17
UM MÊS COM MARIA Maio de 2017

UM MÊS COM MARIA - Paulus Editora · Ó meu bom Jesus, perdoai-nos e livrai ... Para cada dia, há um comentário inicial próprio. 3 – INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO Vinde, Espírito

  • Upload
    dokien

  • View
    213

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

UM MÊS COM MARIA Maio de 2017

OrganizaçãoDANILO ALVES LIMA

RevisãoZOLFERINO TONON

Editoração, impressão e acabamentoPAULUS

© PAULUS 2017Rua Francisco Cruz, 22904117-091 São Paulo-SPTel. (11) 5087-3700Fax (11) [email protected]

ISBN 978-85-349-4531-8

Os textos bíblicos foram retirados da Nova Bíblia Pastoral – PAULUS.As curiosidades sobre N. Senhora foram retiradas do livro Maria de todos os nomes – PAULUS.

3

COMO REZAR

O terço é constituído de uma cruz seguida de contas sepa-radas em grupos. A cruz re-presenta nossa profissão de fé e é usada para iniciar o terço: segure a cruz e reze o Creio. A primeira grande conta e as três pequenas seguintes são usa-das para rezar um Pai-nosso e três Ave-marias; na sequência, reze um Glória ao Pai (nesse caso, não há uma conta cor-respondente para esta oração). Inicia-se, a seguir, a contempla-ção dos mistérios do Rosário, conforme os dias da semana. Faz-se a citação do primeiro mistério; a próxima conta gran-de e isolada indica que será rezado o Pai-nosso, e as dez contas menores agrupadas in-dicam a recitação das dez Ave--marias. Após a décima Ave--maria, reza-se o Glória ao Pai e, eventualmente, a jaculatória: Ó meu bom Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno; levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem. Repete-se a mesma sequência a cada mis-tério. Encerra-se o terço com a oração de agradecimento, a Sal-ve-rainha, e o Sinal da Cruz.

SANTO TERÇO – ROTEIRO

1 – CANTO DE ABERTURASugestões de cantos a partir da página 91.

2 – ACOLHIDA E COMENTÁRIO INICIAL

Preparar antecipadamente o local no qual o encontro irá acontecer. Acolher bem as pessoas que chegam. Para cada dia, há um comentário inicial próprio.

3 – INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos re-tamente todas as coisas segun-do este mesmo Espírito e goze-mos sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

4 – CREIO

Creio em Deus Pai todo-pode-roso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Fi-lho, nosso Senhor, que foi con-cebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado.

Maio de 2017

4 Um mês com Maria

Desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, su-biu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-pode-roso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na santa Igreja católica; na comunhão dos san-tos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna. Amém.

5 – PAI-NOSSO

Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nos-so de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

6 – ÁNGELUS

No Tempo Pascal:

V. Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia!

R. Porque quem merecestes trazer em vosso puríssimo seio, aleluia!

Ave, Maria, cheia de graça, o Se-nhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. San-ta Maria, mãe de Deus, rogai por

nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

V. Ressuscitou como disse, aleluia!

R. Rogai a Deus por nós, aleluia!

Ave, Maria...

V. Exultai e alegrai-vos, ó Vir-gem Maria, aleluia!

R. Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia!

Ave, Maria...

Oremos: Ó Deus, que vos dig-nastes alegrar o mundo com a ressurreição de vosso Filho Je-sus Cristo, Senhor nosso, conce-dei-nos, vo-lo suplicamos, que, pelos merecimentos de sua mãe, a Virgem Maria, alcance-mos as alegrias da vida eterna. Pelo mesmo Cristo, nosso Se-nhor. Amém.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Es-pírito Santo. Como era no princí-pio, agora e sempre. Amém.

Fora do Tempo Pascal:

V. O Anjo do Senhor anunciou a Maria.

R. E ela concebeu do Espírito Santo.

Ave, Maria...

V. Eis aqui a serva do Senhor.

R. Faça-se em mim segundo a vossa palavra.

5Maio de 2017

Ave, Maria...

V. E o Verbo divino se fez carne.

R. E habitou entre nós.

Ave, Maria...

