85
IBÁ Ibá Olodumaré Ibá Orunmilá Babá Agbonmirègun Ibá Okanrinmiwo Irumolé Ibá Origun Meererin Aiyè Ibá Akodá Ibá Axedá Ibá Ikoritá Metá Ibá Ilé Afoko Yeri Ibá Atiwayé Ojó Ibá Atiwé Orun Ibá Olojó Ori Ibá Orixá Ojá Ibá Agbá Ibá Omodé Ibá Gbogbo Babalorixá Ibá Gbogbo Yalorixá Ibá Oluwo Ara Orun Ibá Fun Ogun Eledá Mi Ibá Gbogbo Orixá Beni Atipá Kii hun Iku, Ti Ekolo Bájubá Ilé, Ilé a Yanu Fun Ki Aiyè Ò Yewá Kalé, Ki a Ma Rija Aiyè. Mojubá Ò, Mojubá Ò, Mojubá Ò. Ki Ba Mi Má Hun Mi Ò. Axé, Axé,Axé. Sistemas Divinatórios Através dos Búzios ÒWÓ MÉRÌNDÍLÓGÙN ÒWÓ MÉJÓ ÒWÓ MÉRÌN Odu Bará ODU OBARÁ – MÈJÍ “PRINCIPAL ODU DE EXÚ” ODU OWÀNRÌN ODU OSÉ 1

Sistemas Divinatórios Dos Búzio

Embed Size (px)

Citation preview

SISTEMAS DIVINATRIOS DOS BZIO

IB

Ib Olodumar

Ib Orunmil Bab Agbonmirgun

Ib Okanrinmiwo Irumol

Ib Origun Meererin Aiy

Ib Akod

Ib Axed

Ib Ikorit Met

Ib Il Afoko Yeri

Ib Atiway Oj

Ib Atiw Orun

Ib Oloj Ori

Ib Orix Oj

Ib Agb

Ib Omod

Ib Gbogbo Babalorix

Ib Gbogbo Yalorix

Ib Oluwo Ara Orun

Ib Fun Ogun Eled Mi

Ib Gbogbo Orix

Beni Atip Kii hun Iku,

Ti Ekolo Bjub Il, Il a Yanu Fun Ki Aiy

Yew Kal, Ki a Ma Rija Aiy.

Mojub , Mojub , Mojub .

Ki Ba Mi M Hun Mi .

Ax, Ax,Ax.

Sistemas Divinatrios Atravs dos Bzios

W MRNDLGN

W MJ

W MRN

Odu Bar

ODU OBAR MJ

PRINCIPAL ODU DE EX

ODU OWNRN

ODU OS

ODU OKNRN

Estes so os Odu nos quais Exu fala mais diretamente.Orunmil

IF TI JU M MI KI O WO MI RE;

BI O B TI PE MO MI LA I ORO I OWO;

BI O B TI PE MO MI LA RI RE.

If, fixa teus olhos sobre mim e me olhes bem;

E quando tu fixas teus olhos numa pessoa que ela rica;

E quando tu fixas teus olhos numa pessoa que ela prospera.

Enquanto Orixal o representante de Olodumar na terra nas suas funes criativas; Orunmil seu representante nos assuntos pertinentes a sua conscincia e sabedoria. O sufixo Orunmil uma contrao de ORUN I O MO A TI LA somente os cus conhecem os meios de salvao ORUN MO OLA somente o cu pode efetuar a sada entrega.

De acordo com a tradio, Orunmil a divindade do orculo. Veio pela primeira vez a este mundo enviado por Olodumar para acompanhar e aconselhar Orixal na organizao da Terra.

Temos evidncias que ele foi um dos primeiros filhos de Olodumar e seu privilgio foi conhecer a natureza, divindades e homens no contexto geral. Entre alguns mitos sobre a origem de Orunmil, um diz que seus pais nunca visitaram a Terra, sendo o nome de seu pai Orok e sua me Aljmi. Uma outra lenda nos conta que seu pai viveu em Il If Oke Igeti, e que seu nome era Agbon miregun.

Olodumar enviou Orunmil para supervisionar assuntos ligados gravidez, partos, doenas; ensinar o uso de ervas e a ordem geral do novo mundo de acordo com os ODU destino de cada indivduo.

Quando deixou o cu, seu primeiro lugar de parada foi Usi, em Ekiti. Decidiu contudo, no fazer de Usi sua residncia permanente, devido s presses dos habitantes para que ele fixasse residncia entre eles. Apenas estabeleceu seu culto l e se mudou. Sua prxima parada foi em Ado tendo o mesmo resultado do primeiro local. A terceira parada foi Ijex Obokun, onde apenas repetiu o que tinha feito no primeiro e segundo lugar de parada. Porm, quando chegou em Il If, ficou satisfeito porque tinha encontrado um lar e fixou residncia; mas no antes de informar aos habitantes do local que ele pertencia ao mundo inteiro, e que estaria disponvel a toda hora e em qualquer lugar onde ele fosse solicitado.

Da maneira como saudado, ele aparenta estar intimamente ligado tanto com Owo quanto com Benin: chamado de Ara Ado, Ara Usi, Ara Ijex Obokun, Ara Owo, Ara Ibini. No h dvida que Orunmil universalmente cultuado na terra dos Yorub. Seu culto encontrado em todo lugar e seus sacerdotes proclamam que ele um rei universal. A razo dessa certeza que os Yorub tem uma f implcita em Orunmil como a divindade orculo de If.

Tradicionalmente acreditam que Olodumar dotou Orunmil de especial sabedoria e conhecimento, com o objetivo de torn lo seu representante na Terra em assuntos relativos ao destino do homem. Em apoio desta crena, existe uma lenda que o prprio Olodumar estava perplexo de um assunto importante. Porm, todas as divindades falharam em dizer lhe a razo da sua perplexidade; somente Orunmil teve sucesso em apontar a fonte desse problema. Desse modo, Olodumar escolheu Orunmil para ser seu representante; e desde ento ele tem sido o grande Conselheiro para todos da Terra.

Obviamente esta uma histria formulada para enaltecer a importncia de Orunmil sem nenhum motivo para detratar o atributo de onissapincia de Olodumar.

O poder de Orunmil em guiar o destino das divindades e dos homens, advm de sua presena, quando o homem foi criado e seu destino selado. Dessa maneira ele sabe todos os segredos do ser humano. Assim ele pode predizer o que vai se passar ou prescrever remdios contra qualquer eventualidade. Ele chamado de ELR PR a testemunha ou advogado da sorte. Isto se refere dupla concepo dele como testemunha de todos os segredos ligados ao ser humano. Ele aparece como sendo a nica divindade com poderes a implorar a Olodumar.

A razo pela qual um homem deva adotar Orunmil como sua divindade para ter certeza que a sua sorte feliz seja preservada ou que sua sorte infeliz seja retificada.

Uma de suas invocaes OKITIBIRI, A PA OJO IKU DA, o grande modificador, aquele que altera a data da morte. O culto de Orunmil est totalmente ligado forma de adivinhao conhecida como If.

A curiosidade dos Yorub muito grande sobre o futuro e o desenrolar de um empreendimento. Eles tratam If como uma fonte de verdadeira sabedoria. A razo para isto que eles acreditam que Orunmil como a divindade orculo o nico que atravs do sacerdote recebe as perguntas e peties dos devotos e suplicantes e concede as revelaes que o sacerdote declara.

Tem sido assim atravs da historia dos Yorub; antes de um noivado, de um casamento, antes do nascimento de uma criana, nos sucessivos estgios da vida de um homem. Antes que um rei seja designado, antes da feitura de um chefe, da designao de qualquer pessoa para um cargo civil, antes de uma viagem, em poca de crise, de doenas, sempre e a qualquer tempo. Orunmil atravs de If consultado para guia e segurana, como diz um ditado:

ONI LARI A O R OLA,

ON NI BABA LAWO SE ND IF IORORUN

hoje que ns vemos, ns no vemos amanh, por isso o Babalawo consulta o orculo a cada cinco dias.

Orunmil considerado como um poliglota, sendo assim fcil para ele entender e aconselhar a todos. O conjunto de relatos ligados a If, contm as histrias da maioria, seno de todas as divindades; por isso se diz que no h nada que Orunmil no saiba sobre eles. Alm disso, o conjunto contm tambm muitos assuntos histricos que esto esperando uma investigao mais cuidadosa.

Orunmil acreditado como um Todo Poderoso para promover sucesso e felicidade. Abenoado quem favorecido por Orunmil. famoso como sendo um grande mdico, portanto, todo babalawo qualificado deve saber, no s como praticar adivinhao, mas tambm na elaborao de remdios de ervas ligados com o conjunto dos Odu. Os babalawo afirmam que Osanyin, a divindade das folhas, seu irmo mais novo, sobre o qual ele mais velho por mil quatrocentos e sessenta anos!

A tradio mostra que existe um relacionamento ntimo entre Orixal e Orunmil. Orixal seu irmo mais velho e lder. Mostra que mesmo Orunmil gostando muito de vinho de palma, ele se abstinha para agradar a Orixal. Durante um festival, Orixal fez uma visita a Orunmil e este queria beber vinho de palma, como era o seu costume.Assim ele teve que comprar duas novas cabaas, uma para Orixal beber sua costumeira gua, enquanto a outra ele usou para o seu vinho de palma. Nesta tradio enfatizou que Orunmil no podia abster se de vinho de palma por muito tempo. A razo disso que o vinho de palma representa o leite dos seios de sua me.

Orunmil fala desta ligao:

NWON O BI IY WI WI L IFN

NWON O BI BAB WI WI ERINGBON

NNU OPE WI WO JE, NNU OPE NI MOMU

MARIWO OPE WI WO TI RIN

GBONRAN GBONRAN W NUAIYE

AWU IB NL, N TONISA, WI WO SE

(ORIX NLA) TI MI O MU EMU.

Minha me no nasceu em Ifon,

Meu pai no nasceu em Erigbon.

Da palmeira eu como, da palmeira eu bebo.

As folhas da palmeira formaram o caminho

pelo qual eu caminhei para o mundo.

falta de compaixo para o pai venervel,

o pai das divindades,

que eu me abstivesse de beber vinho de palma.

Assim como Orixal prescreve a monogamia para seus filhos, tambm requerido de um Babalawo que ele seja marido de uma s esposa. Um Odu diz que foi imposto a Orunmil que ele deveria ser mongamo. Mas pelo visto, ele no conseguiu este ideal. Em Orunmil, ns encontramos novamente outro elemento das exigncias e emoes de moralidade na religio dos Yorub.

Est estabelecido que um Babalawo no deve abusar de seu ofcio de jeito nenhum. Se ele o faz, nunca ser recebido no cu. Alm disso, nenhum Babalawo deve usar sua posio para se enriquecer de nenhum modo. No deve recusar a ningum os seus servios por causa de dinheiro. Se uma pessoa pobre demais para pagar o costumeiro bulo pela adivinhao, o Babalawo deve adivinhar para ela sem pagamento. Se a pessoa no pode arcar com o sacrifcio prescrito, o Babalawo deve pagar do prprio bolso e transformar o desejo em ao.

Parece que, de fato, o Babalawo esta sob o voto de pobreza, para gastar consigo a servio da comunidade, fazendo s o possvel para manter se. Sua real recompensa est em servir Orunmil.

O altar de Orunmil usualmente dentro de casa. Os smbolos consistem principalmente de caroos de dendezeiros, dispostos de uma tigela ou prato com uma tampa. Peas entalhadas de presas de elefante, e alguns bzios sobre uma elevao num canto (esquina) ou no centro da sala. O Babalawo deve usar colares de contas especiais enrolados nos pulsos e segurar uma chibata numa mo. Na outra mo uma varinha feita de presa de elefante, como insgnias do seu ofcio.

A cerimnia pode receber um suplicante como um devoto de Orunmil, feita num bosque.

ASSENTAMENTO DE ORUNMIL

MATERIAL:

Uma terrina grande de loua com tampa;

Duas tigelinhas de loua branca;

Dois cilindros de marfim com (16) dezesseis cm. e pontas afiadas;

Trinta e dois bzios;

Trinta e dois Ikin.

Cada tigelinha deve conter dezesseis bzios,dezesseis Ikin e o cilindro feito de marfim.

As tigelinhas so postas dentro da terrina grande, onde tambm permanece guardado o OPEL IF.

