52
Ano II - edição #7- Janeiro / Fevereiro 2010 - distribuição gratuita Casa e Decoração Jardim Vertical Mapa Santana - Casa Verde - Vila Guilherme Gastronomia Culinária Mexicana

Revista São Paulo Bairros

Embed Size (px)

DESCRIPTION

7ª Edição Revista São Paulo Bairros

Citation preview

Page 1: Revista São Paulo Bairros

Ano II - edição #7- Janeiro / Fevereiro 2010 - distribuição gratuita

Casa e DecoraçãoJardim Vertical

MapaSantana - Casa Verde - Vila Guilherme

GastronomiaCulinária Mexicana

Page 2: Revista São Paulo Bairros
Page 3: Revista São Paulo Bairros
Page 4: Revista São Paulo Bairros
Page 5: Revista São Paulo Bairros
Page 6: Revista São Paulo Bairros

Estamos de volta!

Começamos o ano trazendo nesta edição, leitor, matéria de capa especial em homenagem ao aniversário da cidade de São Paulo, a grande inspiradora da nossa revista São Paulo Bairros: história com direito à linha do tempo resumindo os principais marcos, desde o primeiro aniversário até os dias atuais; números; principais ruas de comércio por segmento e 30 programas imperdíveis. Confira e curta o que a cidade tem a lhe oferecer!

Aproveitamos o clima de festa e incluímos uma novidade exclusiva da revista São Paulo Bairros: o mapa da zona norte da cidade (Santana, Casa Verde e Vila Guilherme) com a localização exata de alguns de nossos anunciantes.

Também caprichamos em matérias interessantes! Partindo de informações sobre o treinamento funcional que trabalha o corpo e a mente, passamos por dicas para o preparo de um bom café, para o bem estar físico e mental, visagismo em cabelos e casa com jardim vertical para espaços verdes bem aproveitados.

Ainda, festas com coquetéis sem álcool divertidos e perfeitos para alguns tipos de festas; culinária mexicana apimentada e condimentada; adestramento de cães; imóveis ao seu alcance; etc.!!!

Navegando na correnteza de boas energias dos rios e cachoeiras, escolhemos para viagens e turismo a cidade de Bonito (MS), lugar que é pouco para se chamar Bonito e que conquistou Brad Pitt.

E, no Momento, “A lei do triunfo” para ajudá-lo a alcançar seus objetivos em 2010!

Agora, esperamos que você embarque em nossa revista e desfrute de tudo o que preparamos com muito carinho. Enquanto isso, nos dedicamos à próxima edição .

Boa leitura!

Editorial Expediente

A Revista São Paulo Bairros é uma publicação da: Famatech Publicidade e Soluções Internet

End.: Av. General Ataliba Leonel, 2680 Sala 13 Parada Inglesa/SP - São Paulo

A revista São Paulo Bairros não se responsabiliza pelas opiniões emitidas nesta edição. O conteúdo dos anúncios publicados na revista São Paulo Bairros é de total responsabilidade dos anunciantes.

Dúvidas, críticas e sugestões envie email para: [email protected]

Créditos: Fotos e matéria da capa (SPTuris)

Anuncie: (11) 2099-0674

DiretorFábio [email protected]

AdministrativoRoberta [email protected]

Nelson [email protected]

ColaboradoresAmanda [email protected]

Projeto Gráfico / PublicidadeFábio [email protected]

FotografiaVinicius [email protected]

Criação de anúnciosWave ComunicaçãoVitor Gomes - Natsuo Oki - Caio Salgado

Tiragem20.000 Exemplares

Fábio Jorge

Page 7: Revista São Paulo Bairros
Page 8: Revista São Paulo Bairros

Índice

Academias e EsportesTreinamento Funcional

Alimentos e BebidasCafé - Regras fundamentais de uma boa preparação

10

12

16

18

20

22

24

26

30

34

40

42

44

Animais e Pet Shop Adestramento

Casa e DecoraçãoJardim vertical: A gestão inteligente dos espaços verdes

Estética e BelezaVisagismo: Saiba o que seu cabelo pode falar de você

Festa, Eventos e DiversãoCoquetel sem álcool para festas

GastronomiaCulinária Mexicana

MapaSantana - Casa Verde - Vila Guilherme

Imóveis e Empreendimentos Consórcio de Imóveis estão em alta

Matéria da CapaSão Paulo

ModaSapatos

Saúde e Bem-EstarConheça o segredo do bem esta físico e mental

Viagens e TurismoBonito é pouco para Bonito

50 Momento...A lei do triunfo

Page 9: Revista São Paulo Bairros
Page 10: Revista São Paulo Bairros

Acad

emia

s e

Espo

rtes

10

Esse novo tipo de aula é capaz de lhe dar o corpo dos sonhos enquanto trabalha seu cérebro

Treinamento funcional

Trabalhamos muito com propriocepção, ou seja, realizamos os exercícios em superfícies instáveis como bolas ou buzus (meia bola).

A pessoa aprende a dissociar um membro do outro, trabalhando o abdome enquanto se equilibra numa bola e exercita os ombros, por exemplo. É um trabalho que pede coordenação motora, paciência e gosto pelo desafio, adrenalina e superação.

Além de todos estes benefícios, provoca uma grande queima calórica, pois alia a parte aeróbica à anaeróbica, trabalha com a frequência cardíaca sempre elevada e acelera o metabolismo.

Não se esqueça de consultar o seu médico e encontrar um profissional qualificado antes de fazer esse tipo de treinamento.

O Treinamento Funcional é chamado pelos profissionais da área de fitness como “Treinamento Inteligente”, já que trabalha intensamente não só o físico, mas também a mente.

Utilizado há muitos anos na Rússia e adotado também nos Estados Unidos, este tipo de treino apresenta semelhança com os aplicados em militares e trabalha o nosso cérebro, como conta o treinador Wender Carolino Rossi: “Ele é considerado uma atividade física inteligente, já que atua nos hemisférios cerebrais através da estimulação da coordenação motora e da dissociação corporal. É um trabalho intenso, que exige equilíbrio, lateralidade, e concentração”.

A técnica também tem o diferencial de poder ser aplicada em diversos casos e situações. Não se restringe às academias, e pode ser planejado para um jogador de futebol profissional, um maratonista, um jogador de tênis, um nadador etc.

E não são só os atletas que podem utilizá-la: a técnica pode ser praticada por donas de casa (as mulheres, em geral, são muito beneficiadas, pois a técnica também atua no sistema hormonal), pode ajudar em situações de reabilitação ou fisioterapia e, até mesmo, trazer benefícios para as pessoas da melhor idade.

O Treinamento Funcional trabalha movimentos que você já fez e hoje não faz mais ou que você nunca fez e precisa começar a fazer por algum motivo.

Por exemplo, sabemos que os idosos perdem a capacidade de fazer alguns movimentos cotidianos. Através desse método, é possível que essa pessoa volte a fazer alguns movimentos desaprendidos”, explica Wender.

Segundo o profissional, é um treino que não deixa o aluno ficar apenas no modo automático, como ocorre na musculação, por exemplo.

Por: Wender Rossi Carolino

Page 11: Revista São Paulo Bairros
Page 12: Revista São Paulo Bairros

Café - Regras fundamentais de uma boa preparação

A água utilizada deve ser pura e limpa. Utilize sempre água filtrada ou mineral na preparação do café. Prepare somente a quantidade de bebida que vai ser consumida imediatamente ou, no máximo, durante a hora seguinte.

O tempo de contato entre água e café deve ser:

√ Para moagem fina - até 4 minutos √ Para moagem média - de 4 a 6 minutos√ Para moagem grossa - de 6 a 9 minutos

Este tempo varia conforme o equipamento e a preferência pessoal.

Use a medida correta. Utilize de 80 a 100 gramas de pó (aproximadamente 5 a 6 colheres de sopa) para 1 litro de água. Se a bebida resultar sem sabor, aumente a quantidade de café. Se ela ficar amarga, áspera ou desagradável, diminua o tempo de contato da água com o café, diminuindo a quantidade do pó.

A água utilizada deve ser apenas aquecida - não pode ferver, pois a perda de oxigênio altera a acidez do café. A temperatura ideal de preparo é próxima dos 90ºC.

Pelo pó de café deve passar somente água quente, jamais a bebida. A recirculação torna a bebida muito amarga, áspera e desagradável.

O café usado (café esgotado, borra) é o pior inimigo do sabor, aroma, da cafeteira e da sua saúde. Jogue-o fora. Nunca o reutilize, sequer misturando-o ao café fresco. Para garantir a qualidade ideal, o café já usado e a bebida preparada devem ficar sempre separados.

