92

SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

Embed Size (px)

DESCRIPTION

O SENAI MIX DESIGN - Inspirações para Calçados, Bolsas e Artefatos é um book de inspirações com foco em pesquisas para a captação da essência brasileira alinhada às macrotendências globais.

Citation preview

Page 1: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14
Page 2: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14
Page 3: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

introdução: tempo

13

33

53

73

07

cartela base

80

memóriamovimento 1

momentomovimento 2

método mix

visão inspiracional

visão estratégica

maturidademovimento 3

16) conexões | 18) inspirações | 21) couros | 24) cartela de cores

36) conexões | 38) inspirações | 41) couros | 44) cartela de cores

56) conexões | 58) inspirações | 61) couros | 64) cartela de cores

74) cartela de cores | 77) couros

Page 4: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

Núcleo de Tecnologia e Design do Couro e do CalçadoAvenida Presidente Vargas, 2500 - Franca/SP(16) 3727-1101 - www.sp.senai.br/francaCoordenador de Design: Walter Vicente Ferreira

realização

Centro de Treinamento Senai “Avak Bedouian”

Birigüi / SP - www.sp.senai.br/birigui

Diretor: Hélio Hideyo Uchiyama

Centro de Treinamento Senai “Edward Sávio”

Jaú / SP - www.sp.senai.br/jau

Diretor: Laerte Padilha Lozigia

Centro de Treinamento Senai “Geraldo V. Martins”

Santa Cruz do Rio Pardo / SP - www.sp.senai.br/santacruz

Diretor: Durval da Silva Guimarães

Escola Senai “Márcio Bagueira Leal”

Franca / SP - www.sp.senai.br/franca

Diretor: Fábio Sergio Carrion

Escola Senai “Maria Angelina V. A. Francheschini”

São Paulo / SP - www.sp.senai.br/artefatosdecouro

Diretor: Renato Daracdjian

Escola Senai “Santo Paschoal Crepaldi”

Presidente Prudente/SP - www.sp.senai.br/presidenteprudente

Diretor: Sebastião Roberto de Andrade

unidades senai-sp participantes

Affare LaserCurtume Santa CroceCurtume TropicalCouroquímica Couros e Acabamentos Erivelto Ricardo de Sá

Débora CatelaniFrancienne HernandesLígia Cristina VillaMelissa Bosquê Natanael MoreiraOsmar Pereira Osvalí Silvestre JúniorSalatiel RodriguesValdir GuerraVanda Romero

Marilia Freitas Firmino

Débora Catelani

pesquisas e imagens

Francienne Hernandes Getúlio Luiz dos SantosJuliana Gléria CarneiroLígia Cristina VillaMelissa Bosquê Natanael MoreiraOsmar PereiraOsvalí Silvestre Júnior Salatiel RodriguesThiago de Melo Rosa Valdir GuerraVanda Romero

criações

projeto gráfico

textos

Juliana Gléria CarneiroThiago de Melo Rosa

cartelas de cores e couros

desenvolvimentode couros

Geso Luiz Alves Júnior Leandro Herker LopesMauro André Pereira Ferrarezi

APOIO

vetorizações

Page 5: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

5

inspirações crie sua cartela

Veja as transformações das inspirações em criações conceitos, vitrinas e comerciais.

Misture cores, materiais e estampas e depois imprima, salve ou envie por e-mail o resultado.

reflexões debrasilidades

vídeoconexões

Assista ao vídeo e inspire-se nos princípios que regem os movimento.

Os três movimentos conectados ao que acontece na moda e no mundo.

Relatossobre a experiência de pesquisa nas cidades brasileiras.

Acesse o link abaixo, siga as instruções e faça o download gratuito do aplicativo Senai Mix DeSign, com conteúdo exclusivo, em seu computador (Windows ou Mac) ou tablet (iPad):

www.mixdesign.sp.senai.br

aplicativo

conteúdo digital

Page 6: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

6

mmemória momento maturidade

m m

Page 7: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

7

tempo

7

O Senai Mix DeSign Verão 2014 propõe uma reflexão sobre a importância do tempo sob dois pontos de vista: o inspira-cional e o estratégico. Posicionar-se no tempo: viver o pre-sente, se apegar ao passado ou refletir o futuro? Na moda, passado, presente e futuro caminham juntos, e esse movi-mento estratégico no tempo serve de embasamento para a criação, direcionamento e planejamento de coleções. Por tal, o Senai Mix DeSign Verão 2014 traz a informação segmentada em três movimentos: Memória, Momento e Maturidade.

