48
Ano II - N. 35 - Fotos capa: arquivo Casa da Ribeira - venda proibida - www.soltonacidade.com.br GUIA CULTURAL 1 A 15 DE MARÇO | 2010 CASA DA RIBEIRA COMEMORA ANIVERSÁRIO COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL. PÁG. 08 9 ANOS DE CASA

Solto na Cidade - Edição 35

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Programação cultural de 01 a 15 de março| 2010

Citation preview

Page 1: Solto na Cidade - Edição 35

Ano

II -

N. 3

5 -

Fot

os c

apa:

arq

uivo

Cas

a da

Rib

eira

- v

enda

pro

ibid

a -

ww

w.s

olto

naci

dade

.com

.br

GUIACULTURAL1 A 15 DE MARÇO | 2010

CASA DA RIBEIRA COMEMORA ANIVERSÁRIO

COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL. PÁG. 089 ANOS

DE CASA

Page 2: Solto na Cidade - Edição 35
Page 3: Solto na Cidade - Edição 35
Page 4: Solto na Cidade - Edição 35

4SOLTANDOOVERBO

ÍND

ICE

CO

MPL

ETO41 | Destaque Gourmet

Frutos do mar à moda gaúcha no Solimar, em Barra de Cunhaú.

28 | Solto EntrevistaEdson Silva, presidente da Casa da Ribeira.

As informações dos roteirospodem sofrer alterações.Recomendamos telefonar para cada lugar antes de sair de casa.!!

ACESSODEFICIENTES

MÚSICAAO VIVO

ACEITACARTÃO ESTACIONAMENTODELIVERY

LEGENDA

Esperamos que você não tenha torrado todo seu dinheiro no carnaval. É que a programação cultural desta primeira quinzena de março está cheia de coisas legais, especialmente no segmento de teatro. A sorte é que mui-tos dos eventos são a preço popular, caso dos espetáculos da programa-ção de aniversário de nove anos da Casa da Ribeira. Já a peça “Farsa da Boa Preguiça”, montagem do grupo Ser Tão Teatro (PB) e Clowns de Shakespeare (RN), será de graça. Ainda tem César Amorim de volta com o monólogo “Não matei, mas sei quem fui” e Luis Salem pela primeira vez em Natal com a comédia “Fuzarca”. A agenda musical também está lotada de atrações. E ainda tem gastronomia, roteiro de aventura, cinema, literatura, entrevista e muito mais. Bem, é isso. Divirta-se!

Anne Caroline Medeiros

APOIOCULTURAL

DIRETORIA E MARKETINGFederico RinaldiAnne Caroline MedeirosNair Fernandes (Atendimento)[email protected]

CONTATO COMERCIALCarlos Alberto BrumattiGlênio SarmentoSophia Menezes (Tibau do Sul)

PROJETO GRÁFICO|DIAGRAMAÇÃOLADO[R] - www.ladoerre.com

REDAÇÃOItaércio PorpinoMarcelo Tavares “Panela”Sophia Menezes (Tibau | Pipa)[email protected]

ARTE DA CAPADimétrius Ferreira | LADO[R]

USAMOSECOPAPER

EXPE

DIE

NTE

JORNALISTA RESPONSÁVELAnne Caroline Medeiros (DRT- RN000582JP)

COLABORADORESGustavo Bulhões (Gourmet)Milena Azevedo (Solto no Cine)André Mota (Lazer & Aventura)Paulo Araújo (Solto por Aí)

FOTOSItaércio Porpino

WEBMASTERAda Multimí[email protected]

GRÁFICA | TIRAGEMImpressão | 10.000 exemplares

NA INTERNET:www.soltonacidade.com.brwww.twitter.com/soltonacidade

5 | Programa de Liso6 | Solto na Rede

7 | Mural do leitor8 | Nossa Capa10| Espetáculos

14| Música & Festas26|Toda Semana

28|Solto Entrevista30 | SoltoMaps

32 | Letras & Artes34 | Giro Cultural

36 | Lazer & Aventura38 | Solto no Cine

41 | Solto Gourmet46 | Solto por Aí

4 EDITORIAL

Page 5: Solto na Cidade - Edição 35

4

ÍND

ICE

CO

MPL

ETO

SR

5PROGRAMADELISO

Antes que você faça qualquer tipo de pré-julgamento, um lem-brete: a expressão “Programa de Liso” não é pejorativa. O nosso objetivo é selecionar pro-gramas de qualidade a preços populares. Junte os trocados e pé no mundo!

FARSA NA PRAÇASegunda-feira é um dia ingra-to. Certo? Depende. Dia 15, por exemplo, você terá a opor-tunidade de assistir um clássico da dramaturgia nacional, “A Farsa da Boa Preguiça”, do escritor paraibano Ariano Su-assuna. E com um diferencial: encenado por duas companhias teatrais premiadas, o Clowns de Shakespeare (RN) e o grupo Ser Tão Teatro (PB). O espetá-culo será apresentado na pra-ça Augusto Severo, Ribeira, às 18h. Acesso gratuito.

SOM DA MATADica infalível para um domin-gão divertido: desligue a tv, junte as moedas e siga para o Parque das Dunas. Lá você vai

prestigiar um dos melhores pro-jetos musicais da cidade, o Som da Mata. Nesta primeira quin-zena subirão ao palco o Duo de Violões Denison & Guido (7) e o Octeto de Saxofone da UFRN (14). Início: 16h. Entrada: R$1. Av. Alexandrino de Alencar, S/N, Tirol. Tel. 3201 4440.

TODOS AO CIRCOA Tropa Trupe Cia de Arte volta das férias com atrações e novi-dades. A programação começa dia 3 com o Cine Mambembe. Às 19h será exibido o filme Freaks, de Tod Browning. Dia 4 tem es-treia do projeto Circo Treco, com show do grupo Clara e a Noite e Dj Caxanga, às 20h. O espe-táculo Varieté entra em cena dia 5. A primeira edição do ano terá a participação do Grupo Esta-ção de Teatro, o mágico Ryan, a palhaça Margaridinha e a atriz Recy. Início: 19h. As atividades serão realizadas no Circo Tropa Trupe (próximo do campo de fu-tebol da UFRN). Entrada gratui-ta. Tel. 8865 8732.

PROGRAMAS DE QUALIDADEA CUSTO ZERO (OU QUASE!)

Por Marcelo Panela

Page 6: Solto na Cidade - Edição 35

PROMOÇÕES CULTURAISWWW.SOLTONACIDADE.COM.BR

Só existe uma coisa melhor do que curtir uma boa programa-ção cultural: entrar de graça nos eventos. Por isso, fechamos parceria com produtores, bandas e artistas para que você pos-sa aproveitar as melhores atrações da cidade sem gastar um centavo. E nesta quinzena a seção promoções está pra lá de recheada. Você pode concorrer a cortesias para o Forró com Turista, Toa a Toa Passeios Náuticos, Preto no Branco, Ta-verna Pub, Casa da Ribeira, espetáculos “Fuzarca”, com Luis Salem, e “Eu não matei, mas sei quem fui”, de Cesar Amo-rim; Ballet de Londrina e shows do bluesman Maurício Saha-di (RJ) e da banda Deadly Fate.. Lembrando que a promoção do A-HA continua valendo até o dia 15. O Solto na Cidade, em parceria com a Pedrassoli Turismo, vai levar um sortudo para assistir a apresentação da banda norueguesa (com direito a transporte ida e volta, ingresso e alimentação). E aí, o que você está esperando? Acesse agora o nosso site e participe.

SOLTONAREDE6

Page 7: Solto na Cidade - Edição 35

7MURALDOLEITOR

CARTA AO GATINHO LILÁSEnvie seu e-mail: [email protected]

Os transeuntes das calçadas do centro de Natal irão perceber - ou não - dentro de algum tempo, a ausência da figura de um homem simplório e de um olhar dispersivo, empunhando um instrumento musical denomi-nado de rabeca - confundido muitas vezes com um violino - não fazendo mais parte do cenário urbanístico do bairro conhecido como Cidade Alta. Irão procurar ouvir o som dos acordes de uma “rabeca” tocado por um artista popular, por um artista do povo, por uma figura, agora, folclórica e irão se deparar somente com uma lembrança. A lembrança de um rabequeiro solitário e que vivia em busca de alguns trocados como reconhecimento ao seu talento e à sua subsistência. Quantos ini-ciantes da arte da fotografia - em aulas de campo - não o enquadra-ram na “regra dos terços” em seus primeiros ensaios? Lembro, sim, de o ter incluído em meus primeiros clic's. Lembro de nunca ter perguntado se o poderia fotografar - algo que nunca o chegou a importunar. Lembro, também, de nunca ter parado para perguntar o seu nome. "ANDRÉ" - esse era o seu nome - "ANDRÉ”. Descubro o seu nome em uma nota de falecimento em um blog de um repórter-fotográfico. Só descubro por-que há, entre tantos já capturados por inúmeros caçadores de imagens, um registro fotográfico. Um registro de um rabequeiro - sempre solitá-rio. Obrigado ao André por ter feito parte do nosso cotidiano, da nossa história. Desculpe-me, André. Desculpe-me por nunca ter perguntado o seu nome…somente agora o sei. Que o seu instrumento de trabalho - A Rabeca - seja resguardada pelo poder público municipal e tenha um endereço certo em um de nossos museus populares. Como sempre…a real valorização do artista chega tardiamente. O som da RABECA do Encantador de Potiguares silenciou...para sempre. Ah, André, o meu nome: José. Prazer ter te conhecido!Fotografia e texto: José Carlos da Silva - fotógrafo amador, técnico judiciário da Justiça Federal/RN e leitor do Solto na Cidade.