Deguste com prazer uma bebida fresca, um café preparado na hora, ou o mais recente possível. A característica da bebida café é a de ir deteriorando-se lentamente e, por isso, um café preparado há mais tempo não tem o mesmo sabor agradável de um café fresco.

Beba o café em xícaras de porcelana. O sabor fica destacado e a temperatura constante. No caso do uso de garrafas térmicas, estas devem ser muito limpas e de uso exclusivo do café.

Quanto melhor o café, maior é a extração e melhor o sabor da bebida. Veja a data de fabricação do café. Café recém torrado tem mais sabor. O café moído se deteriora facilmente em função do ar, da umidade, do calor, do tempo e do contato com odores estranhos. Por isso ele deve ficar acondicionado sempre distante desses riscos. Guarde o café não utilizado em um recepiente com boa vedação, na geladeira.

Fonte: Abic

Nunca prepare ou armazene a bebida já adoçada porque se formará uma crosta de caramelo de mal sabor nas paredes do recipiente.

Alim

ento

s e

Bebi

das

12

Page 13: Revista São Paulo Bairros
Page 14: Revista São Paulo Bairros

Anu

ncie

: (11

) 209

9-06

74inove!recicle

Page 15: Revista São Paulo Bairros
Page 16: Revista São Paulo Bairros

Anim

ais

e Pe

t Sho

p

16

√ Junto - Assim que o seu filhote estiver acostumado com sua guia, você poderá introduzir o comando “Junto”. Fique de pé com o seu filhote do seu lado esquerdo e comece a andar. Fale com ele e mantenha-o concentrado em você, tornando-se a coisa mais interessante no seu raio de visão.

Quando ele se distrair e correr na sua frente, como certamente ele o fará, chame-o pelo seu nome e diga “Junto”, e faça uma volta em “U” para a direita. Ela se encontrará atrás de você e correrá de volta para o seu lado. Elogie-o e repita. Torne isto uma brincadeira para o seu filhote e, com seu estímulo, ele aprenderá rapidamente.

Adestramento√ Socialização - O que o seu filhote aprender agora sobre as pessoas e o seu meio ambiente permanecerá com ele pelo resto de sua vida. No período compreendido entre a 4ª e 12ª semanas, o filhote adquire todas as capacidades sensoriais, motoras e de aprendizado da idade adulta. Quanto mais afetuosa for a interação que você estabelecer agora, mais forte será a ligação de seu cão com você mais tarde. Planeje passar pelo menos dois períodos em um dia brincando com o seu filhote. Aproveite o tempo de brincar para ensinar ao seu filhote os comandos de adestramento básicos.

√ Senta - Ensinando seu filhote a se sentar você poderá mantê-lo fora de um mundo de problemas e fazer maravilhas pela sua relação com ele e, com oito semanas de idade, ele está pronto para aprender este comando básico. Comece chamando a atenção do seu filhote e, em seguida, empregando o nome dele e o comando “Max, Senta”, ajude-o, gentilmente, a ficar na posição sentada dobrando suas pernas traseiras. Uma vez sentado, elogie-o. Repita o exercício freqüentemente para reforçar o adestramento.

Você também pode ensinar o comando “Senta” com uma recompensa na forma de alimento. Assim que você conseguir sua atenção, faça-o acompanhar o snack enquanto você o movimenta, vagarosamente, para cima e sobre a cabeça dele. Ao acompanhar o alimento, ele terá que se sentar. “Senta” é um excelente comando para adestrar um filhote para elogios. Uma vez estabelecido em sua mente que sentar-se é a forma segura de receber elogios, você jamais terá que se preocupar sobre como evitar que ele pule sobre você ou outras pessoas para chamar a atenção.

√ Conceitos Básicos do Adestramento para o Uso da Correia O adestramento completo para o uso da guia é um processo gradual. Entretanto, os conceitos básicos para o mesmo constituem uma parte essencial do adestramento básico dos filhotes de cães. Comece fazendo com que seu filhote use uma coleira.

Ele poderá resistir no começo, mas não desista; para a segurança dele, esta é uma regra que não deve ser quebrada. Uma vez acostumado a usar a coleira, comece deixando que ele arraste a guia pela casa, sob sua supervisão. Quando for hora dele fazer suas necessidades, leve-o, preso na guia, até o lugar reservado para isto.

Acostume-o a andar do seu lado esquerdo simplesmente colocando-o ali toda vez que você o levar para fora.

A maioria dos filhotes de cães aprende a gostar de sua guia uma vez que ela passa a ser um sinal de que eles vão sair de casa - e os cãezinhos gostam de explorar!

Fonte: Dogchow

Page 17: Revista São Paulo Bairros
Page 18: Revista São Paulo Bairros

Casa

e D

ecor

ação

18

As utilizações deste tipo de sistema são inúmeras e podem funcionar tanto em espaços interiores como no exterior; alguns exemplos disso são: as fachadas de edifícios, cobertura de muros, paredes, labirintos, divisão de espaços, solução para decoração, eventos, etc.

As vantagens centram-se, sobretudo na naturalização do espaço urbano, ou seja, tornar vivo e verde o que normalmente é “cinzento” e sem vida.

Os jardins verticais apresentam também características que atuam ao nível da acústica e funcionam como uma barreira contra os raios solares (conforto térmico).

Esta gestão do espaço é adaptável a praticamente qualquer tipo de situação, da qual deriva um produto com uma enorme valia.

Desde há décadas que se constrói na vertical com os mais diversos fins, então porque não aplicar essa técnica também aos espaços verdes? Respondendo a esta necessidade diversas pessoas, entendidos e empresas têm dedicado parte da sua vida a tentar solucionar o problema da manifesta falta de espaço existente nas nossas cidades. Surge então o conceito de jardim vertical.

Muitos são os sistemas existentes e os seus nomes. Variam, sobretudo na sua complexidade, mas tem um elemento em comum, o culto ao verde.

A idéia inicial partiu do mestre Patrick Blanc, que neste momento tem já implantadas inúmeras obras de referência, como o museu de Quai Branly em Paris e o Caixa Forum em Madrid.

Então se o espaço físico é reduzido porque não criar na vertical?

A gestão do espaço é cada vez mais importante nos dias que correm. Esta passa pelo correto planejamento a todos os níveis nas diversas especialidades, desde o projeto de paisagismo até a conclusão final da obra; todas as etapas devem ser escrupulosamente respeitadas, só assim os resultados tendem a aparecer a curto e médio prazo e normalmente são bastante satisfatórios

Jardim vertical: A gestão inteligente dosespaços verdes

Fonte: Portal do Jardim

Page 19: Revista São Paulo Bairros

Ateliê | Talita Corrêa• Cortinas Modelos Exclusivos• Persianas • Rolô • Romana• Papel de parede• Persianas Motorizadas

www.atelietalitacorrea.blogspot.comEnd.: R. Maria Cândida, 373 - Vila Guilherme - SP

Tel.: (11) 2901-2377

Page 20: Revista São Paulo Bairros

A imagem comunica muito mais que as palavras, principalmente porque no caso da imagem pessoal, a reação de quem olha é meramente emocional. Não é preciso ter conhecimento em visagismo para entender as mensagens transmitidas pela imagem do outro.

Por isso, Hallawell mostra o que os cabelos podem comunicar sobre você, mesmo que as mensagens transmitidas por sua imagem não estejam de acordo com sua personalidade. Por isso, confira os significados de cada um e veja se o seu corte de cabelo condiz com a imagem que você deseja passar.

Cabelos com linhas verticais e retas: transmitem estrutura

Cabelos com linhas retas horizontais: transmitem estabilidade. No entanto, uma franja reta e um cabelo com linhas verticais e base na horizontal, por exemplo, cria uma espécie de barreira e mostra que a pessoa é convencional; passa falta de jogo de cintura.

Cabelos com linhas inclinadas: transmite dinamismo. Os cabelos com linhas inclinadas (desfiados ou repicados) que se voltam para dentro representam introversão e dinamismo, o que segundo o visagista Philipi Hallawell, é algo perigoso, pois mostra desequilíbrio. O ideal são as linhas inclinadas voltadas para fora, pois elas mostram que a pessoa é dinâmica e extrovertida.

Cabelos com linhas curvas: os cabelos estilo “Gisele Bündchen” transmitem amplitude, sensualidade, lirismo e romantismo.

Cabelos com linhas mais fechadas (cachos): transmite uma imagem emocionalmente conturbada.