* Ikin so caroos de cco de dend especiais, com quatro orifcios (difceis de serem encontrados), normalmente eles se apresentam com apenas trs orifcios que chamamos de olhos.

* O ILK (fio de contas) de Orunmil feito de contas de loua verde e amarela alternadas, simbolizando o verde das palmas e o amarelo dos frutos do IGI OPE do qual filho.

As principais oferendas para Orunmil so:

* Cabra preta;

* Inhame da costa e muito azeite de dend.

Seu grande ax o vinho da palma (na falta deste, usa se vinho tinto para lavar o assentamento).

Orunmil no pode ser invocado com sol quente. um orix sutil. Suas obrigaes so realizadas antes do amanhecer e em silncio, pois ele detesta barulho. Todos os participantes devem estar de branco.

Durante os sacrifcios para Orunmil ele traz consigo um grande companheiro: EX, que com assentamento ao lado do seu participa de todo o ritual, comendo juntos na mesma mesa.

Notamos que If no um orix como muitos o consideram, e sim o sistema da religio africana que esta inserido toda a arte curativa ou destrutiva dos Yorub.

Vamos ver tambm que Exu o mensageiro de Orunmil em todo este conjunto de ensinamentos que remonta a milhares de anos. Para enfatizar e tornar mais clara a ligao que existe entre Exu Orunmil, vamos contar uma histria do Odu Ogb Ogund (citada por Verger, 1966: 146) que nos mostra de modo similar como Orunmil (substituindo Obtl) apazigua y mi com a ajuda de Exu que, em sua qualidade de filho, de princpio de vida individualizada, conhece os segredos da procriao. A histria muito longa e seu elemento fundamental um enigma que Orunmil dever ser capaz de resolver, para garantir sua prpria existncia e a dos seres humanos. Dever adivinhar o sentido da seguinte frase: Elas dizem, lanar; Orunmil diz, agarrar e isso sete vezes. Orunmil responde que elas vo lanar um ovo sete vezes e ele dever agarra lo num punhado de algodo. Orunmil perdoado e tambm os filhos dos seres humanos. Os nascimentos podem continuar. Para que a vida dos seres continue, Orunmil deve conhecer o enigma da fecundao, a relao de ovo com algodo. O ovo, elemento signo feminino. Resolvido o enigma, agarrar ,o ovo num punhado de algodo, fecundar Iy mi, estabelece a relao harmoniosa feminino masculino que torna possvel a continuidade da existncia.

Esclarecedora a histria Atrun drun Exu, do Odu Ogb Hunte, sobre o nascimento e a propagao de Exu no iy e nos nove espaos do run. Esse signo apareceu para Orunmil quando ele foi consulta os Babalawo.

NIJ TI NLO R TRO OMO,

No dia em que ele foi requerer uma criana

LD RIS GB WJ.

a Orix Igb wj (Orixal).

A histria conta que Olodumar e Orixal estavam comeando a criar o ser humano. Assim criaram Exu, que ficou mais forte, mais difcil que seus criadores: Exu si l ju won mejeji lo.Olodumar enviou a Exu para viver com Orixal; este colocou o entrada de sua morada e o enviava como seu representante para efetuar todos os trabalhos necessrios. Foi ento que Orunmil, desejoso de ter um filho, foi pedir um a Orixal. Este lhe diz que ainda no tinha acabado o trabalho de criar seres e que deveria voltar um ms mais tarde. Orunmil insistiu, impacientou se querendo a qualquer preo levar um filho consigo. Orixal repetiu que ainda no tinha nenhum. Ento Orunmil perguntou:

- Quem aquele que vi entrada de sua casa? aquele mesmo que eu quero.

Orixal lhe explicou que aquele no era precisamente algum que pudesse ser criado e mimado no iy. Mas Orunmil insistiu tanto que Oxal acabou por aquiescer. Orunmil deveria colocar suas mos em Exu e, de volta ao iy, manter relaes com sua mulher Ybr, que concederia um filho. Doze meses mais tarde ela deu luz um filho homem e, porque Oxal dissera que a criana seria Algbra, Senhor do Poder, Orunmil decidiu cham la Elgbra.

Assim desde que Orunmil pronunciou seu nome, a criana, Exu mesmo, respondeu e disse:

Y, YMe, me

NG O JE EKU

Eu quero comer pres.

A me respondeu:

OMO NAA JEFilho, come, come

OMO IOKNUm filho como contas de coral vermelho

OMO NI DE Um filho como cobre

OMO NI JNGNDNRNGINUm filho como alegria inestinguvel

A MU SE Y, M SRUN ARA ENI

Uma honra apresentvel, que nos representar depois da morte.

Ento Orunmil trouxe todas as pres que pde encontrar. Ex acabou com elas. No dia seguinte, a cena se reproduziu com Ex pedindo e devorando todos os peixes frescos, defumados, secos, etc. , que existiam na cidade. No terceiro dia, Ex quis comer aves. Gritou e comeu at acabar com todas as espcies de aves. E sua me cantava todos os dias os versos acima e ainda acrescentava:

MO ROMO NVisto que consegui ter um filho

AJI LOGBA ASOo que acorda e usa duzentas vestimentas diferentes,

OMO MA

Filho, continue a comer.

No quarto dia, Ex disse que queria comer carne. Sua me cantou como de hbito, e Orunmil trouxe lhe todos os animais quadrpedes que pode achar: cachorros, porcos, cabras, ovelhas, touros, cavalos, etc. ; at que no ficou um s quadrpede, Ex no parou de chorar.

No quinto dia Ex disse:

Y, YMe, me

NG JE !

Eu quero come la!

A me repetiu sua cano: Filho come, come, filho come, come. E foi assim que Ex engoliu sua prpria me.

Orunmil, alarmado, correu a consultar os Babalawo, que lhe recomendaram fazer a oferenda de uma espada, de um bode e de quatorze mil cauris. Orunmil fez a oferenda.

No sexto dia DEPOIS DE SEU NASCIMENTO, Ex disse:

BB, BBPai, pai

NG JE !

Eu quero com lo!

Orunmil cantou a cano da me de Ex e quando este se aproximou, Orunmil lanou se em sua perseguio com a espada e Ex fugiu. Quando Orunmil o reapanhou, comeou a seccionar pedaos de seu corpo, a espalh los, e cada pedao transformou se em um Yangi.

Orunmil cortou e espalhou duzentos pedaos e eles se transformaram em duzentos Yangi. Quando Orunmil se deteve, o que restou de Ex ergueu se e continuou fugindo. Orunmil s pde reapanh lo no segundo run e l Ex estava inteiro de novo. Orunmil voltou a cortar duzentos pedaos que se transformaram em duzentos Yangi. Isto repetiu se nos nove run que ficaram assim povoados de Yangi. No ltimo run, depois de ter sido talhado, Ex decidiu pactuar com Orunmil: este no devia mais persegui lo; todos os Yangi seriam seus representantes e Orunmil poderia consult los cada vez que fosse necessrio envi los a executar os trabalhos que ele lhes ordenasse fazer, como se fossem seus verdadeiros filhos. Ex assegurou lhe que seria ele mesmo quem responderia por meio dos Yangi (pedaos de laterita) cada um que o chamasse.

Orunmil perguntou lhe sobre sua me que havia sido devorada. Ex devolveu sua me a Orunmil e acrescentou:

ORUNMIL KI O MAA KS OUNOrunmil deveria cham lo

BI B F GBA GBOGBO WON NKANSe ele queria recuperar a todos e

BI ERAN ATI EYEcada um dos animais e das aves

TI UN JE TI IYque ele tinha comido sobre a Terra;

P UN M RN N LWele (Ex) os assistiria para

LTI GB PAD FN LTI OWO WAN OMO ARIY

reav los das mos da humanidade.

Orunmil e Ybr reinstalaram se na cidade de Iworo, e a partir desse momento ela comeou a dar a luz muitos filhos de ambos os sexos. A histria continua com o translado para ktu, a invocao de Ex para os proteger da guerra, a vinda de Ex do run para os defender, volta a Iworo, ensinando lhes Ex como preparar e sangrar seu assento , transferindo lhe seu agbra que executaria todos os trabalhos que lhe fossem solicitados e acaba por uma saudao, um ork alusivo a suas caractersticas:

EX JK JELDEx come cachorro, come porcos

BARA NYAN GBGI GBGIBara anda senhorilmente, balanando se

OGUN GBOGBO NIOpara a direita e para a esquerda

KR, KR KRTodos os atacantes se afastam

Quando ele vem chegando senhoril e sutilmente.

Ex

Na teologia Yorub, Ex descrito com um carter to verstil que devemos ser cautelosos a respeito do que se fala sobre ele. Tem sido freqentemente chamado por alguns de diabo ou de sat.

Obviamente Ex no o DIABO do Novo Testamento que o poder malfico absoluto em oposio ao plano de salvao de Deus para os Homens. Por outro lado, estaria perto da verdade equipar lo com sat do livro da f, onde sat um dos ministros de Deus e tem o trabalho de testar a sinceridade dos homens, por prova suas crenas. O que reunimos de nossas fontes que Ex primordialmente um relaes pblicas especial entre o cu e a terra, o inspetor geral que comunica regularmente a Olodumar os feitos das divindades e dos homens, testa e faz relatrios sobre a exatido dos cultos e dos sacrifcios em particular.

O Babalawo usualmente tem o ponto de vista que Ex foi criado para ser a divindade mo direita de Orunmil, sendo o seu dever levar recados para Orunmil, sempre estar atendendo o e agir sob suas ordens. Para Orunmil assinalado o dever de ouvir a voz de Olodumar e declarar a sua vontade para o mundo. Porm, sempre que a declarao de Orunmil no for considerada, o dever de Ex trazer alguma calamidade como forma de punio para o recalcitrante. Em troca, pelo servio que Ex presta, Orunmil o alimenta, caso Ex no se contentar com a oferenda, ele toma o encargo de estragar os trabalhos de Orunmil.

Pelo que reunimos do carter de Ex na tradio, difcil de aceitar como correto o status no qual os Babalawo tentam coloc lo.

Ex certamente em algumas circunstncias um orix e no pode estar em posio subordinada a qualquer divindade, especialmente aquela de um obediente garoto de Orunmil. No h nenhuma dvida que a tradio mostra existir uma ligao muito forte entre Ex e Orunmil; mesmo um pequeno mal entendido nessa relao pode facilmente levar a um erro de julgamento a favor de um e outro.

Ex ubquo porque ele deve estar sempre a postos na inspeo de adorao e sacrifcios. Onde quer que algum se envolva com um problema por arte de Ex, Orunmil pode sempre ser de confiana para mostrar o modo de se sair da dificuldade. Por isso, onde houver o culto de Orunmil, o de Ex tambm organizado em menor escala. Ambos freqentemente trabalham em colaborao. Ex conhecido pelos Babalawo como Osetuw aprovao e guardio dos sacrifcios.

Se for analisar as lendas, Orunmil que esta sempre as voltas com as armadilhas de Ex. de crena conhecida que Ex pode estragar os trabalhos de Orunmil, quando encontra motivos para faz lo. Numa ocasio as divindades conspiraram contra Orunmil e o deixou perante Olodumar. Ex quem o defendeu e cuja submisso Olodumar aceitou.

A Atitude dos Yorub perante Ex geralmente de temor.

Na verdade ele temido at pelas divindades. Isto ocorre em virtude do seu ofcio. Ele tem o poder de vida e morte sobre todos. Por isso, procuram estar de bom acordo com Ex. Ns ouvimos o aviso:

BI B RBO, KI M TEX KUR

Quando so oferecidos sacrifcios, a poro que

pertence a Ex, deve ser separada para ele.

Um outro motivo dele ser temido que incidentalmente malicioso e um fazedor de travessuras, capaz de causar grandes confuses, provocando situaes complicadas ou promovendo malcia entre as pessoas. Com sua manha pode transformar em inimigos os amigos mais chegados, causar brigas entre marido e mulher e fazer de antagonistas pais e filhos. Existem muitos mitos que o ilustram como trapaceiro. Aqui est uma:

EX O MERCADOR DE FIL

Certo homem tinha duas lindas esposas, as quais ele amava igualmente e que estavam no melhor dos termos. To pacfica era a casa onde eles viviam que se tornaram para seus vizinhos modelos de harmonia conjugal e familiar. As pessoas achavam que nada poderia perturbar as felizes relaes que existiam entre eles. Ex soube disso e no gostou. Assim, ele esquematizou uma armadilha para eles de modo astuto e usual. Fez um fil muito bonito, transformou se num comerciante e colocou o venda no mercado, tendo cuidado porm em no vend lo a ningum, at aparecer uma das duas esposas para compr lo. Uma delas ao visualizar o fil, imediatamente o adquiriu e alegremente o levou para presente lo ao marido. Este, ao receber o belo presente, ficou to agradavelmente surpreso que, inconscientemente, demonstrou sua apreciao e gratido de um modo que tornou a outra esposa desconfiada e ciumenta. Porm, esta nada falou. Aguardou apreensivamente com inquietao crescente o prximo dia de feira.