Page 8: Solto na Cidade - Edição 35

8 NOSSA CAPA8

NOVE ANOS DA CASA DA RIBEIRAA Casa da Ribeira completa nove anos no dia 6 de março e comemora o aniversário oferecendo ao público espetáculos a preço popular, den-tro de sua política de democratizar o acesso à cultura. A programação comemorativa será aberta com “Gesto, Cascudo”, no dia 3. Primeiro trabalho do Grupo de Teatro Casa da Ribeira, a peça traz o pensa-mento e sentimentos de Luís da Câmara Cascudo sobre o tempo, o gesto e a vida provinciana em Natal. Nos dias 4 e 5, o público terá a oportunidade de rever o espetáculo de dança-teatro “Sente-se”, da sí-la-bAs Companhia de Dança. “Sente-se” conta a história de um casal que após viver isolado durante 70 anos em um farol resolve organizar uma grande conferência, quebrando a monotonia cotidiana de sua existência. A razão da conferência é resul-tado das reflexões do casal, construídas ao longo de toda uma vida e que, segundo o casal, mudará o mundo.No dia 6, é a vez da cantora e compositora Simona Talma subir ao palco da Casa da Ribeira para mostrar o espetáculo “Boa Sorte de Malfeitores”, nome também do seu segundo trabalho, em fase de pro-

FOTO: ARQUIVO DA CASA DA RIBEIRA

Page 9: Solto na Cidade - Edição 35

dução. Talma se apresenta acompanhada pelos músicos Toni Gregório (guitarra), Darlan Marley (bateria), Ulisses (gaita) e Willames Costa (piano e contrabaixo acústico).No dia 7, a Domínio Companhia de Dança Contemporânea apresenta “Fu-xico”, espetáculo inspirado no dia-a-dia do nordestino. A ideia do tema surgiu com o diretor artístico do grupo, Edeilson Matias, após ele ouvir pela primeira vez o disco “Fuxico de Feira”, do potiguar Carlinhos Zens. Comple-tam a trilha sonora músicas do II volume do disco Som da Mata, gravadas pela banda Café do Vento, Chico Bethoven, Luiz Lima, Ribeirinha de Pau e Corda, Sérgio Groove e outros nomes que eventualmente se apresentam no projeto homônimo realizado semanalmente no Parque das Dunas.Nos dias 12 e 13, a cantora Aniele Menezes se apresenta no projeto Cena Aberta com o show “Cada Segundo”, em que mostrará algumas músicas autorais e versões pop de canções de Daniel Freire, Sueldo Soares e Pedrinho Mendes, entre outros compositores potiguares, bem como grandes sucessos nacionais e internacionais. Participação especial de Jubileu Filho (guitarra) e Júnior Primata (baixo).O espetáculo infantil “Em Cada Canto, um Conto”, do Grupo Estação de Teatro, encerra, no dia 14, a programação de aniversário da Casa. No palco, Nara Kelly e Caio Padilha narram histórias populares e par-lendas que valorizam a força da lealdade e da honestidade, como “O pote vazio” e “Os três tesouros”. A música, criada por Padilha, é execu-tada ao vivo num diálogo direto com a cena, onde os atores investem no corpo e na voz para a transformação de diferentes personagens. Além dos shows e espetáculos, a Casa também recebe, durante o mês de aniversário, a instalação de vídeo-arte interativa “Memória”, de Rafael Beznos, produtor audiovisual e artista cibernético com participa-ção no cenário nacional e internacional. A abertura será na noite do dia 6 de março na Sala Petrobras - Video-Arte.

SERVIÇO | CASA DA RIBEIRA

Todos os eventos começam às 20h, exceto o show “Cada Segun-do”, às 19h30, e o espetáculo “Em cada canto, um conto”, às 17hRua Frei Miguelinho, 52 - RibeiraEntrada: R$ 5 | Tel. 3211 7710

NOSSA CAPA 9

Page 10: Solto na Cidade - Edição 35

ESPETÁCULOS10

DESTAQUES

NÃO MATEI, MAS SEI QUEM FUIO ator, diretor e dramaturgo César Amorim está de volta a Natal com o monólogo cômico “Não matei, mas sei quem fui”. O espetáculo fica em cartaz no Teatro de Cultura Popular nos dias 4, 5, 6, 7, 11, 12, 13 e 14 de março. Escrita pelo próprio Amorim e dirigida por Diego Molina, am-bos potiguares radicados no Rio de Janeiro, “Não matei, mas sei quem fui” é uma comédia com requintes de mistério e suspense que não apenas diverte o público, mas também promove uma rica discussão sobre o ho-mem moderno. A história se passa num motel, onde o protagonista está vivendo um encontro amoroso com sua chefe. Ele acredita que assim ga-rantirá uma promoção no trabalho, mas durante a relação percebe que a mulher está morta. A trama ganha ares de suspense policial quando o personagem começa a investigar o crime, realizando um interrogatório com suas múltiplas personalidades. É aí que César Amorim mostra todo seu talento dramático, interpretando sete personagens - o tempo inteiro sentado no vaso sanitário do banheiro, sem trocar de figurino, valendo-se somente da voz e expressões facial e corporal. A atuação lhe rendeu o prêmio de Melhor Ator no 17º Concurso Nacional de Monólogos de Te-resina/PI, em setembro de 2009. Senhas à venda por R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) na livraria Siciliano do Midway Mall e Natal Shopping, além da bilheteria do teatro (rua Jundiaí, 641, Petrópolis). Início: 21h (de quinta a sábado) e 20h (domingo). Tel. 3232 5304.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Page 11: Solto na Cidade - Edição 35

11ESPETÁCULOS

BALLET DE LONDRINA O Teatro Alberto Maranhão abre as portas nos dias 3 e 4 de março para o Ballet de Londrina. A companhia de dança contemporânea, uma das principais do País, vem a Natal com seu mais novo trabalho, “Para Acor-dar os Homens e Adormecer as Crianças”. O espetáculo, com coreografia de Leonardo Ramos, tenta decifrar a condição humana e o que faz os seres humanos ficarem sem rumo, ocos, perdidos, inertes, mas, por outro lado, esperançosos de um tempo que sempre está por vir - melhor, mais leve e menos vazio - mesmo depois da morte. É, antes de tudo, um rito de passagem, onde alguém adormece a criança e lamentavelmente acorda o homem que vem com o “amadurecimento”. É como um eco de todos nós, de que fomos ontem, do que pensamos em ser hoje e daquilo que dese-jamos para o futuro. Início: 20h30. Entrada: R$ 30/15 (inteira e meia) e R$ 15 (antecipada na bilheteria do teatro). Tel. 3222 3669.

SORRIR É O MELHOR REMÉDIODias 5 e 6 de março, no Teatro Alberto Maranhão, o potiguar Mafaldo Pinto apresenta o espetáculo “Sorrir é o melhor remédio”. O comediante apresentará ao público vários personagens, entre eles Waleskinha, o ca-chaceiro Cacareco, o boy Cheira Madeira, Ilma de Farinha, Babosier e o pastor Edi Macete. A programação começa às 20h. Ingressos antecipa-dos no Pittsburg (4008 7000) e na bilheteria do teatro. Praça Augusto Severo, Ribeira. Tel. 3222 3669.

FOTO

: ISA

BELA

FIG

UEI

RED

O

Page 12: Solto na Cidade - Edição 35

12 ESPETÁCULOS12

A FUZARCADE SALEM Nos dias 13 e 14, às 21h e 20h, respectivamente, o natalense terá a oportunidade de assistir, no Tea-tro Alberto Maranhão, à comédia “Fuzarca”, em que o ator/come-diante Luis Salem faz um passeio crítico pelo universo da fuzarca nacional, de forma cômica, claro. Política, filosofia, comportamen-to, moda e atitude nacionais são abordados a partir da linha confu-sa que as rege no País. Participa-ções de Maria Salustiano - que faz o papel de ‘door’ do espetáculo - e do guitarrista Rogério Guimarães, responsável por embalar a trilha sonora da peça, que tem ainda um viés musical. Salem interpreta Rita Lee, Pedro Luís e a Parede, entre outros. Entrada: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). Tel. 3222 3669.