Cabelos com linhas quebradas (encaracolados): segundo Hallawell trata-se de uma linha lúdica, que transmite infantilidade. Os encaracolados normalmente não são levados a sério. “Por isso que a maioria das mulheres, quando chega à idade adulta não gosta desse tipo de cabelo. Elas reagem emocionalmente, instintivamente ao se olhar no espelho. E essa é a mesma reação de quem as vê”, explica.

Visagismo: saiba o que seu cabelo pode falar de vocêTer um estilo próprio vai além da moda. Não adianta querer ter o corte ou a coloração do cabelo de determinada celebridade se aquele modelo não combina com seu estilo. Descobrir o look que combina com cada personalidade também não significa que a moda será deixada de lado, pelo contrário, o visagista inglês Philip Hallawell, explica os benefícios que sua técnica pode trazer, conta o que cada tipo e corte de cabelos significam e mostra duas transformações feitas por meio dessa técnica.

“O visagismo é a construção da imagem que revela a identidade da pessoa. O visagismo coloca a imagem em sintonia com o modo de vida de cada um”, define Hallawell.

Antes de escolher um corte de cabelo, uma coloração, o design das sobrancelhas e até mesmo a maquiagem, é preciso analisar o físico da pessoa, levando em conta o formato do rosto, as feições, o gestual, a cor da pele e também considerar a personalidade, a profissão e os gostos pessoais.

“A imagem da pessoa fala por ela mesma e por isso o visagismo não se prende a padrões. A preocupação é valorizar os pontos fortes e adaptar a moda ao estilo de cada um”, explica.

Segundo Hallawell o visagismo trabalha com o belo. “Ser bonito é ser esteticamente harmonioso, ser belo é transparecer as qualidades”, especifica. A imagem pessoal comunica muito mais que as palavras

Fonte: Beleza Terra

Esté

tica

e Be

leza

20

Page 21: Revista São Paulo Bairros
Page 22: Revista São Paulo Bairros

Coquetel sem álcool para festasEm festas informais ou com público jovem, o ideal é abusar dos deliciosos coquetéis sem álcool.

Mas os coquetéis sem álcool também são uma ótima alternativa para atender bem os convidados em uma celebração e podem ser consumidos por pessoas de todas as idades.

Entretanto, criar o coquetel perfeito é uma arte e você tem que conhecer os ingredientes e a melhor maneira de misturá-los para obter uma bebida saborosa e colorida, que atraia a atenção de todos e arranque muitos elogios.

As bebidas são ingredientes essenciais em todas as festas, mas não necessariamente você precisa servir bebidas alcoólicas para seus convidados, especialmente se o evento for um aniversário infantil, festas de 15 anos ou formatura escolar.

Em determinados tipos de eventos, as bebidas com teor alcoólico são sempre uma boa pedida, já que os vinhos, champagnes e vodkas são bastante apreciados pela maioria dos convidados.

A maioria das receitas de coquetel pode ser facilmente modificada para deixar de fora o álcool, lembrando que as versões não alcoólicas pode ser tão saborosas como os coquetéis que conhecemos comumente.

Servir uma alternativa de bebida sem álcool é a opção perfeita para quem não pretende consumir algum tipo de bebida com teor alcoólico, especialmente se o convidado for dirigir depois ou se for menor de idade.

Se você está planejando um evento de formatura ou festa de 15 anos, vale ressaltar que o ideal é sempre servir uma variedade maior de bebidas com refrigerantes, sucos e batidas e coquetéis de frutas sem álcool.

Por isso, ao contratar uma equipe de bartenders para a comemoração, converse com os profissionais e explique qual o tipo de evento você organizou e combine um cardápio de bebidas mais adaptado para o seu estilo de festa.

Fonte: casamento.com.br

Fest

a Ev

ento

s e

Dive

rsão

22

Page 23: Revista São Paulo Bairros
Page 24: Revista São Paulo Bairros

Gast

rono

mia

24

Região Norte e Centro-Norte - Devido a intensa criação bovina, a carne é o ingrediente principal de muitos pratos. Águas Callientes, Colima e Jalisco - Marcados por comidas ritualísticas como as Cavaleraz de Azucar e o Pan des Muertos (em comemoração ao Dia dos Mortos). São Estados de intensa atividade pesqueira. Região Central, Guanajuato, Michoacán e Querítaro - São consumidas grandes variedades de feijão e chilli preparados de diversas formas. Vera Cruz e Tabasco - Situadas na porção central do golfo mexicano, são duas das áreas mais produtivas do país, onde são cultivados: cana-de-açúcar, cacau, café, milho, alho, chilli, arroz, tomate e tabaco. Além disso há criação de gado e intensa atividade pesqueira.

Guerrero, Oaxaca e Chiapas - A Pozole ou sopa à base de carne e milho é o prato preferido desta região. Também há o gosto da população por um inseto chamado Jumil e pelas carnes de coelho, veado, codorna e iguana. Península de Yucatán - A culinária atual desta região é abundante em frutas, animais silvestres, hortaliças e tubérculos, herança da cultura indígena. Dos espanhóis temos o gosto pela carne preparada com vinho e pelos embutidos. Hidalgo, Tlaxaca e Puebla - Estes estados produzem o Maguey, cactus que é 100% aproveitado na manufatura de alimentos, bebida, roupa e papel. De uma variedade desta planta, o Agave Azul, é feita a Tequila.

Em Puebla nasceu o mole poblano e os chiles em nogada, dois pratos mais tradicionais da cozinha mexicana.

Regiões e Influências

O Chilli com carne é muito consumido como acompanhante das tortillas de trigo, salsa picante, salada e guacamole e recheio para tacos, enchilladas e burritos. Frequentemente consumido também é o Mole Poblano, uma espécie de frango ao molho de chocoloate.

O Cacau é uma fruta muito consumida também no país. As tamales são pamonhas salgadas, ceviche peixe curtido na salamoura e temperos a base de limão, as quesadillas e nachos também são acompanhados por tortillas.

As tortillas são a base de alimentação mexicana e também a sobremesa predileta.

Conhecida por muitos condimentos e apimentada a culinária mexicana, também é famosa pela riqueza de sabores e texturas. Uma gastronomia simples e barata faz da comida mexicana uma das mais populares da América do Norte, muito bem aceita pelos brasileiros.

O México associou-se a pimenta, sendo a principal característica de sua comida. Até bala e pirulitos pode ser de pimenta. Este costume pelo condimento se deu pelo cultivo das civilizações Maia e Asteca e a união com outros tipos de pimentas, quando lá chegaram os espanhóis.

As pimentas mexicanas são intituladas as mais potentes do mundo, por causa de temperatura e solos ideais.

As tortillas em português tortilhas, de milho e trigo são pratos típicos. Também com influência de Maias e Astecas o milho é a principal base da comida do país, com diferentes tipos de recheios as tortillas podem ser de: carne, legumes, verduras, frango, frutas, queijos.

Se consome as tortillas em todas as refeições, café-da-manhã, almoço, jantar, lanches e sobremesas. O principal prato do México é o Taco, ele é uma tortilla recheada com carnes, pimentas, milho, tomate, cebola e guacamole (abacate), podendo ser crocantes (fritos ou assados), enrolados com diversos recheios.

Culinária MexicanaPimenta é forte na gastronomia do México

Page 25: Revista São Paulo Bairros
Page 26: Revista São Paulo Bairros

Map

a -

Sant

ana

- Ca

sa V

erde

- V

ila G

uilh

erm

e

26

Page 27: Revista São Paulo Bairros

Soberana Churrascaria A3Av. Eng. Caetano Álvares, 5824 Tel.: 11 - 2283-3556

Pizzaria Fioresi B4R. Conselheiro Saraiva, 46 Tel.: 11 - 2979-6960

Contours Academia B4R. Pedro Doll, 86Tel.: 11 - 2283-3896

Empresas e Coordenadas

Criare Móveis PlanejadosD5Av. Otto Baumgart, 500 Loja 315-E - Tel.: 11 - 2089-0112

Longatto Calçados B5Av. Gal Ataliba Leonel, 2300 Tel.: 11 - 2950-1916

Consulado da Ração A5Av. Nova Cantareira, 3470Tel.: 11 - 2953-4177

Av. Zaki Narchi, 1185Tel.: 11 - 2223-2000R. Dos Machados, 150Tel.: 11 - 2971-7171

Sonnervig C5 D6

Buffet Kids Point C6R. Chico Pontes,335Tel.: 11 - 221-3993R. Ida da Silva, 396Tel.: 11 - 2905-0844Av. Joaquina Ramalho, 1071Tel.: 11 - 2901-0104

