3
I- De acordo com o capítulo “Mudança” responda o que se pede: 1- O ambiente atua sobre as personagens de forma violenta e decisiva, determinando suas atitudes e seu modo de ser. Caracterize os elementos do ambiente, a partir do texto: a) a terra: a planície, os caminhos, o rio, a lama. b) A vegetação: a caatinga, os juazeiros, os galhos. c) Os animais: os urubus, os bichos, as ossadas. 2- Como o meio ambiente age sobre as pessoa, no capítulo? Indique o que cada uma das personagens sente: a) Fabiano ; b) Sinhá Vitória; c) O menino mais velho; o menino mais novo. 3- “O pirralho não se mexeu. Fabiano desejou matá-lo.” Esse desejo do vaqueiro não se concretizou. Por quê? Isso tem alguma relação com os urubus e as ossadas? Explique. 4- Que decisão Fabiano tomou? Sua mulher aprovou-a? Em que passagem do capítulo você se apoiou para dar sua resposta? 5- A linguagem usada pelas personagens parece estar condicionada ao ambiente: ela também é seca, retorcida. Que trechos do texto provam isso? 6- “Tinha o coração grosso.” Explique o significado desta oração, relacionando-a às características de Fabiano. 7- O capítulo “O Mundo Coberto por Penas”, inicia-se com uma descrição feita pelo narrador, de acordo com essa descrição, podemos responder que: a) Sinha Vitória vê a chegada das aves ao bebedouro do gado como um sinal,. De acordo com o enredo de Vidas Secas, o que simboliza a chegada das aves?

Vidas Secas

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Vidas Secas

I- De acordo com o capítulo “Mudança” responda o que se pede:

1- O ambiente atua sobre as personagens de forma violenta e decisiva, determinando suas atitudes e seu modo de ser. Caracterize os elementos do ambiente, a partir do texto:

a) a terra: a planície, os caminhos, o rio, a lama.b) A vegetação: a caatinga, os juazeiros, os galhos.c) Os animais: os urubus, os bichos, as ossadas.

2- Como o meio ambiente age sobre as pessoa, no capítulo? Indique o que cada uma das personagens sente:

a) Fabiano ;b) Sinhá Vitória;c) O menino mais velho; o menino mais novo.

3- “O pirralho não se mexeu. Fabiano desejou matá-lo.” Esse desejo do vaqueiro não se concretizou. Por quê? Isso tem alguma relação com os urubus e as ossadas? Explique.

4- Que decisão Fabiano tomou? Sua mulher aprovou-a? Em que passagem do capítulo você se apoiou para dar sua resposta?

5- A linguagem usada pelas personagens parece estar condicionada ao ambiente: ela também é seca, retorcida. Que trechos do texto provam isso?

6- “Tinha o coração grosso.” Explique o significado desta oração, relacionando-a às características de Fabiano.

7- O capítulo “O Mundo Coberto por Penas”, inicia-se com uma descrição feita pelo narrador, de acordo com essa descrição, podemos responder que:

a) Sinha Vitória vê a chegada das aves ao bebedouro do gado como um sinal,. De acordo com o enredo de Vidas Secas, o que simboliza a chegada das aves?

b) Transcreva, do capítulo citado, uma passagem que confirme a resposta dada ao item anterior.

c) Como o sinal identificado por Sinha Vitória pode ser relacionado à trajetória da família de Fabiano?

8- Uma personagem constantemente mencionada em Vidas Secas é Seu Tomás da Bolandeira. Homem letrado, é tido como um exemplo de “sabedoria” por fabiano, que muitas vezes o vê como um modelo.

a) Cite um episódio do romance em que fica evidente a dificuldade de expressão de Fabiano, na presença de pessoas que julga superiores.

Page 2: Vidas Secas

b) Como o episódio escolhido por você exemplifica a relação, percebida por Fabiano, entre um uso mais “difícil” da linguagem e o poder exercido por determinadas pessoas?

9- Considere agora o primeiro parágrafo do texto “Baleia”:“ A cadela Baleia estava para morrer. Tinha emagrecido, o pêlo caíra-lhe em vários pontos, as costelas avultavam num fundo róseo, onde manchas escuras supuravam e sangravam, cobertas de moscas. As chagas da boca e a inchação dos beiços dificultavam-lhe a comida e a bebida”.

O parágrafo transcrito é constituído por três períodos. Como você definiria as relações recíprocas entre estes três períodos?a) o primeiro faz uma afirmação geral, posteriormente explicada pelos outros dois;b) os dois primeiros fazem afirmações gerais sobre o estado de baleia e o último

explica detalhadamente tais afirmações;c) cada um contém uma afirmação independente;d) o segundo e o terceiro período contradizem a afirmação do primeiro período.

10-O segundo período do parágrafo transcrito abre-se apontando a magreza da cachorrinha. Logo a seguir, o texto faz o leitor visualizar esta magreza focalizando:

a) o pêlo caído; b) as costelas salientesc) as manchas sangrentas; d) as manchas purulentas.

11-Ainda no segundo período, às causas físicas do desconforto de Baleia, o texto acrescenta outra: A cachorrinha , por estar doente, vê-se ainda atacada:

a) pelo homem; b) pelo ambiente;c) por outros cães; d) pelas moscas.

12-Em que parte do corpo da cachorrinha baleia este outro ataque se concentrava?

a) na boca; b) nas costelas;c) no focinho d) na cauda.

13-No último parágrafo, como se o narrador tivesse uma câmara na mão e fosse se aproximando mais de baleia e, consequentemente, restrigindo mais e mais nosso campo de visão, a decriçãao focaliza, com especial ênfase:

a) a cabeça de Baleia ; b) as patas de Baleia;c) o pescoço de Baleia d) a boca de Baleia.

14-Todas as observações anteriores nos permitem dizer que, neste parágrafo, o movimento poderia ser descrito como conduzindo o leitor:

a) do pormenor para o global; b) da afirmação para a negaçãoc) do global para o pormenor; d) da negação para a afirmação.

15-De acordo com a leitura da obra responda:

Page 3: Vidas Secas

a) Que importância Baleia tem na obra que Graciliano Ramos dedica-lhe um capítulo?

b) Por que Graciliano não dá nome aos meninos, chama-os de Menino mais velho e menino mais novo?