3
SEMANA DA ÁGUA DISCUTE REVITALIZAÇÃO DO CÓRREGO DA ÁGUA QUENTE Dentro da programação da Semana Mundial da Água, organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia de São Carlos, em comemoração ao Dia Mundial da Água, criado pela ONU no dia 22 de março de 1992, foi ministrada nesta terça-feira (21), no auditório do Paço Municipal, palestra com o geólogo Marcelo Roselli sobre o Projeto da Revitalização do Córrego da Água Quente. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia o projeto é antigo, porém foi retomado pela atual gestão. “O Projeto do Córrego da Água Quente abrange tanto as obrigações e exigências do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), de 2003, como da sentença do aterro do Cidade Aracy e sentença do aterro da antiga entulheira”, informa José Galizia Tundisi lembrando que está previsto a revegetação e melhorias na qualidade da água. O Projeto também é composto por um Plano de Macro Drenagem da Bacia Hidrográfica, Plano de Recuperação Ambiental e Paisagística das Margens do Córrego Água Quente, 1 / 3

SEMANA DA ÁGUA DISCUTE REVITALIZAÇÃO DO CÓRREGO DA ÁGUA QUENTE · da Revitalização do Córrego da Água Quente. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Sustentável,

Embed Size (px)

Citation preview

SEMANA DA ÁGUA DISCUTE REVITALIZAÇÃO DO CÓRREGO DA ÁGUA QUENTE

Dentro da programação da Semana Mundial da Água, organizada pela Secretaria deDesenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia de São Carlos, em comemoração ao DiaMundial da Água, criado pela ONU no dia 22 de março de 1992, foi ministrada nesta terça-feira(21), no auditório do Paço Municipal, palestra com o geólogo Marcelo Roselli sobre o Projetoda Revitalização do Córrego da Água Quente.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia o projetoé antigo, porém foi retomado pela atual gestão. “O Projeto do Córrego da Água Quenteabrange tanto as obrigações e exigências do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), de 2003,como da sentença do aterro do Cidade Aracy e sentença do aterro da antiga entulheira”,informa José Galizia Tundisi lembrando que está previsto a revegetação e melhorias naqualidade da água.

O Projeto também é composto por um Plano de Macro Drenagem da Bacia Hidrográfica,Plano de Recuperação Ambiental e Paisagística das Margens do Córrego Água Quente,

1 / 3

SEMANA DA ÁGUA DISCUTE REVITALIZAÇÃO DO CÓRREGO DA ÁGUA QUENTE

incluindo as áreas públicas adjacentes e as áreas de preservação permanente de propriedadeprivada e o Plano de Monitoramento Instrumental da Bacia Hidrográfica.

Segundo Marcelo Roselli o projeto é bem mais abrangente com relação ao que estabelece oTAC. “Está previsto o cálculo hidrológico das vazões ao longo do córrego, avaliação dostrechos críticos de alagamento, erosão e assoreamento, além de avaliação geotécnica do doloe dos taludes, além de monitoramento das vazões hidrológicas e da qualidade das águas,inclusive do lençol freático”, afirma o geólogo.

Fazem parte do Núcleo Gestor do Projeto, além da Secretaria de DesenvolvimentoSustentável, Ciência, Tecnologia, as secretarias de Habitação e Desenvolvimento Urbano,Educação, Obras Públicas, Serviços Públicos, Agricultura e Abastecimento, Comunicação,SAAE, Defesa Civil e Vigilância Sanitária.

Nesta quarta-feira (22), ainda dentro da programação da Semana da Água, o tema seráParques Florestais Urbanos, com palestra ministrada pelo engenheiro florestal Daniel TonelliCaiche, a partir das 9h, também no auditório do Paço Municipal.

 

 

 

 

 

2 / 3

SEMANA DA ÁGUA DISCUTE REVITALIZAÇÃO DO CÓRREGO DA ÁGUA QUENTE

 

 

 

 

 

3 / 3