36
1 | SINCOR-GO

Revista SINCOR GOIÁS - Edição 90

Embed Size (px)

DESCRIPTION

 

Citation preview

Page 1: Revista SINCOR GOIÁS - Edição 90

1 | SINCOR-GO

Page 2: Revista SINCOR GOIÁS - Edição 90

2 | SINCOR-GO

< > Editorial

EnErgias rEnovadas para a luta

retrospectiva e perspectivas

24

Joaquim mEndanha dE ataídEs

Natural, todo fim e início de um novo ano, pararmos para um balanço, tanto na vida pessoal quanto profissional, e projetarmos novas metas. Ao concluir o ano de 2014 à frente da presidência do SINCOR Goiás, o sentimento é o de satisfação pelo trabalho realizado e de entusiasmo com o que há de vir em 2015.

Vivemos um ano ímpar para o mercado de corretagem de seguros. Em 2014 comemoramos 50 anos de regulamen-tação da nossa profissão; fomos, finalmente, inseridos no Supersimples; tivemos importantes avanços legislativos, como a aprovação da Lei do Desmonte - o que haverá de alavancar nossos negócios. -; continuamos a experimen-tar um crescimento do setor acima da média nacional; e elegemos o representante dos corretores de seguros para a Câmara dos Deputados.

Em Goiás, o SINCOR iniciou nova trajetória no início do ano, com a eleição de sua diretoria. Trouxemos para a gestão do sindicato pessoas comprometidas com a catego-

passamos pelas principais ações do sinCor goiás em 2014 e trouxemos

os projetos e ações programados para o novo ano. valorização do corretor de

seguros está na pauta do dia.

presidente do sinCor-go

Page 3: Revista SINCOR GOIÁS - Edição 90

3 | SINCOR-GO

solidariedade em ação

prÊmio BaNdeiraNte 2014

seNador GoiaNo

22

18

04

o sentimento é o de satisfação pelo trabalho realizado e de entusiasmo com o que há de vir em 2015.

ria e dispostas a trabalhar pela coletividade. Em 2015, consolidaremos um planejamento voltado para a capacitação dos corretores de seguros para o enfrentamento de novos e grandes desafios apresentados pelo mercado, o que poderá ser con-ferido nesta edição da REVISTA SINCOR-GO.

Aqui, faço um agradecimento especial a cada um dos vice-presidentes do nosso sindicato pelo empenho e dedicação com o trabalho. Mesmo com tantos compromissos em suas empresas, são pessoas que dedicam boa parte do seu tempo para pensar a carreira. Dividimos experiências e construímos novas e boas perspectivas.

Envio, ainda, minha mensagem a cada corretor e corretora de Goiás associados ao SINCOR Goiás. Que 2015 seja um ano de oportunidades! E que possamos contribuir com o desenvolvimento do nosso mercado.

Aos parceiros seguradores, fica o nosso agra-decimento pela confiança em nossos projetos e o desejo de que essa parceria se fortaleça ainda mais de agora em diante.

Fraterno abraço e boa leitura.

no natal solidário do sinCor goiás, o cuidado com o próximo fala mais alto. nos unimos mais uma vez. veja como foi.

Corretores de seguros elegem as melhores companhias seguradoras com atuação em goiás. reconhecimento ao investimento feito pelas empresas no relacionamento com o mercado.

Entrevistamos o senador eleito por goiás, ronaldo Caiado. veja seus projetos.

Page 4: Revista SINCOR GOIÁS - Edição 90

4 | SINCOR-GO

< > Capa - prêmio bandEirantE

oiânia, 19 de novembro. Em noite memorável, dire-tores do SINCOR-GO e centenas de seguradores se reuniram no Castro’s Park Hotel para entrega do XV Prêmio Bandeirante. A iniciativa tem foco

agora no atendimento prestado pelas companhias aos corretores de seguros.

Debutando em 2014, o tradicional Prêmio Bandeirante, realizado pelo Sindicato dos Cor-retores e das Empresas Corretoras de Seguros, Capitalização e Previdência Privada do Estado de Goiás (SINCOR-GO), chegou à 15ª edição com novo conceito. A partir deste ano, passaram a ser reconhecidas na iniciativa as melhores compa-nhias seguradoras que atuam em Goiás. A mudan-ça rendeu elogios de profissionais de empresas do segmento. Foi o sinal verde para a melhoria na qualidade do atendimento prestado pelas segura-doras aos corretores de seguros, que avaliam no prêmio a atuação das companhias durante o ano.

Nessa edição, as grandes vencedoras do Prê-mio Bandeirante foram a Porto Seguro Seguros, Liberty Seguros e Tokio Marine Seguradora. Elei-tas as melhores empresas do mercado em seguro Automóvel, Ramos Elementares e de Benefícios, cada uma delas conquistou um total de oito, seis e cinco troféus, respectivamente. As seguradoras que operam no Estado tiveram avaliados, nesses três segmentos, os atendimentos prestados aos corretores nas áreas comercial e operacional, além do atendimento nos ramos de sinistro, centro de auto-atendimento e assistência 24 horas. As três companhias mais votadas em todas as áreas receberam o Grande Prêmio.

Diante da implementação das mudanças no Prêmio Bandeirante, proposta pelo Sindicato das Seguradoras de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal (Sindseg MG/GO/MT/DF), a categoria reafirma compromisso de investir no aperfeiçoamento dos seus serviços, oferecendo, para isso, suporte e capacitação aos corretores de seguros.

o sinCor goiás elevou o prêmio Bandeirante ao ponto mais próximo da perfeição.

““

Ricardo Iglesias, da Centauro-On

Page 5: Revista SINCOR GOIÁS - Edição 90

Troféu ramo Automóvel categoria Atendimento Operacional ficou com a Liberty Seguros (1º), HDI Seguros (2º)

e Porto Seguro Seguros (3º)

Joaquim Mendanha: SINCOR-GO quer auxiliar companhias seguradoras no aprimoramento dos processos que envolvem a venda de seguros

Diretoria do SINCOR-GO comemora participação dos corretores de seguros na escolha das melhores seguradoras com atuação em Goiás

Porto Seguro Seguros, Liberty Seguros e HDI Seguros faturaram, nessa sequência, o trófeu ramo Automóvel categoria Atendimento Comercial

Fotos: Paulo Rogê

Page 6: Revista SINCOR GOIÁS - Edição 90

“Buscamos, para todos os segmentos, eficiência e qualidade com meto-dologias que facilitem a atuação do corretor de seguros.”

Tokio Marine Seguradora, Sul América Seguros e Yasuda Marítima Seguros foram contempladas, nessa ordem, com o troféu Ramos Elementares categoria Atendimento Comercial

Porto Seguro, Tokio Marine e Sul América Seguros foram eleitas, respec-tivamente, as três melhores companhias na área de Ramos Elementares

categoria Sinistro, Centro de Auto-Atendimento e Assistência 24 horas

Troféu Ramos Elementares categoria Operacional foi entregue à Tokio Marine Seguradora (1º), Yasuda Marítima Seguros (2º) e Bradesco Seguros (3º)

Troféu ramo de Benefícios categoria Atendimento Comercial foi para a Sul América Seguros (1º), Bradesco Seguros (2º) e Porto Seguro

Seguros (3º)

João Nóbrega Interaminense, da Brades-co Seguros

< > Capa - prêmio bandEirantE

Page 7: Revista SINCOR GOIÁS - Edição 90

7 | SINCOR-GO

QualidadEO presidente do SINCOR-GO, Joaquim

Mendanha de Ataídes, ressaltou na entrega do XV Prêmio Bandeirante, que o sindi-cato está empenhado em colaborar com as companhias seguradoras no aperfeiço-amento dos serviços oferecidos por essas empresas. “O SINCOR Goiás espera que o resultado dessa votação seja recebido pelos senhores e senhoras como um sinalizador a apontar onde é possível avançar com vistas à melhoria dos processos envolvendo a comer-cialização de seguros.”

