3
Copyright 2015 – Alexandre Rodrigues de Lima Proibida a reprodução total ou parcial deste material sem a devida autorização do autor. KERIGMA – A PROCLAMAÇÃO DA DOUTRINA DE DEUS TEOLOGIA BÍBLICA (DESENVOLVIMENTO) TEMA 8: A restauração do sistema solar e a recriação da Terra em seis dias I. A teoria da harmonização e o sentido literal dos seis dias da recriação: A. Teoria da harmonização consiste na tese de que os dias da recriação sejam dias geológicos. Conforme a própria designação, a tal tese procura HARMONIZAR o relato bíblico com os estudos científicos referentes às eras geológicas, como: Arqueozoica, Proterozoica, Paleozoica, Mesozoica, Cenozoica. B. As Escrituras utilizam expressões como “DIA”, “HOJE”, “ANO”, para referir-se a um período indeterminado de tempo – DISPENSAÇÃO: 2Co 6:2; Hb 4:7; Lc 4:19. C. Os sete dias de Gênesis (1 – 2), entretanto, devem ser entendidos como DIAS LITERAIS, de 24 horas, em razão dos seguintes fatores: 1. O dia de Gênesis é composto de tarde e manhã, isto é, de dia e noite: Gn 1:5, 8, 16-18 Cp. Dn 8:14. Seria porventura cada uma das eras geológicas composta de duas partes, uma clara e outra escura (noite e dia)? Como a vida já desenvolvida sobreviveria sem a luz solar, durante toda a parte escura? 2. A santificação do sétimo dia e a posterior ordem da guarda do sábado para os israelitas, demonstra o sentido literal dos dias da recriação: Êx 20:8-11. 3. A ideia das eras geológicas infere a tese da EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES, teoria essa que vai de encontro à revelação das Escrituras, que declaram que os seres criados o foram cada um conforme a sua espécie: Gn 1:11 e 12, 24-25. ANOTAÇÕES

TEMA 8

Embed Size (px)

DESCRIPTION

kerigma

Citation preview

  • Copyright2015AlexandreRodriguesdeLimaProibidaareproduototalouparcialdestematerialsemadevidaautorizaodoautor.

    KERIGMAAPROCLAMAODADOUTRINADEDEUS

    TEOLOGIA BBLICA (DESENVOLVIMENTO)

    TEMA 8: A restaurao do sistema solar e a recriao da Terra em seis dias

    I. A teoria da harmonizao e o sentido literal dos seis dias da recriao: A. Teoria da harmonizao consiste na tese de que os dias

    da recriao sejam dias geolgicos. Conforme a prpria designao, a tal tese procura HARMONIZAR o relato bblico com os estudos cientficos referentes s eras geolgicas, como: Arqueozoica, Proterozoica, Paleozoica, Mesozoica, Cenozoica.

    B. As Escrituras utilizam expresses como DIA, HOJE, ANO, para referir-se a um perodo indeterminado de tempo DISPENSAO: 2Co 6:2; Hb 4:7; Lc 4:19.

    C. Os sete dias de Gnesis (1 2), entretanto, devem ser entendidos como DIAS LITERAIS, de 24 horas, em razo dos seguintes fatores:

    1. O dia de Gnesis composto de tarde e manh, isto , de dia e noite: Gn 1:5, 8, 16-18 Cp. Dn 8:14. Seria porventura cada uma das eras geolgicas composta de duas partes, uma clara e outra escura (noite e dia)? Como a vida j desenvolvida sobreviveria sem a luz solar, durante toda a parte escura?

    2. A santificao do stimo dia e a posterior ordem da guarda do sbado para os israelitas, demonstra o sentido literal dos dias da recriao: x 20:8-11.

    3. A ideia das eras geolgicas infere a tese da EVOLUO DAS ESPCIES, teoria essa que vai de encontro revelao das Escrituras, que declaram que os seres criados o foram cada um conforme a sua espcie: Gn 1:11 e 12, 24-25.

    ANOTAES

  • Copyright2015AlexandreRodriguesdeLimaProibidaareproduototalouparcialdestematerialsemadevidaautorizaodoautor.

    II. Os seis dias da recriao da Terra:

    A. J 9:4-10: Base bblica que apoia a ideia da

    restaurao da Terra, e no de criao nos seis dias: 1. Toda rebelio traz o juzo divino... v 4;

    2. J refere-se a Deus como aquele que remove

    montes e move a Terra do seu lugar!?!... vs.5-6; 3. J menciona o poder de Deus em selar o brilho das

    estrelas e o fulgor do sol... v. 7; 4. J alude restaurao dos cus e as maravilhas da

    recriao... vs. 8-10.

    B. O que fez Deus em cada um dos sete dias: 1. PRIMEIRO DIA: Haja luz (Gn 1:3). Verbo hebraico

    HAYAH que significa aparecer, erguer-se, vir. A luz, a priori, por si mesma difusa no concentrada em lugar determinado.

    2. SEGUNDO DIA: Haja firmamento no meio das guas... Fez, pois, Deus o firmamento e separao entre guas e guas (Gn 1:6-7). O segundo verbo grifado traduo do verbo hebraico asah, que significa fazer; manufaturar; fabricar.

    3. TERCEIRO DIA:

    a. Ajuntem-se as guas em um s lugar, e aparea a poro seca (Gn 1:9). O verbo aparecer significa literalmente ser mostrado, resultado inevitvel quando as guas de baixo se ajuntam formando os mares.

    b. Produza a terra relvas, ervas que deem sementes e rvores frutferas que deem sementes. A terra, pois, produziu... (fez sair lit.) (Gn 1:11-12).

    4. QUARTO DIA: Haja luzeiros no firmamento dos cus... para alumiar a terra (Gn 1:14-15). Lit. Apaream luzeiros para que, uma vez acessos, iluminem a terra. Fez Deus os dois grandes luzeiros... e tambm as estrelas. O verbo

    ANOTAES

  • Copyright2015AlexandreRodriguesdeLimaProibidaareproduototalouparcialdestematerialsemadevidaautorizaodoautor.

    correspondente ao hebraico Asah, que significa manufaturar, fazer, fabricar.

    5. QUINTO DIA: Povoem-se as guas de enxames de seres viventes e voem as aves sobre a terra... Criou (bara), pois, Deus os grandes animais marinhos... os que rastejam e povoam as guas, e todas as aves do cu (Gn 1:20-21).

    6. SEXTO DIA:

    a. Produza a terra seres viventes: animais domsticos, rpteis e animais selvticos... Fez (asah) Deus....

    b. Faamos o homem (asah)... Criou (bara) Deus o homem Sua imagem, conforme a Sua semelhana (Gn 1:26-27 Cp. Gn 2:7 em que se usa o verbo yatsar com o sentido de dar forma, moldar).

    ANOTAES