32

Revista Thalia - Ed. 1 Nº 1

Embed Size (px)

DESCRIPTION

A Revista Thalia é uma publicação da Sociedade Thalia. A Sociedade mudou, e vai mudar ainda mais. Nosso maior desafio é alcançar a contemporaneidade e, ao mesmo tempo, preservar o que temos de melhor e que foi construído nos últimos 128 anos. Temos uma história, um patrimônio, sócios atuantes e exigentes e a necessidade de atualização.

Citation preview

2

www.segasp.com.br

PLANO ODONTOLÓGICO SEGASPA saúde da sua família começa pela boca!

(11) 2161-0700ligue agora

saiba mais

O Plano Odontológico SEGASP possui todas as vantagens e benefícios de uma das maiores e mais experientes empresas de assistência odontológica do país, aliada a

experiência dos mais de 40 anos do SEGASP.

ZARO

V.CO

M.B

R

Sem carências em qualquer procedimentoSem limite de utilizaçãoSem taxas de inscrição ou administrativas

anuncio_202x265_THALIAMAG_FEV11 1 2/4/11 11:42 AM

3

Feliz Thalia nova, feliz ano novo

A Sociedade Thalia mudou. E vai mudar ainda mais. Nosso maior desafio é alcançar a contemporaneidade e, ao mesmo tempo, preservar o que temos de melhor e que foi construído nos últi-mos 128 anos. Temos uma história, um patrimônio, sócios atu-antes e exigentes e a necessidade de atualização.

Nossa proposta de campanha teve como argumento principal a transformação para rejuvenescer a Thalia. Assim, a atual diretoria iniciou seu trabalho. Uma caminhada que exige muita criatividade, dedicação, austeridade e audácia. Esse conjunto desejável de virtudes é o alicerce do nosso estilo de gestão. Com ele, foi possível devolver à piscina da Sede Centro, por exemplo, as melhores condições de uso – o que incluiu, ainda, a construção de dois novos vestiários.

Não é a intenção, neste texto de abertura da nossa revista, fazer uma relação das obras já realizadas que estão dando nova forma à Sociedade. O objetivo é mostrar que a transformação é possível, a recuperação é viável e, continuando nesse ritmo, teremos a Thalia que sonhamos e propuzemos durante a campanha.

Estamos em pleno verão, a estação do ano em que as nossas quatro sedes mais recebem os associados. O olhar atento irá perceber não apenas as edificações ou os reparos realizados. Principalmente, notará que as rea-lizações são os símbolos da transformação esperada há tanto tempo. Hoje, temos uma nova proposta. E, em consequência das ações por ela provoca-das, uma nova Thalia. Em 2011 e nos anos que virão, nossa Sociedade será cada vez melhor. Não apenas para mim ou para você, mas para nós. Feliz Thalia nova em um feliz ano novo.

Editorial

“O associado irá perceber nas obras já realizadas não apenas edificações ou reparos, mas símbolos da transformação esperada há tanto tempo ... ”

Vilmar Anildo Schultz,Presidente da Thalia

4

5

Sumário

Matéria de Capa .................................................................... 6Quatro vezes Thalia: completa para o seu lazer

Infraestrutura ......................................................................... 8Nova Diretoria faz obras nas quatro sedes

O que é que a Thalia tem? ..................................................... 11Matas, águas, cachoeira... e outros encantos da Fazenda

Social .................................................................................. 12Reveillon completa ano da atual administração

Eventos ........................................................................ 13 à 17Flashes dos nossos sócios e convidados

Esportes ............................................................................. 18O novo começo para as atividades esportivas

Esportivas ............................................................................ 22Notícias dos esportes na Thalia

Cultura ........................................................................ 24 à 26Ballet, Coral, Dança de Salão

Administração e Finanças ............................................ 28 e 29Diretoria presta contas ao sócio

Divirta-se ............................................................................. 30Passatempos temáticos

Nossa capa: a diversidade de opções nas sedes Praia, Olímpica, Centro e Fazenda.

Thalia, completa para o seu lazer,a única sociedade com sedes de Praia, Campo, Olímpicae Centro

A Revista Thaliaé uma publicação da Sociedade Thalia.

