8
SEMANAL Informativo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ANO XX - n. 01 - 06 a 11 de janeiro de 2014 Mudanças à vista Administração central da Universidade se prepara para enfrentar os desafios de 2014 Perfil: Coordenação de Comunicação A equipe responsável pelo novo Rural Semanal aponta as novas frentes de atuação na área ITR e IM : novidades nos campi Novas instalações físicas estão na lista RURAL

Rural Semanal - UFRRJ - Edição 1 - Ano 2014

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Boletim semanal informativo da UFRRJ

Citation preview

Page 1: Rural Semanal - UFRRJ - Edição 1 - Ano 2014

SemanalInformativo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

ANO XX - n. 01 - 06 a 11 de janeiro de 2014

Mudanças à vistaAdministração central da Universidade se prepara

para enfrentar os desafios de 2014

Perfil: Coordenação de ComunicaçãoA equipe responsável pelo novo Rural Semanal

aponta as novas frentes de atuação na área

ITR e IM : novidades nos campiNovas instalações físicas estão na lista

RuRal

Page 2: Rural Semanal - UFRRJ - Edição 1 - Ano 2014

Um novo momento para a comunicação na Rural

• Simone Orlando Coordenadora do curso de Jornalismo da UFRRJ

O “Rural Semanal” mudou. Mudou editorial-mente. Mudou visualmente. Mudou. E essa mudança é fruto de um planejamento de co-

municação, de uma nova proposta de articulação das ações informativas, para esse novo momento que a UFFRJ vive: de expansão.

É... isso significa que a UFRRJ não é mais a mes-ma, sabemos. Criou 16 cursos novos, nos últimos cinco anos, oxigenou os antigos, ganhou novas ins-talações / prédios, trouxe novos professores, alu-nos, técnicos a um universo que era eminentemen-te centrado nas ciências agrárias e exatas.

Tudo isso culminou invariavelmente na constru-ção de uma nova ambiência institucional, de uma outra organização das práticas de trabalho, do es-tabelecimento de competências diferenciadas, de uma cultura universitária mais complexa e plural.

Esses fatores todos, por consequência, solici-taram o exercício de uma comunicação interna / externa que fosse capaz de acolher o estado da inovação. Pela importância de fazer valer o fluxo de informação interna na própria comunidade aca-dêmica. Pela necessidade de fazer reverberar o mo-mento citado para a sociedade em geral.

Além disso, fato é que as universidades públicas são parte da federação e, por isso, carregam consi-go o dever de serem transparentes. A transparência, portanto, é um atributo em destaque, nos modos com se divulgam informações de um órgão estatal. É uma preocupação a se ter para o exercício da co-municação pública.

Em uma dimensão mais macrossocial, em tempos de cultura digital, as práticas comunicativas acabam por se tornar mais sofisticadas e multifacetadas, pois a centralidade da informação não é mais capaz de garantir o estatuto da divulgação e disseminação de ideias. Vivemos em outros tempos. Tempos de comunicação horizontalizada, em que receptores são lautores (leitor + autor) em potencial, os cha-mados prosumers (produtor + consumidor). Hoje qualquer cidadão comum é capaz de registar e do-cumentar o cotidiano, através de diversos recursos tecnológicos (filmar, fotografar, gravar, projetar, etc.). Portanto, exige-se que a comunicação que se dá em âmbito profissional tenha, no uso desses re-cursos, um alicerce discursivo mais ampliado, deta-lhado, correlacional, convergente.

Então, temos três desafios pela frente: consoli-dar uma nova imagem para a instituição através do exercício da divulgação científica e institucional (em perspectiva endógena e exógena); estabelecer cami-nhos informacionais claros e transparentes e forta-lecer processos discursivos oriundos da cibercultura.

O desafio foi lançado. A competência estabele-cida pela iniciativa da criação de uma Coordenação de Comunicação na nossa universidade. Que venha um Rural Semanal repaginado. Que venham novos produtos informativos. Que possamos nos ver e nos reconhecer nas ações e projetos a serem implemen-tados daqui para frente. Sorte para toda a equipe da Coordenação. Vocês estão fazendo história.

Chegou o tão esperado Ano Novo de 2014. E aqui estamos, vol-tando às atividades regulares de nossa Universidade após o recesso das festas natalinas, para dar continuidade ao ano letivo de 2013 que, para encerrar seu segundo período enfrentará, pelo visto, em janeiro e fevereiro desse 2014, a versão Rio Verão 40 graus.

