32
AÇO NOTÍCIAS | CAPA 1 PIM Excelência e 6S: Esforço, criatividade e inovação reconhecidas 09 13 16 19 17

Web aco n43 rev3

Embed Size (px)

DESCRIPTION

 

Citation preview

Page 1: Web aco n43 rev3

AÇO NOTÍCIAS | CAPA

1

Pim Excelência e 6s: Esforço, criatividade e

inovação reconhecidas

0913

16

19

17

Page 2: Web aco n43 rev3

AÇO NOTÍCIAS | ÍNDICE

2

ACONTECE

ADC

CAPA

TI

SEGURANÇA

RH

MARKETING

04

08

09

12

13

16

18

22

28

31

25

29

26

30

MELHORIA CONTÍNUA

ORGULHO DE TER VOCÊ

SABER É LEGAL

CONHEÇA

VIVA MELHOR

DIVIRTA-SE

VC NA VMSA

09

1930

Page 3: Web aco n43 rev3

3

AÇO NOTÍCIAS | EDITORIAL

Para mim é uma alegria apresentar a nova revista ‘Aço Notícias’ para você. Não apenas porque ela está com um novo projeto gráfico,

mais moderno, ou porque os textos estão mais leves ou ainda porque mantivemos a impressão em papel de fontes mistas, garantindo um proces-so mais sustentável. Tudo isso é importante, mas a minha alegria está em ver materializados na re-vista os nossos Valores, que são o modo pelo qual escolhemos alcançar nossos objetivos e cumprir nossa missão como Empresa. E, como sabemos, Valores são cultivados por pessoas.

Por isso, a partir desse número, a ‘Aço Notícias’ vai se dedicar em mostrar pessoas, o que temos de mais importante em nossa Companhia. Por trás de cada notícia de uma determinada área, de cada nota gerada pela participação em um evento, de cada anúncio de uma linha ou máqui-na nova, de cada celebração de novos negócios conquistados, vamos procurar retratar o real sen-timento de quem faz tudo isso acontecer. Essa é a melhor forma de mostrarmos como os Valores que adotamos nessa Empresa podem ser aplicados e que resultados positivos eles trazem.

E para começar essa nova fase da revista, que-ro agradecer a todos os Colaboradores que se envolveram no último ciclo do PIM Excelência e 6S. Há poucos dias tivemos o evento de premia-ção, relatado na matéria de capa dessa edição, e

foi gratificante perceber a quantidade e qualida-de de boas ideias que surgiram de um grupo de Colaboradores comprometido e dedicado. Essas ideias geraram valor para nosso negócio, contri-buíram para uma maior produtividade e seguran-ça, criaram diferenciais competitivos e também um ambiente propício à inovação, características essas compartilhadas pelas melhores empresas do mundo. E também faço um convite: envolva-se no novo ciclo do PIM Excelência e 6S! Se você já participou das última iniciativas, aplique sua experiência. Se nunca participou, aproveite a oportunidade.

Comecei essa apresentação falando dos Valores Villares Metals, e quero terminá-la voltando a eles. Quando os nossos 7 Valores foram formulados, entendemos que o grande desafio seria fazer com que todos os Colaboradores compreendessem a importância deles e percebessem que todos são simples de serem aplicados em nosso dia a dia. Um ano depois de lançados, estamos animados em ver como eles são cada vez mais praticados em nossa Empresa.

Meu sentimento?Orgulho de ter nossos Valores sendo cultivados. Orgulho de ter você!

Harry Peter GrandbergPresidente

Caro Colaborador,

EXPE

DIE

NTE

Aço Notícias é uma publicação interna da Villares Metals S/A. Sede: Rua Alfredo Dumont Villares, 155 - Jardim Santa Carolina - 13178-902 - Sumaré - SP Supervisão: Daniela Trolesi Martins | Jornalista responsável: Leonardo Siqueira | Comitê editorial: Alex Mar-ques de Souza; Carmem Cristina Rodrigues Cassoni; Elaine Cristina de Oliveira; Jose Britti Bacalhau; Joseline Grasiele Soares Pohl; Marcelo Bartilotti Pinto de Oliveira; Misael Moreira; Patricia Vitta; Paula Lemes Neri; Paulo de Tarso Rossi Haddad; Reginara da Silva Alvarenga; Renata Menezes Alves; Renilde Alves dos Santos Ferrei-ra; Rosana de Fatima Della Gracia; Silvia Helena Ferreira Silva; Victor Mosna Tognon.Produção editorial/Diagramação: Synergic Comunicação Corporativa | Projeto gráfico: Amanda Cabrerizo Fotos: Shutterstock; Divulgação; Ednara Silva | Tiragem: 1.500 exemplares | Circulação interna. Distribuição dirigida.