Oremos: Infundi, Senhor, em nos-sos corações a vossa graça, a fim de que, conhecendo pelo anún-cio do Anjo a encarnação de Jesus Cristo, vosso Filho, cheguemos pela sua paixão e morte à glória da ressurreição. Pelo mesmo Cris-to, nosso Senhor. Amém.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Es-pírito Santo. Como era no princí-pio, agora e sempre. Amém.

7 – CONTEMPLAÇÃO DOS MISTÉRIOS

A contemplação dos mistérios encontra-se no próprio dos encontros de cada dia.

8 – AGRADECIMENTO DO TERÇO

Infinitas graças vos damos, so-berana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dig-nai-vos, agora e para sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo; e para mais vos obrigar vos saudamos com uma Salve-rainha.

9 – SALVE-RAINHA

Salve, rainha, mãe de misericór-dia, vida, doçura e esperança

nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e cho-rando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, es-ses vossos olhos misericordio-sos a nós volvei. E depois des-te desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria!

V. Rogai por nós, santa mãe de Deus.

R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

10 – LEMBRAI-VOS (Oração de São Bernardo)

Lembrai-vos, ó puríssima Vir-gem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, e invocado o vosso socorro, fosse por vós desamparado. Animado eu, pois, com igual confiança, a vós, ó Virgem entre todas sin-gular, como à mãe recorro, de vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro a vossos pés. Não rejei-teis as minhas súplicas, ó mãe do Verbo de Deus encarnado, mas dignai-vos de as ouvir pro-pícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.

6 Um mês com Maria

11 – BÊNÇÃO FINAL

V. O Senhor esteja conosco.

R. Ele está no meio de nós.

V. O Senhor nos abençoe e nos guarde. Ele nos mostre sua face e se compadeça de nós. Dirija para nós o seu olhar e nos dê a sua paz.

R. Amém.

V. Por intercessão de Maria, a mãe de Jesus e nossa mãe, abençoe-nos Deus todo-pode-roso, Pai e Filho e Espírito Santo. R. Amém.

V. Que a alegria do Cristo Res-suscitado seja a nossa força. Vamos em paz e o Senhor nos acompanhe. R. Graças a Deus.

Encerrar o encontro com um canto apro-priado. Cantos a partir da página 91.

CONSAGRAÇÃO A MARIA

Acolhei-me, ó Maria, Mãe, Mestra e Rainha, entre os que amais, nutris, santificais e guiais, na escola de Jesus Cristo, Divino Mes-tre. Vós reconheceis nos planos de Deus os filhos e filhas que ele chama, e por eles intercedeis, obtendo-lhes graça, luz e conforto. Desde a encarnação até a ascensão, o meu Mestre Jesus Cristo se entregou completamente a vós. Isto é para mim ensinamen-to, exemplo e dom inefável. Também eu me coloco inteiramente em vossas mãos. Alcançai-me a graça de conhecer, imitar e amar sempre mais o divino Mestre, Caminho, Verdade e Vida. Apre-sentai-me vós a Jesus: sou pecador, não tenho outro documento para ser acolhido na sua escola senão a vossa recomendação. Iluminai a minha mente, fortificai a minha vontade, santificai o meu coração nesta etapa de meu trabalho espiritual, para que eu possa corresponder plenamente à vossa bondade e possa um dia dizer: “Já não sou eu que vivo, mas Jesus Cristo é que vive em mim”. São Paulo Apóstolo, fidelíssimo discípulo de Jesus, forta-lecei-me; desejo empenhar-me, até que em mim se forme Jesus Cristo. Amém.

