44
OLHE Dia do estudante. Pg.43 Literatura em cena ! Entrevista com Professora Virgênia Pg.05 Festa junina ! Pg.35 Agenda jovem Pg.42

Revista Digital

Embed Size (px)

DESCRIPTION

 

Citation preview

Page 1: Revista Digital

OLHE

Dia do

estudante.

Pg.43

Literatura

em cena !

Entrevista

com

Professora

Virgênia

Pg.05

Festa junina !

Pg.35

Agenda

jovem

Pg.42

Page 2: Revista Digital

Índice ........................................................................................................ Página

Crédito ..................................................................................................... 02

Carta ao leitor ........................................................................................... 03

Artigo de opinião....................................................................................... 04

Entrevista .................................................................................................. 05

Resenha .................................................................................................... 07

Sinopse da peça ( Literatura em cena )..................................................... 15

Biografia do autor da peça ....................................................................... 17

Propaganda............................................................................................... 18

Anúncio..................................................................................................... 20

Tirinha ,charge e caricatura..................................................................... 22

Notícias, esporte local , comunidade , nacional e internacional............. 27

Agenda cultural: da escola e cidade....................................................... 35

Agenda jovem.......................................................................................... 42

Dia do estudante...................................................................................... 43

Page 3: Revista Digital

• Créditos

Professor :

Francisco Albuquerque

Representante :

Samara Paixão

Vice representante :

Matheus Rodriguês

Suplente :

Isaac Luan

Lideres dos grupos :

Ana Carolina Dantas

Isaac Luan

Leticia Dasmasceno

Luciana Fernandes

Rilda Mikaelle

Yasmin

Direção Geral :

Ricardo

Marli

Page 4: Revista Digital

• Querido leitor,

Desde do começo do ano recebemos a noticia que iriamos realizar esse trabalho : A revista digital . Por ser um trabalho que exige muita colaboração , empenho , e pontualidade , tivemos a ajuda indispensável do Professor Francisco Albuquerque, um excelente coordenador do projeto .

Foi um trabalho cansativo , mais que valeu muito a pena . Tivemos a oportunidade de interagir mais de perto com a direção , e ate mesmo com outras turmas .

Foi um trabalho de extrema importância para nosso aprendizado , além de ter sido uma nova experiência para os alunos do 1º ano do EM.

Demos o nosso máximo para que saísse uma excelente revista , espero que agrade a todos , lembrando que não somos profissionais, apenas estamos tendo uma nova experiência .

Grato, 1º ANO H

Page 5: Revista Digital

Artigo de opniões

* Direção da escola

Sobre a direção da escola , algumas coisas funciona bem , mas pode

melhorar se a direção fosse mais presente sobre os fatos que

acontecem por exemplo :quando o aluno tem um problema com seu

professor por muitas vezes não é bem orientado pelos supervisores da

escola e muita das vezes esses problemas não passado para a

diretora .

Concluindo minha opinião é que a diretora deveria ser mais presentes

, como os alunos é soubesse a opinião dos alunos .

* Projetos

Todos os projetos visão uma boa formação escolares e cultural do

aluno , fazendo com que ele venha ser no futuro um cidadão de bem

através desses projetos e conscientizar os alunos da responsabilidade

de seus atos .

Page 6: Revista Digital

• Entrevista cedida pela professora Virgênia de Geografia do CEM 03 de Taguatinga.

• Entrevistadores: Felipe e Hugo • Convidado entrevistado : Virgênia

1- Qual sua opinião sobre o desenvolvimento da escola em geral ? - Os alunos dessa escola são bons, acho que os alunos dos 1º anos ainda estão meio perdidos com a história do Ensino Médio, com as responsabilidades que tem que ter, mas em geral são alunas comprometidos. Alunos de boa família de boa índole, não temos problemas com alunos aqui no CEM 03 . 2- Qual sua opinião sobre os projetos da escola ? -Eu acho que os projetos só enriquecem, só valorizam o ensino médio e enriquecem a vivencia dos alunos na escola , que no ensino médio não é só conteúdo próprio e sim um ensino de integração de aluno , de propostas e de projetos. 3- O que acha sobre o comportamento dos alunos em geral ? - Acho que os alunos do 1º ano que são maioria que eu tenho ainda tem um comportamento infantil para a idade, eles ainda não pegaram o bonde da coisa, então ainda conversam muito , usam muito equipamentos eletrônicos , em fim a realidade tem que mudar.

