10
Tríduo em Honra a São Benedito 2013 Tríduo em Honra a São Benedito 2013 Sábado 06/07/2013 - 3º Dia do Tríduo - Sábado 06/07/2013 - 3º Dia do Tríduo - Cor: Amarelo - Celebrante: Padre Cor: Amarelo - Celebrante: Padre Carlos Carlos Tema: Jovens e devotos Celebram Com São Benedito a Fé e a Fraternidade Tema: Jovens e devotos Celebram Com São Benedito a Fé e a Fraternidade Lema: Juventude e devotos Caminhando Com São Benedito no Ano da Fé Lema: Juventude e devotos Caminhando Com São Benedito no Ano da Fé

Tríduo Em Honra A São Benedito 2013

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Tríduo Em Honra A São Benedito 2013

Tríduo em Honra a São Benedito 2013Tríduo em Honra a São Benedito 2013Sábado 06/07/2013 - 3º Dia do Tríduo -Sábado 06/07/2013 - 3º Dia do Tríduo - Cor: Amarelo - Celebrante: Padre Cor: Amarelo - Celebrante: Padre

CarlosCarlosTema: Jovens e devotos Celebram Com São Benedito a Fé e a FraternidadeTema: Jovens e devotos Celebram Com São Benedito a Fé e a FraternidadeLema: Juventude e devotos Caminhando Com São Benedito no Ano da FéLema: Juventude e devotos Caminhando Com São Benedito no Ano da Fé

Page 2: Tríduo Em Honra A São Benedito 2013

1. LEITURA DAS INTENÇÕES PARA A MISSA:

2. CANTO - MANTRAS:-Confiemo-nos ao Senhor/ Ele é Justo e tão bondoso/ Confiemo-nos ao Senhor Aleluia!

-Onde Reina o amor, fraterno amor! onde reina o amor Deus ai está !

-Espírito de Deus toma conta de mim, toma conta de mim! Espírito de Deus, Espírito de Deus, toma conta de mim.

-oh! Luz do Senhor que vem sobre as trevas inunda meu ser, permanece em nós!

3. ENTRADA DOS FESTEIROS DE SÃO BENEDITO E IMAGEM DE SÃO BENEDITO:

RITOS INICIAISRITOS INICIAIS

4. COMENTÁRISTA 1: Amados/as irmãos/ãs devotos e devotas de São Benedito, sejam todos/as bem-vindos/as a esta celebração eucarística. Queremos celebrar com alegria a nossa caminhada, a nossa vida, os nossos sonhos, e os nossos compromissos assumidos diante do chamado de Jesus Cristo que convida a juventude a ser Sal e Luz para o mundo.

Neste 3º dia do tríduo refletiremos o lema: “Juventude e devotos caminhando com São Benedito no ano da fé”. Esta liturgia foi preparada com muito amor e carinho pelo Setor Jardins, cujas comunidades integradas são: N.Sra. de Aparecida, N. Sra. de Fátima, N. Sra. das Dores e São Benedito/São João Batista, Senhor Bom Jesus, N. Sra. da Imaculada Conceição e Santa Luzia. Com alegria cantemos acolhendo a procissão de entrada.

Sugestão: Procissão de entrada: Acólitos com cruz, incenso, ministros, leitores, celebrante/jovens caracterizando seus padroeiros o com a faixa identificando sua comunidade.

5. CANTO DE ENTRADA Hino da CF 2013“ Sempre mais jovens”

6. CEL. - ACOLHIDA A invocação da Trindade será cantada.

7. CEL. - ATO PENITENCIALA nossa caminhada enquanto jovens e devotos de São Benedito, também é marcada por fraquezas, limitações na vivência do espírito

comunitário. Reconhecendo essas nossas faltas e omissões, pedimos perdão.Canto “Senhor tende piedade de nós...”

(OBS> durante o canto, de túnica 03 jovens já postos um a um vai até ao microfone ler a palavra ou a frase de pecado, rasgando e depositando na vasilha que estará ao lado da vela grande)

8. CEL. Na certeza que Deus nos revestiu de seu amor perdoando todas as nossas faltas, entoemos o nosso hino de louvor em agradecimento pela vida e pela nossa caminhada.

