42
Android iOS BAIXE O APP

Revista _rn 16 - 06MAR15

Embed Size (px)

DESCRIPTION

 

Citation preview

Page 2: Revista _rn 16 - 06MAR15
Page 3: Revista _rn 16 - 06MAR15

3 | 06 de março de 2015 | _rn

Page 4: Revista _rn 16 - 06MAR15

4 | 06 de março de 2015 | _rn

Page 5: Revista _rn 16 - 06MAR15

Ana Cadengue

Chargista Brito

Ramirez Fernandes

DIVERSÃO E ARTECasa da Ribeira comemora 14anos de muita arte

ESPECIALUm tapinha dói

ENTREVISTACRISTIANE DANTAS

Girando

Proteja seus direitos

Capa Henrique se livra da Lava Jato

POR ELASAna CadengueFelicidade classe média

07 #EDITORIAL

A prova dos nove

27 #TUITADAS

32 #TECNOLOGIA

38 #AGENDA

Quem é Mineiro parte cedo

_rnA Revista _rn é uma publicação da BEEP! Comunicação

Rua Antônio Madruga, 2009 - NatalCNPJ. 18.559.813.0001-81

A Revista _rn não se responsabiliza por conceitos emitidos nos artigos assinados.

www.revistarn.com.br/revistawebrn /revista_rn /revista_rn 84 9143-6757

11Túlio Ratto

13Sávio Hackradt

14 Tio Colorau

33Raildon Lucena

34Luis FaustoQue merda é essa?

Dúvida cruel!

A importância da boa gestão pública

Departamento Q

23Rubens LemosRomário aclamado

5 | 06 de março de 2015 | _rn

36

confira

n° 16 | 06 de março de 2015

28

18 26

16

24

2008

Page 6: Revista _rn 16 - 06MAR15
Page 7: Revista _rn 16 - 06MAR15

Basta dar uma espiada rápida no governo de Robinson Faria (PSD) para notar um governador “espalhando brasa” pra ver se o fogo acende. O malabarismo para uma resposta ao anseio popular é grande, mas as contas parecem conspirar contra o esforçado governador.

Atrapalham bastante essas mudanças constantes no primeiro escalão; não sei se vocês lembram, mas já tivemos diversas trocas, várias (des)nomeações. A mais recente substituíção foi a da professora Teresa Neuma de Castro Dantas, que estava há um mês como diretora-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte – FAPERN. Em seu lugar entra Manoel Lucas Filho.

Na segurança é um nó cego

dificuldade hercúlea para achar um ficha limpo na praça. Chegou ao ponto de Faria fazer ouvido de mercador e não dar trela para o que dizem do novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Roberto Cordeiro. Porém, segundo o MPF, Cordeiro não é tão cândido quando maNeja o que é dos outros no estado do Paraná.

Na versão contada por Faria, o Rio grande do Norte segue colhendo bons frutos. Entretanto, o daltonismo popular não enxerga esse cenário frutífero e colorido visto pelo alcaide e seus asseclas.

Até agora, somando a segurança, saúde, educação, obras estruturantes, somados todos dá noves fora nada.

Seria bom não deixar o povo sentir saudades de Rosalba. Será que tem chances?

de dar arrepios. Difícil para a secretária Kalina Leite desatar. Mas ela tem esperança que tudo comece a caminhar a contento, no modelo sonhado pelo governador, daqui a seis meses. Ou seja: as funerárias podem continuar confeccionando mais caixões.

Para se ter uma ideia da situação periclitante da pasta, em algumas delegacias da Polícia Civil os agentes estão sem realizar Boletim de Ocorrência (BO) por falta de papel.

Na saúde, os profissionais reclamam a todo instante da falta de condições de trabalho. Nos dois principais hospitais do Estado, a ladainha é a de sempre. Miséria, miséria em qualquer canto. É bom que se diga: já vem de longe essa situação.

Lá no alto dessa cadeia produtiva, para completar, o governo enfrenta uma

A prova dos nove

EDITORIAL _rn

[email protected]

#opiniao

7 | 06 de março de 2015 | _rn

Page 8: Revista _rn 16 - 06MAR15

ENTREVISTA CRISTIANE DANTAS_rn

“Eu vim como Cristiane Dantas, uma mulher que gosta de política e quer fazer a diferença”

Advogada, empresária, mãe de dois filhos, casada com o vice-governador do estado, a deputada estadual Cristiane Dantas chega ao seu primeiro mandato eletivo e diz que não veio ‘guardar lugar’ do marido. Tendo como prioridade a luta para garantir mais direito às mulheres, a parlamentar fala de seus desafios e objetivos.

Primeiro cargo eletivo, qual seu principal desafio?

Chegar na Casa, ser uma novata já é um desafio, entre tantos colegas que já exerceram mandatos. Mas, a von-tade e o objetivo de conseguir aju-dar a população são maiores e é o

8 | 06 de março de 2015 | _rn

João

Gilb

erto

Page 9: Revista _rn 16 - 06MAR15

CRISTIANE DANTAS_rn

que nos move.

E na campanha, teve alguma coisa que você teve que se superar para fazer?

O palanque (risos). Para mim foi a maior dificuldade subir no palan-que porque participar da política eu já participava. O meu esposo e meu sogro já tinham mandato e eu sempre participava das campa-nhas, mas ser o candidato é dife-rente, muito diferente.

Quais serão as principais bandei-ras de seu mandato?

A gente tem que ouvir a popula-ção, mas darei prioridade à políti-ca para mulheres, jovens e também o esporte. As mulheres necessitam

de um atendimento melhor para a saúde e vou lutar por isso, por centros especializados para a saú-de da mulher, com a realização de exames que nós mulheres sempre temos que fazer, como preventi-vos, mamografia, ultrassonogra-fias. A rede pública hoje demora tanto a atender que quando existe um diagnóstico de doenças como o câncer de mama, por exemplo, o tratamento fica mais difícil e mais caro. Quanto mais cedo o diag-nóstico mais chances de cura.

Você é mulher do ex-deputado e atual vice-governador Fábio Dan-tas (PCdoB). É comum a gente ver esposas ocupando espaços que foram de seus maridos meio que ‘guardando o lugar’... Vai ser isso mesmo ou você veio para ficar?

Não, eu não estou aqui como es-posa do ex-deputado e vice-go-vernador Fábio Dantas. Eu vim como Cristiane Dantas, uma mu-lher que gosta de política e quer fazer a diferença.

Tem outras ambições?

Ainda é muito cedo. Então, por enquanto não.

Dia Internacional da Mulher, há o que se comemorar?

Há o que se lutar. Claro que há con-quistas, mas ainda tem muita coisa para lutar e garantir mais direitos. A mulher hoje ocupa um espaço no mercado de trabalho, mas que, infelizmente, ainda não é o mes-mo espaço ocupado pelos homens

9 | 06 de março de 2015 | _rn

João

Gilb

erto

Page 10: Revista _rn 16 - 06MAR15

CRISTIANE DANTAS_rnaté mesmo em relação a salários. Na política também. Aqui mesmo na Assembleia só são duas deputadas, na Câmara da mesma forma... Tem que haver uma participação maior e nós estamos à disposição para re-ceber sugestões, denúncias, encami-nhar projetos, garantir mais espaços nessa luta.

Mulher, mãe, esposa, dona de casa, deputada... Como conciliar tudo?

A gente tem que se virar nos trin-ta. Bota o filho para fazer tarefa, co-bra dedicação nos estudos, dá uma orientação em casa, sai para traba-lhar... Mas, assim, nada que a gente não consiga fazer. O negócio é dar atenção aos filhos, ao marido, estar perto, fazer com carinho.

Como você avalia essa ditadura da beleza que parece estar a cada dia

pior?

É importante a mulher se cuidar, mas tudo tem limite. Que seja com moderação, que seja para o seu prazer, para se sentir bem, para estar com a autoestima elevada. Mas, nada que prejudique, como a gente vê casos aí de enxertos, cirurgias desnecessárias, colocar a vida em risco. A gente tem que estar bem, se preocupar com a saúde, ter uma boa ali-mentação, uma rotina saudável, um exercício, um esporte. Hoje a gente vê cada vez mais meninas querendo fazer intervenções, plásticas, que-rendo uma perfeição que não existe. Então, a beleza não pode prejudi-car a saúde. A gente sabe que a mulher engravida, as formas mudam e, às vezes, a mulher não quer amamentar para que o seu seio não fique feio... Isso não existe. Quando engravida, o principal é o filho, a saúde dele.

Como deputada, qual sua análise desse início de governo?