O que esperar deste novo ano, para além dos naturais e sempre bem-vindos votos de alegria, felicidade, prosperidade, saúde etc.? Melhor dizendo, o que podemos fazer para além de esperar, pois o ano se faz a partir de nossas ações efetivas, de um somatório de gestos e atitudes que se manifestam durante os seus 365 dias e não apenas nesse momento festivo das comemorações do ano que chega!

Então, reformulando a pergunta inicial, ficam as indagações: o que esperar de cada um (a) de nós durante este novo ano? O que podemos e devemos fazer para transformar cada dia de nossas vidas, do nos-so ambiente de trabalho, das nossas relações pessoais, em dias mais alegres, com mais energia e positividade? Que ações podemos desen-volver para valorizar comportamentos da vida comunitária, absoluta-mente necessários, para nós mesmos e para o nosso entorno, seja no âmbito familiar, seja, principalmente, no interior de nossos campos de ação profissional e /ou estudantil? Como sair do comodismo fá-cil da crítica pela crítica, para uma ação propositiva, integrada e in-tegradora? Como, pedagogicamente, me coloco diante do outro para apoiá-lo e reforçar o seu crescimento, e, com isso, também aprender e crescer? Como posso criar, produzir e disseminar novas ideias, e, com isso, viabilizar espaços mais efetivos de contribuição da universidade para com a sociedade, para o desenvolvimento científico, cultural e tecnológico do país?

A partir dessas indagações e vislumbrando a sua potencialização como ato efetivo no cotidiano, é que esperamos que, a partir dos pri-meiros momentos desse 2014, e nos anos que virão, a comunidade acadêmica de nossa Universidade atue de forma decisiva na transfor-mação da sociedade, na perspectiva da justiça, da ética, da dignidade humana, do respeito à natureza e a todas as formas de vida e de uma convivência mais fraterna, mais dialogal. E, sobretudo, que entenda as diferenças e o posicionamento de cada um de seus membros, como a fonte principal para o desenvolvimento institucional e para a supera-ção de visões sectárias, discriminatórias e desvalorizadoras.

O ano de 2014 está aí. Vamos vivê-lo em plenitude, construindo a cada dia uma Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro melhor e mais vibrante, uma Rural que amamos e, pela qual haveremos de sempre lutar.

Palavra da Reitora Opinião

Calendário Acadêmico - Janeiro• 17/1 - Atividades coletivas e interdisciplinares.• 30/1 - Prazo final para trancamento de matrícula no curso de

graduação no 2o período de 2013; último dia para solicitção de prorro-gação do prazo do curso de graduação para ex-alunos para o primeiro período letivo de 2014.

• 6/2 - Atividades coletivas interdisciplinares.• 24 a 28/2 - Provas optativas.• 25/2 a 8/3 - Prazo para lançamento das notas finais no Sistema

Acdêmico pelos professores responsáveis por disciplinas.• 1/3 - Término do 2o período letivo de 2013.• 6/3 - Início do recesso escolar.• 8/3 - Prazo final para divulgação das notas finais pelos departa-

mentos.Previsão de início do 1º período letivo de 2014.

Confira na íntegra em http://goo.gl/NZn5A As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seus autores.

Para publicar textos opinativos, fale conosco: [email protected].

Ana Dantas Soares

Page 3: Rural Semanal - UFRRJ - Edição 1 - Ano 2014

DE CARA NOVA

Perfil

Com projeto gráfico renovado, Rural Semanal é uma das mudanças da comunicação da UFRRJ

A equipe. Em pé: os estagiários Bruna Veiga, Phelype Gonçalves, Bruna Rodrigues, Victor Sena, Heloisa Facin, Raomi Pani e Bruna Soares. Sentados: o jornalista João Henrique Oliveira, a coorde-nadora Cristiane Venâncio e o assistente em administração Daniel Dias

RuRal Semanal 03

JÉSSICA REIS

• Victor Sena

Um canal de vídeos no Youtube, uma nova presença nas mídias sociais, um novo Rural Semanal e a consolidação da comuni-cação interna. Essas são algumas das medidas mais visíveis

tomadas pela Coordenação de Comunicação Social (CCS) da Uni-versidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Até setembro do ano passado, a CCS era a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Uni-versidade. Hoje, mais ações estão sob a responsabilidade do setor. Essa valorização da comunicação institucional foi uma das propos-tas da chapa que ganhou as eleições para a Administração Central, no fim de 2012, e está à frente da UFRRJ desde abril de 2013.

