8
Relatório de Redes Sociais

Relatório de redes sociais Aiesec -Santa Maria

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Relatório tenta ser uma fotografia de como é realizado o posicionamento em redes sociais (Facebook-fan page e Twitter) da AIESEC Santa Maria durante o período de maio a junho de 2012. Usamos as ferramentas Klout e dados fornecidos pelo instrumento de monitoramento do Facebook

Citation preview

Page 1: Relatório de redes sociais Aiesec -Santa Maria

Relatório de Redes Sociais

Page 2: Relatório de redes sociais Aiesec -Santa Maria

Relatório de Redes Sociais o

bjet

ivo

s

CRIT

ÉRIO

S DE

AN

ÁLIS

E

Grá

fico

s e

an

áli

ses

Page 3: Relatório de redes sociais Aiesec -Santa Maria

Relatório de Redes Sociais o

bjet

ivo

s

O presente relatório tenta ser uma fotografia de como é realizado o posicionamento em redes sociais (Facebook-fan page e Twitter) da AIESEC Santa Maria durante o período de maio a junho de 2012. Usamos as ferramentas Klout e dados fornecidos pelo instrumento de monitoramento do Facebook. Essas ferramentas nos ofereceram uma multiperspectiva de nosso perfil, abrangência, tópicos, influência e a flutuação destas variáveis durante o período de um mês.

FERRAMENTAS DE ANÁLISE

O Klout é um site que permite medir a sua influência nas redes sociais, quem são os seus melhores amigos nestas redes ou como têm sido o desempenho nas suas contas no Twitter ou Facebook. Esta é uma excelente forma de medir o seu ROI (Return on investment). O conceito tenta medir não apenas o número de fãs ou seguidores, também acompanha A interaÇÃO. Facebook Insights, a ferramenta de análise de dados da rede social e suas fan pages. Tenta compreender e analisar as tendências no crescimento de usuários e da demografia, o consumo de conteúdo e criação de conteúdo, assim melhoramos nossas experiências no Facebook.

Page 4: Relatório de redes sociais Aiesec -Santa Maria

Relatório de Redes Sociais

CRIT

ÉRIO

S DE

AN

ÁLIS

E

Usamos como critérios para nossa análise cinco características que refletem o valor de marca nas redes sociais:

Popularidade: medida de consagração e desenvolvimento de uma boa relação social;Receptividade: disposição de ouvir e se envolver com a marca;Interação: qualidade de engajamento regular e consistente da comunidade;Alcance de rede: relativo ao público efetivo e potencial;Confiança: influência e autoridade com sua comunidade.

Neste sentido, ao avaliarmos o desempenho da marca AIESEC Santa Maria nas redes sociais acabou por não garantir os mesmos níveis de qualidade nos cinco critérios avaliados.

POPULARIDADE: Vamos ao primeiro item, popularidade, apesar de ter um alcance DE REDE que flutua entre 10 e 14 mil usuários (semana) e ter em média (simples) 150 pessoas comentando conteúdos (semana), há uma forte tendência de participantes da instituição em produzir e comentar seu conteúdo que desenvolve uma espiral que dificilmente consegue repercussão fora dos limites apresentados pelos temas e dos grupos relacionados aos temas (empreendedorismo, sustentabilidade, liderança, diversidade e excelência).

RECEPTIVIDADE:a receptividade (capacidade de querer ouvir os temas) dos mais diversos grupos, por isso sugerimos que use a estratégia do conteúdo colaborativo, isto é, convocar os usuários a criarem conteúdos criativos que representeM os valores que a instituição promove. Além disso, acreditamos ser de fundamental importância para haver uma maior receptividade e interação (tanto no Twitter quanto no facebook) o desenvolvimento de conteúdo customizado, os usuários têm perfis diferentes de consumo de conteúdo na web e conteúdo massificado (de ações de marketing tradicionais promovidos em redes sociais não repercutem o devido valor).

INTERAÇÃO: Apesar de ter um interação relativamente alta entre (ex) membros (em termos de likes e shares), os conteúdos são comentados apenas por pessoas ligadas a instituição e tem pouca atenção de usuários que não são ligados a Aiesec. Uma estratégia a ser pensada é convidar os formadores de opinião (alto klout) dos mais diversos grupos acadêmicos a interagirem com os conteúdos da fan page e Twitter.

ALCANCE DE REDE: Em relação ao alcance de rede, temos um boa cobertura da cidade de Santa Maria e região, com 4.574 visitas, seguidas de 752 visitas de Passo Fundo, em terceiro lugar Porto Alegre com 566, Fortaleza em quarto lugar com 339 visitas e em quinto lugar Curitiba com 305. Como já mencionado anteriormente, a produção de conteúdo direcionado aumentaria as visitas de outras cidades (em centros importantes). Infelizmente, ainda os usuários se concentram em pouco conteúdo e numa única visita. Uma das sugestões além de produção de conteúdo segmentado ( melhor produção de vídeo e fotos), a necessidade de produção de conteúdo em Inglês e Espanhol. Já que em oitavo, décimo e décimo segundo lugar encontram-se cidades (Bogotá-Colômbia, Piura-Peru e Concepción-Chile). Aumentaria a ênfase da marca na região.