Nós sabemos que esse início é difícil, que pegamos um estado com muitos problemas, um déficit muito grande, mas eu considero que o governo começou bem, propondo mudanças na saúde e na segurança, as duas áreas mais delicadas. Mas, eu acho que ainda está muito longe do ideal. Vai precisar de mais investimentos, mais recursos, principal-mente na área da segurança, que é a maior reclamação da sociedade. A equipe do governo está muito preparada para isso e os projetos estão sendo feitos para implementar as melhorias necessárias.

Deputada Cristiane com filhos e o marido Fábio Dantas

10 | 06 de março de 2015 | _rn

https://www.facebook.com/CristianeBDantas

face

book

Page 11: Revista _rn 16 - 06MAR15

E eu acredito. E você?Pra quem pensa que a eleição de 2016 para prefeito ainda está longe, se engana redondamente. A correria é grande para viabilizar nomes. Na terça, 3/04, o deputado Fernando Mineiro aparecia em diversos blogs do Estado com o jeitão e discurso de candidato.

Ficha Suja ok Secretário do Sedec – Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Paulo Roberto Cordeiro, continua firme e forte no governo Robinson, mesmo estando mais enroladinho.

Segundo o Jornal o Estado do Paraná, o Ministério Público Federal (MPF) moveu ação criminal contra Paulo Cordeiro, por lavagem de dinheiro e sonegação fiscal, após descobrirem que o ex-deputado é sócio do Saint Barth Residence, um condomínio de alto luxo em Florianópolis.

Ao que parece, o governador não quer mais saber se o escolhido está limpo ou não.

Luz amarelaNa capital, 44,88% aprovam o governo de Robinson Faria. Em dois meses de governo. 17% desaprovam e 38% não opinaram. Mesmo sendo ainda cedo, o número de aprovação pode ser considerado baixo.

MultasA fábrica de multas em Mossoró segue de vento em popa. Somente em 2014. o município deveria arrecadar com as 57.428 multas registradas pela Semob, R$ 2.492.454,57. Esse é o total bruto. Maravilha.

Projeto interessanteO vereador Lahyre Rosado Neto (PSB), de Mossoró, apresentou na terça-feira (03), durante a sessão, Projeto de Lei que proíbe a Prefeitura e o legislativo local de contratar com doadores de campanha. Quem sabe assim não diminuiria a mamatinha dos doadores que querem sempre o retorno adiante?!

Me dê motivosO advogado Paulo Linhares ainda não sabe a razão de sua saída do Previ-Mossoró. Linhares, em entrevista a TCM - TV Cabo Mossoró - garante que não deu motivos para que o prefeito Francisco José Jr. pedisse a sua cadeira. Veja vídeo:

Continua o imbróglio: a assinatura “Robinson Faria” no projeto que deu início a Operação Sinal Fechado, é ou não é do sogro da filha de Sílvio Santos Robinson Faria? Se não, quem assinou a ‘mardita’ folha? Já tem cronista da taba dizendo que o procurador de Justiça, Rinaldo Reis, responsável pela denúncia, mentiu pra proteger o governador. Eu não sei de nada! O que sei é que na segunda-feira, 2/03, enfim, Reis informou que vai abrir um inquérito para apurar a falsificação.

Imag

em d

o Yo

utub

e

Dúvida cruel!

TÚLIO RATTO [email protected]

#opiniao #notas

11 | 06 de março de 2015 | _rn

Page 12: Revista _rn 16 - 06MAR15

12 | 20 de fevereiro de 2015 | _rn

Page 13: Revista _rn 16 - 06MAR15

e acelerou a arrecadação do muni-cípio. Natal, que vivia com gastos acima da Lei de Responsabilidade Fiscal, aos poucos foi recuperando o equilíbrio e, em consequência, a sua capacidade de investimentos. Tudo isso só foi possível pela visão de ges-tão pública de Carlos Eduardo e sua equipe.

É claro que todos os problemas de Natal não foram resolvidos. Mas, é inegável que muito foi feito para re-tirar a cidade do caos e colocá-la no-vamente em condições para enfren-tar os seus problemas.

O próximo ano tem eleição para prefeito. Carlos Eduardo será candi-dato à reeleição e, a continuar com esse tipo de gestão, tem tudo para receber novamente o voto da maio-ria dos natalenses. Dados como o da pesquisa divulgada esta semana re-forçam isso: a cada dia, mais e mais a sociedade exige dos políticos uma boa gestão. E em Natal há um gestor aprovado por quase 80 por centos dos cidadãos.

Sávio Hackradt é jornalista.

[email protected]

_rn DA JANELA... #crisegrande #desmantelo #vendaval #basta

13 | 06 de março de 2015 | _rn

A importância da boa gestão públicaA pesquisa de Opinião Pública so-bre Administração e Política – Na-tal/RN do Instituto Consult/Blog-doBG/Band/94FM, divulgada no dia 04/03, mostra o quão importan-te na política é uma boa gestão.

O resultado consagra o prefeito Car-los Eduardo, do PDT, no começo do seu segundo ano de mandato, e abre um horizonte alvissareiro para sua reeleição em 2016. 74.38% dos nata-lenses aprovam a administração de Carlos Eduardo.

Ao assumir a prefeitura de Natal em janeiro de 2013, Carlos Eduardo en-controu uma cidade arrasada ad-ministrativamente, sem capacidade de investimentos, com os serviços de educação, saúde, mobilidade ur-bana, iluminação e limpeza públi-ca destroçados e nenhuma obra em andamento. Natal, que havia sido escolhida como uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol de 2014, não tinha iniciado uma única obra sequer e o governo federal e a FIFA, no começo do ano de 2013, admi-tiam a possibilidade da capital dos potiguares ficar fora das sedes do

torneio.O primeiro passo do prefeito Car-los Eduardo foi montar uma equi-pe de auxiliares capaz de destravar os projetos que estavam parados e, em tempo recorde, preparar Natal para a Copa do Mundo. Paralelo à retomada dos projetos de mobilida-de urbana para a Copa 2014, a cida-de enfrentava graves problemas na limpeza pública, na saúde e na edu-cação. Natal, em janeiro de 2013, estava coberta de lixo, em todas as regiões da cidade. A maioria dos postos de saúde do município esta-vam fechados. A educação muni-cipal encerrou o ano letivo de 2012 com salários atrasados e sem meren-da escolar. Na nova administração, enquanto técnicos da prefeitura tra-balhavam sem parar para recuperar as obras da Copa 2014, a educação se preparava para iniciar o ano le-tivo em fevereiro, a saúde começou a reabrir postos de saúde e a cidade começou a ficar limpa com a regu-laridade da coleta de lixo. Além des-se mutirão para recuperar serviços essenciais como educação, saúde e limpeza pública, Carlos Eduardo de-terminou uma política de economia rigorosa nos gastos

A importância da boa gestão

pública

Cani

ndé

Soar

es

Page 14: Revista _rn 16 - 06MAR15

Erasmo Carlos é editor do blog do Tio Colorau

[email protected]

A imprensa perdendo muito tempo e fazendo terrorismo com a tal lista de Janot, referência aos nomes dos políticos e empresários que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pretende investigar, dentro da operação Lava Jato. A lista foi enviada ao STF, que autorizará ou não a investigação. Não há motivo nenhum para alarde. Ainda há muitos senões até que alguém da lista seja condenado. Depois da fase de investigação, que ainda nem foi autorizada, ainda tem o indiciamento, a denúncia e a condenação, e no meio disso uma quantidade amazônica de procedimentos e brechas para recursos. Nossa legislação e nossos órgãos de fiscalização e punição são uma mãe para os corruptos desta nação, lamentavelmente.

TIO COLORAU _rnMossoró tem a oportunidade de começar do zero sua fauna política. Toda a floresta foi esvaziada, abrindo a possibilidade de novos espécimes surgirem. O prefeito Francisco José Jr. tem a liderança e a força natural que a caneta traz, não havendo, todavia, outra figura para disputar com ele a eleição. O caminho está aberto para o novo. Os Rosados enfrentam problemas legais e/ou financeiros, os quais praticamente impossibilitam o lançamento de uma candidatura competitiva.

A experiência vivida pelos Rosados em 2014, quando se dividiram

em três alas e em razão disso perderam cargos importantes, por óbvio, não deverá ser repetida. Resta a união de algumas destas alas, mas há muitas mágoas, inclusive que já extrapolaram a política e debandaram para o lado pessoal, difíceis de serem cicatrizadas. O campo para a oposição está aberto, livre da Silva.