Page 7: Revista Digital

4- sua opinião sobre a direção do CEM 03 ?

-A direção é muito comprometida, são muito organizados, a escola é muito organizada e funciona realmente , é uma direção muito comprometida com os projetos, porque é uma escola de projetos e a direção vê além disso todo nosso trabalho.

5-Qual sua opinião em relação as notas obtidas ate agora ?

-O primeiro bimestre foi um desastre, até mesmo pela adaptação dos alunos , e as notas foram muito baixas e o aluno não ingatar no primeiro bimestre e normal e é de se esperar isso dos 1º anos. No 2º bimestre as notas foram melhores e agente espera bons resultado do 3º e 4º bimestre , mais e só uma questão de adaptção do aluno , as notas estão condicentes com a realidade deles.

Page 8: Revista Digital

• Resenha

• Autor : Nicolau Maquiavel

• Livro : ( o príncipe )

• Maquiavel é italiano natural de Florença o mais alto funcionário da Segunda Chancelaria de

Florença teve oportunidade de fazer várias viagens diplomáticas , onde pode conhecer grandes

pe so age s da épo a . Co o o es ito pu li ou e t e out as o as o o A Ma d ágo a , A a te de gue a , Co e tá io so e a P i ei a Dé ada de Tito Lívio . A p ese te o a é u livro sobre a orientação prática de algumas ações políticas que o príncipe deve fazer para

conquistar e se manter no poder . O liv o se dese volve e apítulos . No p i ei o apítulo , Os vá ios tipo de Estado , e o o são i stituídos p. , ap ese ta dois tipos de p i ipados e hereditário e a adquirido , e a ponta quais são as duas formas de como o governante chega ao

poder uma pela virtude e a outra pela fortuna .

• No segu do , As o a uias he editá ias p. -31) , afirma que o principado hereditário é o mais difícil de ser conquistado , e mais fácil de manter o poder , pois o povo esta acostumado a se do i ado pelos seus gove a tes , O te ei o As o a uias istas p. -42) , o autor apresenta qual o método que o soberano deve fazer para conquistar o Estado . A primeira ação que o príncipe deve tomar é eliminar a linhagem do principado anterior , e a segunda não muda o costume do povo conquistado e a terceira ação o soberano deve fixar sua resistência no local conquistado , além do conquistador deve ser afastar dos poderosos , pois estes podem conspirar futuramente contra o governante .

Page 9: Revista Digital

• No ua to , Po ue azão o Rei o de Dá io , ue Alexa d e havia ocupado , não se rebelou contra seus sucessores após a morte de Alexa d e p. -48) Maquiavel responde esse questionamento mostrando duas formas de governo é o príncipe governando junto com

o es o títulos ão dado pelo so e a o . No ui to O odo de governar as cidades ou Estado que antes de conquistas tinham a sua p p ia leis p. -50) , o autor aponta três caminhos que o governo deve tomar nessa situação : a primeira é destruí-los , a segunda transferir a residência de soberano para o local conquistado , e a terceira é deixar o povo vive a sua a tiga lei o a do so e te i postos . No sexto , Os novos principados conquistados pelo valor e as próprias artes (p.51-53), apresenta alguns exemplos de alguns conquistadores que chegaram ao poder pelo valor , e não pela fortuna . Citando o exemplo de Moíses , Ciro , R ulo e Teseu . Os ovos p i ipados o uistados pela fo tu a (p.54-63) , diz que aqueles que conseguem o poder pela fortuna (sorte) devem que aqueles que conseguem o valor , pois caso esse governante vai se destituído do poder e coloca o exemplo de César Borgia para de o st a sua teo ia . O oitavo os ue o atos i i osos hega a ao gove o de u Estado p. -69) , Maquiavel cita alguns exemplos de como algumas pessoas chegaram ao poder pelos crimes , e afirma que se o soberano que se manter no poder pelos crimes , e afirma que se o soberano que se manter no poder deve sempre moderar a sua forma bruta usando-o de maneira racional .

