglas friedrich (foto) e o meia Alan Mineiro, do Bragantino, acertaram os últimos detalhes com o co-rinthians e serão anunciados em breve.

A equipe sub-20 do São Paulo conquistou a copa do Brasil e animou os dirigentes para o futuro. Destaque para Jo-anderson e Davi neres, que dividiram a artilharia.

Abalado, o São Paulo usou o zagueiro Rodrigo caio como exemplo de liderança para re-ação em 2016. O atleta cobrou comprometimento do elenco.

O meia-atacante Dudu, dispu-tado no início do ano por co-rinthians e Palmeiras, afirmou que fez a escolha certa ao jogar pelo time alviverde.

O técnico do Palmeiras, Mar-celo oliveira, não quer seus jogadores pilhados por provo-cações do Santos na final da copa do Brasil, que será dia 2 de dezembro.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÕES DA DIRETORIA EM 2016

De acordo com o Estatuto da Associação dos Metalúrgicos Anistiados e Anistiandos do ABC, AMA-A, conforme o artigo 21º e seus parágrafos, fica convocada as eleições para o pleito da nova diretoria da entidade, a realizar-se no dia 25 de fevereiro de 2016, a partir das 14:30 horas até às 16:30 horas, no Espaço Celso Daniel, sito à Rua João Lotto, nº 16, Centro, São Bernardo do Campo, SP. O prazo para as inscrições de chapas será a partir do (1º) primeiro dia útil da publicação deste edital até o dia 11 (onze) de feve-reiro de 2016. A inscrição de chapas deverá ocorrer na sede da Associação, no horário das 10:30 horas até às 16 horas, de segunda a sexta-feira.

O cômputo dos votos será realizado a partir das 16:35 horas, no Espaço Celso Daniel.A posse da chapa vencedora do pleito se dará no dia 15 de março, às 11 horas, na sede da AMA-A.

São Bernardo do Campo, 26 de novembro de 2015.João Paulo de oliveira

Presidente

O presidente do Sindicato, Rafael Marques, participou da abertura do 4º Congresso Nacional da Unisol Brasil (Central de Cooperativas e Empreendi-mentos Solidários) na tarde de ontem. O tema do evento é “Uma Nova Agenda para o Cooperativismo e Associativismo Brasileiro” e acontece até amanhã no Hotel Braston, em São Paulo.

o objetivo é fazer o balanço da última gestão, a análise de projetos de interesse da Economia Solidária, da classe traba-lhadora e da sociedade em geral. Ontem

foram debatidos os desafios dos movi-mentos sociais no Brasil.

Hoje serão realizadas rodas de con-versas sobre o cooperativismo no País, os temas da organização da Unisol, apre-sentação das propostas e a sistematização dos grupos.

Amanhã haverá a plenária geral com alteração estatutária, aprovação das mo-ções e eleição da diretoria para o triênio 2016-2018.

A Unisol Brasil é a entidade de econo-mia solidária apoiada pelo Sindicato e está representada nos 27 estados. A Central

articula projetos da classe trabalhadora como alternativa de geração de emprego e renda com o controle dos trabalhadores.

O qUE É?A economia solidária é um jeito di-

ferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestioná-rias, redes de cooperação, entre outras.

PrEsidEntE do sindicato ParticiPa da abErtura do 4º congrEsso nacional da unisol brasil