8
Diretor Responsável: Almir Munhoz - Piracaia - Ano II - nº 035 - de 16 a 28 de fevereiro de 2007 Pag. 08 ESPORTE Confira a programação Santa Casa mais humana e feminina Leia na pag. 05 Ângela Maria Dorigo é a nova presidente da Santa Casa de Piracaia. Comerciante, aceitou o desafio de continuar a gestão do Coronel Almeida que recuperou o prestígio da entidade, impondo maior rigor administrativo. A presidente promete um olhar mais humano e feminino na nova fase administrativa. Pag. 04 Joanópolis Amor à terra Pag. 02 CATI oferece os cursos de Culinária Regional e Piscicultura. IV Campanha de Vacinação Gratuita de Brucelose para Produtores de Baixa Renda Confira a programação de Piracaia e Joanópolis e bote seu bloco na rua. Pag. 06 Carnaval Conheça o homem que tem uma coleção com mais de 11 mil latas de cerveja. Um hobby que começou por acaso e virou uma paixão cultivada ao longo dos anos. O piracaiense que coleciona latas de cerveja Leia na pag. 03 Copa Motomix de Enduro realiza primeira etapa de Mairiporã, com concentração em Atibaia, no restaurante Procura-se a Empadinha. O escritor José Carlos da Silva relembra Batatuba num belo texto. Acima barris e abaixo latas especiais com fotos de atrizes

Santa Casa mais humana e feminina - piracaiahoje.com.br · por meu tio Afonsinho (Afonso Maria de Legório Silva), piracaiense de coração e residente na cidade desde aqueles tempos

Embed Size (px)

Citation preview

Diretor Responsável: Almir Munhoz - Piracaia - Ano II - nº 035 - de 16 a 28 de fevereiro de 2007Pag. 08

ESPORTE

Confira a programação

Santa Casa mais humana e feminina

Leia na pag. 05

Ângela Maria Dorigo é a nova presidente da SantaCasa de Piracaia. Comerciante, aceitou o desafio de

continuar a gestão do Coronel Almeida querecuperou o prestígio da entidade, impondo maior

rigor administrativo. A presidente promete umolhar mais humano e feminino na nova fase

administrativa.

Pag. 04

JoanópolisAmor à terra

Pag. 02

♦ CATI oferece os cursos de Culinária Regional e Piscicultura.♦ IV Campanha de Vacinação Gratuita de Brucelose para

Produtores de Baixa Renda

Confira a programação dePiracaia e Joanópolis e bote

seu bloco na rua.Pag. 06

Carnaval

Conheça o homem que tem umacoleção com mais de 11 mil latas de

cerveja. Um hobby que começou poracaso e virou uma paixão cultivada ao

longo dos anos.

O piracaiense que colecionalatas de cerveja

Leia na pag. 03

Copa Motomix de Endurorealiza primeira etapa de

Mairiporã, comconcentração em Atibaia,

no restauranteProcura-se a Empadinha.

O escritor José Carlos da Silvarelembra Batatuba num belo

texto.

Acima barris e abaixo latas especiaiscom fotos de atrizes

02 Piracaia HOJE 16/02 a 28/02/07

Nossa Opinião

ANUNCIE AQUI UM JORNAL SÉRIO,

MODERNO EINDEPENDENTE, COMO

SEUS CLIENTES SEMPREQUISERAMAlmir Munhoz

Diretor Responsável FONE: 4036-6350

Dir. Resp.: Almir Munhoz - Jornalista Responsável e Editor:Ademir Munhoz MTb 21.851 - Projeto Gráfico e Criação:Santana da Cruz - Revisão: Marco Tirelli - Colaborador:

José Luiz Passos - Impressão: UniSind Gráfica Ltda Tiragem: 10.000 exemplares - Produção e EditoraçãoEletrônica em nossas Oficinas - Correio eletrônico:

[email protected]ção: Piracaia, Joanópolis, Bom Jesus dos Perdões,

Atibaia. Endereço: Rua Sebastião Almeida Barros, 135 -Centro - Piracaia-SP - Tel: 4036-6350 -

CNPJ 07.517.902/0001-49 - Inscrição Estadual:

Expediente

Batatuba revisitadaSou mineiro de Itajubá, nascido em

1940. Quis o destino, acossado por umaprecoce orfandade, que eu fosse moraraos três anos na cidade de São Paulo, deonde a mesma sorte me conduziu aBatatuba, por volta de 1945. “Batatuba:o paraíso na Terra”, assim poderiachamá-la, de um ponto de vista queminha memória cristalizou sobre aquelaépoca de encantamento. Vivi em Batatubauma infância dessas que quase já nãoexistem mais, em que predominava aliberdade do ir e vir, as brincadeirasinfantis que curtíamos à vontade e umconvívio pleno com a natureza.

Deixei Batatuba em janeiro de 1950,aos nove anos, para retornar à terra natal,pisando pela última vez a plataforma demadeira da Estrada de Ferro Bragantina.Acabo de rever essa plataforma, cheia designificado para mim, em foto enviadapor meu tio Afonsinho (Afonso Mariade Legório Silva), piracaiense de coraçãoe residente na cidade desde aquelestempos. Retornando ao novo lar recém-fundado, dei seqüência à perturbadacarreira escolar, menos pela precariedadeda escola “rural” de Batatuba e mais porminha rebeldia de criança que só pensava

em desfrutar do “paraíso”. Assim, deescola em escola, acabei me tornandoengenheiro mecânico, lá mesmo, emItajubá, em 1968. Fui logo convidado alecionar no curso de engenharia mecânicada Universidade Federal de Uberlândia,em cuja cidade me fixei em definitivo.