Page 10: Revista Digital

• . No o , O p i ipado Civil p. -74) , apresenta um exemplo de um cidadão que chega ao poder , ou por ajuda do povo ou pela aristocracia e afirma que é mais fácil deste príncipe se manter no poder apoiado pelo povo de que pelos ricos , por esse motivo o monarca deve sempre encontrar uma maneira para que os seus súditos sempre encontrar uma maneira para que os seus súditos sempre pe a eça fieis . No dé i o , Co o avalia a fo ça do Estado p. -77), para que o soberano possa se manter no poder necessário pensar em montar um bom exército para a projeção da cidade e ter apoio do povo .

Page 11: Revista Digital

• . Dé i o p i ei o , P i ipado E lesial p. -80) , o autor diz que esse tipo de principado tem que mais facilidade de se manter o poder , pois a Igreja tem um poder temporal , por isso que sua estrutura é sólida não correndo o risco de ser disposto . Décimo segundo , Os dife e tes tipos de ilí ias e de t opas

e e á ias p. -86) , Maquiavel descreve o sistema de defesa usado pelos monarcas para se manter no poder que são boas leis e bons exércitos , no entanto , o escritor dá um conselho para que os governantes , pois estes vão ser sempre fieis as suas ordens , diferente dos exércitos mistos e mercenários . Décimo te ei o , Fo ça auxilia es , istas e a io ais p. -91) , afirma que nenhum príncipe pode ter segurança sem o seu próprio exército , pois caso esteja sem ele dependera inteiramente da sorte , porque não terá meios confiáveis de defesa .

Page 12: Revista Digital

• Décimo quarto, ´´Os deveres do príncipe para com sua milícia´´ (p.92-95), o soberano prudente deve sempre está treinando a sua o seu exército para a guerra, pois acontecendo qualquer imprevisto o Rei vai sempre resistir os golpes dos seus adversários. Décimo quinto, ´´As razões pelas quais os homens, especialmente os príncipes são louvados pela vituperados´´ (p.96-97), Maquiavel aconselha aqueles pessoas que desejam o poder, para que saibam conduzir os súditos e os aliados. É necessário que o governante não provoque escândalos, pois isso ajudará manter no poder.

Page 13: Revista Digital

• . Décimo sexto, ´´A liberdade e a parcimônia´´ (p.98-99), diz que é necessário para o governante manter-se no poder é necessário ostentar um pouco a sua riqueza, pois o povo gosta de ver, mas Maquiavel adverte que não deve explorar muito o povo, pois se não estes podem se revoltar contra o seu soberano. Décimo sétimo, ´´A crueldade e a clemência. Se preferível ser amado ou temido´´, (p.100-105), coloca que o ideal que o soberano tivesse as duas características ser amado e temido, como não é possível possuir essas duas qualidades e preferível que seja temido do que ser amado, no entanto não se pode exagerar muito na maldade. Décimo oitavo, ´´A conduta dos príncipes pretende conquistar e manter o poder, não importa os meios empregados serão honrosos ou não, não o soberano sempre visa um resultado. Décimo nono, ´´Como se pode evitar o desprezo e o ódio (p.110-122), o soberano nunca deve ser odiado pelo povo, pois caso seja será fácil deposto, mas no momento em que o príncipe respeita o patrimônio e as mulheres os súditos lutaram pelo seu governante.

Page 14: Revista Digital

• Vigésimo, ´A utilização da construção de fortaleza, e de outras medidas que os príncipes adotam com frequência´´(p.123-129), afirma que o monarca não deve desarmar os seus cidadãos, pois isso é prejudicial ao príncipe, mais armado o povo eles vão mais fieis. No vigésimo primeiro, ´´Como deve agir um príncipe para ser estimado´´ (p.130-135), o monarca para ser estimulado deve fazer grandes empreendimentos, e deve sempre se posicionar em uma guerra. Vigésimo segundo, ´´Os ministros do Príncipes´´ (p.136-138), o soberano deve ter muita sabedoria deve ter muita sabedoria antes de escolher as pessoas que o rodeiam para que estes sempre mantenham a fidelidade.

• Vigésimo terceiro, ´´De que modo escapar dos aduladores´´ (p.137-144), Maquiavel orienta aquelas pessoas que estão no poder ter muito cuidado com os aduladores, uma forma de escapar desse perigo e escolher algumas pessoas para aconselhar, mas somente se o soberano quiser.