O educador físico e ex-goleiro Isaias Rodrigues foi efetivado como técnico do Baraúnas para o restante da temporada. Ele era o auxiliar técnico de Paulo Moroni, que trocou o futebol local pelo piauiense. Isaías tem grande identidade com o Leão da Doze, ele foi o goleiro da equipe que derrotou o Vasco por 0 x 3 pelas oitavas de final da Copa do Brasil de 2005, em pleno São Januário, no que é considerado uma das maiores humilhações da história do time carioca.

PRISON BREAK – Nesta semana a polícia encontrou, numa casa abandonada, um mapa do Pavilhão 05 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, localizada em Nísia Floresta. Pelos desenhos e anotações ficou claro que se tratava de um plano de resgate, onde seriam utilizados dois carros. A polícia ainda não descobriu quem é o “Michael Scofield” potiguar.

Divulgação/Polícia Militar do RN

14 | 06 de março de 2015 | _rn

#listadejanot #mapadamina #livredasilva

Page 15: Revista _rn 16 - 06MAR15

O rock dos anos 80 teve duas baixas recentemente. Na semana passada morreu, de infarto, Renato Rocha, baixista da Legião Urbana nos primeiros quatro discos da banda. Já na última terça-feira morreu, aos 55 anos, Vital Dias, primeiro baterista dos Paralamas do Sucesso e fonte inspiradora para um dos maiores sucessos da banda, Vital e sua Moto.

TIO COLORAU _rnO preço do dólar foi assunto durante toda a semana. A alta da moeda americana não atinge apenas quem viaja para o exterior ou quem compra produtos importados. A farinha de trigo, principal matéria-prima nas padarias, tem seu preço atrelado à moeda americana. Não se espantem se nos próximos dias o preço do pãozinho e dos demais produtos da padaria aumentarem. Os donos de padarias vêm segurando o aumento há tempos, mas com o dólar acima de R$ 3 fica impossível não repassar o aumento para os consumidores.

15 | 06 de março de 2015 | _rn

#legiao #vitalesuamoto

Page 16: Revista _rn 16 - 06MAR15

Henrique se livra da Lava

Jato

CAPA _rn

da Redação

[email protected]

16 | 06 de março de 2015 | _rn

Prestes a completar um ano, a Operação Lava jato domina o no-ticiário político do país e faz cres-cer as apostas sobre quem são os envolvidos, já que os nomes dos políticos investigados ainda não foram divulgados. Diante de tan-tas dúvidas, boatos e incertezas, algumas comemorações, como a de Henrique Eduardo Alves

(PMDB) que teve seu nome li-berado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que rejeitou o pedido de abertura de inquérito contra ele, por conside-rar não haver indícios de envol-vimento do ex-deputado com as denúncias da Operação Lava Jato.

Sem acusações ou inquéritos, o

ex-presidente da Câmara está li-bre para pegar essa onda e desem-bocar no Ministério do Turismo, assim consiga se de desvencilhar das intrigas de seu partido. Após 44 anos como deputado, o presi-dente do PMDB no Rio Grande do Norte tem que se reinventar como político, antes de um pos-sível pendurar de chuteiras.

Page 17: Revista _rn 16 - 06MAR15

_rn

17 | 06 de março de 2015 | _rn

“Lava Jato”Def lagrada pela Polícia Fede-ral em 17 de março de 2014, a Operação Lava Jato foi criada para investigar uma quadrilha especializada em lavar dinheiro de origem ilí-cita e evasão de divisas, que movimentou cerca de 10 bi-lhões de reais. A papelada re-colhida na ação policial aca-bou revelando a existência de um esquema bem maior, que envolvia diretores da Pe-trobras, executivos das prin-cipais empreiteiras do país e também políticos dos mais diversos partidos.

A operação Lava Jato já levou à prisão do doleiro Alberto Youssef, que foi Apontado como chefe do esquema de lavagem de dinheiro e eva-são de divisas, o doleiro Al-berto Yousestá preso, assim como o ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, que re-solveu contar o que sabe em

troca de algum benefício ju-dicial. Outras 24 pessoas fo-ram presas e 13 investigados continuam detidos na Supe-rintendência da Polícia Fe-deral em Curitiba. A maior parte de executivos de em-preiteiras que possuem con-tratos firmados com a Petro-bras.

Como o caso envolve polí-ticos com foro privilegiado, os pedidos de abertura de inquérito passam pelo pro-curado-geral da República, Rodrigo Janot, que só essa semana propôs ao Supremo Tribunal Federa abrir 28 in-quéritos contra 54 pessoas, a maioria políticos. Acusa-do de ter submetido a apu-ração ao calendário eleito-ral e contribuir para elevar a tensão política em Brasília, o chefe do Ministério Públi-co Federal é alvo de críticas e desconfianças de delega-dos, procuradores federais e, é claro, políticos.

“Inquéritos são abertos para que se inicie uma investigação. Se há indícios, abrem-se inquéritos. Mas, por questões estratégicas, o procurador-geral decidiu juntar mais in-formações”, disse o delegado Marcos Le-ôncio, presidente da Associação Nacional de Delegados de Polícia Federal (ADPF) ao portal Fato Online.

Essa demora do procurador em oferecer denúncias também faz levantar indagações no Supremo. Para o ministro Marco Au-

rélio Mello, “Em breve, aqueles que não detêm o foro privile-giado já estarão sendo julgados na primeira instância enquan-to aqui ainda estamos na fase embrionária, que é a fase do in-quérito”, afirmou.

Sem perder a serenidade, o tão esperado Janot argumenta que somente em janeiro recebeu do relator do chamado ‘petrolão’ no Supremo, o ministro Teo-ri Zavascki, a autorização para

fracionar a investigação e pe-dir a abertura de inquéritos da forma como o fez na terça-fei-ra (3). Em nota para os colegas procuradores, Rodrigo Janot diz que fez “uma opção clara e firme pela técnica jurídica” e que “Afastei, desde logo, qual-quer outro caminho, ainda que parecesse fácil ou sedutor.”

Enquanto Janot dá uma de di-fícil, o país aguarda a lista mais famosa dos últimos tempos.

“Esperando Janot”

Page 18: Revista _rn 16 - 06MAR15

BRITO E SILVA _rn

Quem é coxo parte cedo ou quem é Mineiro vai devagarinho, comendo pelas beiradas. Assim, o Diretório do Partido dos Trabalhadores em Natal apressou-se para publicar resolução política, - dando um canto de carroceria no prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) -, oficializando o nome do deputado estadual Fernando Mineiro como candidato da legenda na sucessão municipal de

2016. Segundo os filhos de “Caindinha”, não é estória de Trancoso não, é prego batido e ponta virada, o homi é candidato de mermo, mermo.

Apoiados na boa performance do Mister Robinson, Fátima Bezerra e da companheira Dilma em que foram consagrados nas eleições majoritárias, os petistas apostam o outro dedo

[email protected]

Quem é Mineiro parte cedo

18 | 06 de março de 2015 | _rn

Page 19: Revista _rn 16 - 06MAR15

I have... I have a dream. Não quero morrer sem antes conhecer um pesquisador de opinião. Nunca tiver o prazer de ser apresentado ou abordado por um destes seres mitológicos. Agorinha “mermo”, saiu uma pesquisa

novinha em folha, aprovando administração do prefeito Carlos Eduardo, eu não fui perguntado. Só o Homem lá de cima na causa!

Pé-de-mesaDizem os maldosos, que um baixinho só fica feliz quando ver outro

mais baixinho que ele, é verdade. Mas, quem foi que disse que tamanho é documento e não influi nem contribui? Pois influi, sim

senhor. Pelo menos para a nigeriana Aisha Dannupawa que em plena lua de mel com seu marido, Ali Maizinari, pediu divórcio alegando que

o Ali tinha um “pé-de-mesa” maior que podia suportar. A coitada, afirmou que ao invés de ser prazerosa sua noite de núpcias foi uma

tortura, ela se sentia empalada. Aisha prefere um pequeno que satisfaz. Tá muito certa!

Perguntar não ofende.Por onde anda Marina?

Marinha desapareceu na rede. Segundo Meu amigo Delegado (Porteiro e Filósofo), ela teria sido abduzida e a estas alturas os alienígenas

estão tentando entender a causa das madeixas presas. Por falar nisso, alguém sabe de algum eleitor de Mariana?

BRITO E SILVA _rn

mínimo do Lula, em uma virada de mesa positivamente da opinião pública em relação ao governo federal e depositam em Fátima Bezerra grande desempenho no senado, refletido aqui na paróquia. Entretanto, os analistas políticos de plantão acreditam que o Petrolão possa xiringar por estas bandas, contaminando as eleições municipais, o que seria desastroso para Mineiro. Porém, o antídoto capaz de neutralizar as manchas de petróleo seria o sucesso do Mister Robinson a frente do governo do estado seja absoluto e forte o suficiente para catapultar o Mineiro ao trono de Carlos Eduardo. Esperemos, pois muita água ainda há de passar por embaixo desta ponte.