Rua Comendador Araújo, 383, Centro Curitiba – Paraná.41 3322 7955

DIRETORIA - Vilmar Anildo Schultz, Presidente; Lauri Cesar Viana, Diretor Administrativo; Brasil Antonio Ketschkesch, Diretor Sede Fazenda; Edevigues Marques Pereira, Diretor Sede Olímpica Almyr Sabbag; Pedro Luiz de Paula Neto, 1º Vice Presidente; Amabilon Dalcomuni, 2º Vice Presidente; Celso Carlos França, Diretor Assuntos Estratégicos; Marcelo Daher de Lara, Diretor de Patrimônio; José Carlos Catisti, Diretor Sócio Cultural; Silvio Antonio Fraguas, Diretor de Esportes; Antonio Navarro Lins, Diretor Financeiro; Joaquim Machado, Coordenador Executivo Sede Praia.

CONSELHO DELIBERATIVO - Joelcio Santos Madureira, Presidente; Deoclécio Aparecido Storte, 1º Vice Presidente; José Augusto Rozeira, 1º Secretário; Aureo Vinhoti, 2º Secretário.

CONSELHO FISCAL – Luiz Aureo de Araújo Perpétuo / Raphael H. Castanho di Lascio / Sérgio Anibal Martini

Jornalista Responsável: Nelson MartinsTiragem: 6.000 exemplares

6

Matéria de Capa

Quatro vezes Thalia:completa para o seu lazerA Sociedade Thalia é a única da região a oferecer quatro sedes. É como se o sócioparticipasse de um clube Social, um Esportivo, um de Campo e um de Praia.

AThalia é a única Socie-dade da região a ofere-cer tanta variedade aos seus associados. Nossa estrutura é ampla. Cada

sede tem suas características pró-prias e oferece serviços diversificados e muito procurados pelos sócios.

A Sede Centro tem toda a estrutura para atividades sociais e

eventos, além dos espaços desti-nados à prática esportiva (ginásio, piscina térmica, tênis de mesa, bo-lão e as academias de musculação, karatê e judô) ou às atividades cul-turais (Coral, aulas de ballet, Broa-dway Dance e dança para casais), sem falar do Salão de Sinuca e da Sauna – lugar para o jogo de Tran-ca. É na Sede Centro que os sócios

“ Esportes,lazer, atividades culturais e contato com a natureza fazem da Thalia a Sociedade completa para a família.”

7

se encontram para uma conversa amiga, para o happy hour ou para degustar pratos especiais, como os preparados pelo Clube dos 8, o mais antigo grupo gastronômico em atividade no Brasil.

A Sede Fazenda é um ver-dadeiro clube de campo, com pis-cina, salão de festas, cascata, la-gos para pesca, cavalgadas com as crianças (página ao lado), trilhas para caminhadas, camping, área estruturada para trailers, e o prin-cipal: uma área hoteleira (página ao lado) para receber as famílias dos sócios. Tudo para uma estada agradável, em contato com a natu-reza. E a apenas 40 quilômetros do Centro de Curitiba.

Outra Sede da Thalia, e que faz um grande sucesso no verão, é a Sede Praia, em Guaratuba, a 50 me-tros do mar. Lá, o sócio e seus familia-res têm a facilidade de uma estrutura de hotel com o ambiente hospitaleiro característico da Thalia. O local rece-beu obras de reparos para atender os sócios durante a atual temporada.

E tem, ainda, a Sede Olímpi-ca. Localizada no bairro do Tarumã, em Curitiba, a unidade possui um complexo aquático com piscinas abertas (ideais para o verão) e pisci-nas cobertas e aquecidas; churras-queiras, canchas de grama para fu-tebol, academia ao ar livre, bosque, pista para caminhadas e Cooper. O parque tenístico, com oito quadras de saibro, duas rápidas e estrutura para aprender a modalidade está entre os melhores da região.

8

Nova administração realizaobras nas quatro sedes

Aproposta da Diretoria de rejuvenescer a Tha-lia vem sendo cumprida através de mudanças administrativas, na co-

Diretoria concentrou atenção em obras fundamentais, como a reconstrução da cobertura da piscina e a restauração da Sede Centro e em reformas que trazem mais conforto ao associado.

municação e na infraestrutura com obras em todas as sedes. “Rejuvenes-cer é atrair sócios e criar as condições de contemporaneidade para a Socie-dade. Temos um passado maravilho-

so, mas não podemos viver só dele. Temos quatro sedes, mas precisamos torná-las melhores. Rejuvenescer sig-nifica recuperar-se no tempo e unir tradição e inovação; retomar a força

Infraestrutura

9

da Thalia como entidade associativa, com o charme do passado e a audá-cia que a atualidade exige”, defende o presidente Vilmar Schultz.

