13

voluntariado

Embed Size (px)

DESCRIPTION

trabalho de área de projecto

Citation preview

Este trabalho foi feito no âmbito da disciplina deárea de projecto e tem como tema «Voluntariado».Dentro desse tema vamos falar do que é o voluntariado: O que é o voluntariado, Como é feito o voluntariado, O que é a AMI, ser voluntário é, Quais os aspectos mais importantes do conhecimento de voluntariado, Quais os benefícios para qualquer organização ou instituição que se inscreva na bolsa de voluntariado, e muitos mais.

O Voluntariado é um conjunto de acções de interesse social e comunitário, realizadas por vontade própria, que disponibilizam tempo gratuitamente em ajuda a mais necessitados.

Regulares – onde o voluntariado é exercido pelo menos uma vez por mês; Ocasionais – onde o voluntariado é desenvolvido pelo menos uma vez por ano; Execução – onde o voluntariado é feito em associações de Bombeiros Voluntários, núcleos e delegações da Cruz Vermelha, associações juvenis e grupos de voluntaria do hospitalar.

A AMI é uma Organização Não Governamental (ONG) portuguesa, privada, independente, apolítica e sem fins lucrativos.

Desde a sua fundação, a 5 de Dezembro de 1984, pelo médico cirurgião urologista Fernando Nobre, a AMI assumiu-se como uma organização humanitária inovadora em Portugal, destinada a intervir rapidamente em situações de crise e emergência e a combater o subdesenvolvimento, a fome, a pobreza, a exclusão social e as sequelas de guerra em qualquer parte do Mundo.

Com o Homem no centro de todas as suas preocupações, a AMI criou doze equipamentos Sociais em Portugal e já actuou em dezenas de países de todo o Mundo, para onde enviou toneladas de ajuda (medicamentos e equipamento médico, alimentos, roupas, viaturas, geradores, etc.) e centenas de voluntários. A AMI tem um quadro permanente de profissionais assalariados, que se encarregam de assegurar o desenvolvimento do trabalho da instituição. Conta também com o apoio indispensável dos voluntários.

Assumir um compromisso com organização promotora de voluntariado.

Desenvolver acções de voluntariado como bem-estar dos indivíduos, famílias e comunidade.

Comprometer-se, de acordo com as seu tempo livre.

Um dos aspectos importantes do acolhimento de voluntários é a correcta explicação do projecto que a instituição se propõe levar a cabo para ver e existe uma relação com a motivação do voluntário. É ainda indispensável uma formação na actividade para não existirem desfasamentos entre o que os voluntários pretendem dar e aquilo que a instituição necessita de receber

Ao inscrever-se na Bolsa do Voluntariado, a organização candidata-se ao tempo e trabalho especializado de muitos voluntários individuais ou empresas que com ela querem colaborar gratuita e desinteressadamente. Pode também manifestar as suas necessidades em produtos não alimentares na Bolsa de Produtos.

Quando uma instituição ou organização se inscreve na Bolsa do Voluntariado compromete-se a cumprir a legislação relativa ao voluntariado e a acompanhar e envolver no seu projecto os voluntários que se disponibilizem para colaborar.

O ideal é que a equipa que gere a instituição se reúna antes e estabeleça as prioridades e as necessidades de trabalho. Como consequência, define as possibilidades de inserção de voluntários e as tarefas/projectos a eles destinadas. Deve no entanto ser deixado um espaço aberto para a criatividade e para a inovação que podem advir da admissão de novos elementos.

Com este trabalho ficamos a perceber melhor o significado de Voluntariado.Neste mesmo trabalho também concluimos que o voluntariado é muito mais importante do que parece ou do que pensamos.Todas as pessoas que estejam inscritas em

missões de voluntariado com certeza estão contentes

do que fazem pois ninguém obriga ninguém a inscrever-se.

Trabalho Realizado por:Bruno Barbosa Nº5Hélder Cunha Nº14Marco Ribeiro Nº20Nuno Rocha Nº22

(9ºB)