Quando o dia chegou, ela foi bem cedo ao mercado em busca de um presente, um bem melhor a qualquer custo para seu marido. E l estava Ex! Esperando a com outro fil, que comparado com o primeiro engrandecia o de graa e beleza. Triunfantemente, a segunda esposa comprou este novo fil e o levou para casa dando ao marido. O efeito foi mgico, tornando a assim a preferida do marido. Do jeito que Ex queria, o palco estava armado para rivalidade aguada entre as duas esposas, cada uma empenhando se para sobrepujar a outra no perigoso jogo de ganhar o amor do marido. Ex vindo em auxlio de cada uma na sua vez do jogo, e o humor do marido balanando da direita para a esquerda com a chegada de presentes cada vez mais bonitos. Quando Ex ficou satisfeito e as pecas tinham sido bem colocadas como um quebra cabeas, e que a desastrosa exploso inevitavelmente ocorreria, ele abruptamente deixou de ir ao mercado. A prxima esposa em visita a feira, ficou frustrada, no encontrando mais o tal comerciante. Voltou para casa em grande fria.

Sendo assim, o objetivo de Ex em desarmonizar aquela famlia no que estivera preparando com grande malcia, por fim aconteceu, ocorrendo ento uma grande tragdia.

Ex parece possuir um poder que s Olodumar para cont lo. Certa vez Xang dizia gabando se, que no havia nenhum orix que ele no pudesse dominar. Ex logo o desafiou:

- Isto inclui a mim?

Xang imediatamente replicou desculpando se:

- Mas por qu? Certamente voc no poderia ter sido includo!

Em outra ocasio, dessa vez com Orunmil, Ex mostrou ter ficado indignado. Por no ter sido consultado em relao compra de um escravo, Ex, numa noite acabou estrangulando o pobre escravo!

Freqentemente se escuta a expresso:

EX T ORIX

Ex, o adversrio dos orixs.

H um indubitvel elemento de maldade em Ex, e por esta razo ele tem sido predominantemente associado a este contexto. H quem diga que a fora primordial de Ex neste mundo armar emboscadas e criar situaes dbias, mas mesmo assim, no podemos associ lo ao diabo. O que podemos reunir da nossa tradio que ele toma o fazer travessuras como, um hobby, tal como uma pessoa corrompida pelo poder que parece incontrolvel; o sdico deleite em jogar suas foras de maneiras antipticas e indiferentes. Cito que Ex no a encarnao pessoal da maldade em oposio da bondade. Porm, totalmente claro que os Yorub colocam toda prtica e tendncia malfica em seu agenciamento.

Quando uma pessoa comete alguma faanha que resulta em aborrecimento e prejuzo para si ou seu vizinho o Yorub imediatamente diz:

EX IO TI IEx quem o agitou.

EX IO NS

Ex quem o movimenta.

As pessoas freqentemente rezam:

KI A M SE RI J EX

Que ns no experimentemos a batalha de Ex.

Ou ento:

EX, MA XE MI, OMO ELOMI NIKI O XE

Ex, no me mova, o filho de outra pessoa que voc deve mover.

EX EBOR Fora Catica

Ex em seu estado EBOR pode ser enviado contra o inimigo. O mtodo ritualstico de utilizar sua fora destruidora o seguinte:

O suplicante vai diante do assentamento de Ex, levando consigo azeite de dend e adi leo extrado da noz do dendezeiro que a grande quizlia de Ex. O suplicante derrama azeite de dend sobre o smbolo de Ex, dizendo:

- Ex, eu sei que esse o seu alimento e assim eu trouxe para lhe oferendar, conceda me o seu favor e a sua proteo.

A seguir derrama sobre Ex o adi e diz:

- Ex, eu sei que o adi a sua grande quizlia e que no o seu alimento. No me atrevo a oferend - lo. Mas fulano (diz o nome da pessoa inimiga) pediu que eu trouxesse e lhe entregasse. Embora ele saiba que no seja o seu alimento, eu dou o adi em nome do fulano.

Aps o ritual ser completado, Ex correr para dar uma pancada em quem lhe mandou o presente de mau gosto. Todavia, deve o suplicante observar algumas precaues:

*No dormir enquanto no estiver certo que Ex completou o recado;

*Ficar de planto para quando Ex retornar de seu mandado;

*Ter em mos um frango novinho para oferendar a Ex e acalmar sua ira, s assim estar livre para dar ateno a outros assuntos.

Mas supondo que o inimigo seja conhecedor de meios de defesa, tenha se protegido contra os efeitos dessa magia e tenha desviado a ira de Ex, tudo fica muito complicado, porque o basto de Ex desde uma vez levantado, no pode ser abaixado sem ser usado. O suplicante deve antecipar a probabilidade deste acontecimento e preparar uma oferta aceitvel para Ex. Quando Ex empregado dessa maneira chamado de Sigidi e Elgbra.EX IMOL ORIX

Neste estgio Ex cultuado pelos Yorub como sendo um orix igual aos outros. Depositam toda a sua f nas suas capacidades benevolentes e protetoras. Ele ocupa uma posio tutelar. representado por um smbolo que levantado no centro da cidade ou povoado, o que repetido freqentemente dentro de sua casa e em portas de templos onde se cultuam os orixs. As pessoas se dirigem a Ex religiosamente de forma que indica um bom relacionamento de pai e filho. chamado portanto de bab pai. Existem pessoas chamadas EXUBIYI filho de Ex, EXUGBAYI aquele que reivindicado por Ex.

H lugares onde festivais so realizados anualmente em seu nome. Em Il Oluji esse acontecimento se d em fevereiro, para marcar o cultivo anual da terra. Os Yorub organizam esse festival para pedir as bnos de Ex para a lavoura, naturalmente acalmando o para que tudo possa correr bem com o trabalho do fazendeiro durante o ano. Pois os Yorub entendem que para tudo correr bem necessrio que o homem esteja intimamente ligado e harmoniosamente em contato com as vibraes positivas de Ex.

De todos os pontos que se olhe Ex, ele aparece com um carter desconcertantemente verstil, tambm extremamente caprichoso. Acredita se que Ex tem duzentos nomes. Isso significa que ele tem um carter ardiloso e incerto, que no fcil de se fixar. Ele pode ser chamado de:

LOGEMO ORUN

O indulgente filho do cu.

A NLA KALU

Aquele cuja grandeza se manifesta em todo o lugar.

PAPA WARA

O apressado, o sbito.

A TUKA MA SE E SA

Aquele que quebra em pedacinhos o que no pode ser reajuntado.

Conta na tradio que seu primeiro lar na terra Yorub foi OF a Of original, embora algumas vezes seja sugerido que foi Ketu. O seu culto predomina atualmente em Erin, perto de Ilobu. Ele indubitavelmente uma das principais divindades dos Yorub. No h lugar onde ele no seja cultuado e propiciado. Seu altar pode ser em qualquer lugar: cidade, vila, povoado, moradia, encruzilhadas ou matas.

Assentamento de Ex Pessoal

o assentamento que todos tem obrigatoriamente necessidade de faz lo.

MATERIAL:

Um Alguidar;

Uma Quartinha de Barro;

Muitos Bzios;

Um Pedao de Laterita ou Rocha;

Um Ferro de Ex;

Um Ob;

Um Orob;

Bebidas de Todas as Qualidades;

Um Litro de Azeite de Dend;

gua e um Pouco de Sal;

1 Akuk Novo, 1Etun e 1Iyeril.

Assentamento de Ex Comunitrio

o Ex que protege o espao sagrado do Candombl, o defensor de toda comunidade.

MATERIAL:

Ferro de Ex;

1 Kilo de Mercrio;

2 Litros de Azeite de Dend;

7 Moedas;

1 Ferradura;

7 Pregos Grandes;

1 Pedra de Fogo; Pedaos de: Laterita, Im Natural, Ao, Ouro, Prata, Carvo Vegetal e Mineral;

Terras de: Praas Movimentadas, Banco, Supermercado, 7 Encruzilhadas, de Cupim; Areia de Mar, Mangue, Rio, Cachoeira , Limo de Pedra; Formigueiro; Feira livre1 Faca, 1 Colher e 1 Garfo;

7 Qualidades de Pimenta;Begerekum Lelekum Aridam Olho de boi Atare (Pimenta da Costa) - Dand Ossun; Waji e EfumBzios (maior for a quantidade melhor);21 Moedas7 Qualidades de bebidas;

Animais de Sacrifcio:

1 Abuk; 4 Akuk; 1 Etun; 1 Iyeril.

ESTE O TIPO DE EX QUE NO PODE SER ASSENTADO PARA OS FILHOS DE SANTO DE UMA CASA DE CANDOMBL, POIS NA CASA S PODE TER O EXISTENCIAL DO PAI DE SANTO.

FOLHAS DE EX

KOS EW KOS EXSem folha no h Ex.

LAR

Folha de Mamona

TIPNL

Pega pinto

ODNDUN

Folha da Costa

ABMD

Folha da Fortuna

TT

Bredo sem Espinho

RRN

Alfavaquinha

RPP

Mal me quer Bravo

LBR

Tiririca

EW IN

Folha de Fogo

KN KN

Canano de Porco

BR

Carrapicho de Agulha

QUALIDADES DE EX

LPTK [

Me de Ex

LW N SNSN

Pai de Ex

EX YANGI OB BAB EX Ex rei, pai de todos os Exs. Ex Yangi aparece como o filho primognito do Universo, rola por toda parte do solo, transferindo harmonia e fecundidade atravs do Agbra rei do corpo, fora simblica contida no ADO IRAN.

EX ELEGBARA Senhor, possuidor de fora e poder (catico). Como Ex chamado quando pode ser usado em todas as direes.

EX AGB Ex velho. Dessa forma Ex chamado quando se dirige a ele de maneira respeitosa.

EX OB Ex rei. Nome dado a Ex para exalt lo.

EX ELEGB Senhor do eb. ele quem controla e regula as oferendas.

EX ODARA Ex lindo. Tem ligao com o orix Oxum.

EX OLOB Senhor da faca. o divisor de fraes primordiais, ele regula e vigia os sacrifcios. Tem ligao com o orix Ogun.

EX ENGBARIJ Aquele que fala. o dono da boca, ele quem agiliza, imobiliza os bzios para que forme configuraes para trazer as falas dos orixs no jogo.

EX OLON Senhor do caminho. o protetor dos zeladores de terreiro. Invocado em primeiro lugar, nos ritos de pad reunio dos orixs. Recebendo oferenda de: gua, farinha e dend.

EX IJEL Aquele que ndigo. Esta associado imagem de Okoto, exatamente por este ser uma espcie de caracol, cuja base aberta num s p. Um nico ponto de apoio, abre se a cada evoluo mais e mais, at converter se numa circunferncia aberta para o infinito. Representa a histria ossificada do desenvolvimento de um crescimento constante e proporcional a uma continuidade evolutiva, de ritmo regular. Tem ligao com o orix Oxal.

EX IN Ex do fogo. associado ao fogo, usa o vermelho e representa o ax que simbolizado pela pena vermelha do ekdide papagaio da costa. Tem ligao com Xang e Oy.

EX ORIT Ex das encruzilhadas de trs pontas. Tem ligao com as Y mi eliy.

EX ALAKETU Cobertura do povo de Ketu. o defensor dos candombls desta nao e tem ligao com Oxossi Unl.

EX AKES Guardio da cidade de Oy. o que traduz a fala dos orixs nos jogos de bzios. Tem ligao com Xang e Oy.

EX OBASIN O mensageiro de Orunmil. ele quem transmite os recados de Orunmil Oxum que a leva a Ex Engbarij.

EX AGBO o mensageiro de Xang.

