14

Quem é a Lu Gabi? · que você acha que é um saco de fazer, como lavar a louça, e deixe para fazer na hora que a vontade de procrastinar bater. Assim você recorre a essa lista

  • Upload
    others

  • View
    1

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

2

Quem é a Lu Gabi?

A Lu Gabi surgiu no final de 2015 quando eu, Luísa, saí da startup que trabalhava e fui fazer uma certificação em Personal Organizer. Durante o curso tive o insight de alinhar meu hobby de costura com organização e, assim, fui criando alguns produtos que ajudavam a organizar a minha mala.

Quando comecei a fazer projetos de organização na casa de outras pessoas, fui percebendo que a organização em si era muito mais do que só organizar o armário, e dependendo da pessoa, era preciso organizar a “parte de dentro” primeiro, antes de organizar o guarda-roupa, por exemplo.

Assim, a Lu Gabi, tomou mais forma e deixou de vender apenas produtos artesanais para trazer soluções práticas e sustentáveis em prol de uma vida mais organizada.

Essas soluções são apresentadas em forma de produtos artesanais, onde se valoriza o trabalho e produção locais, além de buscar materiais de descarte para produzir esses itens, fazendo um movimento de economia circular, além, é claro, de desenvolver consultorias online e física para organização do espaço, rotina e processos, ajudando as pessoas a otimizar o tempo em suas vidas.

3

© Lu Gabi, 2018.

Produção Luísa Gabriela Monte

Revisão de textos Ligia Lopes

Fotos Clara Balbi

Instagram/ Facebook @lugabibr

Site www.lugabi.com.br

4

5

Quando falamos de organização, muita gente “torce o nariz” por

medo de deixar o seu dia “engessado”, quando, na verdade, acontece o contrário. Depois que encontramos os gargalos das rotinas e montamos um planejamento de organização de rotina, a verdade é que, sobra tempo para fazer aquele hobby que você tanto deseja, desengavetar um projeto antigo, ir à academia, ficar com a família, etc.

Eu sei que a organização não é um processo fácil e nem é feito do dia para a noite. Mas encontrar a organização perfeita requer um bom período de força de vontade para alcançar os resultados esperados e planejados. Assim, como nosso empreendimento, precisamos manter o foco e a motivação lá em cima.

Por falar em foco, este é outro ponto que as pessoas que se dizem “desorganizadas” sempre levantam. É normal você pensar que não tem foco e assim não vai conseguir manter a organização no seu dia a dia. Mas você já pensou em fazer o caminho contrário? Quem sabe o seu foco comece a surgir quando você começar a tentar se organizar?

Nós, empreendedores, frequentemente temos a sensação que estamos apagando incêndio durante o nosso dia a dia, que nosso negócio não está evoluindo, que no final do dia não realizamos nada de produtivo, e que não fizemos nada do que queríamos nem no âmbito pessoal. Isso sem falar naquela sensação de cansaço que parece não ter fim. Neste e-book, você vai encontrar os primeiros passos para organizar a sua rotina empreendedora.

Vamos lá!

6

Os 6 P’s da Organização

Não é só o marketing que tem P’s. A organização também tem, e é fundamental que você saiba cada um deles para iniciar a busca pela organização perfeita para você. São eles:

1. Propósito: O que você busca com a organização, o que você busca na sua vida, quais seus objetivos e o que você quer deixar como legado?

2. Planejamento: Como você pretende e pode realizar seus objetivos?

3. Priorização: O que é necessário para que seus objetivos sejam realizados? O que não é necessário e no fim do dia só te consumiu tempo e saúde?

4. Prática: O que você está praticando para que seus objetivos sejam atingidos? E o que pretende mudar para atingir esses objetivos?

5. Persistência: É a famosa força de vontade. Quando achar que tudo está dando errado, é a hora de revisar o planejamento feito, reajustá-lo e eliminar as distrações.