(Oração composta pelo Bem-aventurado Tiago Alberione)

7Maio de 2017

DIA 1º – SEGUNDA-FEIRA SÃO JOSÉ OPERÁRIO“Ó Senhor, fazei dar frutos o labor

de nossas mãos!” (Sl 89)

MARIA, MÃE DE CRISTO

Comentário inicial

Irmãos e irmãs, com alegria e fé, iniciamos hoje “Um mês com Maria”. O mês de maio é totalmente dedicado à bem--aventurada Virgem Maria. São muitas as comunidades que diariamente se reúnem para rezar o santo terço. Em comunhão com todos os devotos de Nossa Senhora, queremos renovar o nosso seguimento a Jesus Cristo, seu filho e nosso irmão. Nes-te dia em que celebramos a memória de São José Operá-rio, agradeçamos a Deus pelo nosso trabalho de cada dia, e roguemos por todos os de-sempregados. José, esposo de Maria, possui grande impor-tância na história da salva-ção. De início, ele não com-preendeu como sua esposa poderia engravidar por ação do Espírito Santo. Por isso, sendo homem justo, resolveu abandonar Maria em segre-

DIA 1º

UM MÊS COM MARIA – MAIO DE 2017

do. Deus envia, então, o anjo que lhe diz: “José, filho de Davi, não tenha medo de re-ceber Maria como sua espo-sa, pois o que nela foi gerado provém do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e você o chamará com o nome de Je-sus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mt 1,20-21). Que São José nos acompanhe nesse caminho de devoção à Virgem Maria, mãe de Cristo. Iniciemos em nome do Pai † e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

MISTÉRIOS GOZOSOS1º Mistério: Anúncio do anjo Gabriel a Nossa Senhora“No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casa-mento a um homem chamado José, da casa de Davi. E o nome da virgem era Maria” (Lc 1,26-27). Mãe de Cristo, rogai por nós!2º Mistério: Visita de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel“Maria partiu apressadamente para a região montanhosa, a

8 Um mês com Maria

Evangelho do dia (Mt 13,54-58)

Naquele tempo, 54voltando para sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que se maravilhavam e diziam: “De onde lhe vêm essa sabedoria e esses milagres? 55Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria? Não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? 56E suas irmãs não vivem todas en-tre nós? Então, de onde lhe vêm todas essas coisas?” 57E se escandalizavam por causa dele. Jesus, porém, lhes dis-se: “Não existe profeta sem honra, a não ser em sua terra e em sua casa”. 58E Jesus não fez aí muitos milagres, por-que eles não tinham fé.

CURIOSIDADES

SOBRE NOSSA SENHORA

Nossa Senhora Aparecida (Parte 1)

A história de Nossa Senhora Apa-recida é narrada por Pe. José Alves Vilela, então vigário de Guaratin-guetá, do seguinte modo: “Na segunda quinzena de outubro de 1717, passando por esta vila de Guaratinguetá para as Minas o governador delas e de São Pau-

uma cidade de Judá. Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o bebê pulou de alegria em seu ventre” (Lc 1,39-41a).Mãe de Cristo, rogai por nós!3º Mistério: Nascimento de Jesus em Belém“Alguns pastores estavam nos campos e durante a noite cuida-vam de seu rebanho. Um anjo do Senhor apareceu a eles. A glória do Senhor os cercou de luz, e eles ficaram apavorados” (Lc 2,8-9).Mãe de Cristo, rogai por nós!4º Mistério: Apresentação do menino Jesus no Templo“Quando se completaram os dias para a purificação deles, confor-me a Lei de Moisés, levaram o menino a Jerusalém, para apre-sentá-lo ao Senhor. Tal como está escrito na Lei do Senhor: ‘Todo primogênito do sexo mas-culino será consagrado ao Se-nhor’ “ (Lc 2,22-23).Mãe de Cristo, rogai por nós!5º Mistério: Jesus no Templo entre os doutores da Lei“Os pais de Jesus viajavam a Je-rusalém todos os anos para a fes-ta da Páscoa. Quando ele tinha doze anos, subiram para a festa como de costume” (Lc 2,41-42).

Mãe de Cristo, rogai por nós!

DIA 1º

9Maio de 2017

lo, o conde Assumar, dom Pedro de Almeida, foram notificados pela câmara os pescadores, para apresentarem todo o peixe que pudessem haver para o dito go-vernador. Entre muitos, foram a pescar Domingos M. Garcia, João Alves e Felipe Pedroso, em suas canoas. E principiando a lançar suas redes no porto de José Cor-rêa Leite, continuaram até o Porto de Itaguaçu, distância bastante, sem tirar peixe algum. E lançan-do neste porto João Alves a sua rede de arrasto, tirou o corpo da Senhora, sem a cabeça; e lan-çando mais abaixo outra vez a rede, tirou a cabeça da mesma Senhora da Conceição, não se sa-bendo nunca quem ali a lançasse. Guardou o inventor esta imagem em um pano; e continuando a pescaria, não tendo até então to-mado peixe algum, dali em dian-te foi tão copiosa a pescaria em poucos lanços, que, receosos os companheiros de naufragarem pelo muito peixe que tinham na canoa, se retiraram a suas casas, admirados deste sucesso.

