15
SISTEMA DE INDICADORES SOCIOAMBIENTAIS PARA UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA AMAZÔNIA BRASILEIRA Fique POR DENTRO Do CONTEXTO à INTERVENÇÃO PROTOCOLO de Aplicação Tutorial APLICATIVO FÓRUNS Participativos (CD-ROM)

SISTEMA DE INDICADORES SOCIOAMBIENTAIS PARA … · O maior volume de água doce disponível em ... dos dados básicos sobre a UC necessários para a prepa-ração de ... o conjunto

Embed Size (px)

Citation preview

SISTEMA DE INDICADORES SOCIOAMBIENTAIS PARA UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Fique POR DENTRO

Do CONTEXTO à INTERVENÇÃO

PROTOCOLO de Aplicação

Tutorial APLICATIVO

FÓRUNS Participativos (CD-ROM)

O Instituto Socioambiental (ISA) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse

Público (Oscip), fundada em 22 de abril de 1994, por pessoas com formação e experiência

marcantes na luta por direitos sociais e ambientais. Tem como objetivo defender bens

e direitos coletivos e difusos, relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos

direitos humanos e dos povos. O ISA produz estudos e pesquisas, implanta projetos e

programas que promovam a sustentabilidade socioambiental, valorizando a diversidade

cultural e biológica do país.

www.socioambiental.org

Conselho Diretor:Neide Esterci (presidente), Marina Kahn (vice-presidente), Ana Valéria Araújo, Anthony R. Gross, Jurandir M. Craveiro Jr.

Secretário executivo: André Villas-BôasSecretária executiva adjunta: Adriana Ramos

Apoio institucional:ICCO – Organização Intereclesiástica para Cooperação ao DesenvolvimentoNCA – Ajuda da Igreja da Noruega

São Paulo (sede)Av. Higienópolis, 90101238-001 São Paulo – SP – Brasiltel: (11) 3515-8900fax: (11) [email protected]

Brasília SCLN 210, bloco C, sala 11270862-530 Brasília – DF – Brasiltel: (61) 3035-5114fax: (61) [email protected]

Manaus Rua Costa Azevedo, 272, 1º andar – Largo do Teatro - Centro 69010-230 Manaus – AM – Brasiltel/fax: (92) 3631-1244/[email protected]

Boa VistaRua Presidente Costa e Silva, 116 – São Pedro69306-670 Boa Vista – RR – Brasiltel: (95) 3224-7068fax: (95) [email protected]

S. Gabriel da Cachoeira Rua Projetada 70 - Centro 69750-000 São Gabriel da Cachoeira – AM – Brasiltel/fax: (97) [email protected]

CanaranaRua Redentora, 362, Centro78640-000 Canarana – MT – Brasiltel/fax: (66) [email protected]

Eldorado Rua Paula Souza, 10311960-000 Eldorado – SP – Brasiltel: (13) 3871-1697/[email protected]

AltamiraAv. São Paulo, 202 Bairro Jd. Independente II 68372-530 Altamira – PA – Brasil

De OlhO nas UniDaDes De COnservaçãO: sistema De inDiCaDOres sOCiOambientais para UniDaDes De COnservaçãO Da amazônia brasileira

© isa, 2011

aUtOr: Carlos Eduardo Marinelli/Programa Monitoramento de Áreas Protegidas do ISA

membrOs DO GrUpO De trabalhO De aCOmpanhamentO e avaliaçãO Da elabOraçãO DO sisUC: Adriana Ramos, Henyo T. Barretto Filho, Muriel Saragoussi, Nurit Bensusan, Paulo Bretas Salles e Petra Ascher

revisãO: Alícia Rolla, Cássio Couto Coelho, Paulo Bretas Salles, Paula Felício Drummond de Castro, Rômulo Fernandes Batista e Rosely Alvim Sanches

prOjetO GráfiCO/eDitOraçãO: Vera Feitosa/ISA

ilUstrações: Masanori Ohashy/Idade da Pedra Produções Gráficas

parCeirOs:

apOiO:

Marinelli, Carlos EduardoDe olho nas unidades de conservação : Sistema de Indicadores Socioambientais para

Unidades de Conservação da Amazônia Brasileira / Carlos Eduardo Marinelli. -- São Paulo : Instituto Socioambiental, 2011.