A gerente regional da Porto Seguro Se-guros, Adriana Martinelli Benezath, aprovou a mudança no Prêmio Bandeirante. “Gostei muito, porque traz para nós um feedback dos corretores de seguros, que se torna um norte para a seguradora. Nosso planejamento para 2015 começa baseado na avaliação dos corre-tores.” Segundo a executiva, a Porto Seguro prepara novidades para o ano que vem, com produtos voltados à assistência residencial e ao ramo de pets, além de melhorias no servi-ço Motorista Amigo.

Para o gerente da filial Goiânia da Liberty Seguros, Clóvis Roberto Martins Machado, o SINCOR-GO, com as alterações no Prêmio Bandeirante, se destaca pela ino-vação. “Essa mudança nas regras do prêmio é justa, pois eleva a imagem da seguradora.” O executivo afirmou que o feedback dos corre-tores de seguros ajuda a melhorar a quali-dade dos serviços oferecidos ao segurado. Clóvis comentou também que a companhia lançará em 2015 um mix de serviços volta-dos a “novos nichos de mercado”.

Já o superintendente regional Comer-cial Varejo Centro-Oeste da Tokio Marine Seguradora, Jean Carlo Deuner Brunetto, sublinhou que o SINCOR-GO, com o Prêmio Bandeirante, oferece um diagnóstico pontual da situação que atravessa a companhia segu-radora. Jean Carlo frisou que a Tokio Marine trabalha para oferecer ao corretor de seguros “melhor qualidade e metodologia de acom-panhamento do mercado no qual operamos.” O segurador anunciou que a Tokio Marine dará início, em 2015, a projetos em diversos segmentos de seguros.

Ainda no ramo de Benefícios, Liberty Seguros, Porto Seguro Seguros e Bradesco Seguros foram consideradas, consecutivamente, as três melhores seguradoras na categoria Atendi-mento Operacional

Porto Seguro Seguros, Tokio Marine Seguradora e Liberty Seguros, em primeiro, segundo e terceiro lugar, levaram o Prêmio Bandeirante no ramo de Benefícios categoria Sinistro, Centro de Auto-Atendimento e Assistência 24 horas

Estatueta de melhor companhia seguradora em todos os ramos ficou com a Porto Seguro Seguros (1º), Liberty Seguros (2º) e Tokio Marine Seguradora (3º)

Page 8: Revista SINCOR GOIÁS - Edição 90

8 | SINCOR-GO

Representando o Sindseg e a Yasuda Ma-rítima Seguros, Marcelo Araújo Braz destacou que o novo conceito do Prêmio Bandeirante, de reconhecer as melhores seguradoras com atuação em Goiás, se justifica pela unicidade do mercado de seguros, “formado por seguradores, corretores e clientes”. Para ele, a avaliação da qualidade do atendimento prestado pelas com-panhias aos corretores indica as áreas nas quais as empresas devem se aprimorar.

O diretor regional da HDI Seguros, Ân-gelo Vargas Garcia, disse que o novo conceito adotado no Prêmio Bandeirante “cria um ambiente competitivo, que é positivo para o mercado”. Ângelo ressaltou que a HDI Seguros preza pela atuação conjunta com corretores de seguros e, para tanto, dispõe de uma filial em Goiânia que emite apólices de seguros. Conforme o executivo, a seguradora implementará em 2015 o projeto HDI Frota Digital e a cotação para segurado pessoa jurídica. Ângelo disse que no próximo ano a companhia investirá em seguro residencial junto com apólice do seguro de automóveis, gerando receita adicional para os corretores.

Marco Antônio Neves, que atua como diretor regional da SulAmérica Seguros, considera que “o Prêmio Bandeirante, nesse formato atual, é mais justo, porque reconhe-ce em todos os seus critérios o desempenho da companhia seguradora como um todo.” O segurador comentou que a SulAmérica realiza pesquisa junto aos corretores de seguros para aferir o grau de satisfação com o atendimento da empresa. Marco Antônio adiantou que a seguradora irá modificar seu sistema de cotação de seguros para simplificar o trabalho dos corretores.

Superintendente executivo Norte/Cen-tro-Oeste da Bradesco Seguros, João Nóbrega Interaminense Júnior pontuou que a altera-ção no prêmio do SINCOR-GO irá balizar e edificar o atendimento prestado no mercado segurador de Goiás. “Nós somos uma segura-dora eternamente inconformada. Procuramos melhorar nossos serviços a cada dia, com projetos inovadores, trabalhando com os corretores de seguros. Buscamos, para todos os segmentos, eficiência e qualidade com metodologias que possam facilitar a atuação do corretor de seguros”, completou.

< > Capa - prêmio bandEirantE

Presidente da Centauro-On, Ricardo José Iglesias Teixeira foi contemplado com o Troféu Homenagem Especial pelo trabalho realizado em parceira com o SINCOR-GO no atendimen-to ao Seguro DPVAT

Representantes das companhias contempladas com o Prêmio Bandeirante: o reconheci-mento dos corretores de seguros de Goiás

Marcelo Araújo Brás, da Yasuda Marítima

o mercado de seguros é único, formado por seguradores, corretores e clientes“

Page 9: Revista SINCOR GOIÁS - Edição 90

9 | SINCOR-GO

PONTO DE CONTATO

ÚNICO MAIOR ABRANGÊNCIA

Portfólio de produtos para diversos perf is.

Rapidez e dinamismo

no atendimento.

VISÃO MULTIRRAMOVisão geral dos produtos

para identif icar o melhor para você.

Vida, saúde, patrimônio

e futuro. O quevocê precisar.

AMPLACOBERTURA

21142-034-AFC-BRA-Seguros OV AnuncioRevistasTrade 21x28cm.indd 1 6/2/14 12:25 PM

Page 10: Revista SINCOR GOIÁS - Edição 90

10 | SINCOR-GO

lucas vergílio assume primeiro mandato

< > EntrEViSta

Empresário goiano, filho do deputado Armando Vergílio intercederá por 72 mil corretores no Congresso Nacional. Lucas fala à Revista SINCOR-GO sobre projetos de interesse da classeComo filho do deputado federal Armando Vergílio, quais lições do seu pai, no campo da política, o se-nhor levará para a Câmara dos Deputados?

Acho que posso resumir todas as suas lições e conse-lhos numa oração de São Francisco de Assis que ele me ensinou: “Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado, resignação para aceitar o que não pode ser mudado e sabedoria para distinguir uma coisa da outra.” Além disso, destaco o amor e paixão à política e à nossa profissão de corretor de seguros com as principais lições de meu pai repassadas a mim.

Entre suas propostas, há projetos específicos em defesa dos corretores de seguros?

Durante a campanha, eu apresentei propostas em várias áreas, principalmente para saúde, segurança pública e educação, que são os três setores mais carentes e que demandam atenção especial no nosso país. Em relação ao mercado de seguros, minha prioridade é dar seguim-ento a projetos que já estão em tramitação na Câmara dos Deputados e que precisam ser votados, como o Projeto de Lei 3.555/04, que trata das Normas Gerais dos Contratos de Seguros; e o PL 7.052/14, de autoria do

Page 11: Revista SINCOR GOIÁS - Edição 90

11 | SINCOR-GO

De que modo o senhor irá colocá-los em prática no Congresso Nacional?

Irei encampá-los com idêntico idealismo político e social de-fendido pelo deputado Armando Vergílio, com uma atuação técnica e republicana nas comissões das quais farei parte, bem como nos projetos cuja relatoria for designada a mim.

Os corretores de seguros foram incluídos no Super-simples recentemente. Há algum projeto para dimi-nuir mais a carga tributária que incide sobre a catego-ria?