Page 4: Web aco n43 rev3

4

AÇO NOTÍCIAS | ACONTECE

SISTEMA SOLAR E PERGOLADO: EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E CONFORTOPensando no conforto e no bem estar das pessoas, a Villares Metals, por meio da Diretoria de Infraestrutura, construiu uma cobertura em pergo-lado. Além de proteger os Colabo-radores em dias de chuva, a passa-rela conta com um sistema solar de iluminação. A partir deste projeto, e priorizando a sustentabilidade, outras melhorias foram feitas. Uma delas foi a instalação de quatro painéis foto-voltaicos que estão iluminando quatro quiosques. Em um ano, os painéis solares e a cobertura em pergolado, que transformam a energia do sol em energia elétrica, irão gerar uma economia de 2.058 quilowatts-hora por ano. Isso equivale ao consumo de 10 meses de uma residência, conside-rando uma média de consumo de 200 quilowatts-hora por mês.

Vários Colaboradores estão participando do programa Café com o Presidente. Muitos veem no espaço uma exce-lente oportunidade para trocar experiências, fazer perguntas, suges-tões e conversar com o principal executivo da Empresa, Harry Gran-

dberg. São três diálogos mensais, um por turno, com 20 Colaboradores cada. Fique de olho nas inscrições e participe! Para mais informações, envie um e-mail para [email protected] ou ligue para os ramais 8796 ou 8396.

OHSAS 18001 E ISO 14001: DUAS AUDITORIAS E UM SÓ RESULTADOEm maio, a Villares Metals participou de duas auditorias importantes: a recertificação da ISO 14001 e a primeira manutenção da certificação OHSAS 18001. Graças ao envolvimento de todos, a Empresa obteve sucesso nas duas. Isso significa que a conquista também é sua! Vale destacar que, pela primeira vez na história da Villares Metals, as auditorias ocorreram simultaneamente. Trata-se de um projeto conjunto das áreas de Qualidade, Meio Ambiente e Segurança. Iniciada em 2012, a proposta tem como objetivo final integrar os sistemas e uma única auditoria em uma semana.

QUE TAL TOMAR UM CAFÉ E BATER UM PAPO COM O PRESIDENTE?

Page 5: Web aco n43 rev3

5

AÇO NOTÍCIAS | ACONTECE

A primeira barreira que o surdo encontra ao tentar se inserir no mercado de tra-balho é a comunicação. Por isso, a Villares Metals iniciou, em junho, a primeira turma do curso de Libras, com o objeti-vo de minimizar o impacto da comunicação e proporcionar melhores condições de traba-lho ao deficiente auditivo. O curso visa treinar alguns

Colaboradores de áreas de apoio - RH, Ambulatório Médico, Segurança do Tra-balho e área de atuação do surdo, com carga horária de 15 horas para o nível básico. Dessa forma, permitirá que os participantes tenham um conhecimento básico da Língua Brasileira de Sinais (Libras), tendo a compreen-são da ideia principal de um diálogo simples e fazendo

com que o Colaborador sur-do consiga se comunicar e ser entendido.

Contamos também com a Colaboradora e voluntária Priscila de Freitas Silva (RH), que é habilitada e qualificada para treinar outros profissio-nais em Libras e se ofereceu como instrutora interna para este treinamento.

Em junho, a Villares Metals recebeu a visita da Prefeita de Sumaré, Cristina Carrara. O objetivo da visita foi aproximar a Empresa da nova gestão da prefeitura. Cristina estava acompanhada da Secretária de Saúde, Tânia Pupo, do Secretário do Trabalho, Emprego, Geração de Renda e Desenvolvimento Econômico, Gustavo Tomazin e assessores. O nosso Presidente, Harry Gran-dberg, o Diretor de Infraestrutura, José Roberto Murari e a Gerente do Departamento Jurídico, Camila Regina, também participaram do diálogo.

