4

Click here to load reader

Tesla e o Homem de Ferro

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Artigo.

Citation preview

Page 1: Tesla e o Homem de Ferro

Nikola Tesla e o Homem de Ferro, uma relação de ousadia

O que Tesla, um dos maiores cientistas de todos os tempos, teria em comum

com o Homem de Ferro, “gênio, bilionário, playboy e filantropo”? O

bigode é só o começo.

O ser humano é limitado. Aquilo que, de fato, liberta-nos das correntes são as ferramentas que utilizamos para quebrá-las. Da mesma caixa de ferramentas, tiramos também as que além de ajudar, leva-nos mais longe. Rotulada como “Tecnologia”, essa “caixa” é a responsável pelo modo de vida que usufruímos.

Contudo, como nem tudo pode ser superado, o homem criou os super heróis para alcancá-lo por nós. Um super herói em particular chama atenção por seu super poder ser o de “fazer tecnologia”. O Homem de Ferro nada mais é que um engenheiro muito a frente ao seu tempo. Sua armadura é resultado de diversas aplicações tecnológicas; a qual, curiosamente, encontram em um cientista a sua base: Nikola Tesla.

Nasceu em 1856 um dos maiores cientistas de todos os tempos, além engenheiro eletricista formado pela Escola Politécnica Austríaca, Tesla possuiu mais de 700 patentes, criando coisas das quais ainda usamos atualmente, como as lâmpadas fluorescentes, o controle remoto, rádio e a corrente alternada – esta utilizada

Nikola Tesla.Homem de Ferro.

Page 2: Tesla e o Homem de Ferro

praticamente em todos os lugares. Mas o que ele teria relacionado com o Homem de Ferro, o famoso Tony Stark?

Em termos de personalidade, Tesla e Stark são bastante diferentes, sobretudo em virtude da excentricidade de Tesla. Todavia, ao tratar de genialidade, eles têm muito o que compartilhar. Primeiramente, ambos eram inventores, interessavam-se em robótica, renomados engenheiros que não hesitaram em ousar para conseguir seus objetivos. Tesla brigou com Thomas Edison – um dos mais importantes cientistas da época - sobre as vantagens da corrente alternada sobre a corrente contínua, tão defendida por Edison. O cientista tinha ideias como transmitir energia elétrica pelo ar, chegando a tentar em uma pequena cidade, de modo que ascendeu cerca de duzentas lâmpadas a partir de uma fonte a vinte e seis milhas de distância, em 1899. Quanto à ousadia de Tony Stark basta lembrar de um fato: ele criou o Homem de Ferro.

Assemelham-se também por tentarem auxiliar o exército americano no começo de suas carreiras. Tesla tentou proporcionar aos militares uma espécie de automação técnica, com a qual o trabalho dos soldados poderia ser substituído por máquinas. Invenção esta identificada na própria armadura de Tony, uma vez que o poder da máquina é o principal fator para suas vitórias.

Tony Stark, lutando por sua vida, após seriamente atingido por estilhaços de uma bomba, garante sua sobrevivência criando a sua armadura. Enquanto Tesla aplicou seus equipamentos elétricos a fim de melhorias na saúde através da terapia física. Criou máquinas de interação com o corpo humano, inundando-o com cargas elétricas e fortes vibrações, na intenção de aliviar dores e promover curas. Assim, os dois gênios devem à eletricidade a melhor qualidade de suas condições de saúde.

É imprescindivel nas lutas do Homem de Ferro a presença do “Raio da Morte”, que Tony lança pelas mãos. Mais que derrotar os inimigos na grande tela, esse raio constitui-se, teoricamente, em

Tony Stark.

Page 3: Tesla e o Homem de Ferro

uma das principais inventos de Tesla. Este dizia ter criado um instrumento capaz de destruir objetos do porte de aviões de guerra a grandes distâncias. O “Raio da Morte” era um feixe de partículas submetidas à grandes tensões e incrivelmente altas velocidades.

Tesla também tentou desenvolver (o que ele não tentou, aliás?) um meio limpo de geração de energia elétrica, tal como Stark também produziu para sobreviver no lugar de seu coração danificado. As bobinas de Tesla, até hoje usadas em rádios, televisão e outros equipamentos,

com certeza são um dos componentes da armadura do Homem de Ferro em virtude de toda as suas

funcionalidades. A corrente alternada inventada por Tesla, como está em “todo lugar”, não deixaria também de fazer parte das ideias de Tony, que embora tenha construído o Homem de Ferro, suas ideias já tinham há muito tempo estabelecido seus alicerces na mente de Nikola Tesla.

Portanto, a figura do herói Homem de Ferro como produto de tecnologia fatalmente encontraria nas ideias de Nikola Tesla inúmeras semelhanças, uma vez que este cientista contribuiu imensuravelmente para a Ciência. É interessante notar como devemos à tecnologia e, sobretudo, àqueles que a manipulam, como engenheiros e cientistas, a aplicação do conhecimento e seu melhor aproveitamento. Ter a ousadia de ir além dos outros e fazer Ciência, como Tesla e Stark é algo cada vez mais raro em um mundo cuja demanda desses fatores é crescente, mas a busca por conhecimento não ocorre de modo proporcional. Uma vez que isto aconteça, não será surpresa se o “Homem de Ferro” não parecer mais algo tão utópico.

Emilly Rennale Freitas de Melo

Tesla em seu laboratório.