Não há no Congresso Nacional nenhum projeto de lei para diminuir mais a carga tributária que incide sobre a catego-ria. Com a inclusão dos corretores de seguros no Supersim-ples, na Tabela 3, acho pouco provável alguma alteração, até porque essa já foi a nossa maior vitória desde a promulgação da Lei 4.594/64, que regula a profissão e atividade do corre-tor de seguros. A partir daí, devemos pensar numa reforma tributária ampla, que reduza a altíssima e injusta carga tributária que incide sobre os contribuintes. Vou apresentar projeto de lei para criar uma tabela de transição, de modo que corretores de seguros e demais categorias contempladas na nova lei consigam sair do Supersimples após alcança-rem o limite máximo de faturamento, sem que ocorra um impacto tão violento no próximo ano, como é hoje. Assim, as micro e pequenas corretoras poderão alcançar a posição de grande corretora.

deputado Amando Vergílio, que estabelece parâmetros para a contratação do VGBL Saúde, entre outros projetos. Após isso, vamos apresentar novas propostas que venham ao encontro das necessidades do mercado.

Fotos: Paulo Rogê

Como o senhor atuará para que a reforma tributária saia do papel?

Para que se tenha uma ampla reforma tributária, primeira-mente tem de haver vontade política por parte do governo federal. E eu serei um parlamentar que cobrará essa posição do governo. Farei isso junto ao meu partido, o Solidariedade, e junto à sociedade, que já demonstrou que anseia e espera por mudanças.

Deixe uma mensagem aos corretores de seguros sobre as expectativas para o seu primeiro mandato como deputado federal.

Quero, primeiro, agradecer a todos os corretores de segu-ros que votaram em mim, confiando no meu compromis-so de ser o representante da nossa categoria na Câmara dos Deputados. Vou atuar em prol do desenvolvimento do mercado de seguros e serei um incansável defensor de todos nós, corretores de seguros. A categoria pode me cobrar esses compromissos.que anseia e espera por mudanças.

O que o senhor reserva para o empreendedorismo, es-pecialmente no que tange aos corretores de seguros?

Apoiarei a criação de cursos gratuitos de gestão empresa-rial aos empreendedores goianos; defenderei a redução dos custos de abertura de empresas; e lutarei pela capacitação e preparação dos jovens para o mercado de trabalho, por meio de ensino técnico-profissionalizante no ensino regular;

PerfilLucas de Castro Santos, o Lucas Vergílio, nasceu em 1987, em Goiânia (GO). Cor-retor de seguros filiado ao SINCOR-GO, Lucas Vergílio é formado em Administra-ção e na atual gestão do sindicato goiano é vice-presidente Institucional e de Relações com o Corretor de Seguros do SINCOR-GO (licenciado). Filho de Cláudia Castro e Armando Vergílio, o empresário herdou do pai o ofício no mercado de seguros. Na condição de corretor de seguros, Lucas Vergílio atua pelo SINCOR-GO como segundo delegado da entidade junto à Fenacor.

além do que mencionei sobre carga tributária. Sobre os corretores de seguros especificamente, pretendo ajudar a criar, com o apoio de instituições de ensino e entidades representativas, uma corretora de seguros modelo. Por meio desta, empreendedores que queiram investir em uma corretora terão auxílio e orientação sobre a forma de gestão ideal desse tipo de empresa. que anseia e espera por mudanças.

Page 12: Revista SINCOR GOIÁS - Edição 90

12 | SINCOR-GO

< > SoCial

confraternizações: um ano para celebrar

Corretores de seguros se reuniram em Goiânia, Anápolis, Rio Verde e Itumbiara para celebrar a carreira

O Sindicato dos Corretores e das Empresas Corretoras de Seguros, Capitalização e Previdência Privada do Estado de Goiás (SINCOR-GO) reuniu corretores associados e seus familiares para as tradicionais confraternizações de fim de ano da categoria nas três Diretorias Territoriais da entidade em Anápolis, Rio Verde e Itumbiara e, por fim, na capital. Os eventos proporcio-naram à classe momentos de descon-tração e de celebração pelas conquistas alcançadas em 2014.

A série de eventos sociais encer-rou-se com a confraternização anual dos corretores em Goiânia. A festa realizada no dia 6 de dezembro, no espaço Mem-oratto, reuniu cerca de 600 convidados e foi marcada pelo lançamento do 1º Prêmio SINCOR Goiás de Jornalismo e pelo sorteio de prêmios. Os corretores presentes no evento foram presentea-dos com um iPhone 6, um iPad Air e uma TV Sony Led 3D de 70 polegadas. Eronildo Leandro Souza, corretor de seguros de Rio Verde, foi quem levou a televisão para casa.

Em seu discurso durante a festa de confraternização, o presidente do SINCOR-GO, Joaquim Mendanha, enalteceu a categoria. “Ao longo desses anos, os corretores de seguros represen-tados pelo SINCOR Goiás mostraram sua força no cenário nacional e interna-cional, obtendo importantes conquistas

para a profissão, num claro exercício em torno do bem comum”, destacou.

Presente ao evento, o diretor licenciado do SIN-COR-GO e deputado federal Lucas Vergílio agradeceu aos integrantes do mercado de seguros os votos recebidos na última eleição. “Vou lutar incansavelmente por nossa categoria, ampliando as vitórias alcançadas até aqui”, afirmou.

A confraternização do SINCOR-GO contou com o patrocínio das seguintes companhias seguradoras: Bradesco Seguros; Casa do Corretor; Centauro-On; HDI Seguros; Liberty Seguros; Icatu Seguros; Mapfre Seguros; MetLife; Porto Seguro Seguros; SulAmérica; Tokio Ma-rine Seguradora; Yasuda Marítima; e Zurich Seguros. O evento contou, ainda, com o apoio da Escola Nacional de Seguros (Funenseg) e Sicoob Credseguro.

Page 13: Revista SINCOR GOIÁS - Edição 90

13 | SINCOR-GO

anápolisO presidente do SINCOR-

GO, Joaquim Mendanha de Ataídes, abriu, no dia 14 de novembro, em Anápolis, o ciclo de confraternizações anuais do sindicato para corretores de seguros que atuam no interior de Goiás. A festa, realizada no Alfa Place, teve participação de corretores, familiares e convi-dados. O evento foi prestigiado por seguradores que repre-sentam empresas parceiras do SINCOR-GO. Para o corretor de seguros Ronaldo Luís de Miranda, que atua como dire-tor Territorial do sindicato em Anápolis, a iniciativa colaborou para aproximar corretores e integrantes do mercado segurador. “Isso possibilita que busquemos juntos os melhores produtos, as melhores soluções para nossos clientes.”

Page 14: Revista SINCOR GOIÁS - Edição 90

14 | SINCOR-GO

< > SoCial

itumbiaraDezenas de corretores de

seguros prestigiaram, no dia 21 de novembro, a confraternização anual da categoria em Itumbiara, que congregou profissionais da Região Sul de Goiás. O evento ocorreu no Espaço Vegeton e foi acompanhado por executivos de companhias seguradoras parcei-ras do sindicato. Participaram da programação o presidente do SINCOR-GO, Joaquim Mendanha de Ataídes, e membros da dire-toria-executiva da entidade. O diretor Territorial em Itumbiara, Agnaldo Custódio de Paiva, adian-tou que, para 2015, a expectativa é de implantação, na cidade, do curso de habilitação de corretores de seguros oferecido pela Escola Nacional de Seguros.

rio verde

Os resultados obtidos em 2014 no mercado de seguros da Região Sudoeste de Goiás foram comemorados, no dia 28 de novembro, por corretores de seguros da localidade, em confraternização anual da categoria realizada no Hotel Blue Tree, em Rio Verde. O evento reuniu, além de corretores, diretores do SINCOR-GO e funcionários de companhias seguradoras parceiras do sindicato. O diretor Terri-torial da entidade em Rio Verde, Gesiel Freitas da Costa, destacou que parte das metas alcançadas neste ano pelos correto-res da região se devem à instalação de em-presas de grande porte naquela localidade e à expansão da demandas nos segmentos agrícola, pecuário e industrial.