Bibliografia.

1. Biodiversidade - Conservação - Amazônia, Brasil 2. Comunidades - Desenvolvimento 3. Conservação da natureza - Amazônia, Brasil 4. Desenvolvimento econômico - Aspectos ambientais - Amazônia, Brasil 5. Desenvolvimento sustentável - Amazônia, Brasil 6. Ecologia - Amazônia, Brasil 7. Monitoração ambiental 8. Participação social 9. Recursos naturais 10. Recursos naturais - Conservação - Amazônia, Brasil 11. Sistema de Indicadores Socioambientais para Unidades de Conservação (SISUC) I. Título

11-12722 CDD-304.27

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Índices para catálogo sistemático:1. Brasil : Amazônia : SISUC : Sistema de Indicadores Socioambientais para Unidades de

Conservação 304.27-

A mais importante floresta tropical do mundo. O maior volume de água doce disponível em

uma única bacia hidrográfica do planeta. Megadiversidade. Cerca de 1,2 milhão de km2 destinados à

proteção da biodiversidade, uso sustentável de recursos naturais e manutenção dos modos de vida

de populações tradicionais. Nenhum sistema estratégico de monitoramento socioambiental

que forneça suporte para uma gestão contextualizada e participativa do inestimável patrimônio

incorporado nas Unidades de Conservação da Amazônia brasileira.

Para aplicação do SISUC, é necessário um computador no qual deve estar instalado um conjunto de planilhas e formulários previamente preparados, um pacote eletrônico denominado aplicativo. O aplicativo serve para or-ganizar os dados que entram no sistema, a partir dos quais, automaticamente, são geradas análises e preparados mate-riais utilizados para diversas funções, desde a projeção de imagens para explicação do roteiro (passo a passo) e pre-paração de fichas de apoio a atividades, até a disseminação de resultados e a divulgação de produtos como relatórios e painéis-síntese.

Este manual serve para orientar o operador do sistema na utilização de planilhas e formulários ao longo das seis eta-pas de sistematização dos registros resultantes das oficinas de aplicação do SISUC, e aborda desde o preenchimento dos dados básicos sobre a UC necessários para a prepa-ração de questionários, até a organização de fichas de monitoramento de ações de manejo.

O aplicativo do SISUC é estruturado em planilhas e necessita da versão 2007 ou 2010 do Microsoft Excel, motivo pelo qual é recomendado que o operador do sistema seja familiarizado com a manipulação deste programa.

As planilhas do aplicativo possuem comandos que permitem gerar informações e carregar os elementos necessári-os ao passar de uma etapa de trabalho para a seguinte, visando gerar resultados automaticamente a partir de análises cumulativas. Para tornar essa função ativa, em todos os arquivos que forem abertos, clique em “Opções” e selecione “Habilitar todas as macros”, conforme a Figura 1 (abaixo).

Tutorial Aplicativo 1/12SiStema de indicadoreS SocioambientaiS para unidadeS de conServação da amazônia braSileira

1

Planilha: tabelas para realização de cálculos ou apresentação de dados, formada por uma grade composta de linhas e colunas.

Formulários: documentos pré-impressos onde são preenchidos os dados e informações, que permite a formalização das comunicações, o registro e o controle das atividades.

oPerador do sistema: pessoa que controla a utilização do aplicativo do SISUC.

Figura 1. Ambiente de visualização do sistema para “Habilitar todas as macros”.