FOTO

: LEO

MED

EIRO

S

Page 13: Solto na Cidade - Edição 35

1313ESPETÁCULOS

FARSA DA BOA PREGUIÇAA obra de Ariano Suassuna ganhou uma montagem itinerante por meio da parceria dos grupos Ser Tão Teatro (PB) e Clowns de Shakespeare (RN), com direção de Cristina Streva e Fernando Yamamoto. O público natalense vai poder conferir o resultado no dia 15 de março, na Praça Augusto Severo, Ribeira. A apresentação começa às 18h e é gratuita. Escrita em 1960 com base em romances e histórias populares do Nordeste, a comédia conta a trajetória de Joaquim Simão, um tipo “amarelo” nordestino cujas proezas são versos, preguiça e mulher. Casado com a apaixonada Nevinha, o poeta é vizinho de Aderaldo Catacão e de sua pseudo-intelectual esposa Clarabela, típicos representantes da burguesia capitalista. Patrocinado pela Eletrobrás e contemplado com o Prêmio Interações Estéticas - Residências Artísticas em Pontos de Cultura e o Prêmio Funarte de Artes Cênicas na Rua, o espetáculo será apresentado gratuitamente em 21 cidades do Nordeste.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Page 14: Solto na Cidade - Edição 35

1414 MÚSICA&FESTAS

SERVIÇO

CLUBE DO BLUES - MAURÍCIO SAHADI (RJ) e THE BLUE MOUNTAIN (RN)Dia: 4 de março (quinta-feira), às 22h30Local: Sgt. Peppers (Av. Eng. Roberto Freire, 9102, Ponta Negra)Ingressos: R$15 no local - Informações: 9117 1757

DEADLY FATE - SHOW “SECRET LAND” Dia: 6 de março (sábado), às 22h - Local: Galpão 29 (rua Chile, Ribeira)Ingressos: R$ 10 e R$ 20 (com CD) na Dio Records (3091 1991) e Pedrassoli Turismo (3082 8652). Informações: 9926 7871www.myspace.com/deadlyfateband

DESTAQUE

GUITARRAS EM ALTA Se as palavras virtuosismo, técnica, solos, riffs e petardos fazem você viajar, então é hora de abrir bem os ouvidos para o que vem por aí. Dia 4 o Sgt Peppers será palco de mais uma edição do Clube do Blues. O projeto terá como atração nacional Maurício Sahadi (RJ), lançando o elogiado cd “Laundromat 335”. O terceiro trabalho solo vem recheado de clássicos, de B.B. King a Otis Rush, além de composições próprias. Participação da banda The Blue Mountain. O show será às 22h30. Do blues passamos para o heavy metal melódico. Dia 6, no Galpão 29, às 22h, o Deadly Fate faz show de lançamento do álbum “Secret Land”, segundo da carrei-ra. Além das músicas do cd, a banda vai incluir no setlist algumas surpresas, para comemorar também os vinte anos de estrada. Duas décadas de guitarras distorcidas, letras carregadas de sentimento e influências da música clássica. O quarteto é formado por Oruam (voz e guitarra), Neto (guitarra), Marcos Flávio (baixo) e Wilberto Amaral (bateria). Os grupos Thunder Steel, Metallica Cover e Sun-set Boulevard completam a programação da noite.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Page 15: Solto na Cidade - Edição 35

MÚSICA&FESTAS

1 DE MARÇO (SEGUNDA-FEIRA)

SEGUNDAS INTENÇÕESA segunda-feira mais animada da cidade terá como trilha sonora o pop-rock-samba-funk-reggae-soul de Sueldo Soaress e banda Bamu-amba. Cupidos entregam torpedos e ajudam na paquera. Início: 23h. Rua Dr. Manoel A. B. de Araújo, 500, Ponta Negra. Tel.3236 3696.

2 DE MARÇO (TERÇA-FEIRA)

TERÇA DE BAMBASOs grupos Nem Choro Nem Vela e Black Samba levam para o pal-co da Taverna Pub os clássicos do samba e do chorinho. O som co-meça às 22h. Rua Dr. Manoel A. B. de Araújo, 500, Ponta Negra. Tel. 3236 3696.

JACK BLACKA banda toca os clássicos do rock no Sgt. Peppers. No setlist, Deep Purple, Led Zeppelin, Black Sabbath e outras lendas da música. O show começa às 22h. Rua Potengi, 541, Petrópolis. Tel. 8855 3916.

3 DE MARÇO (QUARTA-FEIRA)

SUELDO SOARESSO cantor e a Banda Bamu-amba voltam a se apresentar

na Taverna Pub. Pop, rock, reggae, samba, funk e soul numa noite dançante. Início: 23h. Rua Dr. Manoel A. B. de Araújo, 500, Ponta Negra. Tel.3236 3696.

QUARTA REGGAEBrasil Negão e banda Raizes do Reggae animam a plateia do Sgt. Peppers. O show co-meça às 23h. Av. Engenheiro Roberto Freire, 9102, Ponta Negra. Tel. 8855 3916.

DOM DA BOSSAO projeto musical leva os clássicos da bossa nova para a noite do Sgt. Peppers. Sam-bas, choros e MPB também fazem parte do repertório. A programação começa às 22h. Rua Potengi, 541, Petrópolis. Tel. 8855 3916.

4 DE MARÇO (QUINTA-FEIRA)

CLUBE DO BLUESO projeto recebe Maurício Sahadi (RJ), lançando o cd “Laundromat 335”. Participação da banda The Blue Mountain. A programação começa às 22h30, no Sgt Peppers. Av. Eng. Rober-

15

Page 16: Solto na Cidade - Edição 35

1616 MÚSICA&FESTAS

to Freire, 9102, Ponta Negra. Entrada: R$15. Tel. 9117 1757.

D´VIBE A banda se apresenta no Sgt. Pe-ppers, às 22h. A trilha sonora vai do pop de Jack Johnson ao rock do Rolling Stones. Rua Potengi, 541, Petrópolis. Tel. 8855 3916.

QUINTA DO BLUESO virtuosismo do blues e a energia do rock. Essa é a recei-ta da Taverna Pub para agitar a noite de quinta. O som fica por conta das bandas Black and Blues e Rock Beat. Início: 22h. Rua Dr. Manoel A. B. de Araújo, 500, Ponta Negra. Tel.3236 3696.

5 DE MARÇO (SEXTA-FEIRA)

RITA DE CASSIAA cantora se apresenta na bo-ate Vogue. Roberta Karina e banda, Magnífica Yankha e os DJ´s Lucas Markis (CE) e França completam a noite. Início: 22h. Universitário tem entrada re-vertida em consumo até 0h30. R. José Agnaldo de Barros, 400 A, Candelária. Tel.3207 4745.

TAVERNA O pub recebe, às 23h, a banda Metamorfose. O grupo, já conhe-cido pelo bom humor no palco, apresenta um repertório eclético e dançante. De Queen a Mamo-nas Assassinas. Rua Dr. Manoel A.

B. de Araújo, 500, Ponta Negra. Tel.3236 3696.

GROOVE NO JOHNNIEÀs 22h a banda MPGroove anima a plateia do Johnnie Bar. No car-dápio, pop, rock, reggae e MPB. Av. Prudente de Morais, 6767, Candelária (em frente à delega-cia). Couvert artístico: R$3. Tel. 3206 1647/9983 8787.

BARULINHO BOMO Centro Cultural DoSol promo-ve nesta sexta mais uma edição da festa. O som fica por con-ta da banda Dusouto (RN) e DJ 440 (PE). O samba-rock-dub co-meça às 22h. Entrada: R$10 no local. Rua Chile, Ribeira. www.dosol.com.br

SEXTA DO REPENTEO projeto terá a participação das duplas Bezerra e Francis-co Canindé e Antônio Lisboa e Chico de Assis. A apresentação começa às 20h, no Memorial Câ-mara Cascudo (praça André de Albuquerque, Cidade Alta). En-trada gratuita. Tel. 9927 5018.

SEXTA QUENTEA banda Sangueblues leva a sua mistura de blues e rock para o palco do Preto no Branco. O pro-jeto também vai contar com DJ e outras atrações no ambiente ex-terno. O som começa às 22h. Rua Aristides Porpino Filho, 260, Ponta Negra. Tel. 3081 5760.

Page 17: Solto na Cidade - Edição 35

17

Page 18: Solto na Cidade - Edição 35

18 MÚSICA&FESTAS

SANCHOSexta é dia de axé no Sancho Music Bar. Desta vez a banda Axé Obá recebe a cantora Thabata Medei-ros. A programação começa às 22h. Rua Aristides Porpino Filho, 3163, Ponta Negra. Tel. 3219 3258.

6 DE MARÇO (SÁBADO)

VOGUEA boate recebe Rebeka Martins e banda (PE), Forró Pra Sakudir, Divi-na Shakira e os DJ´s Diogo Caval-canti e França. Início: 22h. Rua José Agnaldo de barros, 400 A, Cande-lária. Tel. 32074745/32234228. www.voguenatal.com.br

KASSAVAA banda apresenta composições autorais e sucessos do rock bra-

zuca. O show começa às 22h, no Sgt. Peppers. Rua Potengi, 541, Petrópolis. Tel. 8855 3916.

FLÁVIO JOSÉO cantor se apresenta em mais uma edição do Forró do Pote. Participam Forró Du7 e Zé Bar-ros. Início: 22h. Ingressos na Tábua de Carne (3642 1236) e Casa do Fiat (3206 6020). Estrada que liga Pium a Parna-mirim. Tel. 3081 3163. www.forrodopote.com.br

POTENGI MUSICALO passeio do Toa Toa pelo rio Potengi terá a trilha sonora do cantor Geraldo Carvalho. No repertório, músicas do mais novo álbum, “Um toque a mais”. Saída: 16h15 do Iate Clube,

Page 19: Solto na Cidade - Edição 35

MÚSICA&FESTAS

no bairro de Santos Reis. Tel. 3088 1833/9999 4488.

DEADLY FATEA banda faz show de lançamento do álbum Secret Land, no Galpão 29. Participação das bandas Thun-der Steel, Metallica Cover e Sunset Boulevard. Ingressos: Dio Records (3091 1991) e Pedrassoli Turismo (3082 8652). Início: 22h. Rua Chi-le, Ribeira. Tel. 9926 7871.

CALOURADAO Maranello Bistrô abre as por-tas para a calourada de Arqui-tetura. A festa será animada pe-las bandas Di Rocha e Emblemas Funk e discotecagem de Narjara, Danina Fromer, Ed Menezes e Fernando Cortez. Início: 22h. Av

Hermes da Fonseca, 754, Petró-polis. Tel. 9407 0782.