19 | 06 de março de 2015 | _rn

Page 20: Revista _rn 16 - 06MAR15

ESPECIAL Por Ana [email protected]

Violência contra a mulher

Um tapinha dói“Por ciúmes, homem espanca ex-mu-lher até a morte em Tibau do Sul”. “Cobradora de ônibus é esfaqueada e morta por ex-marido em Natal, diz PM”. “SERRINHA DOS PINTOS--RN: Mulher é morta quando defen-dia irmã de ex-marido”. “Mulher é assassinada em Currais Novos/RN e ex-marido é preso suspeito do cri-me”. “Jovem mata namorada estran-gulada e se enforca em seguida na cidade de São José de Mipibu/RN”. “PORTALEGRE-RN: Mulher foi morta a facadas pelo ex-marido no início da madrugada de hoje”. “João-diense tenta matar namorada e co-mete suicídio em Motel, na cidade de Mossoró (RN)”. “Bancária é morta a facadas na praia da Pipa, no RN; na-morado é preso”. “Ex-Policial mata

mulher com cinco tiros na frente dos filhos”.

Essas são algumas das manchetes de sites e jornais potiguares nos últi-mos cinco meses e dão uma peque-na amostra de que a violência con-tra a mulher não é algo distante de nós. Ao contrário, normalmente está dentro de casa e é cometida por ma-ridos e namorados. Um ‘tapinha’ dói sim. E muito. Às vezes mata.

Dados divulgados nesta sexta-feira (6) pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da Repúbli-ca, mostram que só em 2014 o Dis-que Denúncia 180 recebeu 485.105 ligações. Dos 52.957 relatos de vio-lência recebidos, 27.369 (51,98%) são

de mulheres agredidas com socos, tapas, mordidas, pontapés, queima-duras, entre outros.

Nesse item, segundo o Balanço Anu-al do Ligue 180, não entram casos como violência sexual, psicológica, moral, cárcere privado, tráfico de pessoas, entre outros que são recebi-dos diariamente pelo disque-denún-cia.

Mas, a violência contra a mulher não fica só na agressão. De acordo com o Mapa da Violência 2012, de 1980 a 2010, foram assassinadas no país per-to de 91 mil mulheres, 43,5 mil só na última década. O número de mortes nesses 30 anos passou de 1.353 para 4.297, o que representa um aumen-

20 | 06 de março de 2015 | _rn

Page 21: Revista _rn 16 - 06MAR15

ESPECIAL _rnto de 217,6% – mais que triplicando – nos quantitativos de mulheres víti-mas de assassinato.

Embora muitos avanços tenham sido alcançados com a Lei Maria da Penha, em vigor desde 2006, ainda assim são contabilizados, hoje, 4,4 assassinatos a cada 100 mil mulhe-res, número que coloca o Brasil no 7º lugar no ranking de países nesse tipo de crime.

Esses números mostram, segundo especialistas, o elevado nível de to-lerância à violência contra as mu-lheres. “O feminicídio íntimo é um contínuo de violência. Antes de ser assassinada a mulher já passou por todo o ciclo de violência, na maior parte das vezes, e já vinha sofrendo muito tempo antes. A maioria dos crimes ocorre quando a mulher quer deixar o relacionamento e o homem não aceita a sua não subserviência”, explica a juíza Adriana Ramos de Mello, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ)

Para tentar mudar esse quadro, a Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (03), o Projeto de Lei 8305/14, do Senado Federal, que in-clui o feminicídio como homicídio qualificado, classificando-o ainda como hediondo. A matéria irá à san-ção presidencial.

Segundo a proposta, há razões de gênero quando o crime envolve vio-lência doméstica e familiar, ou me-nosprezo e discriminação contra a condição de mulher. A pena prevista para homicídio qualificado é de re-

clusão de 12 a 30 anos.

O projeto prevê ainda o aumento da pena em 1/3 se o crime ocorrer: du-rante a gestação ou nos três meses posteriores ao parto; contra menor de 14 anos, maior de 60 ou pessoa com deficiência; e na presença de descen-dente ou ascendente da vítima.

A ministra da Secretaria de Políticas

para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), Eleonora Me-nicucci, comemorou a aprovação da lei. “O feminicídio difere o crime vio-lento contra as mulheres dos crimes gerais”.

No Rio Grande do Norte, o governa-dor Robinson Faria (PSD) deve as-sinar neste 8 de março, um decreto que acaba com a obrigatoriedade das Delegacias Especializadas de Aten-dimento à Mulher (DEAMs) acu-mularem a investigação dos crimes ocorridos com a população femini-na do estado e se dediquem priorita-riamente às atividades para as quais

foram criadas: a assistência protetiva e social às mulheres em situação de violência.

Mas, isso ainda é pouco. Segundo a deputada estadual Cristiane Dan-tas (PCdoB), o RN tem apenas cinco unidades da DEAM - duas em Natal, uma em Mossoró, Caicó e Parnami-rim – e ainda inexistem as casas das mulheres, onde vítimas de violência

são acolhidas até que tenham con-dições de seguir uma vida normal. “Precisamos garantir a proteção des-sas mulheres, aumentando o núme-ro de delegacias e criando essas casas de apoio”, diz a parlamentar.

Garantir proteção é dever do esta-do, mas acabar com a ideia de que a mulher é inferior ao homem ou que deve ser atacada porque usa uma roupa que mostra o corpo depende de cada um e todos nós. Cinco mu-lheres são espancadas a cada 2 mi-nutos no país. E isso são bem mais que cinquenta tons de cinza, roxo ou vermelho sangue.

Page 22: Revista _rn 16 - 06MAR15

22 | 06 de março de 2015 | _rn

Page 23: Revista _rn 16 - 06MAR15

Em 1986, quando estourou de vez no Vasco, Romário re-cebeu jornalistas da Revista Placar na Vila da Penha, área pobre do Rio de Janeiro, onde morava com a família. Mos-trou a cozinha do casebre onde se apertava com os irmãos, apresentou amigos de infância, caminhou pelas vielas e se despediu para sair ao treino em São Januário.

Romário seguiu em seu carro e a equipe de Placar atrás. Com menos de um quilômetro de trajeto, policiais militares fecharam o veículo do ainda cabeludo atacante, fizeram-no descer e revistaram suas roupas e o automóvel.

Um deles, ao reconhecê-lo, pediu e recebeu um autógrafo daquele que viria a ser o maior homem ofensivo do futebol. Palavra de Tostão e de Cruijff. O PM, morto de vergonha, foi sincero: “Pô, Romário, desculpa aí, mas um mulato di-rigindo um Monza novinho por essa área, a gente tem que desconfiar.”

Hoje sucata, o Monza, da GM, era carro de luxo da época. O fotografo da Placar registrou a cena e o repórter – por sinal Tim Lopes, barbarizado por traficantes sádicos -, escreveu indignado seu texto.

Romário tem toda a razão em ser do jeito que é, desconfia-do e enojado de hipocrisias. Romário em 1994, quando car-regou sozinho nas costas, nas arrancadas e golaços a seleção brasileira do tetracampeonato, fez o asqueroso presidente da CBF, Ricardo Teixeira mandar de volta ao Brasil um so-brinho, que menosprezara o irmão do craque durante um treino. “Ou ele volta ou eu não piso mais em campo”. O so-brinho mimado recebeu bilhete internacional da Varig. De retorno.

Passado na casca da malandragem, Romário sabia que o homem vale aquilo que pode oferecer e os salamaleques a ele dirigidos nos Estados Unidos significavam apenas a de-

RUBENS LEMOS _rn #geniodabola #senador #educacao

Rubens Lemos Filhoé [email protected]

pendência de sua genialidade, en-golida a seco pelo técnico Parreira e o coordenador e avô da retranca, Zagallo, que lhe pediram socor-ro para classificar o Brasil nas Eliminatórias quando a vaga esteve sob risco. Romário deu show sobre os uruguaios e ba-nanas para os falsos.

Quando candidato e depois eleito deputado federal, foi tratado com ironia grosseira e comparado a personagens picarescos, do tipo do Cacique Juruna de antanho. Fez um belo mandato, enfrentou a Bancada da Bola, denunciou a corrupção na Copa do Mundo e dela foi banido, como sua bela página histó-rica pudesse ser arrancada.

Tão bom deputado federal, Romário consagrou-se Se-nador da República e ontem, por aclamação, foi eleito presidente da Comissão de Educação, Cultura e Espor-tes. Preconceituosos saíram da toca e passaram a esto-car nas redes antissociais a sua escolha, a sentenciá-la de ridícula.