Cássio Couto Coelho e Carlos Eduardo Marinelli

Cássio Couto Coelho, bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília.Carlos eduardo Marinelli, pesquisador sênior do Instituto Socioambiental, colaborador do Mestrado em Gestão de Áreas Protegidas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e doutorando em Ecologia pela Universidade de Brasília.

de Olho nas

Unidades de 1 Conservação

4 Anexos

2

SiStema de indicadoreS SocioambientaiS para unidadeS de conServação da amazônia braSileira TuTorial aplicaTivo

Figura 2. Ilustração dos processos desenvolvidos ao longo da Etapa de Configuração

Figura 3. Formulário para preenchimento de dados básicos.

O aplicativo do SISUC possui seis etapas de trabalho, ilustradas ao longo desta seção com o objetivo de ajudar o operador a manipular corretamente o sistema.

1. Etapa de Configuração: prepara o sistema para gerar questionários.

de Olho nas

Unidades de 1 Conservação

O arquivo Excel necessário para implantar essa etapa chama-se “configuracao.xlsx”. O procedimento inclui quatro formulários: Apresentação, Dados Básicos, Perguntas Indicadoras e Geração de Ques-tionários.

Ao abrir o arquivo “configuracao.xlsx”, o formulário Apresentação é mostrado pelo sistema, trazendo informações gerais sobre o SISUC e sobre o aplicativo. No formulário à direita, “Dados Básicos” (Figura 3), o operador do sistema deve iniciar o preenchimento dos campos disponíveis no formulário.

Primeiro, preencha as informações sobre a UC, a aplicação do SISUC e os envolvidos na organização da oficina (células A4 – D9). Na quantidade de aplicadores insira o número máximo possível de conse-lheiros, incluindo os que podem chegar atrasados. Esses dados serão mostrados na folha de rosto dos questionários e nos relatórios da oficina.

3

Figura 4. Formulário e ambiente de visualização para seleção de logomarcas de instituições envolvidas na organização da ofi cina do SISUC.

SiStema de indicadoreS SocioambientaiS para unidadeS de conServação da amazônia braSileira TuTorial aplicaTivo

de Olho nas

Unidades de 1Conservação

A seguir, são solicitadas imagens das logomarcas das instituições en-volvidas na organização da ofi cina (células K3 – N10). Para que as fi -guras sejam transferidas automaticamente para a folha de rosto dos questionários, pressione o botão “Imagem” e selecione a logomar-ca de acordo com o tipo de participação da instituição na ofi cina do SISUC: órgão gestor, instituição aplicadora ou instituição de apoio/co-laboradora (Figura 4). O caminho para chegar ao arquivo das fi guras nas pastas de trabalho aparecerá na coluna L da planilha.

É necessário que as logomarcas já estejam carregadas no computador. Se a instituição envolvida na ofi cina não tiver logomarca, ou se nenhuma logomarca for selecionada, este espaço da folha de rosto dos produtos impressos fi cará em branco.

ATENÇÃO

Para fi nalizar, aperte o botão “Próximo” (célula F10). O sistema avaliará o trabalho feito até este ponto e, se aprovar, mostrará uma nova tabela (células A14 – G14), para registro de informações sobre cada aplicador do SISUC participante da ofi cina: nome, insti-tuição/representação, cargo no Conselho Gestor, escopo de atuação, setor da sociedade e tempo no Conselho (em meses). Esses dados servirão para gerar gráfi cos sobre o perfi l do público aplicador do SISUC. Assim, se encerra o trabalho de preenchimento de “Dados Básicos”.

Seguindo nessa etapa, na barra que aparece na parte inferior da tela, clique na aba “Perguntas Indicadoras” (Figura 5) para visualizar o conjunto completo de perguntas do SISUC e as opções de resposta a cada uma delas.

FIQ

UE ATENTO

Se não houver Conselho Gestor instituído, ou se o Conselho tiver até três meses de existên-cia, digite “X”em toda a coluna G. O mesmo procedimento deverá ser utilizado quando se tratar de um aplicador conselheiro há menos de três meses.

Figura 5. Barra de planilhas do Excel.

4

Figura 6. Formulário para seleção de perguntas a serem incluídas nos questionários.