A Brasilidade também é interpretada nessa edição de acordo com seu papel no decorrer do tempo. O Brasil carrega com orgulho sua Memória, e tem agora a oportunidade de mostrá-la para o mundo. A maneira como as raízes e as múlti-plas descendências se tranportaram no tempo geraram o traço de diversidade do brasileiro, ou seja, a riqueza cultural encon-trada aqui é variada e integrada de tal forma que não ocorre em nenhum outro lugar do mundo. Os diferentes costumes não se opõem, pelo contrário, convivem lado a lado formando um ce-nário típico brasileiro que tem chamado a atenção do mundo. O mercado de consumo nacional pode ser analisado por este ponto de vista, pois absorve essas origens com familiaridade e entendimento. É por esse motivo que a identidade cultural apli-cada em produtos passa a ser considerada um fator de grande relevância para seu sucesso.

O presente é o reflexo e a consequência do que foi o pas-sado. Para o Brasil, o Momento está associado à preparação, construção e estruturação, uma vez que não basta mais ser um

Page 8: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

Congresso Nacional - Brasília/DF

8

país exuberante e acolhedor, são necessá-rias organização e profissionalização, além de

prestação de serviços e ofertas de produ-tos que atendam padrões globais de qua-lidade. Esse presente, com certeza, trará

consequências para o futuro, e esta leitura deve ser feita e interpretada para que se pos-sa prospectar o cenário de Maturidade que está por vir. O acúmulo de experiências, como a Rio+20, a Copa do Mundo, e as Olimpíadas, mexe com o presente e altera a perspectiva de um futuro próspero.

Este é o cenário brasileiro ao qual se inse-rem nossas empresas e consumidores. Esses fatores interferem na maneira de planejar, pro-duzir, vender e consumir produtos, bem como no direcionamento de pesquisas e na maneira como se aplicam as informações coletadas. O Brasil nunca esteve tão em alta, o mundo nun-ca esteve tão receptivo às nossas referências, sejam culturais, comportamentais ou sociopolí-tico-econômicas.

A Memória na valorização de origens e lembranças presentes na hospitalidade do passado, o Momento de visibilidade que serve como preparação e aprendizado no presente oportuno, e a Maturidade prospectada pelas experiências vivenciadas e acumuladas, que poderão ser desfrutadas num futuro próximo, são de suma importância para a compreensão do mercado de consumo nacional.

O Senai Mix DeSign movimenta-se estra-tegicamente pelo Brasil e traz como resultado

Page 9: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

9

Ponte Hercílio Luz - Florianópolis/SC

Estação Cabo Branco - João Pessoa/PB

uma rica pesquisa com referências nacionais associadas aos três movimentos propostos. Nesta edição, foram escolhidas mais sete cida-des que passam a compor um amplo banco de dados e acervo de pesquisa. São elas:

Brasília: capital do Brasil, sede do gover-no federal, sua importância política transcende fronteiras. O planejamento urbanístico de Lúcio Costa e os traços da arquitetura moderna de Oscar Niemeyer enaltecem sua beleza. O estilo de vida merece atenção, já que possui o se-gundo maior PIB do Brasil. É uma das cidades--sede da Copa do Mundo de 2014.

Campina Grande: cidade situada no es-tado da Paraíba, é sede do “Maior São João do Mundo”, além de destino turístico oficial da Copa de 2014. É considerada um dos princi-pais polos industriais da região nordeste. A festividade, a alegria e a crença do povo nor-destino se traduzem nas celebrações e festivi-dades que ocorrem na cidade durante o mês de junho.

João Pessoa: capital do estado da Para-íba, seus ares pacatos escondem sua dimen-são. Destino turístico oficial da Copa de 2014, possui um rico acervo histórico, uma vez que é a terceira capital mais antiga do Brasil, além de ser uma das capitais de melhor qualidade de vida da região nordeste. Destaca-se também pelo seu artesanato ímpar.

Florianópolis: capital do estado de San-ta Catarina, além de ser uma metrópole, a ilha abrange vilas e lugarejos onde sobrevivem as

Sítio São João - Campina Grande/PB

Page 10: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

1010

principais manifestações do folclore e do ar-tesanato. A relação com a natureza prevalece e eleva o nível de qualidade de vida de seus moradores.

Manaus: capital do estado do Amazo-nas e principal centro financeiro, corporativo e econômico da região norte do Brasil. É uma ci-dade histórica e portuária, localizada no centro da maior floresta tropical do mundo, conhecida mundialmente, principalmente pelo seu poten-cial turístico. É uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

Parintins: município brasileiro localiza-do no interior do estado do Amazonas, pró-ximo à divisa com o estado do Pará. Trata-se de um dos pontos turísticos mais importantes da Amazônia, sendo um dos principais patri-mônios culturais da América Latina devido ao Festival Folclórico de Parintins.