Page 15: Revista Digital

• Vigésimo quarto, ´´As razões por que os príncipes da Itália perderam seu domínio (p.142-144), é o resumo do livro de como o Príncipe deve conquistar, no entanto, os príncipes italianos contarão muito com a fortuna e não tinham virtude para governar o seu Estado. Vigésimo quinto, ´´O poder da sorte sobre o homem e como resistir-lhe (p.145-149), os governantes devem ter muito cuidado com a fortuna, pois esta pode fazer a cabeça do monarca, mas é preciso ter prudência e audácia só assim vai poder controla-la. Vigésimo sexto, ´´Exortação á liberdade da Itália dominada pelos bárbaros ´´ p.150-160), Maquiavel clama a Medice, para quem escreveu esse livro quando estava no cárcere, mostre sua validade comandando os italianos para a libertação da Itália.

Page 16: Revista Digital

• Uma mulher do outro mundo

• Blithe Spirit, traduzido por Miguel Paiva como Uma Mulher do Outro Mundo, é uma comédia atemporal, hilariante, que leva o público à gargalhada sem perder em nenhum momento suas características principais: sofisticação e elegância. Com adaptação e direção de Alexandre Reinecke e elenco afinado, o espetáculo é marcado pela precisão e agilidade de diálogos e de situações. Com o intuito de colher dados para um novo livro, o famoso escritor Charles Condomine (Jairo Mattos) e sua segunda esposa, Ruth (Lúcia Veríssimo), fingindo credulidade e interesse no sobrenatural, convidam uma conhecida médium, Madame Arcati (Iara Jamra), para jantar e realizar uma sessão espírita. Surpreendentemente para o casal, Madame Arcati se revela possuidora de reais poderes. Porém, por não controlá-los muito bem ela acaba criando um sério problema: traz do além-túmulo a primeira esposa de Charles, Elvira (Adriane Galisteu). Charles e Elvira tinham sido um casal feliz até seu prematuro falecimento. Assim, ao voltar para a terra e defrontar-se com a situação atual de seu viúvo, Elvira torna-se imediata e obsessivamente empenhada em tornar a vida do casal um inferno e destruir o segundo casamento de Charles.

Page 17: Revista Digital

• O viúvo então se vê no meio de um acirrado cabo de guerra entre suas 2 esposas e Ruth entra em desespero contra a rival sobrenatural que, por sua vez, tenta com afinco seduzir novamente o esposo e afastá-lo de sua atual companheira. Enquanto isso Madame Arcati se esforça de todas as formas e maneiras para resolver o impasse tentando fazer com que Elvira retorne ao seu local de origem. Os esforços de Madame Arcati têm efetivos resultados, só que não exatamente aqueles esperados. Completam ainda o elenco a atriz Dani Mustafci, como Edith a empregada, e o ator Marcio de Luca, no papel de Dr. Bradman, amigo da família. O dramaturgo inglês Noël Coward escreveu Uma Mulher do outro Mundo em 1941, e ainda hoje o texto e trama conservam suas excepcionais qualidades dramatúrgicas, tendo recentemente re-alizado uma brilhante temporada em Londres e na Broadway onde, por sua atuação no papel de Madame Arcati, a atriz Angela Lansbury recebeu o TONY, o mais importante prêmio do teatro americano de melhor atriz de 2009. As críticas referentes às montagens mais recentes reforçam a genialidade do autor quando afirmam ter ele com esse texto, sem o saber, inventado o sit-com. Não é por outra razão que esse autor, de prendas múltiplas, é considerado um dos maiores dramaturgos da língua inglesa, com espetáculos atemporais, sempre envolvidos em análises criticas e muito engraçadas da sociedade em que vivemos. Conseguem assim, simultaneamente, educar e entreter.