Page 15: Revista SINCOR GOIÁS - Edição 90

15 | SINCOR-GO

Tranquilidade e segurançasão tão importantes para

você quanto o requinte e a so�sticação. E para isso, você

pode contar com a Chubb Seguros, uma das maiores seguradoras mundiais e a

mais antiga em operação na América Latina. A Chubb alia

experiência internacional e conhecimento do mercado local para atender pessoas exigentes como você. Se a

tranquilidade é essencialpara você, conte conosco.

Residencial | Automóveis

Embarcações | Vida

Transporte | Entretenimento

D&O | Responsabilidade Civil Geral

Riscos Engenharia | Riscos Diversos

Garantia | Massificados

“A Tranquilidade tambémé meu patrimônio.”

Consulte seu corretorou ligue 0800 703 66 65

www.chubb.com.br

Page 16: Revista SINCOR GOIÁS - Edição 90

16 | SINCOR-GO

“o setor de seguros pode crescer muito”Goiano de Anápolis, o médico ortopedista Ronaldo Ramos Caiado assume em janeiro seu primeiro mandato para o Sena-do Federal. Em entrevista exclusiva à Revista SINCOR-GO, o senador eleito defende propostas como o da reforma tributária e incentivos fiscais aos microempreendedores.

< > EntrEViSta

Fotos: Assessoria do senador Ronaldo Caiado

Page 17: Revista SINCOR GOIÁS - Edição 90

17 | SINCOR-GO

Enquanto senadoriável, o senhor defendia a refor-ma tributária. Agora senador eleito, como o senhor pretende mobilizar os parlamentares da Casa pela concretização desse projeto?

A verdadeira reforma tributária passa longe do jogo de cena que o governo vem praticando há anos tentando empurrar a opinião pública contra o Congresso Nacio-nal. O governo federal é o principal beneficiário do atual modelo fiscal vigente. Então, não será de lá que sairá uma verdadeira proposta de mudança. A verdadeira reforma precisa ser pautada pela agenda de estados, municípios e de todos os setores produtivos, e não há lugar mais adequado para aglutinar e debater todos esses interesses senão o Congresso Nacional. A mobilização dos parlamentares tem que ser nesse sentido: aglutinar todos os interesses e criar uma linha de entendimento para que cheguemos a um consenso sobre as verdadeiras necessidades da reforma. Quais são essas? Primeiro: a desconcentração dos tributos recolhidos pela União em benefício, principalmente, de estados em desenvolvimen-to. Segundo: temos que diminuir a carga e a complexi-dade da tributação para todos os setores. Não podemos discriminar.

O que é preciso para que a reforma tributária saia do papel?

Precisa de consenso. Infelizmente, existe uma grande parcela da base governista que possui um compromisso maior com o projeto de poder desse grupo político do que com o País. Não sejamos hipócritas. Todas as grandes reformas que o Brasil precisa não serão completas caso não consigamos primeiramente realizar a reforma polí-tica. E a reforma tributária não sairá do papel se antes não discutirmos o atual modelo de presidencialismo que adotamos e o pacto federativo, que concentra riquezas no governo federal e não dá autonomia aos estados e mu-nicípios. Precisamos de pressão popular para que esses importantes empecilhos sejam destravados.

Quais os impactos da reforma tributária para o empresariado de Goiás, especialmente para os cor-retores de seguros?

Se for uma reforma tributária que de fato mereça este nome, tanto Goiás quanto o empresariado ganham. O novo modelo de tributação defendido visa a justiça fiscal, a universalidade, deixando de lado os favorecimentos a

Os corretores de seguros foram incluídos no Super-simples recentemente, sendo 72 mil profissionais beneficiados em todo o País. O senhor tem projetos para fomentar a categoria em Goiás?

O Simples foi instituído pela Lei Complementar nº 123, de 2006, que estabeleceu normas gerais relativas ao

Quais ações o senhor reserva para o empreende-dorismo?

Empreender requer regras claras, que não fiquem mudando a todo tempo. No atual ambiente de negócios, totalmente deteriorado pelo intervencionismo e por um viés ideológico de Estado gigante, empreender é um verdadeiro ato de coragem. A livre iniciativa tem passa-do por um processo de demonização pelo atual governo, que inchou o Estado para todos os lados, como se essa fosse a solução para os problemas do país. Resultado: estamos com uma economia estagnada, em recessão técnica, com o comércio desaquecido, pessimismo no mercado e empresas tomando empréstimo para pagar 13º de funcionário. Além da luta do Democratas pelas conquistas do Supersimples, tenho defendido alguns projetos específicos para o microempreendedor. Cito dois: o Projeto de Lei do Senado 321/2012, que isenta de impostos empresas de pequeno porte do segmen-to de tecnologia, as startups. Essa medida incentiva principalmente o jovem empreendedor que possui muitas ideias, mas fica preso à burocracia e a dificulda-des tributárias existentes no país. Outro Projeto de Lei do Senado, o 437/2012, versa sobre a regulamentação e criação de empresas juniores como associações civis, sem fins lucrativos. Isso ajuda a desenvolver melhor o estudante no mercado profissional, além de estimular o espírito empreendedor.

este ou aquele setor e tendo sempre em mente a necessi-dade de redução da carga. Implica no rearranjo das atuais situações fiscais, com o restabelecimento da integri-dade do sistema tributário em detrimento das soluções individuais que tornam o sistema ainda mais complexo e injusto. Precisamos estabelecer um pacto onde o que se praticava até então, mesmo que tido erroneamente como “justo”, dê ensejo a uma tributação onde todos efeti-vamente contribuam, sem com isso sacrificar as forças produtivas. Nessa linha, acreditamos num ganho para toda a classe empresarial de Goiás, com um significativo aumento de demanda e que, por sua vez, será refletido no ramo de seguros.

Page 18: Revista SINCOR GOIÁS - Edição 90

18 | SINCOR-GO

< > EntrEViSta

“o setor de seguros no Brasil ainda pode crescer muito. no atual momento, alcança algo em torno de 5% do produto interno Bruto, bem aquém de economias avançadas.”

Ronaldo Caiado, senador eleito por Goiás

tratamento diferenciado e favorecido para as micro e pequenas empresas (MPE) no âmbito da União, dos Esta-dos, do Distrito Federal e dos Municípios. Com a inclusão da categoria nessa forma de arrecadação, estima-se que 91% das corretoras passariam à condição de microem-presas, fazendo jus a uma redução de aproximadamente 40% da carga tributária. Isso implica em um maior nível de contratação e, consequentemente, ampliação da base. Além disso, o fomento da categoria tende a ser favorecido com uma economia robusta em moldes gerais. Essa robustez, para que se torne realidade, carece de um modelo menos burocrático e mais transparente em termos tributários. Se assim o for, teremos um campo solidificado e de crescimento, gerando perspectivas de alargamento da categoria de corretores de seguros. Isto porque novos setores, assim como os já existentes, estariam demandando cada vez mais. Nesse sentido, estaremos sempre trabalhando de forma a contribuir com a evolução da categoria, sejam com novas medidas tributárias, sejam com implementações de políticas de fortalecimento da classe.

O que os corretores de seguros podem esperar do senhor nesse seu primeiro mandato no Senado?

O setor de seguros no Brasil ainda pode crescer muito. No atual momento alcança algo em torno de 5% do Produto Interno Bruto, bem aquém de economias avan-çadas. Há uma questão relacionada à cultura do seguro, mas também há que se melhorar o ambiente de negócios e a questão tributária, conforme já mencionado. Meu em-penho será por gerar um ambiente de negócios propício a um reaquecimento de mercado. Não há mercado para corretores e seguradores se continuarmos nessa estagna-ção. Esse é um dos primeiros setores a sentir o baque, o que serve como um termômetro do ambiente econômico. Estarei atento às suas demandas, pois sei que quando este setor não está bem, é péssimo sinal para a economia.