EX TIRIRI Grande fora, valor e mrito. Tem ligao com o orix Ogun, Oy e Oxossi.

EX KRIKRI Cheio de n. O mensageiro das Y mi eliy.

EX ALDI Ex do adi. aquele que detesta o adi e quando sua arma levantada no pode ser abaixada antes de ser usada.

EX MARAGB Aquele que possui fora, poder e energia. Tem ligao com Ogun, Oxum e Obaluay.

EX XOROK Guardar com grito forte, bravio. s vezes confundido com Ogun, com quem tem forte ligao.

EX LOD Ex do rio. Tem ligao com Yemanj.

EX AJAK tem ligao com Oxum e s trabalha para o bem.

EX ELEP Senhor do azeite de dend.

EX ELDU Senhor do carvo.

Para invoc - lo reza se antes um ib, pe se trs pingos de gua, azeite de dend e finalmente cachaa. Com um ob vermelho na mo diz: AG OB. Parte o em seguida e vai molhando os pedaos de ob nos pingos j citados acima.

Em seguida diz:

Laroy Ex, Laroy Ex, Laroy Ex, Kokorobij,

Ex, Ex, Ex, Ex Xuxu In.

Ajibal, Ajibal, Ajibal,

Adrar, Adkar, Adkar.

Ajifalar, Oruj, Tamp Orixal;

Ajifalar, Oruj, Tamp Orixal;

Ajifalar, Oruk, Tamp Orixal;

Ajifalar, Oruk, Tamp Orixal;

Ajifalar Dank Ayal Ex Mo P W...

Diz o nome do Ex e fala se sobre o motivo da invocao. Formula a pergunta que se quer fazer e joga o ob.

ALAFI Paz e Tranqilidade (resposta afirmativa de Ex).

RNDLGM

SISTEMAS DIVINATRIOS ATRAVS DOS BZIOS

Por meio de Exubarij o intermedirio entre o babalorix e o Orunmil que se recebe o recado dos orixs conforme os odu que caem no jogo, formando configuraes e trazendo o desejo deles.

Atravs dos bzios os orixs esclarecem, guiam, orientam, protegem e salvam aqueles que buscam os seus conselhos e que atendem as determinaes descritas pelo Babalorix ou Yalorix, que no podem preceder ao MRNDLGN, porque nas indicaes mais simples esto as vontades dos orixs.

Ao detectar um problema comea se um jogo de perguntas e respostas. Assim vo se encontrando os caminhos de soluo.EXEMPLO: Se o Odu que fala KNRN um bzio aberto e quinze fechados este fala de uma pessoa que esta atravessando uma m fase e que em sua casa houve ou haver morte. Ento devemos fazer as perguntas para OY GBAL que tem fundamento com GN (osso) que s ela domina.

Para se fazer um EB tudo que a boca come preciso ter esgotado todas as possibilidades de resolver o caso a partir das ervas: akas, ob, orob, etc. Sabemos que: ob, orob e certas folhas, quando oferecidos aos orixs dentro do ritual, valem por um frango, cabrito, carneiro. Portanto, em muitos casos, substitui o EJ sangue animal.

O MERINDILOGUN utilizado para que atravs dos Odu, marcado pela quantidade de bzios abertos ou fechados, encontraremos a soluo dos problemas que nos apresentem no momento. muito importante termos agilidade e criatividade na preparao dos Ebs. Usando de raciocnio lgico e analisando friamente uma situao dentro do contexto orix, transferindo por analogia os encantos das lendas para a vida do consulente. sabido que qualquer tipo de problema relacionado com os orixs resolvido atravs de estudos sobre suas lendas.

Esquema das relaes existentes entre o mundo fsico (AIY) e o mundo paralelo (RUN).

Desenho extrado do livro O Jogo de Bzios Autor Jlio Braga.ENGBARIJ aquele que fala o EX que agiliza e mobiliza o jogo para que este forme as configuraes e traga a fala dos orixs.

AKESAN aquele que traduz a fala o EX que traduz as configuraes formadas por ENGBARIJ.O jogo de bzios e composto por:

*(16) dezesseis W bzios Mrndlgn;

*(4) quatro W MRN utilizado para perguntas e respostas no decorrer da consulta;

*(1) um W resultado da interao de todos os outros, a representao de Oxum, em todo o sistema de orculo ODU OX TUW.

Sacrifcio Para O Jogo Dos Bzios

Em uma tigela de loua branca, pe se os bzios no sereno em noite clara. No dia seguinte aps apanh los, lav los com as seguintes ervas:

ODNDUN

Folha da Costa

TPNL

Pega Pinto

MARIW

Folha de Dendezeiro

ABMD

Folha da Fortuna

OMIN OJU

Golfo Branco

ORINRIN

Alfavaquinha

OMN B J

Folha de Leite

LAR

Folha de Mamona

PRGN

Dracena Verde

RPP

Mal Me Quer Bravo

TT

Bredo sem Espinho

Isso dever ser feito antes do sol nascer; deixar os bzios descansando por (24) vinte e quatro horas no Omier gua sagrada que deve se conter:

*guas de: chuva; fonte; cachoeira; poo; lagoa; mar; rio.

*Azeite de dend; mel; ob e orob.

Para o sacrifcio:

*Um casal de pombos brancos, acompanhado de ob e orob.

Os axs devero ser colocados embaixo de uma rvore frondosa e sem espinhos. Passar atim p sagrado nos bzios e eles estaro prontos para serem utilizados.

O dcimo stimo bzio do jogo come junto com o Ex pessoal, e os bzios do orculo comem junto com o orix do Babalorix ou Yalorix, ou seja, toda vez que oferendar ao orix, pe se os bzios dentro da comida oferendada.

Assentamento Do Dcimo Stimo Bzio Do Jogo

Este o mais importante entre todos os bzios. consagrado a Ex, que traz a resposta para o jogo. Ele deve estar presente, mas no pode ser visto pelo Babalorix ou Yalorix. Por se tratar do bzio de segurana do jogo, deve ser guardado em lugar especial, longe dos curiosos, ou seja, junto ao assentamento do Ex pessoal. Deve se conversar com ele todos os dias pela manh e lhe fazer os pedidos necessrios ao dia.

Uma indicao que deve ser considerada dentro do ato de jogar bzios a relao de antiguidade dos Odu. O primeiro Odu o mais novo de todos e perde para os demais. J o dcimo sexto considerado o mais velho, portanto, ganha dos demais. O terceiro Odu ganha do segundo, o sexto do quinto, o dcimo do nono, completando assim a relao hierrquica de todo o sistema.

O pagamento pelo jogo efetuado uma forma ritualstica de se pagar para o Ex do jogo, pelo fato dele ter trazido as respostas. Com este ato impede que o consulente prejudique a casa, o Babalorix ou a si mesmo pela resposta do jogo. Quem determina o valor desse pagamento o Babalorix.

Quando o sol esta mais prximo da Terra, a vibrao de Ex bem maior, dependendo logicamente do lugar onde estivermos no hemisfrio. Este momento de aproximao mxima se d na entrada do vero. Em caso inverso, o afastamento da vibrao de Ex tambm ocorre. Nestes tempos, devemos ter cobertura suficiente para enfrentar situaes diversas.

O simbolismo de Ex com o nmero quatro que este representa os quatro tipos de fora e os pontos cardeais. A razo do nmero oito, o fato de ser a quantidade dos filhos de Orunmil, e para cada um deles, dois kn, prefazendo dezesseis. Sendo oito os filhos de Orunmil, este se torna o nmero sagrado.

PREPARAO DO EX DO JOGO

Ao participar do ritual, as pessoas tem que estar de roupa branca, corpo limpo e descalos. O lugar tem que ser iluminado com a luz natural do sol. Se a cerimnia for realizada noite, usa se velas que simbolizam o fogo, ao qual todo orix est associado por ser um dos principais elementos da natureza.

A pessoa fica numa eni (esteira) forrada; (neste ritual procura se ter sempre um grupo de oito pessoas). Em seguida, pe se o ikoko (panela) no centro do eni, onde sero feitos os sacrifcios dos d funfun (galinhas brancas). Bate se com as partes do d na terra em reverencia a Iiy mi Osrnga. Ento, sacrifica se com as mos,torce o pescoo e tira a cabea do d. O primeiro j (sangue) dever cair na terra em volta do ikoko e depois dentro. Aps tirar a cabea, coloc la no ikoko com quatro penas da asa esquerda e quatro penas da asa direita, colocadas em p ao lado das respectivas cabeas, (primeiro as do lado esquerdo, depois as do lado direito). Os sacrifcios do d so feitos com as asas, bicos e ps presos, para que eles no se debatam.

Depois dos d funfun (no caso de mais de um iniciado), sacrifica se o nico d dd (galinha preta) dedicado ao Ex do jogo. Sua cabea ficara no centro do ikoko, com as quatro penas das asas esquerda e direita. Isto para fazer a consagrao do Bzio do Ex do Jogo. O bzio de cada iniciado ser colocado no bico de seu respectivo d. No bico do d dd, o Babalawo colocar um ou mais bzios para serem dados a um filho que por acaso perdeu o seu bzio de Ex, para que seja reposto de sua obrigao. Os bzios so fechados.

Em seguida, coloca se nesta ordem: yo (sal), yin (mel), p pp (azeite de dend), tendo sempre o cuidado de antes reverenciar a Onil (senhor da terra) ao redor do ikoko, depois em cima das cabeas e das penas. Ao colocar o yo diremos:

IGEIRO YO KI WA NI IY

ou

IY W NI YO GBRO RNML. (YE).

Depois pe se o yin dizendo se:

YE W YIO BI YIN GBRO

LW RNML.

E ao por p dizer:

P NI IROJU BE ERO TI

RNML BA MI DA KO SE.

Aps feito isso, fecha se o ikoko no s funfun (pano branco), enterra se e reza se F e o OGEDE IF. Depois reza se:

IJB YMI SRNG

MOJB YIN

Y MI SRNG

A TONU JENU

A TOKAN JEDO

EJE OYE MI KALE O

IYE KOKO, OIYE

IYE IYE IYE KOKO.

Depois dos sete dias, desenterra se o Eb e tira se os bzios, enrola se numa folha de fundamento do Babalorix. Reza se o IJB Y MI SRNG novamente. Este Eb fica enterrado por causa do fundamento com as foras da terra, o que se faz, prximo a uma rvore. Feito isso, s ser desenterrado novamente quando o iniciado completar todos os seus rituais.

CLASSIFICAO DOS ODU

Os dezesseis bzios utilizados jogo, chamado de Meridilogun, o que significa exatamente o nmero 16, ficando assim:

ERIN = 4

OGUN = 20

DIN = MENOS, PORTANTO

20 4 = 16

Dentro desse conceito, apenas quatorze combinaes so consideradas. As duas ultimas no so consideradas. As duas ultimas no so consultadas, por serem tratarem de portadoras de axs positivos. Raramente elas ocorrem, mas quando aparece estas configuraes no jogo, o sacerdote tem que lanar mo de todos os Owo e novamente jogar para confirmao. Cada uma das quatorze combinaes traz o nome do Odu (caminho) e cada Odu, por sua vez, recebe um nome especifico. Para cada uma das combinaes existe um orix que responde durante o jogo. H combinaes que pertencem a mais de um orix. Quando elas ocorrem, o sacerdote procura saber, por intermdio do OWO MRIN (jogo com quatro bzios), qual o orix que esta respondendo.

01 Bzio Aberto:

Respondem:

ODU KNRN

x e Aganj

02 Bzios Abertos:

Respondem:

ODU JK

Ibeiji, Ogun, Oba e Oxal

03 Bzios Abertos:

Respondem:

ODU TOGUNDgn (Xang tambm transita neste Odu)

04 Bzios Abertos:

Respondem:

ODU IRSUN

Oxossi, Yasn, Yemanj e gun

05 Bzios Abertos:

Respondem:

ODU S

Oxum, Yemanj, Ew, Ob e Omul

06 Bzios Abertos:

Respondem:

ODU BAR

Xang, Oxossi, Logun Ed e Ex

FILOSOFIAS DOS ODU

KNRN - Por um comeou o mundo. Sem bem no existe o mal.

JOK - Flecha entre irmos.

ETOGUND - Discusso leva a tragdia.

IRSUN - Ningum sabe o que existe no fundo do mar.

OFUN e S - O morto tirou o que tinha do santo.

