14
SEMANA DE ARTE MODERNA

Semana de arte moderna

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Slide sobre a Semana de arte moderna

Citation preview

Page 1: Semana de arte moderna

SEMANA DE ARTE MODERNA

Page 2: Semana de arte moderna

SEMANA DE ARTE MODERNA

• A Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22, ocorreu em São Paulo no ano de 1922, nos dias 13 a 17 de fevereiro, no Teatro Municipal da cidade.

• Apesar do designativo "semana", o evento ocorreu em três dias. Cada dia da semana trabalhou um aspecto cultural: pintura e escultura,poesia, literatura e música. O evento marcou o início do modernismo no Brasil e tornou-se referência cultural do século XX.

Page 3: Semana de arte moderna

CAPA DO CATÁLOGO DA SEMANA DA ARTE MODERNA.

Page 4: Semana de arte moderna

ORIGENS

• A Semana de Arte moderna ocorreu em uma época cheia de turbulências políticas, sociais, econômicas e culturais. As novas vanguardas estéticas surgiam e o mundo se espantava com as novas linguagens desprovidas de regras. Alvo de críticas e em parte ignorada, a Semana não foi bem entendida em sua época

• Seu objetivo era renovar o ambiente artístico e cultural da cidade com "a perfeita demonstração do que há em nosso meio em escultura, arquitetura, música e literatura sob o ponto de vista rigorosamente atual", como informava o Correio Paulistano, órgão do partido governista paulista, em 29 de janeiro de 1922.

Page 5: Semana de arte moderna

PARTICIPANTES

• Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos, Tarsila do Amaral, Tácito de Almeida, Di Cavalcanti, entre outros.

• O grupo formado por Oswald de Andrade, Guilherme de Almeida, Menotti del Picchia, Di Cavalcante e Mário de Andrade, organizou uma série de conferências, exposições e concertos para divulgar as novas posturas estéticas que eles já discutiam havia anos.

Page 6: Semana de arte moderna

Mário de Andrade (primeiro à esquerda, no alto), Rubens Borba de Moraes (sentado, segundo da esquerda para a direita) e outros modernistas em 1922, dentre os quais (não identificados) Tácito, Baby, Mário de Almeida e Guilherme de Almeida e Yan de Almeida Prado.

Page 7: Semana de arte moderna

VAIAS, RELINCHOS E MIADOS: O ESPANTO DO PÚBLICO• Na noite de 13 de fevereiro, a elite paulistana

compareceu em peso ao Teatro Municipal, alugado por 847 mil réis (algo próximo a R$ 20.000,00), para assistir à conferência de abertura, feita por Graça Aranha.

A confusão aconteceu na segunda noite (15 de fevereiro). Menotti del Picchia, reagindo à reprovação da plateia, afirmou que os conservadores provavelmente desejavam força-los enforca-los “um a um”. Quando Ronald de Carvalho leu o poema “Os sapos”, no qual Manuel Bandeira critica a estética parnasiana, a agitação virou confusão.

Page 8: Semana de arte moderna

CARTAZ ANUNCIANDO OÚLTIMO DIA DA SEMANA.

Page 9: Semana de arte moderna

ULTIMO DIA DO EVENTO

• 17 de fevereiro (Sexta-feira) O dia mais tranquilo da semana, apresentações musicais de Villa-Lobos, com participação de vários músicos. O público em número reduzido, portava-se com mais respeito, até que Villa-Lobos entra de casaca, mas com um pé calçado com um sapato, e outro com chinelo; o público interpreta a atitude como futurista e desrespeitosa e vaia o artista impiedosamente. Mais tarde, o maestro explicaria que não se tratava de modismo e, sim, de um calo inflamado…

Page 10: Semana de arte moderna

IMPORTANTES FIGURAS DO MODERNISMO, EM 1922. MÁRIO DE ANDRADE (SENTADO), ANITA MALFATTI(SENTADA, AO CENTRO) EZINA AITA (À ESQUERDA DE ANITA).

Page 11: Semana de arte moderna

DA ESQUERDA PARA A DIREITA: PAGU, ELSIE LESSA, TARSILA DO AMARAL, ANITA MALFATTI, EEUGÊNIA, ÁLVARO MOREYRA

Page 12: Semana de arte moderna

ABAPORU

Autor: Tarsila do Amaral(`Participante da Semana de Arte Moderna)

Ano: 1928

Técnica: óleo sobre tela

Dimensões: 85 cm × 73 cm

Localização: Museu de arte latino-americanade Buenos Aires (MALBA)

Page 13: Semana de arte moderna

RESULTADO DA SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922

Início da consolidação do modernismo no Brasil e ruptura com movimentos anteriores.

Page 14: Semana de arte moderna

REFERÊNCIAS

• M. ABAURRE ,Maria Luiza; M. ABAURRE, Maria Bernadete; PONTARA, Marcela: Português, contexto, interlocução e sentido. 1ª edição, São Paulo, 2008.

• Wikipédia, a enciclopédia livre, disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Abaporu>