Bondbico Galeteria B6Av. Gal Ataliba Leonel, 2493Tel.: 11 - 2579-2875

Onodera Estética C2R. Leão XIII, 196Tel.: 11 - 2255-5521

Stella Zac Calçados C4R. Voluntários da Pátria, 2182Loja 12 Tel.: 11 - 2099-2381

Alcon Adm. CondomíniosB5Av. Leôncio de Magalhães, 1004 cj 76 Tel.: 11-2539-9987

Vila Yoga - Legalas B6Av. Gal Ataliba Leonel, 3100Tel.: 11 - 2978-5219

Pizzaria Vovó Nininha C5Av. Conceição, 213Tel.: 0800-772-1504

Century Pães e Doces A4R. Voluntários da Pátria, 3749Tel.: 11 - 2976-2001

Rosa Fina

R. Voluntários da Pátria, 2182Loja 11 Tel.: 11 - 2255-5521

C4

Page 28: Revista São Paulo Bairros
Page 29: Revista São Paulo Bairros

Av. General Ataliba Leonel, 2493Tel.: 11 - 2579-2875

site:www.bondbico.com.br e-mail:[email protected]

Page 30: Revista São Paulo Bairros

Sem considerar esse incentivo, a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), já prevê um crescimento entre 8% e 10% no número de consorciados de imóveis neste próximo ano.

Em outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 12.058, que garante ao consorciado o direito de movimentar os recursos de sua conta no FGTS nos mesmos moldes dos mutuários do Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Consórcios de imóveis estão em altaAs vendas de consórcios de imóveis deverão ganhar fôlego em 2010 no País. Em janeiro, o Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) deve aprovar o uso do fundo em consórcios de imóveis.

Poupança programada

O consórcio funciona como uma poupança programada para consumidores que não têm pressa para comprar o imóvel. Conforme a Abac, o sistema oferece menos exigências aos interessados do que os financiamentos imobiliários e o custo ao consumidor é menor.

O Conselho Curador do FGTS ainda precisa dar o seu aval para esta medida.

Hoje o FGTS só pode ser utilizado como complemento ao valor do crédito ou lance. Na avaliação da Abac, quando os recursos do fundo puderem ser utilizados na quitação, o produto ficará mais atraente, pois o consorciado terá melhores condições de pagamento.

A perspectiva do setor é que a venda de consórcios continue em alta mesmo com a melhora das condições de financiamento imobiliário decorrente da queda da taxa básica de juros Selic, e do programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal.

Os custos do consórcio continuam menores que o do financiamento imobiliário, mas a diferença diminuiu com a redução da taxa de juros.

Imóv

eis

e Em

pree

ndim

ento

s

30Fonte: Diário do Nordeste

Page 31: Revista São Paulo Bairros
Page 32: Revista São Paulo Bairros

√ Agilidade

√ Captação Exclusiva

√ Atendimento personalizado

√ Acompanhamento diferenciado

√ Os melhores negócios e condições

Page 33: Revista São Paulo Bairros
Page 34: Revista São Paulo Bairros

História de São PauloPiratininga virou São Paulo: o colégio é hoje uma metrópole. Os padres jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega subiram a Serra do Mar, nos idos de 1553, a fim de buscar um local seguro para se instalar e catequizar os índios. Ao atingir o planalto de Piratininga, encontraram o ponto ideal. Tinha “ares frios e temperados como os de Espanha” e “uma terra mui sadia, fresca e de boas águas”.

Os religiosos construíram um colégio numa pequena colina, próxima aos rios Tamanduateí e Anhangabaú, onde celebraram uma missa. Era o dia 25 de janeiro de 1554, data que marca o aniversário de São Paulo. Quase cinco séculos depois, o povoado de Piratininga se transformou numa cidade de 11 milhões de habitantes. Daqueles tempos, restam apenas as fundações da construção feita pelos padres e índios no Pateo do Collegio.

Piratininga demorou 157 anos para se tornar uma cidade chamada São Paulo, decisão ratificada pelo rei de Portugal. Nessa época, São Paulo ainda era o ponto de partida das bandeiras, expedições que cortavam o interior do Brasil. Tinham como objetivos a busca de minerais preciosos e o aprisionamento de índios para trabalhar como escravos nas minas e lavouras.

Em 1815, a cidade se transformou em capital da Província de São Paulo. Mas somente doze anos depois ganharia sua primeira faculdade, de Direito, no Largo São Francisco. A partir de então, São Paulo se tornou um núcleo intelectual e político do país. Mas apenas se tornaria um importante centro econômico com a expansão da cafeicultura no final do século XIX. Imigrantes chegaram dos quatro cantos do mundo para trabalhar nas lavouras e, mais tarde, no crescente parque industrial da cidade. Mais da metade dos habitantes da cidade, em meados da década de 1890, era formada por imigrantes.

No início dos anos 1930, a elite do Estado de São Paulo entrou em choque com o governo federal. O resultado foi a Revolução Constitucionalista de 1932, que estourou no dia 9 de julho (hoje feriado estadual). Os combates duraram três semanas e São Paulo saiu derrotado. O Estado ficou isolado no cenário político, mas não evitou o florescimento de instituições educacionais. Em 1935 foi criada a Universidade de São Paulo, que mais tarde receberia professores como o antropólogo francês Lévi-Strauss.

Na década de 1940, São Paulo também ganhou importantes intervenções urbanísticas, principalmente no setor viário. A indústria se tornou o principal motor econômico da cidade. A necessidade de mais mão-de-obra nessas duas frentes trouxe brasileiros de vários Estados, principalmente do nordeste do país.

Na década de 1970, o setor de serviços ganhou maior destaque na economia paulistana. As indústrias migraram para municípios da Grande São Paulo, como o chamado ABCD (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema). Hoje, a capital paulista é o centro financeiro da América Latina e por isso ainda recebe de braços abertos brasileiros e estrangeiros que trabalham e vivem na cidade de São Paulo, em um ambiente de tolerância e respeito à diversidade de credos, etnias, orientações sexuais e tribos.

Linha do tempo - fatos que marcaram

1554

- Pr

imei

ra m

issa

1711

- Pi

rati

ning

a vi

ra

cida

de

1827

- Pr

imei

ra fa

cuda

de

1891

- A

bert

ura

Av.

Pau

lista

1901

- Es

taçã

o F

erro

viár

ia

da L

uz

1905

- Pi

naco

teca

do

Esta

do

1911

- Te

atro

Mun

icip

al

1935

- U

nive

rsid

ade

de S

ão

Paul

o

1932

- Re

volu

ção

Cons

titu

cion

alis

ta

1947

- M

useu

de

Art

e de

São

Pa

ulo

1954

- Pa

rque

do

Ibir

abup

era

1974

- Pr

imei

ra li

nha

de

met

2004

- 45

0 A

nos

de S

ão

Paul

o

Mat

éria

da

Capa

34

Page 35: Revista São Paulo Bairros

São Paulo em Números Número de habitantes: De acordo com o IBGE, a população do município de São Paulo é de 10.886.518 habitantes. Se for considerada a região metropolitana, ou seja, os 38 municípios que circundam a capital, a população chega a aproximadamente 19 milhões de habitantes.

Dados gerais:Fundação da cidade: 25 de janeiro de 1554 Localização: Região Sudeste do BrasilDistância da Costa:• Costa dos Alcatrazes – São Sebastião – 186 km• Guarujá – 93 km• Ilhabela – 204 km• Santos – 72 kmUmidade Relativa do Ar: 78% (média anual) Clima: Tropical TemperadoTemperatura média anual: 19°CExtensão: 1.530 quilômetros quadrados de área. Altitude: Média em torno de 760 metros. Latitude: 23°32.0’S Longitude: 46°37.0’W População - 10.886.518 habitantes. Religião Predominante: CatólicaMoeda: Real (R$)Fuso Horário: GMT (-)3 horas

Hotelaria: Principais redes hoteleiras nacionais e internacionais.• 410 hotéis• 42 mil apartamentos disponíveis

Gastronomia: • 12,5 mil restaurantes • 52 tipos de cozinha

Consumo: • 240 mil lojas • 77 shoppings • 59 ruas especializadas em mais de 51 segmentos

Fonte: São Paulo Turismo

Page 36: Revista São Paulo Bairros

Cultura e Lazer• 160 teatros • 110 museus • 265 salas em 55 cinemas • 40 centros culturais • 54 parques e áreas verdes • 7 parques temáticos (na Grande São Paulo)• 7 grandes casas de espetáculos• 6 estádios de futebol • 1 autódromo internacional