Uma das primeiras mudanças foi a criação do novo conceito de co-municação para mostrar ao associado e à comunidade que a Thalia está em transformação. “Adotamos o slogan ‘Completa para o seu lazer’ dando su-porte e uma nova marca gráfica, que manteve a tipologia antiga, mas com traços e cores mais leves e atuais, en-quanto os símbolos oficiais da Socie-dade foram mantidos para eventos e documentos oficiais”, explica.

O site (www.thalia.com.br) foi refeito dentro dessa visão e passa-mos a adotar um sistema de e-mail marketing para enviar informações para o sócio e outras pessoas inte-ressadas pela Thalia.

A linha de trabalho foi definida durante a realização de um seminá-rio que contou com a participação de toda a diretoria e de diversos colabo-radores. “Foi muito proveitoso. De-batemos nossas dificuldades e onde somos mais fortes. O resultado foi o Plano Diretor, que está em fase de conclusão”, acrescenta Vilmar.

As obrasA infraestrutura também mu-

dou. A obra de maior vulto, já entre-gue, foi a cobertura e a revitalização da piscina na Sede Centro (foto à di-reita). “A unidade estava desativada. Fizemos um grande esforço para dei-xá-la em perfeitas condições”, conta Vilmar. O que restava da cobertura

antiga foi retirado e, no seu lugar, implandada uma nova estrutura. As piscinas receberam outras melhorias, entre as quais a construção de dois vestiários. O investimento chegou a R$ 159.477,03.

Obras também importantes na Sede Centro, e em andamento, são a restauração do prédio principal (pági-na ao lado) e a revitalização do Jardim de Inverno (abaixo, à esquerda), que inclui a troca da fiação elétrica e de

telefonia. Os trabalhos estão em fase final e resultarão num ambiente agra-dável e pronto para a convivência.

Neste 2011, uma das primei-ras novidades da Sede Centro será o início das atividades do Restaurante Executivo que atenderá de segunda à sexta para o almoço, no Salão Dia-mante. Uma opção de conforto para o sócio e profissionais da região.

A Sede Fazenda também ga-nhou em qualidade, com a constru-

O prédio da Comendador Araújo (página ao lado) está em restauração.Após a construção da nova cobertura (foto maior, acima), a Sede Centro teve reaberta a piscina, devolvendo ao sócio o conforto de uma das melhores estruturas da região para a natação. Nas fotos menores, o Jardim de Inverno, obra em andamento, e detalhe da Sede Praia, que recebeu pintura e reparos

10

ção do espaço para o Churrasco Fogo de Chão e reparos no setor de hotela-ria e pátio dos trailers.

No Tarumã, foram colocadas paredes nas churrasqueiras, implan-tada a academia ao ar livre e am-pliada a iluminação no Tênis, antiga reivindicação do setor. Em breve, os tenistas ganharão novos placares e toldos para o descanso e a organiza-ção de provas. As piscinas externas receberam pequenas reformas e a pista de Cooper ganhou iluminação.

Na Sede Praia, depois de ava-liadas as necessidades, foram feitas a pintura completa no prédio e os pi-sos das sacadas foram trocados.

Melhorias na Sede Olímpica: o sistema de iluminação do Tênis, ampliado; uma das canchas de grama do futebol e a recém-implantada academia ao ar livre. As piscinas abertas preparadas para o verão e as churrasqueiras com janelas e portas de vidro. Abaixo, obras realizadas na Fazenda: o Espaço Fogo de Chão e melhorias no pátio de trailers

11

O que é que a Thalia tem?

Matas, águas e cachoeiraA Sede Fazenda é uma reserva de qualidade de vida, um convite ao bem estar.

Imagine um lugar único, com muito verde, plantações, rios, cascata, cavalos para passear, ovelhas sobre a grama verde, coelhos – dezenas deles... e ao

lado de tudo isso, uma bela piscina, restaurante, lan house, área para trai-lers, brinquedoteca, salões de festa, espaço para churrasco fogo de chão, quiosques ao lado do rio, quadras es-portivas, lagos para pescaria e uma área hoteleira com chalés e suites para passar dias agradáveis com a família. Essa é a Fazenda, uma das quatro sedes da Sociedade Thalia, a 40 quilômetros de Curitiba, com aces-so pela BR-277/376, a alguns metros (antes) do primeiro pedágio.