CONFIANÇA: A mais difícil qualidade a ser alcançada de todas, é um pouco do resumo de todas as demais qualidades. Geralmente, é alcançada quando já alcançamos um bom nível de receptividade, popularidade, interação e alcance. Entretanto, como ainda há falhas a serem resolvidas nos outros itens ainda é um objetivo a longo prazo.

Page 5: Relatório de redes sociais Aiesec -Santa Maria

Relatório de Redes Sociais

Grá

fico

s e

an

áli

ses

O que fica claro nos gráficos é que o conteúdo gera um crescente interesse das mulheres, em todas as faixas etárias, chegando a uma diferença de quase 6% em relação aos homens na faixa etária dos 18 aos 24 anos de idade. É NECESSÁRIO buscar os motivos pelos quais os homens buscam menos conteúdo NO SITE.

Os conteúdos que adicionam fotos e vídeos têm até 2% mais visualizações que apenas os links, o uso de fotografias deve seguir um padrão que também priorize a qualidade técnica e de edição que demonstre a imagem da instituição de modo profissional.

Devemos aumentar a participação de pessoas que influenciamos, através de uma estratégia mais ativa de comentários e compartilhamentos (principalmente de pessoas com alto klout) que pode posicionar nossa marca cada vez mais para o alto do quadro do klout.

Além disso, temos picos seguidos de vales o que representa que acabamos por desenvolver bem nossas campanhas(em todas as áreas, mas não sustentamos esse esforço). As campanhas devem ser pensadas em todo o seu ciclo e o esforço de comunicação deve ser continuado para manter o número de visitantes já que quase 50% são visitantes únicos.

Desenvolvemos muito bem temas relacionados a: criativity, conference and entrepreneurship. Mas podemos desenvolver mais hashtags e promover a produção colaborativa com outros temas ligados às áreas de nosso interesse. Usamos pouco o Twitter em relação ao facebook, o que representa o privilégio a uma determinada rede, o que nem sempre é bem vista pelos usuários que percebem esse comportamento como despreparo no uso de diversas redes.

Durante este período de análise o nosso perfil em redes sociais foi considerado conversionalist. Este perfil é de usuário que sabe se conectar e sempre tem informações privilegiadas. Mas que consegue interagir com seus usuários quando fala de um tema específico e mais leve. Entretanto, no final do período de análise o nosso perfil foiconsiderado explorador¸ isto é, aquele que explora o ecossistema web e consegue apresentar um nível maior de engajamento e de atividade se desejar. Essa mudança de perfil nas redes sociais mostra de forma clara que não conseguimos sustentar por longos períodos a popularidade, receptividade e interação com os usuários. Geralmente, fazemos um grande esforço de comunicação nos eventos e ações promovidas pela instituição que logo são esquecidos (seja devido a um grande nível de ações conjuntas que perdem força seja pelo conteúdo pouco relevante apresentado). Entretanto, pode-se melhorar o desempenho em RT e mentions. Ao produzir informações que nos liguem aos campos e universos de temas que são promovidos (finanças, sustentabilidade, liderança, responsabilidade e desenvolvimento pessoal).

Page 6: Relatório de redes sociais Aiesec -Santa Maria

Relatório de Redes Sociais

Pontos fortes

Rápida resposta as interações;Alta popularidade;Valores e ideias da instituição bem posicionados.

Pontos fracos

Conteúdo massivo (perde relevância); Pouca interatividade de não-membros; Altos e baixos nas ações de comunicação em redes sociais.

Page 7: Relatório de redes sociais Aiesec -Santa Maria

Relatório de Redes Sociais

estr

atég

ias

CRIE CONTEÚDO (SEGMENTADO)

artigos, entrevistas, notícias são recursos valiosospara o manutenção de público.

PARTICIPE (ESTIMULE A PARTICIPAÇÃO DOS HOMENS E ALUMNI)

comente, compartilhe, use ferramentas de interação nas redessociais.

INOVE (MANTER A AUDIÊNCIA)

use novas ferramentas de edição de fotos, vídeos e publicação de conteúdo.

seja ESPECIALISTA (SEJA O CENTRO DE UM NICHO) torna-se especialista numa série de temas que conhece bem. seja o primeiro a publicar notícias ou tendências nessas áreas.

ofereça um bem (POSICIONE, OPINE E MOSTRE SEUS VALORES)

OFEREÇA UM BEM (SIMBÓLICO) QUE OS CONCORRENTES NÃO OFERECEM NA REDE.

Page 8: Relatório de redes sociais Aiesec -Santa Maria

Relatório de Redes Sociais

COMM @ SM

Realização