Salvador: capital do estado da Bahia, é notável no Brasil pela sua gastronomia, música e arquitetura. Sua área metropolitana é a mais rica no nordeste do Brasil. Além de ser centro da cultura afro-brasileira, possui um rico acervo histórico por ser a primeira capital colonial do Brasil. É uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

Além das pesquisas nacionais, continu-am sendo realizadas as pesquisas globais, que nessa edição contemplam Londres, Paris, Mi-

Parintins/AM

Manaus/AM

Elevador Lacerda e Mercado Modelo - Salvador/BA

Wiki

pedi

a / A

gênc

ia Br

asil -

Rica

rdo

Stuc

kert/

PR

leia mais sobre as cidades em reflexões de brasilidade

no aplicativo

Page 11: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

11

lão e Firenze, incluindo as principais feiras do setor coureiro-calçadista: Pure London, Pre-mière Vision, Le Cuir, ModAmont, Anteprima e Milano Moda Unica.

Como resultado das pesquisas, o Senai Mix DeSign traz como conteúdo a visão ins-piracional e sua decodificação, ilustrando o processo criativo com exemplos de criações geradas a partir de imagens, de acordo com a seguinte metodologia proposta:

Criação Conceito: as referências encon-tradas nas imagens são aplicadas na criação com objetivo essencialmente inspiracional, conservando a integridade das formas, cores e texturas.

Criação Vitrina: nesta etapa, a criação conceito é decodificada denotando um apelo factível, porém tratando a estética e a diferen-ciação como prioridade.

Criação Comercial: gerada a partir da interpretação da criação vitrina com o objetivo de aliar padrões estéticos à viabilidade técnica, produtiva e comercial.

Esta edição também contempla em seu contéudo a visão estratégica, na qual o re-sultado das pesquisas é aplicado com foco no planejamento de coleção com a utilização do Método Mix (veja mais na página 80).

inspirações

conceito

vitrina

comercialas inspirações e suas criações conceitos, vitrinas e comerciais

no aplicativo

Page 12: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

12

Page 13: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

13

memóriamovimento 1

Page 14: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

14

memória memória memória memória memória

memória memória memória memória memória

memória memória memória memória memória

memória memória memória memória memória

memória memória memória memória memória

memória memória memória memória memória

memória memória memória memória memória

memória memória memória memória memória

memória memória memória memória memória

memória memória memória memória memória

memória memória memória memória memória

memória memória memória memória memória

memória memória memória memória memória memória

memória memória memória memória memória memória

memória memória memória memória memória memória

memória memória memória memória memória memória

memória memória memória memória memória memória

memória memória memória memória memória memória

memória memória memória memória memória memória

memória memória memória memória memória memória

memória memória memória memória memória memória

memória memória memória memória memória memória

memória memória memória memória memória memória

memória memória memória memória memória memória

Page 15: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

mem

ória

mem

ória

15

O movimento Memória caracteriza-se pelo aconchego e hospitalidade encontrados no passado. O interesse pelas raízes aflora--se cada vez mais em meio a uma sociedade insegura, pois faz parte do entendimento dos seres humanos enquanto indivíduos e peran-te o mundo. Por tal, nos encontramos inseri-dos em um cotidiano que acumula traços do passado convivendo em plena harmonia com a contemporaneidade. Esses traços nos con-tam histórias diariamente, transportam-se no tempo e fincam suas raízes no presente.

No Brasil, um país onde a base da co-lonização são as etnias indígena, portuguesa e africana, a diversidade cultural prevalece, e se enaltece quando nos deparamos com as dezenas de raças que aqui se fundiram. Em meio a tanta diversidade, as regionalidades se afloram: as origens são carregadas com identificação e orgulho e difundidas em mas-sa, transformando-se em grandes festivida-des e celebrações que misturam crenças, lendas, folclore e religiosidade. Essas mani-festações atravessam fronteiras e resgatam o passado, passam por gerações e não se perdem no tempo; pelo contrário, se fortale-cem cada vez mais como expressão cultural de extrema riqueza.