6. Permissão: Permita-se errar, permita-se dar um break, encontre a procrastinação produtiva.

7

A tal da procrastinação produtiva

É a "preguicinha" que dá em vez de produzir o que precisa para o dia, é aquela vontade louca de olhar a rede social, responder todas as mensagens do Whatsapp, ver o e-mail de 5 em 5 segundos, ou seja, tudo o que não vai te fazer produzir mais durante o seu dia, e no final só vai te consumir tempo. Ser produtivo é realizar tarefas que vão te fazer iniciar ou finalizar algo, ou seja, escrever um projeto, limpar a casa e lavar a louça, cumprir todas as tarefas do dia - isso é ser produtivo, mas o que fazer quando bate a vontade de procrastinar?

Essa é a hora que ativamos a nossa lista de coisas "(in)úteis". Liste tudo o que você acha que é um saco de fazer, como lavar a louça, e deixe para fazer na hora que a vontade de procrastinar bater. Assim você recorre a essa lista e faz coisas produtivas no dia momento de procrastinar. No início você pode achar um saco, e sim, olhar os stories do Instagram pode ser muito mais legal. Acontece que, no final do dia, a pia ainda vai estar cheia de louça, você vai estar cansado e não vai nem ter produzido e nem zerado a louça.

Entendeu o ponto em que quero chegar? Se tornar um procrastinador produtivo não acontece do dia para a noite, é preciso iniciar com pequenas tarefas e muita persistência para reprogramar o seu cérebro e fazê-lo esquecer do telefone nesses momentos.

8

9

1. Encontre e elimine as distrações

Você já parou para perceber o que mais te distrai durante o seu dia - a - dia? Já se perguntou porque você demora tanto para realizar uma tarefa ou até mesmo para levantar da cama?

Algumas coisas que podem nos levar às distrações, são:

Notificações no celular ou computador; Deixar o telefone sempre à mostra; Televisão (para quem trabalha em casa); Pessoas que moram na mesma casa; Redes sociais.

Como reduzir essas distrações:

Desative as notificações do telefone, quando algo foi muito importante, pode ter certeza que a pessoa vai te ligar;

Não deixe o telefone à vista enquanto realiza outra tarefa (é importante resistir à tentação);

Evite usar o telefone nas primeiras horas da manhã. Faça a sua rotina matinal (banho, café da manhã, exercício físico ou leitura) e destine esse tempo para você;

Avise às pessoas que moram com você (caso trabalhe em casa) que essa é a sua hora de trabalho, ligue o fone de ouvido e mãos à obra. Caso a pessoa não entenda, procure um café para trabalhar em dias mais críticos;

Evite olhar as redes sociais a toda hora, a mão treme e o coração dispara, mas é muito melhor você focar na sua tarefa agora e depois ter tempo só para ver as redes sociais e interagir com os amigos, focando nisso também.

10

2. Desenhe e busque o seu dia ideal Se você for bom em desenho, desenhe o seu dia ideal. Se gosta de mapas mentais, faça um mapa mental do seu dia ideal. Se você é do mesmo time que o meu, e curte escrever, faça um texto (pode ser textão) do seu dia ideal.

O seu dia ideal começa a partir do momento em que você abre os olhos, então lembre-se de abordar alguns pontos como:

O que faço assim que acordo? Como gostaria de tomar o meu café da manhã? Tomo banho pela manhã? Gostaria de fazer algum exercício físico pela manhã? Preciso levar meu filho na escola?

3. Insira pequenos hábitos na sua rotina Falamos sobre começar a criar uma nova rotina, onde você vai produzir mais, ter mais tempo e ainda assim se dedicar ao que realmente importa para você. Todos nós queremos fazer mais alguma coisa, como um exercício físico, ler mais, ou ficar com a família por mais tempo, mas você sabe o quanto se dedica a esse “algo a mais” que você tanto quer?

Por isso é importante inserir a novidade aos poucos em sua rotina, e vale começar com 1, 5, 10, 15 minutos por dia, e por aí vai. Ou seja, se você quer ler mais, dedique 5 minutos do seu dia para a leitura todos os dias. Se você quer ficar mais com a sua família, dedique-se a jantar com eles todos os dias.