9. HINO DE LOUVOR“Glória, glória ao pai criador ao filho redentor dos homens...”

10. ORAÇÃO DA COLETACEL. - Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da vossa verdade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM

RITO DA PALAVRARITO DA PALAVRA

11. ENTRONIZAÇÃO DA PALAVRACOMENTARISTA - 2: Certos de que devemos estar conscientes e unidos com todos aqueles que anseiam por um mundo novo sabemos que enquanto jovens que somos, é necessário assumir a missão nos comprometendo na construção do reino para descobrir a presença de Deus através do nosso testemunho de vida. Com muita alegria, acolhamos a palavra de Deus em nosso meio.

12. CANTO DE ENTRONIZAÇÃO“Tua palavra é luz no meu caminho... tua palavra está nas ondas do mar...”

COMENTARISTA - 3: Deus manifesta sua misericórdia para com o pecador arrependido, que deseja refazer o seu caminho na presença dele. Com fé e vontade de ir ao encontro de cristo, Fiquemos todos de pé para escutarmos a tua palavra com ouvidos da fé.

(OBS> Neste momento toca-se as trombetas (da banda que desce com os festeiros de são Benedito) para as leituras que serão feitas em pergaminhos. )

Page 3: Tríduo Em Honra A São Benedito 2013

13. I LEITURA - 1 Samuel 3:1-21E o jovem Samuel servia ao SENHOR

perante Eli; e a palavra do SENHOR era de muita valia naqueles dias; não havia visão manifesta.E sucedeu, naquele dia, que, estando Eli deitado no seu lugar (e os seus olhos começavam a escurecer, pois não podia ver), E estando também Samuel já deitado, antes que a lâmpada de Deus se apagasse no templo do SENHOR, onde estava a arca de Deus,O SENHOR chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me aqui.

E correu a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, torna a deitar-te. E foi e se deitou. E o SENHOR tornou a chamar outra vez a Samuel, e Samuel se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, filho meu, torna a deitar-te. Porém Samuel ainda não conhecia ao SENHOR, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do SENHOR. O SENHOR, pois, tornou a chamar a Samuel terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o SENHOR chamava o jovem. Por isso Eli disse a Samuel: Vai deitar-te e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve. Então Samuel foi e se deitou no seu lugar. Então veio o SENHOR, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve. E disse o SENHOR a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos. Naquele mesmo dia suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado contra a sua casa, começarei e acabarei. Porque eu já lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu. Portanto, jurei à casa de Eli que nunca jamais será expiada a sua iniqüidade, nem com sacrifício, nem com oferta de alimentos. E Samuel ficou deitado até pela manhã, e então abriu as portas da casa do SENHOR; porém temia Samuel relatar esta visão a Eli. Então chamou Eli a Samuel, e disse: Samuel, meu filho. E disse ele: Eis-me aqui.

E ele disse: Qual é a palavra que te falou? Peço-te que não ma encubras; assim Deus te faça, e outro tanto, se me encobrires alguma palavra de todas as que te falou. Então Samuel lhe contou todas aquelas palavras, e nada lhe encobriu. E disse ele: Ele é o SENHOR; faça o que bem parecer aos seus olhos.

E crescia Samuel, e o SENHOR era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras

deixou cair em terra. E todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado por profeta do SENHOR. E continuou o SENHOR a aparecer em Siló; porquanto o SENHOR se manifestava a Samuel em Siló pela palavra do SENHOR. Palavra do Senhor - Graças a Deus!14. SALMO RESPOSORIAL - cantadoSl. 25/241 A ti, Senhor, elevo a minha alma. 2 Deus meu, em ti confio; não seja eu envergonhado; não triunfem sobre mim os meus inimigos. 3 Não seja envergonhado nenhum dos que em ti esperam;envergonhados sejam os que sem causa procedem traiçoeiramente. 4 Faze-me saber os teus caminhos, Senhor; ensina-me as tuas veredas. 5 Guia-me na tua verdade, e ensina-me; pois tu és o Deus da minha salvação; por ti espero o dia todo. 6 Lembra-te, Senhor, da tua compaixão e da tua benignidade, porque elas são eternas. 7 Não te lembres dos pecado da minha mocidade, nem das minhas transgressões; mas, segundo a tua misericórdia, lembra-te de mim, pela tua bondade, ó Senhor.

15. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHOCOMENTARISTA - 3: Nesta parábola, podemos tomar o pai como o Pai celestial, mas também como um pai humano. Temos a aprender com o pai humano. No entanto, é a comunhão com o Pai celestial que nos dá vida. Também podemos tomar os filhos: O mais velho e o mais novo como paradigmas de nossas experiências. Somos, por vezes, o mais velho e o mais novo. Fiquemos todos de pé para aclamarmos o santo evangelho.

CANTO DE ACLAMAÇÃO“ Aleluia aleluia...”

EVANGELHO Lucas: A parábola do filho pródigoCapítulo 15 VERS.1-3; 11 ao 32.

E Chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir. E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles. E ele lhes propôs esta parábola: 11.E disse: Um certo homem tinha dois filhos; 12.E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.13.E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra

Page 4: Tríduo Em Honra A São Benedito 2013

longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente. 14.E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades. 15.E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos. 16.E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada. 17.E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! 18.Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; 19.Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros. 20.E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-lhe ao pescoço e o beijou. 21.E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho. 22.Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; 23.E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos; 24.Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se. 25.E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças. 26.E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo. 27.E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo.

28.Mas ele se indignou, e não queria entrar. 29.E saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos; 30.Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado. 31.E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas; 32.Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se. Palavra da Salvação - Glória a vós Senhor!

16. HOMILIA

17. PROFISSÃO DE FÉ

18. ORAÇÃO DA ASSEMBLÉIA ( Preces) Cel.: Ó Deus, tu és a luz verdadeira e a paz que reconcilia a humanidade. Vem, conforta o teu povo jovem e devotos de São Benedito, com a justiça e afasta de nós o ódio, a inveja e

as divisões. Façamos os nossos pedidos e a cada oração rezemos:

Resposta: Guiai-nos Senhor pelo vosso amor

 1.    Desperte oh Pai o dinamismo e o entusiasmo da juventude para colocar-se a disposição da evangelização de outros jovens, trazendo-os para vivência cristã e libertando dos males deste mundo. Nós vos pedimos.

 2.    Que a exemplo de São Benedito as famílias saibam superar os conflitos dos filhos jovens e juntos aprendam a respeitar as diferenças, os sonhos de cada um, vivendo em verdadeira harmonia. Nós vos pedimos.

 3.    Assim como São Benedito que desde jovem abraçou a vida cristã e dedicada ao evangelho, que nossos jovens ouçam o chamado à missão e coloquem-se a serviço, abraçando a vida religiosa, o serviço pastoral. Nós vos pedimos.

4.    Pelos Festeiros e Colaboradores desta grande Festa litúrgica e cultural, que mantenham acesa essa luz de alegria e fé e assim perpetuar esse momento, a fim de a juventude siga seus passos. Nós vos pedimos.

 5.    Pela Igreja e pelo nosso Papa, que a luz do Espírito Santo, mantenham-se firme no propósito de alimentar a chama da nossa fé. Nós vos pedimos. 19. APRESENTAÇÃO DAS OFERTASCOMENTARISTA – 4: Chegou o momento de nos colocarmos diante do Senhor, com o que somos e com o que temos para lhe oferecer nesta Eucaristia: O pão e o vinho e os jovens que o Espírito Santo nos tem concedido. São as nossas ofertas e simbolizam a doação deste povo...

OBS> (Enquanto entoa-se o canto em procissão entram o pão, o vinho e jovens com o cartaz da jornada mundial da juventude.)

CANTO PARA APRESENTAÇÃO DAS OFERTAS“Ofertar nossa vida queremos como gesto de amor doação...”

20. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS Cel.: Orai irmãos e irmãs ...

Page 5: Tríduo Em Honra A São Benedito 2013

T - Receba-o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para a glória do seu nome, para o nosso bem e o de toda a santa Igreja.