Page 18: Revista Digital

Coward, Noel Pierce (1899-1973) Dramaturgo, ator, diretor de palco, produtor, compositor, nascido em Teddington, Middlesex (Inglaterra), em 16 de dezembro de 1899 e morreu em Port Maria ( Jamaica) em 26 de março de 1973. Homem de teatro no sentido mais amplo do termo, Coward, do reino da alta comédia, criticou duramente a moralidade vitoriana de seu tempo. Ele foi o mais prolífico e bem sucedido dos que escreveu no período entre guerras dramaturgo. Ligada ao teatro desde de infância, sua versatilidade o ajudou a fazer o trabalho de autor, adaptador , ator, produtor , diretor , palco , cineasta e compositor. Mesmo como um dramaturgo, ele também trabalhou em diferentes gêneros ( farsa, comedia social, a comedia de costumes , teatro burguês serio , sátira , revista de musica , drama histórico, cenas curtas, canções, roteiros para documentários e longas –metragens) . Chamou-se The Maste . Muitas das obras de Coward entra plenamente este tipo de comédia s sofisticadas e tem um bom senso de teatro e diálogo espirituoso. Mas seu talento também abrangeu outros gêneros. Parte de conversação, escrita em Francês e Inglês, é mais uma comedia sentimental de costumes, mas também um drama histórico sobre Brighton em 1811. Outras obras se aproximou do drama naturalista, como cavalgada.. Coward , no entanto, sacrificou qualidade par a o sucesso comercial.

Page 19: Revista Digital
Page 20: Revista Digital
Page 21: Revista Digital

CEM 03 de Taguatinga apresenta: LITERATURA EM CENA

Estejam presentes, e vejam as grandes

obras de autores passada de um livro para

cenas de teatro. Contamos com sua

presença !

Page 22: Revista Digital

Alunos do CEM 03 de Taguatinga : PAS e ENEM 2014 !

Façam suas inscrições !

Page 23: Revista Digital

Dicas 1- Primeiro projeto 2014

2-segundo projeto 2014

3-nome da diretora

4-onde se localiza a escola

5- o mês que acontecerá o literatura em cena

6- um dos esportes jogados no interclasse

7- o país que representa a turma

8-uma obra literária muito cobrada pelo professor de filosofia

Page 24: Revista Digital

O que você me diz sobre as eleições de 2014 ?

São todos iguais ! Vou vota o A uda , pois pelo

menos já sei o que ele faz !

Page 25: Revista Digital

Gincana cultural

A gincana cultural foi mais um projeto do nosso colégio,

que teve como objetivo a interação entre os alunos de cada turma entre si e com a comunidade. Consistia em

provas esportivas e culturais, arrecadação de alimentos e

donativos para caridade, doação de sangue para o

hemocentro de Brasília entre outras coisas. Foi um projeto que levou ate a direção do

colégio á cair na brincadeira

c h t i c a r i d a d e s s

a l u N o s p a n g a z A X

L A G I N C S N A O Z A R W

I B R A S I L I A U C O I N

M G P B L N A C L U C D E C

E C O G T C E P L D U L D O

N O N P X R C T M S L S A M

T L T D I H U T L G T V C U

O E D d R R I R I O U A N N

S G V P A L F B C N R U I I

G I A i N T E r a c A O R D

M O s b B e d p d l l p B A

N o r t n e c o m e h r l D

s a v o r p l m r p a u v E

Page 26: Revista Digital

Caricatura

Page 27: Revista Digital

Interclasse

O momento tão esperado pelos alunos do CEM 03 de Taguatinga Sul chegou. No dia 26 de agosto de 2014 segunda e terça feira aconteceu o interclasse. Com grande abertura tivemos o desfile

dos jogadores, depois a bandeira do Brasil do Distrito Federal e do CEM 03, tivemos o hino nacional cantado por uma belíssima voz e para fechar, o juramento dos jogadores com participação do aluno Pedro Henrique do 1° D juntamente com todos jogadores, o diretor Ricardo da início aos jogos. O primeiro jogo do interclasse foi das turmas 1°"H" e 1°"D" as turmas tinham ótimos jogadores e assim

começa o jogo. Muitos palpitando que o jogo acabaria com o placar de 2x1 para o 1°"D", todos muito ansiosos, nada de gol no primeiro tempo, mas no segundo um jogador do 1°"D" faz um gol, o 1° tenta correr atrás mas não conseguiu e o jogo encerra com o primeiro "D" vencedor da partida. No dia 27 de agosto de 2014 foi o segundo e ultimo jogo do 1°"H", eles jogaram contra o 1°"G", foi um bom jogo, o placar ficou empatado de 1x1 e os jogos acabam

para o 1°"H", nenhuma vitória mas um grande aprendizado.