PerfilRonaldo Ramos Caiado tem 65 anos. É médico formado pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro. Líder do Partido Democratas em Goiás, Caiado é defensor, no Congresso Nacional, dos produtores rurais e profis-sionais da área da saúde. O parlamentar ingressou na carreira política em 1991, como deputado federal por Goiás. Concorreu, em 1989, à Presidência da República, e em 1994, ao Governo do Estado de Goiás. Ronaldo Caiado presidiu, na Câmara dos Deputados, as Comissões Permanentes de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Page 19: Revista SINCOR GOIÁS - Edição 90

19 | SINCOR-GO

Page 20: Revista SINCOR GOIÁS - Edição 90

20 | SINCOR-GO

< > aÇÃo SoCial

Natal solidárioMais do que brinquedos e alimentos doados, foram milhares de corações conectados pela ação social do SINCOR-GO, Sindseg e Sicoob Credseguro. Mobili-zação envolveu corretores de seguros, seguradores e prestadores de serviços

A tradicional corrente da solidariedade no mercado de seguros goiano, que reúne anualmente corretores de seguros, seguradores, prestadores de serviços e clientes, resultou na arrecadação, em dezembro, de milhares de brinquedos e quilos de alimentos para a campanha Natal Solidário. Iniciativa do Sindicato dos Corretores e das Empresas Corretoras de Seguros, Capitalização e Previdên-cia Privada do Estado de Goiás (SINCOR-GO), Sindicato das Seguradoras dos Estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal (Sindseg MG/GO/MT/DF) e Cooperativa de Crédito Sicoob Credseguro, a ação social beneficia crianças de Goiânia e Região Metropolitana que vivem em situação de vulnerabilidade social.

O vice-presidente Social e de Benefícios do SINCOR-GO, Deivid Pereira, comemora o engajamento dos correto-res de seguros e demais integrantes do setor na Campanha Natal Solidário, edição 2014. A iniciativa mobilizou, além de profissionais do mercado de seguros, colaboradores do sindicato, bem como professores e alunos da Escola Nacio-nal de Seguros (Funenseg), unidade Goiânia - que apoia o projeto beneficente.

Funcionários de companhias seguradoras com atuação em Goiás também aderiram ao ato solidário. Vinte empre-sas parceiras do SINCOR-GO disponibilizaram espaço para instalação de postos de coleta da campanha. Em Goiânia, foram montados postos de arrecadação nos prédios da Ace Seguradora, Allianz Seguros, Alfa Seguradora, Bradesco Seguros, PAC Assessoria Bradesco, Campemisa Segura-dora de Vida e Previdência, Generali Brasil Seguros, HDI Seguros, Icatu Seguros, Liberty Seguros, Mapfre Seguros Gerais, Nobre Seguradora do Brasil, Porto Seguro Seguros, RSA Seguros, Seguros Unimed, Sul América Seguros, Tokio Marine Seguradora, Zurich Seguros, ZAC Zurich e Yasuda Marítima Seguros, além da Casa do Corretor.

Page 21: Revista SINCOR GOIÁS - Edição 90

21 | SINCOR-GO

Como de praxe, os donativos foram entregues a instituições fi-lantrópicas que assistem crianças em situação de vulnerabilidade social. Na próxima edição da Re-vista SINCOR-GO, você confere a cobertura da entrega das doações da Campanha Natal Solidário em 2014.

Deivid Pereira, vice-presi-dente Social e de Benefícios do SINCOR Goiás, enalteceu o traba-lho desenvolvido pelos parceiros do sindicato em mais essa ação social coordenada pela entidade. E destacou que em 2015 haverá atividades durante todo o ano dentro do projeto SINCOR Soli-dário. “Nossa ação não ocorrerá apenas por ocasião do Natal, mas será realizada ao longo do ano visando ao atendimento de um número cada vez maior de pesso-as”, frisou.

Corretores de seguros e seguradores durante entrega de brinquedos para a campanha Natal Solidário de 2014, na sede do SINCOR-GO

Proteção Para quem ama de verdade seus bens, sua vida e seu futuro.

www.zurichseguros.com.br

No Brasil desde 1982, a Zurich é especializada em

vários tipos de seguros para empresas e pessoas

físicas. De lá para cá, não parou de crescer. Em todo

o País, são mais de 60 pontos de atendimento.

Afinal, esta é a estratégia da Zurich: aumentar cada

vez mais sua presença no Brasil.

Page 22: Revista SINCOR GOIÁS - Edição 90

22 | SINCOR-GO

< > rEtroSpECtiVa

Concluído mais um ano, é hora de relembrar os principais fatos que marcaram o ano. Confira a retrospectiva do Sindicato dos Corretores e das Empresas Corretoras de Seguros, Capitalização e Previdência Privada do Estado de Goiás (SINCOR-GO).

Empossado no dia 31 de janeiro para terceiro mandato como presidente do SINCOR-GO, Joaquim Mendanha de Ataídes permanecerá no comando do sindicato no quadriênio 2014-2017. No pleito, que ocorreu em novembro de 2013, foram eleitos também para a diretoria efetiva da entidade os corretores de seguros José Antônio de Oliveira Júnior, Henderson de Paula Rodrigues, Hailton Costa Neves, Deivid Pereira, Amaury Gonçalves da Cunha e Lucas de Castro Santos.

O presidente do SINCOR-GO, Joaquim Mendanha de Ataídes, e o vice-presidente Institucional e de Relações com o Corretor de Seguros (licenciado), Lucas de Castro Santos, foram confirmados, em 8 de abril, para a Di-retoria-Executiva da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor). Joaquim passou a atuar como diretor-secretário e Lucas Castro, como delegado adjunto junto à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O presidente SINCOR-GO, Joaquim Menda-nha de Ataídes, representou os corretores de seguros de Goiás em congresso internacional da categoria que ocorreu entre os dias 23 e 25 de abril, em Lima, no Peru. Organizado pela Confederação Panamericana de Produto-res de Seguros (Copaprose), o evento marcou a posse do presidente licenciado da Fenacor e deputado federal por Goiás, Armando Ver-gílio, no comando daquela instituição para o biênio 2014-2016.

Diretoria atual do SINCOR Goiás, empossada em janeiro de 2014

Posse da nova direto-ria do SINCOR-GO

JAN

Delegados representantes junto à Fenacor

Sindicato é representado em congresso da Copa-prose

ABR

ABR

Page 23: Revista SINCOR GOIÁS - Edição 90

23 | SINCOR-GO

No domingo de Dia das Mães, 11 de maio, o SINCOR-GO reuniu em Goiânia, para o 1º Circuito Vida Segura, mais de 700 pessoas, entre corretores de seguros, seguradores, colaboradores das empresas do setor de segu-ros, atletas e comunidade em geral. O evento contou com provas de caminhada e corrida, em trajetos de 3 quilômetros e 8 quilômetros. Patrocinaram a iniciativa seguradoras parcei-ras do sindicato.

No dia 12 de setembro, o SINCOR-GO apresen-tou a funcionários de companhias seguradoras o regulamento do XV Prêmio Bandeirante, que passou a reconhecer as melhores empresas do segmento. Até o ano passado, eram premiados os profissionais que as representam. Em 2014, foram eleitas as seguradoras que se destacaram nos setores Automóvel, Ramos Elementares e Benefícios, segundo atendimento prestado nas áreas Comercial, Operacional e de Sinistro.

No mês de agosto, o presidente do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo - seção Goiás (Ibedec-GO), Wil-son Cesar Rascovit, esclareceu aqui, na Re-vista SINCOR-GO, as novas regras editadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) para a venda de garantia estendida no País. De acordo com a norma, a contrata-ção desse serviço deve ser intermediada por corretores de seguros.