A fim de atender as demandas das áreas de Laminados e Forjados, os Labora-tórios Físico e Metalográfico ganharam novos equipamentos. Segundo explica o Gerente de Setor, Leonardo Taborda Sandor, foi necessária uma adaptação dos laboratórios, que a partir de agora poderão cumprir as especificações dos setores aeroespacial e óleo & gás. “Após uma Semana Kaizen, elaboramos um mapa de fluxo de valor e identificamos as melhorias necessárias para que os in-vestimentos fossem aprovados”, resume. As máquinas adquiridas são um torno CNC, três fornos de tratamento térmico, e salas com instalações adequadas para ensaios de corrosão e macrografia.

VILLARES METALS INICIA CLASSE DE LIBRAS

LABORATÓRIOS FÍSI-CO E METALOGRÁFI-CO GANHAM NOVOS EQUIPAMENTOS

PREFEITA DE SUMARÉ VISITA VILLARES METALS

Page 6: Web aco n43 rev3

6

AÇO NOTÍCIAS | ACONTECE

Nas últimas semanas, o res-taurante passou por algumas reformas. Mas a mudança não se restringe apenas ao espa-ço físico, não. Até o final de

julho, o refeitório terá um novo prestador de serviço: a GRSA, líder mundial em alimentação, presente em grandes empre-sas da região. Em breve, você

poderá contar com novas opções de cardápio e mais qualidade nas refeições.

O Centro de Distribuição (CD) de Sumaré, e sua filial em Joinville, contam com um novo sistema de gestão empresarial. O processo de implantação da ferramenta SAP teve início em janeiro de 2012 e foi concluído no primei-

ro dia útil de abril, conforme o planejado. O software unifica informações, processos e controles, o que garante a integração total do CD com as demais áreas da Empresa.

CD CONTA COM SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL

REFORMA NO RESTAURANTE

No detalhe, parte da equipe responsável pela implantação do sistema SAP no CD

Page 7: Web aco n43 rev3

7

AÇO NOTÍCIAS | ACONTECE

PROGRAMA CAPACITA GESTORES

Exercer um cargo de liderança é sempre um desafio. O gestor, que é um facilitador entre a Empresa e os Colaborado-res, deve desenvolver alguns comportamentos e habilida-des, também conhecidas como competências, ao mesmo tem-po em que busca desenvolver seu time de profissionais e dar a estes Colaboradores um fee-dback sobre suas atividades.

Com o objetivo de capacitar os gestores e incentivá-los a desenvolver quatro compe-tências estratégicas (veja o box abaixo), a Villares Metals está promovendo uma série de ações por meio do Programa de Desenvolvimento de Lide-ranças (PDL).

Gente que forma genteÉ um verdadeiro “treinador”. Orienta e desen-volve sua equipe. Por meio de um ambiente propício ao aprendizado, permite a evolução das pessoas alinhadas às metas do negócio.

Liderança que inspira e engajaLidera pelo exemplo e atua em favor da equi-pe. Tem uma postura assertiva e é ágil na solução de problemas. Promove junto ao time uma cultura de alta performance.

Compromisso com nossos clientesMantém o compromisso contínuo de prestar serviços e oferecer soluções customizadas, diferenciadas e inovadoras para nossos clientes internos e externos.

Visão e gestão estratégicaÉ capaz de pensar e agir com impacto nos resultados da Empresa, com base no enten-dimento de mercado, concorrência e tendên-cias do setor nos níveis local e global.

Veja o que a Villares Metals espera de você, gestor

Uma destas ações foi a apresentação destas competências em dois encontros: o RH Com Você Gestor, realizado em junho, e uma edição especial do programa Café Com o Presidente. No bate papo com o Presidente foram discutidos os desafios, oportunidades de melhoria e estilo de gestão que as lideranças e a presidência da Empresa esperam de nossos gestores.

Outras ações estão ocorrendo e contam com a participação e ava-liação das lideranças.

O Açolino, mascote da Villares Metals, convida os gestores a “olhar por cima do muro”. A ilustração exemplifica o que a Empresa espera de seus líderes: uma visão voltada ao aprendiza-do e ao chão de fábrica.

Page 8: Web aco n43 rev3

8

AÇO NOTÍCIAS | ADC

ATLETAS DA VILLARES METALS VÃO AO PÓDIO

Marcio Luz (esquerda), Priscila Freitas e Anselmo Freitas, entre outros Cola-boradores, conquistam medalhas no cabo de guerra, jogo de damas e basquete, respectiva-mente.