Eventos• Capital sul-americana de feiras de negócios• Entre os Top 15 destinos para eventos internacionais no mundo (12º lugar)• Realiza mais de 90 mil eventos por ano• Recebe 75% das grandes feiras do Brasil• R$ 2,4 bilhões de receita/ano• R$ 8 bilhões em viagens, hospedagem e transporte terrestre e aéreo

Transporte• 37 mil táxis • 10 mil ônibus urbanos • 1.335 linhas de ônibus • 28 terminais de ônibus • 5 linhas de metrô • 61,3 km de linhas de metrô + 20,0 km em construção• 55 estações do metrô • 270 km de linhas de trem• Segunda maior frota de helicópteros do mundo• 41 Cias Aéreas • 4 aeroportos na grande São Paulo, sendo 1 em Campinas e 1 em Guarulhos

Turismo• A cidade recebe anualmente 11 milhões de visitantes. Dos que se hospedam na rede hoteleira, 16,4% são estrangeiros e 82,46% são brasileiros.• Dos turistas internacionais que visitam São Paulo, 38% são da Europa, 30% dos EUA e Canadá, 21% do Mercosul, 7% da América Latina e 4% são da Ásia. • Cerca de 50% dos turistas da cidade vem a negócios, 39% a lazer e o restante para tratar da saúde, fazer cursos ou ingressar nas faculdades, visitar parentes, etc.• Permanência média na cidade é de 2 dias • Gastos por dia: US$ 150,00• 5 CITs – Centrais de Informações Turísticas

Negócios• 38% das 100 maiores empresas privadas de capital nacional • 63% dos grupos internacionais instalados no Brasil• 17 dos 20 maiores bancos • Aproximadamente 100 das 200 empresas de tecnologias• BM&FBOVESPA – a maior bolsa de valores da América do Sul• Hospital das Clínicas – o maior e mais renomado complexo

Fonte: São Paulo Turismo

Mat

éria

da

Capa

36

Page 37: Revista São Paulo Bairros

30 programas imperdíveis em São Paulo São Paulo é uma cidade antenada, de vanguarda, geradora de tendências, estilos e costumes. Capital dos negócios, da cultura, do entretenimento e da gastronomia na América Latina, é uma cidade global, formada por pessoas de mais de 70 diferentes nacionalidades e descendências.

Por toda essa grandiosidade e diversidade, há incontáveis passeios possíveis na cidade, todos com diversão garantida. Mas alguns deles são realmente imperdíveis. Separamos 30 programas para você não ficar de fora do melhor de São Paulo. Confira nossas sugestões.

1 - Comer sanduíche de mortadela e pastel de bacalhau no Mercado Municipal; 2 - Conferir os Cantos Gregorianos do Mosteiro de São Bento; 3 - Assistir a um concerto na Sala São Paulo ou no Teatro Municipal;4 - Apreciar a vista da Torre do Banespa; 5 - Assistir à montagem de um musical da Broadway numa das casas de espetáculos; 6 - Fazer um roteiro de compras entre a Rua 25 de Março, os bairros do Brás e do Bom Retiro; 7 - Jantar no Terraço Itália apreciando a vista em 360º de São Paulo; 8 - Visitar um dos grandes museus da cidade, como Masp e Museu do Ipiranga; 9 - Curtir os bares da Vila Madalena e as baladas da Vila Olímpia; 10 - Visitar o Parque do Ibirapuera e suas atrações; 11 - Fechar a noite numa das inúmeras padarias 24 horas da cidade; 12 - Caminhar à noite pela Avenida Paulista; 13 - Visitar o diferente Museu da Língua Portuguesa e a incrível Pinacoteca, ambos na Luz; 14 - Conhecer centenas de espécies de animais no Zoológico e dar uma esticada até o Jardim Botânico; 15 - Conferir o cardápio de uma das cantinas do Bixiga; 16 - Visitar a rota das grandes grifes internacionais na rua Oscar Freire e no Shopping Iguatemi; 17 - Tomar um chá no restaurante Skye, do Hotel Unique; 18 - Assistir a um páreo no Jockey Club; 19 - Subir no Pico do Jaraguá; 20 - Passar um dia relaxando em um dos vários spas, com direito a banho de ofurô e massagem relaxante; 21 - Visitar as feiras da Liberdade e da Praça Benedito Calixto; 22 - Ir a uma das 1500 pizzarias da cidade; 23 - Conferir uma corrida no Autódromo de Interlagos; 24 - Assistir a um jogo no Estádio do Pacaembu; 25 - Passear em umas das mega livrarias de São Paulo, como a Cultura, do Conjunto Nacional, e a Fnac, na Paulista; 26 - Visitar uma das centenas de exposições da cidade; 27 - Tomar um café em uma das cafeterias internacionais, como Havana e Starbucks; 28 - Passear pelo Centro Histórico, passando pelo Pateo do Collegio, Largo São Francisco, Marco Zero e Catedral da Sé; 29 - Visitar uma grande feira em um dos centro de convenções paulistanos, como o Parque Anhembi; 30 - Participar de um ensaio em uma quadra de escola de samba.

Page 38: Revista São Paulo Bairros

Ruas de comércio em SPVestidos de Noiva e Acessórios - Rua São Caetano (Região Central): A rua possui dezenas de lojas de vestidos de noivas e acessórios para casamento no trecho entre a avenida Tiradentes e rua Djalma Dutra. É possível encontrar o vestido pronto para comprar ou alugar, ou até pedir para uma estilista desenhar um modelo exclusivo. A maior parte das lojas abre às 8h30min e fecha por volta das 18h, de segunda a sexta feira. Aos sábados, funcionam das 8h às 16h. Há algumas que abrem aos domingos, das 9h às 13h . O preço da primeira hora nos estacionamentos varia de R$5,00 a R$7,00. Também é possível chegar ao local de metrô, descendo na estação Tiradentes ou estação Luz.

Objetos de chapelaria - Rua do Seminário (Região Central): A via conta com lojas que vendem chapéus, boinas e bonés, objetos difíceis de serem encontrados hoje em dia. A maior parte das lojas funcionam das 9h às 18h30min, de segunda a sexta-feira, e, aos sábados das 9h às 15h. É possível encontrar estacionamento por R$5,00 a hora. A via fica perto da estação São Bento do Metrô.

Comércio de Essências - Rua Silveira Martins (Região Central): Quem procura por essências perfumadas e materiais para fazer velas encontra uma variedade de lojas vendendo esses produtos na rua Silveira Martins, no trecho entre a rua Tabatinguera (que também conta com algumas lojas de essências) e a praça Clóvis Bevilacqua. É possível estacionar o carro na rua, apesar de ser área de zona azul. Quem preferir ir de metrô, deve descer na Estação Sé. A maioria das lojas funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e das 8h às 14h aos sábados.

Instrumentos Musicais - Rua Teodoro Sampaio (Zona Oeste): Subindo a via, da rua Mourato Coelho atá a rua Henrique Schaumanm há mais de cem lojas que vendem móveis para casa, escritório, quartos de bebês, objetos de decoração, colchões e armários planejados para cozinha. Muitas lojas abrem por volta das 9h e só fecham às 21h, de segunda a sexta feira. Aos sábados, o funcionamento é até as 20h. Várias lojas abrem também aos domingos das 11h às 19h .

Motos e Acessórios - Alameda Barão de Limeira (Região Central): A rua conta com cerca de 20 lojas de motocicletas e equipamentos para motos, além de um pequeno shopping com diversas lojas com os produtos e roupas para motociclistas. As lojas se concentram entre as avenidas Sao João e Duque de Caxias. A diária de 12 horas no estacionamento custa R$9,00. Além da Barão de Limeira, há várias lojas de motos também em uma rua transversal, que é a General Osório. O horário de funcionamento da maior parte das lojas, de segunda a sexta-feira, vai das 8h às 18h, ou 19h, e aos sábados, das 8h às 14h .

Lojas de Uniformes - Avenida Tiradentes (Região Central): Quem procura uniformes pode encontrar lojas especializadas na avenida Tiradentes. Os estabelecimentos se concentram no trecho que fica entre a rua São Caetano e a rua João Teodoro, que também conta com algumas lojas de uniformes. O local tem acesso fácil por meio da estação Tiradentes do metrô. Quem preferir ir de carro terá de pagar, em média, R$5,00 por uma hora ou R$10,00 pela diária. A maior parte das lojas funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados , das 9h às 14h .