Passado mais de meio século, eis que,em novembro de 2006, pude finalmenterever a minha Batatuba querida. Fui comesposa e filho. Tive para tanto o apoiofundamental e carinhoso do tio Afonsoque fez questão de nos levar a cada localpara onde minha memória apontava.Observei a tudo com olhos do meninoque fui, nessas paragens de purosignificado para mim. Impressionou-meconstatar que, não obstante a inexistênciada fábrica de calçados – hoje massafalida, mas naquele tempo, indústria apleno vapor – Batatuba revelou-se amesma aos meus olhos: desde o traçadode suas ruas de terra até o campo defutebol. Ali eu assistia a jogos dominicais,na certeza de que o time visitante era umdaqueles poderosos da capital paulista.Santa inocência. Vi também, apenas porfora, já que era domingo, uma das escolas

do bairro. Lembrei-me então da minhaantiga e primeira escola, perto dali, quecompunha com a casa em que eumorava uma única edificação, a ostentaruma vistosa e ampla varanda de arcos.Estive no local e fotografei de váriosângulos. Os arcos foram preenchidos poruma rústica parede de tijolos, mas aindaassim permanecem visíveis, como sequisessem preservar uma parte de minhavivência na Batatuba de outrora.

Ao me aposentar, em 1992, iniciei acarreira de escritor. Tenho quatro livrospublicados, sendo dois deles infanto-juvenis, dos quais resolvi destinar algunsexemplares à “EMEFEI Marie Bata”.Da mesma forma, destinei exemplaresdos outros dois à “E.E. José SiqueiraBueno”. Assim, penso estar reatandomeus laços naturais com Batatuba ecolaborando com a educação dessacomunidade, onde passei os melhoresanos de minha infância, e que nenhumtempo ou circunstância será capaz deapagar.

José Carlos da Silva - [email protected]

ABANDONO DE EMPREGOAssistência e Promoção Social dePiracaia (Creche Santo Antonio daCachoeira) solicita o comparecimentoda senhora Maria Leisse da Silva,portadora da CTPS n. 21832, Série00055 no prazo de 72 horas, à ruaGuilherme Léo, s/n – Centro – Piracaia-SP, sob pena de caracterização deabandono de emprego, previsto no artigo482, letra “i”, da CLT.

BBC Indústria E Comércio deCalçados Ltda. Me, torna públicoque recebeu da Cetesb a LicençaPrévia, de Instalação e de OperaçãoN° 60000060, válida até 01/02/2011,para Fabricação de Calçados à RuaSebastião Ferreira de Araújo Filho,318, Santo Afonso, Piracaia – SP.

Mais um caso de violência abalaa sociedade e coloca em pautanovamente as discussões sobresegurança que envolvemmaioridade penal, endurecimentoda pena e outras medidas. Diasatrás, um articulista da Folha de S.Paulo fez uma justa ponderaçãoobservando que colocam adiscussão da diminuição damaioridade penal como se ela fosseuma ‘bala de prata’ para acabar coma violência. Clovis Rossi, jornalista,não se posicionou contrário àmedida, mas chamou a atençãopara o fato de quererem tratá-lacomo ‘tábua de salvação’, semampliar a discussão em torno de umconjunto de medidas contundentes.

Pois bem, a sociedade deve estaratenta e procurar formas decombater a violência, cobrando dasautoridades muito mais que umdecreto, mas ações eficazes. Osdetentos continuam comandandoseus negócios e ações de dentro dospresídios. Se os governos estaduaisnão conseguem impedir o uso deaparelho celular dentro dospresídios, evitando sua entrada,como vamos esperar medidas maiscomplexas?

E por falar em violência, ocarnaval chegou. Uma das maiorespreocupações é com a bebida emexcesso que provoca incidentes osmais diversos e, um número semfim de acidentes de trânsito. Comodiz um comentarista esportivo: “aregra é clara”, se beber não dirija.Um simples ato consciente já podeevitar grandes transtornos.

EDITAL DE CITAÇÃO DOS HERDEIROS DOS REQUERIDOS FRANCISCO DE BARROS PINHEIRO E SUAMULHER LUCIA TAVARES PINHEIRO E GILBERTO XANDÓ BAPTISTA E SUA MULHER NEUSA SODRÉBAPTISTA E TERCEIROS AUSENTES, INCERTOS E DESCONHECIDOS E EVENTUAIS INTERESSADOS,COM O PRAZO DE TRINTA (30) DIAS. PROCESSO N. 300/2006 – 2A VARA CÍVEL DA COMARCA DEPIRACAIA, ESTADO E SÃO PAULO. A DOUTORA LUCIANA ANTUNES RIBEIRO M.M. JUÍZA DE DIREITO DA2A VARA CÍVEL DA COMARCA DE PIRACAIA, DESTE ESTADO. FAZ SABER a todos quantos o presenteedital virem ou dele conhecimento tiverem, especialmente os herdeiros dos requeridos Francisco deBarros Pinheiro e sua mulher Lucia Tavares Pinheiro, qualificações ignoradas, inclusive seus cônjugesse casados forem, residentes em lugar incerto e não sabido e de Gilberto Xandó Baptista e sua mulherNeusa Sodré Baptista, nas pessoas de seus filhos Gil Roberto Xandó Baptista, Maria Lucia XandóBaptista e Mauricio Xandó Baptista ou José Mauricio Xandó Baptista, inclusive seus cônjuges secasados forem, qualificações ignoradas, residentes em lugar incerto e não sabido, que tramita peranteeste Juízo e 2a Vara Cível, a Ação de Usucapião sob n. 300/2006, proposta por Almir Munhoz e suamulher Maria Neusa Rezende Munhoz, visando o domínio do imóvel consubstanciado pelo terrenomedindo 599,64 m