DIA 2 – TERÇA-FEIRA SANTO ATANÁSIO

“Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito!” (Sl 30)

MARIA, VIRGEM FIEL

Comentário inicial

Com o título de “virgem fiel”, a Igreja nos lembra da perfei-ta fidelidade com que Maria soube servir a Deus pela prá-tica de uma fé profunda, de uma inabalável confiança, e de um amor sem medida. Esse firme propósito de viver sempre segundo a vonta-de divina, ela já havia ma-nifestado no momento da anunciação do anjo. Sendo Maria a “serva do Senhor”, compreendemos que tenha sido ela perfeitíssima na prá-tica da fé, da esperança e da caridade, virtudes essas que resumem toda a perfeição cristã. Firme na sua fé, e ina-balável na sua esperança, Maria soube viver o martí-rio de sua vida não somente com destemida coragem, mas também com um amor sem restrições. Porque ama-va imensamente a Deus, ela nunca se negou aos sacrifí-cios e renúncias, em vista da sua missão. Conservando-a sempre virgem, Deus fez de

DIA 2

“Em Aparecida, Deus ofereceu ao Brasil

sua própria mãe.”(Papa Francisco)

10 Um mês com Maria

Maria a mãe de Jesus, nosso Salvador. Celebramos hoje a memória de Santo Atanásio (295-373), bispo e doutor da Igreja. Atanásio lutou cora-josamente pela defesa da fé cristã, a ponto de ser conde-nado várias vezes ao exílio. Que seu exemplo nos ajude a amar cada vez mais a Igreja de Cristo. Iniciemos em nome do Pai † e do Filho e do Espíri-to Santo. Amém.

MISTÉRIOS DOLOROSOS

1º Mistério: Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras“Jesus foi com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse aos discípulos: ‘Sentem-se aqui, enquanto vou ali rezar’. Levou consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu. E começou a entriste-cer-se e angustiar-se. Então lhes disse: ‘Minha alma está em afli-ção de morte. Fiquem aqui e vi-giem comigo’ “ (Mt 26,36-38).Virgem fiel, rogai por nós!2º Mistério: Flagelação de Jesus“Pilatos saiu ao encontro dos judeus e lhes disse: ‘Eu não en-contro nele nenhuma culpa. Mas existe um costume entre vocês: que eu lhes solte alguém na épo-ca da Páscoa. Vocês querem que eu lhes solte o rei dos judeus?’ Então eles gritaram de novo: ‘Ele

não! Solte Barrabás’. Ora, Barra-bás era um bandido. Então Pila-tos tomou Jesus e o mandou fla-gelar” (Jo 18,38b-40.19,1).Virgem fiel, rogai por nós!3º Mistério: Coroação de espi-nhos em Jesus“Os soldados trançaram uma co-roa de espinhos e a puseram na cabeça de Jesus. Colocaram nele um manto vermelho, iam ao seu encontro e diziam: ‘Salve, rei dos judeus!’ E lhe davam bofetadas” (Jo 19,2-3).Virgem fiel, rogai por nós!4º Mistério: Subida dolorosa ao Calvário“Era o dia da preparação para a Páscoa, por volta do meio-dia. Pilatos disse aos judeus: ‘Aqui está o rei de vocês’. Eles gritaram: ‘Fora! Fora! Crucifique-o!’ Pilatos lhes disse: ‘Mas eu vou crucificar o rei de vocês?’ Os chefes dos sacerdo-tes responderam: ‘Nós não temos outro rei, senão César’. Então Pila-tos lhes entregou Jesus para ser crucificado” (Jo 19,14-16a).Virgem fiel, rogai por nós!5º Mistério: Crucificação de Jesus“Então eles pegaram Jesus, que saiu carregando a cruz, rumo ao chamado ‘Lugar da Caveira’, que em hebraico se diz ‘Gólgota’. Foi aí que crucificaram Jesus, e com ele outros dois homens, um de cada

DIA 2

11Maio de 2017

lado, e Jesus no meio. Pilatos tam-bém mandou fazer uma inscrição e colocá-la no alto da cruz. Nela estava escrito: ‘Jesus Nazareno, Rei dos Judeus’ “(Jo 19,16b-19).

