6
Preparação dos Cristais 1. Limpeza dos Cristais Quando se adquirem novos cristais, estes necessitam ser limpos/purificados antes de serem usados. Os cristais absorvem energia à sua volta e terão absorvido energias do local onde os comprou e das pessoas que entraram em contacto com eles. A limpeza remove energias indesejáveis e restaura-os ao seu estado original, por isso limpe-os regularmente, cada vez que são usados em terapia ou se outras pessoas tocarem neles. Poderá por exemplo, lavá-los em água corrente e depois deixá-los a secar naturalmente ao Sol (para re-energizar), limpá-los com o fumo de incenso, ou imaginando-os a serem banhados em luz branca. Há vários métodos de limpeza e, seja qual for o que escolher, será apenas uma questão de preferência pessoal. Qualquer um dos métodos que se seguem são bastante eficazes (leia mais abaixo alguns cuidados especiais com alguns cristais): Água e Sol/Lua: Segure no seu cristal debaixo de água corrente, ou banhe-o em água mineral, e depois deixe-o secar naturalmente ao Sol (para absorver a energia do Sol), ou ao luar durante uma noite de Lua Cheia (para captar as energias lunares). Este método não só limpa como também energiza. Sal marinho: O sal marinho é um meio de limpeza muito eficaz, mas tome cuidado ao limpar os cristais com sal, em especial se este entrar em contacto directo com eles (como a água salgada), pois poderá danificar alguns cristais. Contudo, uma alternativa é colocar os cristais num pequeno prato de vidro e desenhar um circulo de sal à volta deles e deixá-los assim durante 24 horas. Mesmo sem estarem em contacto directo com o sal, o efeito de limpeza mantém-se eficaz. Defumação: Passe o seu cristal pelo fumo de uma vareta de incenso ou de um feixe. Ervas tais como a salva, arruda, cedro, sândalo, lavanda ou frankincenso

Preparação dos Cristais

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Preparação dos Cristais

Preparação dos Cristais

1. Limpeza dos Cristais

Quando se adquirem novos cristais, estes necessitam ser limpos/purificados antes de serem usados.

Os cristais absorvem energia à sua volta e terão absorvido energias do local onde os comprou e das pessoas que entraram em contacto com eles. A limpeza remove energias indesejáveis e restaura-os ao seu estado original, por isso limpe-os regularmente, cada vez que são usados em terapia ou se outras pessoas tocarem neles.

Poderá por exemplo, lavá-los em água corrente e depois deixá-los a secar naturalmente ao Sol (para re-energizar), limpá-los com o fumo de incenso, ou imaginando-os a serem banhados em luz branca.

Há vários métodos de limpeza e, seja qual for o que escolher, será apenas uma questão de preferência pessoal. Qualquer um dos métodos que se seguem são bastante eficazes (leia mais abaixo alguns cuidados especiais com alguns cristais):

Água e Sol/Lua: Segure no seu cristal debaixo de água corrente, ou banhe-o em água mineral, e depois deixe-o secar naturalmente ao Sol (para absorver a energia do Sol), ou ao luar durante uma noite de Lua Cheia (para captar as energias lunares). Este método não só limpa como também energiza.

Sal marinho: O sal marinho é um meio de limpeza muito eficaz, mas tome cuidado ao limpar os cristais com sal, em especial se este entrar em contacto directo com eles (como a água salgada), pois poderá danificar alguns cristais. Contudo, uma alternativa é colocar os cristais num pequeno prato de vidro e desenhar um circulo de sal à volta deles e deixá-los assim durante 24 horas. Mesmo sem estarem em contacto directo com o sal, o efeito de limpeza mantém-se eficaz.

Defumação: Passe o seu cristal pelo fumo de uma vareta de incenso ou de um feixe. Ervas tais como a salva, arruda, cedro, sândalo, lavanda ou frankincenso são recomendadas devido às suas propriedades purificadoras.

Som: A vibração do som puro pode limpar energeticamente os cristais. Para este fim pode usar um sino, um gongo, um diapasão ou uma taça tibetana, ou então entoar o mantra "Om" (ૐ).  Poderá, por exemplo, tocar um sino sobre o cristal e imaginar as ondas do som na cor dourada a passar através do cristal e a eliminar qualquer energia negativa.

Visualização: Mentalize uma luz branca, ou violeta, e sopre sobre o seu cristal, com a intenção de o limpar e de tirar dele toda a energia negativa. Inspire lentamente luz branca ou violeta e expire suavemente pela boca sobre o cristal.

Page 2: Preparação dos Cristais

Drusa: Coloque o seu cristal numa drusa (aglomerado de cristais) de Quartzo Transparente ou Ametista, durante 24 horas.

Quatro Elementos: Poderá fazer um pequeno ritual de limpeza com os 4 Elementos - Numa mesa (ou altar), acenda incenso e coloque-o a Este; acenda uma vela vermelha e coloque-a a Sul; coloque um pequeno recipiente com água a Oeste; e outro com sal (ou terra) a Norte. Passe o cristal pelo fumo do incenso (elemento Ar), a seguir por acima da chama da vela - não muito próximo para não se queimar! - (elemento Fogo), depois salpique com a água (elemento Água), e finalmente com sal (elemento Terra), enquanto pede a cada um dos elementos para limpar o cristal de todas as energias indesejáveis. Pode dizer: "Eu purifico-te com... [elemento]" e visualize cada um dos elementos a purificarem o cristal de energias negativas.