A Fazenda é um convite perma-nente ao bem estar. É onde crianças e adultos podem ‘tirar férias’ do dia a dia da cidade, trocar os sons do trânsito pelo das aves ao amanhecer, o sanduíche por alimentos caseiros e mais saudáveis, os corredores dos shoppings por caminhadas em meio à mata. Enfi m, trocar a vida urbana pela aventura no campo.

A temporada está aberta e há acomodações disponíveis para os sócios e seus convidados. Peça mais informações e faça a sua reserva na Secretaria. Ligue 3322 7955.

11

12

Reveillon completa primeiro ano da atual administração

O Baile de Reveillon da Thalia foi mais um sucesso. A diversão, as manifestações de amizade e o congra-

çamento ficarão para sempre na me-mória dos nossos sócios.

Foi mais uma demonstração da forte atuação do nosso Departa-

Social

Evento conclui o primeiro ciclo administrativo da Diretoria eleita em abril,que teve como destaques, além dos eventos sociais, reformas na gestão e finanças.

mento Social e Cultural. Desde o iní-cio da gestão, sob a direção de Ivan Assad, como no comando de José Carlos Catisti, o setor Social vem mostrando todo o seu dinamismo.

A nova administração trouxe mudanças de paradigmas ao de-partamento Social e Cultural. “A pri-

meira delas foi a descentralização

“O departamento Social esteve em grande dinamismo, desde a posseda nova Diretoria.”

O Baile de Reveillon, na Thalia, um dos melhores do ano

13

A Noite dos Namorados reuniu casais de todas as idades

das atividades. Passamos a realizar

regularmente eventos na Fazenda

e na sede Olímpica, como as festas

Junina e Julina ou os churrascos

Fogo de Chão na Fazenda”, conta

Ivan Assad, que solicitou sua saída

do departamento Social e Cultural

por motivos particulares.

Sob a orientação de José Car-

los Catisti, o departamento Social

e Cultural manteve a trajetória de

transformações. “A ideia é promover

um grande número de eventos, di-

versificar as atividades e ganhar em

qualidade”, explica o diretor.

Em 2010 foram realizados

nada menos do que dez eventos e,

para 2011, os projetos são ambi-

ciosos. “Na área Social, vamos tra-

zer novidades para atender aos di-

versos públicos da Thalia e, ainda,

atrair os jovens”, revela Catisti. “En-

tre as novidades que estão sendo

preparadas estão pelo menos um

show com artista de renome nacio-

nal e eventos especiais para adoles-

centes“, conta.

Para o setor Cultural, “ativi-

dades já existentes, como o Coral, o

Ballet e a Dança de Salão receberão

mais atenção. Teremos, ainda, novi-

dades para apoiar nossos artistas e

trazer mais pessoas ao nosso am-

biente”, completa o diretor.

O Dia das Mães foi comemorado com um jantar dançante

14

A Noite de Queijos e Vinhos, acima, foi um sucesso. Abaixo, flashes dos 40 anos do Clube dos 8

15

A posse da atual Diretoria, momento marcante de 2010, acima. A Diretoria teve agenda repleta, abaixo

16

Os 128 anos da Thalia foram comemorados com estilo

As festas Junina e Julina agradaram crianças e adultos Fazenda: ponto de encontro e de muitos eventos

17

Acima, flagrantes da Oktoberfest, à esquerda, e do Reveillon. Abaixo, a confraternização de final de ano

18

Novo começo para as atividades ESPORTIVAS

O esporte terá a impor-tância que já teve na Thalia. Esse é o lema adotado para recu-perar o status das

atividades esportivas no âmbito da Sociedade. Para realizar esse objeti-vo, a estratégia adotada foi a reestru-turação. Assim, Basquete, Bolão, Tê-

As ações de 2010 tiveram como objetivo recuperar as condições para devolver ao ESPORTE a importância que a atividade já teve na Sociedade Thalia. E os primeiros resultados já aparecem.

nis, Karatê, Tênis de Mesa e o Futebol receberam planejamento individual, com metas próprias de qualidade e resultados, previsão orçamentária e definição de prioridades.

Identificadas as necessida-des, começaram os trabalhos. E, em pouco mais de oito meses, já surgem os primeiros resultados.

A Natação foi a modalidade que mais recebeu investimentos, com a reconstrução da cobertura da piscina da Sede Centro. “Todo o se-tor foi reestruturado. As obras dão à Thalia condições especiais na região central da cidade e no Tarumã, onde foram feitos reparos e correções. Em ambas as sedes temos excelência

Esportes

19

nas instalações e na orientação téc-nica, com hidrobike, hidroginástica, natação para bebês e para a terceira idade. A somatória da qualidade téc-nica e da infraestrutura já garantem melhores condições à participação de nossos sócios nas competições Master da Federação”, diz o diretor de Esportes, Silvio Fraguas.