Evangelho do dia (Jo 6,30-35)

Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: 30“Que si-nal fazes, para que possamos ver e acreditar em ti? O que é que fazes? 31Nossos pais co-meram o maná no deserto, como está escrito: ‘Ele lhes deu para comer um pão que veio do céu’ ”. 32Jesus lhes dis-se: “Eu lhes garanto: Não foi Moisés quem deu a vocês o pão que veio do céu. É o meu Pai quem dá para vocês o verdadeiro pão que vem do céu. 33Porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo”. 34Então lhe disseram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”. 35Então Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem acredita em mim nun-ca mais terá sede”.

CURIOSIDADES SOBRE

NOSSA SENHORA

Nossa Senhora Aparecida (Parte 2)

Felipe Pedroso conservou a ima-gem seis anos em sua casa, perto de Lourenço de Sá; e passando para Ponte Alta, ali a conservou em sua casa por nove anos. Da-qui passou a morar em Itaguaçu, onde deu a imagem a seu filho Atanásio Pedroso, o qual lhe fez oratório, e num altar de paus co-locou a Senhora, estando a noite serena; e querendo logo Silvana da Rocha acender as luzes apa-gadas, também se viram acesas, sem intervir diligência alguma; foi este o primeiro prodígio.” Mui-tos outros milagres se sucederam, uma capela foi construída para acolher os visitantes que vinham rogar sua intercessão. Em 1888 foi benta a chamada “basílica velha”, e em 1980 o papa João Paulo II consagrou o atual santuário, um dos maiores do mundo. A tra-dição de romarias à Basílica de Aparecida do Norte (SP) iniciou em 1900, com a ida de 1200 pere-grinos de São Paulo, de trem. Em 1929, Nossa Senhora Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e em 1931, em solenidade no Rio de Janeiro, foi proclamada Rainha e Padroeira do Brasil. A atual coroa e o manto azul-marinho que co-brem a imagem negra de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foram doação da princesa Isabel, devota da Virgem.

DIA 2

12 Um mês com Maria

DIA 3 – QUARTA-FEIRA SÃO FILIPE E SÃO TIAGO MENOR, APÓSTOLOS

“Seu som ressoa e se espalha em toda a terra!” (Sl 18)

MARIA, MÃE DA IGREJA

Comentário inicial

Ao longo dos séculos, a Igreja sempre anunciou com entu-siasmo a Boa-nova de Jesus. Foi o próprio Mestre quem deu essa missão aos apósto-los: “Vão pelo mundo todo, proclamem o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). Se hoje temos a graça de ser-mos cristãos católicos, é por-que homens e mulheres de-dicaram sua vida ao anúncio da Palavra, sempre confian-do no auxílio e na proteção de Deus. Recordando o início e os primeiros anos da Igreja, podemos dizer que ela teve e continua tendo uma mãe muito especial: Maria. Não foi a Virgem Santíssima que nos deu o Cristo, cabeça des-se corpo místico chamado Igreja? Não foi Nossa Senho-ra quem dela cuidou, duran-te anos, com seu trabalho e dedicação? Mãe de Cristo, ela também é mãe de todos aqueles que, como Igreja, formam o Cristo ainda pre-

sente no mundo através dos tempos. Não foi, pois, sem motivo que a Igreja sempre soube contar com a prote-ção de sua mãe e reconhecer nela todas as virtudes cristãs. Nesse dia em que celebramos a festa dos apóstolos Filipe e Tiago Menor, apresentemos a Jesus, por meio de Maria, todos os que se dedicam ao apostolado cristão, em seus diversos carismas. Iniciemos em nome do Pai † e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