Page 28: Revista Digital

Interclasse

Page 29: Revista Digital

Comunidade

Podemos dizer que hoje na comunidade temos distintas formas de jogar o futebol ; em quadras, ruas, society, sintético.

O futebol do dia a dia e jogado com 3 para cada time na rua, 5 para cada time nas quadras, o mesmo para o society, e 6 para cada lado no sintético.

Todos contem a mesma regra, saiu de dentro do local demarcado e fora, bola do adversário, machucou o oponente é falta.

O Brasil é conhecido como o país do futebol, nós brasileiros somos apaixonados por futebol, entretanto vários craques de futebol saíram das peladas do bairro. Podemos citar alguns , tais como : Neymar, Ronaldinho Gaúcho etc.

Page 30: Revista Digital

• Média de público do brasileirão aumenta após a copa do mundo

Apesar de levar uma quantidade considerada baixa aos estádios, o Campeonato Brasileiro acabou sendo estimulado pela Copa do Mundo, nas últimas rodadas disputadas após o Mundial, a média de público era de 18 mil pagantes por partida, o valor supera as médias finais das últimas vinte edições da competição. O recorde aconteceu na 14° rodada que contou com 21.189 participantes na média dos 20 jogos disputados. No último final de semana (15°rodada) veio o segundo melhor registro 20.173 . O estímulo da copa também tem ajudado empresas que atuam no setor de pacotes de viagens que cresceu 30% das vendas de agências de viagem. São Paulo, Corinthians, Fluminense, Internacional e Flamengo são os times das maiores médias de publico do Brasileirão destes apenas o Tricolor Paulista, não atua em um estádio Mundial - o Morumbi deu lugar a Arena Corinthians como sede do evento. Um levantamento feito por uma Consultoria revelou que, considerando-se a renda per capita do país, o Brasil tem o ingresso mais caro do mundo para se assistir a um jogo de futebol. Em relação , ás médias de públicos ao redor do planeta, o Brasil aparece como 15º,com 14.952,átras da China, Japão e de dois torneios de segunda divisão da Inglaterra e Alemanha.

Page 31: Revista Digital

Vôlei • Vôlei

• *Vôlei é um esporte cujas seleções masculina e feminina brasileira estão entre as melhores do mundo . Ao contrário da primeira impressão , não é de futebol que se trata esse texto , mais assim do voleibol . O voleibol é um esporte executado em uma quadra com duas equipes separadas por uma rede , e seu objetivo é colocar a bola no chão da equipe adversária . Para isso , a sua principal característica é o uso das mãos . Atualmente , o vôlei é bastante praticando em escolas e nas ruas , o que mostra um popularidade considerável desse esporte .

• *Objetivo do voleibol sempre foi impedir que a bola encostasse no chão de sua parte da quadra , por isso é necessário rebatê-la usando o corpo , principalmente os membros superiores . Isso leva a compreender que as principais habilidades utilizados nesse esporte são : saltar , correr , lançar e rebater . Ou seja para a bola chegar é preciso correr para fazer um corte da bola durante um é ataque preciso saltar , para colocar a bola em jogo (sacar) é preciso lançar e para devolver a bola á quadra lançar , e para devolver a bola á quadra adversária é rebater . Mas outras habilidades são específicas desse esporte devem ser desenvolvidas pelo professor de Educação Física : bloqueio , saque , manchete e toques .

Page 32: Revista Digital

• * Os principais fundamentos do voleibol são :

• Manchete: A bola deve ser rebatida com os antebraços , o que permite que ela seja amortecida o tome outra direção .

• Toque: O contato da mãos com a bola dar-se-á delicadamente por meio da parte inteira dos dedos .

• Saque: A bola deve ser segurada á frente da mão que fará o saque , enquanto o braço de ataque se movimenta de trás e cima para golpear a bola .

• Cortada: Trata-se de uma rebatida de bola , caracterizada pela alta velocidade em que atinge a quadra adversária .

