19
Escola Estadual Professor Porcino Rodrigues Nomes: Alessandra Barbosa Barbara Cavalcante Bruna Mesquita Fernanda Graziela Talita Oliveira Victor Santos

região sul

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: região sul

Escola Estadual Professor Porcino Rodrigues

Nomes: Alessandra Barbosa

Barbara Cavalcante

Bruna Mesquita

Fernanda Graziela

Talita Oliveira

Victor Santos

Page 2: região sul

Série/ Turma: 1ª D - Professor: Igor Zaki

Índice:

Introdução..........................................................................................2 Conteúdo............................................................................................3 Anexos..............................................................................................10 Conclusão.........................................................................................14 Bibliografia........................................................................................15

Page 3: região sul

Introdução:

A região sul do Brasil é composta pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Essa região possui uma grande influencia européia, principalmente italiana e alemã.Sua área total é de 577.214 km², suas principais cidades são Curitiba-PR, Londrina- PR, Maringá- PR, Florianopolis-SC, Joinville- SC, Itajaí- SC,Porto Alegre-RS, Caxias do sul- RS, Pelotas- RS, entre outras.Algumas festas como a Oktoberfest (de Santa Catarina) e a Festa de Nossa Senhora do Rocio (do Paraná) são festas tradicionais de seus respectivos estados.Para adquirir outras informações sobre a região sul do Brasil, leia esta pesquisa.

Page 4: região sul

Região sul

Paraná:

Informações gerais do estado:

O Paraná está localizado na Região Sul e é cortado pelo Trópico de Capricórnio. Possui 98 km de litoral e dois importantes portos - Paranaguá e Antonina - localizados na baía de Paranaguá. Na divisa com a Argentina, está o Parque Nacional de Iguaçu, tombado pela Unesco como patrimônio da humanidade.

Principais cidades:

As principais cidades do estado do Paraná são: a capital Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava e Paranaguá.

Cultura e Tradições:

A população do estado, conhecido como a "Terra de Todas as Gentes", é constituída por descendentes de diversas etnias, como poloneses, italianos, alemães, ucranianos, espanhóis e japoneses, que, junto aos negros, portugueses e índios, contribuíram na formação da cultura paranaense.

Na agricultura, é o segundo maior produtor de batatas do país e foi considerado, em 1999, o maior produtor de soja, com um quarto da produção nacional. O estado também é responsável por cerca de 23% do total da produção brasileira de grãos.

O Paraná tem 51 museus. Na capital, o Museu Paranaense, o mais importante de todos os museus do Estado, guarda objetos de arte antiga e peças indígenas

O maior teatro do Paraná é o Teatro Guaíra de Curitiba, que conta com um auditório principal para 2.173 pessoas e outros dois secundários para 608 espectadores somados. A capital também tem destaque para a Ópera de Arame, importante obra arquitetônica com capacidade para 2.100 pessoas, e o Teatro Paiol.

Page 5: região sul

O folclore do Paraná é muito rico, cujas manifestações estão nas festas populares, na dança, na mitologia e na culinária, assim como em todos os estados do Brasil.

Todos os municípios festejam seus santos padroeiros, além dos festejos principais dos ciclos tradicionais de cada ano. As principais festas populares tradicionais do Paraná são: a Festa de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, com grande procissão; e a Congada da Lapa (auto popular de origem africana), em homenagem a São Benedito, no município da Lapa.

As principais danças típicas do Paraná são: o curitibano, dança de roda aos pares; o quebra-mana, uma mistura de valsa e sapateado; o nhô-chico, dança popular do litoral e o fandango, dança típica de Paranaguá.

Os pratos típicos do Paraná são: o barreado, apreciado em toda a região litorânea e feito à base de carne cozida, por muito tempo, em panela de barro, até desmanchar-se; o churrasco: como em todo o sul, um dos pratos mais característicos do interior; e os pratos das comunidades de tradição alemã, polonesa e italiana.

O Festival de Teatro de Curitiba; o Festival de Inverno de Antonina; o Festival Internacional da Música de Londrina; a Mostra Londrina de Cinema; o Festival Internacional de Teatro de Londrina; o Fenata - Festival Nacional de Teatro Amador, em Ponta Grossa; o FUC - Festival Universitário da Canção, em Ponta Grossa; o Festival de Dança de Cascavel; o Festival de Música de Cascavel; o Festival de Teatro de Cascavel; o Festival Folclórico e de Etnias do Paraná e o FEMUCIC - Festival de Música Cidade Canção, em Maringá são os mais importantes do estado.

Arte contemporanea:

A peça teatral Tangos & Tragédia, está sendo apresentada na cidade de Curitiba, no estado do Paraná

Patrimonio Cultural:

A praça Osório tem esse nome em homenagem a Manuel Luiz Osório Marquês do Herval, herói da Guerra do Paraguai e Ministro da Guerra em 1878. A Praça Osório, construída em 1914, fica no Centro de Curitiba. Um local intensamente arborizado e ótima área de lazer.

