7
Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Paulo Da Gama Ciências da Natureza 1 Trabalho realizado por: Gonçalo Pereira 5º 3 Nº 7 Ano lectivo 2012/2013 OS URSO-

urso-pardo.docx

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: urso-pardo.docx

Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Paulo Da Gama

Ciências da Natureza

1

Trabalho realizado por:

Gonçalo Pereira

5º 3 Nº 7

Ano lectivo 2012/2013

OS ANIMAIURSO-

PARDO

E

Page 2: urso-pardo.docx

Introdução

1.Habitat

2. Forma do corpo

3. Revestimento do corpo

4. Locomoção

5. Alimentação

5.1 Comportamento na capturado alimento

6. Reprodução

6.1 Comportamento após onascimento dos filhos

7. Curiosidades

8.Conclusão

Introdução

Este trabalho vai ajudar a conhecer o urso – pardo, pois é o tema do meu trabalho sugerido pela minha professora e que me agradou bastante.Em primeiro vou mostrar como os ursos – pardos vivem e onde, do que se alimentam, as suas crias e algumas curiosidades sobre este urso.Toda a informação sobre o urso-pardo consegui através de pesquisa de vários

2

ÍNDICE

E

Page 3: urso-pardo.docx

sites.

1. Habitat:Por causa dos humanos e a poluição o urso pardo (Ursus arctos),tem ficado com o seu habitat natural, reduzido a áreas cada vez mais pequenas. Actualmente, apenas se encontram populações isoladas na Europa - em Espanha (montes Cantábricos e Pirenéus), na Escandinávia, em Itália (Parque Nacional de Abruzzo) e nos Balcãs -, na Turquia, na Rússia (Sibéria) na América do Norte (Montanhas Rochosas, Alasca e Norte do Canadá), o que torna a sobrevivência do urso- pardo cada vez mais dependente da vontade dos humanos em respeitar o habitat deles.

Habitat natural: São encontrados desde florestas densas a pradarias subalpinas e tundra árctica.

Distribuição geográfica do Urso-pardo

2. Forma do corpo / 3. Revestimento do corpo

O urso-europeu tem o pêlo de cor castanho-escuro ou claro, com reflexos dourados em alguns casos, e os pêlos podem ter 10 cm. Os pêlos das patas, são mais escuros que os pêlos de outras partes do corpo. Vive de 25 a 30 anos.

4. Locomoção

3

Page 4: urso-pardo.docx

O urso – pardo desloca-se com as suas quatros patas no solo, embora consiga manter-se em pé, apoiado nas suas duas patas traseiras. Quando fica nesta posição, alguns ursos podem atingir até três metros de altura e pesar até 800 quilos.

5. Alimentação

A alimentação destes ursos é muito variada, comem carne, peixe, raízes e frutas. Eles são por isso omnívoros. Mas gostam muito de mel, por isso tiveram muitos problemas com os Homens, porque para conseguirem comer o mel tinham de destruir as colmeias de produtores que mais tarde viriam a persegui-los levando assim a quase toda a sua extinção na Península Ibérica.Os ursos pardos hibernam durante o Inverno, graças às reservas de gordura acumuladas no Verão e no Outono. No entanto, na Península Ibérica o estado de hibernação não era tão profundo, era mais um estado de latência permanente. E, se por algum motivo fosse necessário, saiam rapidamente desse estado para se proteger a si ou às suas crias.

5.1 Comportamento na capturado alimento

Descoberta, Aproximação, Captura e Gestação.

6. Reprodução

As crias dos Ursos pardos nascem entre Janeiro e Março, por norma são duas crias gémeas, pois é uma altura do ano quando os alimentos são mais abundantes. Os ursos pardos atingem a maturidade entre os 4,5 e os 7 anos. Mas, os machos só atingem o tamanho necessário para se tornarem

4

Page 5: urso-pardo.docx

reprodutores entre os 8 e os 10 anos de idade.

6.1 Comportamento após oNascimento dos filhos

Gestação e crias

A gestação da ursa dura, em média, cerca de 240 dias, nascendo normalmente 2 ou 3 crias que vão ser amamentadas pela mãe até aos seis meses. Até aos dois anos as crias ficam com as suas mães. Nesse período elas protegem e ensinam as suas crias a procurar os alimentos. A partir daí, as crias ficam por sua conta, procurando um território onde mais tarde vão criar a sua própria família.

7. Curiosidades

Em Portugal, já não existem ursos – pardos desde o século XVII. No entanto, existem alguns vestígios que podem levar a crer que no século XIX havia alguns animais, embora muito poucos, a viver no extremo Norte e Nordeste do território português.

5

Page 6: urso-pardo.docx

Os ursos existem em todos os continentes, em excepção na África.

O número de ursos-pardos em todo o mundo é estimado em 100.000

Reza a lenda que o rei D. Dinis foi atacado por um urso-pardo durante uma caçada e que, pedindo ajuda a S. Luís, seguiu os seus conselhos para que tirasse o punhal que tinha à cintura e matasse a fera. Baseado neste episódio heróico, supostamente passado no início do século XIV junto ao rio Guadiana, um dos suportes do túmulo de pedra deste rei representa a figura de um homem deitado dominado por um urso.

8.Conclusão

Neste trabalho aprendi bastante sobre o urso-pardo no seu comportamento e como vive ao longo da sua vida.Tive alguma dificuldade em arranjar texto sobre todos estes temas, mas com a ajuda da pesquisa em vários sites eu consegui escrever sobre este animal.

Artigos da Internet:http://pt.wikipedia.org/wiki/Urso-pardohttp://extincaoanimais.home.sapo.pt/Urso%20pardo.htmhttp://bicharada.net/animais/animais.php?aid=163http://visao.sapo.pt/o-urso-pardo=f682119

6