Page 33: Revista Digital

• Michael Phelps fora do pódio

• Phelps nasceu e se criou em Baltimore no estado de Maryland nos EUA , estudou na escola Rodgers Forge e se formou na Towson High School , em 2003 . Seu pai Fred Phelps , trabalha na política do estado de Maryland e sua mãe , Debbie Davisson Phelps , é diretora de uma escola . Em sua juventude , foi diagnosticado que Michael Phelps tinha transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Ele começou a nadar aos sete anos de idade , partindo da influência das irmãs nadadores que ele tem . Quando tinha 10 anos de idade , ele quebrou o recorde nacional de natação para a idade dele . Enquanto crescia , Phelps ia quebrando recordes para a sua idade e , aos 15 anos se classificou para as Olímpiadas de 2000 , em Sydney .

Page 34: Revista Digital

Michael Phelps na quarta colocação na fica fora do pódio em prova dos 100m livre e retorno ás competições acabou fora do pódio. Isto internacionais foi um acontecimento raro .

A primeira competição internacional após o seu retorno ás piscinas começou de modo desastroso para o maior medalhista olímpico da história , americano Michel Phelps . Nesta sexta-feira , ao estrear no Campeonato Pan-Pacífico , disputado em Gold Coast , na Austrália , que é a principal competição do ano em piscina longa , o nadador americano acabou .

Em uma disputa cheia de estrelas , quem ficou com o título foi o australiano Cameron Mcevoy , que para ter uma vida de vitória tem que estar sempre em treinamento e dedicação .

Page 35: Revista Digital

• Projeto olhares

• O projeto olhares foi uma oportunidade da escola ver o ponto de vista dos alunos em determinados temas, onde minha turma 1° "H" teve "família" como tema , onde cada aluno demonstrou por foto o seu ponto de vista sobre o tema escolhido democraticamente pela turma, o trabalho foi considerado pelos professores que avaliaram "ótima", pelo nosso desempenho nos conquistamos 1,9 nesse trabalho, os alunos da turma se dividiu para ficar na sala apresentando o trabalho, como o tema foi família nós reproduzimos uma sala de estar de uma casa com 4 alunos caracterizados como membros de uma família.

• Esse projeto serviu para todos termos um olhar diferente sobre a realidade do mundo, dar mais valor pra vida que levamos, um exemplo foi o tema da pobreza , que serviu para que vejamos a realidade em que se encontra nosso Brasil.

• Foi importante pelo fato de ter unido a turma que mal se conhecia , foi o momento de fazermos amizades, construir laços entre todos. Fez com que os alunos aprendessem a se interessar mais ainda com os projetos da escola e no futuro com suas próprias atitudes, educação e modo de viver !

Page 36: Revista Digital

Festa Junina

O mês de junho e caracterizado por danças , comidas típicas,

bandeirinhas , além das peculiaridade de cada região. A festa junina

se inicia no dia 12 de junho , véspera de Santo Antônio e encerra no

dia 29 ,dia de São Pedro.

As festas ocorrem mais nos dias 23 e 24 , dia de São João. Durante

os festejos ocorrem quadrilhas, forrós, bingos e casamentos caipiras.

Na escola CEM 03 não foi diferente, a festa aconteceu no dia 19\07

com muitas atrações, o encerramento da festa , foi a bela quadrilha.

Page 37: Revista Digital

Tour por Brasília

O tour que tivemos em Brasília foi no dia 12/08,

fomos acompanhados por um professor no caso

a professora Ana Carolina e por um guia turístico

que durante todo o trajeto que realizamos, nos

explicou alguns dos mais importantes pontos

turísticos que temos em Brasília, visitamos o JK,

catedral metropolitana de Brasília, a torre de TV

entre outros lugares, durante a viagem o guia

falou sobre a história de Brasília, tivemos tempo

para conhecer de perto todos esses

monumentos, tirar fotos e etc..

Depois de 5 horas de tour por Brasília

retornamos a escola e fomos liberados.

Page 38: Revista Digital

• Teatro da praça

• O teatro da praça é o espaço cultural publico tradicional da cidade

inaugurado em 1966 , com capacidade de 361 lugares . O centre cultural

teatro da praça abrange biblioteca publica Machado de Assis , biblioteca

de libras , a sede da associação taguatiguinense de letras e o CEM EIT uma

das escolas mais tradicionais do DF .