Produtos Cirúrgicos - Rua Borges Lagoa (Região Sul): Localizada perto do Hospital São Paulo, a rua conta com várias lojas que vendem produtos cirúrgicos e equipamentos hospitalares. Os estabelecimentos se concentram da Rua Leandro Dupret até a rua Marselhesa. O estacionamento no local pode custar R$7,00 por hora. A maior parte das lojas funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e , aos sábados, das 9h às 15h .

Equipamentos Eletrônicos - Rua Santa Ifigênia (Região Central): A via possui uma grande variedade de aparelhos eletro-eletrônicos, equipamentos de som e produtos de informática. As lojas ficam entre a Avenida Duque de Caxias e o viaduto Santa Ifigênia. Também é possível encontrar os produtos em suas vias transversais, como as ruas Timbiras, Gusmões, Aurora, Vitória. Área de estacionamento Zona Azul, é difícil

Mat

éria

da

Capa

38

Page 39: Revista São Paulo Bairros

Materiais de Iluminação - Rua da Consolação (Região Central): No trecho da via que fica entre o número 2.200 e a Rua Pedro Taques há pelo menos 45 lojas que vendem lustres, luminárias, lâmpadas e objetos para iluminação. A via é de fácil acesso, pois conta com um corredor de ônibus por onde passam diversas linhas além de ficar a duas quadras da estação do metrô Consolação. A rua também conta com diversos estacionamentos e a média de preço para uma hora é R$5,00. O horário de funcionamento da maioria das lojas é de segunda a sábado das 8h30min às 19h, mas há algumas que ficam abertas até as 21h. No domingo, há lojas que abrem das 10h às 17h .

Fantasias - Ladeira do Porto Geral (Região Central): Na região da rua 25 de março , a ladeira concentra pelo menos sete lojas de fantasias no trecho entre a 25 e a rua Boa Vista. No local, é possível encontrar fantasias para adultos e crianças e adereços como perucas, chapéus, chocalhos, entre outros itens. O trânsito na região é complicado e é melhor opção deixar o carro em casa, ir de metrô e descer na estação São Bento, que tem uma saída na própria ladeira. A maior parte das lojas fica aberta das 7h:30min às 18h, de segunda a sexta-feira, e , aos sábados, das 8h às 14h. As lojas só costumam abrir aos domingos no mês de dezembro - o horário é o mesmo do sábado.

Motos e Acessórios - Alameda Barão de Limeira (Região Central): A rua conta com cerca de 20 lojas de motocicletas e equipamentos para motos, além de um pequeno shopping com diversas lojas com os produtos e roupas para motociclistas. As lojas se concentram entre as avenidas São João e Duque de Caxias. A diária de 12 horas no estacionamento custa R$9,00. Além da Barão de Limeira, há várias lojas de motos também em uma rua transversal, que é a General Osório. O horário de funcionamento da maior parte das lojas, de segunda a sexta-feira, vai das 8h às 18h, ou 19h, e aos sábados, das 8h às 14h .

Confecções - Rua José Paulino (Região Central): Conhecida dos paulistanos como pólo de lojas de confecção, a rua concentra mais estabelecimentos de moda feminina no trecho entre a praça da Luz e a rua Tenente Pena. Muito procurado, o comércio na região cresceu e é possivel encontrar diversas lojas nas redondezas, como nas rua Silva Pinto e da Graça. A estação da Luz fica perto da via. Na rua, trecho de zona azul, é dificil encontrar vaga para estacionar. Há estacionamento a partir de R$8,00 a hora. A maioria das lojas fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, aos sábados, das 8h30min às 15h .

Madeira e Equipamentos - Rua do Gasômetro (Região Central): No trecho entre o Viaduto do Gasômetro e a Avenida Mercúrio, há dezenas de lojas que vendem madeira e ferragens. A maior parte das lojas atende ao público das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 14h, aos sábados. O estacionamento no local custa a partir de R$7,00 a primeira hora e de R$15,00 a diária. Quem preferir usar o metrô deve descer na Estação Dom Pedro.

Utensílios de Cozinha - Rua Paula Souza (Região Central): Mais de 30 lojas com uma grande variedade de produtos para cozinhas industriais, bares, restaurantes e utensílios de cozinha podem ser encontradas no trecho da via entre as ruas Florêncio de Abreu e da Cantareira. A maior parte das lojas funcionam de segunda a sexta, das 8h às 18h e aos sábados, das 9h às 13h . O preço de uma hora em estacionamentos próximos pode custar R$ 6,00 e a diária, R$12,00 . A rua fica a 600 metros da estação Luz do metrô.

Carros e Motos Importados - Avenida Europa (Região dos Jardins): Localizada na região dos jardins, a avenida Europa concentra pelo menos 36 concessionárias de carros e motos importados. No local, é possível encontrar luxuosos automóveis Ferrari, Porsche e Lamborghini e Motocicletas Harley Davidson. A maior parte das lojas funciona das 9h às 19h, de segunda a sexta feira. Como no fim de semana os horários são variados, é aconselhável ligar para a loja antes. Há estacionamento em algumas lojas. Não há estações de metrô por perto.

conseguir vaga para parar o carro. A melhor opção para chegar e pegar o metrô ou trem é descer na estação da luz. O horário de funcionamento das lojas é das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, e, aos sábados, das 9h às 15h.

Fonte: G1

Page 40: Revista São Paulo Bairros

Mod

a

38

Na hora de escolher um sapato novo, não priorize só a beleza dele não, certifique se estão confortáveis e analise bem onde você está pisando.

SapatosNada melhor do que comprar um lindo par de sapatos, principalmente quando você percebe que só faltava ele para complementar e dar o toque final na sua roupa. É impressianante como sapatos prendem a atenção das mulheres, por exemplo, é raro você passar em uma vitrine que venda os tais objetos de desejo, sem pelo menos ter duas espectadoras namorando-os e fazendo planos mirabolantes com eles.

Confira algumas dicas:

Botas: Mais indicada usar com calças, porém se preferir usar com saias mais longas e bermudas, as botas de cano alto são mais propícias.

Mocassins: São calçados curinga e podem ser utilizados em qualquer estação. Os mocassins de salto baixo devem ser usados com calças compridas, bermudas e saias longas.

Mules: Ideais para serem usados com calças tradicionais ou curtas, vestidos e saias pelo joelho. Atenção: Mesmo os modelos mais sofisticados não são ideais para serem usados em ocasiões muito formal.

Sapatilhas: São calçados mais leves e ideais para serem utilizadas com saias longas e minissaias.

Sandálias: As sandálias podem ser utilizadas em qualquer ocasião. São práticas e elegantes.

Chanel: Esses modelos combinam com roupas mais clássicas. O chanel é reconhecido como um calçado de bom gosto e chique.

Fonte: Na Moda

Escarpins: Ideal ser usado com saias, tailleur, minissaia e calças.

Page 41: Revista São Paulo Bairros
Page 42: Revista São Paulo Bairros

Saúd

e e

Bem

-Est

ar Conheça o segredo do bem estar físico e mentalEncontrar o equilíbrio entre o corpo e a mente é o segredo para o bem estar. Segundo uma pesquisa realizada pela fisioterapeuta argentina Aerin Alexander, e divulgada recentemente, um corpo saudável está relacionado a quatro fatores, que ela chama de chaves do bem estar. Se autoconhecer, ingerir alimentos saudáveis, dormir bem e se relacionar amigavelmente com as pessoas são algumas dicas para conseguir um corpo sadio.

Sua metodologia alia a medicina ocidental a terapias orientais alternativas. Aerin estuda o funcionamento do corpo , juntando pesquisas avançadas do Ocidente com a medicina oriental (chinesa). Ela usa como base métodos alternativos, como desintoxicação das toxinas geradas por emoções negativas, exercícios respiratórios, utilização de ervas e o sistema do sono profundo. Em passagem pelo Brasil para participar de uma palestra, a fisioterapeuta aproveitou para falar um pouco sobre sua teoria das quatro chaves do bem estar:

1) Como me trato? O que sei de mim? É necessário realizar um autoexame, fazer questionamentos sobre como lida com os problemas, como se cuida, identificar as questões que incomodam, tentar descobrir o que precisa ser mudado internamente para levar uma vida mais tranquila.

2) O que como?Como me alimento? Verificar como alimenta o corpo, não só em relação a comida, mas também como “alimenta a alma”, o que lê, as emoções que guarda. Seguir uma dieta mais balanceada, ingerir alimentos saudáveis, vitaminas, frutas, verduras, líquidos. Procurar não guardar mágoas e emoções negativas.