2, lote n 12, Quadra “I”, do loteamento denominado “Jardim Santos Reis”, nesta cidade,

confrontando com José Eduardo Curi, Marcos Antonio Martins, Alexandre Name e Prefeitura Municipal dePiracaia, caracterizado no memorial descritivo e levantamento planimétrico constante dos autos. E,constando dos autos que os Citandos encontram-se em lugar incerto, ignorado e não sabido, expediu-se o presente edital através do qual ficam os mesmos e também terceiros ausentes, incertos edesconhecidos e Eventuais Interessados citados para todos os termos e atos da ação, até final, bemcomo cientes que poderão contestá-la no prazo de quinze (15) dias, a partir da publicação deste, e quenão sendo contestada a ação, presumir-se-ão como aceitos e verdadeiros os fatos articulados na inicial(art. 285 do C.P.C.). E, para que chegue ao conhecimento dos réus, herdeiros, eventuais interessados,ausentes, incertos e desconhecidos e para que ninguém possa alegar ignorância expediu-se esteedital, que será publicado e afixado na forma de lei. Dado e passado nesta cidade e sede da Comarcade Piracaia, Estado de São Paulo, aos ________, Eu, ___________ escrevente, digitei. Eu, ___________conferi e subscrevi. A Juíza de Direito - (a) Luciana Antunes Ribeiro

“Sonho que meus quatro pequenos filhosviverão um dia em uma nação onde nãoserão julgados pela cor de sua pele, e simpela natureza de seu caráter”.

Martin Luther King Jr.Loteamento Recanto Três Lagostorna público que requereu à Cetesba Licença de Operação para aatividade de Loteamento à Estradavelha p/ Bom Jesus dos Perdões,s/nº, município de Piracaia - SP.

16/02 a 28/02/07 Piracaia HOJE 03

Rua Marechal Deodoro 72Centro - Piracaia-SP

Tel: 4036-7656 / 7328/8184

[email protected]

Tabelião de NotasComarca de Piracaia

Geraldo e suas latas de cervejaPiracaia tem muitas curiosidades,

seja pela cidade com sua história sejapelos seus habitantes. O JornalPiracaia está ‘fuçando’ e encontrandoessas curiosidades e vai mostrar atodos. São personagens, fatos,h i s t ó r i a s ,enfim coisasq u eacontecem,mas poucosconhecem.

Abrimosesta seçãoapresentandou mcolecionadorde latas decerveja, com cerca de 12 mil latasbrasileiras e estrangeiras. Seu nome éGeraldo de Vilhena Cardoso, nascidono Maranhão em 29/3/1942. EmSão Paulo militou no movimentosindical de 1978 a 1999 (Sindicato dosTrabalhadores em Telefonia-Sintetel),onde ocupou todos os cargos,inclusive de presidente. Hoje é diretoraposentado. Construiu sua casa emPiracaia em 1982 e, em 1999 mudou-se definitivamente para cá.Atualmente atua na advocacia.

Sua história com as latas começoupor acaso: “comecei a coleção por causade minha filha, na época com 10 anos, elafoi no embalo dos amigos da escola quecolecionavam de tudo. Pedia para eucomprar latas e eu atendia. Depois de umcerto tempo ela foi perdendo o interesse eeu, ao contrário passei a gostar e não pareimais”, conta Geraldo.

Viajava muito devido aoscompromissos no sindicato, tantopelo Brasil, quanto para outros países:“nessas viagens tinha facilidade de conseguiras latas estrangeiras. Assim, fui ampliandoa coleção”, explicou.

Hoje Geraldo coloca-se entre osmédios colecionadores com umnúmero entre 11 mil e 12 mil latas.Os grandes ultrapassam os 40 mil. O

maior do Brasil hoje é SaulJampolsky com mais de 80 mil latasde cerveja.

Da coleção de Geraldo, cerca de10% são brasileiras e o restanteestrangeiras. Hoje está ampliando as

j a p o n e s a s :“meu filhoA l e x a n d r emora no Japão eme enviaconstantementelatas novas del á ” ,c o m e m o r aGeraldo.

Para quemquer começar

uma coleção, Geraldo avisa que setrata de um hobby caro e que exigeespaço. Isto pudemos verificar emsua casa que tem latas na sala, nosquartos, em toda parte, mas hoje estáganhando um espaço próprio.

Curiosidade: Há muitas latasraras e, por isso, tornam-se mais caras.Uma dessas falta na coleção não sóde Geraldo - que sonha com aaquisição de uma - como na demuitos colecionadores, trata-se daAlterosa – foi fabricada em Minas,por pouco tempo e comprada depoispela cervejaria Antarctica. A latapode custar até US$ 3,5 mil.

Geraldo conta que Piracaia teveuma cerveja com a marca Maracanã.Era fabricada na Bolívia e distribuídaaqui pela produtora de refrigerantes,com a sua marca. Durou pouco.

Clube decolecionadores

Os colecionadores reúnem-se emclubes internacionais e nacionais. Geraldonos mostrou um quadro com suamatrícula num desses clubes: Brazilian BierCan’s Collectors Club - Matrícula no 014.

Um dos principais clubes no País é oBrasil Chapter, que promove todos osanos em São Paulo, a ConvençãoInternacional de colecionadores de latasde cerveja. O ponto forte do evento éum leilão, onde se pode arrematar umalata nacional por até US$ 3,5 mil ou oexemplar de uma Krueger por até US$12 mil.

Suas principais atividades: incentivaro colecionismo de latas de cerveja ourefrigerantes e afins (rótulos, tampinhas,abridores, peças publicitárias, bandeijas,canecas, etc.) entre seus quase 400 sócios,

que residem não apenas em grande partedos estados brasileiros, como tambémem vários países da América do Sul.

Por este hobby ser muito diversificado,cada colecionador segue uma linha decolecionismo, tem os que só colecionamlatas de esportes, outros só de festas derodeios e tem um, o Carlos Gurgel, quecoleciona latas da primeira cerveja feitano mundo, a Krueger. O seu lançamentofoi em 24 de janeiro de 1935.

