7
Designers Seminários: Conceitos e Práticas do Design Nome : Diego Bueno Professor: Jean Fabyano Andrighi Matéria: Seminários: Conceitos e Práticas do Design Curso: Design | Fase: 2ª

SEMINÁRIOS: CONCEITOS E PRÁTICAS DO DESIGN

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Trabalho: DIEGO BUENO Professor: JEAN FABYANO ANDRIGHI Curso: Desgin | 2ª fase CATÓLICA DE SANTA CATARINA

Citation preview

Page 1: SEMINÁRIOS: CONCEITOS E PRÁTICAS DO DESIGN

DesignersSeminários: Conceitos e Práticas do Design

Nome : Diego BuenoProfessor: Jean Fabyano AndrighiMatéria: Seminários: Conceitos e Práticas do DesignCurso: Design | Fase: 2ª

Page 2: SEMINÁRIOS: CONCEITOS E PRÁTICAS DO DESIGN

DesignersSeminários: Conceitos e Práticas do Design

Nome : Diego BuenoProfessor: Jean Fabyano AndrighiMatéria: Seminários: Conceitos e Práticas do DesignCurso: Design | Fase: 2ª

Dunne & Raby usar o projeto como um meio para estimular a discussão e o debate entre os designers da indústria, e o público sobre as implicações sociais, culturais e éticos das tecnologias existentes e emergentes. Ele recebeu o Prêmio Sir Misha Black para Inovação em Educação de Design em 2009. Ela ensinou Arquitetura mais de 10 anos antes de ensinar Interações em Design.

Page 3: SEMINÁRIOS: CONCEITOS E PRÁTICAS DO DESIGN

•Biografia

Anthony é professor e chefe do departa-mento de Interações de Design no Royal College of Art em Londres.

Ele estudou Desenho Industrial na RCA antes de trabalhar na Sony Design em Tokyo.

Ao retornar a Londres, ele completou um doutorado em Computer Design de Rela-cionados no RCA.

Ele foi membro fundador do Estúdio de Pesquisa CRD onde ele trabalhou como Senior Research Fellow líder e projectos da UE de investigação financiados pela indústria.

Ele recebeu o Prêmio Sir Misha Black para Inovação em Educação de Design em 2009.

Fiona Raby estudou arquitetura na RCA antes de trabalhar para Kei’ichi Irie Archi-tects em Tóquio.

Ela também possui um Mestrado em De-sign Computer Related da RCA.

Ela foi membro fundador do Estúdio de Pesquisa CRD onde ela trabalhou como Senior Research Fellow principais proje-tos de pesquisa financiados com recur-sos externos.

Ela ensinou Arquitetura mais de 10 anos antes de ensinar Interações em Design.

• Fiona Raby

• Anthony Dunne

Page 4: SEMINÁRIOS: CONCEITOS E PRÁTICAS DO DESIGN

•Dunne e Raby

Dunne & Raby usar o projeto como um meio para estimular a discussão e o debate entre os designers da indústria, e o público sobre as impli-cações sociais, culturais e éticos das tecnologias existentes e emergentes.

Seus projetos incluem, Tales hertzianas, uma combinação de ensaios e propostas de design explorando possibilidades estéticas e críticas de produ-tos eletrônicos (MIT Press 2005); Placebo, uma coleção de objetos eletrônicos explorando bem-estar em relação aos campos electromagnéticos domésti-cos (2001), e Série Sonhos tecnológica: no.1, Robôs (2007). Design Noir: A Vida Secreta dos objetos eletrônicos foi publicado pela Birkhauser em 2001.

Seu trabalho tem sido exibido e publicado internacionalmente e está nas coleções permanentes do MOMA, o Museu Victoria & Albert, Frac Ile-de-France e Fnac (Fond national d’art contemain), bem como várias coleções particulares.

Como autores de Tales hertzianas e Noir design são mais responsáveis por popularizar a idéia de crítica do projecto, onde os objetos são usa-dos como ferramentas de conscientização e reflexão sobre questões em grande parte em torno das implicações de tecnologias existentes e futuras.

“Como designers, devemos tentar influenciar o modo como a ciência se torna a tecnologia”.Anthony Dunne

“Muitas empresas são dirigidas por homens geeky. Se as mulheres fizeram mais em campo, objetos eletrônicos seriam mais convincente. “

Fiona Raby

Page 5: SEMINÁRIOS: CONCEITOS E PRÁTICAS DO DESIGN

Definição de Design Crítico segundo Anthony Dunne & Fiona Raby:

“O Design Crítico utiliza propostas de design para desa-fiar suposições especulativas estreitas, preconceitos e dados conhecidos sobre o papel que os produtos de-sempenham na vida cotidiana. É mais uma atitude que qualquer outra coisa, uma posição ao invés de um método.

Há muitas pessoas fazendo isso que nunca ouviram falar do termo Design Crítico e que têm sua própria maneira de descrever o que eles fazem. Nomeá-lo como Design Críti-co é simplesmente uma maneira útil de fazer esta ativi-dade se torna mais visível e alvo de discussão e debate.

O termo Design Crítico foi usado pela primeira vez no livro Hertzian Tales (1999) de Anthony Dunne e posteri-ormente em Design Noir (2001). Desde então, muitas out-ras pessoas têm desenvolvido suas próprias variações.

O design como crítica já existia antes sob aparências di-versas. O Radical Design italiano da década de 1970 foi altamente crítico com os valores sociais predomi-nantes e as ideologias de design, o design crítico baseia-se nessa atitude e estende-o para o mundo de hoje.

•Design Crítico

Page 6: SEMINÁRIOS: CONCEITOS E PRÁTICAS DO DESIGN

•Trabalhos e Projetos

DR

Page 7: SEMINÁRIOS: CONCEITOS E PRÁTICAS DO DESIGN

•Referências

http://www.dunneandraby.co.uk/content/biography http://www.immortalitymedicine.tv/anatomy/teddy-bear-bloodbag.phphttp://www.ok-do.eu/articles/dreaming-objects-a-meeting-with-anthony-dunne-and-fiona-raby/http://www.dunneandraby.co.uk/content/books/88/0http://www.dunneandraby.co.uk/content/books/90/0http://www.dunneandraby.co.uk/content/books/66/0http://www.dunneandraby.co.uk/content/books/89/0http://www.dunneandraby.co.uk/content/books/399/0http://www.dunneandraby.co.uk/content/books/397/0http://www.dunneandraby.co.uk/content/books/396/0http://www.dunneandraby.co.uk/content/projects/526/0http://www.dunneandraby.co.uk/content/projects/69/0http://www.dunneandraby.co.uk/content/projects/10/0http://www.dunneandraby.co.uk/content/projects/525/0http://www.dunneandraby.co.uk/content/projects/75/0http://core77.com/blog/broadcasts/core77_broadcasts_anthony_dunne_fiona_raby_inter-viewed_by_bruce_tharp_8433.asp