36
7 LANÇAMENTO Quintal mais limpo com a RE 90 20 MELHORES PRÁTICAS Oportunidades com a Quinzena da Manutenção 16 Mercado Segurança em primeiro lugar: produtos e peças originais sempre Publicação da STIHL para seus pontos de venda Edição 94 | Maio 2019

segurança em primeiro lugar: produtos e peças originais sempre

  • Upload
    others

  • View
    2

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: segurança em primeiro lugar: produtos e peças originais sempre

7Lançamento Quintal mais limpo com a RE 90

20meLhores práticas Oportunidades com a Quinzena da Manutenção

16mercado

segurança em primeiro lugar:produtos e peças originais sempre

Publicação da STIHL para seus pontos de venda

edição 94 | maio 2019

Page 2: segurança em primeiro lugar: produtos e peças originais sempre

6

DROPS MUNDOInvestimento em capacitação e baterias

4

DROPSNotícias e curiosidades sobre o mercado

16

MERcaDOconjuntos de corte sempre originais

28

OPORtUNIDaDEFoco total nas vendas

10

PELa StIHLExemplo de diversidade e inclusão

26

SUa HIStóRIaa trajetória da loja Karl Kurz com a StIHL

20

MELHORES PRátIcaSShow de performance na Quinzena da Manutenção

34

ONLINEO segredo de uma boa foto

conexão StIHL é uma publicação trimestral da área de Marketing e Vendas da StIHL Ferramentas Motorizadas Ltda. coordenação: andréia Edi da Silva Volz e Igor Espíndola. cEP: 93032-524 São Leopoldo/RSwww.stihl.com.br • [email protected]

29Saúde

07L

ança

men

to

14

12Personalidade

Internacional

8 Raio-x

Execução: Gio comunicaçãohttp://www.gio.com.vc/Fotos: arquivo StIHL, Maurício thomsen, tânia Meinerz e Luciana Festi

conexão|2

sumário

Page 3: segurança em primeiro lugar: produtos e peças originais sempre

“Já vencemos o primeiro trimestre e sabemos que os desafios

tendem a ser cada vez maiores. 2018 foi um ano de grandes

lições, mas, como sempre, a STIHL superou as turbulências

graças à parceria dos pontos de venda e seus colaboradores,

que, trabalhando juntos, formam uma equipe altamente

qualificada, comprometida e que enfrenta os problemas com

criatividade e pensamento positivo, priorizando soluções com

produtos e serviços adequados para cada situação. Que os

próximos meses sejam de muito aprendizado e relacionamento.”

Paulo Bazo, Gerente de Vendas – Regional Sudeste

conexão|3

manifesto

Page 4: segurança em primeiro lugar: produtos e peças originais sempre

a Louca das plantasDepois do sucesso da websérie Jardim das Ideias StIHL – 50 Dias de Verde, mais um programa conquistou o público que quer dar mais vida a sua casa ou seu apartamento. Em “a Louca das Plantas”, veiculado no canal GNt de 11 de janeiro a 8 de março, com o patrocínio da StIHL, a jornalista e paisagista carol costa usou a jardinagem para transformar ambientes internos e externos, sempre com uma situação especial: um jardim à prova de cachorro, como atrair borboletas e

pássaros para a varanda, como criar um jardim vertical em um prédio comercial, horta comunitária em prédio residencial, entre outros temas. a StIHL esteve junto com a carol nesta nova aventura por meio dos produtos, que auxiliam as transformações a cada episódio, e também com inserções de marca nos intervalos comerciais do programa.a Louca das Plantas foi ao ar no GNt, mas os espisódios podem ser revistos no Globosat Play.

assista

goo.gl/La2n99

+

No canal GNt, carol costa apresenta o programa que teve patrocínio da StIHL

conexão|4

drops

Page 5: segurança em primeiro lugar: produtos e peças originais sempre

como fazer pesquisas onlinea opinião do cliente é sempre um bom parâmetro para os pontos de venda planejarem melhorias no seu atendimento. E hoje, com toda a tecnologia digital que se tem à disposição, é mais fácil se aproximar dos consumidores e saber o que eles pensam sobre os produtos, promoções, comunicação, assistência técnica, etc. Uma das possibilidades é a pesquisa online, que pode ser montada facilmente e enviada aos endereços de e-mail dos clientes. Confira algumas ferramentas voltadas à criação de pesquisas:

safra 18/19 poderá ter 234,1 milhões de toneladasO mais recente levantamento da safra de grãos, realizado pela companhia Nacional de abastecimento (conab), mostrou que a estimativa da produção de grãos para a safra 2018/19 é de 234,1 milhões de toneladas. O crescimento deverá ser de 2,7% ou 6,4 milhões acima da safra anterior, com área plantada prevista em 62,6 milhões de hectares.

Veja os números de algumas culturas:

algodão: estima-se crescimento de 33% em área e 27,9% em produção.

amendoim: 515,7 mil toneladas, aumento de 0,8%.

arroz: a produção deverá ser 11,3% menor, ficando em 10,7 milhões de toneladas.

Feijão: primeira safra.

Redução de 10,6% na área e produção estimada em 1 milhão de toneladas.

milho: primeira safra.

Redução de 1,2% na área e produção prevista de 26,4 milhões de toneladas. Na segunda safra, a produção poderá atingir 91,6 milhões.

soja: projeção de crescimento de 1,9% na área e redução de 3,3% na produção, atingindo 115,3 milhões de toneladas.

Fonte: Conab

Survey Monkeya plataforma oferece recursos práticos para criar pesquisas qualitativas e quantitativas. além do plano padrão, que é gratuito, também há a categorias pagas, que contam com funcionalidades mais complexas.

surveymonkey.com

Google FormsFerramenta simples e gratuita do Google que possibilita construir um formulário online para enviar aos clientes. Há várias possibilidades de formatos de pesquisa, como respostas de múltipla escolha, confirmação de presença a eventos, caixa de comentários, etc.

goo.gl/pUchtW

SurvioÉ um sistema de pesquisas, com acesso gratuito, que oferece diversos modelos editáveis de pesquisas, para vários segmentos de mercado. com apenas alguns cliques, pode-se criar um formulário completo e profissional.

survio.com

Online PesquisaSite gratuito para criação de pesquisas, possui uma grande variedade de recursos. Você pode adicionar texto explicativo, carregar imagens e personalizar o layout, entre outras funcionalidades.

onlinepesquisa.com

Enquete do FacebookFerramenta que permite que usuários criem enquetes em grupos, páginas, perfis e eventos. Pode ajudar empresas e seus profissionais a receber opiniões sobre conteúdos compartilhados, assuntos do cotidiano, opinião sobre produtos ou serviços oferecidos.

goo.gl/mdoUx8

Enquete do InstagramRecurso da rede social que permite respostas rápidas a determinados posts no “stories”. Vale conferir se a vitrine deu certo ou qual o próximo produto a entrar em promoção.

goo.gl/4cqnVu

conexão|5

Page 6: segurança em primeiro lugar: produtos e peças originais sempre

Grupo stihL investe em linha de produção interna de baterias

“100% de mim não é nada comparado a 1% do time inteiro.”Eliud Kipchoge, maratonista queniano campeão olímpico e mundial

treinamento e padronização: prioridades stihL A qualificação é um dos pilares da marca STIHL. Afinal, a Empresa preza por uma venda consultiva, fazendo com que o cliente receba a solução que melhor se adapte a sua necessidade. Em razão disso, somente em 2018, foram promovidos na américa Latina 1.700 treinamentos técnicos e 2.800 comerciais (sem contar os 3.843 realizados nos centros de qualificação no Brasil). alguns destes ministrados pelos instrutores dos próprios importadores, os quais são qualificados pelos técnicos da StIHL Brasil, diretamente às equipes das revendas StIHL do respectivo país. “as capacitações que realizamos se traduzem em conhecimento para bem atender e resolver as demandas dos consumidores, não só no momento da compra, mas posteriormente, disponibilizando um pós-vendas em nível de excelência”, afirma Ederson Soares, consultor de Produto da StIHL.a padronização é outra bandeira permanente, por isso o processo de adequação segue com força total em todas as lojas do mundo, consolidando o uso e aplicação dos mesmos expositores, fachada da loja, identificação da marca STIHL, estrutura de oficina, entre outros aspectos importantes para a melhor percepção do cliente. “Somos a marca de ferramentas motorizadas número 1 no mundo, precisamos oferecer um visual e padrão também de número 1”, afirma Patriq Paines, Consultor de Negócios da StIHL para a américa Latina e o caribe.