Nova política de comunicaçãoA transformação da Ascom em Coordenação de Comunicação foi a

primeira medida tomada pela reitoria. A segunda foi convidar a pro-fessora do curso de jornalismo Cristiane Venâncio para ser a coorde-nadora do setor. Cristiane é jornalista, com 15 anos de experiência no mercado, tem mestrado em Administração e é servidora da Rural desde 2009. A reformulação do tradicional Rural Semanal foi uma das frentes da reorganização da política de comunicação da Universida-de. O boletim foi criado em setembro de 1994, e agora em, janeiro de 2014, ganha uma roupa nova, abrindo o ano com pé direito.

– As expectativas para o novo Rural Semanal são as melhores possíveis. A nova diagramação do jornal pode ser entendida como um primeiro passo, emblemático e importante, para que esse tra-dicional veículo interno, com quase duas décadas de existência, modernize-se graficamente e se torne cada vez mais atraente para novos e antigos leitores – disse João Henrique Oliveira, jornalista da Universidade desde 2010 e atual editor do jornal.

O projeto gráfico foi desenvolvido, principalmente, pelo estagi-ário de jornalismo da CCS Raomi Pani, um dos sete estudantes do curso que também fazem parte da equipe. Agora, são oito páginas, imagens maiores e seções específicas para as pró-reitorias e para os institutos de Três Rios (ITR) e Nova Iguaçu (IM).

– Estamos em um momento de reestruturação da comunicação da universidade como um todo, tanto da comunicação externa como da interna. E o Rural Semanal é um veículo impresso com tra-dição e uma identidade muito forte dentro da Universidade – disse Cristiane. – A reforma gráfica não poderia deixar de acompanhar a editorial. A gente quer atrair o leitor, também, pela forma. É mais moderna, com uma hierarquização de informações mais intuitiva.

Para aproximar a comunidade acadêmica da Administração Cen-tral, a CCS gravou um vídeo em que a reitora, professora Ana Dantas, desejou um feliz Natal e um bom Ano Novo. O vídeo foi divulgado em dezembro pelo canal da Coordenação no Youtube, criado para dar mais visibilidade às ações da UFRRJ, no formato audiovisual.

– Nós entendemos que em um momento de reestruturação, nós precisávamos de uma coisa diferente, e como as plataformas digitais são acessíveis e acessadas pela comunidade acadêmica, um vídeo da nossa gestora seria a ferramenta mais adequada para fazermos uma comunicação mais humanizada – disse a coordenadora da CCS.

Além dos vídeos veiculados no Youtube, a universidade ago-ra tem uma presença mais ordenada nas mídias sociais, que é outra frente de trabalho da equipe. Divulgar eventos, monitorar o que é falado sobre a UFRRJ e manter o contato com o público, através da rede, são alguns dos motivos para a Rural ter perfis ofi-ciais no Facebook, no Twitter, no Youtube e no... Instagram. Sim, a Rural também está na rede social móvel de fotografias, porque cenários bonitos não faltam. Em todo Rural Semanal, haverá um espaço para a fotografia mais bonita marcada com a hashtag #ru-ralnafoto. A cada semana, será lançado um tema relacionado à Universidade para as pessoas fotografarem. Assim, os leitores poderão ver suas fotografias publicadas.

Foco na comunicação interna

Com uma comunidade de cerca de 3.400 servidores, entre téc-nicos, docentes, terceirizados e anistiados, a UFRRJ entende que também é uma responsabilidade da Coordenação de Comunicação ajudar setores como o Departamento de Pessoal (DP) e Coordena-ção de Desenvolvimento de Pessoas (Codep) a se comunicar com os funcionários. Assim, o servidor terá mais informações sobre plano de carreira, direitos etc.

– Há uma proposta, da própria reitoria, que haja uma comu-nicação mais humanizada com os funcionários. Um dos caminhos para isso é ter sempre uma entrevista ou um perfil de um servidor no Rural Semanal. Outra proposta é criar um canal digital, em que três setores que têm uma necessidade enorme de se comunicar com o público interno vão poder fazer isso: a Codep, o DP e o Nú-cleo de Saúde do Servidor da Universidade Rural (Nassur). Para isso será criada uma newsletter – revelou Cristiane.

