1
MARCAS DA ORALIDADE NO DISCURSO ESCRITO – GÊNERO BLOG Andreza Paes Thaís de Faria Tema As marcas da oralidade no discurso escrito – gênero blog: A pesquisa tem por foco fazer um levantamento do que temos enquanto registro escrito que é pertinente à oralidade no gênero blog. Para isso, estamos analisando blogs franceses (Histoire d’ados e Chronique d’une ados Zoé). Nosso objetivo é puramente descritivo. Suporte Teórico A pesquisa irá se guiar pela linha de pensamento da heterogeneidade da língua. Para tal, em princípio, utilizaremos os conceitos de Marcuschi. Metodologia Leitura dos blogs Leitura do material teórico (trabalhos) para análise Levantamento de dados (ocorrências nos comentários) Análise dos dados Bibliografia MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2004. MARCUSCHI, L. A Hipertexto e gêneros textuais CRYSTAL, D. A revolução da linguagem. Tradução de Ricardo Quintana. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. CRYSTAL, D. Language and The Internet (pdf) ARAÚJO, J. C.; BIASI-RODRIGUES, B. (Org.) Interação na internet: novas formas de usar a linguagem. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p.19-29.

Resumo Do Trabalho

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Trabalho

Citation preview

Page 1: Resumo Do Trabalho

MARCAS DA ORALIDADE NO DISCURSO ESCRITO – GÊNERO BLOG

Andreza PaesThaís de Faria

Tema

As marcas da oralidade no discurso escrito – gênero blog: A pesquisa tem por foco fazer um levantamento do que temos enquanto registro escrito que é pertinente à oralidade no gênero blog. Para isso, estamos analisando blogs franceses (Histoire d’ados e Chronique d’une ados Zoé). Nosso objetivo é puramente descritivo.

Suporte Teórico

A pesquisa irá se guiar pela linha de pensamento da heterogeneidade da língua. Para tal, em princípio, utilizaremos os conceitos de Marcuschi.

Metodologia

Leitura dos blogs

Leitura do material teórico (trabalhos) para análise

Levantamento de dados (ocorrências nos comentários)

Análise dos dados

Bibliografia

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

MARCUSCHI, L. A Hipertexto e gêneros textuais

CRYSTAL, D. A revolução da linguagem. Tradução de Ricardo Quintana. Rio de Janeiro: Jorge

Zahar, 2005.

CRYSTAL, D. Language and The Internet (pdf)

ARAÚJO, J. C.; BIASI-RODRIGUES, B. (Org.) Interação na internet: novas formas de usar a

linguagem. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p.19-29.