O Basquete, uma das ativida-des mais tradicionais da Thalia, foi completamente repensado, com a organização da atividade em todas as categorias, da Sub-13 aos Vete-ranos. “Acreditamos na qualidade para chegar a mais qualidade”, diz o Diretor de Esportes, Silvio Fraguas, ao citar a atuação do professor Fá-bio Pellanda, técnico da Seleção Paranaense e mestre em Educação Física e a convocação para a Sele-ção Paranaense Sub-17 dos atletas Jackson Hortolan e Daniel Martinez, ou ainda as conquistas no Campe-onato Metropolitano, com a Thalia chegando aos playoffs (a serem dis-putados ainda em fevereiro), da 4ª posição no Campeonato Estadual Sub-19, do bicampeonato dos ve-teranos na Copa Duque de Caxias (competição que contou com atletas consagrados como Rolando Ferrei-ra, ex-seleção brasileira e ex-joga-dor na NBA). Outro evento importan-

Acima, natação na Sede Olímpica. Abaixo, a antiga cobertura da piscina daSede Centro, material irrecuperável retirado e a nova estrutura, em aço

Time master da Thalia, bicampeão da Copa Duque de Caxias

20

te no segmento foi a realização do Torneio Interclubes de Basquetebol Master – Sociedade Thalia, com aproximadamente 100 atletas e boa presença de público.

O basquete da Thalia esteve além do pódio em 2010. Alguns de nossos atletas e o técnico Fábio Antonio Pellanda foram convocados para representar o Paraná e Curiti-ba. Na seleção paranaense, joga-ram Itamar Casanova, na categoria sub-15, enquanto Jackson Hortolan e Daniel Martinez jogaram na sub-17. O também thaliano Felipe Toca-fondo disputou os Jogos da Juven-tude por Curitiba, equipe campeã da Divisão B. Também disputaram os Jogos da Juventude: Thiago Car-doso, segundo lugar na Divisão A, jogando por Campo Mourão; Diego Burack e Gabriel Martins, por Tole-do; e Ricardo Maia, por Imbituva.

Fora do país, Bernardo Mas-suchin joga pela Universidade do Hannibal-LaGrange, Estado do Mis-souri (EUA), enquanto Lucas Teixeira pelo Montana High School (EUA).

O Tênis é outra modalidade reestruturada. A vinda do professor Eduardo Figueiredo estabeleceu um novo padrão aos treinamentos, che-gando a atrair 30 novos sócios. O setor teve a iluminação reformada,

antiga reivindicação dos tenistas e a colocação de placares novos e toldos entre as quadras está em estudo. A atividade é a primeira a receber pa-trocínio, na implantação dos toldos, um dos caminhos para melhorias em todas as modalidades. “Hoje, nosso Tênis tem atletas que disputam o Pa-ranaense, subimos do 40º para o 19º lugar no Ranking de Clubes da Fede-ração Paranaense. Nossa meta para

2011 é estar entre os 10 melhores do Estado”, conta Fraguas.

Para o Futebol de Salão, a estratégia escolhida aponta para o futuro. A Thalia, que mantinha ativi-dades apenas para o Futsal adulto, oferece agora também a escolinha, a preços simbólicos. Os resultados imediatos foram a matrícula de 100 crianças e adolescentes, a atração de meninas para a modalidade e a

Seleção paranaense sub-17 com os thalianos Fábio Pellanda, à esquerda, de azul, Jackson (10) e Daniel (14). Abaixo, escolinha de Futsal e o congraçamento do Karatê

21

possibilidade neste 2011 de retorno aos jogos da Federação Paranaense em todas as categorias masculinas.

No Bolão aconteceu uma completa revolução. “Propusemos uma fórmula que valoriza o sócio e fortalece os grupos e a própria Tha-lia”, explica Silvio. A transformação começou com a saída da Sociedade dos jogos da Federação em 2010, seguida da exigência – acordada

com os grupos – da reserva da mo-dalidade exclusivamente para sócios e do lançamento da categoria Bola 16. Com as alterações, aumentou o número de jogadores e de grupos e novos sócios foram acolhidos na fa-mília thaliana.