Poucos são mais brasileiros do que Romário. Seus ami-gos, são os seus amigos do tempo de favela, dirigentes escroques , sempre tratou na merecida insolência. Ro-mário na Comissão de Educação merece aplauso. Ele será a figura política, o mandato é fruto do dono e de uma assessoria competente.

Romário, por sinal, não figura em listagens sujas de desvios de dinheiro, lotadas de notáveis com diplomas e pós-graduações acadêmicas. Que nunca vão moldar um caráter. Tampouco educação. Ou uma personalidade capaz de orgulhar seu povo.

23 | 06 de março de 2015 | _rn

Romário aclamado

Page 24: Revista _rn 16 - 06MAR15

POR ELAS Por Ana Cadengue_rn

Classe média. Mé-di-a. Não, nem emergente, nem divergente. Eme, ehhh, dê, ihh, ahhhh. Média. Isso! Desse jeito a minha felicidade. Assim, meio sem sobressaltos. Não, quero mudar não. Tá de bom tamanho assim mesmo. Meu trabalho? Legal. O salário? Na média, ora. Se eu sinto falta de alguma coisa? Ôxe, de um bocado. Nada demais não. Só coisa véia besta... Nam! Rodar o mundo, fazer cruzeiros, apetece não. Prefiro ir pra Santa Catarina. Lá tem uns parentes do meu marido. Melhor ir no inverno, se der sorte pode até gear. Já imaginou a gente usando aquelas roupas de frio? Tudo bem elegante. Eu mesma já tricotei umas echarpes... Doida pra usar. Se eu num acho melhor ir pra Europa ou Patagônia? Quero não. Já disse que não preciso de muito pra ser feliz. Talvez nem tire passaporte... O Brasil é tão grande e o clima anda tão louco mesmo que nem precisa ir pro exterior para conhecer neve. Sonhos? Tenho de monte. Ver meu filho ser um homem de bem, íntegro, sem preconceitos, feliz. Quem sabe ser avó? Um netinho não seria mal. Dizem que o amor de vó... Sim?! Ah, não é esse tipo de sonho? Ok. Esse é o mais importante, mas já que não serve pra você... Tá bom, vamos ver outros. Quero uma casa grande, avarandada, jardim, horta, uns três cachorros divertidamente teimosos. A cozinha tem que caber uma mesa bem grande. Também quero fogão à lenha e churrasqueira. Ah, e panelas de barro e de ferro. Cozinhar para quem a gente gosta é uma das maiores felicidades do mundo. Já sinto o cheiro do café passado na hora, a tapioca fininha com uma leve camada de manteiga, o queijo coalho assado, a charque frita com macaxeira bem molinha, o carneiro de tão cozido se desmanchando, feijão do dia, um rosbife com verdura, a sopa de carne com legumes e

Felicidade classe média

[email protected]

24 | 06 de março de 2015 | _rn

Page 25: Revista _rn 16 - 06MAR15

POR ELAS _rnuma colher de nata... Sonhar em receber e cozinhar pros amigos também não serve não? Viiixe, desse jeito fica difícil. E é pra sonhar com o quê? Num pode sonhar com filho, casa, família, amigos... Carro? Nem sei dirigir. Um que funcione serve? Precisa de luxo não. Basta funcionar. E ter ar condicionado, por favor. É, eu sei que isso é bem classe média, mas eu já tinha dito que era assim. Tá, vou tentar de novo. Roupas? As lojas de departamento resolvem, uma ou outra butique... Algo mais exclusivo? Gosto de brechós. Pode não? Gastar dinheiro com roupas realmente não é comigo. É, concordo, deve ser porque não tenho. Cremes e maquiagens? Não mesmo. Até uso, mas sem exagero, sem marca, sem frescura. Só frescor. Tomar água é muito importante. Rir também. Corretivo e batom não é maquiagem decente? E eu vou fazer o quê? Andar toda calabreada só para agradar os outros? Nunca fui disso. Ah, também não suporto secadores de cabelo e pranchas. Fazer sobrancelhas? Duas, três vezes por ano serve? Gosto de sofrer não. Nem de parecer ser o que não sou. Esse negócio de estar na moda também nunca foi meu favorito e, pelamordedeus, tudo menos loira. Quero não! Parece até que todo mundo anda igual. Tem que ser loira, ter os dentes falsamente brilhantes e os cabelos alisados. Quero não!

Do que eu gosto? Ôxe, de um bocado de coisas... Ir à praia, cinema, ler, ouvir música, cantar, comer, tomar um vinho,

contar uma piada tosca, cuidar das plantas, bordar, dançar... Sabe estar nem aí? Sabe só ser? Sabe deixar

rolar? Isso é dançar! Adoro. Basta bater uma latinha e lá vou eu. Tá, sei que não ando saindo muito

– tá tudo tão caro, tão violento -, nem ando fazendo tudo o que quero... Não dá! Simples

assim. Não consigo dar conta de tudo como fazia antes. Meu ‘time’ é outro,

as prioridades também. É melhor rir vendo desenho na TV do que sair

por aí querendo aparecer. Rima pobre, né, mas a pura verdade.

Fazer o quê? Avisei antes que era assim, bem classe

média. Quero ter muita coisa não.

Ser feliz desse jeito já dá um trabalho danado.

25 | 06 de março de 2015 | _rn

Page 26: Revista _rn 16 - 06MAR15

PROTEJA SEUS DIREITOS Por Ramirez Fernandes_rnEditor do Blog www.protejaseusdireitos.blogspot.com.br | [email protected]

EMPRESA LIMPA A lei anticorrupção (12.846/13) completou um ano de vigência no último dia 29 e trouxe importantes reflexos no ambiente jurídico. Muita dúvida ainda paira no ar, e diversos órgãos federais e estaduais estão montando equipes para esse novo cenário de compliance.

TELEFÔNICA - GVTA superintendência-Geral do Cade recomendou a aprovação, com restrições, da aquisição da GVT pela Telefônica, dona da operadora Vivo. Também decidiu pela aprovação condicionada à assinatura de acordo da cisão da Telco S.p.A., holding com participação na Telecom Italia (controladora da TIM), da qual a Telefônica é acionista.

NOVO CPCO Senado anunciou na última sexta-feira o encaminhamento à presidência do texto do novo CPC. A Secretaria de Relações Institucionais, porém, ainda não atualizou as proposições.

JUNTOS CONTRA A CORRUPÇÃOCade assina acordo com o BID e o Banco Mundial, no qual a autarquia e as instituições se comprometem a compartilhar informações de interesse mútuo que possam facilitar a identificação e prevenção de fraudes, corrupção e infrações concorrenciais.

O MUNDO ESTÁ PERDIDOO fórum central João Mendes Júnior, maior fórum do Brasil (SP), foi invadido durante o Carnaval. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (que fica próximo), foram invadidas salas do sexto ao nono andar, de onde foram levados pertences de funcionários. Dizem que não houve furto de processos ou documentos judiciais.

{

{

CONDOMÍNIOUma associação de moradores de um mesmo prédio jamais pode exercer os direitos e deveres de uma associação de condomínio. Isso porque a associação é quem legalmente tem a função de regular as relações entre moradores. Foi o que decidiu a 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça.

IPHONEA empresa Apple Incorporation foi condenada a ressarcir um consumidor que teve o Iphone inutilizado em razão de atualizações que já não estavam disponíveis para a versão do aparelho. A decisão é da 1ª Turma Recursal Cível dos Juizados Especiais Cíveis do Rio Grande do Sul.

RUI BARBOSA“Maior que a tristeza de não

haver vencido é a vergonha de não ter lutado!”

26 | 06 de março de 2015 | _rn

Page 27: Revista _rn 16 - 06MAR15

TWEETS DA SEMANA_rn

SEMANA MOVIMENTADA - COMO SEMPRE -

NO TWITTER.

NO RIO GRANDE DO NORTE TEMOS UM BATALHÃO DE TUITEIROS

POSTANDO SEM PARAR. CONFIRA O QUE SELECIONAMOS PARA

ESSA SEMANA:

SIGA-NOS NO TWITTER: http://twitter.com/revista_rn

27 | 06 de março de 2015 | _rn

Page 28: Revista _rn 16 - 06MAR15

A senadora Fátima Bezerra (PT) se comprometeu essa semana de alocar emenda individual no valor de 500 mil reais para reforma e ampliação do Hospital Dr. José Augusto Dantas, em Parelhas.

A deputada federal Zenaide Maia (PR) se reuniu com parlamentares médicos para elaboração de uma pauta pró-ativa para ser discutida na Comissão de Seguridade Social e Família.