Parintins é o palco da maior manifesta-ção cultural do norte brasileiro onde acontece o Festival Folclórico de Parintins. Nele, a rivalidade dos bois Garantido e Caprichoso é encenada ao som das toadas. As lendas, os rituais indígenas e os costumes regionais se misturam trazendo à tona a vibração contagiante do povo brasileiro. Campina Grande, por sua vez, celebra em ju-nho o intitulado “Maior São João do Mundo”, no qual as honras aos santos católicos São João, Santo Antônio e São Pedro misturam crença e muita festividade ao som do forró, campeonatos de quadrilhas e comidas típicas, tendo o milho como protagonista absoluto. A valorização de nostálgicos costumes sertanejos permeia a tra-dição, culminando na união de muita fé e sim-bolismo cultural. Já o Candomblé retratado em Salvador mostra as origens africanas afloradas na forma de cultos aos orixás. Exu, Omulu, Ie-manjá, Oxalá, entre outros, as raízes étnicas se mostram fortalecidas, porém reinventadas pela mistura e ecletismo do povo brasileiro. A preser-vação das identidades e dos costumes pode ser vista também na confecção das delicadas ren-das de bilros de origem portuguesa, sendo sua produção artesanal observada em cooperativas em Florianópolis, onde rendeiras hábeis e expe-rientes semeiam a herança cultural.

Page 16: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

cone

xões

16

mem

ória

Memorial Luiz Gonzaga, Recife/PEBoneco gigante do

carnaval de Recife/PE

Selo comemorativo do centenário deLuiz Gonzaga, Campina Grande/PB

Museu Intinerante Casa de Gonzagão, Campina Grande/PB

Page 17: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

17m

emór

ia

O movimento Memória conecta-se às raízes nordestinas e homenageia o centenário de Luiz Gonzaga (13/12/1912- 02/08/1989). Um dos maiores representantes da música popular brasileira, o Rei do Baião foi responsável pela difusão e valoriza-ção da cultura nordestina no Brasil. Ele foi o primeiro músico a as-sumir a nordestinidade representada pela sanfona e pelo chapéu de couro, cantando como ninguém as alegrias e tristezas do povo sertanejo. Pernambucano nascido na cidade de Exu, é cultuado principalmente nos estados de Pernambuco e Paraíba, e, espe-cialmente em Campina Grande, onde o centenário do Velho Lua é tema e inspiração para as comemorações do Maior São João do Mundo. Sua música atemporal ecoa nos dias de hoje como um hino à cultura brasileira, e sua obra, concretizada pelo conjunto da sanfona, zabumba e triângulo, permanece imortalizada e serve de inspiração para novas vertentes musicais e artísticas.

Meu nome é Luiz Gonzaga, não sei se sou fraco ou forte, só sei que, graças a Deus, té pra nascer tive sorte, apois nasci em Pernambuco, o famoso Leão do Norte,

Nas terras do novo Exu, da fazenda Caiçara, em novecen-tos e doze, viu o mundo a minha cara,

No dia de Santa Luzia, por isso é que sou Luiz, no mês que Cristo nasceu, por isso é que sou feliz.

Luiz Gonzagaconexões com a moda e o mundo

no aplicativo

luiz gonzaga

Page 18: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

mem

ória

18as inspirações e suas criações conceitos, vitrinas e comerciais

no aplicativo

Page 19: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

19m

emór

ia

as inspirações e suas criações conceitos, vitrinas e comerciais

no aplicativo

Page 20: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

20

mem

ória

as inspirações e suas criações conceitos, vitrinas e comerciais

no aplicativo

Page 21: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

cour

os

insp

iraçõ

es

21

vitralazulejo

mem

ória

Page 22: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

22

cour

osm

emór

ia

insp

iraçõ

es

metálicotrama

Page 23: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

23m

emór

ia

chitapátina

crie sua cartela de cores e materiais

no aplicativo

Page 24: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

mem

ória

carte

la d

e co

res

Pantone® e outras marcas registradas da Pantone, Inc. são de propriedade da Pantone, Inc.

amazonitabaseada na cor Pantone® 16-5421 TPX

salmãobaseada na cor Pantone® 16-1542 TPX

botobaseada na cor Pantone® 15-1821 TPX

fúcsiabaseada na cor Pantone® 18-2143 TPX

caramelobaseada na cor Pantone® 16-1139 TPX

ferrugembaseada na cor Pantone® 18-1250 TPX

ocabaseada na cor Pantone® 19-1034 TPX

petróleobaseada na cor Pantone® 19-4326 TPX

mem

ória

24

crie sua cartela de cores e materiais

no aplicativo

Page 25: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

mem

ória

petróleo

oca

ferrugem

caramelo

fúcsia

boto

salmão

amazonita

petróleo

oca

ferrugem

caramelo

fúcsia

boto

salmão

amazonita

petróleo

oca

ferrugem

caramelo

fúcsia

boto

salmão

amazonita

petróleo

oca

ferrugem

caramelo

fúcsia

boto

salmão

amazonita

petróleo

oca

ferrugem

caramelo

fúcsia

boto

salmão

amazonita

petróleo

oca

ferrugem

caramelo

fúcsia

boto

salmão

amazonita

petróleo

oca

ferrugem

caramelo

fúcsia

boto

salmão

amazonita

petróleo

oca

ferrugem

caramelo

fúcsia

boto

salmão

amazonita

petróleo

oca

ferrugem

caramelo

fúcsia

boto

salmão

amazonita

Page 26: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14
Page 27: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