“Temos a comemorar a trans-formação de filhos de sócios em só-cios e as participações de Alan Car-valho Ruzik, chegando à conquista

do campeonato mundial e da parti-cipação de Renato Defendi Veloso e Vinícius Aracema Mülbauer, convo-cados para representar o Paraná no Campeonato Brasileiro”, lembra o coordenador Albino Cezar Stamm.

O Tênis de Mesa ganhou um grande reforço com a chegada de Fung Kin Shing para a coordenação e do técnico Jayme Alfredo Borges. A nova estrutura manteve a quali-dade na catetoria Veteranos, atraiu sócios e revelou o menino William Hói Yip, de 11 anos, que reúne as condições para se tornar um grande nome da modalidade.

A Academia recebeu equipa-mentos novos, de acordo com um plano de investimentos de longo prazo. O objetivo é oferecer uma es-trutura de altíssimo padrão a ótimos preços. Na Sede Tarumã, a novida-de é a academia ao ar livre.

No Karatê, mais motivos para comemorar. A modalidade cresceu 400%, em 2010, segundo o pro-fessor Edson Capinski. “A Thalia foi vice-campeã estadual e ficou em quarto lugar entre os 28 clubes filia-dos à Federação Paranaense”, diz Capinski. O evento de final de ano mostrou o vigor da modalidade ao reunir 70 pessoas entre karatekas, amigos e seus familiares.

Flashes de eventos promovidos pelo Bolão, acima, e da comemoraçãodos 50 anos do grupo de bolão Mosqueteiros, abaixo

22

Esportivas

Academia com novos equipamentos

VETHA comemora15 anos de atividade

Os Veteranos da Thalia, ou sim-plesmente VETHA, completaram 15 anos de atividade, paixão pelo futebol e amizade. A data foi marcada com um jantar dançante, na Sede Centro, reali-zado em 30 de outubro com animação da Banda Toque de Imaginação e chur-rascada para os integrantes e seus convidados, na Sede Olímpica. Para-béns pelo espírito esportivo, exemplo de união e amor pela Thalia. Ao lado, flagrantes do encontro no Tarumã.

A Academia (Sede Centro) já dispõe de minitramps (abaixo) para aulas de ‘Jump’, que promovem emagreci-mento acentuado, combatem o stress e melhoram a pos-tura, ao mesmo tempo em que evitam a fadiga e o impacto nas articulações, comuns quando os exercícios são feitos em superfícies duras. As outras novidades são os apare-lhos ‘cross over’ (à direita) e a ‘remada cavalinho’ para os

adeptos do condicionamento físico. In-formações e matrículas na Secretaria ou pelo telefone 3322 7955.

Karatê da Thalia no Mundial

O professor de Karatê Edson Capinski e sua esposa, Lilian Gheno, monitora de ensino infantil da Thalia, marcaram presença no 20º Campeo-nato Mundial de Karatê, em novem-bro, em Belgrado, capital da Sérvia, com mais de 1200 atletas de 88 pa-íses. A viagem faz parte de intercâm-bio técnico que o professor mantém em alguns países. Durante o evento da Federação Mundial de Karatê, além das competições, foram orga-nizados seminários técnicos, clínicas de arbitragem e a apresentação de produtos voltados à modalidade.

Estadual de SinucaNossos jogadores de sinuca ficaram em terceiro no Campeonato Esta-dual Interclubes Série C. A classifi-cação veio na quarta etapa, em no-vembro último, nos salões da Duque de Caxias e Ponto de Sinuca. Para-béns a toda equipe, composta por Celsinho, Donato, Genolino, Jaime, Lousada, Luiz Simão, Reis e Yukio.

Sucesso total na ColôniaAs 130 vagas da Colônia de

Férias foram preenchidas rapida-mente, superando as expectativas. As atividades aconteceram em de-zembro, na Sede Tarumã. Foram momentos de muita diversão para as meninas e meninos participan-tes, no melhor estilo Thaliano e que vão deixar saudades.

23

24

Ballet

Thalia inicia projeto para retomar tradição no Ballet

A Sociedade Thalia deu início a um projeto ambi-cioso e de grande valor para a cultura do Esta-do: retomar o prestígio

do Ballet Thalia, iniciado com o mestre Thadeu Morozowicz, em 1927, quan-do da criação da primeira companhia de dança do Sul do Brasil. “O projeto está no início e é um grande desafio”, diz a bailarina Priscila Banaszewski, que voltou recentemente de curso no Broadway Dance Center, de Nova York, e se prepara para a especializa-ção no médoto Royal Ballet.