Figura 7. Ambiente de visualização da planilha após a seleção de perguntas para compor os questionários.

Figura 8. Barra de planilhas do Excel.

FIQ

UE ATENTO

Devido a limitações na manipulação automática de imagens pelo Excel, pequenas correções podem ser necessárias nas fi guras ilustrativas das perguntas, como diminuição ou aumento do tamanho e/ou alinhamento dentro da área específi ca do formulário para inserção da fi gura.

SiStema de indicadoreS SocioambientaiS para unidadeS de conServação da amazônia braSileira TuTorial aplicaTivo

de Olho nas

Unidades de 1Conservação

Para organização de questionários, clique nas opções mostradas abaixo (Figura 6), que especifi cam as características e momento de gestão da UC (células D2, G2, J2 e M2). A seguir, pressione o botão “Sele-cionar Perguntas” (célula L4), para que o sistema organize os questionários que serão aplicados.

Ao ativar este comando, as células das perguntas selecionadas pelo sistema para a UC em questão estarão pintadas em amarelo na tela do computador, e as perguntas não habilitadas estarão pintadas em cinza (Figura 7). Assim, se encerra a etapa de “Seleção de Perguntas”.

Cada pergunta do protocolo obedece a um conjunto de pressupostos. Não é possível a inclusão de perguntas não habilitadas pelo sistema, ou de novas perguntas que não fazem parte do protocolo do SISUC.

ATENÇÃO

Seguindo nessa etapa, clique na aba “Geração de Questionários”, localizada na barra que aparece na parte inferior da tela (Figura 8).

A primeira etapa é fi nalizada quando as perguntas selecionadas são enviadas para preparação dos questionários, clicando no bo-tão “Clique aqui para gerar o questionário” que estará no alto da tela (Figura 9). As perguntas selecionadas aparecerão na própria planilha e as ilustrações de cada uma delas podem ser editadas para melhora da qualidade do acabamento dos questionários antes de serem impressos.

5

Figura 9. Botão para disparar a geração de questionários.

Figura 10. Ilustração dos processos desenvolvidos ao longo da Etapa de Aplicação.

Figura 11. Ilustração dos processos desenvolvidos ao longo da Etapa de Processamento.

FIQ

UE ATENTO

Daqui em diante, em cada nova etapa, todos os arquivos do sistema (anteriormente utiliza-dos) devem ser mantidos abertos. O sistema precisará consultar dados de planilhas das etapas anteriores para realizar suas tarefas adequadamente.Esse comando pode levar alguns

segundos até que o sistema fi nalize a tarefa.

ATENÇÃO

SiStema de indicadoreS SocioambientaiS para unidadeS de conServação da amazônia braSileira TuTorial aplicaTivo

de Olho nas

Unidades de 1Conservação

2. Etapa de Aplicação: aplica os questionários e recolhe os dados. Essa etapa não necessita o uso das planilhas e formulários do sistema.

3. Etapa de Processamento: prepara a planilha para receber as respostas obtidas nos questionários e as organiza para que sejam, posteriormente, utilizadas para gerar gráfi cos.

Esta etapa é constituída por três planilhas, a saber: Registro de Dados, Resumo e Validação. Com o arquivo “confi guracao.xlsx” aberto , abra também o arquivo “dados.xlsx”. Na planilha “Registro

de Dados”, pressione o botão “Gerar Planilhas” para visualizar o formulário no qual serão colocadas as respostas dos questionários (célula F2). Nesse for-mulário, as linhas representam os apli-cadores dos questionários e as colunas

6

Figura 12. Formulário para preenchimento de respostas dos aplicadores aos questionários.

Figura 13. Formulário para preenchimento de observações dos aplicadores.

Figura 14. Barra de planilhas do Excel.