O Grupo StIHL está montando uma linha de produção interna de bateria em sua sede, em Waiblingen, na alemanha. a fabricação do item, antes terceirizada, passará aos poucos para a produção própria da Empresa. O novo investimento mais uma vez demonstra a força inovadora da marca, especialmente no campo da sustentabilidade e proteção ao meio ambiente. “Entrar na fabricação de baterias é o caminho lógico para a nossa estratégia nesse segmento”, diz Dr. Bertram Kandziora, Presidente do conselho Executivo da StIHL, explicando o movimento. “Em apenas dez anos, expandimos a nossa gama de produtos a bateria de um aparador de cerca viva para três linhas de produtos, com uma ampla seleção de diferentes ferramentas.”Ele lembra que são modelos silenciosos e livres de emissões, oferecendo muitas vantagens, especialmente para clientes das áreas urbanas. as primeiras baterias produzidas internamente estão programadas para chegar ao mercado até o final deste ano. Por enquanto, a maioria será destinada à venda na Europa.

capacitações na américa Latina são constantes: premissa básica para atender bem o cliente

conexão|6

drops mundo

Page 7: segurança em primeiro lugar: produtos e peças originais sempre

Lavadora

RE 90

Lar, limpo lar Voltada a usuários domésticos, a RE 90 é compacta, de fácil manuseio e ideal para ser utilizada em mobiliário de jardim, escadas e calçadas.

6m de comprimento

tem a mangueira de alta pressão

Vazão de

520 l/h, a maior do segmento2

O lançamento conta com um novo bico turbo, que combina o poder de limpeza do jato reto com a abrangência do jato leque: ideal para tirar sujeiras incrustadas.

1A RE 90 possui um bico para aplicação de detergente com 500 ml que auxilia na limpeza e remoção da sujeira.

3Há a disponibilidade de 17 acessórios que permitem a execução fácil e rápida de diferentes atividades de limpeza.

As rodas largas facilitam o transporte

em terrenos irregulares ou com degraus

conexão|7

lançamento

Page 8: segurança em primeiro lugar: produtos e peças originais sempre

porte e uso de motosserras

Fique atento: é recomendável

orientar os clientes sobre essa

obrigatoriedade, antes mesmo de

saírem pela porta do ponto de venda.

Você sabia que é necessário ter umalicença para usar ou portar umamotosserra? Essa é a determinaçãoda Portaria Ibama nº 149, de 30de dezembro de 1992. Segundo odocumento, é obrigatório o registroaos comerciantes, assim como aosconsumidores que adquirirem oequipamento. “Quem portar ou usar amáquina sem autorização ou registrocomete crime ambiental, punível compena de detenção de três meses a umano, e multa no valor de R$ 1.000,00 por unidade”, informa Raísa Petter Daniel, do Departamento Jurídico da StIHL.

a boa notícia, de acordo com Raísa, é que emitir a licença é muito fácil, podendoser realizada via internet (veja o box como passo a passo). a vantagem, com isso,é que o próprio ponto de venda poderealizar o procedimento para o cliente,garantindo que ele esteja com seuequipamento legalizado. “ao efetuar acompra o consumidor deve ser orientadosobre a obrigatoriedade e, se possível,já sair da loja com sua motosserralicenciada”, destaca Raísa. a licençaé necessária apenas para produtos acombustão. Já os produtos elétricos oua bateria estão isentos dessa obrigaçãoespecificamente.

conexão|8

raio-x

Page 9: segurança em primeiro lugar: produtos e peças originais sempre

a permissão é válida por doisanos, podendo ser renovada ilimitadamente por iguais períodos de dois anos.

a licença é apenas paraporte e uso de motosserras; quanto ao corte da madeira,você precisará consultar osórgãos ambientais locaissobre a autorização paramanejo da área pretendida.

Se, após o licenciamento,houver a doação, venda,perda ou roubo/furto da motosserra, é necessário transferir ou cancelar a licença do Ibama.

“Ao efetuar a compra, o consumidor deve ser orientado sobre a

obrigatoriedade e, se possível, já sair da loja com sua motosserra licenciada.”

Raísa Petter Daniel, do Departamento Jurídico da StIHL

1 Acesse o site www.ibama.gov.br, Serviços > Licenças > Licença para porte e uso (LPU) > Emissão

2A loja e o consumidor precisam estar em dia com oCadastro Técnico Federal (CTF) e utilizar o mesmologin para acessar o Sistema de Licença de Porte eUso. Caso ainda não tenham um CTF, é possível fazer o cadastro na própria página do Ibama. Importante ressaltar que o CTF não é do produto, e sim das pessoas físicas ou jurídicas (como as concessionárias STIHL) que realizam atividades passíveis de controle ambiental, ou que fabricam ou comercializam equipamentos, aparelhos e insumos destinados ao controle de atividades efetivas ou potencialmente poluidoras, conforme consta na tabela do Ibama. O Cadastro Técnico Federal (CTF) é obrigatório para as lojas. Esteja em dia com esse registro!

3 Após, é preciso preencher um formulário cominformações, como, por exemplo, marca, modelo,número de série e número da nota fiscal.

45

Deve-se imprimir o boleto disponibilizadona página de cadastro. A licença só terávalidade após o pagamento do boleto.O valor é R$ 81,40.

Pronto! A motosserra já está autorizada para porte e uso.

Entenda a licença de porte e uso de motosserras

Esta matéria trata apenas da licença de porte e uso, segundo normas do Ibama. Fique atento também às possíveis normas regionais sobre o assunto.

conexão|9

Page 10: segurança em primeiro lugar: produtos e peças originais sempre

Força e determinação

STIHL Brasil é exemplo de diversidade e inclusão de pessoas com deficiência em seu quadro de funcionários.

PcD: sigla que significa

Pessoas com Deficiência. De

acordo com a Convenção

dos Direitos das Pessoas com

Deficiência, proclamada pela ONU em

2006, o termo refere-se a quem possui

algum impedimento de longo prazo

de natureza física, mental, intelectual

ou sensorial (como deficiência visual,

auditiva, física ou intelectual). No

Brasil, essas pessoas representam

6,7% da população, segundo dados

de 2018 do Instituto Brasileiro de

Geografia e Estatística (IBGE), mas

apenas 1% está no mercado de

trabalho, o que ainda demonstra

o preconceito e o despreparo dos

empregadores em absorver essas

pessoas e apostar em seu potencial.

No Grupo STIHL, por outro lado,

a inclusão de PcD é uma prática

orientada pela Cultura Corporativa

da marca no mundo todo. Com

profissionais com deficiência em seu

quadro há bastante tempo, a STIHL

Brasil é considerada uma referência

no mercado também nesse quesito.

São 121 pessoas, representando mais

de 5% do total de empregados (dados

de dezembro de 2018).

“Somos referência para outras

empresas principalmente no processo

de recrutamento e seleção e na

retenção destes profissionais na

organização”, diz Eliane Dall’Agnese,

da área de Serviço Social da STIHL

Pâmela Rezer: telefonista há 7 anos na StIHL

e também estudante de piano erudito

e Coordenadora do Programa de

Inclusão.

Quebrando paradigmas

Pâmela Rezer, telefonista na STIHL

há 7 anos, nasceu prematura de 5

meses e teve a retina queimada pela

luz da incubadora. Mas o pioneirismo

sempre marcou a sua trajetória. Foi a

primeira aluna cega de duas escolas

tradicionais e a primeira colaboradora

com essa deficiência na Empresa.

“Todos os colegas me receberam muito

bem e são bastante parceiros. Além

disso, a acessibilidade da STIHL

é excelente. Com o piso tátil, por

exemplo, consigo ter autonomia.”

Nas horas livres, Pâmela se dedica ao

piano erudito, e conta que gosta de

Chopin e Bahn. Além disso, há dois

anos mora sozinha no apartamento

que adquiriu com seu trabalho.

Em 2018, comemorou a contratação

do primeiro cego para trabalhar

na produção da fábrica: Antônio

Donizete Gonçalves. “Ele está abrindo

portas e contribuindo para acabar com

o estigma de que deficiente visual só

pode trabalhar com massoterapia ou

telemarketing. Precisamos mostrar a

nossa capacidade. Com conhecimento

e parceria, vamos muito longe”,

diz a colega.