A ideia envolve abrir os cami-nhos para a formação em Ballet Clás-sico e Broadway Dance, em todos os níveis, desde as turmas ‘baby’ até a idade adulta, buscar a qualidade técnica, estimular a participação em festivais e oficinas com bailarinos e coreógrafos renomados e auxiliar na participação de programas internacio-nais de intercâmbio e estudo técnico.

A Sociedade, que teve a primeira companhia de dança da Região Sul, com Thadeu Morozowicz,em 1927, quer recuperar a tradição dos bons espetáculos e da formação profissional.

“Imagine nossas alunas na melhor es-cola de dança para musicais de Nova York. Acredito que poderemos alcan-çar esse nível já no final deste ano ou no ano que vem”, diz. Para Priscila, a tradição da Thalia faz a ideia soar bem e permite sonhar alto. “O objeti-vo é produzir espetáculos com quali-dade profissional”, acrescenta.

“Nossas aulas são contextuali-zadas. Cada passo tem a sua histó-ria e o resultado é maior quando se compreende a origem e o significado

do movimento. Além das aulas, as alunas são estimuladas a conhecer a história, quem foi importante, quem é importante e por quê”, explica.

O Clube oferece turmas de Ballet e Broadway Dance, para to-das as idades, na Sede Centro, e estuda a possibilidade de abrir uma turma na Sede Tarumã.

Para sócios, a taxa mensal é de R$ 60,00 por aluno. Não-sócios pagam R$ 100,00. Mais informa-ções na Secretaria. 3322 7955.

25

O Coral é uma das nos-sas instituições mais ativas. Em 2010, es-teve no Encontro do Sesc (foto) em home-

nagem a Adoniran Barbosa, na Cate-dral Metropolitana, na posse da dire-toria da Thalia e em comemorações cívicas, além de eventos recreativos, como o casamento caipira da Festa Junina e a viagem que levou o grupo a Camboriú (à direita).

O final do ano foi marcado por mudanças na sua diretoria. Hoje, res-

pondem pela unidade: Karin Fischer (administrativo), Sandra Bernardina (financeiro) e Maria Helena Bernal (patrimônio). “Agradecemos o traba-lho incansável e vitorioso de Alceu Hellvig Júnior, Regina Celi Galeto, Miwa Tokudome, Denize R. Gulin, Ma-ria do Rocio Prostt, Jair Prostt e Ade-mir do R. Andrioli”, diz Karin Fischer.

O Coral Thalia tem 54 integran-tes, com regência do maestro Paulo Kühn e teclados da maestrina Ellisa-na G. Kühn. Mas, segundo Karin, está aberto a novas participações. Ela con-

vida os sócios para os ensaios que acontecem às quartas-feiras, a partir das 19h30, na Sede Centro.

A diretora lembra que “o Coral Thalia faz apresentações em casa-mentos e outras festividades, com descontos especiais para sócios da Thalia”. Para mais informações, estão disponíveis os seguintes telefones e e-mails: 3257-1614, 9938-9209 e [email protected], de San-dra Bernardina; 3311-2760, 8839-3724 e [email protected], de Karin Fischer.

Coral

Coral Thalia foi destaque,em 2010, no ‘Encontro do Sesc’Grupo também se apresentou na Catedral, em festas particulares e comemorações cívicas

26

Dança de Salão

As aulas de Dança de Sa-lão, às quartas-feiras, com a professora Denise Schmidlin são um suces-so. O interesse pela ativi-

dade e a aprovação dos participantes estão levando a Thalia a abrir uma se-gunda turma, às terças-feiras, com as

Dança de Salão teránova turma, às terçasAtividade reúne casais para momentos de aprendizado, diversão e de novas amizades.

aulas iniciando a partir da matrícula de 10 casais. Durante as aulas (foto menor) aprende-se samba, tango, bo-lero e outros ritmos. “Começamos com os movimentos mais simples. Quando o aluno percebe já está fazendo pas-sos mais sofisticados”, explica Denise. Além dos ritmos, os alunos são prepa-

rados para apresentações, como a da Festa Junina (foto maior).

Para os sócios, a mensalidade é de apenas R$ 60,00 (casal) e R$ 40,00 (individual). Não-sócios pa-gam R$ 100,00 (casal) e R$ 60,00 (individual). Mais informações, na Secretaria. 3322 7955.