A DISCOTECAO grupo toca os melhores hits da década de 70, na Taverna Pub. No setlist, Bee Gees, Donna Summer, Village People e outros nomes da era disco. O show começa às 23h. Rua Dr. Manoel A. B. de Araújo, 500, Ponta Negra. Tel. 3236 3696.

SIMONA TALMAA cantora apresenta no ani-versário da Casa da Ribeira o show “Boa Sorte de Malfeito-res”. A apresentação começa às 20h. Entrada R$5. Rua Frei Miguelinho, 52, Ribeira. Tel. 3211 7710. www.casadari-beira.com.br

19

Page 20: Solto na Cidade - Edição 35

2020 MÚSICA&FESTAS

BRASILIDADETodo sábado o bar Preto no Branco abre espaço para os clássicos do samba e do cho-rinho. A programação fica por conta do grupo Cor da Noite e bandas convidadas. A roda de samba começa às 21h. Rua Aristides Porpino Filho, 260, Ponta Negra. Tel. 3081 5760.

IVETE SANGALOA cantora se apresenta na Vila Folia (BR 101 - Parnamirim). A noite também terá como atra-ções as bandas Psirico (pago-de) e Garota Safada (forró). Ingressos à venda nas lojas Ria-chuelo por R$35 (pista) e R$ 70 (camarote). Tel. 4006 0990.

ACOUSTIC AND GROOVEDA banda holandesa e o DJ Re-nato são as atrações do Sancho Music Bar. Pop, rock e house para agitar a noite de sába-do. O show começa às 22h. Rua Aristides Porpino Filho, 3163, Ponta Negra. Tel. 3219 3258.

7 DE MARÇO (DOMINGO)

SAMBA DO SANCHOAs bandas Auto Estima e Nos-so Grito levam os clássicos do gênero para o palco do San-cho Music Bar. A programação começa às 20h. Rua Aristides Porpino Filho, 3163, Ponta Ne-gra. Tel. 3219 3258.

8 DE MARÇO (SEGUNDA-FEIRA)

SEGUNDAS INTENÇÕESA banda Super Famosos apresenta trilhas dançantes do cinema na Ta-verna Pub. Para agitar ainda mais a noite, cupidos entregam torpedos e ajudam na paquera. Início: 23h. Rua Dr. Manoel A. B. de Araújo, 500, Ponta Negra. Tel.3236 3696.

9 DE MARÇO (TERÇA-FEIRA)

CAMILA MASISOA cantora solta a voz no Sgt. Pe-ppers. No setlist, canções de Chi-

co Buarque, Maria Rita, Roberta Sá e outros nomes da MPB, do samba e da bossa. Início: 23h. Av. Engenheiro Roberto Freire, 9102, Ponta Negra. Tel. 8855 3916.

SOLOS&RIFFSA banda Jimi Hendrix Cover apre-senta no Sgt. Peppers os hits que marcaram a trajetória de um dos maiores guitarristas do rock. O show começa às 22h. Rua Potengi, 541, Petrópolis. Tel. 8855 3916.

10 DE MARÇO (QUARTA-FEIRA)

É-NÓISA banda leva para o palco da Taverna Pub a sua mistura popro-ck-samba-reggae. No repertório, apenas músicas nacionais. O show começa às 23h. Rua Dr. Manoel A. B. de Araújo, 500, Ponta Ne-gra. Tel. 3236 3696.

11 DE MARÇO (QUINTA-FEIRA)

QUINTA DO BLUESAs bandas Black and Blues e Rock Beat voltam para mais uma apresentação na Taverna Pub. A programação começa a par-tir das 22h. Rua Dr. Manoel A. B. de Araújo, 500, Ponta Negra. Tel.3236 3696.

12 DE MARÇO (SEXTA-FEIRA)

SEXTA UNIVERSITÁRIAA noite da Vogue terá como atrações Mônica Jucá e ban-da, Forró pra Sakudir, Divina Shakira e os DJ´s Edson Pride

Page 21: Solto na Cidade - Edição 35

21

Page 22: Solto na Cidade - Edição 35

2222 MÚSICA&FESTAS

(SP) e França. Início: 22h. Universitá-rio tem entrada revertida em con-sumo até 0h30. Rua Jose Agnaldo de barros, 400 A, Candelária. Tel. 32074745/32234228.

AGENDA DO ROCKA festa terá a participação das bandas Jackblack, Dália Negra, Ledgers e Radio B.R.A. O rock começa a partir das 22h30, no Sgt. Peppers. Entrada: R$7. Av. Eng. Roberto Freire, 9102, Ponta Negra. Tel. 8885 5499. www.agendapotiguar.net

SÓ NO BALANÇOO cantor Sueldo Soaress e a Banda Bamuamba sobem no palco da Ta-verna Pub para mais uma rodada de pop, rock, reggae, samba, funk e soul. Início: 23h. Rua Dr. Manoel A. B. de Araújo, 500, Ponta Negra. Tel.3236 3696.

ANIELE MENEZESA cantora apresenta o show “Cada Segundo”, na Casa da Ribeira. O repertório traz músi-cas autorais e releituras de can-ções nacionais e internacionais. Dia 13 haverá uma nova apre-sentação. Início: 19h30. Entrada R$5. Rua Frei Miguelinho, 52, Ribeira. Tel. 3211 7710.

ROUPA NOVAA banda apresenta no estádio Machadinho o show “Roupa Nova

em Londres”. Novas composições e hits que marcaram a trajetória do grupo. Início: 21h. Ingressos nas lojas Ecológica (3215 8307) e mesas na La Femme (Midway Mall - 3646 3292).

FORRÓPOPO Villa Hall recebe as bandas Di-Rocha e Forró da Pegação, a par-tir das 21h. Ingressos no Maranello Bistro por R$40 (inteira) e R$20 (es-tudante). Hotel Vila do Mar, 4233, Via Costeira. Tel. 3086 4049.

AXÉ OBÁA banda volta a se apresentar no Sancho Music Bar. A convida-da da noite é a cantora Roberta Karinne. No repertório, Ivete San-galo, Araketu e outros nomes da axe music. Início: 22h. Rua Aristi-des Porpino Filho, 3163, Ponta Negra. Tel. 3219 3258.

13 DE MARÇO (SÁBADO)

METAFORMOSEA banda leva o seu pop-rock para o palco da Vogue. Forrozão Rodado, Pietra Ferrari e os DJ´s Tzo e França também animam a noite. Início: 22h. Rua Jose Ag-naldo de barros, 400 A, Cande-lária. Tel. 32074745/32234228. www.voguenatal.com.br

NOITE OUTROS SONSA festa começa às 17h, no Cen-tro Cultural DoSol. No palco,

Page 23: Solto na Cidade - Edição 35

MÚSICA&FESTAS

Camarones Orquestra Guitarrís-tica, Planant, Tesla Orquestra e Cemitério de Elefantes. Entrada: R$5 no local. Rua Chile, Ribeira. www.dosol.com.br

PÔR DO SOMO cantor e compositor Pedro Mendes se apresenta em mais uma edição do passeio do Toa Toa pelo rio Potengi. O reper-tório traz canções autorais e também pérolas da MPB. Sa-ída: 16h15 do Iate Clube, no bairro de Santos Reis. Tel. 3088 1833/9999 4488.

BANDA CAFÉO grupo apresenta, no Sgt. Peppers, os hits que marcaram época. No repertório, Beatles, Bee Gees, Chicago, Simon & Garfunkel e outros represen-tantes da música internacional. A programação começa às 22h. Rua Potengi, 541, Petrópolis. Tel. 8855 3916.

EREADA festa de lançamento do Encon-tro Regional dos Estudantes de Administração terá como atra-ções Forrozão Pra Recodar, Ar-roxé e Pagode Nova Sensação. A programação começa às 14h, no Espaço 21, em Cidade Verde. Entrada: R$15 à venda no Pitts-burg. Tel. 8847 7588.

COLETIVO Maguinho da Silva, MC Preguiça e Clara e a Noite são as atrações da festa do Coletivo Records. O som começa às 22h, no Centro Cultural DoSol. Entrada: R$5 no local. Rua Chile, Ribeira. www.dosol.com.br

NA PISTASonic Junior (AL) e a banda Dusou-to esquentam a noite do Sancho Music Bar. Programações eletrôni-cas, samba-rock, dub, percussão e muita energia. Só não dança quem for doente do pé. Início: 22h. Rua Aristides Porpino Filho, 3163, Pon-ta Negra. Tel. 3219 3258.

14 DE MARÇO (DOMINGO)

SAMBA NO SANCHOOs grupos Coisa de Pele e Mesa 12 se apresentam no Sancho Mu-sic Bar. No repertório, somente clássicos do bom e velho samba. O som começa às 20h. Rua Aris-tides Porpino Filho, 3163, Ponta Negra. Tel. 3219 3258.

15 DE MARÇO (SEGUNDA-FEIRA)

SEGUNDAS INTENÇÕESA banda Super Famosos volta a animar a noite dos solteiros, na Taverna Pub. No repertório, tri-lhas dançantes do cinema. Cupi-dos entregam torpedos e ajudam na paquera. Início: 23h. Rua Dr. Manoel A. B. de Araújo, 500, Ponta Negra. Tel.3236 3696.