Sonho realizado

Natural do Estado do Paraná, vindo

de uma família humilde com cinco

irmãos, Donizete teve visão parcial

conexão|10

pela STIHL

Page 11: segurança em primeiro lugar: produtos e peças originais sempre

PcD e o mercado de trabalho• Uma pesquisa de 2004 nos Estados Unidos mostrou que apenas 35% das pessoas com deficiência com idade para trabalhar estão de fato trabalhando, comparado com 78% das que não têm deficiência. Dois terços dos desempregados que participaram da enquete disseram que gostariam de trabalhar, mas não conseguem encontrar emprego.

• Empresas informaram que seus colaboradores com deficiência ficam mais tempo no emprego, reduzindo os altos custos do abandono do trabalho, diz um estudo americano.

• Outras pesquisas dos EUA revelaram que, depois de um ano de emprego, a taxa de permanência das pessoas com deficiência é de 85%.

Fonte: Agência Inclusive, projeto autônomo e voluntário criado para promover a inclusão das pessoas com deficiência por meio da difusão da informação.

de 30% até os 18 anos. Depois, a

perdeu completamente com um

descolamento da retina. Mesmo assim,

não desistiu de correr atrás de seus

sonhos. Já morou em Mato Grosso,

Santa Catarina, São Paulo, trabalhou

com manutenção de bicicleta,

construção civil, venda de cosméticos,

fabricação de máquinas agrícolas. É

também massagista, adora pescar e

jogar dominó nos intervalos com os

colegas de serviço.

“Todos temos condições de aprender.

Não encontro barreiras para nada,

pois estou sempre querendo saber

mais. O conhecimento abre caminhos

e novas oportunidades”, ressalta.

Sobre a sua adaptação na STIHL, ele

antônio Donizete: primeiro cego do Grupo StIHL a trabalhar em uma fábrica da marca no mundo. No Brasil, existem 18 com deficiência visual, sendo dois com cegueira

diz que foi tranquila.

“A contratação de deficientes

não pode seguir um padrão, cada

indivíduo é único e lida melhor –

ou não – com as suas limitações.

Trabalhar aqui é um sonho realizado,

estou muito contente.”

Excelência para lidar

com as adversidades

O Supervisor Maykel Royer conta que

a chegada de Donizete causou certo

receio por conta da sua deficiência.

“Ficamos apreensivos pela questão

da segurança. A fábrica é um

organismo vivo, sempre com muita

movimentação, e ele poderia se

machucar por não perceber um risco

próximo”, explica.

Com o tempo, Donizete foi mostrando

não só a sua excelência para lidar

com as adversidades, como também

provocou mais solidariedade e união

na equipe. “Fizemos uma preparação

do grupo, com dicas de convivência

para os colegas. Promovemos ainda

uma série de reuniões com RH,

Infraestrutura e Segurança, de modo

a garantir a sua plena adaptação e

proteção”, destaca Maykel. De acordo

com ele, os colegas mostraram total

empatia com Donizete, além de estarem

mais sensibilizados. “A sua contratação

foi um presente para todos. Ver a sua

garra e determinação para vencer é

uma recompensa no dia a dia.”

“Somos referência para outras empresas principalmente no processo de

recrutamento e seleção e na retenção destes profissionais na organização.”

Eliane Dall’Agnese, da área de Serviço Social da STIHL e Coordenadora do Programa de Inclusão

conexão|11

Page 12: segurança em primeiro lugar: produtos e peças originais sempre

Quando a STIHL aparece na internet, seja em texto ou imagens, nem sempre é uma postagem da marca ou de pessoas com boas intenções – e um software chamado Brandwatch está permitindo rastrear falsificadores.

Uma foto de um gracioso cão que

parece estar sorrindo para a câmera.

Foi assim a primeira publicação do

Instagram, em 2010. Hoje, mais de

80 milhões de imagens são carregadas lá todos os

dias. Já na plataforma de microblog Twitter, mais

de 335 milhões de pessoas postam mensagens para

o mundo a cada mês. Repetidamente, publicações

contêm a palavra STIHL escrita ou em imagens

— uma boa razão para se olhar bem atentamente

para o contexto em que ela aparece. Para ficar de

olho no uso da marca em meio à enxurrada de

postagens nas redes sociais, a matriz da Empresa

na Alemanha vem usando um software chamado

Brandwatch. “A solução possibilita ver quais

tópicos estão motivando os clientes e quais tipos

de imagens a STIHL tem a seu respeito nas redes

sociais”, explica Micha Fabriz, do departamento de

TI da STIHL Alemanha. Na prática, a STIHL está

usando big data (dados em grande quantidade)

e inteligência artificial para se aproximar ainda

mais dos clientes e rastrear falsificadores.

Caçadores online da pirataria

conexão|12

internacional

Page 13: segurança em primeiro lugar: produtos e peças originais sempre

a diferença entre motosserras e camisetasMicha Fabriz pesquisa nas redes sociais não apenas menções em textos, mas também fotos relacionadas à StIHL. a base para isso é o software “Image Insights” do Brandwatch. Ela analisa as imagens postadas no Instagram e no twitter e fornece uma lista daquelas que contêm o logotipo StIHL. Entre os resultados, produtos em uso, clientes orgulhosos usando todos os seus utensílios e crianças radiantes brincando com suas motosserras de brinquedo preferidas — até aqui, tudo bem. a questão-chave é que a inspeção de imagens pelo software “Image Insights” também consegue perceber coisas desagradáveis: falsificações óbvias, abuso do nome e do desenho das letras da marca (lettering) e violações da marca comercial registrada com cores.

caso para a políciaMicha Fabriz e Jens Kloker, Supervisor da área de tecnologia da Informação da StIHL alemanha, repassam essas descobertas desagradáveis à divisão interna de especialistas que, em alguns casos, encaminham os casos de pirataria e falsificação à polícia. A monografia de Micha Fabriz mostrou claramente como a inteligência artificial pode ser útil na análise de quantidades extremamente grandes de dados e, por fim, na luta contra essa ação criminosa com produtos.Desde 2016, a STIHL venceu oito processos judiciais contra falsificadores chineses e outras quatro ações estão atualmente em tramitação. Ocorreram ainda 12 campanhas nas quais várias falsificações foram confiscadas. É por isso que a StIHL continuará a lutar e a expandir sua atuação contra a pirataria no mundo — com persistência, rigor e constantemente adotando novas abordagens.

1978:Dr. Rüdiger Stihl ingressa na Empresa e estabelece um departamento jurídico e de patentes.

1985:São descobertos os primeiros componentes STIHL falsificados.

A partir de 1990:Falsificações de produtos inteiros inundam os mercados. a StIHL leva cada vez mais sua batalha contra os falsificadores aos tribunais.

2008:Um escritório criado na matriz na alemanha reúne informações do mundo inteiro e dá respaldo a todas as empresas do Grupo StIHL na luta contra a pirataria de produtos.

História de luta

“A inteligência artificial sabe a que ela precisa prestar atenção.”Jens Kloker

“Conseguimos ver quais tipos de

imagens sobre a STIHL circulam

nas redes sociais.”Micha Fabriz

conexão|13

Page 14: segurança em primeiro lugar: produtos e peças originais sempre

Tiago Mattos

Futurista faz provocações para sensibilizar e orientar as pessoas nesta era digital.

tiago Mattos é empreendedor, educador, autor e especialista em futuro

conexão|14

personalidade

Page 15: segurança em primeiro lugar: produtos e peças originais sempre

Quem nunca pesquisou na Internet o nome de um ator enquanto assistia a um filme estrelado por ele? Quem já ficou um mês inteiro a menos de um metro do seu celular? Exemplos como esse mostram o quanto a nova era digital é exponencialmente imprevisível, multidisciplinar e conectada. Por isso, cada vez mais há menos espaço para pessoas com plano rígido de pensamento. tudo vai sendo construído no meio do caminho, em tempo real, não vivemos mais numa estrutura linear, segmentada, unidimensional e previsível. Essas são as principais características às quais devemos estar atentos neste momento.

Como você

resume a era

digital que

estamos vivendo

atualmente?

