2
A Política como Vocação, de Max Weber Ideias principais: Estado e força Sem a força, apenas com estruturas sociais, haveria anarquia e o Estado desapareceria. Violência faz parte do poder. Estado reivindica monopólio do uso legítimo da violência. Única fonte do direito a violência. Política seria o conjunto de esforços para participar do poder ou influenciar a divisão do poder. Dominação e Obediência Quem se entrega a política deseja poder. Estado: dominação do homem pelo homem. Autoridade baseada na obediência -> medo ou esperança. Três formas puras de dominação: legal, tradicional e carismática. Política como profissão Sentido material e moral. Diferença entre viver para a política e viver da política. Político deve ser economicamente independente da atividade política. Serviço Público Trabalhadores especializados e qualificados, que tem honra coorporativa e integridade, e devem administrar de forma apartidária. Demagogo Uso do discurso: marqueteiro político. Tem seguidores, que esperam vantagens de algum tipo. Qualidades do político Paixão pela causa; Responsabilidade; Senso de proporção; Razão/ racionalidade; Sem vaidade; Ética. Ideais e Poder Durante a Primeira Grande Guerra, socialistas optaram por alguns anos de guerra seguidos de Revolução ao invés de paz imediata não-seguida de Revolução. Segundo Weber, é ridículo os socialistas condenarem a “política da força”, quando os mesmos se utilizam dela. Três tipos de dominação legítima Dominação Legal: Estatuto; Obediência a regra; Quem ordena também obedece; Sem influência de cunho pessoal ou sentimental; Funcionário com formação profissional e competência (contrato, salário fixo); Ocorre em: Estado, empresa privada, sistema capitalista; Exoneração e renúncia livres.

Proj.max weber.docx

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Proj.max weber.docx

A Política como Vocação, de Max Weber Ideias principais: Estado e forçaSem a força, apenas com estruturas sociais, haveria anarquia e o Estado desapareceria.Violência faz parte do poder.Estado reivindica monopólio do uso legítimo da violência.Única fonte do direito a violência.Política seria o conjunto de esforços para participar do poder ou influenciar a divisão do poder. Dominação e ObediênciaQuem se entrega a política deseja poder.Estado: dominação do homem pelo homem.Autoridade baseada na obediência -> medo ou esperança.Três formas puras de dominação: legal, tradicional e carismática. Política como profissãoSentido material e moral.Diferença entre viver para a política e viver da política.Político deve ser economicamente independente da atividade política. Serviço PúblicoTrabalhadores especializados e qualificados, que tem honra coorporativa e integridade, e devem administrar de forma apartidária. DemagogoUso do discurso: marqueteiro político.Tem seguidores, que esperam vantagens de algum tipo. Qualidades do político

● Paixão pela causa;● Responsabilidade;● Senso de proporção;● Razão/ racionalidade;● Sem vaidade;● Ética.

Ideais e PoderDurante a Primeira Grande Guerra, socialistas optaram por alguns anos de guerra seguidos de Revolução ao invés de paz imediata não-seguida de Revolução.Segundo Weber, é ridículo os socialistas condenarem a “política da força”, quando os mesmos se utilizam dela. Três tipos de dominação legítimaDominação Legal:

● Estatuto;● Obediência a regra;● Quem ordena também obedece;● Sem influência de cunho pessoal ou sentimental;● Funcionário com formação profissional e competência (contrato, salário fixo);● Ocorre em: Estado, empresa privada, sistema capitalista;● Exoneração e renúncia livres.

Page 2: Proj.max weber.docx

Dominação Tradicional:● Tipo mais puro: dominação patriarcal;● Senhor manda, súditos obedecem, servidores trabalham;● Estatuto sempre válido;● Age de acordo com preferências sociais;● Despotismo;● Estrutura estamental: servidores possuem direito próprio do cargo.

Dominação carismática:

● Devoção afetiva à pessoa;● Pessoas com dons.