Ao limpar os cristais concentre a sua mente em pensamentos positivos. Tenha a intenção de que quaisquer energias negativas sejam transmutadas em energia positiva e os cristais sejam re-energizados.

Dicas e Cuidados especiais com alguns cristais:

Cristais que não podem ser limpos com Água: Hematite e Pirite (oxida), Selenite (dissolve-se), Malaquite (tóxico).

Cristais sensíveis ao Sol: Ametista, Quartzo Rosa, Turquesa - podem perder a cor se expostos durante muito tempo ao Sol.

Cristais que não necessitam limpeza: Citrino, Selenite - possuem capacidades de autolimpeza.

Cristais que podem limpar outras pedras: Cornalina, Cristal de Rocha, Selenite - podem purificar outros cristais, sendo ideal ter junto a outras pedras.

Limpeza com Sal: O contacto directo com sal não é recomendado porque pode danificar alguns cristais, como a Cornalina, Turquesa, Pirite, Calcite ou Malaquite.

Page 3: Preparação dos Cristais

2. Energização

Após a limpeza, os cristais devem ser energizados. A seguir seguem-se alguns métodos de energização:

Sol: Deixe o seu cristal ao ar livre (pode colocá-lo no parapeito de uma janela, por exemplo) ao Sol durante algumas horas.

Lua: Deixe o seu cristal ao ar livre exposto ao luar durante toda a noite, de preferência na fase de Lua Cheia.

Sol e Lua: Para uma energiação mais forte e completa, deixe o seu cristal exposto ao luar durante toda a noite e até ao meio-dia (ao Sol).

Terra: Enterre o seu cristal no quintal ou num vaso durante 24 horas. Depois passe-o por água e deixe-o secar naturalmente. (Se enterrar o seu cristal no quintal ou jardim, não se esqueça de marcar o local onde o enterrou! Se tiver animais de estimação, tenha também cuidado pois poderão desenterrá-lo!).

Tempestade: Exponha o seu cristal à energia de uma tempestade (chuva, raios, trovões).

Energização com as mãos: Coloque o cristal entre as suas mãos, feche os olhos, e metalize a passagem da energia das mãos para o cristal, como um raio de luz. Também pode soprar sobre o cristal.

Siga a sua intuição e use o método com o qual se identifica mais ou o que sinta ser o melhor para o seu cristal ou para o momento.

Depois de limpos, os cristais podem ser programados para determinados fins, tais como: protecção, manifestação, properidade, cura, amor, meditação, etc.

3. Consagração e Programação

Para fazer o seu cristal “seu”, necessitará de o consagrar (dedicar) e programar para sintonizar a energia do cristal à sua própria frequência e desejos.

Consagrar

Antes de programar, dedique as energias do cristal para serem usadas apenas de forma positiva para o Bem Supremo.

Para consagrar e proteger o seu cristal, segure-o nas mãos e visualize-o envolto de luz branca protectora. Poderá dizer:“Eu

Page 4: Preparação dos Cristais

consagro este cristal para o Bem Supremo. Que ele seja usado em Amor e Luz". Poderá, se desejar dedicar o cristal aos Anjos.

Programar

Quando for programar o seu cristal, deve ter bem em mente qual o seu propósito (intenção), o qual os cristais têm a capacidade de amplificar. Programe o cristal com um propósito claro, objectivo e simples.

1. Sente-se num local sossegado, segure o seu cristal frente ao Chakra do Coração, feche os olhos e respire profunda e lentamente algumas vezes para se centrar e sentir a ligação - até se sentir totalmente em harmonia com o cristal.

2. Com o cristal entre as mãos em posição de oração, eleve-o ao Chakra Frontal (3º Olho) e diga (verbal ou mentalmente): “Eu programo este cristal para...” (Poderá repetir a sua intenção várias vezes.)

3. Intuitivamente saberá quando a programação estiver concluída. Agradeça e desligue então a sua consciência do cristal programado, e pouse-o.

Dependendo do seu propósito, poderá agora usar o cristal, transportá-lo no bolso, colocá-lo debaixo da almofada ou na mesa de cabeceira à noite, usá-lo em terapia, etc.

Embora seja preferível sermos nós a programar os nossos cristais, é também possível programar para outra pessoa, com a intenção de que o cristal trabalhe para o Bem Supremo.

Uma excelente forma de limpar, energizar e programar os cristais é usando a energia dos símbolos cósmicos. Segure o cristal na mão não dominante e com a outra desenhe os símbolos. Poderá programar com este método muitos cristais ao mesmo tempo, desenhando os símbolos sobre o grupo de cristais.

Não se esqueça que é necessário limpar os cristais cada vez que eles são usados em terapia. A limpeza não apaga a programação. Quando voltar a limpar os cristais apenas as vibrações negativas serão eliminadas e não a programação.

Como apagar a Programação de um Cristal

Se mudar de ideias e desejar apagar a programação de um cristal, ou reprogramá-lo para outro propósito, poderá simplesmente fazer o seguinte:

1. Mentalize de forma clara a intenção de apagar a programação do cristal.

Page 5: Preparação dos Cristais

2. Segure o cristal nas suas mãos e peça para que a programação anterior seja eliminada e que o seu cristal seja restaurado à sua forma e vibração original.

3. Sopre 3 vezes sobre o cristal, enquanto imagina o sopro a passar através dele e a eliminar a programação.

4. Depois disto, limpe o cristal normalmente e energize-o. Depois de energizado, poderá fazer uma nova programação, se desejar.