Muito mais do que investir em novas tecnologias, o imprescindível é mudar a forma de pensamento das empresas. O único jeito de ser digital é pelo comportamento dos gestores e colaboradores. Em vez de sentir receio das mudanças, é preciso ter motivação para ser digital. Tem uma frase do escritor Alvin Tofler que eu gosto muito e resume bem esse momento: “O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender”. Brinco que essa frase poderia ser tatuada na testa de todo mundo (risos). Afinal, aprender vem de a-prender, desapegar. É muito bom mudar de opinião e tentar algo novo sempre.

Como ficam

as empresas

nesse contexto?

a diferença está em como as empresas organizam o seu negócio e não apenas em qual a tecnologia que utilizam. É preciso mudar o mindset para um modelo verdadeiramente digital, e não somente digitalizar processos existentes, reproduzindo formatos clássicos. Se continuarmos nos inspirando na velha economia, seremos empresas de 1780. Sei que não é fácil, pois, se fosse, todo mundo estaria fazendo. Mas uma dica é apenas fazer e não planejar demais. Quem planeja muito não faz nada – fica apenas planejando e não faz.

Qual a

diferença entre

uma empresa

ser digitalizada

e digital?

tecnologias inovadoras já estão disponíveis e cada vez mais baratas, ao alcance de todos. Reforço algumas delas:pic2recipe: A inteligência artificial ajuda a decifrar os ingredientes de uma receita apenas com uma foto dela. Em poucos anos não haverá mais como aquele restaurante cinco estrelas esconder a forma de preparo dos seus pratos.23andme: Por cerca de US$ 150, já é possível ter o próprio DNa mapeado, analisado e comparado com outras pessoas que também fizeram o exame. A novidade permite ver as probabilidades de desenvolver doenças e até descobrir parentes.Fone de ouvido tradutor: a diferença de idioma não é mais uma barreira para a comunicação entre as pessoas. com o fone de ouvido tradutor universal, dá para entender indivíduos de qualquer nacionalidade. intelligentX: trata-se da primeira cerveja feita por inteligência artificial. Por meio de um aplicativo, clientes e mestres da bebida se conectam, passando feedbacks sobre o produto e construindo juntos o melhor rótulo. inventário on demand: Fazer seguro do carro por um ano? Isso é “era industrial”. Na nova economia digital, o cliente escolhe o que segurar e pelo período que desejar.

Muitas

tecnologias e

empreendimentos

já estão

revolucionando

não só o mercado,

mas o mundo

como um todo.

Quais você

destaca?

Dica de vídeo a quarta revolução industrial começou e, com ela, novos paradigmas e modelos de negócios surgiram.

youtu.be/bKe66iKageo

Instagram

@tiagomattos

+

Facebook

aerolito

Site

aeroli.to

+

+

Dica de livro Nunca foi tão fácil entender que ninguém fará o mundo que você quer por você. Só você. Essa é a mensagem principal do livro de tiago Mattos, disponível para download gratuitamente.

goo.gl/5rqDbt

vai lá e faz.

coisas que aprendi planejando menos e fazendo mais.

questionamentos sobre empreendedorismo e gestão no mundo pós-revolução digital.

pensamentos sobre como empreender e tirar ideias do papel.

reflexões sobre como empresas hierarquizadas podem virar organismos distribuídos.

“É preciso mudar o mindset para um modelo, verdadeiramente digital, e não somente digitalizar processos existentes.”Tiago Mattos

conexão|15

Page 16: segurança em primeiro lugar: produtos e peças originais sempre

Os conjuntos de corte da STIHL são fabricados para garantir a máxima segurança e rendimento. Esse é um forte valor agregado

ao produto que deve ser divulgado e reforçado aos clientes.

Original sempre, paralelo nunca

Conjuntos de corte

Extra!Confira nesta edição um encarte exclusivo com 5 motivos para o seu cliente NÃO comprar lâminas do paralelo.

conexão|16

mercado

Page 17: segurança em primeiro lugar: produtos e peças originais sempre

Segurança em primeiro lugar! Há

um cuidado especial por parte

da STIHL no que diz respeito à

proteção das pessoas que operam

suas ferramentas motorizadas. Assim

como desempenho e durabilidade, entre

outros aspectos, a segurança é justamente

um dos mais fortes valores agregados aos

produtos da marca.

Nesse sentido, uma das preocupações

permanentes é com os conjuntos de

corte, os quais são projetados e fabricados

dentro dos mais rígidos parâmetros de

qualidade determinados pela Empresa.

A STIHL produz lâminas de corte para

roçadeiras, nas versões de duas, três,

quatro e oito pontas, além das serras

circulares – standard e especial – e a

lâmina de trituração. Todas passam pelos

mais rigorosos testes para proporcionar a

mais alta proteção aos usuários e terceiros

próximos à operação”, afirma Ederson

Soares, Consultor de Produto da STIHL.

Ederson reforça que peças do

mercado paralelo (ou até as criadas

a partir de outros materiais, como

molas ou facões) possuem materiais e

processos de fabricação distintos das

STIHL. “Não há informação de testes

desses produtos alternativos no que tange

a durabilidade, aplicação e segurança

do produto, usuário e terceiros. E, por

não terem sido projetados para nossas

máquinas, prejudicam o balanceamento e

a rotação do equipamento, influenciando

diretamente na vibração de todo o

conjunto e no desgaste prematuro do

motor. Vale lembrar que as lâminas e

serras giram a uma velocidade aproximada

de 125 rotações por segundo, por isso todo

o cuidado é pouco”, explica.

A Política Comercial da STIHL exige

exclusividade por parte dos pontos de

venda no comércio de seus produtos, e isso

inclui os conjuntos de corte, sejam esses

comercializados na aquisição de máquinas

novas ou como itens de reposição. No

Confiançaas lâminas

produzidas pela StIHL passam por

rigorosos processos de fabricação.

Qualidade garantida Os conjuntos são

produzidos de acordo com normas reconhecidas, como

ISO 11806 e ISO 7113.

Conjuntos de corte compostos por

transmissão, ferramenta de corte,

prato giratório, porca, arruela de pressão e proteção (essenciais

para garantia da qualidade).

Sistema Online, menu Regulamentos

Comerciais, os pontos de venda podem

consultar a Política Comercial que, junto

ao contrato, regulamenta o comércio de

produtos.

“A exclusividade na comercialização

de acessórios também compõe uma das

cláusulas do contrato para regulação de

compras e vendas, assinado pelo ponto de

venda e pela STIHL no início da relação

comercial”, lembra Vanessa Spall de

Souza, da área responsável pela Política

Comercial na Empresa. O objetivo dessas

regras, segundo ela, é manter a integridade

física dos clientes, evitando o risco de

acidentes causados pelo uso de acessórios

não originais.

“Garantimos o desempenho e a segurança

de nossos produtos quando utilizados

com os acessórios e peças originais como

recomendado no manual dos produtos”,

conclui Ederson.

Além disso, o operador também precisa

utilizar todos os EPIs, conforme também

orientado no manual de intruções.

Fique atento

• Lâminas não originais não podem ser

comercializadas por pontos de venda

STIHL. A penalidade prevista varia

entre a redução de desconto comercial

e até mesmo a rescisão do contrato

devido ao descumprimento da cláusula

de exclusividade.

• Caso ocorra algum acidente em

virtude do uso de lâmina não original,

o ponto de venda que comercializou

o item poderá ser responsabilizado

por todos os danos causados à vítima,

incluindo danos materiais, morais

e estéticos, lucros cessantes, dentre

outros.

• No contrato assinado entre as partes fica

claro que a STIHL não se responsabiliza

pelo comércio de acessórios e peças

não originais pelo ponto de venda para

serem usados em produtos STIHL.

conexão|17

Page 18: segurança em primeiro lugar: produtos e peças originais sempre

Orientações sobre a garantia

O Supervisor de Service Center da STIHL, Carlos Wey,

ressalta a necessidade de orientar aos consumidores que

a garantia só cobre conjuntos de corte originais da marca.

Caso contrário, esse cliente perde o benefício. “Durante

a Entrega Técnica, o vendedor ou o técnico deve mostrar

ao cliente as ferramentas de corte adequadas para cada

utilização. Da mesma forma, precisa deixar claro que o

uso de uma lâmina não homologada pela STIHL pode

levar a risco de ferimentos graves.” Outra informação

importante na Entrega Técnica é que todas as peças

utilizadas no conjunto de corte devem ser originais; por

exemplo, ao de pratos giratórios plásticos do mercado

paralelo são perigosos porque não mantêm o torque de

aperto da lâmina e podem causar acidentes graves.