OBAR e OS - Louco ou se faz de louco.

OBAR e OD - O cachorro tem 4 patas e no anda em mais do que um caminho.

OD e OBAR - No sabe se fica com os olhos negros ou coloridos.

OWANRN e IRSUNN - Eis a grande vingana.

JONIL e IRSUN - Se minha cabea no me vende, no h quem me compre.

S e OS - Ao bom filho Deus e sua me abenoam.

OS e IRSUN - Olhar para frente e para trs.

OS e OFUN - O Santo livra se do morto.

OBAR e JONIL - A orelha no pode ultrapassar a cabea. Limites existem...

OS e OBAR - Dois carneiros no bebem na mesma fonte.

JONIL e OS - O mal que fizeste, no torne a faz lo.

S e IRSUN - Se o milho no leva gua, no cresce.

S e OD - O que deve paga... e fica livre!

OD e S - Se no h provas, fica absolvido.

OBAR e OBAR - Quem sabe morre igual, aquele que no sabe.

ETOGUND e S - Repugnncia, o morto est parado. Discusso na famlia.

OS e JK - Rebulio; com o marido se mulher que se consulta. Se for homem com sua mulher, e pode se estender a uma segunda pessoa achegada a eles.

JONIL e JONIL - Dois amigos inseparveis brigam.

OS e OS - Amigo mata amigo.

KNRN e ETOGUND - Revoluo; sangue pela boca, nariz ou nus.

OX e J ONIL - Priso. Ningum sabe o que tem, at perder.

OD e OS - Estica a mo at onde alcances.

OWNRIN e ETOGUND - Um joga pedra e um povo leva a culpa.

IRSUN e IRSUN - Um s homem salva um povo.

OD e OD - Sair do costume inquietude. No abandone teus hbitos.

JONIL - A cabea que conduz o corpo, um s rei governa o povo.

OS e OD - Dois narigudos no podem se beijar.

S e J-K - Dinheiro traz tragdia sobre o Santo. Discrdia familiar.

OS e OX - Se no sabe a lei, aprenders no outro mundo.

OBAR - O rei no mente.

OS e JLSEBOR - Castigado por revolta.

OFUN - Onde nasceu a maldio.

OWANRN - Tirar gua com peneira.

Nestes ditados que se aplicam a cada Odu, se observam variantes. Tambm se dir:

OS - O melhor amigo tem pior inimigo.

JLSEBOR - Em tempo de guerra soldado no dorme.

ALAFI - Nasceu para ser sbio.

KNRN e OBAR - O morto est esperando, no perca a cabea.

JK e JONIL - Querem caar um rei com flechadas.

ETOGUND e OD - O que se sabe, no se pergunta.

IRSUN e S - O morto est dando voltas, vendo a quem levar.

Amarrao do Igb

O ritual utilizado no decorrer da consulta. O conjunto composto de duas pedras pequenas, sendo uma branca e outra preta, e um osso do pombo que foi sacrificado para o jogo, que fazem parte do merindilogun. O consulente diante do sacerdote recebe deste as duas pedrinhas ot igb e ot digb. Segura uma em cada mo e coloca os braos para trs na altura da cintura fazendo assim, a ligao entre o consulente, o jogo e o Babalorix.Enquanto isso, o sacerdote inicia o rito de libao.

Depois do Ib, reza se para Ex.

J cumprido o rito, de libao, o sacerdote diz:

KS K, KS RN, KS EJ

No haja morte, nem doena, nem sangue.

KSR D M P D, UN SR B P OF

No fales bem para o mal e nem mal para o bem.

Esfrega os bzios entre as mos, sopra com o seu ax e os apia na cabea, no meio do peito e nos ombros do consulente.

Em seguida, joga se os bzios sobre uma mesa coberta por uma toalha branca.

Os ODU se classificam em maiores e menores:

So maiores: (1); (2); (3); (4); (8); (10) e (12).So menores: (5); (6); (7); (9) e (11).So maiores: (13); (14); (!5) e (16).Se aparecer na configurao um Odu maior,

Exemplo: knrn, jOko, EtOgund, Irsun, Ofun, jOnil ou jLsegbor.

Ou um Odu menor,

Exemplo: Ox, Obar, Odi, Os, Ownrn.Volta se a jogar sem pedir a mo de amarrao de IGB do consulente, pois nas primeiras jogadas no se pede Igb mesmo que aparea um Odu maior. necessrio jogar pela segunda vez e ver qual Odu que vence. Quando vier um maior, pedese a mo esquerda; se for um menor, a mo direita.

EXEMPLOS

DIREITA em:

knrn (1) s (5)

Od (7) bar (6)

tOgund (3) Od (7)

Owanrn (11) knrn (1)

tOgund (3) Owanrn (11)

Os (9) Owanrn (11)

s (5) jLsebor (12)

Od (7) Owanrn (11)

s (5) bar (6)

s (5) Od (7)

bar (6) jLsebor (12)

Owanrn (11) Ofun (10).

ESQUERDA em:

Ofun (10) jOnil (8)

knrn (1) jk (2)

Ofun (10) bar (6)

Owanrn (11) bar (6)

jLsebor (12) tOgund (3)

jk (2) Odi (7).

Owanrn (11) s (5)

OgbOgund (15)

Owanrn (11) Os (9)

Ik (14)

jk (2) bar (6)

Alafi (16).

Irsun (4) Owanrn (11)

At o Odu JLSEBOR, a interpretao feita pelo Babalorix ou Yalorix. Depois deste Odu tudo fica a cargo do BABALAWO o secretrio mximo de ORUNMIL senhor dos destinos. Incontestvel sacerdote, que esclarece e resolve com o seu OPEL IF. A eles os Babalorixs ou Yalorixs deveriam recorrer caso existisse um culto organizado. Infelizmente no isso que ocorre.

Podemos estender a leituras dos bzios at o ODU J OLOGBON, porm este corresponde antes ou depois de qualquer Odu a Obaluaiy.

Aps descobrir o Odu, deve se fazer uso do Owo Mrin (jogo com quatro bzios) para perguntar em qual caminho este Odu se encontra. Se for R, este vem por um bom caminho. Pede ao jogo confirmao e, se isso ocorrer, significa um R perfeito. Mas se for SB, vem por maus caminhos. Tambm deve se pedir confirmao e , se isso ocorrer, necessrio que se faa um Eb, procurando o caminho que mais se assemelhe situao do consulente.

Nem sempre gn ao falar no jogo significa que isso seja ruim, pois os mortos podem muito bem nos trazer algo de bom.

Exemplo: Se o consulente tiver um parente rico e este falecer, pode significar que est vindo a caminho uma herana. Portanto, um bem que vem pelo caminho da morte.

Por esta razo que se torna de extrema importncia utilizao do jogo de quatro bzios, com os quais se fazem as perguntas necessrias no decorrer da consulta e, sabendo assim, o verdadeiro caminho pelo qual o orix nos fala.

Veja Exemplo:LRS?

BSR?O orix quer revelar algo?

Um pouco de tudo?

ADM?

B KN OD KN?Uma pequena oferenda?

Que faa oferenda um pouco hoje, um pouco amanh?

KLS?

Que deseja?

So muitas as causas de uma boa sorte ou bem. Exemplo:R IK

R LD.

As que se devem aos mortos.

Pela intuio recebida do prprio orix.

R TNW.

R R JK.

Que vem do cu.

Por ter a cabea assentada.

R LSS RS.

R KRN.

As que concedem os orixs.

Pelas mos do homem.

R IY.

R BRN.

As que procedem deste mundo.

Pelas mos da mulher.

R LW.

R D WNTLKN.

Bem que se deve ao esforo prprio.

A sorte que vem do mar.

R M.

R LSS GN?

Que vem atravs de um filho.

Que vem de um morto?

R W.

R.

De dinheiro.

Doena.

R RUGB, R GB.

JJ.

Bem que se recebe das mos de um velho.

Briga, crime.

R LSS BR.

J.

De um irmo do culto.

Derramamento de sangue.

R LSS R RN.

N N.

De muito alm.

Golpe, castigo.

R SGN T.

LR.

Sorte para vencer os inimigos.

dio, briga.

R GN MRAF.

KRJ.

A sorte pelos quatro ventos.

Ms intenes das pessoas.

R LSS W.

GN F.

Sorte por ganho em loteria.

Desgraa,calamidade e vergonha.

R LSS RNML.

J S RIY.

Dada por Orunmil.

Mal olhado, bruxaria.

K.

KK KB.

Morte.

Revoluo.

Todo esse conjunto de palavras quer dizer OSOB ou R. Males ou bens que podem vir do prprio homem, dos orixs ou de Deus.

Assim temos:

K LDNMR.

RN RIY S

Morte por Deus.

Doente por bruxaria.

K LSS RS.

Morte pelos orixs.

ODU OR ORIX

Todos os sistemas religiosos so baseados em algarismos. No candombl tambm isso ocorre. Para descobrir os ODU de cada um, se faz necessrio dispor de verdadeiro conhecimento numrico. O segredo dos nmeros comea com a grande primeira causa o um ODU KNRN e termina com o nada ou zero ODU YK. Smbolo do universo infinito e ilimitado.

O Babalorix ou Yalorix dever ter ao seu lado, no momento da consulta, uma caderneta onde anotara os ODU. obrigatrio jogar trs vezes. A primeira jogada ser desconsiderada por se tratar do ODU que rege o destino do consulente no dia. As jogadas seguintes so as que determinam os seus orixs.

EXEMPLO:No caso de ODU KNRN fala Ex e Aganj.

* KNRN (1) KNRN (1): aqui encontramos Ogun, Ex e Aganj. O sacerdote ter que lanar mo do Owo Mrin e verificar qual o orix que esta respondendo. Se for Ogun, o problema do consulente esta relacionado com o ODU ET OGUND, onde Ogun o primeiro orix que responde. Se for Aganj (Xang) est relacionado com o Odu j Lsebor e se for Ex o Odu knrn.

* OBAR (6) OBAR (6): aqui encontramos Ex, Xang, Oxossi e Logun Ed. Se for Oxossi, o problema do consulente se encontra no Odu Irsun e Logun Ed Odu Obar.

* KNRN (1) IRSSUN (4): aqui encontramos Oxossi, Ex e Oxum. Se for Oxum, o problema do consulente est relacionado no Odu s.

ODU OR ORIX tambm praticado no dcimo stimo dia de iniciao. O Yaw sentado sobre um pano branco, recebe do seu iniciador os 16 bzios, esfrega os nas mos, com elas aponta para os quatro pontos cardeais, para o alto e para o cho, enquanto isso, reza se um ib, descrito pelo sacerdote. Em seguida, joga se para confirmar o orix que s depois de confirmado que poder ser raspado na cabea do Yaw.

Esse ritual de extrema importncia para o Yaw. S assim no comete o erro de rasp lo para um determinado orix que no seja o dele.