Foto de Geraldo estampada em umalata personalizada

Curiosidades

Os maiores colecionadores do Brasilsão: Sérgio Lopes (SP), Bernardo Kigiela(SP), Ibes Pacheco (RS), João BoscoCoser (SP), Saul Jampolski (SP), Waldemar Muniz de Bragança Paulista,Cinézio Canhassi de Jundiaí, JamilKalache de Curitiba, Carlos Marcassa deSorocaba, Gustavo Pareja da Bahia,Adriano Manzeppe e muitos outros commais ou menos 20 mil latas de cervejacada. Tem o Claudio Nogueira - 4 milcanecas de chopp.

Quem quiser mais informações sobreo assunto pode entrar em contato comJonathan Parker, diretor de novos sócios:[email protected] ou através do site:www.lata.org.br

Acima uma parte dacoleção de Geraldo,

ao lado a lata brasileiramais rara, a cerveja

Alterosa

Parte da coleção de latas japonesas

Latas comemorativas

Geraldo exibe uma lata da Maracanã

Localizada no Posto Molon(ao lado do trevo - Santo Antonio)

Centro - Piracaia-SP

Piscinas e Acessórios

Tel: 4036-3527produtos, manutenção e limpeza

04 Piracaia HOJE 16/02 a 28/02/07

ADVOGADOSMoacyr Eduardo Rebello Raggio

OAB 10250-SPLya Cinelli Barros R. Raggio

OAB 42051-SP

E-mail: [email protected] José Siqueira Bueno, 126 - Piracaia - SP

Tels: (11) 4036-7950 / 7131- 4471

Cível, Comercial, Trabalhista e Consultoria em geral

Rua Sebastião Almeida Barros, 135Centro - Piracaia

ESPAÇO INTERAÇÃO Psicóloga

Marilda Ap. Maffei MunhozCRP- 06/44886-2

Fones: 4036-6350 / 7397-7730www.zudiversoes.com / [email protected]

LOCAÇÃO DE TOURO MECÂNICO

Tel: 4036-8023 / 9571-6504 Marcelo/ Dilson

Joanópolis

Câmara Municipal de PiracaiaCalendário das Sessões Ordinárias do

1o Semestre de 2007Fevereiro ......... 22Março .............. 06 e 20Abril ................. 03 e 17

Maio ........... 02 e 15Junho .......... 05 e 19Julho ........... 03 e 17

Praça Santo Antonio 57 - Centro - Tel: 4036-6222

CATI inicia o ano com cursosA Casa da Agricultura de Joanópolis inicia seu

ano com dois cursos já programados para o mêsde março: o curso de Culinária Regional, que seráministrado na sede da Associação Amigos daCachoeira dos Pretos, nos dias 03 e 04 de março.E o curso de Piscicultura: teoria e prática em tanquee rede, que será ministrado nos dias 15 e 16 demarço, em local ainda a ser definido.

Os dois cursos tem inscrições gratuitas na sededa CATI de Joanópolis, à Av. Pedro de OliveiraCésar, 110. Quem precisar de mais informações,também pode entrar em contato através dotelefone: (11) 4539-9248.

Dentro da programação anual da Casa deAgricultura, está havendo o cadastro deprodutores de baixa renda para a campanha devacinação gratuita contra a Brucelose, no períodode 22 de janeiro a 16 de março. Os produtoresrurais devem comparecer à CATI para passar porum levantamento sócio-econômico e realizar seucadastro.

Brucelose - Dentro da programação anual daCasa de Agricultura, está havendo o cadastro de

produtores de baixa renda para a campanha devacinação gratuita contra a Brucelose, no períodode 22 de janeiro a 16 de março. Os produtoresrurais devem comparecer à CATI para passar porum levantamento sócio-econômico e realizar seucadastro.

O objetivo é a vacinação gratuita de bezerras comidade entre 3 e 8 meses. A Brucelose é uma doençainfecto-contagiosa causada por uma bactériachamada Brucella ssp, sendo uma zoonose degrande importância. A transmissão da bruceloseocorre através da monta natural com o tourocontaminado. Ele vai transmitindo para todo orebanho. Outros animais também se infectamingerindo pastagens, forragens e água, contaminadaspor resto de abortos e secreções vaginais quecontenham a “brucela”.

A Defesa Agropecuária Municipal de Joanópolisvem lembrar aos produtores rurais, que quandohouver a presença de morcegos na propriedadecomunicar com urgência através dos telefones: (11)4539-7329 ou 4539-9248.

“Amigo produtor vacine seu rebanho contraBrucelose”Fonte: Defesa Agropecuária – CATI Joanópolis

I Encontro Regional de Fuscas emJoanópolis (28/1). A concentração foina Praça da Matriz, com 80participantes e carros dos maisvariados lugares. Os fuscas foram atéa Cachoeira dos Pretos, principalponto turístico do município.

Organizado pela CME – Comissão Municipal deEsportes, com o apoio da prefeitura de Joanópolis, o21º Campeonato Municipal de Futsal 2007 homenageouo presidente da Rádio Comunitária União FM, AntonioRibeiro da Silva.

O campeonato ocorreu entre 8/1 2/2, no ginásiode esportes do Centro Esportivo Municipal AirtonSenna. A classificação final ficou: 4º lugar: Nóis é Unido;3º lugar: Pulo do Gato; vice-campeão: Metralhas e, otroféu de campeão ficou com o time do Auto PostoMonza. Melhor goleiro: Neto (Auto Posto Monza);artilheiro com 19 gols: Samuel (Nóis é Unido); destaquedo campeonato: Willian (Metralhas), e revelação: Tiago(Num Guento Mais). Quem quiser conferir as fotosdesta final, estão disponíveis no site da Liga:www.joanopolisfutsal.com.br.

21º Campeonato de Futsal

Auto Posto Monza - campeão

16/02 a 28/02/07 Piracaia HOJE 05

Sociedade

Santa Casa ganha visão femininaReflexão com humor

Imagine que você tenha umaconta corrente e que a cada manhãacorde com um saldo de R$86.400,00. Mas não é permitidotransferi-lo para o dia seguinte.Todas as noites o saldo é zerado,mesmo que você não tenhaconseguido gastá-lo durante o dia.