MISTÉRIOS GLORIOSOS

1º Mistério: Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo“No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi bem cedo ao túmulo de Jesus, quando ainda estava escuro. E logo viu que a pedra tinha sido retirada do tú-mulo. Então saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele a quem Jesus amava. E lhes disse: ‘Tiraram do túmulo o Senhor, e não sabemos onde o colocaram’ ” (Jo 20,1-2).Mãe da Igreja, rogai por nós!2º Mistério: Ascensão glorio-sa de Jesus ao céu“Então Jesus os levou para fora da cidade, até Betânia. E, er-guendo as mãos, os abençoou. E, enquanto os abençoava, afas-

DIA 3

13Maio de 2017

tou-se deles e era elevado ao céu. Eles ficaram ajoelhados diante dele, e depois voltaram a Jerusa-lém com grande alegria. E esta-vam sempre no Templo, louvan-do a Deus” (Jo 24,50-53).Mãe da Igreja, rogai por nós!3º Mistério: Descida do Espí-rito Santo sobre os Apóstolos“Quando chegou o dia de Pente-costes, todos eles estavam reuni-dos no mesmo lugar. De repente veio do céu um barulho como de vento muito forte, e encheu a casa toda onde eles estavam. E apareceram línguas como de fogo repartindo-se, e foram pou-sar sobre cada um deles. Todos fi-caram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes permitia expressar-se” (At 2,1-4).Mãe da Igreja, rogai por nós!4º Mistério: Assunção de Nos-sa Senhora ao céu“Quem é essa que surge como a aurora, bela como a lua, brilhante como o sol e terrível como exército com bandeiras erguidas?” (Ct 6,10).Mãe da Igreja, rogai por nós!5º Mistério: Coroação de Nos-sa Senhora no céu“Um grande sinal apareceu no céu: uma Mulher vestida com o sol, tendo a lua debaixo dos pés, e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas” (Ap 12,1).

Mãe da Igreja, rogai por nós!

Evangelho do dia (Jo 14,6-14)

Naquele tempo, 6Jesus disse a Tomé: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém chega ao Pai, a não ser por mim. 7Se vocês chegaram a me conhecer, conhecerão também o meu Pai. Desde agora vocês o estão conhe-cendo e vendo”. 8Filipe disse a Jesus: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso para nós é sufi-ciente”. 9Jesus respondeu: “Já faz tanto tempo que estou no meio de vocês, e você ainda não me conhece, Fili-pe? Quem me vê, está ven-do o Pai. Como é que você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Você não acredita que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que estou dizendo a vocês, não as digo por mim mesmo. É o Pai que permanece em mim, ele é quem realiza as suas obras. 11Acreditem em mim: Eu estou no Pai e o Pai está em mim. Se não for por outra razão, acreditem por causa destas obras. 12Eu ga-ranto a vocês: Quem acredi-ta em mim, fará as obras que eu faço, e fará obras maiores

DIA 3

14 Um mês com Maria

dos puderam ver o sol fazer mala-barismos no céu. Seu único pedido era para que rezassem o terço com sinceridade de coração.

DIA 4 – QUINTA-FEIRA 3ª SEMANA DA PÁSCOA

“Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira!” (Sl 65)

MARIA, MÃE DE DEUS

Comentário inicial

A Virgem Santíssima é a “ben-dita entre todas as mulheres”. Deus, em seu eterno plano de amor, preparou para Maria uma missão muito especial: ser a mãe do nosso Redentor. Sendo Jesus verdadeiro Deus e verdadeiro homem, Maria, ao conceber por ação do Espí-rito Santo, torna-se também a mãe de Deus. Esse é o princi-pal título de Nossa Senhora. A partir dele é que todos os ou-tros títulos atribuídos a Maria ganham seu sentido pleno. “Trata-se de uma qualidade que a fé do povo cristão, na sua terna e genuína devoção à mãe celeste, desde sempre lhe reconheceu. Lembremos aquele momento importante da história da Igreja Antiga que foi o Concílio de Éfeso, no qual se definiu com auto-

do que estas, porque eu vou para o Pai. 13E o que vocês pedirem em meu nome, eu vou fazer, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se vo-cês pedirem alguma coisa em meu nome, eu vou fazer”.