Armando Vergílio, autor da Lei do Desmonte: crescimento do mercado de seguro popular

Em ato histórico para os corretores de seguros de todo o país, a presidente Dilma Rousseff sanciona em Brasília, no dia 7 de agosto, a Lei complemen-tar 147/2014, que inclui a categoria no regime tributário do Supersimples, na Tabela 3, de menor alíquota. Cerca de 50 corretores associa-dos ao SINCOR-GO acompanharam a cerimônia de sanção da lei. A partir de 2015, corretoras de seguros que faturam até R$ 3,6 milhões poderão, enfim, ingressar no sistema.

No dia 20 de maio é sancionada pela presidente Dilma Rousseff a Lei nº 12.977/2014, conhecida como Lei do Desmonte Legal. A expectativa é que a nova legislação impulsione, já em 2015, a redução no número de furtos e roubos de veículos e o barateamento em até 20% do valor do seguro de automóveis. O texto, que passa a vigorar em maio do ano que vem, é baseado em projeto de autoria do então deputado federal por Goiás Arman-do Vergílio.

Primeiro Circuito Vida Segura

Mudanças no Prê-mio Bandeirante

Sanção da Lei do Desmonte

Susep altera lei que regulamenta garantia estendida

Aprovação da Lei do Supersimples

MAI

AGO

AGO

SET

MAI

Page 24: Revista SINCOR GOIÁS - Edição 90

24 | SINCOR-GO

Aos 27 anos, o corretor de seguros Lucas de Castro Santos, o Lucas Vergílio, é elei-to, no dia 5 de outubro, deputado federal por Goiás. Em 90 dias, o empresário associado ao SINCOR-GO percorreu cerca de 110 municípios goianos, em cam-panha de corpo a corpo com eleitores. Lucas, que obteve 78.387 votos, leva para a Câmara Federal a experiência adquirida com o pai, Armando Vergílio, deputado federal por Goiás e presidente licenciado da Fenacor.

Entre 9 e 11 de outubro, 45 corretores associados ao SINCOR-GO participaram em São Paulo do 16º Congresso dos Corretores de Seguros (Conec). Com tema Pilares de um Novo Tempo, o evento teve painéis ministrados por especialistas da área. Edmilson Silva do Carmo, corretor de seguros que atua em Rio Verde, foi o representante de Goiás no time de palestrantes. Ele integrou mesa de debate sobre o assunto Soluções societárias para corretoras de seguros.

Em outubro, no mês do corretor de seguros, o SINCOR-GO realizou campanha publicitária nas ruas de Goiânia e nas páginas da entidade nas redes sociais, visando valo-rizar os profissionais do setor. Foram 16,2 mil inserções em outdoors espalhados pela capital e 87 mil pessoas alcançadas pelo Facebook. O sindicato encerrou a ação no dia 31, com show de Nilton Rabello e banda, que abriu o projeto SINCOR Cultural.

< > rEtroSpECtiVa

Deputado federal eleito por Goiás, Lucas Vergílio: representante dos corretores

Iniciativa inédita no mercado de seguros es-tadual, o 1º Prêmio SINCOR Goiás de Jorna-lismo foi lançado no dia 6 de dezembro, em Goiânia, durante a Confraternização Anual dos Corretores de Seguros de Goiás, realizada pelo SINCOR-GO. Profissionais da imprensa acompanharam a cerimônia de lançamen-to do prêmio, que reconhecerá as melhores reportagens inscritas nas categorias Mídia Impressa, Telejornalismo, Radiojornalismo e Webjornalismo.

Lucas Vergílio é eleito deputado federal

Caravana do SINCOR-GO no 16º Conec

Mês do corretor de seguros

Lançamento do Prêmio de Jornalismo

OUT

OUT DEZ

OUT

OUT

Page 25: Revista SINCOR GOIÁS - Edição 90

25 | SINCOR-GO

Novo ano, novos projetos: é o siNcor

Goiás em açãoQuando um novo ano começa, novas perspectivas se

abrem. Com a chegada de 2015, a diretoria do SINCOR-GO trabalhará para consolidar projetos já iniciados e para fortalecer ações destinadas aos corretores de seguros asso-ciados. Tendo como base um mercado de seguros que cresce acima da média nacional, a entidade atuará para capacitar

e preparar o corretor de seguros associado para crescer, também, na mesma proporção. Confira, a seguir, entrevis-tas com o presidente Joaquim Mendanha e seus vice-presi-

dentes sobre o ano que se inicia.

Page 26: Revista SINCOR GOIÁS - Edição 90

26 | SINCOR-GO

< > pErSpECtiVaS

o que vem por aí...integrantes da diretoria Executiva do sinCor-go indicam perspectivas para 2015

O Sindicato dos Corretores e das Empresas Corretoras de Seguros, Capitalização e Previdência Privada do Estado de Goiás se destaca como entidade capaz de aglutinar forças e de dialogar com os mais variados segmentos em prol da concretização de projetos de inte-resse da classe. Características que permearão as açõe do SINCOR-GO nesse novo ano, garante o presidente do sindicato, Joaquim Mendanha de Ataídes. “O SINCOR trabalhará para ampliar o diálogo com as entidades que se relacionam com nossa atividade. O objetivo final é aproximar cada vez mais o corretor associado do consumidor, evidenciando sua importância para o mercado, bem como a impor-tância do próprio seguro. Esse é um papel institucional nosso”, frisa.

Nesse caminho, o presidente do SINCOR Goiás destaca o Prêmio de Jornalismo como carro-chefe para se alcançar essa finalidade. “Ao fomentar a imprensa com pautas sobre o mercado de seguros, estaremos construindo uma nova cultura em torno desse assunto”, destaca Joaquim Mendanha.

Estreitar ainda mais o relacionamento institucional do SINCOR-GO com a Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (Fenacor) e com a Escola Nacional de Seguros também está entre as principais metas do sindicato para 2015. “Nosso diálogo já é muito construtivo. Esta-mos apresentando novos projetos à Fenacor e à Funenseg que serão muito bem aproveitados em Goiás, voltados para a preparação do corretor de seguros para um novo mercado”, acentua.

A chegada de Lucas Vergílio na Câmara dos Deputados, em 2015, é aguardada pelo SINCOR Goiás com muita expectativa. “Há batalhas que terminam e outras que se iniciam. O mandato do Lucas será de muitos desafios, em que pese os grandes avanços obtidos pela categoria nos últimos anos. Mas temos certeza de que ao trilhar o caminho percorrido por seu pai, Armando Vergílio, Lucas fará um trabalho muito positivo para o mercado de corretagem de seguros em todo o Brasil”, avalia.

prESidEntE fala Em diálogo inStituCional E ValorizaÇÃo do CorrEtor dE SEguroS

Page 27: Revista SINCOR GOIÁS - Edição 90

27 | SINCOR-GO

“Em 2015, nosso trabalho será de continuar o controle rigoroso dos recursos e obri-gações do SINCOR-GO, mantendo o nível financeiro do sindicato e desenvolvendo ações para que os corretores de seguros se sintam estimulados a contribuir com o sindicato através da anuidade. Benefícios como seguro de vida, consultoria contá-bil e jurídica, se colocados no papel, têm valores maiores que as mensalidades pagas pelo associado ao longo do ano. Isso demonstra compromisso do SINCOR-GO para com os seus filiados. A nossa perspectiva para o ano que vem é também de refor-çarmos a parceria com as seguradoras, pois é importante perceber das companhias como anda a relação do sindicato com o mercado de seguros.”

“Obtivemos muitas conquistas e benefícios neste ano que se finda, muitas ações foram tomadas em favor dos nossos associados e estamos convictos de que faremos mais em 2015. Queremos investir no processo de formação e qualificação profissio-nal aos nossos colaboradores, com o objetivo de enriquecer seus conhecimentos no processo operacional de cada área e, consequentemente, propiciar um atendimento de qualidade aos nossos associados. Esta equipe do SINCOR-GO é muito criativa e determinada em fazer sempre o melhor para os seus associados. Portanto, que-remos agradecer a todos que acreditam em nosso trabalho e prestigiam nossa entidade. Quero convidar você, corretor de seguros pessoa física e jurídica, que ainda não faz parte do nosso quadro de associados, a se juntar a nós. Associe-se associe ao SINCOR-GO e usufrua do leque de benefícios existentes e das conquistas adquiridas no decorrer dos anos que, de alguma forma, sempre lhe proporcionaram benefícios diretos e indiretos. Venha fortalecer a classe através de sua entidade representativa.”