SiStema de indicadoreS SocioambientaiS para unidadeS de conServação da amazônia braSileira TuTorial aplicaTivo

de Olho nas

Unidades de 1 Conservação

suas respectivas respostas (Figura 12). Clicando na célula correspondente a cada aplicador, utilize as op-ções de resposta disponibilizadas pelo sistema para cada pergunta do questionário (de zero a três, ou “não se aplica”, “não sei a resposta” ou “sem resposta”). Depois de registrar todas as respostas à primeira pergunta, passe para segunda pergunta, depois para terceira, e assim por diante.

Para registrar possíveis observações dos aplicadores, clique na célula correspondente ao aplicador e pergunta (à direita). Por exemplo, as observações relacionadas à Pergunta 1 feitas pelos Avaliadores 1, 2 e 3, respectivamente, aparecem na Figura12 como os links: obs_1_1; obs_2_1; obs_3_1. Automatica-mente, o sistema irá abrir a planilha “Observações” (Figura 13) para o registro de informações. Assim, se encerra o trabalho de “Registro de Dados”.

Seguindo nessa etapa, clique na aba “Resumo” (Figura 14) na barra que aparece na parte inferior da tela. Em seguida, pressione o botão “Gerar Resumo” (célula E2), para que o sistema organize todos os registros feitos até este formulário e o operador do sistema possa consultar os dados e informações que serão carregadas para as próximas etapas.

O comando utilizado pelo sistema para definir a situação de um indicador baseia-se na identificação da opção de resposta assinalada o maior número de vezes, no conjunto de questionários com respos-tas válidas para pergunta em questão. Caso haja empate entre situações diferentes para um mesmo

7

Figura 15. Exemplo de aviso do sistema sobre ocorrência de conflito de respostas.

Figura 16. Ilustração dos processos desenvolvidos ao longo da Etapa de Geração de Gráficos.

SiStema de indicadoreS SocioambientaiS para unidadeS de conServação da amazônia braSileira TuTorial aplicaTivo

de Olho nas

Unidades de 1 Conservação

indicador, o sistema emitirá um aviso de conflito ao operador (Figura 15). O sistema identifica dois tipos de empate: empate exato, se o indicador recebe números iguais de respostas, ou empate técnico, se a diferença entre as respostas for menor ou igual a 10% do total de respostas assinaladas em maior nú-mero.

A resposta definitiva deverá ser escolhida entre os indicadores em situação de empate a partir de deba-tes entre os aplicadores dos questionários (veja detalhes sobre essa etapa da metodologia na seção “protocolo de aplicação” desta publicação) e ser digitada pelo operador do sistema na própria célula que acusou o conflito. Assim, encerra-se a etapa de Processamento.

4. Etapa de Gráficos: gera gráficos sobre o perfil do corpo de aplicadores participantes da oficina e sobre os resultados das perguntas dos questionários. Esta etapa é constituída apenas da planilha “Ge-ração de gráficos”.

Com os arquivos “configuracao.xlsx” e “dados.xlsx” abertos, abra também o arquivo “graficos.xlsx”. Con-sulte a lista de gráficos disponíveis (colunas de B a E) e gere cada um pressionando o botão correspon-dente (à direita), como mostra o exemplo a seguir (Figura 17).

8

Figura 18. Ilustração dos processos desenvolvidos ao longo da Etapa de Interpretação.

SiStema de indicadoreS SocioambientaiS para unidadeS de conServação da amazônia braSileira TuTorial aplicaTivo

de Olho nas

Unidades de 1 Conservação

Figura 17. Exemplo de geração de gráfico de teia sobre o tema Gestão, para o que foi selecionada a opção “Gerar 5”.

Caso haja algum erro nos registros dos formulários, o sistema dará um aviso ao operador e o gráfico não poderá ser gerado enquanto o problema não for resolvido.

5. Etapa de Interpretação: gera matrizes para registro e carregamento de informações que serão uti-lizadas em etapas posteriores. Esta etapa é constituída de duas planilhas, sendo elas: “Geração de ma-trizes de dados” e “Geração de matriz diagnóstica”. Para dúvidas sobre essa etapa da metodologia consulte a seção “protocolo de aplicação” desta publicação.