Page 4: Rural Semanal - UFRRJ - Edição 1 - Ano 2014

PERsPECtiVAs PARA um NOVO ANO

Os planos das pró-reitorias da UFRRJ para 2014

Segurança no campus, assistência estudantil, am-pliação da política de extensão universitária, legado olímpico, concurso para diversos depar-

tamentos, programas de pós-graduação, consolidação da expansão. Estes são alguns dos pontos fortes apon-tados para este novo ano que se inicia. Se para alguns a lista pode parecer grande, na verdade, é apenas uma mostra do que a Administração Central pretende fazer através de seus braços executivos: as pró-reitorias.

A reitora da UFRRJ, professora Ana Maria Dantas, fez um balanço do ano que passou:

- O ano de 2013 trouxe muitas alegrias, mas muitas tensões também. Isso significa que devemos pensar com muito cuidado.

Para a reitora, o futuro, dentro da universidade, já começou.

- Que ele seja muito produtivo, na perspectiva da produção de um conhecimento justo e que possa via-

bilizar a todos e todas um futuro melhor - assinalou.

Para falar de novas possibilidades, é preciso entender o passado e compreender a vivência do presente. O Rural Semanal fez um levantamento das principais ações realizadas pelas pró-reitorias em 2013 para, a partir delas, serem apontadas pers-pectivas para o novo ano.

Nesse ano de 2013, grandes mudanças marcaram as pró-reitorias da UFFRJ. lítico na universidade. O momento, para a maioria dos novos gestores, foi de conhecer a dinâmica de suas posições. Cada um deles precisou aprender um pouco mais sobre processos burocráticos, seus cargos e funções. Conhecer sua equipe de trabalho e as áreas que mereciam maior atenção também foram pon-tos importantes para definir por onde começar. O pró-reitor de Assuntos Estu-dantis, César Da Ros, chamou este processo de “conhecer a máquina”.

- A nossa atuação aqui começou em abril e nós assumimos com alguns eixos, baseados no que a gente apresentou na campanha. Então, este foi um ano de saber como funcionava a pró-reitoria para encaminhar o trabalho – disse Da Ros.

Após tomarem posse e reconhecerem seu lugar e suas atribuições, os novos ges-tores da universidade passaram então para o processo de adaptação dos espaços. Para a pró-reitora de Extensão, Katherina Comendouros, o principal trabalho reali-

• Raomi Pani, Heloisa Facin, João Oliveira e Victor Sena

Capa

Consolidação. Amadurecimento das políticas de assistência estudantil e da expansão são algumas metas de ano novo

VICTOR SENA

Page 5: Rural Semanal - UFRRJ - Edição 1 - Ano 2014

zado em 2013 foi a reestruturação do setor.

- O sistema da Proext tinha cinco áreas de traba-lho e agora tem mais de 20. Isso porque, além de ter-mos recebido mais trabalho este ano, muita coisaa ser reorganizada. Antes, nós tínhamos um departa-mento de programas e projetos. Agora, nós temos outros quatro, além da Imprensa Universitária, que é um caso à parte – explicou Katherina.

Além disso, os pró-reitores também apontaram outros projetos que mereceram destaque no ano de 2013. Na pró-reitoria de Graduação, a implantação da Ação 20 RJ, programa do governo federal que re-úne um conjunto de ações voltadas para a formação continuada de profissionais da educação básica, é um destes destaques.

– A importância desta proposta está no sentido de fazer uma articulação e estreitar relações com as escolas municipais e estaduais de abrangência da universidade. No caso, temos as cidades de Seropé-dica, Paracambi, Itaguaí e toda a Baixada Fluminense – contou a professora Lígia Machado.

Para o professor Da Ros, a abertura de canais de diálogo com os estudantes e servidores foi um dos passos importantes dados ano passado pela Pró-rei-toria de Assuntos Estudantis.

– Nós temos procurado estreitar as relações com os alunos, com suas representações, e com os pró-prios servidores, fazendo reuniões frequentes.Va-mos a eles, primeiro, para apresentar nossa proposta de gestão e, depois, para ouvi-los. Precisamos enten-der suas reclamações e demandas, que são muitas – conta o pró-reitor.

Para 2014, já existem vários planos. Muitos de-safios serão enfrentados e as pró-reitorias já se pre-pararam. Entre os projetos está a abertura de novos editais de concurso para os departamentos da UFFRJ,

o que é uma das prioridades da Pró-reitoria de Assuntos Financeiros (Proaf). Devido à expansão e ao aumento do número de cursos, a demanda nos diversos departa-mentos e pró-reitorias triplicou de 2010 até hoje. Ciente dessa dificuldade, a Proaf aponta esta como uma das questões que estarão em pauta para o ano de 2014.