HEndErSon dE paula rodriguES, ViCE-prESidEntE finanCEiro

ronEy almEida maCEdo, ViCE-prESidEntE adminiStratiVo

“Acredito que 2015 será um ano movimentado, pois teremos a implementação do Simples para o corretor de seguros; a consolidação do mercado de resseguros; e o surgimento de novas oportunidades de mercado. Somente com conhecimento especializado, o corretor terá oportunidade de aumentar a rentabilidade de seu negócio. Estamos tentando viabilizar a segunda edição do Café e Seguros, o Banco de Talentos - inclusive com a possibilidade de estendê-lo às diretorias terri-toriais - e ao menos três palestras em cada diretoria territorial, sempre com temas próprios para cada região.”

Hailton CoSta nEVES, ViCE-prESidEntE téCniCo

Page 28: Revista SINCOR GOIÁS - Edição 90

28 | SINCOR-GO

“Quero a cada dia aprimorar mais as ações do SINCOR-GO para o corretor de seguros associado e a sociedade. Em 2015, com ajuda da Executiva e de toda a diretoria, quero melhorar e trazer novos benefícios aos nossos filiados e fazer com que os associados percebam a cartela de benefícios existentes no sindicato. Sobre o social, teremos um SINCOR solidário mais atuante e contínuo, além de eventos que irão trazer muito proveito ao nosso público, bem como a sociedade em geral. O SINCOR-GO está sempre valorizando o corretor de seguros. Estamos planejando muitas novidades. Aguardem.”

Queremos um SINCOR-GO cada vez mais atuante e presente na vida profissio-nal do corretor de seguros. E para que isto ocorra, buscaremos ações em sinto-nia com a categoria no sentido de interagir com as forças deste mercado que não para de crescer. Hoje, temos uma sinergia bastante produtiva entre as vices-pre-sidências do SINCOR-GO e a nossa parceira NOZZZ Comunicação. Nossas ações de comunicação são sempre pautadas no âmbito desta sintonia e de acordo com demandas que valorizem a nossa querida categoria. Entre as nossas ações projetadas para o próximo ano estão as de estimular uma pesquisa de satisfação com as ferramentas de comunicação do SINCOR-GO junto ao nosso associado; inserir em nossa comunicação informações mercadológicas com pesquisas e estatísticas, visando o aprimoramento do corretor de seguros; continuar com o trabalho de integração do SINCOR-GO junto a sociedade e demais prestadores; e apoiar o nosso 1º Prêmio Sincor Goiás de Jornalismo. Temos convicção que esse projeto irá fortalecer a identidade do corretor de seguros perante a socie-dade, bem como divulgará a instituição seguro no mercado como um todo, na figura do corretor. Acreditamos que o prêmio vai estimular a produção de boas reportagens e fortalecer este grande profissional, no seu oficio diário de prote-ger pessoas e bens.”

dEiVid pErEira, ViCE-prESidEntE SoCial E dE bEnEfíCioS

amaury gonÇalVES da CunHa, ViCE-prESidEntE dE markEting E rElaÇõES Com o mErCado

< > pErSpECtiVaS

Page 29: Revista SINCOR GOIÁS - Edição 90

29 | SINCOR-GO

“As perspectivas para 2015 são as melhores. Faremos um trabalho para que haja maior integração de nosso associado junto ao sindicato. O nosso intuito é de caminharmos juntos. Queremos trazê-lo para dentro desta casa. Trabalharemos para que ele conheça a fundo a entidade, que sempre busca o melhor para a classe. Estamos abertos a sugestões. Queremos ampliar os benefícios que o sindicato traz ao associado. Vamos caminhar juntos, buscando novas alternativas para o nosso mercado. E por falar nisso, estamos estudando para o próximo ano a implantação da Ouvidoria no SINCOR-GO.”

CarmEn luCy SilVa, ViCE-prESidEntE inStituCional E dE rElaÇõES Com o CorrEtor dE SEguroS Em ExErCíCio

Page 30: Revista SINCOR GOIÁS - Edição 90

30 | SINCOR-GO

< > tributoS

está aberto o cadastro dos corretores de seguros no supersimplesCom prazo apertado, de 31 dias, profissionais de-vem se antecipar para garantir adesão ao Simples Nacional. Entenda como fazer

Ficará aberto até o dia 31 de janeiro o prazo para corretores de seguros optarem pelo Simples Nacional ou Su-persimples, como é conhecido o regime tributário simplificado. O procedimento é feito pelo portal do Supersimples. Para tanto, o corretor deve acessar o site http://www.receita.fazenda.gov.br e clicar, no rodapé da página, no ícone do Simples Nacional. Já no portal do Supersimples, basta selecionar, ao lado esquerdo da tela, o botão Simples - Serviço. No próximo passo, o interes-sado terá de acessar, no quadro Opção, o link Agendamento da Opção pelo Simples Nacional.

Consultor Contábil e Fiscal do Sindicato dos Corretores e das Empresas Corretoras de Seguros, Capitalização e Previdência Privada do Estado de Goiás (SINCOR-GO), Pedro Pitta alerta sobre cuidados que o corretor de seguros deve tomar antes de solicitar a adesão ao Supersimples. A dica é realizar o agen-damento o quanto antes, para que haja tempo de solucionar, até 31 de janeiro,

possíveis pendências apontadas pela Re-ceita Federal. Não havendo irregularidades, o pedido de opção pelo Supersimples em 2015 estará confirmado.

Segundo Pitta, parte das inconsistên-cias na adesão ao sistema poderão estar relacionadas à Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). O código adequado para corretoras de seguros é o 6622-3/00. “Há corretoras que utilizam, hoje, o CNAE das seguradoras e isso é um fato impeditivo à entrada no Super-simples”, diz. O especialista aconselha os contadores de corretoras de seguros que façam uma varredura do registro das em-presas junto ao Fisco nas esferas municipal, estadual e federal. Todas as irregularidades, tanto cadastrais como fiscais, deverão ser sanadas para que as corretoras passem pelo pente fino da Receita Federal.

A medida vale para os sócios das corretoras, que não podem ter pendências no Cadastro de Pessoa Física (CPF). E caso os sócios da empresa detenham capital de outros empreendimentos, a soma desses capitais não poderá ultrapassar R$ 3,6 mil-

anote aí: o código reservado no CnaE para corretoras de seguros é o 6622-3/00

Page 31: Revista SINCOR GOIÁS - Edição 90

31 | SINCOR-GO

hões, que é o limite de faturamento para optantes do Supersimples. Corretoras que tiverem pessoas jurídicas no quadro soci-etário estarão impedidas de optarem pelo Simples Nacional. À época do agendamen-to, essas empresas deverão ser compostas apenas por sócios pessoas físicas.

Como funciona o SupersimplesO regime tributário do Simples Na-

cional ou Supersimples se aplica às micro e pequenas empresas brasileiras. Em vigor desde 2007, o sistema é previsto na Lei Complementar 123/06. Corretores de seguros, junto com outras 140 categorias profissionais, foram incluídos no Super-simples em agosto de 2014, por força da Lei Complementar 147/14, sanciona-da pela presidente Dilma Rousseff em Brasília (DF), em ato acompanhado por 50 corretores filiados ao SINCOR-GO.

As empresas optantes do Supersim-ples fazem recolhimento unificado do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), Imposto sobre Produtos Industri-alizados (IPI), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), Contribuição para o PIS/Pasep, Contribuição Patronal Previdenciária (CPP), Imposto sobre Circulação de Mer-cadorias e Serviços (ICMS) e Imposto so-bre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). Seis desses impostos são de âmbito feder-al, um da esfera estadual e um de alçada municipal. O limite de faturamento anual para enquadramento no Supersimples é de R$ 360 mil para microempresas e de R$ 3,6 milhões para pequenas empresas.