27m

emór

ia

Page 28: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

28

mem

ória

Page 29: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

29m

emór

ia

Page 30: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

30

mem

ória

Page 31: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

31m

emór

ia

Page 32: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

32

mem

ória

Page 33: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

33insp

iraçõ

esm

emór

ia

Page 34: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

mom

ento

34

Page 35: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

mom

ento

momentomovimento 2

35

Page 36: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

36

Page 37: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

37m

omen

to

O movimento Momento reflete o tempo presente, relaciona-se ao cenário de incertezas e inseguranças de uma sociedade que encarna o desejo de mudança. Traz à tona a relação de dependência entre o mundo físico e o virtual, pois estes passam a ser integrados e influen-ciados mutuamente. A velocidade do mun-do virtual recai diretamente na velocidade do consumo: reflexo disso é o consumo pautado pelo sistema fast-fashion, em que a rapidez de acesso à informação exige uma resposta rápi-da da indústria em relação ao mercado consu-midor. Observa-se também a superexploração do mundo virtual que passa a ser mais seguro e cômodo, além de infinito, potencializando sen-sações e trazendo fantasia para o dia a dia.

O momento evidencia a sociedade do medo, enclausurada em estruturas físicas e ima-ginárias. No Brasil, a proteção contra a violência passa a ser vital e influencia diretamente o mer-cado de consumo. O consumo não ostensivo e o aumento de compras via internet são reflexo disso. Outra vertente é a adição de funções ao lar, que transforma-se em local de trabalho, di-versão, entretenimento, compras, sendo que esses atos passam a acontecer em cenários cada vez mais individualizados e introspectivos, ou seja, um mercado potencial a ser explorado.

As soluções urbanas agora têm também o objetivo de trazer poesia para a vida das pes-

soas. O valor do significado de obras, ambien-tes e produtos está ligado à exploração dos sentidos em sua totalidade com intuito de des-pertar emoção e prazer. A arquitetura de Bra-sília, idealizada por Oscar Niemeyer nos anos 1950, nunca foi tão atual, com suas formas limpas e funcionais num equilíbrio perfeito com linhas orgânicas inspiradas na natureza, um tra-ço brasileiro que nunca foi tão observado quan-to agora, em um momento de alta visibilidade internacional.

No espaço urbano, o cotidiano passa a ser tela para a arte contemporânea; por exem-plo, o grafite das ruas sendo transportado para ambientes e produtos altamente sofisticados. A linguagem divertida das obras de Romero Britto sai das telas e passa a ser referência de brasili-dade com seu colorido e irreverência aplicados a diversos segmentos de produtos, inclusive na moda. A irreverência está também nas novas funções para os mesmos produtos, por exem-plo, as luminárias feitas de liquidificadores e painéis de fogões como telas penduradas na parede do Espaço Gourmet da Brastemp na Casa Cor. Neste ambiente nota-se também o hibridismo do diálogo livre entre a linguagem vintage e a contemporânea, revelando uma es-tética particular dos dias atuais. Enfim, o mo-mento é pautado pelo verbo surpreender, uma vez que a surpresa desperta a emoção.

Page 38: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

Estação Cabo Branco, João Pessoa/PB

Igreja da Pampulha, Belo Horizonte/MG

Palácio do Alvorada, Brasília/DF

Museu Oscar Niemeyer, Curitiba/PR

Cidade Administrativa, Belo Horizonte/MGcone

xões

38

mom

ento

Page 39: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

39m

omen

to

oscar niemeyer

Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein.

Oscar Niemeyerconexões com a moda e o mundo

no aplicativo

O movimento Momento conecta-se ao brilhantismo da arquitetura de Oscar Niemeyer, e homenageia o maior arqui-teto brasileiro de todos os tempos. Suas obras transportam-se no tempo de maneira ímpar e mantêm-se atuais em qualquer período, desde a década de 1940 até os dias de hoje. A ma-neira visionária de explorar as técnicas construtivas do con-creto armado lhe rendeu fama mundial, e seu traço único se faz presente em todos os cantos do Brasil, e em especial na belíssima Brasília, onde os ares modernistas e a poesia da sua arquitetura emolduram o símbolo do poder da nação brasileira. A leveza das suas formas curvas e as experiências concretas com volumes imprevisíveis transformam espaços em ambien-tes inovadores e atemporais.