23

Page 24: Solto na Cidade - Edição 35

2424 MÚSICA&FESTAS

ATENÇÃO PRODUTORESPara incluir sua programação na próxima edição do Solto na Cidade, envie as informações da segunda quinzena de março até o dia 05. Escreva para: [email protected]

Page 25: Solto na Cidade - Edição 35

MÚSICA&FESTAS

PIPA | TIBAU DO SUL PIZZARIA PIZZA BRASIL - Música ao vivo de quinta a terça. Segunda, terça e sábado MPB e Bossa Nova com Jefferson. Quinta e domingo, com Allan. Sexta com Ricardo Perucho. Abre às 18h e funciona até o último cliente. Av. Bahia dos Golfinhos, 805, Pipa. Fone: 3246 2242.

OZ MUSIC BAR - Toda quarta rola samba de raiz. Nos demais dias a programação se completa com DJ’s e música ambiente. O bar abre às 18h e vai até às 2h. Av. Bahia dos Golfinhos, 860, Pipa.

NATIVOS BAR - Bom para happy hour. No cardápio musical, reg-gae, eletrônica, rock e samba de raiz. Abre às 16h30. Av. Bahia dos Golfinhos, 748.

BELLA PIZZA - O restaurante e pizzaria funciona de terça a domingo, das 18h30 às 00h. A trilha sonora fica por conta de Carlinhos Gamma. No repertório, MPB, bossa nova e seresta. Rua Albacora, 38, Pipa.

CANTINHO DAS OSTRAS - O espaço oferece música ao vivo toda sexta-feira. O som fica por conta de Alan, tocando sucessos da MPB. Av. Três Poderes, s/n, Tibau do Sul.

IMPÉRIO DO SOL MUSIC BAR - Abre de quinta a domingo, cada noite uma atração diferente: salsa, pop, rock, música latina, forró, reggae etc. Funciona das 20h às 3h, mas a banda começa às 23h e vai até às 2h. Só aceita dinheiro. Av. Bahia dos Golfinhos, 795. Tel. 84 9996 7897.

BAR ATASCA - Quinta com reggae, sexta com DJ e domingo com samba. Nos demais dias, música ambiente. O bar funciona de terça a domingo, das 19h às 2h. Aceita cartão Mastercard e Visa. Rua da Gameleira, 37.

25

FOTO

: CA

NIN

SOA

RES

Page 26: Solto na Cidade - Edição 35

26 TODASEMANA

FOTO

: DIV

ULG

ÃO

FOTO

: PAU

LO F

RAN

CIS

CO

FOTO

: DIV

ULG

ÃO PRETO NO BRANCO

(SEGUNDA A SÁBADO)O espaço possui dois ambientes e abre, de segunda a sábado. De segunda a quinta, shows acústicos e DJs no primeiro am-biente. Nas sextas, pop-rock e Djs dão o tom nos dois ambien-tes. Nos sábados, chorinho e samba de raiz. R. Aristides Por-pino Filho, 260, Ponta Negra. Tel. 3081 5760. (L1)

TOA TOA(QUARTA E SÁBADO)Passeio de barco regular, com música ao vivo ou ambiente, às quartas e sábados. Serviço de bar, banheiro a bordo e drink de cortesia, além de pães e biscoitos com pastinhas naturais. Saída: 16h, do Iate Clube. Tel. 3088 1833 e 9999 4488. (L2)

FORRÓ COM TURISTA(QUINTA)Há 22 anos o triângulo, a zabum-ba e a sanfona embalam o forró pé de serra mais tradicional da cidade. O arrastapé começa às 22h e entra pela madrugada. Centro de Turismo - rua Ader-bal Figueiredo, 980, Petrópolis.Tel. 3211 6218. (L5)

PROGRAMAÇÃO FIXA DE BARES E EVENTOS

www

3206.0754 | 8872.8372acesse

.soltonacidade.com.br

Os melhores programas de cultura eentretenimento já estão aqui,

agora só falta sua marca .

ANUNCIE

Page 27: Solto na Cidade - Edição 35

27TODASEMANA 27

BARRAMARES(QUINTA A SÁBADO)Um dos diferenciais do restau-rante, além da deliciosa comida regional, é a programação mu-sical: quinta é dia de sertanejo universitário, com Edu Santhafé; na sexta, MPB, com Sal da Terra; no sábado, pagode, com Linha de Passe. Sempre a partir das 21h. Praia de Cotovelo, Parnamirim. Tel. 3237 2164. (G5)

SANCHO MUSIC BAR(SEXTA A DOMINGO)O bar recebe bandas locais e nacionais, de diversos estilos. Sexta, a partir das 22h, é dia de axé. Os sábados são dedicados ao rock e ao pop. No domingo, a partir das 20h, é a vez do já tradicional samba. Rua Aristides Porpino Filho, 3163, Ponta Negra. Tel. 3219 3258. (L6)

FOTO

: PAU

LO F

RAN

CIS

CO

FOTO

: DIV

ULG

ÃO

Page 28: Solto na Cidade - Edição 35

28

ROTA DE LAZERL1 - Preto no Branco L2 - Toa Toa Passeios NaúticosL3 - Aquário NatalL4 - Ma-Noa ParkL5 - Forró com TuristaL6 - Sancho Music Bar L7 - Taverna Pub L8 - Boate Vogue

ROTA DE GASTRONOMIAG1 - Búzios Bar e RestauranteG2 - Saranda Louge RestauranteG3 - Restaurante MarenossoG4 - Só Mais Uma PetiscariaG5 - Restaurante BarramaresG6 - Costela no BafoG7 - Sobradinho CreperiaG8 - Mamma PizzeriaG9 - Cervejaria ContinentalG10 - Restaurante LampiãoG11 - Restaurante Solimar

PARA VOCÊ NÃO SE PERDERP1 - Norte ShoppingP2 - Estádio FrasqueirãoP3 - Morro do CarecaP4 - Centro de ConvençõesP5 - Praia ShoppingP6 - Shopping Cidade JardimP7 - Natal Shopping

ROTA DE CULTURAC1 - Museu Câmara CascudoC2 - Teatro de Cultura PopularC3 - Centro de TurismoC4 - Igreja de Santo AntônioC5 - Memorial Câmara CascudoC6 - Museu Casa Café FilhoC7 - Instituto Histórico do RNC8 - Capitania das ArtesC9 - Teatro Alberto MaranhãoC10 - Museu de Cultura PopularC11 - Casa da RibeiraC12 - Pedra do RosárioC13 - Fortaleza dos Reis Magos

ROTA DE SERVIÇOS1- TodoImóveis.comS2 - Shopping do Artesanato PotiguarS3 - Hotel Praia Azul

P8 - Estádio MachadãoP9 - Terminal RodoviárioP10 - Midway ShoppingP11 - Mercado de PetropólisP12 - Ladeira do SolP13 - Ponte Newton NavarroP14 - Ponte de Igapó

P2P4

P5

P6

P7

P8

P3

G1 G2

G6

L1

SOLTOMAP28

L6

G9

G8

S2 P

L1S3

G5

G11

L7

L8

G10

G4

Page 29: Solto na Cidade - Edição 35

29

G6

P9

P10

P11

P12

P13

P14

C1

C2

C3

C13

C4C5

C7 C12

C11

C8

C9

C10

C6

G7

L5

L2

L3

L4

P1

S1 G3

Page 30: Solto na Cidade - Edição 35

3030 SOLTOENTREVISTA

EDSON SILVA,PRESIDENTE DACASA DA RIBEIRApor Itaércio PorpinoA CASA DA RIBEIRA ESTÁ COMPLETANDO 9 ANOS OU, COMO ESTÁ SENDO USADO NO MATERIAL PUBLICITÁRIO DO ANIVERSÁRIO, “10 MENOS 1”, O QUE SUGERE A IDEIA DE CONTAGEM REGRESSIVA ATÉ 2011, QUANDO A INSTITUIÇÃO COMPLETA UMA DÉCADA E O PRÉDIO SEDE, UM SÉCULO DE HISTÓRIA. ISSO SIGNIFICA TAMBÉM QUE, ALÉM DA PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO PREPARADA PARA MARÇO DESTE ANO, JÁ TEM MUITA COISA SENDO PLANEJADA PARA O ANO SEGUINTE. O SOLTO NA CIDADE CONVERSOU COM O PRESIDENTE DA CASA DA RIBEIRA, EDSON SILVA, E, ENTRE OUTRAS COISAS, ELE DISSE QUE A INTENÇÃO É CONSOLIDAR O PROJETO DE EDUCAÇÃO PELA ARTE E DE DE-MOCRATIZAÇÃO DO ACESSO DE PÚBLICOS. CONFIRA A ENTREVISTA:

A Casa foi instalada na Ribeira na época em que havia uma promes-sa por parte do poder público de revitalizar o bairro, o que acabou não vingando. Como você avalia a decisão de se instalar no local e como vê a situação da Ribeira atualmente? O bairro ainda é visto com estigma de localidade violenta, abando-nada e velha. Acho que a decisão de ter construído o Centro Cultural na Ribeira foi mais uma das dificuldades enfrentadas para se tentar mobilizar um espaço de cultura na cidade. Ao longo desses nove anos, passamos por inúmeras ondas de revitalização, nenhuma eficiente ao ponto de reabilitar o bairro. Entretanto, o mercado imobiliário pode trazer um fôlego de reabilitação do local. Se há gente nos apartamen-tos, haverá necessidade de padaria, farmácia, melhoria da iluminação e limpeza urbana (que hoje é péssima). Se, por um lado, essa pode ser

FOTO: CEDIDA

Page 31: Solto na Cidade - Edição 35

SOLTOENTREVISTA

uma realidade, por outro nos preocupa muito como serão realizadas as obras do porto e o impacto deste na preservação do sítio histórico. A Casa da Ribeira defende o desenvolvimento com envolvimento. Não há desenvolvimento sem cultura, sem história.