Santa Catarina:

Page 6: região sul

Informações gerais do estado:

Santa Catarina está localizado no Sul do Brasil, sendo o menor dos estados que compõem essa Região, tanto em área como em população.Seus 561 km de litoral atraem milhares de turistas estrangeiros durante o verão, que visitam, principalmente, as cidades de Florianópolis, Garopaba e Balneário Comburiu.

Principais cidades:

As principais cidades do estado de Santa Catarina são: Joinville, Blumenau, Itajaí, Balneário Comburiu, Chapecó, Jaraguá do sul.

Cultura e Tradições:

Além do turismo, o setor industrial tem importante papel na economia de Santa Catarina. O estado possui um dos mais importantes parques têxteis do país, na cidade de Itajaí, e diversas indústrias que fabricam cerâmica, materiais de construção, motores. Também é exportador de móveis, tecidos, carne bovina e suína.

Os mais importantes museus de Santa Catarina são, em Florianópolis, o Museu Histórico (instalado na Casa de Santa Catarina, com armas, uniformes e objetos pertencentes à Companhia Barriga Verde), a Casa de Vítor Meireles, o Museu Etnográfico, Etnológico e Botânico, o Museu de Arte Moderna, o Museu do Índio entre outros.

Entre as festas religiosas catarinenses tradicionais destacam-se: a procissão do Senhor Jesus dos Passos, a festa de São Sebastião, a festa do Divino Espírito Santo (festa móvel, com três dias de duração) e a procissão de Santa Catarina (padroeira do estado).

A influência de imigrantes europeus está em toda a parte de Santa Catarina: na arquitetura, na comida, nos sotaques, nas festas. A mais conhecida dessas festas é a Oktoberfest, que acontece anualmente, na cidade de Blumenau.

Das festas folclóricas, as mais importantes são realizadas no mês de outubro em várias cidades: em Blumenau, a Oktoberfest, festa tradicional alemã, com distribuição de chope, músicas típicas e grupos folclóricos; em Joinville, a Fenachopp; em Rio do Sul, a Kegelfest, onde a atração, além da cerveja, é o bolão, jogo semelhante ao boliche e à bocha; em Treze Tílias, a Tirolerfest, que comemora o aniversário da imigração austríaca; em Jaraguá do Sul, a Schützenfest, mistura de competição de tiro com festival de comida e cerveja; em Brusque, a Fenarreco, a Festa Nacional do Marreco; em Pomerode, a Festa no Zoológico; em Itapema, o Festival do Camarão; e, em Itajaí, a Marejada, festa com comida típica portuguesa.O pau de fita, De origem

Page 7: região sul

portuguesa, encontramo-a associada a dança dos Arcos de Flores e a Jardineira.

Dos pratos típicos catarinenses, os mais conhecidos são a bijajica (bolinho feito de polvilho, ovos e açúcar, frito em banha) e o Ente mit Rotkohl (marreco com repolho roxo), especialidade da região de Brusque, Peixe com pirão, churrasco, Eisben que é o joelho de porco ensopado, massa, polenta, chucrute e marreco.

Arte contemporanea:

A Peça Teatral “A Morte é uma piada”, esta sendo apresentada na cidade Araranguá, no estado de Santa Catarina.

Patrimonio Cultural:

O castelinho Moelmann foi tombado pela Fundação Catarinense de Cultura, é o segundo atrativo mais fotografado do sul do Brasil. Construído em 1978 pelo empresário Udo Schadrack, de família tradicional blumenauense, o prédio consiste numa réplica da prefeitura de Michelstadt, cidade localizada ao sul da Alemanha. Até 1999 foi a sede da Comercial Moellmann, uma das mais importantes empresas do Estado. A partir de 2002, o prédio passou a abrigar a Secretaria Municipal de Turismo. Neste ano, o prédio foi leiloado e agora dará espaço a uma loja e a um café colonial. O castelinho está localizado na cidade de Blumenau- SC.

Rio Grande do Sul:

Informações gerais do estado:

O Rio Grande do Sul é o maior e mais populoso estado da Região Sul, e limita-se com Uruguai, Argentina, oceano Atlântico e Santa Catarina. Em seu território, está o arroio do Chuí, o ponto extremo do sul do país.

Principais cidades:

As principais cidades do estado Rio Grande Do Sul são:Caxias do Sul,Pelotas, Santa Maria, Rio Grande, Passo Fundo.

Cultura e Tradições:

Os imigrantes europeus deixaram sua influência na comida, nos costumes, na cultura do povo gaúcho. Também se cultiva, no estado, as tradições da região

Page 8: região sul

dos Pampas, na fronteira com o Uruguai e Argentina: chimarrão, churrasco e trajes típicos.