Page 40: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

40

mom

ento

as inspirações e suas criações conceitos, vitrinas e comerciais

no aplicativo

Page 41: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

mom

ento

41as inspirações e suas criações conceitos, vitrinas e comerciais

no aplicativo

Page 42: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

42

mom

ento

as inspirações e suas criações conceitos, vitrinas e comerciais

no aplicativo

Page 43: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

cour

os

insp

iraçõ

es

43

emborrachadolistrado

mom

ento

Page 44: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

mom

ento

cour

osin

spira

ções

44

confeteconcreto

Page 45: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

mom

ento

45

crie sua cartela de cores e materiais

no aplicativo

rockpixel

Page 46: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

atlânticobaseada na cor Pantone® 17-4540 TPX

água-vivabaseada na cor Pantone® 12-5408 TPX

catléiabaseada na cor Pantone® 13-3405 TPX

berinjelabaseada na cor Pantone® 19-3336 TPX

cenourabaseada na cor Pantone® 17-1464 TPX

abacatebaseada na cor Pantone® 13-0550 TPX

girassolbaseada na cor Pantone® 13-0758 TPX

pinabaseada na cor Pantone® 11-0710 TPX

mom

ento

46Pantone® e outras marcas registradas da Pantone, Inc. são de propriedade da Pantone, Inc.

crie sua cartela de cores e materiais

no aplicativocarte

la d

e co

res

Page 47: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

atlântico

água-viva

pina

girassol

abacate

cenoura

berinjela

catléia

atlântico

água-viva

pina

girassol

abacate

cenoura

berinjela

catléia

atlântico

água-viva

pina

girassol

abacate

cenoura

berinjela

catléia

atlântico

água-viva

pina

girassol

abacate

cenoura

berinjela

catléia

atlântico

água-viva

pina

girassol

abacate

cenoura

berinjela

catléia

atlântico

água-viva

pina

girassol

abacate

cenoura

berinjela

catléia

atlântico

água-viva

pina

girassol

abacate

cenoura

berinjela

catléia

atlântico

água-viva

pina

girassol

abacate

cenoura

berinjela

catléia

atlântico

água-viva

pina

girassol

abacate

cenoura

berinjela

catléia

Page 48: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14
Page 49: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

49m

omen

to

Page 50: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

50

mom

ento

Page 51: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

51m

omen

to

Page 52: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

52

mom

ento

Page 53: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

53m

omen

to

Page 54: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

54

mom

ento

Page 55: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

55m

omen

to55in

spira

ções

Page 56: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

5656

Page 57: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

maturidademovimento 3

57

Page 58: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

58

Page 59: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

59m

atur

idad

e

O movimento Maturidade caracteriza--se pelo compromisso e transparência, seja em processos, no consumo ou em hábitos de vida. A transparência coloca em evidência va-lores éticos, no entanto, não basta mostrar a fachada, é preciso entender que os significados vão além e estão relacionados à procedência, essência e consequência. Estes conceitos re-fletem a questão ligada à sustentabilidade, con-siderando os recursos recebidos do passado, sua utilização com responsabilidade no presen-te, prevendo o legado deixado para o futuro.

A procedência está relacionada ao inte-resse pela origem dos produtos e valorização de conceitos genuínos, como, por exemplo, a exploração da diversidade artesanal privilegian-do valores ecologicamente corretos, como é o caso da produção artesanal de biojoias no Amazonas. Os acessórios utilizam matérias--primas essencialmente vegetais, como fibras de árvores, cascas, sementes, folhas e palhas, e sua extração respeita princípios de conserva-ção e preservação da Floresta Amazônica.

A relação sustentável entre economia e cultura pode ser vista no Festival Folclórico de Parintins. Para que seja possível receber cer-ca de 90 mil turistas, a organização do even-to desenvolve-se cada vez mais em relação à logística de transporte devido à sua localiza-ção no meio da Floresta Amazônica, além de

serviços e estruturação do festival. Contudo, a principal denotação é a detenção da cultu-ra, que, ao ser difundida, transforma-se numa forte geração de renda e impulso econômico, político e social. Outro exemplo são as coo-perativas que trabalham com algodão colorido na Paraíba, o qual é transformado em tecido sustentável, unindo apelo ético e responsabili-dade socioambiental. A matéria-prima, cultiva-da no sertão paraibano, já nasce nas tonalida-des marrom, rubi, verde e branco tradicional, por isso dispensa o uso de corantes, eliminan-do uma etapa altamente poluente dentro do processo de fabricação.