- A falta de pessoal torna cada vez mais difícil a manutenção da máquina acadê-mica. Pretendemos abrir mais concursos para técnicos administrativos nos departa-mentos. Pois, sem mão de obra qualificada e na quantidade certa, não conseguiremos atender com eficiência e agilidade às demandas da universidade – afirma a pró-reito-ra de assuntos financeiros, Nidia Majerowicz.

Para este ano também, a pró-reitora de extensão conta que já tem, prometidos do Ministério dos Esportes, recursos para refazer a pista de atletismo.

- Em 2014, tem muita coisa boa para acontecer. A Rural vai participar da formação de voluntários para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas e, dentro disso, nós temos o legado olímpico. Então, nós vamos aproveitar este momento para conseguir verba e construir ainda mais dentro da universidade – conta Katherina.

Além de ser o berço para o início de grandes profissionais, a universidade tam-bém é espaço de especialização, desenvolvimento e criação de novos docentes e pesquisadores. Com base nisso, a Pró-reitoria de Pós-Graduação (PROPPG) definiu sua estratégia para este novo momento.

Conclusão de projetos antigos é prioridade

Neste ano, a instituição contará com mais cinco novos programas de pós gra-duação aprovados pela Coordenação de Apoio à Pesquisa (Capes), com início pre-visto para março deste ano. Entre eles estão: doutorado em História, mestrado em Engenharia Agrícola e Ambiental, Filosofia e Administração. Além de mestrado profissional em História. O pró-reitor Roberto Lelis aponta:

- O nosso desafio para 2014 é concentrar esforços nesses novos programas para que eles se consolidem. Ou seja, criar grupos que tenham estrutura de pesquisa e sustentem os programas para que sejam bem avaliados nos próximos anos.

Na Pró-reitoria de Assuntos Administrativos (Proad) uma das principais metas é concluir o projeto de mapeamento humano e realizar a aplicação de questioná-rios que avaliem a situação de cada funcionário na instituição. O pró-reitor, Pedro Paulo Silva, diz que um dos motivos para continuar na pró-reitoria é justamente a vontade de concluir esse processo, e afirma:

– Esse dimensionamento é nosso principal projeto e que eu gostaria muito que a universidade colocasse como prioridade. A Proad formou uma equipe para rea-lizar esse processo com ‘experts’ como administradores, estatísticos, assistentes administrativos. São quase 60 alunos para fazer as entrevistas. E 50% do trabalho já foi feito. Agora buscaremos os outros 50%.

Criada em julho de 2013, a Pró-reitoria de Planejamento, Avaliação e Desenvolvi-mento Institucional (Propladi) é coordenada pelo professor Valdomiro Nunes. Ela foca o amadurecimento de três novos setores: a Coordenadoria de Tecnologia da Informa-ção e Comunicação (Cotic), a Coordenadoria de Planejamento institucional (Codin) e a Coordenadoria de Projetos de Engenharia. Assim, poderá “induzir o Desenvolvimento Institucional de forma planejada e acompanhado de constante processo avaliativo.”

Em 2014, tem muita coisa boa para acontecer. A Rural vai par-ticipar da formação de volun-tários para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas e, dentro disso, nós temos o legado olím-pico”. Pró-reitora de Extensão, Katherina Comendouros

Diálogo. Em dezembro, a reitora Ana Dantas Soares gravou um vídeo desejando boas festas e um 2014 próspero para a UFRRJ

RuRal Semanal 05

ARQ

UIVO

/CCS

Page 6: Rural Semanal - UFRRJ - Edição 1 - Ano 2014

ALÉm DE REtiCÊNCiAsEditora da Universidade Rural narra histórias e revela parte de seus planos para 2014

• Phelype Gonçalves

Edur

dois anos para a publicação a partir da entrega da produção. O autor não paga para publicar e fazer o livro, o custo é da editora. Ele ganha 10% do valor obtido com a venda da publicação. Se quiser com-prar o próprio livro, o autor tem 50% de desconto. Além desses benefícios para autores, a Edur vende todos os seus livros por apenas 70% do preço final. Isto reflete a sua filosofia de trabalho, que propõe a não obtenção de lucro.