11

Importante: não quebre esse hábito, anote na sua lista de tarefas e cumpra todos os dias!

MUITO importante: deixe o telefone, tablet ou computador (maiores causadores das distrações) longe de você nesses momentos.

4.Gerencie as suas tarefas: Quando anotamos nossos afazeres, ideias e metas, deixamos nossa cabeça livre para criar e pensar caminhos que nos ajudem a alcançar e concluir os objetivos que traçamos. Por isso, o ideal é que você tenha apenas uma "caixa de entrada".

O termo “caixa de entrada” é referente ao caderno ou app onde você anota tudo o que precisa fazer. Acontece que, neste caso, o ideal é você ter um local para anotar tudo e processar as informações depois. Se você é fã do mundo digital alguns aplicativos que podem te ajudar são ToDoIst e Evernote, mas se você é fã do bom e velho papel, conheça o sistema do Bullet Journal, que é uma ótima opção para manter o seu caderno em ordem.

Lembre-se: cabeça foi feita para criar e não para armazenar informações.

5. Faça revisões: Fazer revisões faz parte do ajuste do planejamento e da busca pelo método de organização perfeito para você. Mas tenha em mente que esse método perfeito sempre vai sofrer algumas alterações, porque a vida não é algo constante. Afinal, temos imprevistos, atrasos e também novos planos. Por isso é importante se permitir (lembra do 5º P?)

As revisões devem ser feitas:

Diariamente: Nos últimos 5 minutinhos do seu horário de trabalho ou antes de deitar para dormir, veja o que está planejado para o dia seguinte e o que precisa ser reajustado;

12

Semanalmente: Separe 15 minutos do seu domingo (por exemplo) para alinhar quais serão as tarefas, compromissos e metas da próxima semana e aproveite para fazer um texto corrido de como foi a semana que passou, ou seja, como funcionou o seu sistema de organização, se você cumpriu as tarefas e a meta que estabeleceu para a semana anterior, quais sentimentos apareceram durante a semana e os imprevistos que ocorreram;

Mensalmente: Geralmente no último dia do mês corrente (eu faço assim, você pode fazer como quiser, contanto que faça) separe 30 minutos para planejar o seu próximo mês, ou seja, qual será a meta do mês, qual novo hábito você vai inserir ou com qual vai seguir até incorporar outro melhor à rotina, quais são os feriados e os compromissos que já estão agendados. Veja o que funcionou no mês corrente e o que vai aplicar ou mudar para o próximo. Desta maneira, você já inicia o mês com um planejamento e com a mente mais tranquila sobre o seu processo de organização;

Anualmente: Antes do Natal, revise o seu ano todo. Como foi o ano, as conquistas que teve, o que não funcionou muito bem ou não deu certo, se necessário, faça um texto conversando com você mesmo. Depois, veja o que você espera para o próximo ano, se pretende fazer alguma viagem e como fará isso, se pretende ter um novo hábito... Estabeleça metas reais para o ano novo e lembre-se sempre de voltar a esse planejamento a cada revisão mensal.

13

14

Estes são alguns dos passos que trabalho com os meus clientes e

diariamente comigo. Todos somos humanos, temos nossos medos, frustrações e dúvidas, mas também precisamos manter o foco e a motivação para alcançarmos o nosso propósito como pessoa e como empreendedor.

A sensação de não concluir nada no final do dia, não ser produtivo e viver apagando incêndio, é uma sensação que muitas pessoas têm compartilhado comigo, e, como empreendedora, eu também me vi nessa situação algumas vezes na minha vida.

Como consultora de organização e empreendedora que busca constantemente ser mais produtiva em uma carga de trabalho menor, eu comecei a ver que as pessoas não são desorganizadas, elas apenas não encontraram o melhor método para organizar o dia a dia.

Agora que você já aprendeu a iniciar a busca pela organização perfeita

para você, que tal começar a colocar a mão na massa? Comece anotando em uma folha de papel tudo o que você precisa e deseja fazer, e quais são as áreas da sua vida, por exemplo: pessoal, tarefas de casa, profissional.