KNRN (1)

OS (9)

J OK (2)

OFUN (10)

ET OGUND (3)

OWANRN (11)

IRSUN (4)

J LSEBOR (12)

OS (5)

J OLOGBON (13)

OBAR (6)

IK (14)

OD (7)

OGB OGUND (15)

J ONIL (8)

ALAFI (16)

Encontramos Ex nos seguintes Odu:

(1 1)

(1 7)

(4 6)

(8 1)

(1 2)

(1 8)

(4 9)

(8 11)

(1 3)

(1 9)

(5 6)

(9 10)

(1 4)

(3 1)

(6 1)

(9 11)

(1 5)

(3 13)

(6 6)

(10 4)

(1 6)

(4 1)

(6 11)

Encontramos outros orixs nesses Odu:

(1 1) Ogun e Aganj

(4 6) e (4 9) Orunmil

(1 2) Ob

(5 6) Oxum, Xang

(1 4) Oxum, Oxossi

(6 6) Oxum, Xang, Osaniyn, Orunmil

(1 5) Oxum e Oxal

(8 1) k, Oxum, Ob

(1 7) Ogun, Yemanj

(8 11) Oy, Oxal

(1 8) Oxum, Oxal

(9 10) Oy

(1 9) Xang, Oy

(9 11) Oy, Yemanj, Oxal

(3 1) Yemanj

(10 4) Ogun, Oxssi, Iroko

(3 13) Obaluaiy

(4 1) Oxum, Oxossi

Encontramos Ogun nos seguintes Odu:

(1 1)

(5 3)

(7 11)

(8 10)

(1 7)

(5 8)

(8 7)

(10 4)

(3 5)

(7 3)

(8 8)

Encontramos outros orixs nesses Odu:

(1 1) Ex, Aganju(8 7) Oy

(1 7) Ex, Yemanj(8 8) k, Ob, Xang, Oy, Oxal, Orunmil, Obolokun

(3 5) Oxssi

(10 4) Ex, Oxssi, Iroko

(5 8) Oxssi

(7 3) Oxssi, Osaniyn

(7 11) Oxum

Encontramos Oxssi nos seguintes Odu:

(1 4)

(3 5)

(5 8)

(8 9)

(2 1)

(4 1)

(6 5)

(10 2)

(2 4)

(4 3)

(7 3)

(10 4)

(2 5)

(4 10)

(8 4)

Encontramos outros orixs nesses Odu:

(1 9) Ex, Xang

(8 8) Todos os orixs

(1 12) Xang

(8 9) Oxssi

(1 13) Obaluaiy, Nana

(8 11) Ex, Oxal

(2 12) Oxum Mar, Xang

(9 10) Ex

(3 9) Osaniyn

(9 11) Ex, Yemanj, Oxal

(3 10) Oxal

(9 12) Xang

(8 7) Ogun

Encontramos Osaniyn nos seguintes Odu:

(3 3)

(3 9)

(6 4)

(6 9)

(3 4)

(5 9)

(6 6)

(7 2)

(3 6)

(6 3)

(6 7)

(7 3)

(3 7)

Encontramos outros orixs nesses Odu:

(3 9) Oy

(6 6) Ex, Oxum, Xang, Orunmil

(5 9) Yemanj

(7 2) Ibeiji, k, Iroko

(6 4) Orunmil

(7 3) Oxssi, Ogun

Encontramos Iroko nos seguintes Odu:

(6 10)

(10 4)

(10 10)

(11 10)

(7 2)

(10 6)

(10 14)

Encontramos outros Orixs nesses Odu:

(7 2) Ibeiji, Osaniyn

(10 14) Oxum Mar

(10 4) Ex, Ogun, Oxssi

Encontramos Oxum Mar nos seguintes Odu:

(1 4)

(4 12)

(7 14)

(9 14)

(2 12)

(4 14)

(8 14)

(10 14)

(2 14)

(5 12)

Encontramos outros orixs nesses Odu:

(2 12) Xang, Oy

(9 14) Yemanj

(2 14) Xang

(10 14) Iroko

(4 12) Ibeiji

Encontramos Ob Olokun nos seguintes Odu:

(7 5)

(7 7)

(8 8)

Encontramos outros orixs nesses Odu:

(7 5) Orunmil

(8 8) Todos os orixs

(7 7) Nan, Yemanj, Oxum, Ew, Ob

Encontramos Obaluayi nos seguintes Odu:

(1 13)

(3 13)

(5 13)

(8 13)

(2 13)

(4 13)

(7 13)

(9 13)

Encontramos outros orixs nesses Odu:

(1 13) Nan, Oy

(5 13) Oxum

(2 13) Ob

(7 13) Nan

(4 13) Ew

Encontramos Oxum nos seguintes Odu:

(1 4)

(4 3)

(5 4)

(7 7)

(1 5)

(4 5)

(5 6)

(7 11)

(1 8)

(4 - 10)

(5 10)

(8 4)

(2 7)

(5 1)

(5 13)

(10 5)

(3 2)

(5 2)

(6 6)

Encontramos outros orixs nesses Odu:

(1 4) Ex, Oxssi

(5 10) Oxal

(1 5) Ex, Oxal

(5 13) Obaluaiy

(1 8) Ex, Oxal

(6 6) Ex, Xang, Osaniyn, Orunmil

(4 3) Oxssi

(7 7) Nan, Yemanj, Ew, Ob, Obolokun

(4 5) Orunmil

(7 11) Ogun

(4 10) Oxssi

(8 4) Oxssi

(5 2) k

(5 4) Yemanj

(5 6) Ex, Xang

Encontramos Ew nos seguintes Odu:

(4 13)

(7 4)

(7 7)

(8 8)

Encontramos outros orixs nesses Odu:

(4 13) Ob, Obaluaiy

(7 7) Nan, Yemanj, Oxum, Ob

(7 4) k, Yemanj

(8 8) Todos os orixs

Encontramos Ob nos seguintes Odu:

(1 2)

(8 5)

(1 8)

(7 7)

(2 13)

(8 8)

Encontramos outros orixs nesses Odu:

(1 2) Ex, Ibeiji

(2 13)

(7 7) Nan, Yemanj, Ew, Oxum

(1 8) Ex, Oxum, k, Oxal

(8 5) Oxssi, Ogun

(8 8) Todos os orixs

Encontramos Oy nos seguintes Odu:

(1 9)

(2 12)

(8 8)

(9 7)

(1 10)

(3 9)

(8 9)

(9 9)

(1 11)

(3 10)

(8 11)

(9 10)

(1 12)

(3 12)

(9 1)

(9 11)

(1 13)

(4 11)

(9 3)

(9 12)

(2 10)

(8 6)

(9 4)

(10 1)

(2 11)

(8 7)

(9 6)

(10 9)

Encontramos outros orixs nesses Odu:

(1 9) Ex, Xang

(8 8) Todos os orixs

(1 12) Xang

(8 9) Oxssi

(1 13) Obaluaiy,Nan

(8 11) Ex, Oxal

(2 12) Oxum Mar, Xang

(9 10) Ex

(3 9) Osaniyn

(9 11) Ex, Yemanj, Oxal

(3 10) Oxal

(9 12) Xang

(8 7) Ogun

Encontramos Xang nos seguintes Odu:

(1 6)

(2 12)

(6 12)

(8 8)

(1 9)

(2 14)

(6 13)

(8 12)

(1 12)

(5 6)

(7 12)

(9 12)

(2 9)

(6 6)

(8 6)

(10 12)

Encontramos outros orixs nesses Odu:

(1 6) Ex

(8 6) Oy

(1 9) Ex, Oy

(8 8) Todos os orixs

(1 12) Oy

(8 12) Oxal

(2 12) Oxum Mar, Oy

(9 12) Oy

(2 14) Oxum Mar

(10 12) Oxal

(5 6) Ex, Oxum

(6 6) Ex, Oxum, Osaniyn, Orunmil

Encontramos Ibeiji nos seguintes Odu:

(1 2)

(2 6)

(4 12)

(7 2)

(2 2)

(4 2)

(6 2)

(9 2)

Encontramos outros orixs nesses Odu:

(1 2) Ex, Ob

(4 12) Oxum - Mar

(2 2) k

(6 2) k

(2 6) k

(7 2) k, Iroko, Osanyin

(4 2) k

Encontramos Nan nos seguintes Odu:

(1 13)

(3 14)

(7 7)

(10 8)

(1 14)

(5 14)

(7 13)

(10 13)

Encontramos outros orixs nesses Odu:

(1 13) Obaluayi, Oy

(7 7) Yemanj, Oxum, Ew, Ob, Obolokun

(1 14) Oxum Mar

(7 13) Obaluayi

(5 14) Oxal

Encontramos Yemanj nos seguintes Odu:

(1 3)

(5 9)

(7 7)

(9 8)

(1 7)

(5 11)

(7 10)

(9 11)

(4 7)

(7 1)

(7 12)

(9 14)

(5 4)

(7 4)

(9 5)

(10 7)

(5 7)

Encontramos outros orixs nesses Odu:

(1 3) Ex

(7 7) Obolokun, Nan, Oxum, Ew, Ob

(1 7) Ex, Ogun

(9 5) Orunmil

(4 7) Oxal

(9 8) Orunmil

(5 4) Oxum

(9 11) Ex, Oy, Oxal

(5 9) Osanyin

(9 14) Oxum - Mar

(7 4) Ew, k

Encontramos Oxal nos seguintes Odu:

(1 5)

(3 8)

(6 8)

(8 11)

(1 8)

(3 10)

(7 8)

(8 12)

(1 10)

(4 7)

(7 9)

(9 11)

(2 8)

(5 10)

(8 3)

(10 12)

(2 11)

(5 14)

(8 8)

Encontramos outros orixs nesses Odu:

(1 5) Ex, Oxum

(5 14) Nan

(1 8) Ex, Oxum

(8 8) Todos os orixs

(1 10) Oy

(8 11) Ex, Oy

(3 10) Oy

(8 12) Xang

(4 7) Yemanj

(9 11) Ex, Oy

(5 10) Oxum

(10 12) Xang

Encontramos k nos seguintes Odu:

(1 2)

(4 2)

(7 2)

(8 2)

(2 2)

(5 2)

(7 4)

(8 8)

(2 6)

(6 2)

(8 1)

(10 3)

Encontramos outros orixs nesses Odu:

(1 2) Ex, Ob, Ibeiji

(7 2) Osaniyn, Ibeiji, Iroko

(2 2) Ibeiji

(7 4) Yemanj, Ew

(2 6) Ibeiji

(8 1) Ex, Oxum, Ob

(4 2) Ibeiji

(8 8) Todos os orixs

(5 2) Oxum

Encontramos Orunmil nos seguintes Odu:

(4 5)

(5 5)

(7 5)

(9 5)

(4 6)

(6 4)

(8 5)

(9 8)

(4 8)

(6 6)

(8 8)

(16)

(4 9)

ODU KNRN01 BZIO ABERTO E 15 FECHADOS

Respondem Ex e Aganj

Fala de uma pessoa que esta atravessando uma m fase e em sua casa houve ou haver morte.

Roubo, runa, maus negcios, fofocas, separao de casal, enfim, maus pressgios.

A pessoa no poder viajar por enquanto, pois corre grande perigo.

Esses problemas so gerados pela incredulidade, desconfiana do consulente, que no houve conselhos de ningum e acredita saber mais que todos. Por essa razo, esta sempre em maus lenis e em precipcios.

Tropeara de vez em quando com a morte por causa da lngua, (tentar aconselhar a pessoa para ter cuidado com que diz).

Quando sai este Odu, faz se o seguinte: pega se um pedao de carne, unta o com or e joga o na rua.

Ex provoca hemorragia e mata sem dor quem os ofende, pode ser sangue pela boca, nariz ou nus.

Neste caso, a pessoa necessita se de um eb.

EB

Qualquer tipo de trabalho que se faz dentro do Candombl chamado de Eb. Por exemplo: Obori (comida cabea); flores postas aos ps dos assentamentos dos orixs, etc.

Existem Ebs para o mal e para o bem, depende de quem esta praticando. O destino de um Eb (onde deve ser arriado) determinado pelo jogo de bzios, de acordo com a vontade dos orixs. O eb pode ser uma vela, uma garrafa de pinga, um sacrifcio de um galo ou boi. Podem ser arriados no mato, rio, mangue, encruzilhada, cemitrio ou num monte de lixo. Podem ser comidos ou bebidos.

sempre o ponto de partida em tudo que se deseja fazer. Tem rito, cantigas e palavras apropriadas, o elemento constitutivo da operao divinatria. Atravs dos Ebs que o consulente resolve seus problemas.

Para analise de cada combinao, narraremos pequenas histrias de grande fundamento para um entendimento do porque dos Ebs.

Cada caso um caso isolado e deve ser analisado profundamente no momento, ou seja, joga se OWO MRIN com quatro bzios e v se qual o caminho a seguir de acordo com os problemas do consulente.

CAMINHOS DE EB

1.1. Um galo provoca chuva e torna se heri.Em certa poca, o galo era um dos maiores consultores e sua fama corria muito longe. O chefe da cidade, ao saber que existia um galo adivinho nas redondezas, mandou cham lo para resolver o caso da grande seca que assolava quela regio. Feito o Eb recomendado, l se foi o galo. Ao chegar grande porta da cidade, foi advertido pelo porteiro que no podia entrar assim, sem fazer alguma declarao sobre sua procedncia. Com isso, inflamou se o galo e, tirando do bolso da capanga uns cacetinhos, fez uso deles, dando na cabea do funcionrio, da resultando grande derramamento de sangue. Em poucos minutos, a tempestade cai por terra. O galo, considerado responsvel pela faanha, torn se um heri.ConclusoEsse caminho indica que o consulente esta diante de um perigo iminente, mas que, com bastante coragem e energia, vencer os inimigos e ter vitrias.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Sete pedaos de madeira (foi assim que o galo conseguiu vencer o porteiro).