Entre erros e acertos, a Casa passou por várias mudanças nesses anos todos na tentativa de se estabelecer enquanto instituição cultu-ral e empresa. Hoje, ela encontrou seu eixo?Sim. Hoje somos uma ONG dedicada à Educação para o Desenvolvi-mento Humano pela Arte.

Foi o projeto ArteAção que deu essa nova perspectiva à Casa e por isso ele é tão especial? O ArteAção é um projeto de educação complementar à escola, com a arte na centralidade. Nesse sentido, criamos oportunidades educativas que facilitam o desenvolvimento do potencial de jovens das escolas da rede pública de ensino em competências para a vida. Hoje, somos mais que um lugar de apreciação artística e entretenimento, somos um lugar dedicado ao cuidado.

Estão sendo elaborados novos projetos para este ano?Novos projetos e continuidade de alguns. A perspectiva é de consolida-ção no campo de educação pela arte e de dar qualidade às experiên-cias em apreciação, com foco na diversidade de expressões artísticas e na democratização do acesso de públicos à Casa da Ribeira. Projetos como o “Cine Pátio Escola”, “ Cena Aberta”, “Da Escola pra Casa” e “ArteAção” serão desenvolvidos neste ano. O Grupo Casa da Ribeira de Teatro é outro foco institucional para 2010 através do prêmio Inte-rações Estéticas com a Cia Brasileira de Teatro do Paraná.

Em 2011, o prédio da Casa completa um século e a Casa, uma déca-da. O que está sendo planejado para comemorar essa data? Soube que vem por aí um livro... Nossa intenção é, em 2011, consolidar o projeto de educação pela arte da Casa da Ribeira com duas peças do Grupo Casa da Ribeira de Teatro em cartaz, e a terceira em fase de produção. Queremos também promover um Fórum Internacional de Educação & Cultura em parceria com o Instituto Ayrton Senna, lançar o livro, montar uma exposição co-memorativa aos dez anos do Centro Cultural e, quem sabe, criar outro polo de desenvolvimento humano na cidade.

31

Page 32: Solto na Cidade - Edição 35

32

SERVIÇO | O ANDAR DO BÊBADO

Autor: Leonard MlodinowPáginas: 261 | Editora: Zahar | Preço: R$ 39,00

LETRAS&ARTES32

RESENHA

O ANDAR DO BÊBADOPor Anne Medeiros No garimpo quinzenal para mi-nha resenha crítica de literatura, me deparei com um livro com um título divertido, que de imediato despertou minha curiosidade: “O Andar do Bêbado”. O autor, o fí-sico americano Leonard Mlodinov, escreve sobre a força que o aca-so tem na nossa vida, a incapaci-dade humana de compreender e aceitar o aleatório, apesar dele ser um elemento bem presente no cotidiano. Ele lembra que muitas coisas em nossas vidas são “tão previsí-veis quanto o próximo passo de um bêbado depois de uma noitada”. Ainda no prólogo, ele cita o caso de um homem que ganhou na loteria nacional espanhola com um bilhete que terminava com o número 48, que orgulhoso do seu feito, revelou a teoria que o levou à fortuna: “Sonhei com o número 7 por 7 noites consecutivas”, disse, “e 7 vezes 7 é 48”. Este e outros exemplos do livro – cujos temas vão desde jogos de azar, passando por resultados esportivos, sucessos de bilheteria a diagnósti-cos médicos – ilustram como as pessoas dificilmente sabem reconhecer o acaso, pois a mente humana foi configurada para encontrar ordem onde ela não existe. No fim, resta somente uma certeza: estamos sujei-tos a forças que nenhum sistema ou indivíduo pode controlar plenamen-te e que a consciência do acaso pode ser libertadora.

Page 33: Solto na Cidade - Edição 35

3333LETRAS&ARTES

AGENDA DE PALESTRAS, EXPOSIÇÕES E MUITO MAISARTES PLÁSTICASO artista plástico Adonias Assunção está com a exposição “Variações” no restaurante Maturi. Os trabalhos podem ser vistos até o dia 31 de março. Rua São José, 2184 - Lagoa Nova.

FILOSOFIAA escola de filosofia Nova Acrópole promove, no dia 6, às 18h, a palestra “Quem é a mulher do século 21 e do que ela necessita”. Entrada gratuita. Novo endereço: rua Trairi, 516 - Petrópolis. Tel. 3211 0748.

CINEMA E PSICANÁLISEDia 12 a Escola Brasileira de Psicanálise promove mais uma edição da Sessão de Cinema e Psicanálise, na Aliança Francesa. Às 20h será exibido o filme “Partidas”, do diretor Yojiro Takita. Oscar de melhor filme estrangeiro em 2009. Entrada: R$ 5 (meia) e R$ 10 (inteira). Tel. 3082 9356.

CURSO DE FOTOGRAFIAO Estúdio P está com inscrições abertas para o Módulo I e Estúdio Fotográfico Básico. As aulas serão ministradas por Pablo Pinheiro. Mais informações: 4141 4392 / 9999 9111.

ASSUNTO DE FAMÍLIAGraphic novel de Will Eisner, recém publicada pela Devir, no Brasil, mostra ironicamente como numa fa-mília, a mesquinhez humana se de-flagra em sua mais pura acepção. A história inícia-se com Greta, que aproveita a ocasião dos noventa anos do pai e convida os seus ir-mãos a reunirem-se, em sua casa. Porém, o que seria uma noite de alegria, torna-se um palco de lem-branças amargas e discussões.

DICA DE QUADRINHOPor Milena Azevedo

Page 34: Solto na Cidade - Edição 35

3434 GIROCULTURAL

SOLTO EM PETRÓPOLISMais nobre localidade de Natal, Petrópolis se destaca pela oferta de entretenimento, com muitos lugares para badalar à noite. Mas de dia há também muito o que se fazer lá. É o que você vai descobrir nessa matéria, a quarta da série “Por dentro dos bairros”. Nosso passeio co-meça pelo Mercado de Petrópolis, na Hermes da Fonseca. Para apro-veitar bem o dia, a dica é chegar bem cedinho e tomar um delicioso café-da-manhã regional. Além do tradicional Café da Dalila, há outras opções. Com o estômago devidamente forrado, é só circular pelo Mer-cado, onde funcionam sebos, bares, galeria de arte, artesanato e até um centro de software livre. Saindo do Mercado, a dica é dar uma passada no Centro de Turismo. Antigo prédio da cadeia pública de Natal, restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e inaugurado em 1976, ele fica no alto de uma colina, de onde se descortina uma das mais bonitas vistas panorâmica das praias urbanas da cidade e do rio Potengi. O

FOTO: PREFEITURA DO NATAL

Page 35: Solto na Cidade - Edição 35

3535GIROCULTURAL

lugar abriga mais de 38 lojas de artesanato, onde se encontra à venda uma grande variedade de artesanato, dos mais diversos materiais. Lá também funciona uma galeria de arte antiga e contemporânea, com quadros, moedas, imagens sacras, pratarias, jóias e livros de autores norte-rio-grandeses. É para ir sem pressa e passar um bom pedaço do dia. Se tiver fome, no local funciona o restaurante Marenosso, aberto diariamente, das 10h às 18h, com pratos da cozinha regional. Outro atrativo do Centro de Turismo é o Forró com Turista, evento realizado toda quinta-feira a partir das 22h.A rua Potengi, que já contava com a Biblioteca Pública Câmara Cas-cudo, ganhou neste ano uma moderna loja da Nobel, maior rede de livrarias do Brasil. Próximo, fica a Praça Pedro Velho. Bem arborizada e iluminada, é um convite para passear a noite ou, estando de dia, se abrigar do sol e descansar. Para quem gosta de sair e encontrar gente, Petrópolis é o lugar cer-to. Nos fins de semana à noite, o bairro ferve. Do perímetro que vai do Largo do Atheneu até a Praça das Flores, são muitas as opções de lugar para beber, comer e curtir uma boa música ao vivo. O bar Sgt. Peppers, na rua Potengi, por exemplo, é endereço cativo do público ouvinte de rock. Outro lugar que vale a pena conhecer é o Sobradi-nho Creperia, na rua Mipibu. Com uma grande variedade de crepes, doces e salgados, foi eleita a melhor creperia da cidade pela revista Veja Natal (edição 2009). E aí, vamos conhecer Petrópolis?

