4
Rede Inter Concelhia de Bibliotecas Escolares Plano Nacional de Leitura Agrupamento de Escolas Terras de Baixo Neiva Ler é partilhar – Biodiversidade - Um programa de leitura fundamentado na literatura - Roteiro de análise textual para A Arca do Não É de Miguel Neto. Referências Bibliográficas NETO, Miguel; STAEBLER, Julie (2002). A Arca do Não É. Lisboa: Caminho. Tema Animais Grupo etário 1º CEB/Pré-Escolar Indicação do género, das personagens e dos elementos espácio-temporais. Género Álbum Personagens Vários animais inventados Elementos espácio-temporais Sinopse/Apreciação dos aspectos estéticos e ideológicos Já alguma vez pensaste no que farias se encontrasses uma tubarixa? De que gostará ela? Do mesmo que uma jacaraca? Ou que uma porcoleta? Será parecida com um Elefanhoto? Ou antes com um abelhurso? Se calhar come o mesmo que uma centurafa, ou que um Alcapónei! Pode até comportar-se como um cãomaleão, ou uma papacabra... Enfim, para não teres surpresas, o melhor é abrires a Arca de Não É, não é? In FNAC

Roteiro- ..[1]

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Roteiro- ..[1]

Rede Inter Concelhia de Bibliotecas Escolares

Plano Nacional de Leitura

Agrupamento de Escolas Terras de Baixo Neiva

Ler é partilhar – Biodiversidade

- Um programa de leitura fundamentado na literatura -

Roteiro de análise textual para A Arca do Não É de Miguel Neto.

Referências Bibliográficas

NETO, Miguel; STAEBLER, Julie (2002). A Arca do Não É. Lisboa: Caminho. Tema Animais

Grupo etário 1º CEB/Pré-Escolar

Indicação do género, das personagens e dos elementos espácio-temporais.

Género Álbum

Personagens Vários animais inventados

Elementos espácio-temporais

Sinopse/Apreciação dos aspectos estéticos e ideológicos

Já alguma vez pensaste no que farias se encontrasses uma tubarixa?De que gostará ela? Do mesmo que uma jacaraca? Ou que uma porcoleta? Será parecida com um Elefanhoto? Ou antes com um abelhurso? Se calhar come o mesmo que uma centurafa, ou que um Alcapónei! Pode até comportar-se como um cãomaleão, ou uma papacabra... Enfim, para não teres surpresas, o melhor é abrires a Arca de Não É, não é?

In FNAC

Ilustração

Pistas de Trabalho

Objectivos

Criar o gosto pela leitura;

Page 2: Roteiro- ..[1]

Contactar com autores da literatura infantil contemporânea;

Partilhar experiências;

Experimentar percursos individuais ou em grupo que proporcionem o

prazer da leitura e da escrita;

Desenvolver a Criatividade;

Articulação Curricular: Sugere-se articulação com as áreas de Língua Portuguesa/Escrita Criativa; Área de Projecto; Expressões …

Área(s) Objectivo(s) Conteúdo(s) Actividade(s)

Exploração da obra: Actividades

Pré-leitura

Partindo do título do livro “A Arca do Não É” abrir uma discussão que leve à arca de Noé (pode apresentar-se a história da Bíblia). Descobrir os conhecimentos que já têm sobre a Arca do Noé, falar sobre os animais que lá iam e comparar com o título deste livro. O que será que vai acontecer nesta história, uma vez que o título indica alguma coisa de diferente?

Durante a leitura

Os alunos irão aperceber-se da existência de palavras “estranhas”, ao longo do texto.A partir daí, em trabalho de pares, fazer o jogo da Palavromania: associamos nomes de dois ou mais animais e criamos um “animal” diferente (ex: elefante+gato = elegato ou elefangato); Distribuem-se cartões (em forma de carta) aos alunos para que eles desenhem o novo animal e escrevam o seu nome.

Após a leitura

Cada par de alunos, depois de criar o seu animal e de o ilustrar no seu cartão vai investigar os mesmos. Com essa informação poderá desenvolver o bilhete de identidade (parte de trás do cartão) desse animal inventado e colocar o seu nome, hábitos, alimentação, locomoção…como se fosse um animal real. Com esses trabalhos realizados pode ser feito um e. Livro para colocar on line.

Page 3: Roteiro- ..[1]

Outras obras do mesmo autor/ilustrador

Autor(a): Miguel Neto …

Ilustrador(a): Julie Staebler …

Obs: Um livro para se divertirem e criarem.

Nota: Sugere-se o envio de outras sugestões, para o professor Joaquim Almeida, para

exploração desta obra bem como dos produtos resultantes das actividades realizadas

(Fotos, recolhas, digitalizações de imagens…)

BOM TRABALHO!