* Nove acarajs (alimento favorito de Yans responsvel pelo vento e tempestade).

1. 2. A morte enganada por OknrnOknrn no conseguia nada que desejava.Feito o Eb recomendado, inventou uma maneira de obter o que desejava e enfim, progredir. Resolveu ento, dar um bode de meia (de parceria) morte, para criar. Passado o tempo, ele exigiu da morte os descendentes do bode. Como isso era impossvel, Oknrn exigiu uma soma incalculvel como indenizao.ConclusoEsse caminho indica que o consulente ter muita astcia para realizar os seus planos, a mesma atitude de Oknrn diante da morte.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um guizo de tamanho indeterminado (o guizo que se coloca no pescoo dos cabritos, serve para o dono ach los facilmente quando so perdidos).

* Uma cabaa (associada morte, na viso dos Yorub).

1. 3. Ex pe fogo em uma casa e se torna reiPara conquistar rapidamente a fortuna, Ex fez um Eb. Em seguida, seguiu cidade de Ijebu e, l chegando, se hospedou na casa de um funcionrio importante. De madrugada ele pe fogo na casa e sai gritando que o incndio vai destruir uma talha cheia de tesouros que lhe pertence. O chefe local acredita e o indeniza, fazendo o tambm rei de Ijebu.ConclusoEsse caminho indica que o consulente ter a mesma sorte que Ex. Obter fortuna e sucesso em seus empreendimentos.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um bode, um galo (alimentos sagrados que se oferecem a Ex);

* Uma jarra contendo sete bzios (os bzios antiga moeda dos Yorub so associados idia de fortuna e sucesso).

1. 4. Ogun, defensor de um pobreExistia um pobre peregrino que labutava em vrios lugares. Trabalhava nas plantaes, era sempre explorado pelos proprietrios da terra. O aconselharam a fazer um Eb, depois disso, partiu para a grande mata fronteira. Ao iniciar o servio, causou um grande barulho naquele lugarejo to deserto. Veio Ogun, que era o dono da mata e, chegando perto daquele estranho, ficou a espreit lo. O homem ao ver Ogun, implorou logo misericrdia perguntando, em seguida, se ele queria algo e, caso desejasse, ali tudo estava sua disposio. Ogun, satisfeito, perguntou ao peregrino quem foi o ser to perverso que o havia mandado para aquele local cuja entrada era proibida, por ser um lugar sagrado. O homem, ento, contou seus problemas, inclusive os infortnios de sua vida. Ogun ficou revoltado e ordenou ao pobre marcar com mari as casas de seus amigos, pois ele iria naquela cidade noite destruir tudo que l achasse. Como recompensa, o que salvou da destruio, Ogun deu tudo para o pobre.

ConclusoEsse caminho indica que o consulente sofre grandes perseguies e invejado por homens maus, e essa inveja deriva da sede de riquezas.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma garrafa de vinho;

* Um cachorro que deve ser assado e mari (o cachorro o alimento sagrado de uma das variedades de Ogun e o mari est intimamente ligado ao seu culto).

com mari que se decora a casa de Ogun em dias de festa, sendo tambm colocado na entrada do terreiro para espantar os Eguns.

O Eb realizado para agradar Ogun, para que este traga ao consulente a mesma sorte que teve o seu protegido na histria.

1. 5. Xang e YansanXang e sua esposa Yansan fizeram um Eb recomendado a fim de se tornarem fortes, poderosos e respeitados em tudo. Os dois passaram a expelir fogo pela boca quando falavam, tornando os assim, donos do raio e do trovo.

ConclusoEsse caminho significa bons resultados em todos os empreendimentos do consulente, igual o sucesso obtido por Xang e Yansan.

EbEntre outros materiais dever conter:

* Fsforos e plvora (aluso ao poder recebido por Xang e Yansan de botar fogo pela boca).

* Um carneiro (alimento preferido de Xang).

ODU JI OK2 BZIOS ABERTOS E 14 FECHADOS

Respondem Ibeiji, Ogun, Ob e Oxal

Este Odu fala de: felicidade inesperada, boas notcias, fim de sofrimento, convivncia conjugal feliz, realizao dos intentos.

Em seu lado negativo, porm, traz: prises, brigas, casos de justia, pancadaria, desfechos perigosos e crimes.

A pessoa deste Odu tem personalidade marcante, objetiva e ideal firme. sincera e franca. No aceita falsidades e geralmente tensa e nervosa. Tem esprito de luta, e no importa o sacrifcio que ter de fazer para conquistar o ideal almejado.

Tendncia forte ao jogo e bebida.

Se a pessoa tiver gmeos na famlia, deve se fazer uma oferenda de frutas para Ibeiji.

Se estiver jogando para grvida, deve se fazer um Eb, pois a gravidez pode lhe ocasionar a morte.

Aconselha o consulente a resolver causas pendentes e ter muito cuidado com inimigos.

CAMINHOS DE EB2. 1. Macacos conseguem liberdadePara se proteger dos perigos e das ameaas da selva, um grupo de macacos foram orientados a fazer um Eb. Depois de feito, se viram livres dos outros bandos de macacos da regio e at mesmo dos bandos de sua prpria raa. Desse modo, puderam viver livremente nas plantaes e nas florestas.ConclusoEsse caminho indica que o consulente se encontra em grandes dificuldades, mal entendidos e inquietaes.

EbEntre outros materiais dever conter:

* Duas pres.

2. 2. A reconciliao de um casalUm homem e sua mulher, em constante desarmonia, chegaram a ponto de no poderem viver juntos de modo nenhum. Feito o Eb indicado, houve a reconciliao, passando o casal a viver em colaborao e sossego.ConclusoEsse caminho indica que o consulente est sofrendo desentendimentos no lar, mas com certa prudncia, poder recomear a viver em paz.

EbEntre outros materiais dever conter:

* Dois pombos brancos;

* Dois laos de fita (que tem a funo de unir);

* Dinheiro e Igbin (caracol).

Igbin o alimento sagrado de Oxal; orix da calma, da paz e da quietude.

2. 3. Emo hunk se torna rei da terra de EgbExistiam diversos prncipes na terra de Egb. Um dentre eles fez o Eb indicado. Sendo assim, Em hunk foi proclamado rei de todos os prncipes do pas dos egbs.

ConclusoEsse caminho indica que o consulente est em luta com algum inimigo.

EbEntre outros materiais dever conter:

* Um pato, pregos e bandeirolas de papel branco (que significa vitria).

2. 4. A sagacidade de Tela OkDiversos prncipes disputavam o poder, a riqueza e outros privilgios; mas Tela Ok, desprovido de meios, foi ser roceiro. Um dia, bem no lugar onde havia colocado o Eb, deu com a enxada em um grande tesouro. Para enganar seus companheiros, afirmou ter encontrado um monte de orobs.ConclusoEsse caminho indica que o consulente brevemente ter grande prosperidade, igual o personagem da histria.

EbEntre outros materiais dever conter:

* Uma galinha, orob e enxadas usadas.

Deve se notar que na histria esses dois ltimos elementos desempenham um papel importante, portanto so essenciais para o Eb indicado.

ODU ET OGUNDBZIOS ABERTOS E 13 FECHADOS

Respondem Ogun e Xang

Esse Odu fala de: inveja, dvidas, desespero, desastre, dificuldades, calnia, caso na justia. Sofrimento, trabalhos e feitios feitos em cemitrios e outros locais.

Esta a parte negativa deste Odu, que como todos tem o seu lado positivo. Vai depender apenas do zelador de santo saber preparar os Ebs nos caminhos de aj para positiv lo.

Deve se analisar bem este Odu pois, na maioria das vezes, trata se da cabea pedindo OBORI.

Nada disso dever preocupar o consulente, pois ter um futuro brilhante com esforo prprio (sem contar com muita ajuda). Adquirindo equilbrio emocional, conseguira elevao, vitria e muita paz.

Se o consulente for homem, avise a este para ter muito cuidado porque o esto procurando por causa de uma mulher e que h perigo de briga e derramamento de sangue.

Se for mulher, esta tem uma amiga duas caras que vai lhe causar problemas conjugais e de famlia. Avise para agradecer Ogun e que tenha muito cuidado.

CAMINHOS DE EB3. 1. Um homem escapa da morteUm homem muito ligado em cincias ocultas recebeu o conselho de fazer um Eb para se proteger da morte.Feito tudo o que lhe determinaram, em vo veio morte para lev lo, querendo agarr lo para o jogar no buraco do igbin (caracol) que estava preso no bon que ele tinha na cabea.ConclusoEsse caminho indica que o consulente est sendo perseguido pela morte e que precisa tomar precaues.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Igbin (caracol)

* Duas pres e um pombo (para que possa escapar da morte).

3. 2. Um homem salvo por ExExistia um homem que tinha muitos discpulos. Estando gravemente doente, mandou os discpulos aos quatro cantos do mundo procurar pessoas que lhe pudessem trata-lo. Para sua surpresa, todos o abandonaram naquele momento difcil. Porm, ele j tinha feito tudo conforme lhe indicaram. Ex que tinha recebido o Eb, disse ao mesmo senhor: Levanta-te e segue adiante de mim que eu vou te escorando por detrs at chegar aos ps de quem possa te salvar nessa emergncia. Assim, ele o conduz at Orunmil e este o cura.

ConclusoEsse caminho indica que o consulente deve se livrar de pessoas ingratas e no contar os seus segredos a ningum. Deve se prevenir para no ter decepes, como o homem da histria.

EbEntre outros materiais dever conter:

* um galo;

* farofa-de-dend e outros alimentos favoritos de Ex (agrad-lo para que o consulente no seja vtima de ingratido).

3. 3. Onir se livra dos rivaisOnir era perseguido por seus rivais por ser um trabalhador muito honesto. Aps ter seguido o conselho de se fazer um Eb, ele se torna respeitado e temido por todos na cidade de Ire.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente, apesar das perseguies e das dificuldades resultantes da inveja, um dia ser respeitado e temido, triunfar sobre todos, como Onir em sua histria.Eb

Entre outros materiais dever conter:

* um pato, moedas e bandeirolas brancas (esses elementos representam: tranqilidade, riqueza e vitria).

3. 4. Sapeter prev fortunaO rei de Ajax, sabendo da boa reputao de Sapeter, resolveu consult lo. Este, ento previu que todos tivessem esperana, pois que havia de lhes aparecer fortuna, proveniente de progresso imediato.

Ao comear esgotar o prazo fixado, comeou a desconfiana do povo que passou a vigiar sua casa para evitar que ele fugisse. Preocupado, ordenou que sua mulher levasse todos os presentes recebidos para outro lugar. Chegou o dia prometido, e junto um navio cheio de brancos, que fora frica buscar escravos. As pessoas de Ajax se regozijaram e felicitam Sapeter pelo que tinha previsto.ConclusoEsse caminho indica que o consulente deve ter muita calma, pacincia, resignao e grande energia, pois dentro de pouco tempo dever haver uma melhora sbita em sua existncia, assim como ocorreu com Sapeter.

EbEntre outros materiais dever conter:

* galinhas, bzios e espelhos (esses elementos simbolizam riqueza refletida e espalhada a todos da regio).

3.5 O homem que se julgava infelizDepois de ter sido muito rico, um homem se encontrou em um tal estado de pobreza que s desejava a morte. Tendo feito o que lhe determinaram e esperando melhoria nas suas coisas sem nenhum resultado, foi para o mato com uma corda a fim de se enforcar. De sbito, viu um pobre leproso que estava pelejando para partir a concha de um igbin (caracol) e botar a gua na cabea. Diante de tal sofrimento, reconsiderou a sua deciso. Pouco tempo depois ele foi chamado para ocupar o trono que seu pai lhe havia deixado ao morrer. Em reconhecimento, ele passa a cuidar do leproso que o salvou.

ConclusoEsse caminho indica que o consulente ter uma melhora de vida em pouco tempo. Deve permanecer calmo, pois obter fortuna. Reencontrar a felicidade almejada e poder ocupar cargos importantes na sociedade.

EbEntre outros materiais dever conter:

* dois pombos, um caracol e uma corda.

ODU EJ ORSUN4 BZIOS ABERTOS E 12 FECHADOS

Respondem Oxssi, Yansan, Yemanj e gn

Este Odu fala de:calnia, difamao, sangue, ciladas, grandes desastres, indeciso. Falsidade dentro de casa e no trabalho, dificuldades em tudo, caminhos fechado.

