11
Rei da primeira dinastia Rui nº10, 6º G

Primeira Dinastia

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Os reis da primeira dinastia portuguesa.

Citation preview

Page 1: Primeira Dinastia

Rei da primeira dinastia

Rui nº10, 6º G

Page 2: Primeira Dinastia

D. Afonso IO Conquistador

Afonso I, mais conhecido pelo seu nome de príncipe, Dom Afonso Henriques, (25 de Julho de 1109 — 6 de Dezembro de 1185) foi o primeiro rei de Portugal, conquistando a independência portuguesa em relação ao Reino de Leão em 1143 no tratado de Zamora.

Em virtude das suas múltiplas conquistas, que ao longo de mais de quarenta anos mais que duplicaram o território que o seu pai lhe que duplicaram o território que o seu pai lhe havia legado, foi cognominado O Conquistador; também é conhecido como O Fundador e O Grande. Os muçulmanos, em sinal de respeito, chamaram-lhe Ibn-Arrik(«filho de Henrique», tradução literal do patronímico Henriques) ou El-Bortukali («o Português»).

Page 3: Primeira Dinastia

D. Sancho IO Povoador

D. Sancho I (11 de Novembro de 1154 - 26 de Março de 1211), cognominado o Povoador (pelo estímulo com que apadrinhou o povoamento dos territórios do país - destacando-se a fundação da cidade da Guarda, em 1199, e a atribuição de cartas de foral na a atribuição de cartas de foral na Beira e em Trás-os-Montes: Gouveia (1186), Covilhã (1186), Viseu (1187), Bragança (1187), etc, povoando assim áreas remotas do reino, em particular com imigrantes da Flandres e Borgonha.

Quarto filho do monarca Afonso.

Page 4: Primeira Dinastia

D. Afonso IIO Gordo

D. Afonso II (cognominado O Gordo, O Crasso ou O Gafo, em virtude da doença que o teria afectado) terceiro rei de Portugal, nasceu em Coimbra a 12 de Abril 1185 e morreu na mesma cidade a 25 de Março mesma cidade a 25 de Março 1223. Contudo foi sepultado no Mosteiro de Alcobaça. Afonso II era filho do rei Sancho I de Portugal e da sua mulher, Dulce de Berenguer, mais conhecida como Dulce de Barcelona, infanta de Aragão. Afonso sucedeu ao seu pai em 1211.

Page 5: Primeira Dinastia

D. Sancho IIO Capelo

D. Sancho II(cognominado O Capelopor haver usado um enquanto criança; alternativamente, é também conhecido como também conhecido como O Pio ou O Piedoso), quarto rei de Portugal, nasceu em Coimbra a 8 de Setembro 1209, filho do rei AfonsoII de Portugal e da rainha D. Urraca de Castela.

Page 6: Primeira Dinastia

D. Afonso IIIO Bolonhês

D. Afonso III (Coimbra, 5 de Maio de 1210 – id., 16 de Fevereiro de 12D. Afonso III (Coimbra, 5 de Maio de 1210 – id., 16 de Fevereiro de 1279), cognominado O Bolonhês por ter sido casado com a condessa Matilde II de Bolonha, foi o quinto Rei de Portugal. Afonso III era o segundo filho do rei Afonso II e da sua mulher Urraca de Afonso II e da sua mulher Urraca de Castela, e sucedeu ao seu irmão Sancho II em 1248.

79), cognominado O Bolonhês por ter sido casado com a condessa Matilde II de Bolonha, foi o quinto Rei de Portugal. Afonso III era o segundo filho do rei Afonso II e da sua mulher Urraca de Castela, e sucedeu ao seu irmão Sancho II em 1248.

Page 7: Primeira Dinastia

D. Dinis

o LavradorD. Dinis[1] (Lisboa [?], 9 de Outubro 1261 — Santarém. 7

de Janeiro de 1325) foi o sexto rei dD. Dinis[1] (Lisboa [?], 9 de Outubro 1261 — Santarém. 7 de Janeiro de 1325) foi o sexto rei de Portugal. Filho de D. Afonso III e da infanta Beatriz de Castela, neto de Afonso X de Castela, foi aclamado em Lisboa em 1279.