Registros de memórias escritas Desde os sumérios, na antiga Mesopotâmia, há

cerca de 4 mil anos antes de Cristo, a invenção da escrita revolucionou o modo de interpretação, en-sino e saber do mundo. A alfabetização, os esclare-cimentos e o conhecimento deixado de geração para geração são, talvez, o tesouro mais valioso da humanidade. Parte dessa riqueza provém de livros e de materiais impressos deixados por antecedentes.

A prensa inventada por Gutenberg foi um aper-feiçoamento de uma técnica dos chineses. A Bíblia foi o primeiro livro impresso no mundo, possivel-mente entre os anos de 1450 e 1455. De lá para cá, muito mudou e surgiram diversos espaços de preservação para essas publicações, como bib-liotecas e editoras, guardiãs e divulgadoras de pensamentos. Além delas, depois de avanços tec-nológicos na informática, o mundo virtual passou a ser um dos principais locais de publicação e arma-zenamento de textos e livros.

Depois da invenção da prensa gráfica de tipos móveis de aço por Johannes Gutenberg, no século XV, os livros impressos passaram a deter boa parte da representação intelectual e cultural das sociedades ao serem publica-

dos. E são eles que formam a matéria-prima da Editora da Universidade Rural (Edur), responsável por títulos internos da UFRRJ e externos – quando em coau-toria de professores da instituição – venda e divulgação de obras da casa.

Com cerca de 30 profissionais, divididos entre bolsistas, editores e coorde-nadores, a Edur participa de eventos e feiras, além de ser filiada à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu). São mais de 90 títulos publicados e mais de 25 mil volumes divididos entre estocados e vendidos, desde 1971, ano da primeira publicação da Edur.

A editora tem planos para o ano de 2014. Entre as ideias, está um concurso literário. Porém, para que dê certo, aposta na divulgação de seus serviços para que o público conheça o que é a Edur e qual o seu valor para a Universidade Rural.

Papel dupla faceUm dos diferenciais da Edur em relação a outras editoras universitárias é o

desenvolvimento de bolsistas que trabalham ali. Ao todo, são sete. A maior parte é do curso de Belas Artes e aperfeiçoam o que aprendem na sala de aula ao criar materiais para a editora. Funciona como um laboratório para a prática do ensino do curso, aliando-se à literatura. De acordo com a coordenadora administrativa pró-tempore do espaço, Terezinha Abbad, trabalhar com universitários é funda-mental para a ampliação de experiências e resultados para as duas partes.

– Os bolsistas ajudam a fomentar a identidade visual da Edur, além do gás com que eles vêm para trabalhar. É uma troca. A editora cresce e eles também, contribuindo para o nome e a experiência de ambos – disse.

Como espalhar conhecimentoPara publicar pela Editora da Universidade Rural, o interessado deve aces-

sar o site institucional.ufrrj.br/editora, clicar em “Normas para publicação”, escolher entre “Periódicos” ou “Livros” e seguir as orientações. É necessário estar dentro do perfil editorial da Edur e, se for estudante da UFRRJ, deve ter um professor orientador.

Todo trabalho é avaliado e deve ser considerado relevante para ser divul-gado. Depois da avaliação, vem o processo de edição e de diagramação. São

Acesse o site da Edur e saiba mais:http:// institucional.ufrrj.br/editora

Prata da casa. Editora da Universidade Rural tem mais de 90 títulos publicados por autores e coautores da UFRRJ

VICTOR SENA

Page 7: Rural Semanal - UFRRJ - Edição 1 - Ano 2014

itR E im sE PREPARAm PARA 2014

BiBLiOtECA REPAGiNADAO novo espaço terá serviços como e-books e cafeteria

• Bruna Soares

Seropédica

Com a chegada de um novo ano, o espírito de re-novação e a expectativa de mudança toma conta de todos. Na Biblioteca Central (BC) da Universi-

dade, isso não será diferente. O ano de 2014 promete boas novas aos alunos que usufruem do espaço.

De acordo com a diretora da BC, Mirian Eli-sabete da Penha Neves, o prédio está em obras há cerca de 10 anos. E sua expectativa é que a nova estrutura comece a ser usada a partir do meio desse ano. O local promete ter mais tec-nologia, além de primar por maior conforto aos alunos. Mirian garante muitas novidades quan-to ao acervo de livros.

- Aproveito para registrar que a solicitação de novos títulos fica a cargo de cada coordenação de curso - informou.

O acervo da Biblioteca Central é formado por livros, publicações periódicas, obras de referên-cia, teses, dissertações e coleções especiais com objetivo de atender às atividades de ensino e pesquisa da instituição.