A essência pode ser vista no amadureci-mento da integração entre espaços urbanos e naturais, bem como a interação entre o corpo e a natureza, como, por exemplo, o kitesurf pra-ticado em Florianópolis, no qual se absorve o máximo da natureza para a potencialização da experiência da prática esportiva relacionada ao prazer e bem-estar.

A sociedade, pensando nas consequên-cias que podem valer sua sobrevivência, passa a se preocupar e acreditar em um futuro me-lhor. Esse resultado é o início da valorização de recursos intangíveis como base para uma economia humanizada, utilizando os princípios da economia criativa como plataforma para o desenvolvimento.

Page 60: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

cone

xões

60

mat

urid

ade

Favela © Edra 2003

Vermelha Chair © Edra 1998

Cabana © Edra 2010

Page 61: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

irmãos campana

conexões com a moda e o mundo

no aplicativo

O movimento Maturidade conecta-se à originalidade de Fernando e Humberto Campana, e homenageia os icônicos designers. Os irmãos transcendem os limites entre a arte e o design com trabalhos carregados de emoção, apropriando-se de processos e materiais passíveis de larga industrialização sem abandonar a postura da experimentação. A ligação com a cultura brasileira é latente nas criações; os fios de piaçava usados em vassouras servem de inspiração para um encosto de cadeira ou uma favela se transforma em poltrona, enfim, sensibilidade e irreverência aparecem unidas a um particular refinamento na construção de produtos carregados de brasili-dade na sua essência.

61m

atur

idad

e

O verdadeiro luxo é ter oportunidade de trabalhar em projetos que nos permitam modelar sem termos que nos adaptar às exigências da indústria.

Fernando Campana

Nosso trabalho é sobre contaminação: quanto mais o mundo nos contamina, mais queremos contaminar o mundo.

Humberto Campana

Page 62: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

62

mat

urid

ade

as inspirações e suas criações conceitos, vitrinas e comerciais

no aplicativo

Page 63: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

63m

atur

idad

e

as inspirações e suas criações conceitos, vitrinas e comerciais

no aplicativo

Page 64: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

64

mat

urid

ade

as inspirações e suas criações conceitos, vitrinas e comerciais

no aplicativo

Page 65: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

cour

os

insp

iraçõ

es

65

cordaagreste

65m

atur

idad

e

Page 66: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

66

cour

osin

spira

ções

66

mat

urid

ade

cerâmicacascalho

Page 67: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

mat

urid

ade

67

lixadocasca

crie sua cartela de cores e materiais

no aplicativo

Page 68: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

68

tangerinabaseada na cor Pantone® 17-1350 TPX

urucumbaseada na cor Pantone® 18-1561 TPX

argilabaseada na cor Pantone® 16-1522 TPX

pequibaseada na cor Pantone® 14-0846 TPX

hortelãbaseada na cor Pantone® 18-5633 TPX

mentabaseada na cor Pantone® 15-6317 TPX

azul realbaseada na cor Pantone® 16-4021 TPX

brisabaseada na cor Pantone® 13-4308 TPX

carte

la d

e co

res

mat

urid

ade

Pantone® e outras marcas registradas da Pantone, Inc. são de propriedade da Pantone, Inc.

crie sua cartela de cores e materiais

no aplicativo

Page 69: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

brisa

azul real

menta

hortelã

pequi

tangerina

urucum

argila

brisa

azul real

menta

hortelã

pequi

tangerina

urucum

argila

brisa

azul real

menta

hortelã

pequi

tangerina

urucum

argila

brisa

azul real

menta

hortelã

pequi

tangerina

urucum

argila

brisa

azul real

menta

hortelã

pequi

tangerina

urucum

argila

brisa

azul real

menta

hortelã

pequi

tangerina

urucum

argila

brisa

azul real

menta

hortelã

pequi

tangerina

urucum

argila

brisa

azul real

menta

hortelã

pequi

tangerina

urucum

argila

brisa

azul real

menta

hortelã

pequi

tangerina

urucum

argila

Page 70: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14
Page 71: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

71m

atur

idad

e

Page 72: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

72

mat

urid

ade

Page 73: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

73m

atur

idad

e

Page 74: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

74

mat

urid

ade

Page 75: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

75m

atur

idad

e

Page 76: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

76

mat

urid

ade

Page 77: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

77m

atur

idad

e

insp

iraçõ

es

Page 78: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

mat

urid

ade

78

Page 79: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

79

cartela baseCartela aplicável aos três movimentos, composta por cores e materiais definidos como base para a estação.