Com os arquivos “configuracao.xlsx”, “dados.xlsx” e “graficos.xlsx” abertos, abra também o arquivo “ma-trizes.xlsx”. Na planilha “Interpretação” (Figura 19), pressione o botão “Gerar Matriz” para abrir o formu-lário com os indicadores priorizados: em situação alarmante e insatisfatória.

9

Figura 19. Ambiente de visualização do formulário para preenchimento da matriz de indicadores.

Figura 20. Barra de planilhas do Excel.

Este comando automático serve para facilitar o trabalho de transferência do conteúdo entre planilhas. No entanto, o conteúdo transferido deverá ser adequado à coluna correta: de Difi culdades (coluna B) se for um problema da própria UC, ou de Ameaças (coluna C) se for um problema de origem externa a UC.

ATENÇÃO

SiStema de indicadoreS SocioambientaiS para unidadeS de conServação da amazônia braSileira TuTorial aplicaTivo

de Olho nas

Unidades de 1Conservação

A seguir, para cada indicador, preencha o campo “Qual o motivo dessa situação?”, “Como mudar essa si-tuação indesejada?” e “Quais as oportunidades atuais para isso?” (colunas C3 – F3). Para fazê-lo, transcreva na própria célula do formulário o conteúdo das tarjetas afi xadas nos painéis de moderação da ofi cina.

Para adicionar linhas para entrada de novos conteúdos (nas colunas C, D e E), pressione o botão adicio-nar (coluna G) na linha correspondente ao indicador em questão. Assim, se encerra o preenchimento da planilha “Geração de matrizes de dados”.

Seguindo nessa etapa, na barra que aparece na parte inferior da tela, clique na aba “Matriz diagnósti-ca” (Figura 20).

Clique no botão “Gerar matriz diagnóstica” para que os indica-dores e as “Oportunidades para sua melhora” sejam transferidos, automaticamente, para esta planilha (Figura 21). Os “Motivos para situação do indicador” serão transferidos como Difi culdades e Ameaças (colunas B e C). O campo Fortaleza não transfere conteú-dos da planilha anterior. Por isso, o conteúdo das tarjetas afi xadas nos painéis de moderação da ofi cina deverá ser transcrito na colu-na D, na célula correspondente ao indicador em questão.

Figura 21. Ambiente de visualização do formulário para preenchimento da matriz diagnóstica.

10

Figura 22. Ilustração dos processos desenvolvidos ao longo da Etapa de Desdobramentos.

Figura 23. Ambiente de visualização do formulário para preenchimento da matriz de acompanhamento.

SiStema de indicadoreS SocioambientaiS para unidadeS de conServação da amazônia braSileira TuTorial aplicaTivo

de Olho nas

Unidades de 1 Conservação

Mais uma vez, para adicionar linhas para entrada de novos conteúdos (nas colunas B, C, D ou E), pres-sione o botão adicionar (coluna F) na linha correspondente ao indicador em questão. Assim, se encerra a Etapa de Interpretação.

6. Etapa de Desdobramentos: organiza os resultados finais e sistematiza os encaminhamentos. Esta etapa é constituída de três planilhas, “Geração de Acompanhamento”, “Geração de Metas” e “Gera-ção de Produtos” (Figura 22).

Com todos os arquivos anteriores abertos, “configuracao.xlsx”, “dados.xlsx”, “graficos.xlsx” e “matrizes.xlsx”, abra também o arquivo “desdobramentos.xlsx”. Pressione o botão “Gerar Matriz” (célula F1) para que a planilha “Geração de Acompanhamento” seja aberta para visualização. Os indicadores e suas respectivas ações (advindas da coluna “Como mudar a situação?” - Etapa de Interpretação) serão auto-maticamente transferidos para esse formulário (Figura 23).