A economia do Rio Grande do Sul é bastante desenvolvida, principalmente no setor industrial, com destaque para os ramos tabagista, alimentício e petroquímico. A agropecuária também desempenha papel importante. É o maior produtor nacional de grãos - principalmente soja, milho, trigo e arroz - e o maior fabricante de calçados do país.

Uma das danças típicas do sul é a valsa.O compasso ternário como dança é muito antigo. Originária das danças tirolezas austríacas. Entretanto com o título de valsa somente aparece no Séc. XVII e se realiza nos bailados de óperas no Séc. XVIII. Chega ao seu apogeu no Séc. XIX, com as "Valsas Vienenses" estilizadas pelos músicos e compositores da famílias Strauss. Veio para o Brasil nos fins do Séc. XVIII era conhecida "valsa figurada", trazida pelos portugueses. No Séc. XIX foi difundida e dançada a valsa de par com todas as pompas do Reino e do Império. Hoje, no sul do país a valsa ganhou seu estilo próprio, ritmo e dança. Adaptou-se aos costumes e maneiras do peão gaúcho.Outra dança típica é o chotes Dança de salão originária da Hungria. O "Schottisch" invadiu a França, Alemanha e Inglaterra no Séc. XIX. Apareceu no Brasil no período Regencial e foi moda no Segundo Império. De norte a sul o chotes é uma dança muito popular, cantado ou somente em solo instrumental. É dançado em pares com três passos comuns diferentes: um e um, dois e dois ou dois e um. No Rio Grande do Sul, além dos passos comuns, dança-se o chotes marcado e também, principalmente, entre os descendentes da imigração açoriana, dançam o chotes afigurado sem limites de passos e figuras. Em Santa Catarina também é dançado os passos comuns, chotes afigurado, chotes marcado e chotes contra-passo. No Paraná, além dos passos comuns é mais dançado o chotes marcado, ou seja: uma marcação e um valseio de um em um passo. Nas colônias de origem alemã e italiana dança-se chotes de carreirinha e chotes de quatro passos.

O que é garantido, é que a tradição gaúcha, através de seus pratos típicos, apresenta a mesa o arroz de carreteiro, e também o churrasco que é indispensável na cozinha campeira, nos hábitos alimentares do Rio Grande do Sul. Nada melhor do que estar em uma cidade gaúcha, e ir de encontro a uma churrascaria para saborear um autêntico churrasco, onde o assador prepara a carne, o espeto, o tempero, até mesmo a lenha adequada para assar a carne. Ir de encontro a um rodeio, onde as atividades como o tiro de laço é realizado, além de outras atividades campeiras, e que se escuta sempre o som de uma gaita, com as pessoas em volta assistindo a apresentação artística, como também o encontro de tradicionalistas, de cavaleiros, que vão prestigiar os rodeios pelo Rio Grande do Sul.

Page 9: região sul

A Tradição do chimarrão é antiga no Rio Grande do sul,e ele é um símbolo da Hospitalidade Gaúcha.

Arte contemporanea:

A peça teatral “Uma tragédia de Eurípedes” esta sendo apresentada na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio grande do Sul.

Patrimonio Cultural:

A catedral São Francisco de Paula foi construída a partir de 1832, ela mescla diferentes estilos arquitetônicos. É ornada com magníficos vitrais com motivos bíblicos, altares de mármore da Itália e afresco do pintor italiano Aldo Locatelli, que morou na cidade nos anos 50. A catedral fica na Praça José Bonifácio, no centro de Pelotas- RS.

 

Page 10: região sul

Anexos:

Região Sul.

Fandango – dança típica do estado do Paraná.

Page 11: região sul

Teatro Guaira, Curitiba-PR.

Praça Osório – patrimônio cultural da cidade de Curitiba-PR.

Barreado – comida típica do Paraná.

Festa de origem alemã, realizada na cidade de Blumenau-SC.

Bijajica – bolinho tradicional da região de Santa Catarina.

Page 12: região sul

Pau de fita – dança típica de Santa Catarina.

Castelinho Moellmann – patrimônio cultural da cidade de Blumenau-SC.

Chote – dança típica do Rio Grande do Sul.

Churrasco e chimarrão: duas marcas registradas de pratos típicos dos gaúchos.

Page 13: região sul

Catedral São Francisco de Paula– Patrimônio cultural da cidade de Pelotas-RS.

Page 14: região sul

Conclusão:

Page 15: região sul

Bibliografia:

http://www.culturagaucha.com.br/modelo05a.html http://www.brazilsite.com.br/brasil/estados/rgsul.htm http://santacatarina-online.blogspot.com/2009/09/dancas-folcloricas.html http://asnovidades.com.br/2007/comidas-tipicas-de-santa-catarina-brasil/ http://asnovidades.com.br/2007/comidas-tipicas-de-santa-catarina-brasil/ http://pelotas.ufpel.edu.br/