A pessoa desse Odu muito franca e atirada, geralmente mo aberta, no gosta de ver ningum chorando misria perto que j d um jeito de ajudar. Tem gosto pelo ocultismo, misticismo; se d bem com os guns dos quais est sempre ligada.

Essa pessoa pensa em fazer uma viagem ou um negcio, porm, devido lngua, capaz de estragar tudo. Aconselhar o consulente no contar nada do que se passa em sua vida, para os outros no atrapalharem.

Se no jogo de bzios a jogada anterior tiver sado o ODU OD, o consulente ter notcias de morte de ente querido; roubo e grandes perdas. necessrio fazer eb imediatamente.

CAMINHOS DE EB

4.1. A ona escapa de uma cilada

A ona mesmo respeitada, era muito odiada pelos outros animais. Um dia, todos os bichos projetaram uma cilada a fim de eliminar a existncia dessa fera intolervel. Porm, a ona mais esperta j tinha feito um Eb. Ela mesma caindo na armadilha, conseguiu escapar dessa traio malvola, pois tinha as patas almofadadas.ConclusoEsse caminho indica que o consulente precisa tomar cuidado com manobras de pessoas hipcritas. Mas, se demonstrar fora de carter, ele sair ileso, como a ona da histria.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* um galo, uma pre e algodo.

4.2. Um homem recupera a sadeUm homem vivia muito doente. Feito o eb recomendado, l se foi ele para o meio de uma cidade onde havia uma rvore. Com um ob na mo, comeou a rogar praga contra o chefe do lugar. Este ao saber dos insultos, pediu ao homem que parasse, prometendo-lhe ajuda para todas as suas necessidades. Depois disso, o homem recuperou sua sade e tranqilidade.ConclusoEsse caminho indica que o consulente est vivendo ou viver uma situao difcil. Ter problemas financeiros, de sade e no saber o que fazer para resolve-los. Necessrio ter muita coragem e resignao para sair vitorioso da crise.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* um galo, um igbin;

* uma talha, bebidas e principalmente ob.

4. 3. A vitria do papagaioDescreve a antiga histria que o sol, a lua, o fogo e o papagaio disputavam o poder. O nico que fez um eb foi o papagaio. Nisso, choveu muito e o fogo apagou. A tempestade escureceu o cu. Quem saiu ganhando foi o papagaio que, mesmo molhado, conservou a cor avermelhada de sua cauda.ConclusoEsse caminho indica que o consulente ter dificuldades, que h rivalidade com outras pessoas acerca de algo. Mas se tiver pacincia ser o vencedor.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* um etun (galinha dangola); um igbin e um ekdide (pena de papagaio).

4.4. Um prncipe doa grande fortunaUm homem que se encontrava numa situao difcil, procurou um Babalawo para fazer um eb. Este o aconselhou a queimar pimenta e receber a fumaa nos olhos. Enquanto fazia o eb, um prncipe que por l passava lhe perguntou a razo de tanto sacrifcio. Aps ouvir as razes do homem, o prncipe ordenou que lhe fosse entregue uma grande fortuna.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente se encontra numa situao muito difcil. Entretanto, pode esperar ajuda inesperada de uma pessoa bondosa. O socorro na hora certa vir.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* uma galinha, um pato, um caracol, azeite-de-dend, pimenta vermelha, um leno e uma faca.

4. 5. Ogun e sua generosidadeUma vendedora de aca e mingau segue o conselho de fazer um eb para melhorar sua situao. Algum tempo depois, o general Ogun chegou com sua tropa e pediu a ela para alimentar a todos, que estavam famintos. Ela fez com muito orgulho e dedicao. Ogun, no tendo dinheiro para lhe pagar, dividiu com muita satisfao o que tinha conquistado na guerra.ConclusoEsse caminho indica que o consulente muito generoso e que no ter muitos problemas na vida. Haver sempre algum para socorr lo nos momentos difceis.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um etun (galinha dangola);

* Um igbin;

* Um ekdide (pena de papagaio).

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Um acaraj, uma galinha.

ODU S5 BZIOS ABERTOS E 11 FECHADOS

Respondem Oxum, Yemanj, Ob, Ew e Omul

A pessoa deve agradecer a Oxum e pagar o que deve a ela. Ter cuidado para que esse orix no lhe atinja com sua espada. Passar a mo na barriga e soprar trs vezes em direo rua.

A pessoa deve ser cautelosa com o jeito de lidar com os outros, no falar para qualquer um sobre sua intimidade para no cair no erro de ser difamada. Vai receber visita de uma amiga, mas no deve lhe dizer o que vai fazer, pois essa pessoa vem inteirar se de seus projetos e cont los a outros com o intuito de prejudic la.

pessoa sensvel, que chora toa por qualquer motivo que as choque. Ambiciosa, pensa em

grandes negcios, mas perde muitas oportunidades. Geralmente fracassa no amor.

Tem mediunidade aguada e deve se iniciar no culto aos orixs. O lado mstico da vida lhe atrai muito. Chega a ser grande Yalorix ou Babalorix, pois pessoa que se liga a tudo que existe dentro do culto.

preciso ter muito cuidado com quem deste Odu, pois manhosa, astuta e na maioria das vezes no muito sincera. Se for mulher, costuma conseguir dos homens que a cerca, tudo para seu prprio bem estar. Se for homem geralmente a irresponsabilidade e a ganncia invade o seu mundo.

CAMINHOS DE EB

5. 1. Dinheiro, o causador do bem e do mal

Dinheiro que era filho de Oxal, se dizia to poderoso a ponto de segurar at a Morte. Deitou se numa encruzilhada e as pessoas que passavam por l diziam: Xi! Este homem esta estendido com a cabea para a casa da Morte, os ps para o lado da Molstia e os lados do corpo para o lugar da Desavena.Ouvindo essas palavras, Dinheiro teve uma idia genial. Foi at a casa da Morte e l comeou a tocar os tambores por ela utilizados para matar as pessoas. Assim ele, que j tinha uma rede preparada, esperou. Quando a Morte veio verificar o que estava ocorrendo, ele a capturou e a conduziu para a casa de Oxal. Este, revoltado com a situao, disse ao Dinheiro: Vai-te embora com a Morte e com tudo que possa haver de melhor no mundo. Tu s o causador de tudo, do bem e do mal. Some-te daqui. Leva-a, e podes possuir e conquistar o universo.

Concluso

Esse caminho mostra que o consulente deve ser mais prudente em relao aos meios que utiliza para ganhar dinheiro ou outros bens necessrios sua existncia. O dinheiro pode lhe trazer a felicidade, mas tambm dissabores e tristezas. Em todo o caso, indica grandes possibilidades de obter os bens materiais que deseja.

EbEntre outros materiais dever conter:

* Uma pre e peixe assado.

5. 2. A descrenaUm homem foi recomendado a proteger sua mulher com um Eb, e oferecer angu de inhame com caruru cabea (Obori), a fim de evitar todos os distrbios que podem ocorrer na vida de uma mulher. Mas ele no levou a srio. Passado o tempo, houve um ataque sua casa, no qual os guerreiros, alm de acabar com tudo que encontraram, ainda violentaram sua esposa. Como sempre acontece no h mal que sempre dure nem bem que se ature. Um dos saqueadores, condoendo se daquela cena to deprimente, perguntou se a mulher havia deixado de fazer um Eb. Sabendo que sim, os mesmos algozes lhe reprovaram o procedimento de descrena de no haver cumprido o que lhe determinaram. Perdoaram lhe a vida, dizendo lhe que nunca mais fizesse pouco caso dos conselhos que recebessem dali por diante.Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter muitos desentendimentos e srias complicaes familiares. Porm, sero problemas passageiros que, com cautela, podero ser eliminados.

EbEntre outros materiais dever conter:

* Um caracol, um pombo e um galo.

Portanto, o consulente dever ter uma f profunda e levar a srio o que for recomendado. Se negligenciar a feitura do Eb, ele ter problemas realmente graves.

5. 3. A fuga de XangConta histria que Xang tendo um carneiro, um dia houve uma grande briga entre eles por causa de cime de mulher. Cansado de lutar, o carneiro foi se recompor em sua casa, armou se com chifres e voltou a lutar com mais vigor. Xang, vencido, desapareceu da terra. Com grande decepo, os amigos de Xang se incubiram de fazer um Eb com muitas pedras midas. Logo em seguida, as trovoadas soaram, os raios caram e comearam a crer que Xang estava no cu.ConclusoEsse caminho indica que o consulente esta em conflito com algum. Se no tomar precaues, esse conflito poder se transformar em derrota para ele.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Chifres de carneiro (o carneiro da histria simboliza o inimigo, portanto os chifres servem para quebrar a fora dele).

* Um galo e pedras pequenas.

5. 4. Oxum exige um sacrifcioUm guerreiro precisava atravessar uma cachoeira para atacar uma cidade. Mas era impossvel atravess la. Protestou ento, em alta voz, dizendo que dava tudo a Oxum sem arrependimento se pudesse passar com seu exrcito naquele lugar. Com essas palavras, a cachoeira secou imediatamente e o guerreiro saiu se vitorioso. Vindo ele de volta da guerra, e chegando beira do rio, as guas comearam a subir. No sabia o que devia fazer para se livrar dessa situao. Ele foi informado de que para alcanar a outra margem do rio, deveria jogar gua sua prpria filha, chamada Tudo. Que dor no foi ouvir essas palavras, porm, ele no teve outro jeito seno mandar botar sua filha nas ondas, que a tragaram imediatamente. Nesse momento as guas baixaram de tal forma que, em poucas horas, o rio estava sequinho. As tropas atravessaram e tambm o general, com a maior mgoa de ter perdido sua filha nica.ConclusoEsse caminho indica que o consulente ter muitos inimigos pela frente, e deve fazer de tudo para evita-los. Tomar cuidado em fazer promessas que no possam ser cumpridas. Analisar bem se no est devendo algo Oxum.

Eb

*Para que o consulente seja aliviado, dever fazer um Eb com tudo que puder conseguir.

5.5. Oxum, senhora da riqueza

Uma moa chamada Oxum, fazia todos os esforos possveis para melhorar sua condio de vida. Foi aconselhada, ento, a fazer um Eb e lev-lo casa de Oxal e pedir em voz alta o que queria, pois assim obteria tudo. Ao chegar l, comeou a maldizer dele. Como que ela conseguiria o que precisava se diziam ser Oxal um perverso de marca maior. Assim, abalou toda a cidade, ele no podia continuar como rei do povo diante daquela desmoralizao provocada por Oxum. Seus amigos o aconselham a dar tudo que aquela moa queria, contanto que deixasse de rogar praga. Diante da insistncia de todos, fez vir sua presena a moa e deu-lhe tudo o que estava ao seu alcance. Assim, Oxum se tornou a dona de toda fortuna.

Concluso

Esse caminho indica que o consulente ter grande prosperidade. Porm, deve ter muita pacincia enquanto luta pelo que deseja.

Eb

Entre outros materiais dever conter:

* Uma galinha, um pombo, um caracol e peixe assado.

ODU OBAR

6 BUZIOS ABERTOS E 10 fechados

Respondem Xang, Oxssi, Logun-Ed e Ex

Quando aparece este Odu faz a confirmao no jogo se a pessoa filha de Xang. Verifica se o problema originou de uma promessa a esse orix e a pessoa no pagou. Caso for confirmado, a pessoa no pode sair durante sete dias e nem entrar em discusso a toa, porque as armadilhas esto prontas para peg-lo.

Para que suas perspectivas de vida dem certo tem que atender as determinaes dos orixs.

No momento da consulta manda-se a pessoa passar as mos nas pernas e soprar em direo da rua.

Este Odu fala de calnia, aborrecimento com as pessoas, sofrimento de si e de familiares. Casos amorosos no bem definidos. Traio e muito feitio, motivado pela inveja que causa nos outros, mesmo sem ter nada aparente. Questo de justia para ser resolvido. Roubo, atritos por dinheiro.

No lado positivo, fala de possibilidade de riqueza e progresso devido ao auxlio inesperado, e a pessoa no deve perder a oportunidade, pois da poder nascer toda uma melhoria de vida. A pessoa est sempre pronta ajudar algum, tendo assim uma boa ndole. Pessoa lib