Page 36: Solto na Cidade - Edição 35

DESTAQUE

FORMOSURAS DE SÃO RAFAELTexto e fotos por André Mota

Lazer, aventura, cultura e história. Tudo isso pode ser conferido em um único lugar: São Rafael. Belíssimas paisagens formadas por mon-tanhas de granito branco, açude, pinturas rupestres, casarões anti-gos e até uma cidade submersa compõem o cenário desta região de grande potencial turístico.Após a construção da barragem Armando Ribeiro, em 1983, a ci-dade de São Rafael foi inundada pelas águas da barragem (a comunidade fora realocada a uma nova cidade construída). Além de alguns escombros que podem ser encontrados em períodos de seca nas margens da chamada Prainha, local de lazer da cidade, a pro-va que ali existiu uma cidade pode ser avistada de longe, pois, em meio às águas do açude, a torre da Igreja Matriz da cidade antiga permanece emersa e conservada até hoje. A torre pode ser visitada de barco a partir da Prainha.A região da fazenda Lájea Formosa com certeza é um dos lugares mais impressionantes do Rio Grande do Norte. No local pode-se apreciar tanques naturais de água que se formam no lajedo e pin-turas rupestres nas paredes das rochas, além de subir e caminhar pela exuberante montanha de granito de Lájea Formosa. Para os

LAZER&AVENTURA36

Page 37: Solto na Cidade - Edição 35

37

SERVIÇO | SÃO RAFAEL

Como chegar: A partir de Natal, pega-se a BR-304 se-guida da RN-118.Onde ficar: Pousada e Restaurante São Rafael (84) 3336 2347Contato: Prefeitura de São Rafael (84) 3336 2283

37LAZER&AVENTURA

menos preparados, a subida pode ser um pouco árdua, mas é re-compensadora. No alto, é possível percorrer toda a extensão da montanha em meio a rochas de diversos tamanhos e formatos e a uma vegetação típica da caatinga com várias macambiras, coroas-de-frade e mandacarus. A paisagem em volta da montanha, vista do alto, é de tirar o fôlego. Pode-se admirar toda beleza da própria montanha com seus imensos paredões listrados, formados pelas águas que escorrem das chuvas, além da vastidão montanho-sa da Serra Branca. Na Serra Branca, o que predomina é o ar aconchegante da zona rural. Entre as construções antigas, destaca-se o casarão do Barão de Serra Branca (também conhecido pela Casa da Baronesa). A construção de 1881, antes abandonada, foi recentemente tomba-da como monumento histórico-cultural. O lugar conta com inusitadas antiguidades como um palanquim, usado como meio de transporte pela baronesa Belizária Wanderley de Carvalho e Silva, carregada pelos escravos. Serra Branca recebeu este nome devido à cadeia de montanhas de granito que cerca a região e que são propícias à prática do montanhismo.

Page 38: Solto na Cidade - Edição 35

38 SOLTONOCINE38

CRÍTICA

LIMBO POÉTICOpor Milena AzevedoExpor traumas no papel faz com que encaremos o sofrimento de frente, ajudando a superar experiências incômodas que nos atormentam, liber-tando a mente para tocar a vida e nos permitindo desfrutar momentos mais amenos e reconfortantes. Alice Sebold escreveu “Uma Vida Interrompida: memórias de um anjo assassinado” para exorcizar o peso de seu próprio estupro, mas o fez de forma tão positiva e luminosa, comovendo tantos leitores, que o livro tornou-se um best seller, fazendo com que o diretor Peter Jackson vis-lumbrasse a sua adaptação para o cinema.Em Um olhar do paraíso (The lovely bones - 2009), a trágica história de Susie Salmon é recontada com poesia e muito efeito especial, por um Pe-ter Jackson que nos remete mais a Almas Gêmeas do que ao Senhor dos Aneis, em uma comovente interpretação da jovem atriz Saoirse Ronan.Susie Salmon (Saoirse Ronan) é uma adolescente cujo maior passatem-po é sair tirando fotos da sua vizinhança e de seus familiares, além de se ver às voltas com a insegurança do primeiro amor. Numa tarde, ao voltar para casa, é convidada pelo seu vizinho, George Harvey (Stanley Tucci, que por esse papel concorre ao Oscar de melhor ator coadjuvante), a entrar num espaço subterrâneo que ele acabara de construir. O que ela não sabe é que Harvey é um assassino serial, que a estuprará e a esquartejará, juntando seus adoráveis ossos dentro de um cofre. O espírito de Susie fica preso no limbo, onde faz amizade com outra garota, Holly, mas o desejo de vingança não permite que aguarde tranquilamente o momento de ir para o céu, então passa a acompanhar o desespero que toma conta de seu pai (Mark Wahlberg) e de sua mãe (Rachel Weiz), que não entendem o seu sumiço e procuram incansavelmente saber o que houve, até que um pedaço de seu corpo é encontrado pela polícia e a cruzada para encontrar o assassino provo-ca culpa, dor e separação. O filme de Peter Jackson é mais positivo do que o livro e em nenhum momento assistimos diretamente a cenas de violência mais aguda. Esse excesso de luminosidade e cores, em realidade, atrapalha um pouco o desenrolar dos fatos, pois a narrativa se estende por mais de duas horas e mistura drama, suspense e fantasia, numa tentativa de conver-ter o ódio que o espírito de Susie sente em amor, serenando da mesma forma a sua família.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Page 39: Solto na Cidade - Edição 35

39SOLTONOCINE 39

ESTREIAS PREVISTAS1 a 15 de março 2010

ENTRE IRMÃOS Direção: Jim Sheridan | Gênero: DramaSinopse: Sam é casado e pai de duas meninas. Ele junta-se às forças da ONU no Afeganistão, cai prisioneiro e é dado como morto. Tommy, o irmão mais novo, passa a ajudar Grace e suas filhas. Inesperadamente, Sam retorna para casa. Com a dinâmica da casa alterada, os ir-mãos terão que lidar com o amor, a lealdade e a mulher entre eles.

O AMOR ACONTECE Direção: Brandon Camp | Gênero: RomanceSinopse: O viúvo Burke Ryan escreveu um livro sobre como lidar com perdas que se tornou um Best-seller, transformando-se num guru da au-toajuda. Numa viagem de negócios a Seattle, ele conhece Eloise e se apaixona por ela. Eloise assiste ao seminário de Ryan e consegue com-preender que ele não conseguiu ainda enfrentar a morte da esposa.

VÍRUS Direção: Alex e David Pastor | Gênero: SuspenseSinopse: Um vírus mortal se espalhou por todo o globo. Quatro jovens dirigem pelas estradas dos EUA com o objetivo de chegar ao Golfo do México, onde seria possível sobreviver a doença apocalíptica. Seus planos começam a dar errado quando o carro quebra em uma estrada isolada.

UM HOMEM SÉRIO Direção: Joel Coen, Ethan Coen | Gênero: ComédiaSinopse: Em 1967, Larry é professor da Univer-sidade de Midwestern. Sua esposa Judith o está deixando. Seu irmão Arthur mora em sua casa e dorme no sofá; seu filho Danny e sua filha Sarah são problemáticos. Uma carta anônima também ameaça sua carreira. Larry, então, decide pedir conselhos a três diferentes rabinos que poderão ou não ajudá-lo.

CORAÇÃO LOUCO Direção: Scott Cooper | Gênero: DramaSinopse: Cantor de Country Music vai do suces-so ao inferno na sua vida profissional e pes-soal lutando contra a dependência do álcool. Porém, após chegar ao fundo do poço, tem a chance de recomeçar e recuperar a alegria de ser músico e de viver.

Page 40: Solto na Cidade - Edição 35

40 SOLTONOCINE40

SERVIÇOPara ver a programação completa e atualizada, com horários das

sessões e informações sobre as salas de exibição, acesse o nosso site: www.soltonacidade.com.br.

CIRQUE DU FREAK - O APRENDIZ DE VAMPIRO Direção: Paul Weitz | Gênero: TerrorSinopse: O adolescente Darren Shan era como a maioria dos jovens de seu bairro suburbano. Com seu melhor amigo Steve sempre ficou fora de problemas. Mas, após ir a um Circo de Horro-res, ele tem contato com o vampiro Larten Creps-ley e seu show, repleto de criaturas monstruosas.

LEMBRANÇAS Direção: Allen Coulter | Gênero: DramaSinopse: Mesmo depois de muitos anos após o estudante Tyler Roth ter perdido seu irmão, que cometeu suicídio, ele não consegue se recuperar da extrema dor que sente. Nesse meio tempo, ele conhece Ally, a filha de um policial, que teve sua mãe brutalmente assassinada. Percebendo que pode compartilhar seu pesar com ela, os dois acabam se apaixonando, numa tentativa de tentar através do amor, se libertar da angústia.

ILHA DO MEDO Direção: Martin Scorsese | Gênero: PolicialSinopse: Em 1954, uma dupla de agentes fede-rais investiga o desaparecimento de uma assas-sina que estava hospitalizada. Ao viajarem para Shutter Island - ilha localizada em Massachusetts - para cuidar do caso, eles enfrentam desde uma rebelião de presos a um furacão, ficando presos no local e emaranhados numa rede de intrigas.

EU E MEU GUARDA-CHUVA Direção: Toni Vanzolini | Gênero: AventuraSinopse: Três amigos - Eugênio (sempre muni-do do guarda-chuva herdado do avô), Frida e Cebola - embarcam em uma aventura mágica ao visitar sua nova escola. Ao ganhar vida de um antigo quadro na parede, o barão com-prova sua fama de “terror dos alunos”. Salas e corredores viram, então, o palco de uma fuga repleta de ação que leva a viagens a lugares desconhecidos e ao encontro com personagens inusitados e divertidos.