O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, e o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, apresentam nesta segunda-feira (9) uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC) sobre o impacto econômico do Carnaval em Natal.

A volta da Delegacia do Patrimônio Público, implantação da Divisão de Homicídios, criação de uma Central de Delegacias Especializadas, que concentrasse tudo num mesmo lugar, são algumas das sugestões apresentadas pela Associação dos Delegados da Polícia Civil (Adepol-RN) ao governador Robinson Faria (PSD) para melhorar o trabalho da Secretaria de Segurança do Estado.

GIRANDO [email protected]

EMENDA

SEGURIDADE SOCIAL

FINANÇA$

SUGESTÕES

Por Ana Cadengue

MOSSORÓProjeto de lei do vereador mossoroense Lucélio Guilherme (PTB) quer obrigar bancos a disponibilizarem cadeiras de rodas para os clientes que possuam algum tipo de deficiência física ou para àqueles que precisam de atendimento especial, como os idosos ou as gestantes.

PREFEITÁVEL

KELPS

Referendado pelo PT como pré-candidato

à Prefeitura do Natal, o deputado Fernando Mineiro

assume a liderança do governo na

Assembleia e arregaça as mangas

para viabilizar seu nome em 2016

fazendo exatamente o que gosta:

debatendo a cidade do Natal, problemas e possíveis soluções.

O também deputado Kelps Lima (SDD) também está de

olho no Palácio Felipe Camarão

e não perde uma oportunidade na

Assembleia de cobrar soluções e apontar

caminhos para a municipalidade. 2016

vai ser interessante.

“É difícil avaliar um Governo que ainda não começou.” Deputado Anelo Alves (PDT) ao ser provocado pela jornalista Anna Ruth Dantas, na Band Natal, a fazer uma avaliação dos 60 dias de Governo de Robinson Faria (PSD).

Page 29: Revista _rn 16 - 06MAR15

Todos os processos na Assembleia Legislativa no valor de até R$ 80 mil, por item, agora serão exclusivos para as micro e pequenas empresas (MPEs). A medida passa a vigorar a partir da primeira licitação para 2015 e é relativa à aquisição de material de consumo, reafirmando o compromisso da Casa com este setor econômico.

O Governo do Estado está retomando os trabalhos para a volta da campanha Cidadão Nota 10, que ajuda a combater a sonegação fiscal, além de financiar instituições assistenciais. Para isso, a Secretaria de Tributação está recadastrando as instituições participantes e tentando quitar dívidas de gestões anteriores. A previsão é de que o programa volte a funcionar normalmente até setembro.

Quem deixou de votar nas últimas eleições tem até o dia 4 de maio para regularizar sua situação ou terá o título de eleitor cancelado. O eleitor deverá comparecer ao cartório eleitoral correspondente munido de documento oficial com foto e título eleitoral. Para cada turno em que o eleitor não houver votado ou justificado a sua ausência terá que pagar multa ou solicitar sua dispensa, caso não tenha condição financeira de efetuar o seu pagamento.

A professora Teresa Neuma de Castro Dantas, não é mais diretora-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte – FAPERN. O titular agora é o também professor da UFRN, Manoel Lucas.

O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Josemar Bezerra, comemora vitória na formação das Comissões da Casa. Com minoria, a oposição conseguiu a presidência de quatro das cinco comissões, derrotando os aliados da prefeita Fernanda Costa.

O líder do PSD – o partido do governador - na Assembleia

Legislativa, deputado Dison Lisboa usou a tribuna da Casa para pedir

mais agilidade nas ações de combate à seca. De acordo com o deputado, 152 municípios estão em estado de

emergência e 116 necessitam de carros pipa para abastecimento.

Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), o mês de março será de muita chuva em todo o Rio Grande do Norte. Agora, é torcer para a previsão dar certo já que os reservatórios de água estão muito abaixo do nível normal e alguns já completamente secos. “São José, rogai por nós!”.

A classe política de Jandaíra luta unida pela implantação de lombadas eletrônicas no perímetro urbano da BR 406.

PRIORIDADE BOA NOTÍCIA REGULARIZAÇÃO ELEITORAL

TROCA-TROCA

SUCESSO

SECA

INVERNADA

LOMBADAS

GIRANDO _rn

http

://w

ww

.gua

mar

eem

dia.

com

Page 30: Revista _rn 16 - 06MAR15

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caicó realizou nesta sexta-feira (06) uma caminhada alusiva ao dia 08 de março e um abraço simbólico ao Hospital do Seridó, que a instituição quer ver transformado num hospital de referência no atendimento à população feminina.

Com o fim de limitar a relação existente entre poder público e empresas que atuam na doação de dinheiro para candidatos e partidos políticos, o vereador de Mossoró, Lairinho Rosado (PSB), apresentou um projeto de lei que proíbe a Prefeitura e o legislativo local de contratar com doadores de campanha.

O plenário do Senado aprovou nessa quinta-feira (5) o projeto de lei que permite que a mãe registre em cartório o nascimento do filho, em igualdade de condições com o pai. Finalmente! O projeto altera a lei atual, pela qual o homem é o responsável pelo registro do filho e apenas quando se omite ou está impedido de fazê-lo a mulher tem esse direito.

GIRANDO _rnAVANÇO

Depois de 42 anos de sinal analógico, na

última terça-feira (3), a Televisão Universitária (TVU) da Universidade Federal do Rio Grande

do Norte (UFRN) passou a transmitir

sua programação de maneira experimental,

em sinal digital. A programação da

TVU continua a ser transmitida por sinal

analógico na TV aberta, por meio do canal

RELACIONAMENTO

DUPLA HOMENAGEM

A Secretária Chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, visitou nessa quinta-feira a Assembleia Legislativa. Tatiana destacou a importância da boa relação entre os poderes, falou sobre o andamento dos projetos do Governo do Estado e reforçou o convite para os deputados tomarem um café da manhã com o governador na próxima quinta-feira (11).

LUTA

BOA IDEIA

FILHO DA MÃE

5, para aqueles que não possuam equipamento de conversão digital. Para

os aparelhos com o conversor, basta sintonizar o canal 5.1. A TVU pretende

agora expandir o sinal para o interior do Rio Grande do Norte.

foto

: Joã

o Gi

lber

to

O deputado Carlos Augusto Maia (PTdoB) irá homenagear a presidente da APAE de Parnamirim, Maria Oziene de Paiva, sua mãe, durante sessão solene nesta segunda-feira (09), às 09h, em referência ao Dia Internacional da Mulher. Oziene exerce a função desde 2011e também é diretora financeira da federação estadual das APAES do RN e conselheira do Conselho Municipal de Educação de Parnamirim.

Page 31: Revista _rn 16 - 06MAR15

O ex-diretor do DNIT e general da reserva Jorge Ernesto Pinto Fraxe é o novo diretor Geral do Departamento de Estradas e Rodagens – DER.

O Sebrae inaugurou nessa quinta-feira (5) seu novo escritório regional no Seridó. Fica na rua General Dantas, 215, no Centro de Caicó.

A Emater iniciará a construção de unidade para atender agricultores familiares em Assu. O terreno foi doado pela prefeitura e fica localizado no bairro IPE.

Até o segundo semestre deste ano, o município de Apodi terá 100% de suas Unidades Básicas de Saúde com acesso à internet.

A Prefeitura do Natal intensificou com blitze e panfletagem a campanha “Quem Respeita o Trânsito não Leva Multa”.

Com o início das chuvas no Alto Oeste, os agricultores cadastros pelo município de Pau dos Ferros já estão recebendo o serviço de corte de terra.

O contrato de limpeza pública do Município de Natal terá sua execução acompanhada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN).

A Secretaria de Assistência Social (Sethas-RN) e a Emater vão gerir juntas o Programa do Leite.

RAPIDINHASGIRANDO _rnENERGIAO deputado Gustavo Carvalho (PROS) apresentou projeto de lei suspendendo a taxa de religação do serviço de energia elétrica. Para ele, “as empresas responsáveis pelo fornecimento desse serviço não podem querer que o cidadão que já ganha um salário minguado seja obrigado a pagar uma taxa

MULHERES

CONVOCADOS

PARNAMIRIM

O vereador natalense Hugo Manso promove uma campanha que tem como lema “você não precisa ser mulher para lutar pela autonomia das mulheres”. A iniciativa junta nomes da política, artes e sociedade civil organizada, como o deputado estadual Fernando Mineiro (PT), a Secretária Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Teresa Freire, a cantora Khrystal.

O governo do Estado está convocando 428 candidatos aprovados no Concurso Público (001/2011) para cargos de Professores e Especialistas da Educação, para compor o quadro efetivo da Secretaria de Educação e da Cultura. Todos os convocados devem se apresentar até o dia 06 de abril.