Um novo serviço já está disponível à comuni-dade universitária. Agora é possível consultar os títulos do acervo através de dispositivos móveis (celulares, tablets etc.) com acesso à internet, as-sim como renovar o empréstimo de obras. Para isso, basta acessar o portal da UFRRJ, em seguida o site da biblioteca e ir para a seção mobile cli-cando em login. O acesso é feito através do nú-

mero do registro do aluno na biblioteca e sua respectiva senha. Com uma área externa de 6 mil m², a nova Biblioteca Central terá salões de

leitura, de estudo, sala de multimídia, salão de periódicos, cabines de estudo individual, cafeteria e, também, uma sala destinada a leitura de e-books. Essa sala demonstra a modernização do espaço, um dos pontos principais desse novo projeto. Para o uso da sala, será criada na página da BC uma biblioteca virtual em que o usuário vai poder acessar os títulos disponíveis. Uma vez feita a solicitação de algum título, esse vai ficar disponível no computador por sete dias, onde também o aluno poderá imprimir até 20 páginas por vez de utilização.

- O que a gente espera dessa nova biblioteca é atender melhor o usuário. Com mais tecnologia e funcionários mais capacitados. Esperamos que a bi-blioteca seja o boom da Universidade em 2014 - concluiu ela, animada.▼

Renovação. Depois de 10 anos de obras, biblioteca vai reabrir com serviços que incluem consultas on-line

Outros campi

RuRal Semanal 07

• Bruna Rodrigues

O ano de 2014 reserva novidades para o Instituto Multidisciplinar e para o Instituto Três Rios. O espírito renovador da virada trouxe, não só no-vos planos, mas energia para a retomada de projetos antigos e neces-

sários para a comunidade acadêmica. Dentre eles, está a conclusão das obras do prédio de pós-graduação e do Centro de Documentação e Imagem do IM e a finalização do auditório do ITR.

Segundo o diretor do IM, Alexandre Fortes, a lista de novas construções no Instituto é grande. Ela inclui a ampliação do campus Nova Iguaçu, a elaboração de uma biblioteca comunitária e a urbanização de uma parte das instalações. No Ins-

tituto de Três Rios, a expectativa é para a concretiza-ção do laboratório de Gestão Ambiental, que deve ocorrer até o final do ano.

Mas as novidades não param na melhoria das instalações físicas. Vários projetos acadêmicos es-tão sendo pensados, além de novos programas de formação continuada. Exemplo disto é a criação de programas de pós- graduação em Ciência da Compu-tação, Patrimônio Histórico e Economia, no IM.

No ITR não é diferente. O diretor do Instituto, José Angelo Ribeiro Moreira, conta que, apesar dos proje-tos de infraestrutura, a comunidade acadêmica deve se dedicar aos planos de extensão e pesquisa:

- Vamos aplicar o planejamento de coleta seletiva no curso de Administração e fechar uma parceria com a prefeitura de Miguel Pereira para o reflorestamento da cidade, com a participação dos estudantes .

O planejamento de 2014 deve reforçar a expansão iniciada em 2007, que possibilitou a criação de novos cursos, institutos e departamentos. A ideia é oferecer aos estudantes melhores condições, além de consoli-dar a parceria entre os campi da UFRRJ. ▼

