2
As Empresas são Grandes Coleções de Processos Todos os serviços oferecidos por uma empresa partem de um processo empresarial. Processo esse, cuja definição mais usada é como sendo qualquer atividade ou um conjunto delas que toma uma entrada (input), adi ciona valor a ele e fornece uma saída (output) a um cliente específico. De forma mais clara, “os processos utilizam recursos da organização para oferecer resultados objetivos aos seus clientes” (Harrington, 1991). Segundo Gonçalves, há cinco modelos básicos de processos empresariais: o fluxo de material, o fluxo de trabalho, a série de etapas, as atividades coordenadas e a mudança de estados. As técnicas desenvolvidas para ambiente industrial são bastante utilizadas nas empresas na forma de conceito de processos, levando a uma modernização, ajudando na diminuição do desperdício e retrabalho. Os processos empresariais são relacionados aos processos de informação e decisão, que podem ser horizontais, usualmente se referindo à alocação de recursos de fundos e talentos, e verti cais, quando se relacionam a planejamento e orçamento empresarial. Porém, esses processos empresariais nem sempre são formados de atividades claramente delineadas em termos de conteúdo, duração e consumo de recursos definidos. E por esse motivo, torna-se mais interessante, em diversas vezes e situações, separar alguns processos e organizá-los por etapas. Esses processos são divididos em três categorias básicas: processos de negócio (ou de cliente) são um conjunto de atividades que caracterizam a atuação da empresa com o objetivo de produzir produto ou serviço para seus clientes; processos organizacionais ou de integração organizacional estão centralizados na organização e buscam viabilizar, de forma coordenada, o funcionamento dos seus subsistemas para garantir execução e suporte adequado aos processos de negócio; e processos gerenciais focalizam nas ações e relações gerenciais, incluindo aquelas que fazem mediação e ajuste de desempenho da organização. Através do conceito de processos, é possível perceber de forma mais integrada e clara o comportamento dos gerentes, assim como possibilitar a análise adequada dos processos administrativos, tão importantes para o funcionamento dos processos essenciais da organização. A avaliação da qualidade do atendimento aos pedidos dos clientes é um processo gerencial típico em diversas organizações. Os processos organizacionais e gerenciais são processos de informação e decisão. Eles podem ser verticais e horizontais. Os processos verticais usualmente se referem ao planejamento e ao orçamento empresarial e se relacionam com a alocação de recursos escassos (fundos e talentos). Os processos horizontais são desenhados tendo como base o fluxo do trabalho.

Resumo artigo 1

  • Upload
    rabbit

  • View
    215

  • Download
    0

Embed Size (px)

DESCRIPTION

resumo cap 1

Citation preview

Page 1: Resumo artigo 1

As Empresas são Grandes Coleções de Processos

Todos os serviços oferecidos por uma empresa partem de um processo empresarial. Processo esse, cuja definição mais usada é como sendo qualquer atividade ou um conjunto delas que toma uma entrada (input), adi ciona valor a ele e fornece uma saída (output) a um cliente específico. De forma mais clara, “os processos utilizam recursos da organização para oferecer resultados objetivos aos seus clientes” (Harrington, 1991). 

Segundo Gonçalves, há cinco modelos básicos de processos empresariais: o fluxo de material, o fluxo de trabalho, a série de etapas, as atividades coordenadas e a mudança de estados.  As técnicas desenvolvidas para ambiente industrial são bastante utilizadas nas empresas na forma de conceito de processos, levando a uma modernização, ajudando na diminuição do desperdício e retrabalho. Os processos empresariais são relacionados aos processos de informação e decisão, que podem ser horizontais, usualmente se referindo à alocação de recursos de fundos e talentos, e verticais, quando se relacionam a planejamento e orçamento empresarial.

Porém, esses processos empresariais nem sempre são formados de atividades claramente delineadas em termos de conteúdo, duração e consumo de recursos definidos. E por esse motivo, torna-se mais interessante, em diversas vezes e situações, separar alguns processos e organizá-los por etapas. Esses processos são divididos em três categorias básicas: processos de negócio (ou de cliente) são um conjunto de atividades que caracterizam a atuação da empresa com o objetivo de produzir produto ou serviço para seus clientes; processos organizacionais ou de integração organizacional estão centralizados na organização e buscam viabilizar, de forma coordenada, o funcionamento dos seus subsistemas para garantir execução e suporte adequado aos processos de negócio; e processos gerenciais focalizam nas ações e relações gerenciais, incluindo aquelas que fazem mediação e ajuste de desempenho da organização. Através do conceito de processos, é possível perceber de forma mais integrada e clara o comportamento dos gerentes, assim como possibilitar a análise adequada dos processos administrativos, tão importantes para o funcionamento dos processos essenciais da organização.

A avaliação da qualidade do atendimento aos pedidos dos clientes é um processo gerencial típico em diversas organizações. Os processos organizacionais e gerenciais são processos de informação e decisão. Eles podem ser verticais e horizontais. Os processos verticais usualmente se referem ao planejamento e ao orçamento empresarial e se relacionam com a alocação de recursos escassos (fundos e talentos). Os processos horizontais são desenhados tendo como base o fluxo do trabalho.

De maneira geral, os processos nas empresas podem ser internos (quando têm início, são executados e terminam dentro da mesma empresa) ou externos. Os processos podem, também, ser inter ou intra organizacionais (quando envolvem diversas empresas diferentes para a sua realização).  As características importantes dos processos são: sua inter funcionalidade e o fato de que eles têm clientes. As empresas que conseguirem explorar o potencial da centralização das prioridades, as ações e os recursos nos seus processos serão destacadas.

A gestão por processos organizacionais difere da gestão por funções tradicional em pelo menos três pontos: emprega objetivos externos; os empregados e recursos são agrupados para produzir um trabalho completo; e a informação segue diretamente para onde é necessária, sem o filtro da hierarquia. Uma vez que as pessoas passam a trabalhar no processo, e não mais nas áreas da empresa que deixam de existir ou perdem muito de sua importância, a gestão dessas pessoas deve seguir modelos muito diferentes dos tradicionais. 

O autor conclui dizendo que muitas empresas já fizeram esforços para melhorar seus processos, o que não significa que se tenham tornado centradas nos seus processos nem que estejam fazendo as coisas da melhor ma-neira possível. Também não quer dizer que estejam obtendo o melhor resultado possível nem que estejam cen -trando seus recursos e esforços no seu cliente final. A falta de um entendimento claro sobre o conceito de processo e a aplicação apenas pontual desse conceito na administração das empresas, pode explicar parte dessa limitação na obtenção de resultados pelas nossas empresas. Ainda há muito que fazer na aplicação do conceito de processo empresarial às empresas. O entendimento do funcionamento das organizações tem sido tão limitado, que ainda resta muito a ser feito para aperfeiçoá-lo.