Professores do município de Parnamirim estão em greve por tempo indeterminado. A principal reivindicação dos educadores é um reajuste de 13,01% no piso salarial da categoria, acompanhando o crescimento percentual do piso nacional.

absurda de religação, após ter o serviço cortado”.

Page 32: Revista _rn 16 - 06MAR15

TECNOLOGIA _rn #oportunidadeimpar #relogio #app

Um novo pedido de patente da Apple ao Escritório de Patentes dos Estados Unidos descreve diferentes métodos para a impermeabilização de dispositivos eletrônicos, como o iPhone. O documento revela o revestimento de componentes internos com material hidrofóbico, ou seja, indissolúvel em água.

Porém, até agora a Apple não mostrou interesse em impermeabilizar seus smartphones e tablets, como acontece com a Sony e a Samsung. A patente foi solicitada em março do ano passado, o que pode indicar sua utilização no futuro.

A Better Works, empresa americana focada em aumentar a performance dos funcionários em ambiente corporativo, está desenvolvendo um app que permite ao chefe monitorar o desempenho de um subordinado que estiver usando relógio inteligente.

Utilizando o app, a empresa estipula uma série de metas para cada funcionário e é capaz de quantificar o progresso de cada pessoa e, segundo a desenvolvedora, encorajar o trabalho em equipe.

Veja como funciona a versão atual do BetterWorks:

Você pode não ter notado, mas ultimamente vem acontecendo uma mudança de pensamento na Microsoft.

Primeiro veio o lançamento do Office para iPad em 2014, depois a adição do OneNote para Mac e iOS e uma versão atualizada e útil do Office para iPhone. Então, há apenas alguma semanas, o Office for iOS, que deve ser um dos melhores apps de e-mail para aparelhos mobile da Apple.

Ontem, a empresa liberou a versão preview do Office 2016.

O que é importante em todos esses lançamentos é que parecem mostrar uma mudança significativa de filosofia na Microsoft.

Uma versão preview do Office está disponível gratuitamente.

Apple pode tornar o iPhone à prova d’água

App em relógios para monitorar funcionários

Microsoft libera preview do Office 2016 para usuários de Mac

32 | 06 de março de 2015 | _rn

Page 33: Revista _rn 16 - 06MAR15

Quem aprecia tramas policiais vai encontrar um exemplar envolvente do gênero no filme Departamen-to Q (The Keeper of Lost Causes, 2013). O longa é a adaptação de uma trilogia de livros que mostra dois policiais (Carl Morck e Assad) so-lucionando casos já arquivados.

Carl tem fama de mal-humorado e impetuoso. No primeiro conta-to que temos com o personagem, descobrimos que, por uma decisão precipitada, uma missão da qual ele participava deu errado. Após um período de afastamento, o policial volta ao trabalho, mas é transferi-do do setor de homicídios para o de arquivo.

Se sentindo desnecessário, ele pas-sa a se interessar pelo estranho de-saparecimento de uma mulher. Envolvendo o colega na jornada, Carl tem poucas pistas. Uma delas

é o irmão internado numa clínica psiquiátrica que não fala com nin-guém. É o ponto de partida para que o detetive desenrole um nó que lida com traumas do passado e uma intrincada trama de vingança. Essa investigação é feita a contra-gosto do chefe do departamento em que ele trabalha. O que não o impede de ir adiante.

A personalidade obsessiva de Carl é um dos pontos que nos faz ter in-teresse por Departamento Q. Sabe-mos pouco a seu respeito, o que leva a crer que nos demais livros o autor vai se aprofundar mais em sua his-tória. E, apesar do roteiro não tra-zer grandes novidades, o destino da mulher desaparecida também pren-de a atenção, até pela sua capacidade de resistir ao trauma físico

e psicológico a que é submetida.

O desfecho deixa um gancho para possíveis sequências. Departa-mento Q ainda guarda semelhan-ças com a série “Os Homens Que Não Amavam as Mulheres”, de Stieg Larsson. Outro bom motivo para dar uma conferida no filme.

Raildon Lucena é jornalista e cinéfilo | [email protected]

CINEMA & ETC Por Raildon Lucena_rn

Departamento Q

33 | 06 de março de 2015 | _rn

Page 34: Revista _rn 16 - 06MAR15

Perdoem o título chulo, a linguagem rasteira logo de início, mas é essa, exatamente essa, a pergunta que venho me fazendo nos últimos dias e com certeza outras de milhares de bra-sileiros fazem sobre o que vem ocorrendo no nosso país.

Que merda é essa, que diabo de Brasil estão construindo se os atores principais e também os coadjuvantes dos três po-deres da república parecem viver num picadeiro e nos con-fundem com palhaços fora de hora e de ordem?

No Executivo, a presidente Dilma Rousseff cambaleia por conta das suas próprias escolhas e não consegue dar um passo sequer sem escorregar, cair e machucar uma nação inteira cada vez mais perplexa diante de tantos equívocos e desacertos que só ela não enxerga. A trapalhada em série começou lá atrás, quando ela escolheu um ministério ab-solutamente desastrado, errado em toda a sua composição,

achando que assim agradaria a todos e teria tempo para recompor a casa. Não deu certo, claro. E nunca daria ou poderia dar, porque não se mistura alhos com bugalhos e sua elei-ção não ocorreu para que o governo voltas-se ao passado das medidas liberais e deixasse para trás as conquistas sociais que o diferen-ciavam das administrações anteriores.

No Judiciário, há muito os magistrados arqui-varam a Constituição Federal e passaram a agir de acordo com as suas verdades e menti-ras. Seguindo à risca o exemplo nefasto de Jo-aquim Barbosa, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal que um dia terá que prestar esclarecimentos à história, eles trocaram as togas por fantasias. Parecem viver em palcos, não em tribunais. No Paraná, por exemplo, o responsável pela Operação Lava-Jato (Sérgio Moro) ao mesmo tempo é policial, promotor, carcereiro, interrogador e de vez em vez, quan-

do sobra tempo, é juiz. No Rio de Janeiro, quem estava cui-dando do caso Eilke Batista (Flávio Roberto de Souza) foi pego em flagrante dirigindo o Porsche de R$ 500 milhões do investigado. Casos isolados, exceção à regra? Antes fos-se. Mas não é.

PINGA FOGO _rn #opiniao

34 | 27 de fevereiro de 2015 | _rn

Que merda é essa?

Page 35: Revista _rn 16 - 06MAR15

Cara-de-pau Maior, não há. Ao mesmo tempo em que se cala constrangidamente sobre a acusação de envolvimento em uma mamata recente, de 2010, quando foi gravado em áudio e vídeo recebendo R$ 1 milhão para facilitar a instalação do sistema de inspeção veicular no Rio Grande do Norte, o senador José Agripino Maia voltou a ser o tagarela de sempre no Congresso Nacional. Mesmo de crista baixa e sem chamar nenhuma atenção dos seus pares, prega a moralidade no serviço público e bons costumes na política. É um cara-de-pau sem tamanho.

InimputáveisJá escrevi sobre o assunto em meu blog (http://luisfausto.com.br/), mas não custa nada voltar ao tema. Os tucanos, meus amigos e minhas amigas, são inimputáveis. Vejam o exemplo do senador mineiro Aécio Neves, presidente nacional do PSDB. Antes mesmo que a lista de investigados na Operação Lava-Jato fosse liberada pelo Supremo Tribunal Federal, já se sabia que o seu nome não estava lá mesmo tendo sido citado criminosamente pelo doleiro e delator Alberto Yousseff.

ResistênciaBrava e silenciosamente, o sócio oculto da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, 25º deputado de quase três décadas, resiste a qualquer tentativa de tirarem o seu poder e a sua influência. Deve ter plantado um pé de cactus em seu gabinete permanente...

Impeachment A ideia maluca, o desejo indecoroso de alguns levianos e insensatos, parece estar morta e enterrada. Não há a menor chance de haver um impeachment da presidente Dilma Rousseff. Primeiro porque ela sequer está sendo investigada na Operação Lava-Jato. E segundo, mais importante, porque o Senado e a Câmara não têm moral alguma para encostá-la na parede. Ponto final.

MaluquinhoNão poderia encerrar a coluna sem lembrar o prefeito de Mossoró, o maluquinho Silveirinha. Contam-me que ele não suporta críticas, não consegue dormir se for contrariado por alguém. No Twitter e no Facebook, já bloqueou dezenas de pessoas – especialmente jornalistas - que quebram essa regra. Não é só maluquinho, pois. É um ditadorzinho, também. No diminutivo mesmo, que ele não merece coisa maior.