Page 39: Revista Digital

Gincana cultural Esse projeto teve como foco a caridade , que

consistiu em provas como atividades culturais e

esportivas , envolvendo a comunidade escolar :

arrecadação de alimentos , produtos de

higiene/limpeza , livros e doação de sangue para

o homo-centro de Brasília . Onde os alunos tanto

do turno matutino como do vespertino tiveram

grande participação . Varias coisas aconteceram

durante a gincana , por exemplo : a apresentação

de dança das turmas cada sala representando um

país diferente e sua cultura .

A maioria das turmas se saiu bem referente à

dança , e acima de tudo foi muito divertido , além

dessa apresentações ouve a prova que os alunos

deveriam se caracterizar de roupas bregas , prova

esse que foi bem criativa . Acredito que esse

projeto , que além de divertido incentivou o

convívio e união só na minha turma , também

apresentou lições de vida , como por exemplo , “ com pequenos atos o mundo é mudado

Page 40: Revista Digital

Crônica Nossa escola evoluiu bastante desde o inicio do ano , como o projeto

olhares , a gincana cultural , o passeio pelos principais pontos

turísticos de Brasília , entre outros , e claro esses acontecimentos

contribuíram pra um melhor convívio entre nós alunos e professores

em geral .

Um aspecto sobre a escola , com qual não precisamos se preocupar ,

é a limpeza , sobre isso posso dizer o colégio é muito bem cuidado .

No entanto , tem outro fato que me chamou atenção , que para mim e

com certeza para várias outras pessoas também é visto como um

problema , a falta de livros na escola . A biblioteca tem uma baixa

quantidade de livros para uma escola de ensino médio , portanto acho

que deveríamos ter um número maior de livros no colégio .

Page 41: Revista Digital

• A escola

• A escola e bacana • Mais as vezes chata • Temos boas lembranças • E algumas pequenas raivas • Os professores são legais • Os diretores também • Não gosto de deveres virtuais • E se não tivessem mais eu diria amém • Temos bons amigos • Alguns colegas • Alguns inimigos • E alguns tagarelas • Definimos a escola em • Ap e dizage • Sempre crescendo • Apreciando as novas paisagens e assim vamos vivendo

Page 42: Revista Digital

• Quem estuda aqui tem futuro nas mãos !

• CEM 03 – Educando com qualidade , aqui se aprende melhor , seja um de nós!

• Se pretendermos fazer a valer a educação , a escola deverá ser um espação abertura e atuante , capaz de se posicionar como um agente transformador da sociedade .

• *Projetos :

• Literatura em cena : Onde você tem liberdade de expressar sua criatividade

• Gincana : Aprendendo a ter solidariedade

• Entre outros projetos , nós se divertimos e aprendemos , ensino de qualidade é assim que se faz !

Page 43: Revista Digital

Agenda Jovem

• Nos dias 30 e 31 de agosto, em um encontro na Biblioteca Nacional, reuniram-se professores e estudantes de escolas públicas do DF para intercâmbio cultural e elaboração da Brasília Agenda Jovem/ setembro 2014.

• A Brasília Agenda Jovem apresenta uma programação recheada de eventos culturais que acontecem na Capital : música, dança, teatro, cinema , mostras de arte, shows, exposições e diversos eventos.

• O CEM 03 foi representado brilhantemente pelo professor Nivaldo e pelos estudantes Idayany Leite e Gabriel Evangelista, ambos do 3º E, que além da participação e da colaboração prestadas, foram elogiados pela organização do evento.

• A Agenda será distribuída nas salas. Confira e curta os eventos de sua

programação!!

Page 44: Revista Digital

• Homenagem ao Dia do Estudante •

• Você sabia que o dia do

estudante é comemorado em 11 de agosto, porque foi nessa data em que foram instituídos os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do Brasil, por Dom Pedro I, no século XIX? Em razão dessa marcante decisão, Celso Gand Ley, cem anos após a criação desses cursos, em 1927, indicou a data para se tornar o dia do estudante.

• O CEM 03 fez questão de homenagear seus estudantes com um lanche especial. Houve também uma apresentação da Fire trup, oferecimento da empresa de formatura Foto show, que agitou a galera.