Para identificar o aplicador responsável pelo acompanhamento de cada ação, mais uma vez, será usado o conteúdo das tarjetas afixadas nos painéis de moderação da oficina (veja detalhes sobre essa etapa da me-todologia na seção “protocolo de aplicação” desta publicação). O conteúdo das tarjetas deverá ser transcrito para o formulário, nas células da coluna E correspondentes a cada ação, o número (afixado no painel) adotado para cada aplicador para esta atividade. Sendo este o mesmo número utilizado para o registro de dados sobre o perfil de cada aplicador (Etapa de Configuração – planilha “Dados Básicos”), deve ser

11

Figura 24. Barra de planilhas do Excel.

Figura 25. Ambiente de visualização do formulário que traz a ficha completa do indicador monitorado.

SiStema de indicadoreS SocioambientaiS para unidadeS de conServação da amazônia braSileira TuTorial aplicaTivo

de Olho nas

Unidades de 1 Conservação

utilizado, pelo operador do sistema, como referência para identificação e registro do nome do aplica-dor, agora também responsável pelo monitoramento das ações de manejo determinadas.

Caso seja necessário adicionar mais ações aos indicadores, pressione o botão “Adicionar” (coluna F) na linha correspondente ao indicador em questão. Assim, se encerra o trabalho na planilha “Geração de Acompanhamento”.

Seguindo nessa etapa, na barra que aparece na parte inferior da tela (veja abaixo na Figura 24), clique na aba “Matriz diagnóstica”.

A seguir, na planilha “Geração de Metas”, pressione o botão “Gerar Metas” para organizar automati-camente as fichas de monitoramento dos indicadores (Figura 25). Com esse comando, o indicador, sua situação atual e as metas possíveis, além das ações e dos monitores responsáveis por acompanhá-las, são sistematizadas em um formulário único.

A meta proposta pelo grupo de monitoramento de cada indicador será apresentada a todo o grupo de monitores para validação (veja detalhes sobre essa etapa da metodologia na seção “protocolo de aplicação” desta publicação). Desse modo, todas as demais metas, não validadas (disponibilizadas no arquivo “configura-cao.xlsx” – planilha “Perguntas Indicativas”) deverão ser excluídas do formulário.

Seguindo na Etapa de Desdobramentos, na barra que aparece na parte inferior da tela (Figura 26), cli-que na aba “Geração de Produtos”.

Figura 26. Barra de planilhas do Excel.

12

Figura 27. Ambiente de visualização dos botões para geração de produtos resultantes da ofi cina.

FIQ

UE ATENTO

Devido a limitações na manipulação automática de imagens pelo Excel, pequenas correções podem ser necessárias nas fi guras ilustrativas das perguntas, como diminuição ou aumento do tamanho e/ou alinhamento dentro da área específi ca do formulário para inserção da fi gura.

SiStema de indicadoreS SocioambientaiS para unidadeS de conServação da amazônia braSileira TuTorial aplicaTivo

de Olho nas

Unidades de 1Conservação

Por fi m, o relatório com os resultados gerais e o painel sínte-se da ofi cina de aplicação do SISUC pode ser gerado pressio-nando os botões correspondentes a esses comandos: “Clique aqui para gerar relatório” e “Clique aqui para gerar pôster” (Figura 27).

Essa ação fi naliza a etapa de desdobramentos e a utilização do aplicativo do SISUC.

apoio

A mais importante floresta tropical do mundo. O maior volume de água doce disponível em

uma única bacia hidrográfica do planeta. Megadiversidade. Cerca de 1,2 milhão de km2 destinados à

proteção da biodiversidade, uso sustentável de recursos naturais e manutenção dos modos de vida

de populações tradicionais. Nenhum sistema estratégico de monitoramento socioambiental

que forneça suporte para uma gestão contextualizada e participativa do inestimável patrimônio

incorporado nas Unidades de Conservação da Amazônia brasileira.

Para onde caminham as Unidades de Conservação da Amazônia brasileira?

O que falta para que elas cumpram com seus objetivos?

Como a sociedade pode contribuir nesse processo?