A Empresa pede a todos os pontos de assistência técnica

que, ao chegar na oficina uma roçadeira com conjuntos

de corte não originais, as peças sejam desmontadas,

entregues ao cliente e esse seja avisado sobre o perigo

– a fim de proteger não só o operador, mas também a

quem estiver próximo.

Auditorias em 2018

816 em 2017

mercado

resistênciaDevido às aplicações mais intensas a que são submetidas, o aço utilizado para fabricação das lâminas de 2 facas 305-2 Especial e trituradora é equivalente aos materiais usados para blindagem de equipamentos militares. assim, oferecem excelente durabilidade e resistência, proporcionando alta segurança durante o trabalho.

avaliação dos pontos de vendaUma das ações da StIHL que visam garantir o cumprimento da política de comercialização de conjuntos de corte são as

auditorias nos pontos de venda. “Trata-se de verificações que realizamos, em intervalos de três anos, com uma

equipe de cinco auditores em todo Brasil. as avaliações são realizadas com base em uma lista de verificação que leva

em conta documentos como a Política comercial StIHL, o Guia Prático do ponto de venda (padronização de lojas,

visual merchandising) e o Guia de auditoria”, informa o Supervisor de Qualificação, Raul Kriedte.

Ele explica que vários aspectos são avaliados presencialmente no ponto de venda, onde são analisadas e registradas as evidências. “as auditorias, além do aspecto

de verificação, têm o objetivo de prestar uma forma de consultoria aos responsáveis pelos pontos de venda,

orientando-os sobre aspectos que não estejam conformes, e sempre que possível já implementando as ações corretivas

durante a auditoria. No final, sempre é realizada uma reunião de fechamento para esclarecer todos os aspectos verificados

e deixar as orientações pertinentes. De posse do relatório de auditoria, o consultor StIHL reúne-se com o responsável

pelo ponto de venda e, juntos, definem um plano de ação para implementar as adequações necessárias e prazos

conforme demanda a Política comercial.”

Lâmina afiadaEderson destaca ainda que, assim como as correntes das motosserras, esses conjuntos de corte necessitam estar devidamente afiados. “As instruções de afiação estão presentes nas embalagens das lâminas e serras circulares. Se o cliente optar por não realizar ele mesmo esse serviço, nossa rede está preparada para atendê-lo”, completa.

907

conexão|18

Page 19: segurança em primeiro lugar: produtos e peças originais sempre

Proteção

Transmissão

Lâmina

Arruela de pressão

Prato giratório

Porca

Conjunto de corte

Acesse Política Comercial no Sistema Online > Regulamentos Comerciais.

+

para roçadeiras

[email protected](51) 3579-9797

caso tenha dúvidas técnicas de qualquer natureza, inclusive sobre a utilização e combinações de conjunto de corte, o

Serviço técnico está disponível com o objetivo de ajudá-lo:

Danos com lâminas não originais

De acordo com Carlos Wey, a STIHL procura visitar

as vítimas de acidente em situações de lâminas do

paralelo. “É uma carga emocional muito forte, pois

tratamos com pessoas normalmente humildes, feridas e

emocionalmente abaladas, comunicando-lhes que a STIHL

não assume responsabilidade por danos com lâminas não

originais.” Por isso, é bem importante prevenir para evitar

esse tipo de situação.

Ele lembra de um fato que representa bem a necessidade

de antecipar os problemas:

“Tempos atrás, recebi uma ligação de uma gerência de

serviços de uma grande empresa da cidade de São Paulo,

relatando um acidente causado por uma roçadeira, em

um terreno onde havia oleoduto enterrado. Como

consequência desse sinistro, a companhia parou os

trabalhos com roçadeiras STIHL em todas suas unidades

no Brasil, enquanto o caso não fosse esclarecido.

Imediatamente, enviamos um engenheiro do Serviço

Técnico a fim de investigar do acidente. Ele constatou que

a lâmina era do mercado paralelo. O prestador de serviços

foi penalizado pelo contratante e a operação voltou ao

normal somente após troca por conjunto de corte original.”

conexão|19

Page 20: segurança em primeiro lugar: produtos e peças originais sempre

Para que ações como essa sejam bem-sucedidas é

necessário que os pontos de venda acreditem verdadeiramente e

incentivem vendedores e técnicos a participar.

Trabalho em equipe

acreditar e fazer acontecer

Um dos atrativos da

primeira etapa da

campanha de jardinagem

“É hora de fazer dias +

verdes” foi a Quinzena da Manutenção,

no qual os pontos de vendas

promoveram revisões de roçadeiras

para seus clientes, com os custos pagos

pela STIHL. Essa ação ocorreu de 1º a

15 de novembro de 2018 e, no total, 81

lojas participaram, com mais de mil

manutenções realizadas.

Movimento bem acima do normal

Se eles estão dentro da loja é muito

mais fácil de vender. Esse foi o

pensamento da Tortelli Motores,

de Lages (SC), concessionária Elite

que apresentou um dos melhores

resultados na ação. Segundo o

proprietário, Valcir Tortelli, sua

unidade recebeu em torno de

300 clientes durante o período,

representando um aumento de mais

de 50% no movimento, além da

efetivação de novas vendas. “Eram

pilhas e mais pilhas de máquinas

para a revisão. Muitos clientes

vieram de longe, e a maioria dos que

entraram na loja a fim de consertar

um equipamento acabou levando

A Tortelli Motores abraçou a ideia proposta pela Quinzena da Manutenção e aumentou o movimento na loja em mais de 50% durante o período da ação.

Fique ligado

Esta mesma ação será

realizada durante a

Campanha de Motosserras,

de 3 a 17 de junho.

Mais informações

no Sistema Online.

Objetivos da ação:

• Reforçar o serviço STIHL para

além da venda de produtos.

• Demonstrar a preocupação da

marca em relação à segurança

e à durabilidade (vida útil) das

ferramentas. Durante a ação,

foram aceitas todas as roçadeiras,

ou seja, inclusive máquinas fora

do período de garantia.

• Vender outros itens (produtos,

acessórios, EPIs) aos clientes que

fossem para as lojas.

• Estreitar e melhorar o

relacionamento com os clientes.

para casa algum outro item”, lembra.

Segundo ele, essa ação foi incrível,

mas para que resultasse em bons

números, a Tortelli investiu bastante

em mídia: “Divulgamos em todas

as emissoras de rádio locais, no

WhatsApp e no Facebook”, conta o

proprietário.

Com o aumento no volume de

revisões, a loja também precisou

intensificar o trabalho com

horas extras de colaboradores,

principalmente da assistência

técnica. “Mas esse não foi um

problema, pelo contrário. Posso

afirmar que todo o investimento

foi pequeno pelo tanto que o

faturamento aumentou. Ações

como a Quinzena da Manutenção só

trazem benefícios”, conclui Tortelli.

A campanha acontece de 1º de janeiro a 30 de junho de 2019.

conexão|20

melhores práticas

Page 21: segurança em primeiro lugar: produtos e peças originais sempre

Outro fator que colabora para o sucesso da ação

é o investimento em divulgação: anúncios

na mídia local, uso das redes sociais e até mesmo ligação para os clientes.

A promoção gera fluxo de clientes antigos e

potenciais para o ponto de venda. Com isso,

a comercialização de outros itens, inclusive de máquinas, é facilitada.

Trata-se de uma oportunidade de aproximar o ponto de venda dos seus clientes, mostrando que a loja se preocupa com a satisfação dos consumidores,

mesmo passado muito tempo da venda do produto.

Divulgação Clientes na loja Fidelização

clientes aproveitaram para adquirir outros produtos, peças e acessórios

“Posso afirmar que todo o investimento foi pequeno pelo tanto que o faturamento aumentou. Ações como a Quinzena da Manutenção só trazem benefícios.”Valcir Tortelli, proprietário da Tortelli Motores, de Lages (SC)

O ponto de venda recebeu em torno de 300 clientes durante a Quinzena

conexão|21

Page 22: segurança em primeiro lugar: produtos e peças originais sempre

A nova campanha de mo-

tosserras já começou e

segue com o posiciona-

mento de fazer com as

melhores ferramentas, desta vez

reforçando a relação da marca com

as pessoas que utilizam esses equi-

pamentos. Com o slogan “Feitas

para quem faz”, a iniciativa ressalta

a excelência dos produtos, que

podem ser usados por quem busca

lazer, criatividade, produtividade,

eficiência ou tudo isso junto.