O que você faz? Você irá gastarcada centavo, é claro.

Todos nós somos clientes destebanco de que estamos falando. Elese chama tempo. Todo dia écreditado para cada um de nós84.600 segundos. Todas as manhãs,a conta é reiniciada e, todas asnoites, as sobras do dia seevaporam, não havendo volta.

Você precisa gastar, vivendo nopresente, o seu depósito diário.Invista, então, no que for melhor:saúde, felicidade e sucesso.

O relógio está correndo. Faça omelhor para seu dia-a-dia.

Para perceber o valor de um ano,pergunte a um estudante repetente.

Para perceber o valor de ummês, pergunte a uma mãe que teveum bebê prematuro.

Para perceber o valor de umasemana, pergunte a um editor de umjornal semanal.

Para perceber o valor de umminuto, pergunte a uma pessoa queperdeu o trem.

Para perceber o valor de umsegundo, pergunte a uma pessoa queconseguiu evitar um acidente.

Para perceber o valor de ummilésimo de segundo, pergunte aalguém que ganhou a medalha deprata em uma olimpíada.

O ontem é história.O amanhã é um mistério.O hoje é uma dádiva. Por isso é

chamado presente!

Tempo

Colaboração: Pr. Ibrahin Rocha

Desde o início de fevereiro aSanta Casa está ‘sob nova direção’.A comerciante Ângela MariaDorigo, até então vice-presidenteda Irmandade que mantém a SantaCasa, assumiu a presidênciasubstituindo o Coronel SebastiãoTeixeira de Almeida. Segundoconsta, ela é a primeira mulher aassumir o cargo.

Em conversa com a reportagemdo Piracaia Hoje , Ângelamostrou-se tranqüila na nova funçãoe conhecedora da rotina do hospital,das dificuldades e dos passostomados pelo ex-presidente queassumiu como interventor em2002: “a Santa Casa está numa boasituação hoje e isso se deve ao pulso fortedo coronel que, com um focoadministrativo, arrumou a casa”.

A transição, segundo apresidente, foi tranqüila pelo fato deela conhecer a situação da entidade.Quanto aos projetos ela afirma:“concluiremos a reforma que deve estarpronta no final do mês, vamos darseqüência ao rigor administrativo, só quevamos trabalhar dentro de uma visão maishumanitária, voltada realmente para apopulação e, agora, com um olhar maisfeminino”.

Este olhar feminino, quepromete ser um diferencial da novagestão tem razão de ser, não apenaspela nova presidente quantotambém, pela presença dapsicóloga Cristiane Gorgone queassessorava o coronel Almeida naadministração e a quem Ângelachama de seu braço direito.

“Cuidamos da parte principal, sanardívidas, negociar outras, acertar saláriosmas não conseguíamos atender bem apopulação devido à falta de espaço físicoadequado. Agora, acertando isto, vem todoo trabalho com a população, sobretudo namelhoria do atendimento”, afirmaÂngela.

A reforma mencionada vaimelhorar o espaço físico da SantaCasa tanto para a população quantopara o corpo clínico, garante. Osespaços em questão são: cozinha,salas de atendimento da Unimed(planos de convênio), lavanderia(atendendo exigências da vigilânciasanitária), centro cirúrgico, etc.Haverá também um setor depediatria para observação einternação. Essas obras forampossíveis graças ao dinheiro obtidojunto ao governo do estado.

Além dessas mudanças, está emestudo também na Santa Casa oprocesso de informatização: “ainformatização vai promover umainteração maior e mais rápida entre SantaCasa e Posto de Saúde, entre outrasmelhorias. Vai facilitar o atendimento eacompanhamento do paciente. Há casosde pessoas que saem daqui e vão para oposto e vice-versa. Com a informatizaçãoserá possível saber isto, como também,direcionar a pessoa para o setor certo, deacordo com o que ela precisa. Estaineração é possível graças ao bomrelacionamento entre Santa Casa ePrefeitura”.

Este ano, a verba de subvençãoda Prefeitura para a Santa Casa foiampliada de 70 para 90 mil, numacordo entre Administração eCâmara Municipal. “Esta verbapossibilitou melhorar o pagamento dosplantonistas”, afirmou a presidente.

As mudanças não param por aí.Na busca de melhorar oatendimento a presidente tem comometa promover treinamento,qualificação e motivação dos 71funcionários da Santa Casa.

E, outra novidade deve ser aampliação de tratamento através demedicina alternativa, comoAcupuntura, como já ocorre hojecom o Reick.

Com o propósito de ouvir a

Uma das dívidas antigas contraídaspela Santa Casa de Piracaia é com aElektro, somando R$ 350 mil. Essasdívidas foram contraídas antes daentrada do coronel Almeida, quegarantiu o pagamento em dia das contasatuais.

Ao negociar o pagamento do saldodevedor com a concessionária, a SantaCasa conseguiu um acordo mais doque bom. A Elektro, através doprograma de eficientização, realizouestudo no hospital para promovermudanças que vão resultar emeconomia: instalação de placas de luzsolar, lâmpadas refletoras e outrasmedidas que, segundo Ângela, sãomodernas, econômicas e com visualestético bonito.

O gasto em energia que hoje é emtorno de 3,5 mil reais/mês, deve cairpara 1,5 mil reais. E, o saldoeconomizado de cerca de dois mil reaisserá utilizado para amortecer a dívidaque será paga em 73 meses. “Além desanarmos a dívida num prazo determinado,vamos lucrar com a economia. Foi um acordoexcelente que não tem custo para a SantaCasa, visto que a Elektro investirá cerca deR$ 90 mil no programa”, comemorou apresidente.