Page 41: Solto na Cidade - Edição 35

41SOLTOGOURMET 41

SERVIÇO | SOLIMAR RESTAURANTE

Aberto das 10h às 17hRua da Praia, s/n, Barra do CunhaúTel. (84) 3241 4242

DESTAQUE

FRUTOS DO MARÀ MODA GAÚCHAPor Sophia Menezes Que tal experimentar o jeito gaúcho, em forma de churrasco, de pre-parar frutos do mar? Esta fusão gastronômica entre o Sul e o Nordeste pode ser encontrada no Solimar, restaurante localizado em Barra de Cunhaú, a 80 km de Natal e foi ideia do empresário Neudir Tonezer, mais conhecido como Tony, que há doze anos dirige o estabelecimento.A paradisíaca praia e o restaurante, com seus três ambientes, formam o cenário ideal para aqueles que gostam de comer a beira mar, os que preferem um cantinho rústico acolhedor, e sem falar nas deliciosas redes para descanso. Uma combinação muito agradável para comer bem, relaxar e apreciar a paisagem.O cardápio diferenciado do Solimar tem como carro chefe o prato “Mistão”, que vem servido com uma bela porção de peixe, camarão e lagosta grelhados na brasa, sempre acompanhado com arroz, batata, salada e um molho especial, que é o segredinho da receita. Outras delícias preparadas com frutos do mar - grelhados ou ao mo-lho - completam o cardápio. Mas também há opções de frango e carne. Já para quem gosta de beliscar, é válido experimentar a cas-quinha de caranguejo, muito procurada. As sobremesas também são sugeridas, com destaque para a cocada caseira, feita lá mesmo, e que dá água na boca. Para completar, é só escolher uma das redes do restaurante para embalar a paisagem privilegiada e, quem sabe, tirar aquela sonequinha.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Page 42: Solto na Cidade - Edição 35

42 SOLTOGOURMET42

AVALIAÇÃO GASTRONÔMICA

THIN SANTerça de carnaval à noite, todos os restaurantes da Zona Sul estavam lotados e com filas gigantescas nas portas. A do Camarões Potiguar ia bater na calçada. Depois de dar várias voltas por Ponta Negra termi-namos, eu e três amigos, no Thin San, o chinês que fica ali do lado do Banco do Brasil, na Roberto Freire. Como estava rolando um carnaval ao lado, nem tinha onde estacionar, mas o restaurante tem um estacio-namento próprio nos fundos, que foi a “salvação da lavoura”, já que a fome estava grande.Lá dentro, o ambiente é de luz baixa vinda daquelas lanternas orientais e ao fundo uma música chinesa, baixinha, quebrando o silencio. A deco-ração é legal, lembra um cenário de filme do tipo Kill Bill.Enfim, pedimos um Yakisoba e um Salmão Grelhado com Legumes na chapa. Esqueci do detalhe de que a tal chapa vem gritando: - EU TÔ QUENTEEEE!!! O negócio vem atravessando o salão fumaçando feito dez chaleiras, fervendo e chiando suficientemente alto pra quebrar o som da musiquinha chinesa. Se você não quiser chamar atenção, fuja de qualquer coisa na chapa! Passada a indiscrição, deu pra ver que em cima da chapa vem um monte de repolho, cenoura e pimentão cortados finamente, e por cima o filé de salmão. Os legumes dão até uma tostadinha, mas isso dá um gosto bom misturado a tudo, meio defumado e tal. O Yakisoba também é gostoso, suculento, discreto, com as carnes e os legumes nos cortes certinhos e uma textura ótima, al dente. Tanto o Yakisoba quanto o salmão servem muito bem duas pessoas. Saímos to-dos satisfeitos da vida.

SERVIÇO | THIN SAN

Abre de terça a domingo das 11h às 14h30 e das 18h às 23hAceita Dinners, Master e VisaAvenida Engenheiro Roberto Freire, s/n - Ponta NegraTel. 3236 4687 e 3236 4724

Page 43: Solto na Cidade - Edição 35

43ROTAGOURMET 43ROTAGOURMET 43

BÚZIOS RESTAURANTEO restaurante acaba de lançar o “festival de massas”, disponível todas as terças, quintas e domingos. Gnoc-chi caseiro ou spaghetti (com quatro tipos de molho à escolha do cliente), mais cerveja (skol) ou refrigerante e uma salada mista por apenas R$ 19. Entradas, caldos, risotos, frutos do mar e picanha argentina grelhadas são outras delícias oferecidas pela casa. Abre diariamente, das 18h30 à 1h. Av. Praia de Búzios, 9055, Ponta Negra. Tel. 3219 3227. (G1)

FOTO

: DIV

ULG

ÃO

SOBRADINHOA melhor creperia da cidade (Veja Natal 2009) agradece aos clientes que prestigiaram o “Crepe da Jô” no badalado verão da praia de Pirangi. Agora é hora de conferir as novidades: Crepe de Filé com Molho Gorgonzola, Crepe de Car-ne de Sol com Jerimum e Crepe de Chocolate Meio Amargo com Licor de Café. Rua Mipibu, 684 - Pe-trópolis. Tel. 3201 2680. (G7)

FOTO

: DIV

ULG

ÃO

MARENOSSO Com uma vista privilegiada da orla de Natal, o restaurante ofe-rece o melhor da culinária local - da tradicional carne de sol com feijão verde e farofa d’água aos bolinhos de macaxeira rechea-dos. Abre diariamente das 10h às 18h. Centro de Turismo, Petró-polis. Tel. 3211 6218 (G3).

FOTO

: DIV

ULG

ÃO

Page 44: Solto na Cidade - Edição 35

44 SOLTOGOURMET44

PARADISE AÇAÍUm verdadeiro paraíso natural, um ambiente aconchegante com plantas variadas, inclusive belíssimas orquí-deas. Onde você pode aproveitar do delicioso açaí com coberturas variadas acompanhado de sanduí-ches de baguetes e outros lanches, ouvindo uma boa música e o som das fontes espalhadas pelo ambiente. Se ligue nas promoções e fotos no orkut. Tel. 8724 4473.

CHURRASCOFinal de semana sempre rola um chur-rasquinho na casa de alguém, por isso aí vão algumas dicas infalíveis: corte a carne sempre no sentido contrário ao das fibras (Né?!) para ficar mais macia. Use sempre sal grosso para temperar, não utilize a salmoura , pois vai endurecer a carne. Para as carnes bovinas: o sal grosso e nada mais, mas cuidado com o excesso - não dá pra dessalgar a comida depois de pronta. As carnes brancas são servidas primei-ro, por serem mais leves, mas se você precisa acabar com a fome da galera e fazer a comida render, comece pelas linguiças, que são bem mais gordas.

COLUNA GASTRONÔMICA

NA MESA DO CHEFPor Guga Bulhões*

Page 45: Solto na Cidade - Edição 35

45SOLTOGOURMET 45

MASSA MIASabe quando você vai receber al-guém, quer ‘fazer bonito’ mas não tem tempo pra cozinhar? Massa Mia é a solução dos seus problemas. Lá tem salgadinhos, rondeles, lasanhas, canelones e outras massas frescas com oito sabores de molhos para acompanhar. Tudo congelado, pron-to para aquecer e servir. Conheça no www.massamia.com.br e peça pelo 3202 4349.

DISK SAÚDEPode acontecer com todo mundo! Às vezes a gente come fora de casa, o que é uma delícia, e acontece de o alimento não cair muito bem. Por má manipulação do produto ou ex-posição/temperatura inadequada. Pra isso, a secretaria de saúde tem o ‘Disk Saúde’, um número que você pode ligar anonimamente e ajudar na fiscalização dos estabelecimentos que influenciam diretamente na sua saúde. Disk Saúde 0800 281 4031.

* É jornalista, cozinheiro e faz pós-graduação em gastronomia. Ganhou experiência em restaurantes em Lisboa e Natal e hoje ministra aulas particulares e para o SENAC. Adora comer um caranguejo nas horas vagas.

Page 46: Solto na Cidade - Edição 35

CRÔNICA

GARÇOM NÃO GOSTA DE CLIENTE?Por Paulo Araújo*

Parece um movimento sincronizado e ensaiado como se fosse só para contrariar. Você entra num dos 300 restaurantes ou barzinhos da ci-dade e os garçons, prontamente, viram-se de costas, numa coreogra-fia bizarra. Cinco, dez, quinze minutos e nada de virem à mesa saber o que você deseja. Quando a situação fica insustentável, depois de você já ter gritado “amigo!”, “amigo!” pelo menos umas cinco vezes, aproximam-se e soltam o delicadíssimo “diga!” à queima-roupa. Com muita sorte, o item escolhido do cardápio vem certo. Quando não, a culpa é sua (cliente), pois não prestou atenção. Refeição encerrada, começa a epopéia rumo à chegada da conta e, no pior dos pesade-los, a entrega do troco. Você vai para casa com um travo amargo na boca e promete: nunca mais volto nesse lugar. Salvas raras ex-cessões, daquelas que dão para contar nos dedos de uma das mãos, é essa a peça encenada todas as noites em restaurantes de Natal. Todo mundo tem uma história de péssimo atendimento de garçom para contar e os proprietários, por seu turno, dão o sorriso amare-lo como pedido de desculpas. Em vários endereços, parece que os profissionais da bandeja, definitivamente, não gostam dos clientes e não fazem a menor questão de esconder isso. Falta de formação profissional ou puro desleixo com aquilo que fazem? Baixos salários ou motivação financeira zero por parte dos patrões? A realidade é que: daqui a três anos, quando a Copa do Mundo chegar, seremos visitados por muitos estrangeiros exigentes de bons serviços à mesa. O pau certamente vai quebrar, mas ainda dá tempo do segmento viver uma onda de profissionalização, dados por escolas de renome como a do Senac Barreira Roxa. Mas não é só por causa da Copa ou para atender bem os turistas que essa triste realidade precisa mudar urgentemente. Quem é daqui, e gosta de comer fora, também merece ser tratado com gentileza, respeito, rapidez e presteza em todos os restaurantes da cidade. Afinal, está pagando e às vezes deixando gordas gorjetas para quem lhe atendeu bem.* Jornalista, diretor de jornalismo da TV Ponta Negra.

46 SOLTO POR AÍ

Page 47: Solto na Cidade - Edição 35
Page 48: Solto na Cidade - Edição 35

48