30

Revista Time Apresentação

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Apresentação Revista Time, aula professor Salvio Juliano

Citation preview

Page 1: Revista Time Apresentação
Page 2: Revista Time Apresentação

Time é uma das mais conhecidas re-vistas semanais de notícias do mundo, publicada nos Esta-dos Unidos da Amé-rica. Uma edição euro-peia (Time Europe, antes conhecida por Time Atlantic) tam-bém é publicada de Londres, e cobre o Oriente Médio, a Áfri-ca e (desde 2003)

a América Latina. Além disso, uma edição asiática (Time Asia) é editada de Hong Kong. Uma edi-ção canadense (Time Canada) é editada de Toronto. Segundo muitos observadores da im-prensa mundial, a Time é hoje a revista semanal de maior cir-culação no planeta.

Page 3: Revista Time Apresentação

A primeira edição da Time foi publica-da em 3 de março de 1923, com Joseph G. Cannon, da Câmara dos Deputados dos EUA na capa. Antes dos seus dois princi-pais concorrentes atu-ais, a Time inventou o conceito de revista semanal de notícias. Foi co-fundada em 1923 por Briton Ha-dden e Henry Luce.

Ambos já tinham trabalhado juntos an-tes na Universidade de Yale, com Hadden e Luce servindo como presidente e editor-gerente, respectiva-mente, da Yale Dai-ly News, uma revista feita pelos alunos da Universidade. Had-den faleceu em 1929, e Luce tornou-se a pessoa principal na Time e um ícone da mídia do século XX.

Page 4: Revista Time Apresentação

Hadden era o mais solto dos dois, que “me-xia” com Luce e via a Time como algo importan-te mas também divertido. Isto influen-ciou o tom da re-vista, que muitas pessoas julgam não sério o sufi-ciente para notí-cias sérias e cabe mais a sua ex-tensa cobertura de celebridades (incluindo políti-cos), da indústri-a de entreteni-

mento e da cultura popu-lar.

Briton Hadden

Page 5: Revista Time Apresentação

Henry Luce

Page 6: Revista Time Apresentação

A principal e mais conhecida caracterís-tica da revista é sua nomeação de Pessoa do Ano, que já é rea-lizada há mais de 80

honra. Por exemplo, em 1982, o IBM PC/AT (computador pes-soal) foi considerado pela Time o Homem do Ano.

anos, na qual a Time reconhece o indiví-duo ou grupo de indi-víduos que tiveram o maior efeito nas notí-cias do ano. Apesar do título, quem o recebe não é necessariamente hu-mano. No passado, até mesmo ideias e máquinas tiveram a

Page 7: Revista Time Apresentação

Pessoa do Ano 2011

Page 8: Revista Time Apresentação

“The Protes-ter” (o mani-festante) foi a escolha da re-vista, optan-do por utilizar uma figura “sem rosto” para ilustrar o impacto que manifestan-tes tiveram no ano de 2011, desde os protesto da primavera árabe, no início do ano, ao mo-vimento “Occupy Wall Street” que co-meçou em New York e se alastrou pelo mundo.

Marck Zuckerberg, o criador da rede social Facebook, foi elei-to pela revista Time como a personalida-de do ano de 2010.

Page 9: Revista Time Apresentação

A escolha freqüen-temente gera polêmica. Em 1938, o escolhido foi Adolf Hitler. Já em 1939 e 1942, Josef Stalin re-cebeu a “honra”.

A partir de 1999, o título foi alterado de “Homem do Ano” para Pessoa do Ano, para evitar a sugestão sexista. Os últimos a re-ceberem o título de Homem do Ano, em 1998, fo ram o presi-dente Bill Clinton e o promotor Kenneth Starr, que o perseguiu no famoso escândalo devido ao caso ex-traconjugal do pre-sidente com Monica Lewinsky.

Page 10: Revista Time Apresentação
Page 11: Revista Time Apresentação
Page 12: Revista Time Apresentação

Albert Einstein foi a pessoa do século na última edição da Time de 1999.

Page 13: Revista Time Apresentação

Brasileiros Apenas sete brasileiros foram capa da revista, seis presidentes (Júlio Prestes, Getúlio Vargas, Café Filho,

Juscelino Kubits-chek, Jânio Qua-dros e Artur da Costa e Silva), e um diplomata, Osvaldo Aranha

Page 14: Revista Time Apresentação

A banda minei-ra Pato Fu foi eleita em 2001 pela revis-ta como uma das dez melhores bandas do mundo.