Cel.: Ó Deus, que nos assegurais os frutos dos vossos sacramentos, concedei que o povo reunido para vos servir corresponda à santidade dos vossos dons. Por Cristo, nosso Senhor.

21. ORAÇÃO EUCARÍSTICA – cantada Cel.: O Senhor esteja convosco.

T - Ele está no meio de nós.

Cel.: Corações ao alto.T - O nosso coração está em Deus.

Cel.: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.T - É nosso dever e nossa salvação.PREFÁCIO

CANTO - SANTO “Santo santo santo dizem todos os anjos...”

22. RITO DA COMUNHÃO Cel.: O Senhor nos comunicou o seu Espírito. Com a confiança e a liberdade de filhos, cantemos juntos a oração que o Cristo nos ensinou:

PAI NOSSO - cantado“Ó pai nossos tu que estas, que nos ama de verdade, faz que o reino que ele prometeu, chegue logo ao nosso coração...”

Cel.: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo Salvador.

T - Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre.

Cel.: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja. Dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade, vós que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. T - Amém.

Cel.: A Paz do Senhor esteja sempre convosco.T - O amor de Cristo nos uniu.

23. ABRAÇO DA PAZ“Cristo é a felicidade, cristo é a felicidade, sem ter amigos na vida não há ...”

24. CORDEIRO CANTADO“Cordeiro de deus que tirais o pecado do mundo... tende piedade...” - tradicional

Cel.: Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

T – Senhor, eu não sou digno (a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo (a).

25. CANTO DE COMUNHÃOCF – “Pai teu povo busca vida nova”“Senhor quando te vejo no sacramento da comunhão...”

26. ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃOCel.: Ó Deus, o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, que oferecemos em sacrifício e recebemos em comunhão, nos transmitam uma vida nova, para que, unidos a vós pela caridade que não passa, possamos produzir frutos que permaneçam. Por Cristo, nosso Senhor.T – Amém.

27. PÓS COMUNHÃO – AÇÃO DE GRAÇACOMENTARISTA - 5: Aos nossos jovens, que a exemplo do povo que seguiu Jesus porque ele tinha palavras de esperança e como discípulos e missionários, convidados a evangelizar, que saibam que a força propulsora da transformação social está na prática do maior de todos os mandamentos da Lei de Deus: o amor. Acolhamos as comunidades que prepararam a liturgia de hoje.

CANTO“Muito alegre eu te pedi o que era meu e parti um sonho tão real...”

29. COMUNICADOS:

30. ORAÇÃO À SÃO BENEDITO:

31. RITOS FINAIS:Cel.: O Senhor esteja convosco. T – Ele está no meio de nós.

Cel.: Deus vos abençoe e vos guarde. T – Amém.

Cel.: Ele vos mostre sua face e se compadeça de vós. T – Amém.

Page 6: Tríduo Em Honra A São Benedito 2013

Cel.: Volva para vós o seu olhar e vos dê a sua paz. T – Amém.

Cel.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo. T – Amém.

Cel.: A alegria do Senhor seja a vossa força. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. T – Graças a Deus.

CANTO FINAL

Page 7: Tríduo Em Honra A São Benedito 2013
Page 8: Tríduo Em Honra A São Benedito 2013
Page 9: Tríduo Em Honra A São Benedito 2013

NOSSO DIA: 06/ 07/ 2013NOSSA COR: AMARELO

RESPONSÁVEIS:

COMUNIDADEPARTE DA MISSA O QUE VAI FAZER:

Santa LuziaComentarista

Bom Jesus AtoIrá arrumar 3 jovens e 3frases pequenas ou palavras para serem rasgadas.

Imaculada Conceição Entronização da bíbliaPreparar o utensílio, a vestimenta e a pessoa que conduzirá a Bíblia até ao altar.

São João Batista 1ª leitura Irá preparar a pessoa para fazer a leitura

Nossa Senhora das Dores Salmo Irá preparar a pessoa para fazer a leitura

Nossa Senhora Aparecida Ofertório

Irá preparar a procissão do ofertório com o pão e o vinho e os jovens da sua comunidade

Nossa senhora de Fátima Preces Irá preparar as preces e a pessoa para fazer a leitura.