E no Legislativo, o circo montado em um Congresso Nacional permanen-temente sob suspeita é grandioso e vergonhoso. Os presidentes das suas casas – Renan Calheiros no Senado, Eduardo Cunha na Câmara – têm seus nomes na lista de autoridades que vão ser investigadas na Opera-ção Lava-Jato e ambos, cada um à sua maneira, agem como verdadei-ros Al Capones, sem se importar com o grau de chantagem e achaca-mento já nas alturas.

Há dias, em seu blog, o jornalista Ricardo Kotscho assinou um arti-go antológico sobre o assunto, es-crevendo que “o tsunami político--jurídico que virou a capital do país de pernas para o ar”. E chegou à conclusão de que é preciso mudar, e mudar urgentemente. “Ninguém aguenta mais tanta hipocrisia e falta de caráter, em nome da governabi-lidade que não temos, da estabilida-de econômica que derrete e da falta cordialidade transformada em cres-cente intolerância”, anotou Kotscho.

Concordo com ele, com todos que pensam assim.

Não dá mais para viver num país onde ao acordarmos, e também an-tes de dormir, a pergunta chula, ras-teira, seja a mesma:

- Que merda é essa?

PINGA FOGO _rn

Luis Fausto é jornalista.

[email protected] 35 | 06 de março de 2015 | _rn

Page 36: Revista _rn 16 - 06MAR15

Os mais antigos contam que, no primeiro andar do casarão de número 52 da rua Frei Miguelinho, marinheiros, vendedores e boêmios dormiam após fecharem bares pela rua Chile e travessas da Ribeira. Tempos depois da boemia, o mesmo casarão virou oficina de navios, padaria e loja de material de construção. Após um intervalo vazio, acolheu um sonho, o do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare que idealizava um local onde pudesse montar e apresentar seus espetáculos e oferecer aos artistas e ao público potiguar um espaço para temporadas e festivais. Uma casa, no sentido mais acolhedor da palavra e que tivesse ótima qualidade técnica.

Assim nascia a Casa da Ribeira, que há 14 anos mudou a cena da cultura potiguar.

Para comemorar a data, novidades e muitos espetáculos. Nesta sexta-feira (6), serão conhecidos os quatro premiados no edital Cena Jovem, iniciativa que busca abrir as portas para artistas do RN, oferecendo prêmios de R$ 30 mil para cada um dos quatro grupos ou coletivos que serão escolhidos para o fomento de novos espetáculos.

O evento terá também a apresentação do espetáculo “A Ida ao Teatro”, do Grupo Facetas, Mutretas e Outras Histórias. A entrada é gratuita e

os ingressos podem ser retirados a partir das 19h. O evento começa às 20h.

Como um dia é pouco pra comemorar 14 anos de história, a Casa da Ribeira está preparando mais atividades para a sua programação de aniversário: nos dias 13, 14 e 15 de março, a Casa recebe as peças “Jacy” (grupo Carmin) e “Bestiário” (Vinicius Souza, MG); a performance de dança “Etéreo” (René Loui); e a Leitura dramática “Três Tigres Tristes” (Vinícius Souza, MG). A vinda do ator e dramaturgo Vinicius Souza foi possível graças a uma parceria com a Rede Potiguar de teatro e a Funcarte.

Casa da Ribeira comemora 14 anos de muita arte

DIVERSÃO E ARTE Da Redação _rn

36 | 06 de março de 2015 | _rn

Page 37: Revista _rn 16 - 06MAR15

Inaugurado no dia 6 de março de 2001, o Espaço Cultural Casa da Ribeira ocupa um casarão com 102 anos de história (construído em 1911). A Casa está localizada no bairro da Ribeira, recentemente tombadopelo IPHAN como Patrimônio Cultural Brasileiro.

A Casa da Ribeira comporta no prédio histórico um teatro com 164 lugares, uma sala de exposições, um Laboratório de Ideias - LABi, um Acervo Literário com mais de 1.400 títulos e um café cultural. É um espaço que valoriza as temporadas de grupos e artistas, e tem como foco o desenvolvimento humano através das artes, entendendo às apreciações artísticas como importantes oportunidades de conhecimento e convivência.

Elaborar projetos para o acesso facilitado de públicos à programação do centro cultural é uma das prioridades da Casa. Esse olhar para o “público” é parte do amadurecimento de seu papel enquanto Instituição Cultural e é um dos aspectos mais importantes da trajetória de 14 anos de funcionamento.

O espaço cultural foi idealizado por iniciativa do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare e, desde 2001, é administrado por um grupo de artistas e produtores, através de uma associação cultural com personalidade jurídica própria.

A Casa da Ribeira foi erguida graças ao apoio da iniciativa privada, com investimentos diretos e através das leis de incentivo à cultura Câmara Cascudo e Rouanet. É uma Organização Privada sem fins lucrativos, com reconhecimento de Utilidade Pública Municipal e Estadual e como Ponto de Cultura Brasileiro.

Não podia faltar teatro no dia do aniversário da Casa da Ribeira. Por isso, no evento do dia 6 de março, o Grupo Facetas, Mutretas e Outras Histórias apresenta o espetáculo “A Ida ao Teatro”. A peça conta a história de um casal que, vivendo sob o mesmo teto há anos, fazendo sempre as mesmas coisas e sempre discutindo em torno das mesmas questões, se vê repentinamente diante de algo que pode alterar sua relação tediosa: uma ida ao teatro.

O espetáculo é uma divertida história de Karl Valentin, adaptada pelo grupo “Facetas...”, que apresenta cobranças mútuas e frustrações comuns da vida conjugal, levando o espectador ao riso e à reflexão sobre a difícil tarefa da vida a dois e o lugar do teatro na sociedade.

No elenco Rodrigo Bico vive o Marido (Luiz Otávio) e Enio Cavalcante a Mulher (Marta). O detalhe é que esta é a primeira apresentação de Rodrigo Bico como ator depois de ter assumido a presidência da Fundação estadual de Cultura José Augusto. O gestor continua ator.

Serviço: Aniversário de 14 anos da Casa da Ribeira[ Resultado Cena Jovem + Espetáculo “A Ida ao Teatro” - Facetas, Mutretas e Outras Histórias ]Data: sexta-feira, 6 de março de 2015 – 20h Entrada: gratuita (ingressos podem ser retirados a partir das 19h)

DIVERSÃO E ARTE

_rn

História A Ida ao Teatro

37 | 06 de março de 2015 | _rn

Page 38: Revista _rn 16 - 06MAR15

2ª EDIÇÃO DO #LUAUASTRAL – PRAIA DE PONTA NEGRA – 19H30 – GRATUITO – ARRECADAÇÃO DE 1KG DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL.

GRUPO ESTANDARTE DE TEATRO APRESENTA O ESPETÁCULO “DESAPARECIDOS” – TODOS OS SÁBADOS E DOMINGOS DE MARÇO – TEATRO DE CULTURA POPULAR – 20H

603SEXTA-FEIRA

703SÁBADO

38 | 27 de fevereiro de 2015 | _rn

Page 39: Revista _rn 16 - 06MAR15

PASSEIO CICLÍSTICO, YOGA, MUSICALIZAÇÃO INFANTIL, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, POESIA, DANÇA, EXPOSIÇÃO, CINEMA, PALESTRAS, SHOW COM TATIANA COBBETT E MARCOLIVA (SONORA PARCERIA - SC), CABOCLAS MC’S E ROSA DE PEDRA.

ECO PRAÇA COM O TEMA “SAGRADO FEMININO”

PRAÇA CÍVICA (PRAÇA PEDRO VELHO)PETRÓPOLISDAS 8H ÀS 22H

00803DOMINGO

JAZZ E BOSSA NOVA COM JOCA COSTA (GUITARRA), HELIANA PINHEIRO (VOZ) E JP (SAX) – ANJO 45, RIBEIRA – 21H

ACÚSTICO 15 ANOS COM TATIANA COBBET E MARCOLIVA - PORÃO DAS

ARTES, PIUM – 21H

39 | 06 de março de 2015 | _rn

Page 40: Revista _rn 16 - 06MAR15

LANÇAMENTO DO LIVRO “DO AMOR”, DE ALICE CARVALHO – EL ROCK BAR – 17H

00803DOMINGO

001203QUINTA-FEIRA

ENVIE-NOS INFORMAÇÕES SOBRE O QUE VAI ROLAR NA SUA CIDADE E PARTICIPE DA NOSSA AGENDA CULTURAL

[email protected]

40 | 06 de março de 2015 | _rn

Page 41: Revista _rn 16 - 06MAR15

41 | 06 de março de 2015 | _rn

Page 42: Revista _rn 16 - 06MAR15