Foi cognominado O Lavrador ou O Rei-Agricultor, pelo impulso que deu no reino àquela actividade, e ainda O Rei-Poeta ou O Rei-Trovador, pelas Cantigas de Amigo e de Amor que compôs, e pelo desenvolvimento da poesia trovadoresca a que se assistiu no seu reinado. Foi o primeiro rei português a assinar os seus documentos com o nome completo. Presume-se que tenha sido o primeiro rei português a assinar os seus documentos com o nome completo. Presume-se que tenha sido o primeiro rei português não analfabeto[2].

e Portugal. Filho de D. Afonso III e da infanta Beatriz de Castela, neto de Afonso X de Castela, foi aclamado em Lisboa em 1279.

Foi cognominado O Lavrador ou O Rei-Agricultor, pelo impulso que deu no reino àquela actividade, e ainda O Rei-Poeta ou O Rei-Trovador, pelas Cantigas de Amigo e de Amor que compôs, e pelo desenvolvimento da poesia trovadoresca a que se assistiu no seu reinado. Foi o primeiro rei português a assinar os seus documentos com o nome completo. Presume-se que tenha sido o primeiro rei português não analfabeto.

Page 8: Primeira Dinastia

D. Afonso IV

O Bravo

Afonso IV de Portugal, cognominado o Bravo, sétimo rei de Portugal, nasceu em LisbAfonso IV de Portugal, cognominado o Bravo, sétimo rei de Portugal, nasceu em Lisboa a 8 de Fevereiro de 129Afonso IV de Portugal, cognominado o Bravo, sétimo rei de Portugal, nasceu Bravo, sétimo rei de Portugal, nasceu em Lisboa a 8 de Fevereiro de 1291 e morreu na mesma cidade a 28 de Maio de 1357. Era filho do rei Dinis de Portugal e de sua mulher, Rainha Santa Isabel, princesa de Aragão. Afonso IV sucedeu a seu pai a 7 de Janeiro de 1325.

Page 9: Primeira Dinastia

D. Pedro IO Justiceiro

D. Pedro I (Coimbra, 8 de Abril de 1320 - Estremoz, 18 de Janeiro de 1367) foi o oitavo Rei de Portugal. Mereceu os cognomes de O Justiceiro(também O Cruel, O Cru ou O Vingativo), pela energia posta Vingativo), pela energia posta em vingar o assassínio de Inês de Castro, ou de O-Até-ao-Fim-do-Mundo-Apaixonado, pela afeição que dedicou àquela dama galega. Era filho do rei Afonso IV e sua mulher, a princesa Beatriz de Castela. Pedro I sucedeu a seu pai em 1357.

Page 10: Primeira Dinastia

D. Fernando IO Formoso

D. Fernando I, nono rei de Portugal, nasceu a 31 de Outubro de 1345 em Lisboa. Era filho do rei D. Pedro I de Portugal e sua mulher, a princesa D. Constança de Castela. D. Fernando sucedeu a seu pai em 1367 e morreu a 22 de Outubro de 1383. Foi cognominado O Formoso ou O Belo(pela beleza física que inúmeras (pela beleza física que inúmeras fontes atestam) e, alternativamente, como O Inconsciente ou O Inconstante (devido à sua desastrosa política externa que ditou três guerras com a vizinha Castela, e até o perigo, após a sua morte, de o trono recair em mãos estrangeiras).

Page 11: Primeira Dinastia

D. Beatriz Direito

• Nota: Se procura por outras princesas portuguesas de nome Beatriz, consulte Beatriz de Portugal (desambiguação).

• D. Beatriz de Portugal, rainha de Direito.

• A rainha D. Beatriz de Portugal (ou D. Brites de Portugal, Coimbra, 1372 -Brites de Portugal, Coimbra, 1372 -Madrigal, 1410) foi filha do Rei D. Fernando I de Portugal e de sua mulher, a rainha D. Leonor Teles. Foi a última soberana da Casa de Borgonha, reinando através de regência interposta, tal como sucedeu mais tarde a D. Pedro IV, sendo brevemente destronada pela Revolução de 1383-85 tal como este o foi por seu irmão D. Miguel