3) Como durmo? O sono é fundamental para ter um dia mais equilibrado e tranquilo. A forma como você passa o dia influencia na noite de sono. As atribulações, correria, preocupações, acabam afetando na hora de dormir. Por isso é importante ter um momento de pausa, relaxamento, verificar a respiração, para que o agito do dia não atrapalhe na hora de dormir.

4) Como me relaciono com os outros? Família, colegas de trabalho, amigos? É importante analisar como é seu comportamento com as pessoas, como você se relaciona, se a troca é positiva, e como seus relacionamentos influenciam no seu bem estar. O convívio harmônico com o outro é fundamental para ter uma vida mais saudável e equilibrada.

Após essa análise, é possível ter uma base do que precisa mudar e começar a adquirir hábitos mais saudáveis para obter um equilíbrio entre mente e corpo. “Somos energia, hoje em dia as pessoas já aceitam que a energia é fundamental. O corpo e a mente estão conectados”, disse Aerin.

A fisioterapeuta também realizou uma pesquisa sobre o sono perfeito, “Sistema sono profundo”, um programa que auxilia a dormir melhor e sem medicamentos. Pessoas que vivem em grandes centros urbanos estão mais suscetíveis ao estresse e cansaço físico e mental. “O ideal é fazer uma parada durante o dia, de dois a cinco minutos, descansar, desacelerar e se conectar para ficar bem”, disse Aerin, que pretende realizar palestras sobre o assunto no Brasil neste ano.

Fonte: Vida e Saúde42

Page 43: Revista São Paulo Bairros
Page 44: Revista São Paulo Bairros

Bonito é pouco para BonitoNo interior do estado de Mato Grosso do Sul há uma cidade que consegue ser maravilhosa até no nome: Bonito. Para quem acha que esse adjetivo é exagero, eis as razões: a cidade guarda tranquilidade, águas cristalinas, natureza exuberante, cachoeiras e espécies raríssimas, muitas delas, encontradas apenas naquele local. Os aventureiros adoram este destino, regado a trilhas, passeios de bote pelas cachoeiras e, até mesmo, descidas de rapel pelas inúmeras quedas da região. O Rio Sucuri, com suas águas em tons de azul-turquesa, encanta com a variedade de peixes e uma vegetação aquática exuberante.

Balneário Municipal Rio Formoso - Suas águas cristalinas permitem uma visão nítida de peixes de cores e tamanhos variados. Dispões de 2 quadras de vôlei de areia, lanchonetes e sorveterias, além de área para camping e churrasqueiras.

Parque da Cachoeiras - Aventure-se pela trilha ecológica na mata ciliar do Rio Mimoso em meio à fauna e flora local. São sete belíssimas cachoeiras formadas por tufas calcárias e pequenas cavernas, lhe convidando para se refrescar em suas piscinas naturais. Os grupos têm tamanho limitado e são sempre acompanhados por um guia especializado em atrativos naturais. Depois de tanta diversão, nada melhor que retornar à sede, onde um almoço com pratos típicos e doces regionais, estará lhe aguardando no fogão à lenha. Após um merecido descanso no redário, ainda há um mirante onde se pode observar uma linda cachoeira.

Viag

ens

e Tu

rism

o

44

Page 45: Revista São Paulo Bairros

Praia da Figueira - Uma lagoa cristalina de água corrente, com mais de 60.000m², para você nadar, mergulhar e praticar outras atividades aquáticas como flutuação, cama elástica, caiaque, pedalinho, tirolesa e biribol, além, claro, do vôlei de areia e do frescobol, que não podem faltar em nenhuma praia, tudo acompanhado de muito sol e calor. Aos apreciadores da natureza, lindo cardume de peixes coloridos, mata exuberante do outro lado da lagoa. Agora se depois de tantas atividades você se sentir exausto, não se preocupe, passe momentos tranqüilos no bar molhado, tire um cochilo na rede, sob a generosa sombra da figueira.

Gruta do Lago Azul - Descoberta por um índio Terena em 1924, a caverna possui em seu interior um lago azul com dimensões que a tornam uma das maiores cavidades inundadas do planeta. Em 1992 uma expedição Franco-Brasileira de espeleomergulhadores, encontrou uma série de fósseis de mamíferos - como o tigre de dente de sabre e preguiça gigante - que viveram durante o período geológico do Pleistoceno - 6.000 a 10.000 anos atrás.

Após uma descida de 100 m, depara-se com um lago de águas intensamente azuladas, cuja profundidade estima-se ser de 90 m. Com suas formações geológicas - não só o teto como o piso da gruta são repletos de espeleotemas de várias formas e tamanhos - desperta a atenção dos turistas e pesquisadores do mundo inteiro. Ninguém sabe ao certo de onde vêm suas águas, acredita-se na existência de um rio subterrâneo, que alimenta o lago.

Page 46: Revista São Paulo Bairros

Viag

ens

e Tu

rism

o Rio Sucuri - O passeio começa com uma agradável e leve caminhada pela mata ciliar que permite observar diversos animais e árvores. Este percurso inclui uma visita à nascente do Rio Sucuri, onde você se encantará com a surpreendente visão a partir do mirante, elevado sobre as águas cristalinas.

No final desta trilha, entra-se no barco a remo para logo após iniciar a parte aquática do passeio: uma descida de 45 minutos flutuando calmamente ao sabor da leve correnteza, observando cardumes de diversas espécies de peixes – como as piraputangas – e plantas aquáticas.

A visibilidade é de dezenas de metros, graças à composição calcária das rochas onde nasce o rio. Quem não quiser fazer o percurso mergulhando pode seguir no barco, que estará à disposição durante toda a descida, fornecendo conforto e segurança. Além da flutuação, o Rio Sucuri oferece aos seus visitantes o quadriciclo e o passeio de bike.

Passeio de Bote no rio Formoso - Uma grande aventura em botes de borracha com capacidade para 14 pessoas, num percurso de 8 km, até a Ilha do Padre, ultrapassando três cachoeiras e duas corredeiras. Nas margens do rio podem avistar-se macacos, pássaros e até sucuris, que principalmente no inverno saem das águas e se enrolam em troncos de árvores. Quando o bote chega em águas tranqüilas, você tem a oportunidade de nadar e mergulhar em um dos rios mais cristalinos do mundo. Última parada: Ilha do Padre. A Ilha é mais uma opção de lazer e aventuras, pois oferece aos seus visitantes a cavalgada, o quadriciclo e o passeio de bike.

46

Page 47: Revista São Paulo Bairros

Aquário Natural - O Aquário Natural impressiona pela limpidez da água, onde você flutua num mundo de belezas e convive por algum tempo com várias espécies de peixes e uma grande variedade de vegetação aquática.

Os cardumes são ótimos anfitriões e acompanham por entre as plantas aquáticas ondulantes. No leito do rio, pedriscos de formação calcária, a responsável pela limpidez da água, refletem a luz do sol em tonalidades que variam do azul ao prata. A diversidade da fauna e flora aquáticas é de fazer com que qualquer pessoa sinta-se num imenso aquário, como se fosse um de seus habitantes.

Durante a flutuação você desce o rio Baía Bonita com equipamento necessário para não tocar no fundo e nas plantas para evitar que a água turve. Quem não quer flutuar pode acompanhar o grupo em barco de apoio, logo atrás. A recepção, o restaurante e o Museu são construções rústicas de troncos de árvores e cobertura de sapé. Na piscina você pratica o uso de máscara e snorkel antes de ir para o rio.

Trilha dos Animais - Sempre na Reserva Ecológica Baía Bonita existe uma outra atração imperdível: é o passeio pela Trilha dos Animais, um imenso parque onde vivem e podem ser observados animais regionais muitos dos quais ameaçados de extinção. Existem pontos de observação pelo caminho e dá para ver emas, jacarés, cervos-do-Pantanal, lobos-guarás, sucuris, macacos... no local são realizadas pesquisas nas áreas de ecologia e biologia.

