2
COLESTEROL – C 27 H 46 O É produzido pelo próprio organismo humano e pode ser encontrado nas gorduras animais. As principais fontes de colesterol na dieta são os ovos, carne de vaca e de galinha. A função do colesterol no organismo é de construir e manter as membranas celulares. Também regulam a fluidez da membrana em diversas faixas de temperatura. O colesterol ajuda na fabricação de bílis (ajuda a digerir gorduras). É importante para o metabolismo das vitaminas lipossolúveis. Principal precursor para a síntese de vitamina D e de vários hormônios esteroides. Pesquisas indicam também que o colesterol pode funcionar como antioxidante. NAFTALINA – C 10 H 8 Pode ser obtido através do petróleo ou por meio da destilação do alcatrão da hulha. Também pode ser adquirida pela modificação catalítica de hidrocarbonetos alifáticos. E além de tudo, pode surgir como subprodutos de indústrias de tintas e resinas, pesticidas entre outros. A principal função da naftalina é de matar as traças e suas larvas com os vapores que exala. DECALINA – C 10 H 18 Pode ser obtido a partir da hidrogenação do naftaleno em estado fundido, na presença de um catalisador. É utilizado como um solvente industrial para diversas resinas ou aditivos de combustível. ERGOVINA – C 18 H 21 N 3 O 2 Pode ser encontrado em farmácias. A ergometrina diminui a hemorragia uterina (pós-part) quando utilizada após eliminação de placenta.

Química TOday

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Química TOday

COLESTEROL – C27H46O

É produzido pelo próprio organismo humano e pode ser encontrado nas gorduras animais. As principais fontes de colesterol na dieta são os ovos, carne de vaca e de galinha.

A função do colesterol no organismo é de construir e manter as membranas celulares. Também regulam a fluidez da membrana em diversas faixas de temperatura. O colesterol ajuda na fabricação de bílis (ajuda a digerir gorduras). É importante para o metabolismo das vitaminas lipossolúveis. Principal precursor para a síntese de vitamina D e de vários hormônios esteroides. Pesquisas indicam também que o colesterol pode funcionar como antioxidante.

NAFTALINA – C10H8

Pode ser obtido através do petróleo ou por meio da destilação do alcatrão da hulha. Também pode ser adquirida pela modificação catalítica de hidrocarbonetos alifáticos. E além de tudo, pode surgir como subprodutos de indústrias de tintas e resinas, pesticidas entre outros.

A principal função da naftalina é de matar as traças e suas larvas com os vapores que exala.

DECALINA – C10H18

Pode ser obtido a partir da hidrogenação do naftaleno em estado fundido, na presença de um catalisador.

É utilizado como um solvente industrial para diversas resinas ou aditivos de combustível.

ERGOVINA – C18H21N3O2

Pode ser encontrado em farmácias.

A ergometrina diminui a hemorragia uterina (pós-part) quando utilizada após eliminação de placenta.

FOMECIN A – C24H32O2

Pode ser encontrado em produtos comerciais relacionados à limpeza.

Tem como função destruir bactérias.

CAPSAICINA – C18H34NO3

É uma substância encontrada na pimenta.

Sua utilidade decorre da sua propriedade analgésica, energética, expectorante, digestiva, antioxidante e vasodilatadora.

Page 2: Química TOday

MORFINA – C15H23NO3

É uma substância extraída do ópio.

Tem como função aliviar a dor.

HEROÍNA – C19H21NO5

Derivada da morfina, portanto também extraída do ópio.

É utilizado como uma substância depressora.

MESTRANOL – C8H8O5

É um hormônio produzido pelos ovários.

Atua bloqueando outro hormônio, evitando assim a ovulação.

ACETATO DE ISOPENTILA – C7H14O2

Pode ser obtido através da reação de esterificação do ácido cético com álcool isopentílico, a qual é catalisada por um ácido.

É utilizado como aromatizante.