2
Notícias Notícia 7. Nota de Imprensa Projecto de Intervenção em Rede sensibiliza para a Violência Doméstica Tiveram início, no dia 8 de Outubro de 2009, no auditório do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra, as primeiras Acções de Sensibilização no âmbito do Projecto de Intervenção em Rede (PIR), dirigido à problemática da violência doméstica. Este ano, são esperados cerca de 240 técnicos de várias formações específicas e Instituições, que representam na nossa comunidade potenciais interfaces nas situações de Violência Doméstica. O projecto PIR desenvolve-se em torno de três eixos de acção informação, intervenção e investigação. A organização das actividades a desenvolver decorre no Serviço de Violência Familiar do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra. Com uma duração de 36 meses (Maio 2009 a Abril 2012), estarão envolvidos técnicos de diversas áreas, intervenientes em diferentes momentos do processo de sinalização, avaliação e encaminhamento/ajuda aos vários ‘actores’ (vítimas e agressores) associados a situações de VD. Entre outros profissionais, integra na sua globalidade técnicos dos Cuidados de Saúde Primários e dos Serviços de Urgência (HUC e CHC). Registe-se que os Profissionais que trabalham nos Cuidados Primários e nos Serviços de Urgência estão estrategicamente posicionados para diagnosticar, intervir e encaminhar mais precocemente os casos de VD.

Projecto de Intervenção em Rede sensibiliza para a Violência Doméstica

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Esta notícia avança com a divulgação de acções de sensibilização no âmbito do projecto PIR, dirigido este, para a problemática da violência domestica. Estas acções decorreram no Serviço de Violência Familiar do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra.

Citation preview

Page 1: Projecto de Intervenção em Rede sensibiliza para a Violência Doméstica

Notícias

Notícia 7.

Nota de Imprensa

Projecto de Intervenção em Rede sensibiliza para a Violência Doméstica

Tiveram início, no dia 8 de Outubro de 2009, no auditório do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra, as primeiras Acções de Sensibilização no âmbito do Projecto de Intervenção em Rede (PIR), dirigido à problemática da violência doméstica. Este ano, são esperados cerca de 240 técnicos de várias formações específicas e Instituições, que representam na nossa comunidade potenciais interfaces nas situações de Violência Doméstica.

O projecto PIR desenvolve-se em torno de três eixos de acção – informação, intervenção e investigação. A organização das actividades a desenvolver decorre no Serviço de Violência Familiar do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra.

Com uma duração de 36 meses (Maio 2009 a Abril 2012), estarão envolvidos técnicos de diversas áreas, intervenientes em diferentes momentos do processo de sinalização, avaliação e encaminhamento/ajuda aos vários ‘actores’ (vítimas e agressores) associados a situações de VD. Entre outros profissionais, integra na sua globalidade técnicos dos Cuidados de Saúde Primários e dos Serviços de Urgência (HUC e CHC). Registe-se que os Profissionais que trabalham nos Cuidados Primários e nos Serviços de Urgência estão estrategicamente posicionados para diagnosticar, intervir e encaminhar mais precocemente os casos de VD.

Page 2: Projecto de Intervenção em Rede sensibiliza para a Violência Doméstica

O PIR – co-financiado pelo POPH, Tipologia 7.7- Projectos de Intervenção no Combate à Violência de Género – resulta de uma parceria da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) com o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra (CHPC) e a Administração Regional de Saúde do Centro.

Estiveram presentes na sessão de abertura Elza Pais, Presidente da CIG, Fernando Almeida, Presidente do CHPC, e Joaquim Gomes da Silva, Vogal do Conselho Directivo da ARS Centro, IP.

Fonte: (2009). Projecto de Intervenção em Rede. CHP-Coimbra. Consultado a 3 de Maio de 2011. Disponível em: http://www.chpc.min-saude.pt/Documents/PIR.htm