Page 48: Revista São Paulo Bairros

Dist

ribui

ção

48

Locais onde você encontra a revista São Paulo Bairros

Zona NorteBancal Altinópolis:Rua Altinópolis, 45Tel.: 2950-6125

Banca Braz Leme:Av. Braz Leme, 2341Tel.: 2991-2429

Banca Casa Forte:Rua Casa Forte, 11Tel.: 2976-0684

Banca Chic: Rua Voluntários da Pátria, 2887 Tel.: 2978-6345

Banca Leal:Rua Aureliano Leal, 11 Tel.: 2977-9486

Banca São Camilo:Rua Voluntários da Pátria, 3749 Tel.: 2972-0762

Revistaria DPX Book Shopping:Rua Francisca Júlia, 427 Tel.: 2977-7806

Banca São Camilo:Rua Voluntários da Pátria, 3749 Tel.: 2972-0762

Coffee & Book ShopAv. Leôncio de Magalhães, 1359 Tel.: 2639-4736

Banca São Camilo:Rua Voluntários da Pátria, 3749 Tel.: 2972-0762

Banca Magalhães:Rua Alfredo Pujol, 1640 Tel.: 7272-2543

Banca Fênix:Rua Gaspar Soares, 26 Tel.: 2977-9486

Banca Trevo:Rua Leite de Moraes, 42 Tel.: 2973-8373

Banca Santa Terezinha:Rua Conselheiro Moreira de Barros, 930 Tel.: 2976-2556

Revistaria Logus:Av. Leôncio de Magalhães, 1004 C Tel.: 2545-5175

Banca DuducaAv. Gal Ataliba Leonel, fte2292 Tel.: 2978-8931

Banca da IlhaAv. General Ataliba Leonel, fte ao 2292 Tel.: 2979-7865

Banca Barro BrancoAv. Nova Cantareira, 3255 Tel: 2991-2429

Banca Metrô TucuruviAv. Drº Antonio M. de Laet, 145A Tel.: 2994-2860

Banca Nova CantareiraAv. Nova Cantareira, 47 Tel.: 2262-8086

Banca PresidenteAv. Nova Cantareira, 2419 Tel.: 2204-2813

Banca PralerAv. do Guacá, 437A Tel: 2208-7160

Banca Vitória RégiaRua Salvador Tolezano, 820 Tel.: 2231-6839

Recanto da CulturaAv. Luis Carlos Gentile de Laet, 100 Loja 3 Tel.: 2994-3166

Banca Big BrasilAv. Drº Francisco Ranieri, 65 Tel.: 3869-7466

Banca PralerAv. do Guacá, 437A Tel: 2208-7160

Banca Vitória RégiaRua Salvador Tolezano, 820Tel.: 2231-6839

Recanto da CulturaAv. Luis Carlos Gentile de Laet, 100 Loja 3 Tel.: 2994-3166

Banca Big BrasilAv. Drº Francisco Ranieri, 65 Tel.: 3869-7466

Banca Carandaí:Rua Carandaí, 144Tel.:

Banca Casa Verde:Av. Casa Verde, 640 - Tel.: 3966-4601

Banca Cruz da Esperança:Praça Cruz da Esperança, 147

Banca Idalina:Rua Drº Cesar Castiglione Junior, 434

Banca Conceição:Av. Conceição, 1267 Tel.: 2901-7516

Banca Dom Romano:Av. Conceição, 348 Tel.: 2906-3015

Banca Zaki Narchi:Av. Zaki Narchi, 1538 Tel.: 2251-0306

Banca Pelegrino: Praça Santo Educardo, 33 Tel.: 2636-8540

Banca Santo Eduardo:Praça Santo Eduardo, 33 Tel.: 2955-5847

Banca Curuçá:Rua Curuçá, 776 Tel.: 2158-1995

Banca Cosmorama:Praça Cosmorama Tel.: 2631-5680

Banca Sena:Av. Coronel Sezefredo Fagundes, 1807Tel.: 2263-9974

Banca Cantareira:Av. Senador José E. de Moraes, 474Tel.: 2203-0594

Laselva BookstoreShopping Lar Center piso térreoTel.: 2221-5110

Zona OesteBanca MIX:R. Desembargador do Vale, Esq c/ Av.Pompéia Tel.: 3675-8854

Café Raiz Gourmet:R. Cardoso de Almeida, 920 Tel.: 3868-4747

Banca Matilde II:R. Bartira, 170Tel.: 3801-0168

Café Raiz Gourmet:R. Cardoso de Almeida, 920 Tel.: 3868-4747

Banca Cardoso de Almeida:R. Cardoso de Almeida, 1225 Tel.: 3672-7893

Banca Perfil:R. João Ramalho, 229 Tel.: 3672-3852

Banca Pacaembu:Pça Charles Muller, 01Tel.: 3825-4996

Banca Sumare:Pça Irmãos Warkamnn Alt. 1500Av. Sumaré Tel.: 3675-9353

www.saopaulobairros.com.br

Anuncie: (11) 2099-0674

Page 49: Revista São Paulo Bairros

Na compra de qualquer prato família (exceto arroz) + R$ 4,90 você leva 2 rolinhos primavera mais

2 unidades da banana caramelada

Bolinho de CamarãoBanana caramelada com chocolate

Tradicional rolinho

Frango xadrez Yakisoba Peixe empanado

Horário de atendimento: 2ª à 5ª feira das 11 às 16hs e das 18 às 23hs

Sextas das 11 às 16hs Sábados das 11 às 00hs. Domingos e Feriados 11 às 23hs.

Delivery Tucuruvi: Av. Nova Cantareira, 1336

Tel.: (11) 2959-5454

Page 50: Revista São Paulo Bairros

Mom

ento

...

50

√ O homem geralmente triunfa com mais facilidade num campo de esforços em que se lança de corpo, alma e coração.

√ O objetivo principal na vida deve ser escolhido com um grande cuidado e, depois de escolhido, deverá ser escrito e colocado num lugar onde se possa vê-lo pelo menos uma vez por dia. Isso tem por efeito psicológico impressionar o subconsciente da pessoa de tal maneira que ela aceita esse propósito como um lema, um projeto, uma “planta” que finalmente dominará as suas atividades na vida e a guiará, passo a passo, para a consecução desse objetivo.

√ O poder humano é o conhecimento organizado que se expressa por meio

de esforços inteligentes.

√ Todas as formas de energia e todas as espécies de vida animal ou vegetal, para sobreviverem, precisam ser organizadas. Os fósseis dos imensos animais pré-históricos apresentam evidências positivas de que não-organização significa aniquilamento.

√ O astuto homem de negócios não somente reconhece a importância da lei do esforço organizado, como também faz dessa lei a urdidura e a trama do seu poder.

A lei do triunfo

√ Mesmo sem qualquer conhecimento sobre o princípio da química mental, sem mesmo saber de sua existência, muitos homens acumularam grande poder, simplesmente organizando o conhecimento que possuíam.

√ Todo estrategista, seja no campo do comércio, da guerra, da indústria ou de outras atividades, compreende perfeitamente o valor de um esforço organizado.

√ Há uma razão psicológica, bem como outra de ordem econômica, para a seleção de um objetivo principal definido na vida. Em primeiro lugar dediquemos nossa atenção ao lado psicológico da questão. (...) Os atos das pessoas estão sempre em harmonia com os pensamentos que lhes dominam o cérebro.

√ Qualquer objetivo principal definido deliberadamente fixado na mente e nela conservado, tendo-se a determinação de realizá-lo, acaba por saturar todo o subconsciente até influenciar automaticamente a ação física do corpo, para a consecução do referido propósito.

√ Se um navio perde o leme no meio do oceano e começa a girar em torno de si mesmo, gastará todo o combustível sem chegar ao seu destino, apesar de gastar energia suficiente para atingi-lo e dele voltar várias vezes. O homem que trabalha sem um propósito definido, que não é apoiado por um plano definitivo para sua execução, se assemelha ao navio que perdeu o leme.

√ Certa ocasião, conheci uma jovem muito pobre que tinha um desejo ardente de casar-se com um homem rico, e finalmente conseguiu o que queria, mas não sem ter antes transformado esse desejo no desenvolvimento de uma personalidade muito atraente, que, por sua vez, atraiu o marido desejado.

√ Nada conseguirá quem nada tenta. Se o nosso objetivo na vida é vago, nossas realizações também o serão e podemos acrescentar: serão bem escassas. É preciso saber o que se quer, quando e como se espera alcançar o que se quer.

√ Eis os passos que conduzem do desejo à realização: Primeiro, o desejo ardente; em seguida, a cristalização desse desejo num propósito definido, e finalmente a ação adequada para conseguir o propósito.

√ A concentração do esforço e o hábito de trabalhar com um propósito, eis os dois fatores essenciais para o triunfo, e que se encontram sempre juntos. Um faz nascer o outro.

√ Os mais prósperos homens de negócios são pessoas de pronta decisão que trabalham sempre com um propósito principal, como finalidade na vida.

Napoleon Hill do livro “A lei do triunfo”

Page 51: Revista São Paulo Bairros
Page 52: Revista São Paulo Bairros