Acordo de dívida saicom ‘lucro’

Ângela Dorigo e Cristiane Gorgone à frenteda Santa Casa

população Ângela deixa umamensagem aos usuários: “Estamos deportas abertas. Qualquer reclamação podeser encaminhada, através da Cristiane.Precisamos saber dos problemas oureclamação, então, que as pessoas nostragam. Conversem conosco, mandem porescrito, que vamos tomar as providênciasnecessárias para que tudo eteja a contentoda população”, garantiu.

06 Piracaia HOJE 16/02 a 28/02/07

P o u s a d aP o u s a d aP o u s a d aP o u s a d aP o u s a d aCasa AmarelaCasa AmarelaCasa AmarelaCasa AmarelaCasa Amarela

Chalés aconchegantes, piscina,música, atendimento VIP, ar puro

e muito verde

SEU ENCONTROCOM A NATUREZA

Estrada Jan. Antonin Bata, s/nº -Batatuba - Piracaia - SP

E-mail: [email protected]

Fone (11) 4036-7377/4036-8014

Aos Sábados - Churrasco

R. Sebastião de Almeida Barros,210 Centro - Piracaia

SELF SERVICEPor peso ou por

pessoa

DISK MARMITEX: 4036-7864

P o u s a d aP o u s a d aP o u s a d aP o u s a d aP o u s a d aCasa AmarelaCasa AmarelaCasa AmarelaCasa AmarelaCasa Amarela

HOSPEDAGEM EM PIRACAIAONDE FICAR!

GASTRONOMIA EM PIRACAIAONDE COMER!

Acontece A Literatura dePortas Abertas

por Fernando Frota Salles

Quantos livros você leu no anopassado? E neste ano?

Nenhum? Por que não começarpor este?

Acessepiracaia.com

Notícias, variedades, informaçõesturísticas e todas as baladas

Encontro de Bonecões abrecarnaval de Piracaia

Carnaval 2007

Graciliano RamosFoi o principal escritor da prosa

regionalista. Seus romances podemser assim divididos: a) romancepsicológico – Caetés, São Bernardoe Angústia, narrados em primeirapessoa. Em Caetés, João Valério, umguarda-livros é o narrador-personagem que descreve oscostumes de uma pequena cidade dointerior do nordeste. Em SãoBernardo, todas as ações estão ligadasà procura de identidade de PauloHonório que, sozinho, conclui:“Estraguei a minha vida, estraguei-aestupidamente (...)”. Em Angústia,Luis da Silva é um indivíduomarginalizado que, por causa deciúmes, comete um crime. Nessaobra, a técnica do desvendamento daalma humana atinge seu pontomáximo; b) romance sócio-político– Vidas Secas é narrado em terceirapessoa; c) Graciliano fala do dramade uma família fugindo da seca; c)romance autobiográfico – Infância eMemórias do Cárcere denunciam aopressão e a violência na infância ena prisão. Há uma mescla de relatosautobiográficos com elementosficcionais.

José Lins do Rego (1901-1957)Dentre suas obras há Menino do

Engenho (1932); Doidinho (1933);Bangüê (1934); O moleque Ricardo(1935); Riacho Doce (1937); Fogo-Morto (1943). Fogo-Morto, obra-prima do autor pode ser dividida emtrês partes: O mestre José Amaro; Oengenho de seu Lula e CapitãoVitorino. O livro mostra adecadência do engenho. Fogo-Mortoé expressão usada para indicar que oengenho está chegando ao fim.

Fonte: Ensino Médio-PortuguêsEditora Didática Paulista

“Carnaval de Ontem e de Hoje” é o temaescolhido para a folia em Joanópolis

PRORAMAÇÃOSábado, dia 17/221h00 - Saída dos Cabeções comMarchinhas tocadas pela BandaStudio 4 e Coral da Melhor Idade22h30 – Banda Show

DOMINGO, DIA 18/214h00 às 18h00 - Matinê Infantil21h00 - Saída dos Cabeções comMarchinhas tocadas pela BandaStudio 4 e Coral da Melhor Idade22h30 – Banda Show

SEGUNDA-FEIRA, DIA 19/214h00 às 18h00 - Matinê Infantil21h00 - Saída dos Cabeções comMarchinhas tocadas pela BandaStudio 4 e Coral da Melhor Idade22h30 – Banda Show

TERÇA-FEIRA, DIA 20/214h00 às 18h00 - Matinê Infantil21h00 - Saída dos Cabeções comMarchinhas tocadas pela BandaStudio 4 e Coral da Melhor Idade22h30 – Banda Show

Foto de Família

Casaram-se no dia 3/2, emPiracaia, Ana Paula CândidoSchaubert e Gladson Molina deGodoy.

Na foto, da direita para aesquerda: Aparecida Molina deGodoy (mãe), o noivo Gladson,Ademil Ferreira de Godoy (pai),Simcha Shaubert e Aurélida dosSantos (pais da noiva) e Ana Paula.

Quem vai ficar em Piracaiaa festa de Carnaval promete.

Confira a programação:Dias 17, 18, 19 e 20 de

fevereiro a partir das 22 horasshow com a Banda Volcano,que já se apresentou na cidadeem janeiro.

A festa será na PraçaFrancisco Ferreira SimõesBrandão (Sonho Verde).

Crianças - Nos dias 18 e20/2, a partir das 15h matinêcom a Banda Volcano nomesmo local e na quadrapoliesportiva “José SiqueiraBueno” – Batatuba – Matinêcom DJ.

Realização: Prefeitura Municipal de PiracaiaO trajeto dos Bonecões foi acompanhado pelas pessoas ao som demarchinhas carnavalescas.