Além das vantagens habituais,

como parcelamento e brindes,

nesta campanha o consumidor

também concorre a 100 produtos

Gente que fazCampanha de

motosserras deste ano dá

continuidade ao posicionamento

de fazer com as melhores ferramentas,

com destaque para a relação da marca com

as pessoas.

Principais benefícios para os clientes

Principais benefícios para as lojas

• Parcelamento em 6 vezes para toda a linha de motosserras; • Parcelamento em 6 vezes sem juros para os modelos de baixa potência a combustão; • Parcelamento em 12 vezes sem entrada e sem juros para a linha a bateria; • Promoção “Compre motosserras e concorra a 100 produtos STIHL”;• Brinde: na compra de uma MS 180 ou MS 180 C-BE, o cliente ganha um misturador de combustível;• Óleo: na compra de qualquer produto STIHL a combustão, o cliente recebe uma amostra grátis de 100 ml de óleo para motor.

• Condições de parcelamento em 6x para motosserras e 6x sem juros para modelos de baixa potência;• Desconto progressivo em motosserras de alta potência; • Desconto em sabres e correntes; • Desconto por volume para lubrificantes; • Premiação especial para os vendedores;• Compra premiada: bonificação por superação; • Ação Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.

Quinzena da Manutençãoa Quinzena da Manutenção está de volta e será um atrativo e tanto para os clientes, que terão revisão gratuita para motosserras no período de 3 a 17 de junho, e para as lojas, que terão a oportunidade de venda de outros equipamentos durante a visita dos consumidores (leia mais na matéria da página 20).

STIHL. Para participar da promoção,

ele precisa comprar qualquer modelo

de motosserra, se cadastrar no hotsite

da campanha (ofertas.stihl.com.br) e

torcer para ser contemplado no sor-

teio marcado para o dia 16 de outubro.

Para as lojas, igualmente não faltam

benefícios: descontos e mais uma vez

a ação Grande Prêmio do Brasil de

Fórmula 1, que irá gratificar as oito

lojas que comprarem a maior quan-

tidade de litros de lubrificantes no

período da campanha. Os vencedores

ganharão ingressos para a área VIP

Paddock no evento, que será realiza-

do no autódromo de Interlagos, em

São Paulo (SP), em novembro.

1ª etapa: de 1° de abril a 30 de junho2ª etapa: de 1° de julho a 30 de setembro

Etapas da campanha

conexão|22

campanha

Page 23: segurança em primeiro lugar: produtos e peças originais sempre

Informações

acesse o hotsite da campanha e compartilhe com seus clientes:www.ofertas.stihl.com.br

+

Kit PDVForam desenvolvidos kits de visual merchandising para ajudar na divulgação da campanha. São diversas peças para você e sua equipe fazerem bonito no ambiente interno da loja. Acesse o Sistema Online e adquira!

Importante!Os pontos de venda que programarem 70% do volume de máquinas referente ao mesmo período do ano anterior garantem os preços promocionais da primeira etapa da campanha para os pedidos feitos de 1o a 19 de abril, conforme modelos relacionados na Lista de Preços da campanha de Motosserras.

Tudo que é desenvolvido pela STIHL é inspirado em quem faz acontecer: clientes, rede de lojas e nossos colaboradores.

Premiação especial para os vendedores

Aqueles que tiverem feito as vendas para os clientes sorteados na promoção receberão um prêmio de R$ 300 em dinheiro – a ser depositado nas contas bancárias informadas no cadastro do Venda Premiada em outubro. Não esqueça de preencher o Comprovante de Entrega Técnica (CET) para participar!

Confira no Sistema Online o regulamento completo.

conexão|23

Page 24: segurança em primeiro lugar: produtos e peças originais sempre

No ano passado, o programa

Venda Premiada da STIHL

contemplou cerca de 1,6

mil profissionais, que

resgataram mais de 5 mil prêmios, entre

cartões-presente, eletrodomésticos,

eletrônicos, ferramentas, vestuários, etc.

Trata-se de uma iniciativa que não traz

vantagens somente aos vendedores –

também colabora para que tanto a STIHL

Vendeu, pontuou e ganhou!

Quem está na linha de frente das lojas tem no Venda Premiada um grande incentivo para ir atrás dos resultados esperados. E os números de 2018 mostram que a adesão foi recompensadora.

1.653vendedores premiados

5.212prêmios

resgatados

Clecio Rodrigues da Silva, da J. Alberto Hessel, de Epitaciolândia (AC)trocou 12.648 pontos por micro--ondas, cooler e bola de futebol.

Mariana de Fátima Rafael, da Trator Agro Implementos Agrícolas, de Mogi das Cruzes (SP)trocou 8.527 pontos por cartões-presente da Renner e do carrefour.

Renato Pereira dos Santos, da Casa do Japonês Máquinas e Peças, de Itabuna (BA)trocou 7.716 pontos por cartões-presente e vestuário.

“O programa é recompensador, pois além da minha satisfação em vender produtos STIHL, ainda ganho prêmios. Tento sempre ter boa relação com os clientes. Procuro saber as suas necessidades para indicar os produtos adequados.”

“Foi-se o tempo de os vendedores atenderem os clientes somente para uma venda. Por isso, me esforço em me aproximar deles e fidelizá--los. Outro ponto é ir aonde ele está. Fico feliz com os meus resultados no Venda Premiada. É mais um estímulo.”

“O resultado nas vendas é consequência de muito suor e trabalho e de buscar todos os dias por conhecimento. Também acho essencial realizar frequentemente visitas técnicas nos clientes. O Venda Premiada me deixa grato e feliz.”

como os pontos de venda atinjam

suas metas.

A STIHL propõe às lojas mobilizarem

cada vez mais seus colaboradores a

participarem do programa, pois, com

esta iniciativa, marca, pontos de

venda e vendedores só têm a ganhar.

Veja os depoimentos de profissio-

nais destacados no Venda Premia-

da em 2018:

conexão|24

ação de incentivo

Page 25: segurança em primeiro lugar: produtos e peças originais sempre

negócio da chinaSTIHL lança ação de incentivo que premiará lojas destaques nas campanhas de vendas com viagem para o Oriente.

Vantagens:

• Movimenta as vendas das lojas.

• Incentiva a venda com excelência, já que a Entrega Técnica é um dos requisitos para pontuação.

• Mantém ativa a relação dos vendedores com a STIHL.

Como participar:

1. Cadastre-se no Sistema Online com usuário e senha do Ponto de Venda no menu Área do Concessionário > Cadastro de Funcionários.

2. Acesse www.vendapremiadastihl.com.br, realize o cadastro preenchendo todos os campos e comece a pontuar.

Renan Malikovski Nunes, da Rota da Serra Máquinas e Motores, de Sapiranga (RS)trocou 8.608 mil pontos por um monitor de LED, faqueiro, cafeteira elétrica, xícaras, forno elétrico, teclado USB e jogo de ferramentas.

“Acredito que o resultado foi obtido devido à total atenção dada ao cliente. Esclareço todas as dúvidas e faço a demonstração dos produtos na loja ou na sua casa. O Venda Premiada é um grande incentivo que faz a diferença para nós, vendedores!”

A campanha acontece de 1º de janeiro a 30 de junho de 2019.

U ma promoção

do tamanho da

China! É o que

pode ser dito da

atual ação de incentivo da

STIHL, que premiará com

uma viagem ao país asiático

os 30 pontos de venda

participantes da 2ª etapa da

Campanha de Jardinagem

2018/2019 e da 1ª etapa da

Campanha de Motosserras

2019.

Iniciada em janeiro, a ação

ocorrerá até 30 junho e a apu-

ração dos vencedores aconte-

cerá até dia 31 do mês seguinte.

Serão premiadas

as lojas que

alcançarem:

• Maior volume de compras de unidades motoras no período de 1/1/2019 a 30/6/2019.

• Maior crescimento de unidades motoras compradas com relação ao mesmo período de 2018.

Embarque

nesta ideia!

Poderão ser premiados os proprietários das lojas (ou alguém indicado por eles, desde que faça parte do negócio STIHL).

Acesse o regulamento da promoção Viagem para a China no Sistema Online.

conexão|25

Page 26: segurança em primeiro lugar: produtos e peças originais sempre

Quase 70 anos caminhando juntos

Anos 50

Lado a lado com a stihL

A família Karl Kurz foi pioneira na venda de produtos da STIHL no Brasil e sua história se mescla com a evolução da marca no País.