Os principais benefícios para empre-sas optantes pelo Simples Nacional são a desoneração da folha de pagamento, acesso a linhas de crédito e prioridade em licitações públicas, além do consequente incremento na receita.

Como

?Aderir

1o

2o

3o

4o

solucione pendências fiscais

verifique o capital da corretora

some as cotas dos sócios

não deixe para a última hora

A corretora de seguros deve solucionar pendências cadastrais e tributárias com o Fisco Municipal, Estadual e da União. Fique atento ao CNAE. O código aceito para essas empresas é o 6622-3/00. Bom lembrar que os CPF’s dos sócios da corretora têm de estar desimpedidos.

O capital da corretora de seguros não pode estar vinculado a recursos de outra empresa. A Receita Federal irá barrar corre-toras que têm como sócios pessoas jurídicas. A empresa terá de comprovar que o seu capital é distribuído só entre pessoas jurídicas.

Os sócios da corretora de seguros podem deter capital de outras empresas, mas a soma desses capitais não deverá ultrapassar R$ 3,6 milhões, que é o limite de faturamento para optantes do Supersimples. A empresa será classificada em faixa segundo todo o capital dos sócios.

O agendamento para opção de corretoras de seguros ao Su-persimples ocorre entre 1º e 31 de janeiro. Quanto mais cedo for realizado o procedimento, mais chances tem a corretora de realizar a tempo possíveis correções em seu cadastro.

Page 32: Revista SINCOR GOIÁS - Edição 90

32 | SINCOR-GO

< > mErCado

siNcor-Go apresenta a seguradores calendário de eventos de 2015 e confirma parceria com o setor“O mercado de seguros depende da integração en-tre os profissionais da categoria”, diz presidente do Sindseg, Augusto Matos

O Sindicato dos Cor-retores e das Empresas Corretoras de Seguros, Capitalização e Previ-dência Privada do Estado de Goiás (SINCOR-GO) ofereceu, no dia 31 de outubro, a executivos do mercado segurador, um almoço para apre-sentação do calendário de eventos da entidade sindical em 2015. A reunião entre a direto-ria-executiva do sindica-to e seguradores ocorreu no Castro’s Park Hotel, em Goiânia, com cerca de 70 profissionais de instituições parceiras do SINCOR-GO.

Funcionários de companhias se-guradoras, concessionárias de veículos e de empresas de vistoria conheceram em detalhes eventos promovidos pelo SINCOR-GO anualmente, como o Dia Internacional da Mulher, Circuito Vida Segura, Arraiá du Sincó e Prêmio Ban-deirante. O presidente do SINCOR-GO, Joaquim Mendanha de Ataídes, que

recepcionou os convidados, ressaltou a parceria estabelecida entre o sindicato e seguradores. “Essa parceria engrandece o mercado de seguros e contribui para valo-rização dos profissionais que atuam nesse setor.”

Desde 2006, seguradoras apoiam o SINCOR-GO em ações voltadas para os corretores de seguros. Ao discursar, o presidente do Sindicato das Seguradoras nos Estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal (Sindseg MG/

Page 33: Revista SINCOR GOIÁS - Edição 90

33 | SINCOR-GO

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

GO/MT/DF), Augusto Frederico Costa Rosa de Matos, ponderou que “o mercado de seguros depende da integração entre os profissionais da categoria.” Já o superin-tendente da sucursal Goiânia da Bradesco Seguros, Carlos Rodrigo Dias da Silva, resumiu: “essa parceria com o SINCOR-GO não tem preço”.

Gerente da filial Goiânia da Allianz Seguros, André Cunha avaliou que a postura do SINCOR-GO, de integrar o mercado de seguros em Goiás, demonstra pleno envolvi-mento com seus filiados. Foi o analisou também o gerente da sucursal de Brasília da Previsul, Renan Hauns. Na interpretação do executivo, o SINCOR-GO conduz com maestria e expertise a parceria consolidada com os seguradores. “O corretor de seguros reconhece esse trabalho. E nós percebemos a credibilidade que a gestão do sindicato conquistou no mercado de seguros”, disse. Executivos do mercado segurador conheceram os eventos programados pelo SINCOR-GO para 2015

Page 34: Revista SINCOR GOIÁS - Edição 90

34 | SINCOR-GO

< > ExpEdiEntE

PresidenteJoaquim Mendanha de AtaídesVice-presidente Administrativo em exercícioRoney Almeida MacedoVice-presidente FinanceiroHenderson de Paula RodriguesVice-presidente TécnicoHailton Costa NevesVice-presidente Social e de BenefíciosDeivid PereiraVice-presidente de Marketing e Relações com o MercadoAmaury Gonçalves da CunhaVice-presidente Institucional e de Relações com o Corretor de Seguros em exercícioCarmen Lucy Silva

DiretoriaAna Maria Martins de Oliveira AndradeErasmo Pereira da SilvaEvanira Barbosa de MacedoIeda Marcelino RibeiroInamar de Cássia BorgesJairo Cirilo AmaralJosé Veríssimo da SilvaJuvair Gonçalves FerreiraMarcos Mariath RangelNatanael Pires da SilvaSamuel Borges CoelhoVinícius de Araújo Porto

Diretores TerritoriaisAnápolis: Ronaldo Luís de MirandaItumbiara: Agnaldo Custódio de PaivaRio Verde: Gesiel Freitas da Costa

Conselho Fiscal EfetivoRenner Araújo Fidelis – presidenteÍtalo WatanabeMarcos Carneiro Martins Arruda

Conselho Fiscal SuplenteDastoniel Guilherme RaimundoEdson Costa de SouzaTelca Lane Sampaio

Delegados representantes junto à Fenacor1º delegadoJoaquim Mendanha de Ataídes2º delegadoLucas de Castro Santos

Gestão 2014/2017Comitê de Ética efetivoRaimundo D. RibeiroSamuel Azevedo B. SobrinhoCláudio M. PaulaAntônio Oliveira DurãesPaulo Cesar Fernandes RosaGilson Antônio de Souza

Comitê de Ética suplenteJosé Sousa RiosJúlio Cesar Coelho GuilhermeRonaldo de Amorim ChaveiroLeonardo de Miranda AlmeidaSinhorinho Leandro SousaAntônio Aparecido de Almeida

Gerente-administrativoLuiz Olmando de Melo

Assessoria JurídicaMagdalena Candida da Silva

Consultoria Contábil e FiscalPedro da Silva Pita

Conselho EditorialJoaquim Mendanha de AtaídesRoney Almeida MacedoHenderson de Paula RodriguesHailton Costa NevesDeivid PereiraAmaury Gonçalves da Cunha

Coordenação EditorialNOZZZ Comunicação

RedaçãoAllan David e Deire Assis

Jornalista responsável e ediçãoDeire Assis (GO 01197 JP)

DiagramaçãoRoni Carvalho

ImpressãoArt 3

Tiragem3 mil exemplares

Sede própriaRua C-145, Qd 337, nº 1.036, Jardim AméricaGoiânia-GO. CEP 74255-500Fone: (62) 3945-0808E-mail: [email protected]

ERRAMOSA foto publicada na edição 89 da Revista SINCOR-GO, página 14, que traz na legenda o nome do corretor de seguros Isaias Fernandes, retrata, na verdade, o corretor Daniel Guerra. Nossas desculpas.

Page 35: Revista SINCOR GOIÁS - Edição 90

35 | SINCOR-GO

Corretor de seguros, junte-se ao SINCOR Goiás.

Seguro, só com corretor de seguros

Se fizemos muito em 2014, faremos ainda mais em 2015.

Page 36: Revista SINCOR GOIÁS - Edição 90

36 | SINCOR-GO