2
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO – UFRJ Faculdade de Letras – Curso de Graduação em Letras/Libras Disciplina: Libras I Professora: Bruno Ferreira Aluno: Ramon Linhares RESENHA DO FILME “FILHOS DO SILÊNCIO” O filme tem o título original Children of a lesser God (que poderíamos traduzir por “Filhos de um Deus menor”), mostra uma escola de surdos e exemplifica alguns casos de do tipo de educação ofertada aos surdos. Um Professor chamado Leeds, chega com técnicas inovadoras tentar ensinar os alunos a falar oralmente usando música. Lá esse professor conhecer Sarah, mulher surda que já foi aluna da escola e tornou-se funcionária de lá. Em seu primeiro contato com os alunos, Leeds se utiliza do artifício da queda da cadeira como apresentação inicial e encerra a aula nos primeiros minutos para identificar quais alunos dominavam a leitura orofacial. Ainda fica de cabeça para baixo se utilizando do apoio das mãos para ilustrar a importância da oralização. Podemos perceber que esse tipo de abordagem não se trata simplesmente de tentar promover entre os alunos o aprendizado da fala, mas trabalho ativar suas potencialidades do que é considerado melhor, pois sabemos que existe uma crença de que aprender a falar permitirá uma melhor integração do surdo na sociedade. Passado algum tempo, Leeds consegue se aproximar de Sarah e os dois terminam apaixonados. O filme é muito comovente e nos faz pensar sobre diversos assuntos. Ao vermos o isolamento inicial de Sarah, refletimos sobre como a construção de uma maior relação entre surdos e ouvintes constitui um desafio. O filme também mostra que precisamos tratar as pessoas surdas com muito respeito. Não devemos obrigar os surdos a aprenderem, ou se

Resenha Do Filme Filhos Do Silêncio

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Filme descrito

Citation preview

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO UFRJ

Faculdade de Letras Curso de Graduao em Letras/Libras

Disciplina: Libras I

Professora: Bruno Ferreira

Aluno: Ramon Linhares

RESENHA DO FILME FILHOS DO SILNCIO

O filme tem o ttulo original Children of a lesser God (que poderamos traduzir por Filhos de um Deus menor), mostra uma escola de surdos e exemplifica alguns casos de do tipo de educao ofertada aos surdos. Um Professor chamado Leeds, chega com tcnicas inovadoras tentar ensinar os alunos a falar oralmente usando msica. L esse professor conhecer Sarah, mulher surda que j foi aluna da escola e tornou-se funcionria de l.

Em seu primeiro contato com os alunos, Leeds se utiliza do artifcio da queda da cadeira como apresentao inicial e encerra a aula nos primeiros minutos para identificar quais alunos dominavam a leitura orofacial. Ainda fica de cabea para baixo se utilizando do apoio das mos para ilustrar a importncia da oralizao. Podemos perceber que esse tipo de abordagem no se trata simplesmente de tentar promover entre os alunos o aprendizado da fala, mas trabalho ativar suas potencialidades do que considerado melhor, pois sabemos que existe uma crena de que aprender a falar permitir uma melhor integrao do surdo na sociedade.

Passado algum tempo, Leeds consegue se aproximar de Sarah e os dois terminam apaixonados. O filme muito comovente e nos faz pensar sobre diversos assuntos. Ao vermos o isolamento inicial de Sarah, refletimos sobre como a construo de uma maior relao entre surdos e ouvintes constitui um desafio.

O filme tambm mostra que precisamos tratar as pessoas surdas com muito respeito. No devemos obrigar os surdos a aprenderem, ou se comportarem falsamente como se soubesse, lngua oral. Quando Sarah e Leeds brigam no filme por um no entender o lado do outro, podemos ver uma cena muito interessante: Leeds mergulha na piscina para tentar compreender o mundo de silncio em que Sarah vive.

Outro preconceito que o filme quebra que os surdos sabem se comunicar por si mesmos. Sempre temos a impresso que temos que falar por eles. No entanto, no filme observamos que eles tm suas prprias ideias, seus prprios pensamentos.

Esse filme nos traz uma grande lio de vida, e muitos assuntos para refletirmos. Nos mostra um mundo sobre o qual pouco conhecemos e nos faz compreend-lo melhor. Ou seja, o prprio filme tem um grande papel na integrao da sociedade ouvinte com a comunidade surda.