Uma viagem que fez a diferença!É o que se pode dizer da visita do senhor Karl Kurz à alemanha, em 1950, para participar da Feira de Hannover. Lá, ele conheceu Andreas Stihl, ficando amigo dele e iniciando uma parceria de negócios que dura até hoje por meio de sua loja. Karl, que era alemão e vivia no Brasil, iniciou a comercialização das motosserras da marca StIHL pelo

Dora Hellen Kurz, esposa de Karl, com uma motosserra StIHL

Karl Kurz demonstrando uma motosserra StIHL

País. “as primeiras máquinas foram as famosas BDN (operada por dois homens) e BLK (um homem). Elas tornaram-se tão raras que hoje fazem parte do acervo de equipamentos da StIHL - foram doadas ao acervo por nós - em São Leopoldo (RS)”, conta orgulhoso Renato azevedo, 72 anos, neto de Karl e atual proprietário da concessionária Elite Karl Kurz Máquinas agrícolas.

De geração em geraçãoNo início, as vendas eram realizadas de porta em porta aos clientes de Minas Gerais e Espírito Santo. Os primeiros compradores foram a cia. agrícola e Florestal Santa Bárbara e Manesmann. a segunda geração do comando do empreendimento teve a liderança de Raymundo azevedo, genro de Karl Kurz, casado com sua filha, Ilse

conexão|26

sua história faz a nossa história

Page 27: segurança em primeiro lugar: produtos e peças originais sempre

Anos 70

Suzanne de azevedo. Já Renato azevedo, filho de Raymundo e Ilse, começou a trabalhar na empresa em 1967 e, no ano de 1969, ajudou a abrir a primeira loja de máquinas StIHL no Brasil, no Rio de Janeiro (RJ), local onde permanece até hoje. “também tive a oportunidade de conhecer e trabalhar na matriz da STIHL, atuando nas oficinas, no processo produtivo e nas revendas da alemanha e na áustria”, conta Renato. Durante muitos anos, a família contou com o apoio do colaborador Leopoldo

dos Santos, que trabalhou na Karl Kurz até abril deste ano, quando infelizmente veio a falecer.

histórias que se cruzamEle recorda da parceria com a concessionária casa do Pica-Pau:“Essa histórica e grande revenda da StIHL foi cliente, nos seus primórdios, da nossa empresa. Lembro do senhor Luiz Höhl, com seu fusca azul, comprando máquinas e acomodando no próprio veículo para seguir

“A história da STIHL no Brasil é a minha história!”

Renato Azevedo,proprietário da Karl Kurz Máquinas agrícolas

Karl Kurz na inauguração da pedra fundamental da fábrica da StIHL em São Leopoldo (RS)

Renato azevedo com Peter Stihl

Renato também trabalhou na STIHL Alemanha

viagem”.Sobre a StIHL hoje, ele destaca a inovação como principal característica. H oje, temos as ferramentas a bateria, que, com certeza, são o futuro do mercado.”Por fim, Renato faz um relato emocionado: “a história da StIHL no Brasil é a minha história! Faz parte da trajetória de minha família e de muitos funcionários, que, ao longo de tantos anos, se dedicaram a construir o seu sucesso e o da Empresa no Brasil”.

Envie um breve relato da sua trajetória para conexã[email protected]. O Comitê Editorial irá avaliar as sugestões recebidas para posterior divulgação na revista. Participe! Afinal, a sua história faz a nossa história.

Também queremos contar a sua história

conexão|27

Page 28: segurança em primeiro lugar: produtos e peças originais sempre

5 passos para vender mais e melhorConfira dicas do especialista em vendas Eduardo Tevah para fazer a diferença na argumentação com o cliente.

1seja um verdadeiro consultor de vendasO cliente não vê com bons olhos ser atendido por alguém preocupado somente com a venda em si. É preciso atuar como um consultor, procurando entender as demandas reais do seu interlocutor e, a partir disso, sugerir a melhor solução. assim, não mostre nada sem antes ter feito boas perguntas compreendendo quais são as “dores” de seu cliente. Feito isso, mostre que você é um profundo conhecedor do produto, uma verdadeira autoridade que ajuda o consumidor a fazer a melhor compra possível.

3trabalhar a extensão de linha de produtosMais de 80% dos vendedores não têm habilidade para trabalhar a extensão de linha, ou seja, a venda casada. Se o comprador confirma o pedido, se apressam em fechar o negócio. Não tenha medo! aproveite o momento e ofereça outros produtos, de preferência com alguma vantagem comercial. Pesquise o histórico de aquisições do cliente para ver se ele ainda não tem alguns dos produtos da loja e cite exemplos de outros consumidores que usaram o equipamento e não se arrependeram.

4Divulgue o valor agregado no produtoO ideal é falar do valor agregado antes de comunicar o preço. Isso direciona o cliente para os benefícios que terá em adquirir a mercadoria. além disso, não é verdade que sempre optará pelo mais barato. Desejará, sim, combinar custo e qualidade. De acordo com pesquisas da Revista Venda Mais, primeiramente, o consumidor prioriza a marca e seus atrativos, depois o atendimento e somente no final o preço.

5tenha atitude de vendedor- Prospecte novos clientes e tente recuperar e fidelizar os mais antigos. Visite-os.- Entenda que, em um momento de crise econômica, é preciso trabalhar mais a fim de obter os resultados alcançados anteriormente.- conscientize-se da necessidade de se atualizar e se capacitar. Leia livros e assista a vídeos sobre o assunto. Em vendas, não há lugar para amadores.- tenha foco no cliente!

2construa relacionamentos com os clientesNão adianta só entender de produto, é necessário também entender de gente. O vendedor deve se tornar aquela pessoa que o comprador gosta de ter por perto. Simpatia e atenção são fundamentais. Venda exige habilidade de relacionamento, por isso faça amigos enquanto faz negócios! Outra dica: não entre em contato somente quando quiser sugerir um negócio. Um bom profissional também faz contato com o cliente após a venda para saber se os produtos estão de acordo com suas necessidades.

“O vendedor deve se tornar aquela pessoa que o cliente gosta de ter por perto.”

Eduardo Tevah, empresário e escritor especialista em vendas

conexão|28

oportunidade

Page 29: segurança em primeiro lugar: produtos e peças originais sempre

Chocolate sem culpa É complicado resistir ao chocolate, não é mesmo?

Mas engana-se quem pensa que chocolate tem pouco valor nutritivo. Há opções mais saudáveis no mercado do que as

tradicionais. Basta pesquisar e buscar orientação profissional.

Se consumido moderadamente, o chocolate rico em cacau pode trazer benefícios à saúde. O cacau é um potente antioxidante por ser forte em flavonoides, que ajudam a neutralizar a ação dos radicais livres. Para esse benefício ser efetivo, o fruto deve estar em concentração acima de 50% nos chocolates (tipos meio amargo e amargo).

1

2Ainda mais saudáveis, as versões com concentrações acima de 70% (chocolates amargos) têm o triptofano na sua composição, um aminoácido presente nas sementes de cacau. Esse aminoácido essencial ajuda a sintetizar a serotonina e melhorar o humor.

O chocolate funcional é de alto valor nutritivo, porque conta com fibras, antioxidantes, adoçantes naturais (stevia, xylitol), e na maioria deles sem glúten e lactose. Entre seus componentes, também são adicionados outros ingredientes com benefícios para a saúde, tais como gojiberry (fruto rico em vitamina C) e polidextrose (fibra alimentar).

3

Tipos de chocolate no Brasil:ao leite: possui 20-40% de cacau. O restante é açúcar e outros ingredientes.

Branco: não tem cacau na sua composição, apenas manteiga de cacau.

meio amargo: conta com pelo menos 40% de cacau em sua composição. Possui menos leite e açúcar do que o tipo ao leite.

amargo: com mais 70% de cacau, esse tipo não contém leite e tem menos açúcar e gorduras do que os demais.

Diet: sem adição de açúcares, é próprio para pessoas com diabetes.