16/02 a 28/02/07 Piracaia HOJE 07Serviço

O Excelentíssimo Senhor DoutorLAÉRCIO JOSÉ MENDESFERREIRA FILHO, MM. Juiz deDireito da 1ª Vara Judicial, Júri eExecuções Criminais da Comarcade Piracaia, do Estado de SãoPaulo, FAZ SABER que de acordocom a legislação vigente, designouo dia 12 de Março de 2007, às 9:30horas, para realização da Sessãodo Júri deste Juízo, que se realizaráno Salão do Júri – “DesembargadorFrancisco Murilo Pinto”, sito à RuaBenedito Vieira da Silva, nº 300 – 2ºandar – Centro – Piracaia-SP.,tendo sido convocados os seguintesjurados:

1. ALCYR CORREA LEMOS FILHO,professor;2. CRISTIANE AP. DE MORAIS,professora;3. FERNANDA AP. DE OLIVEIRAMAIA SILVA, professora;4. JOSÉ ANTONIO GROSSI, peritojudicial;

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE JURADOS PARA SERVIREM NA SESSÃO DO EGRÉGIOTRIBUNAL DO JÚRI DE PIRACAIA-SP A SER REALIZADA NO DIA 12 DE MARÇO DE 2007.

5.JULIANA LUCINDO DE OLIVEIRA,Funcionária Pública;6. LUIZ ANTONIO FERREIRA DACOSTA;7. MARIA SILVIA GOSI DO A.MAIOLLI, professora;8. MARIA SOLUEDES DA S.AZEVEDO BARBOSA, professora;9.MOHAMED MUSTAFÁSOBRINHO, advogado;10. NÁDIA LUCIA NASSIF BANHOS,Funcionária Pública;11. NEIDE RODRIGUES GOMES,Funcionária Pública;12. ROGÉRIO CARLOS DONASCIMENTO, professor;13.ROBSON EDUARDO DASILVEIRA, Funcionário Público;14.RONALDO BENEDITOFERNANDES, Funcionário Público;15. RONALDO DA SILVA OLIVEIRA,professor;16. ROSANA FERNANDES DASILVA, Funcionária Pública;17. ROSEMEIRE APARECIDACUOCO, professora;18. ROSILENE ALBINO PETRI,professora;

19. SANDRA REGINA DE OLIVEIRANOGUEIRA, professora;20. TANIA MARTA F NOGUEIRA,professora;21. YOLANDA P. SILVA TORRES,professora

A todos e a cada um por si, bemcomo, aos interessados em geral,convida-se para as sessões. O nãocomparecimento dos juradosconvocados, implicará nas penasda Lei. E, para que ninguém possaalegar ignorância , expediu-se opresente edital, que será publicadoe afixado nos termos da Lei. Dadoe passado nesta cidade e sede dacomarca de Piracaia, aos 07 deFevereiro de 2007. Eu, Ana AméliaR. Jacomin de Moura, escrevente,digitei. Eu, Renato Soares daCunha, Diretor de Serviço, digitei esubscrevi.

LAÉRCIO JOSÉ MENDESFERREIRA FILHO - Juiz de Direito

Para matar asaudade

Em uma cidade do interior eracostume das pessoas que iam àCâmara Municipal amarrarem seusburros na frente do prédio.

Uma vez por mês havia sessãoe, nesse dia, o número de burrosamarrados era bastanteconsiderável.

Como era de se esperar, além do‘cocô’ que ficava amontoado narua, o barulho era infernal.

O prefeito, advertido sobre essesfatos mandou colocar na porta umatabuleta com os dizeres seguintes:“É proibido amarrar burros aquipara não incomodar os que estão ládentro!”. Cada uma!!!

Levaralimentação

Av. Beira Mar, 24340 - Vila Capri - Ilha Comprida-SPCEP: 11.925-000 - Fone: (13) 3842-6252São Paulo: Rua do Arouche, 157 - 3º andar - sala 33Vila Buarque - Fones: (11) 3338-0979/3338-1342E-mail: [email protected].

Casas para 6 pessoas:dois quartos, sendo umasuíte. O outro quarto tem

dois beliches. A casapossui cozinhacompleta, com

acessórios parapreparação derefeições; dois

banheiros e área deserviço.

AGORA VOCÊ TEM UM LUGAR PARA VISITAR NO LITORAL

Tel: (11) 4036-7238

(Colaboração da historióloga Ginca Batista,publicado na coluna No Passado - jornalNov’Otimismo, no 2, de 2/11/1982)

08 Piracaia HOJE 16/02 a 28/02/07Esportes

3 dormitórios, sala,copa, cozinha, 2

banheiros internos, 1 ext., 2 cômodosgrandes nos fundos, garagem p/ 2 carros,

quintal e lavanderia. Tel: 9103-7749

VENDO - SobradoSão Paulo - R$ 150 mil

VENDO - S. Reis - 1200 m2

com casa, 3 dorms. (1 suíte), sala 2ambs., cozinha americana. Todoplano, elevado, pomar. Aceito sítio

como parte do pagamento.R$ 135 mil - Tel: 4036-6285

Classificados

Respostas Anterior - Horizontal: 1. AEJ; Ops; Cobre. 2. Égide; Equador. 3. Nok; AM; NML. 4.Olorum; Preto. 5. RHA; Líbia. 6. Not; Externo. ONM. 7. RMS; Put; Osga. 8. Siamês; Reima. 9. Iúna; Abe;CA. 10. CAD; PE. 11. Taka; Basofilia. 12. GE; ISAM; SU. 13. RS; NSNS; Bocal. 14. AT; Aia; NB; Dã. 15.OEC; MLA; Devasta. Vertical: 1. Aerognosia; Grão. 2. EG; IU; Teste. 3. Jizo; Tranca. 4. MMA; Kina.5. Enurese; Assim. 6. OM; Say; Anal. 7. RTP; BMS. 8. Se. 9. Parte; As; BBD. 10. UAR; Dono. 11.Camelo. 12. OD; Li; OA; Pisada. 13. Bonobos; Células. 14. RRM; Íngua. 15. Lhama; Cabula.