CURIOSIDADES SOBRE

NOSSA SENHORA

Nossa Senhora de Fátima (Parte 1)

Em plena 2ª guerra mundial, o papa Bento XV clama aos católi-cos que rezem a Nossa Senhora pedindo pelo fim da guerra. Logo depois uma aparição da Virgem confirma que ela está disposta a interceder pelo povo. No dia 13 de maio de 1917, Nossa Senhora apa-receu na aldeia de Aljustrel, próxi-mo a Fátima, Portugal, aos jovens pastores Lúcia de Jesus dos Santos (10 anos), e seus primos Francisco (9 anos) e Jacinta Marto (7 anos). “Uma mulher muito linda e bri-lhante apareceu sobre um pé de azinheira”, declararam. As apari-ções se sucederam por seis meses, todo o dia 13. Uma grande mul-tidão começou a ir ao local para ver a Virgem, mas somente as três crianças eram capazes de vê-la e ouvi-la. No mês de outubro, com quase 70 mil pessoas reunidas, Nossa Senhora deu um sinal: to-

DIA 4

15Maio de 2017

ridade a maternidade divina da Virgem. Esta verdade da maternidade divina de Maria ecoou em Roma, onde, pouco depois, se construiu a Basílica de Santa Maria Maior, o pri-meiro santuário mariano de Roma e de todo o Ocidente. A mãe do Redentor caminha diante de nós e sempre nos confirma na fé, na vocação e na missão. Com o seu exem-plo de humildade e disponi-bilidade à vontade de Deus, ajuda-nos a traduzir a nossa fé num anúncio, jubiloso e sem fronteiras, do Evangelho” (Bento XVI). Confiantes na materna proteção da mãe de Deus, iniciemos em nome do Pai † e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

MISTÉRIOS LUMINOSOS

1º Mistério: Batismo do Senhor no rio Jordão“Naquele tempo, Jesus foi da Ga-lileia para o Jordão, ao encontro de João, para ser batizado por ele. João, porém, tentava impedi--lo, dizendo: ‘Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?’ Contudo, Jesus lhe respondeu: ‘Deixe por enquanto, pois é as-sim que devemos cumprir toda a justiça’. Então João concordou. Batizado, Jesus logo subiu da água. Eis que se abriram para ele

os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E uma voz vinda dos céus dizia: ‘Este é o meu Filho amado, em quem eu me agrado’ ” (Mt 3,13-17).Mãe de Deus, rogai por nós!2º Mistério: Milagre nas Bo-das de Caná“Três dias depois, houve um casa-mento em Caná da Galileia, e aí estava a mãe de Jesus. Também Jesus foi convidado para o casa-mento, junto com seus discípulos. Faltou vinho, e a mãe de Jesus lhe disse: ‘Eles não têm mais vinho!’ Je-sus respondeu: ‘Mulher, que temos a ver com isso? Minha hora ainda não chegou’. A mãe de Jesus disse aos que estavam servindo: ‘Façam o que ele acaso disser’ ” (Jo 2,1-5).Mãe de Deus, rogai por nós!3º Mistério: Proclamação do Reino de Deus“Depois que João foi preso, Jesus se dirigiu para a Galileia, pre-gando o evangelho de Deus. Ele dizia: ‘O tempo se cumpriu, e o Reino de Deus está perto. Arre-pendam-se e acreditem no evan-gelho’ ” (Mc 1,14-15).Mãe de Deus, rogai por nós!4º Mistério: Transfiguração de Jesus“Seis dias depois, Jesus tomou Pe-dro, Tiago e seu irmão João, e os

DIA 4

16 Um mês com Maria

levou a um lugar à parte, a uma alta montanha. E se transfigurou diante deles. Seu rosto brilhava como o sol, e suas roupas ficaram brancas como a luz. Eis que lhes apareceram Moisés e Elias, con-versando com Jesus. Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: ‘Senhor, é bom estarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias’. Ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nu-vem uma voz dizia: ‘Este é o meu Filho amado, em quem encon-tro o meu agrado. Ouçam-no’ ” (Mt 17,1-5).Mãe de Deus, rogai por nós!5º Mistério: Instituição da Eu-caristia“Na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus pegou o pão, e dan-do graças o partiu e disse: ‘Isto é o meu corpo, que é para vocês. Façam isto em memória de mim’. Do mesmo modo, depois de cear, pegou também o cálice e disse: ‘Este cálice é a nova aliança no meu sangue. Todas as vezes que dele beberem, façam isto em me-mória de mim’ ” (1Cor 11,23-26).Mãe de Deus, rogai por nós!