O presidente Luis Inácio Lula da Silva foi eleito como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2010 pela revis-ta.

Page 15: Revista Time Apresentação

O Brasil na TIME Em 1950 a TIME lançou a Latin Ame-rican Edition com circulação em 24 pa-íses do continente, incluindo o Brasil, onde a revista podia ser adquirida por 6,50 cruzeiros o número avulso, no ponto de venda, ou por 300 cruzeiros a assinatu-ra anual, entregue na residência, através de um boleto.

A edição latino-americana de TIME era isenta de impos-tos, através do recur-so de enquadramento como correspondên-cia de segunda classe nas repartições dos Correios e Telégrafos de Cuba e México, isenção simples na Argentina e no Brasil e Colômbia, através de uma tarifa especial reduzida para publi-cações estrangeiras.

Page 16: Revista Time Apresentação

No que diz respei-to às inserções comer-ciais não há a presença do anunciante regio-nal, de nenhum dos países do continente, Em relação ao Brasil, no primeiro ano da edição latino-ameri-cana, apenas dois re-clames de mul-

tinacionais america-nas se reportam ao nosso país: General Electric anunciando a futura instalação da infra-estrutura para a TV Tupi/Rio e os tra-tores da Tournapull locados para a cons-trução da estrada Rio-São Paulo.

Revista fala da importância dos latinos nas eleições.

Page 17: Revista Time Apresentação

Quanto ao conte-údo editorial, o Bra-sil, como o México e a Argentina, pela sua importância es-tratégica, é assun-to de praticamente todas as edições. A TIME destacava te-mas de interesses os mais diversos como a inauguração do Ma-racanã, construído ao custo de oito milhões de dólares (O corres-pondente a mil resi-dências de classe mé-dia na Califórnia); os shows da humorista Dercy Gonçalves.

Getúlio Vargas é sempre chamado de “ditador” pela revista Time. Expressão que na época não tinha a mesma carga pejo-rativa que tem hoje, mas que em todo caso representava um cli-chê Yankee imputado ao político brasileiro. Getúlio Vargas mes-mo eleito pelo povo, continuou a ser enxer-gado e denominado como “ditador” após as eleições. Ao que parece sem provocar nenhum desconforto ao Itamaraty.

Page 18: Revista Time Apresentação

A edição latino-americana de TIME tratava também de cinema brasileiro, es-portes e até assuntos policiais como o trá-fico de jacus no Para-ná promovido por um certo João Camargo que a revista deno-minava em português do Brasil, mais claro impossível, de PI-CARETA. Uma pa-lavra brasileiríssima, mas fora de contexto numa edição destina-da ao público latino e no idioma inglês.

Entre tantas histó-rias da Time, uma que se destaca é a de Hen-ry Grunwald, o edi-tor que criou seções como Comporta-mento e Sexo, li-berou a assinatura de artigos e encomen-dou a capa históri-ca e controversa que trazia a seguinte per-gunta: “Deus mor-reu?” longe da re-dação, sem máquina de escrever por perto e insatisfeito com a reportagem de capa, ditou pelo telefone o texto final.

Page 19: Revista Time Apresentação
Page 20: Revista Time Apresentação

Time for Kids A Time for Kids surgiu como uma di-visão da revista Time produzida especial-mente para crianças, contendo algumas notícias nacionais, uma charge semanal e outros em suas oito páginas semanais.

Também produz edições especiais e elege suas próprias Pessoas do Ano. No site, também promo-ve um programa de “repórter infantil”.

Page 21: Revista Time Apresentação
Page 22: Revista Time Apresentação
Page 23: Revista Time Apresentação
Page 24: Revista Time Apresentação
Page 25: Revista Time Apresentação
Page 26: Revista Time Apresentação
Page 27: Revista Time Apresentação
Page 28: Revista Time Apresentação
Page 29: Revista Time Apresentação
Page 30: Revista Time Apresentação

Fonteshttp://www.estadao.com.br/arquivo/arteelazer/2005/not20050227p3260.htm

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/?tag=henry-grunwald

http://pt.wikipedia.org/wiki/Time_(revista)

Imagens

Goiânia, março de 2012