Page 80: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

carvão

cacaubaseada na cor Pantone® 19-1230 TPX

Pantone® e outras marcas registradas da Pantone, Inc. são de propriedade da Pantone, Inc.

ouro

prata

porcelana

nuvembaseada na cor Pantone® 13-4108 TPX

grão-de-bicobaseada na cor Pantone® 13-1106 TPX

sapotilhabaseada na cor Pantone® 15-1317 TPX

carte

la d

e co

res

80Pantone® e outras marcas registradas da Pantone, Inc. são de propriedade da Pantone, Inc.

carte

la b

ase

Page 81: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

carvão

cacau

sapotilha

grão-de-bico

nuvem

porcelana

prata

ouro

carvão

cacau

sapotilha

grão-de-bico

nuvem

porcelana

prata

ouro

carvão

cacau

sapotilha

grão-de-bico

nuvem

porcelana

prata

ouro

carvão

cacau

sapotilha

grão-de-bico

nuvem

porcelana

prata

ouro

carvão

cacau

sapotilha

grão-de-bico

nuvem

porcelana

prata

ouro

carvão

cacau

sapotilha

grão-de-bico

nuvem

porcelana

prata

ouro

carvão

cacau

sapotilha

grão-de-bico

nuvem

porcelana

prata

ouro

carvão

cacau

sapotilha

grão-de-bico

nuvem

porcelana

prata

ouro

carvão

cacau

sapotilha

grão-de-bico

nuvem

porcelana

prata

ouro

Page 82: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14
Page 83: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

83

mat

eria

is83

pelica

carte

la b

ase

Page 84: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

84

mat

eria

isca

rtela

bas

e

queimaliso

floater

Page 85: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

8585ca

rtela

bas

e

nobuck

verniz

Page 86: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

86

Page 87: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

87

método mixvisão estratégica

O Senai Mix DeSign Verão 2014 apresenta a aplicação estratégica dos movimentos Memória, Momento e Maturidade na esfera do planejamento de coleção. Com isso, o Método Mix propõe a associação do desenvolvimento de coleção e balanceamento do mix de produtos ao histórico, a prospecção de mercado e identidade da empresa, respectivamente. Esses três itens têm peso decisivo para o êxito da coleção dentro e fora da fábrica.

De acordo com o método, o desenvolvimento de uma co-leção deve levar em conta o histórico de coleções anteriores, ou seja, o que foi bom deve permanecer e ser reativado. Por exem-plo, construções que tiveram boa aceitação no mercado podem ser relançadas com mudanças sutis de materiais e modelagens, mantendo a estrutura e justificando o investimento. Esta estraté-gia tem o objetivo de traçar uma linha histórica, um vínculo que passa de coleção para coleção, para que não haja ruptura de identidade, e sim fortalecimento da marca no mercado.

No entanto, o método enfatiza que a coleção também deve conter produtos que desafiem seu histórico e que visem pros-pecção de mercado. Nesse quesito, a prioridade é a análise de tendências de moda, novos materiais, tecnologias, portanto, um “não” a estagnação, e “sim” a pesquisa e inovação com foco no desenvolvimento de novos produtos.

Page 88: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

mét

odo

mix

memóriamovimento 1

Propõe a releitura de produtos relacionados ao histórico de coleções anteriores.

histórico+

releitura=

reativação

88

Por fim, é ressaltado no mé-todo que, durante o planejamento, a experiência da empresa deve ser considerada, pois sua especialida-de, o que vem sendo aprimorado, carregado como identidade no decorrer de sua trajetória, merece ser valorizado, porém dentro de um rastro de evolução que represente seu porto seguro, seu maior volu-me de vendas. Por exemplo, cons-truções que representam a maior resposta de mercado merecem ser multiplicadas no que diz respeito a estilo, dessa forma, a empresa in-veste e evolui no ciclo de produtos assertivos.

A proposta é balancear os três movimentos de acordo com o posicionamento da empresa no mercado, visando o êxito produtivo e comercial, ou seja, reativar, ino-var e evoluir em relação aos produ-tos desenvolvidos nas coleções que chegam ao mercado.

Page 89: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

momentomovimento 2

maturidademovimento 3

Representa os produtos de maior volume de vendas da coleção, que estão diretamente ligados à composição da identidade da marca.

Refere-se ao lançamento de novos produtos visando prospecção de mercado.

identidade+

volume de vendas

prospecção+

lançamento=

inovação=

evolução

89

Page 90: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

9090

Igreja Nosso Senhor do Bonfim, Salvador/BA

Page 91: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14
Page 92: SENAI MIX DESIGN Verão 2013/14

Núcleo de Tecnologia e Design do Couro e do Calçadowww.sp.senai.br/calcados - Franca/SP - (16) 3727-1101