27

28

Finanças | Administrativo

Agradecimento e prestação de contasAgradecemos o apoio e a colaboração dos 410 Sócios Remidos que contri-

buíram para a recuperação e reforma da cobertura, banheiros para pessoas com necessidades especiais e vestiários da piscina da Sede Centro.

Essas obras foram concluídas a um custo total de R$ 159.477,03 (cento e cinquenta e nove mil, quatrocentos e setenta e sete reais e três centavos), dos quais R$ 90.790,84 (noventa mil, setecentos e noventa reais e oitenta e quatro centavos) foram oriundos da colaboração dos Sócios Remidos e R$ 68.686,19 (sessenta e oito mil, seiscentos e oitenta e seis reais e dezenove centavos) pagos com recursos da Sociedade.

Salientamos que o saldo de R$ 54.982,15 (cinquenta e quatro mil, nove-centos e oitenta e dois reais e quinze centavos) pagos pelos Sócios Remidos se-rão aplicados na instalação – já orçada – do elevador de acesso ao Salão Social da Sede Centro, antigo anseio dos nossos associados.

Os associados remidos que não aderiram, mas desejam contribuir com as taxas de melhorias da nossa Sociedade, serão muito bem vindos.

Muito obrigado.A diretoria

Reforma da Piscina, novos vestiários masculino, feminino e banheiro para pessoas com necessidades especiais.

RESUMORECEITATOTAL ........................................................................... R$ 159.477,03Recursos dos Remidos ..................................................R$ 90.790,84Recursos da Sociedade ................................................. R$ 68.686,19

INVESTIMENTOSTOTAL .......................................................................... R$ 149.045,00PISCINA ...........................................................................R$90.790,84SALDO para instalação do elevador .............................. R$ 54.982,15

Total de Sócios Remidos :1087 / Total de adesões: 410

Dívidas com o INSS prejudicam finanças da SociedadeDevido a falta de recolhimento dos encargos sociais junto ao INSS

nos períodos de 12/2002 a 5/2004 e de 10/2005 a 4/2007, a Thalia faz o pagamento de aproximadamente R$ 230 mil por ano, em parcelas reajustadas mensalmente. Mesmo mantendo os pagamentos em dia, a dívida, hoje, é de R$ 844 mil. A Diretoria busca nova negociação com o INSS para melhorar o fluxo de caixa.

29

Balancete Sintético - Sociedade Thalia - Novembro de 2010

ATIVOCIRCULANTE R$ 631.830,25Bens Numerários R$ 16.103,76Bancos - conta movimento R$ 40.175,53Aplicações de liquidez imediata R$ 235.946,47Estoques R$ 26.341,69Valores a receber R$ 292.647,70Adiantamentos R$ 1.313,50Prêmios de seguros - apropriar R$ 19.301,60

PERMANENTE R$ 6.078.261,11Sede Central R$ 1.642.667,08Sede Olímpica R$ 1.610.693,65Sede Campestre R$ 1.977.916,86Sede Praia R$ 846.983,52Realizável a longo prazoParcelamentos INSS R$ 788.944,13

Total do Ativo R$ 7.499.035,49

PASSIVOCIRCULANTE R$ 328.331,83Provisões curto prazo R$ 135.209.61Fornecedores R$ 82.142,06Obrigações Fiscais R$ 2.106,51Obrigações Sociais R$ 103.262,00Outras Obrigações R$ 5.611,65

Exigível a longo prazo Exigível a longo prazo R$ 808.245,73

Patrimônio Líquido R$ 6.362.457,93

Total do Passivo R$ 7.499.035,49

30

Divirta-se

31

115 anos de históriaA mais antiga construtora e incorporadora do Brasil.

Materiais recicláveisMais de 2 toneladas de materiais reciclados arrecadados em ações comemorativas de 115 anos.

6 milhões dem² construídosMais de 2 mil empreendimentos entregues.

Obras sustentáveisCaptação de água pluvial e gerenciamento de resíduos sólidos da construção civil.

Cidade TháUma cidade virtual sócom empreendimentos feitos pela Thá.

ReconhecimentoPrêmios Impar, Top of Mind e Top de Marketing.

SustentabiliTHÁVárias ações sustentáveis para construir um mundo melhor.

Tenha um novo ponto de vista para sua história.

Grupo Thá. Construindo o orgulho de viver em um mundo mais sustentável.

Veja a vida pelas janelas de um Thá.

www.tha.com.brAcesse também:

AF Anuncio Thalia 202x265mm.indd 1 05/01/11 13:19