Três Rios. O instituto vai privilegiar planos acadêmicos de pesquisa e extensãoA

RQU

IVO

CC

S

Há novidades na infraestrutura e na vida acadêmica

ARQUIVO/CCS

Page 8: Rural Semanal - UFRRJ - Edição 1 - Ano 2014

RuRal Semanalinformativo da uFRRJANO XX - n. 1 - 6 a 11 de janeiro de 2014

Informes Gerais

Reitora: Ana Maria Dantas Soares | Vice-Reitor: Eduardo Mendes Callado | Pró-Reitor de Assuntos Administrativos: Pedro Paulo de Oliveira Silva | Pró-Reitora de As-suntos Financeiros: Nidia Majerowicz | Pró-Reitor de Assuntos Estudantis: Cesar Augusto da Ros | Pró-Reitor de Ensino de Graduação: Ligia Cristina Ferreira Machado | Pró-Reitor de Extensão: Katherina Coumendouro | Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação: Roberto Carlos Costa Lelis | Pró-Reitor de Planejamento, Avaliação e Desen-volvimento Institucional: Valdomiro Neves Lima || COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - RURAL SEMANAL | Coordenadora de Comunicação Social: Cristiane Venancio | Editor Colaborador: Valdomiro Neves Lima | Jornalista: João Henrique Oliveira (Mtb24325-RJ) | Estagiários: Bruna Rodrigues, Bruna Soares, Bruna Veiga, Heloísa Facin, Phelype Gonçalves, Raomi Pani, Victor Sena | Foto de Capa: Heloísa Facin | Diagramação: Raomi Pani e Victor Sena| Projeto Gráfico: Raomi Pani || Redação: BR 465, Km 47. UFRRJ, Pavilhão Central, sala 131. Seropédica, RJ. | CEP: 23890-000 | Tel: (21) 2682-2915 e (21) 2682-1080/1090 | E-mail: [email protected] | Portal: www.ufrrj.br

Expediente /universidadefederalrural@universidadefederalrural @ufrrjbr

NOVOS REPRESENTANTES TéCNICOS NO CONSU

A Comissão Eleitoral – designada pela Portaria nº 2087/GR – divulgou, em 26 de dezembro de 2013, o resultado da eleição para representantes técnico-administrativos no Conselho Universitário (Consu/UFRRJ). As servidoras Áurea Lunga e Fernanda Fortini Macharet foram eleitas represent-antes titulares. Seus suplentes serão os servidores Júlio Ce-sar Valladares da Fonseca e Ana Carolina do Carmo Barboza. Consulte o resultado completo em http://bit.ly/1eGvGET

Corredor do primeiro andar do P1. Fotografia tirada pela Co-ordenação de Comunicação no dia 2 de janeiro. Para que sua foto apareça aqui, marque-a com a hashtag #ruralnafoto. O tema para a próxima semana é: “em 2014, eu quero...”.

#ruralnafoto

INFORMAÇõES PARA AUDITORIA INTERNA

Seguindo recomendação da Controladoria Geral da União (CGU), a Administração Central solicitou, em dezembro pas-sado, providências para viabilizar o cadastro dos servidores da Auditoria Interna da UFRRJ nos sistemas de informação utilizados pelos setores e subsetores da universidade, “bem como fornecer irrestrito acesso aos demais registros, docu-mentos e informações de trabalho, necessários para audit-agem interna”. A solicitação destina-se aos servidores das assessorias da Reitoria, Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC), pró-reitorias, institutos, Biblioteca Central, Imprensa e Prefeitura Universitária. (Fonte: Memorando-Circular n° 041/13-GR, de 6 de dezembro de 2013).

AGRADECIMENTO

Representantes de andar e integrantes do Conselho de Administração dos Alojamentos Universitários da UFRRJ agradecem ao servidor técnico-administrativo Josué Bahia, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAEST), e aos profissionais do Setor de Manutenção dos Alojamentos pela “pronta intervenção na resolução do problema da falta de água nos alojamentos masculinos”.

CORREÇÃO

Na matéria “Dois programas da UFRRJ melhoram nota na Capes”, publicada no Rural Semanal 44 (16 a 22 de dezem-bro de 2013), o curso de pós-graduação que permaneceu com conceito 5 foi o de Ciências Veterinárias (e não o de Medicina Veterinária). Outro programa da Rural que mel-horou a nota foi o de História, que passou de 3 para 4 na Avaliação Trienal da Capes.

Oportunidade para graduados e graduandos em qualquer área. O Consórcio Cederj – formado por UFRRJ, UFF, UFRJ, UniRio, Uerj, Uenf e Cefet – está com inscrições abertas, até o dia 20 de janeiro, para selecionar tutores em seu Pré-Vestibular So-cial. Há vagas para lecionar biologia, espanhol, física, geografia, história, inglês, matemática, português, química e redação nos 56 polos espalhados pelo estado do Rio. Inscrições em pvs.ced-erj.edu.br

IF VAI TRAÇAR METAS PARA O FUTURO

O Instituto de Florestas (IF) vai parar todas as suas ativi-dades no dia 17 de janeiro para realizar o II Fórum de Discussão do Plano de Desenvolvimento do IF (PDIFLOR). Neste dia, docentes, técnicos administrativos e alunos vão discutir as ações acadêmicas e administrativas do IF, bem como traçar os principais objetivos para os próximos anos. O diretor do IF, professor João Vicente Latorraca, destacou que ações como esta serão frequentes no Instituto.

SELEÇÃO DE TUTORES