6
Sólidos Platónicos Feito por Rafael Chaves Galdino da Silva EB23Escola Básica Inês de Castro

Slidos platonicos rafael 5º a número 15

  • Upload
    turma5a

  • View
    197

  • Download
    4

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Slidos platonicos rafael 5º a número 15

Sólidos PlatónicosFeito por Rafael Chaves Galdino da Silva

EB23Escola Básica Inês de Castro

Page 2: Slidos platonicos rafael 5º a número 15

Este trabalho tem como objetivo saber mais sobre um matemático chamado Platão e os cinco poliedros regulares sendo eles o cubo , o octaedro , o icosaedro , o dodecaedro e o tetraedro .

Introdução

Page 3: Slidos platonicos rafael 5º a número 15

O cubo tem 8 vértices , 12 arestas e 6 faces e simboliza a terra ;

O tetraedro tem 4 vértices , 4 faces e 6 arestas e simboliza o fogo ;

O octaedro tem 6 vértices , 8 faces e 12 arestas e simboliza o ar ;

O dodecaedro tem 12 faces , 20 vértices e 30 arestas e simboliza o universo ;

O icosaedro tem 20 faces , 12 vértices e 30 arestas e simboliza a água

Características

Page 4: Slidos platonicos rafael 5º a número 15

Planificações e imagens de sólidosplatónicos .

Page 5: Slidos platonicos rafael 5º a número 15

Biografia de Platão - Platão nasceu em Atenas, provavelmente em 427 a.C. e morreu em 347 a.C. um ano após a morte do estadista Péricles. Seu pai, Aristão, tinha como ancestral o rei Codros e sua mãe, Perictione, tinha Sólon entre seus antepassados.

Platão teve uma educação semelhante à dos jovens aristocratas da sua época, recebendo aulas de retórica, música, matemática e ginástica.

Aos vinte anos, Platão travou relação com Sócrates, mais velho do que ele quarenta anos, e gozou por oito anos do ensinamento e da amizade do mestre, tornando-se seu discípulo e ainda depois, Platão estudou também os maiores pré-socráticos. Depois da morte do mestre, Platão retirou-se com outros socráticos para junto de Euclides, em Mégara. Daí deu início a suas viagens, e fez um vasto giro pelo mundo para se instruir (390-388). Visitou o Egito, de que admirou a veneranda antiguidade e estabilidade política; a Itália meridional, onde teve ocasião de travar relações com os pitagóricos (tal contato será fecundo para o desenvolvimento do seu pensamento); a Sicília, onde conheceu Dionísio o Antigo, tirano de Siracusa e travou amizade profunda com Dion, cunhado daquele. Caído, porém, na desgraça do tirano pela sua fraqueza, foi vendido como escravo. Libertado graças a um amigo, voltou a Atenas.

Em 388 a.C., quando já contava quarenta anos, Platão viajou para a Magna Grécia com o intuito de conhecer mais de perto comunidades pitagóricas. Nesta ocasião, veio a conhecer Arquitas de Tarento. Ainda durante essa viagem, o rei Dionísio convida Platão para ir à Siracusa na Sicília, onde é incumbido de lhe ensinar Filosofia, após desentendimentos Platão é expulso da corte, sendo vendido como escravo.

Em Atenas, pelo ano de 387, Platão fundava a sua célebre escola, que, dos jardins de Academo, onde surgiu, tomou o nome famoso de Academia (escola destinada à investigação filosófica). Em pouco tempo, esta escola tornou-se um dos maiores centros culturais da Grécia, tendo recebido políticos e filósofos como Aristóteles, Demóstenes, Eudoxo de Cnido e Esquines, entre outros. Adquiriu, perto de Colona, povoado da Ática, uma herdade, onde levantou um templo às Musas, que se tornou propriedade coletiva da escola e foi por ela conservada durante quase um milênio, até o tempo do imperador Justiniano (529 d.C.).

Biografía de Platão

Page 6: Slidos platonicos rafael 5º a número 15

www.Psicoloucos.com

Bibliografia