Evangelho do dia (Jo 6,44-51)

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44”Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me en-

viou não o atrair, e eu o res-suscitarei no último dia. 45Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão instruídos por Deus’. Todo aquele que escutou o Pai e aprendeu dele, vem a mim. 46Não que alguém te-nha visto o Pai. Só aquele que vem de Deus é que viu o Pai. 47Eu garanto a vocês: Quem acredita possui vida eterna. 48Eu sou o pão da vida. 49Os pais de vocês comeram o maná no deserto, e morre-ram. 50Este é o pão que desce do céu, para que não venha a morrer quem dele comer. 51Eu sou o pão vivo que des-ceu do céu. Quem comer des-te pão viverá para sempre. E o pão que eu vou dar é a minha carne, para que o mundo te-nha a vida”.

CURIOSIDADES SOBRE

NOSSA SENHORA

Nossa Senhora de Fátima (Parte 2)

Nossa Senhora de Fátima reve-lou três segredos que chocaram o mundo e criaram um suspense por muitos anos. O primeiro foi a projeção do inferno em suas mãos. Os pastorzinhos puderam ver a dor e o sofrimento dos que

DIA 4

17Maio de 2017

DIA 5 – SEXTA-FEIRA 3ª SEMANA DA PÁSCOA

“Ide por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho!” (Mc 16,15)

MARIA, MÃE PURÍSSIMA

Comentário inicial

Em nossa vida cotidiana, sa-bemos quão difícil é viver a pureza de coração. Em nossas relações – seja na família, no estudo ou no trabalho – so-mos levados, muitas vezes, pelo caminho da impureza. Queremos tirar vantagem à custa dos outros, não somos sinceros com as pessoas, co-metemos injustiças. Todas es-sas realidades fazem parte da nossa natureza humana, que é frágil e pecadora. Embora feito “à imagem e semelhan-ça de Deus” (cf. Gn 1,26), o ser humano, ao longo da histó-ria, se afastou em diversos momentos do Criador. A de-sobediência a Deus e o desejo de autossuficiência marcou profundamente, com o pe-cado, a nossa natureza. Mas Deus não se cansa de nos per-doar. E, em sua infinita miseri-córdia, quis que o seu próprio Filho se fizesse homem para nos salvar. Para isso, era ne-cessário preparar uma mãe santa e pura. Dentre todas

não se salvam, sendo arrastados por um rio de fogo. O segundo se-gredo revelou o fim da 1ª guerra, mas com a advertência de que se seus pedidos não se atendessem uma nova guerra iniciaria. Quan-do os conflitos da 2ª guerra mun-dial iniciaram, a população logo se lembrou de Fátima. O terceiro segredo ficou desconhecido até o ano 2000. Todos pensaram se tratar de uma grande catástrofe que abalaria o mundo e geraria pânico, por isso não podia ser re-velado. Ficou sob os cuidados de Lúcia e dos papas que antecede-ram João Paulo II, visto que Fran-cisco faleceu em 1919 e Jacinta em 1920. A revelação se deu no dia 13 de maio de 2000, no Vati-cano: a visão de um bispo branco caindo ao chão aparentemente morto, atingido por uma arma de fogo. A visão foi associada ao atentado contra João Paulo II no dia 13 de maio de 1981, na praça São Pedro. Os tiros disparados pelo turco Mehmet Ali Agca qua-se mataram o Papa, que atribuiu sua sobrevivência à proteção da Virgem de Fátima.

DIA 5

“O Santo Rosário é a arma daqueles que querem

vencer todas as batalhas.”(São Pio de Pietrelcina)