HORIZONTAL:1. Asteróide ou Península de ...; Craterado Planeta Marte. 2. Abismo na antigaAtenas, onde jogavam criminosos;Sentimento ou desejo de posse. 3. LongPlayng Barclay*; Sentimento da própriadignidade; Escola Politécnica*. 4.Espécie de sofá largo e sem costas;Alvo. 5. Sistema Nacional deEmpregos*. 6. Ato ou arte de dirigir;National Health Insurance*. 7. AdidoAeronáutico*; Subfamília do Níger-Congo. 8. Time de futebol/Paraná. 9.Nome próprio/mulher; Asteróidedescoberto por Karl Reinmuth, em 16/7/1936; Ser espiritual mensageiro. 10.Post Office Order*. 11. Incapacidadede construir as sentenças corretamente.12. Avelã, castanha, noz/inglês; Meiadúzia. 13. Árvore decorativa anã;International Mercantile Marine*;Serviço de Bibliografia*. 14. Céu daboca; In Absentia*. 15. Espíritobenéfico ou maléfico; OrquestraSinfônica Brasileira*.

H E U R E C APalavra-chave - 15

Colaboração: Divino Bilinha

Enduro de Regularidade

Falar com Valquiria4036- 3367 ou 7242-9260

FAÇO SUA FESTADecoração para festa; locação de

brinquedos; fazemos bolo, docese salgados. Salão próprio.

VERTICAL:1. Vento forte; Canto do vaqueiro. 2.Milho moído/moinho. 3. Açúcar damadeira; Tabela de Organização*. 4.Grupo permanente de MobilizaçãoIndustrial*; Capital Macapá/estado. 5.Magia Branca; Instituto OsvaldoCruz*; Shell Aviation News*. 6. ...Matogrosse/cantor; Natural daCroácia. 7. Bacharel em Artes*;Regional Control Office*; Instituto dePisico-Orientação*. 8. Cratera doplaneta Marte. 9. Ir ao chão/tropeção;Level Off*. 10. Serpente; Peixes, águadoce. 11. Comissão de Inquérito*;Office of Aeronautical Intelligence*;Motor Torpedo Boat. 12. Tontura decabeça; Tremor. 13. Licentiate inMedicine*; Cratera do planeta Marte;Arma Nuclear*; Air Express*. 14.Organization for European EconomicCooperation*; Deusa egípcia, mulherde Osíris. 15. Cratera lunar; Habitaçãode madeira/Norte da Europa e Ásia.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

1

2

3

4

5 H

6 E

7 U

8 R

9 E

10 C

11 A12

13

14

15

A 1a Etapa da Copa Motomix deRegularidade, realizada em 11/02, deacordo com os organizadores, foi umadas provas mais molhadas dos últimostempos devido à chuva forte.

O enduro de regularidade é umamodalidade esportiva praticada com usode motos off road. Nesta modalidadeos pilotos obedecem a uma velocidadepré-estabelecida pela organização,seguindo uma planilha de roteiro,partindo dois pilotos por minuto.

Procura-se a Empadinha recebeprimeira etapa de enduro -

Copa MotomixO restaurante Procura-se a

Empadinha, localizado no Km 49,5 darodovia Fernão Dias, bairro do Portão,em Atibaia, foi o ponto de encontro doscompetidores que disputaram a 1a Etapade Enduro de Regularidade CopaMotomix, no domingo (11/2).

Durante o domingo o restauranteficou movimentado com a presença dospilotos e famílias. Enquanto os paispercorriam as trilhas do enduro, asc r i a n ç a s participaram de

uma competiçãod i f e r e n t e :Gincana WayPoint Enduro -O Enduro da

Empadinha. Cada piloto recebeu junto

com seu material de prova uma “planilhaespecial” para seus filhos “navegarem”.No final os vencedores (foto ao lado)foram premiados com deliciosasguloseimas.

Quem quiser conhecer o RestauranteProcura-se a Empadinha, ele abre desegunda a segunda, das 7 horas até oúltimo cliente, garante o gerente Lourival.A casa é propriedade dos empresáriosUlisses e Adriana, Jaques e Adriana.

Além de bem localizado, tem umambiente agradável com um pequenoriacho cortando o estabelecimento, compeixes e muitas plantas. O cardápio évariado, contentando todos os gostos.Vale a pena uma visita.

Anote os locais e datas das próximasetapas: Nazaré Paulista (11/3); BragançaPaulista (15/4); Arujá (20/5); São Paulo(24/5); Amparo (22/7); Igaratá (19/8);Piracaia (23/9); Cajamar (21/10) eMairiporã (18/11).

Para saber o resultado da prova eobter informações sobre o esporte acesseo site: www.waypointenduros.com.br ouentrar em contato com Wagner SoaresFanti (Pastel) - 11-9838 6727.

PRECISA-SE Costureiras com prática

retista e overloquista

Tel: 4036-6306(salário a combinar)

COMUNICADO DE EXTRAVIODE DOCUMENTOS FISCAIS

ORLANDO FERREIRA-ME, inscrita no CNPJsob n. 54.344.643/0001-81, InscriçãoEstadual n. 534.001.538.117, estabelecidana Av. José Leite Peçanha, 183, bairroPouso Alegre, município de Piracaia-SP –cep.: 12970-000, comunica-se o extraviode 03 (três) talões de Notas Fiscais,modelo B-1 de n 001 a 150, totalmenteutilizados; 28 talões de Notas Fiscais deVenda a Consumidor Série D-1 de n. 0001a 1400, sendo que de n. 0001 a 1250,todas utilizadas e de 1251 a 1400,totalmente em branco (sem utilização); e,de 03 (três) talões de NF de Microempresade 0001 a 0150, sendo que de n. 0001 a0065, todas utilizadas e de 0066 a 0150,totalmente em branco (sem utilização).Piracaia, 20 de dezembro de 2006.