2

Click here to load reader

Tópicos do Manual de criminologia João Farias de Barros Junior

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Tópicos do Manual de criminologia João Farias de Barros Junior

Neste Volume:

Capítulo IConceito de Criminologia; História da Pena; Escola Clássica e Escola Positiva; Idéias Causalistas de Enrico Ferri; Confronto de seus princípios.

Capítulo IIEscola Dogmatista do Direito Penal; Livre-arbítrio e Determinismo; Behaviorismo.

Capítulo IIIEscola da Política Criminal; Escola da Defesa Social; Profilaxia Criminal; Idéias Prevencionistas de Stanciu.

Capítulo IVCriminologia e Sociologia Criminal; Negatione del Libero Arbitrio e Responsabilità de Ferri; Biologia, Antropologia, Psicologia e Psicanálise Criminais; Escola da Prevenção Criminal.

Capítulo VEstatística Criminal; Cifras Negras; Análise Criminogenética dos Resultados Estatísticos das Várias Situações do Criminoso.

Capítulo VIDeterminismo; Causa-Efeito; Fatores Criminógenos; Influência dos Meios de Comunicação; Alcoolismo e Toxicologismo e seus Efeitos Criminogenéticos; Drogas Debilitam Nações; Nova Lei Antitóxico.

Capítulo VIIObjeto da Criminologia; Criminologia Clínica; Exames e Testes da Personalidade; Testes Projetivos e Prospectivos; Teste de Inteligência; Tabela do QI.

Capítulo VIIIDelinqüência Infanto-juvenil; Estatuto da Criança e do Adolescente; Menores Carentes, Abandonados e Infratores; Medidas Socioeducativas; Unidades para Menores Infratores.

Capítulo IXCriminalidade da Mulher e seus Crimes; Fatores Estimulantes da Criminalidade Feminina; Lei 11.340/06, sobre Violência Doméstica e Familiar e suas Formas.

Capítulo XCriminologia Prevencionista; Concorrência ao Prêmio Estocolmo em Criminologia; Princípios Prevencionistas; Prevenção da Incidência e Reincidência no Crime; Fatores Criminógenos a Serem Combatidos para que o Crime não Ocorra; Reforma da Polícia, da Justiça e do Sistema Prisional; Sistema Recuperacional.

Capítulo XIEstudos das Anormalidades da Conduta e Portadores de Transtornos Mentais ou Psicopáticos; Classificação dos Criminosos em Exógenos Circunstanciais, Mesológicos, Mesoendógenos e Patoendógenos para Fins Recuperacionais.

Capítulo XIIInfortunística Criminal e Vitimologia; Classificação e Tipos de Vítimas; Delinqüentes Vítimas; O Infortunismo do Homem Criminoso.

Capítulo XIIITráfico de Mulheres, Crianças e Adolescentes para Fins de Exploração Sexual Comercial; Máfias do Tráfico e Aliciadores; Operações da Polícia Federal; Rotas Usadas pelas Máfias; Fluxos Internos e Internacionais; Exemplos de Mulheres Traficadas e seus Infortúnios.

Capítulo XIVCrimes e Danos Ambientais e suas Funestas Conseqüências; Leis 9.605/98, e 4.771/65; Aquecimento Global; Efeito Estufa; Protocolo de Kioto; Crise Hídrica no Mundo; Os Desafios no Brasil em Relação à Água.

Capítulo XV2 Partes: “O Brasil Deletério e Violento que Temos” e o “Brasil Honesto e Pacífico que Queremos”; Na 1ª – A Insuportabilidade da Corrupção, da Criminalidade, da Hecatombe que Redunda no Clamor Público, Passeatas e Protestos pela Insegurança e Lágrimas e Dores das Vítimas ou pelas Vítimas Diárias; Na 2ª – A Segurança Pública e a Paz Social – Pela Prevenção da Incidência no Crime e pela Prevenção da Reincidência.