Fonte: Nutricionista Greice de Brito Barichello | CRN2/9292

conexão|29

saúde

Page 30: segurança em primeiro lugar: produtos e peças originais sempre

1. Eliete Alcântara, que é sócia da Concessionária Elite Agroam, com Lília Alcântara e equipe

2. Jander Lúcio Silveira e Esposa, sócios da Agronossa, e equipe

3. Alberto Melo, da Eletro Simples Benjamim, e equipe

4. Maura Regina Cavalcante, sócia da Concessionária Elite Maquipel, e equipe

5. Ervi Bianch, sócio da Agrominas, e equipe

6. Yoichi Abematsu e Adalberto da Costa, Gerentes da TV Lar, e equipe

7. Roberto Silveira Lima, Proprietário da Volkar Home Center, e equipe

8. Colaboradores da concessionária Motonorte

9. João Carlos Garcia, Sócio da Concessionária Elite Casa Paraíba, e equipe

10. Dario Coimbra e Maura Regina, sócios da Concessionária Elite Maquipel, e equipe

1manaus (am)

3Benjamin constant (am)

2Boa Vista (rr)

5Boa Vista (rr)

4itacoatiara (am)

6manaus (am)

9Boa Vista (rr)

8manaus (am)7manacapuru (am)

sem fronteirasConfira as recentes visitas de Romário Britto, Vice-Presidente de Marketing e Vendas, a lojas do Brasil acompanhado do Presidente Cláudio Guenther, Gerentes de Vendas André Zanetti e Ricardo Melnick e Gerente de Marketing Rafael Zanoni, além dos consultores Maurício Sávio, Thiago Merljak, Sidinei Souza e Getúlio Fanezze.

10manaus (am)

conexão|30

giro pelo Brasil

Page 31: segurança em primeiro lugar: produtos e peças originais sempre

11rio preto da eva (am)

14autazes (am) 15nova olinda do norte (am)

12Urucurituba (am)

13autazes (am)

19chapecó (rs) 20chapecó (rs)

16passo Fundo (rs) 17Lajeado (rs)

18chapecó (rs)

11. Irandir Palheta, Gerente da Agroam, e Evaldo Rocha, Vendedor Externo, e equipe

12. Afrânio Lucena, Proprietário da Lucena Material de Construção, e equipe

13. Robson José, Proprietário da Clara Eletro, e equipe

14. Aroldo Pinheiro, Proprietário da A P Cruz, e equipe

15. Eliel Ribeiro, Gerente da Clara Eletro Nova Olinda do Norte, e equipe

16. Milton Marcondes, Diretor, e Diego Marcondes, Gerente geral da Concessionária Elite Amérika Máqunas, e equipe

17. Luis Bianchini, Proprietário da Concessionária Elite Santa Clara Máquinas, e equipe

18. José Bianchi, Proprietário da Concessionária Elite Bimagril, e equipe

19. Luiz Felipe Concatto, Diretor, e Marcos Sulzbach, Gerente da Maqdima, e equipe

20. Valmor Bernardi, Comprador STIHL, e Luiz Brunetto, Proprietário da Concessionária Elite Dimaq, e equipe

conexão|31

Page 32: segurança em primeiro lugar: produtos e peças originais sempre

21erechim (rs) 22campo mourão (pr)

23Boa Vista (rr)

24cascavel (pr)

25Guaxupé (mG)

21. Matheus, Luciana e Alexandre Weschenfelder, Proprietário da Concessionária Elite Weschenfelder

22. Dia de campo da Cooperativa Coamo

23. Francisco Edvaldo, Proprietário da Concessionária Elite Brasil Exportação Importação, e equipe

24. STIHL mais uma vez esteve na ShowRural Coopavel, que neste ano reuniu quase 300 milvisitantes

25. Estande da marca na Femagri – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas

conexão|32

giro pelo Brasil

Page 33: segurança em primeiro lugar: produtos e peças originais sempre

Quer aparecer nesta seção? tire uma foto e publique nas redes sociais com a hashtag #conexaostihl. as imagens selecionadas pelo conselho editorial serão divulgadas na próxima edição.

Siga no Instagram

@stihloficial

+

Curta no Facebook

/STIHLBrasilOficial

+

1. Em benefício da população: a Getúlio Máquinas realizou a entrega de duas motosserras, modelos MS 180 e MS 260, para a Defesa Civil do municí

2. Carro cheio! Entrega pela Equilíbrio Insumos Agrícolas de cinco FS 220 com conjunto de corte Trimcut

3. Como é tradição, a Loja Dismafe Ferramentas se preparou para a Expolondrina, de 5 a 14 de abril

4. Vendedores da Nogueira prontos para atender os clientes na loja

5. Para recordar: A parceria entre STIHL e Castrol levou concessionários da Agro Comercial São José (AC), Casmape (PA), Cordeiro (SP), GMAC (AC), Jamail (SC), Renamaq (SP), Roani Com. de Máquinas Ltda. (SC) e Sertão (MS) para assistir ao Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, no dia 11 em novembro, no Autódromo de Interlagos. Quem sabe você não é o próximo neste ano?

1

3 4

5

2estrela (rs)

Londrina (pr) nova mamoré (ro)

são paulo (sp)

mogi mirim (sp)

conexão|33

conectados

Page 34: segurança em primeiro lugar: produtos e peças originais sempre

Prefira fotografar durante o dia e em lugares claros. Uma boa iluminação é essencial para uma boa foto.

Procure tirar fotos do

produto sendo manuseado/

segurado por alguém. Se for uma utilização real, confirme se o operador

está com o EPI apropriado.

Em fotos com pessoas, cuide para não fazer

o corte na linha exata do joelho,

tornozelo, pulso ou cotovelo.

tire várias imagens do mesmo produto, cenário ou pessoas, para escolher as melhores. Sempre há aquela que fica de olho fechado ou semblante muito sério.

Evite cenários em que apareçam materiais de limpeza, paredes em mau estado, extintor de incêndio ou qualquer elemento que não contribua com a foto.

Fazer mais – e melhor

Cláudio Guenther,

Presidente da STIHL

Otimização de custos. A meta não é

novidade, porém ela continuará a ser

perseguida pela maioria dos brasileiros

em 2019. A expectativa é positiva para os

próximos meses com o aquecimento da

economia, mas a população e as empresas

ainda enfrentam os impactos dos últimos

anos, que não foram fáceis.

No entanto, a história recente mostra

que é possível crescer mesmo com as

adversidades do mercado quando se

trabalha com inovação, criatividade e,

sobretudo, empreendedorismo. Você sabia

que o programa de mensagens WhatsApp

e a plataforma de aluguel de imóveis

Airbnb surgiram no auge da crise do final

da década passada? Foram oportunidades

vislumbradas por pessoas que fazem

acontecer e não ficam lamentando

dificuldades: partem para a ação.

Esse mesmo sentimento de inquietude

deve fazer parte do dia a dia de todas

as nossas lojas, trabalhando com garra

e ousadia para promover vendas, se

aproximar de clientes, pensar e identificar

novos negócios – inclusive alternativas e

novas aplicações de produtos.

Vamos juntos fazer a diferença e alcançar

ainda mais sucesso dessa forma.

Um grande abraço!

Como tirar boas fotos para postar nas redes sociaisFacebook, Instagram e outras plataformas são muito usadas por

consumidores para localizar produtos e serviços que pretendem

adquirir. Por causa disso, os pontos de venda precisam seguir a máxima

do “uma imagem vale por mil palavras”, cuidando da qualidade das

fotos postadas. Se não for possível contratar um fotógrafo profissional,

algumas regras básicas podem ajudar:

Saiba +

Fique atento ao foco da imagem e selecione a opção para alta resolução. Prefira câmeras semi ou profissionais. No caso de celulares, opte pelos modelos com câmeras mais modernas. acesse o tutorial que explica como tirar boas fotos pelo celular.

Utilize a regra dos três terços para encontrar o ponto que terá maior atenção para quem está vendo a foto.acesse o vídeo que explica como funciona.

goo.gl/Yczc8V

goo.gl/pcx5mK

stihloficial Mulher trabalhando com motosserra? Mas é claro que sim! A linha de produtos a bateria STIHL garante mais praticidade, leveza e tecnologia inovadora. Perfeita para todo mundo que quer fazer dias mais verdes. ;) #bateriasSTIHL #STIHLBrasil #diasmaisverdes

885 curtidas

conexão|34

carta do presidente online

Page 35: segurança em primeiro lugar: produtos e peças originais sempre

painel

Encontro de Marketing e Vendas: área comercial da STIHL reunida em janeiro para avaliar o ano que passou e alinhar as estratégias para 2019

conexão|35

painel

Page 36: segurança em primeiro lugar: produtos e peças originais sempre