É possível que você trabalhe com algum atleta e talvez não saiba. Em 2013, muitos

deles aceitaram o desafio de representar a Villares Metals durante os Jogos Industriários do Sesi (Jois). Alguns sequer haviam recebido um treinamen-to específico. Mesmo assim, vestiram a camisa da Empresa e conquistaram medalhas, des-bancando equipes tradicionais em modalidades como o bas-quete, cabo de guerra, futevôlei, natação e o jogo de damas.

Ao todo, 145 Colaboradores disputaram ou estão disputando os jogos do Sesi em 20 moda-lidades diferentes. A Analista de Recursos Humanos, Priscila Freitas, decidiu se inscrever na competição após receber um convite de uma colega de tra-balho. “Desde pequena, sempre joguei damas com meu pai. A

Walkiria Almeida, que trabalha comigo, ficou sabendo e me incentivou a participar. Eu e ela nos inscrevemos na mesma mo-dalidade e nós duas obtivemos boas colocações. Ela ficou em 6º lugar”, comenta Priscila, que levou uma medalha de bronze para a Villares Metals.

A equipe que disputou o cabo de guerra também não tinha muita experiência no esporte e já no início perdeu a primeira prova. Ao observar as equipes adversárias, o time percebeu que a modalidade requer não apenas força, mas também estratégia e trabalho em equipe. “Implementamos a nossa própria técnica e a aprimoramos. Desde então, não perdemos um duelo”, diz Marcio Antonio, que trabalha na Laminação.

Tanto Priscila quanto Antonio

destacam que além de sair da rotina, os jogos do Sesi são uma excelente oportunidade para a confraternização e o aprendiza-do. “Muita coisa que eu aprendi lá pode ser aplicada no meu dia a dia”, admite o Colaborador. “A Villares Metals é feita de campe-ões. Cada um, com seu esforço e contribuição. O espírito dos jogos é mesmo o de mostrar o quanto somos campeões quan-do nos juntamos por um objetivo comum”, salienta Paulo Haddad, que competiu na modalidade natação. Os jogos do Sesi vão até o dia 1º de setembro. Até lá, teremos atletas participando em outros esportes, como o atle-tismo. Com isso, a chance de conquistarmos mais medalhas aumenta.

Page 9: Web aco n43 rev3

9

PIM EXCELÊNCIA E 6S: ESFORÇO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO RECONHECIDAS A tarde do dia 20 de junho

foi embalada ao som de muita música. Mas o que

realmente deu ritmo ao PIM Excelência e 6S, evento que visa reconhecer as melhores iniciati-vas voltadas à redução de cus-tos e melhoria contínua, foram os resultados do último ciclo, que trouxe ganhos e melhorias expressivas aos Colaboradores e à Empresa.

“É gratificante ver um projeto que você sugeriu sendo implan-tado. O mais interessante disso

tudo é que você não é o único a ser beneficiado. As melho-rias que você propõe acabam facilitando o dia a dia de outros colegas”, reconhece o Operador de Descascadeira, Waldemir Barbosa.

Para muitos, a dedicação e o esforço empregados na elabo-ração de uma ideia representa pouco perto do que a Empresa faz por eles. “A Villares Metals é uma ótima Empresa. Foi por isso que eu saí da companhia onde trabalhava há 17 anos para me

juntar a esse time”, admite Paulo de Carvalho Silva, que ganhou um cruzeiro com acompanhan-te e todas as despesas pagas durante o sorteio do PIM Exce-lência.

“Valeu a pena ter participado do programa. Sempre é possível melhorar”, argumenta Carlos Eduardo Petri, da Célula de Aço Rápido. A área ficou em segun-do lugar na premiação do pro-grama 6S na categoria Produção Leve.

AÇO NOTÍCIAS | CAPA

Page 10: Web aco n43 rev3

10

AÇO NOTÍCIAS | CAPA

O espírito de colaboração e a busca por melhores resultados são algumas das características que evidenciam o talento de nossos Colaboradores e tornam a Empresa mais competitiva. É por isso que a Villares Metals reconhece e aposta na sua

capacidade criativa por meio de programas como o PIM Excelên-cia e o 6S.

Durante o evento, o Presidente da Empresa, Harry Grandberg, destacou a importância e o pa-pel que a nossa Missão, Visão e

Valores desempenham na estra-tégia da Villares Metals. “A nos-sa criatividade é um importante instrumento para gerar valor para a Empresa, Clientes e Co-laboradores. Boas ideias aliadas à inovação em processos nos auxiliam na busca por melhores

“Não desista de dar ideias. Se você tem dificuldades, peça a ajuda de alguém para colocar seu projeto no papel. Fazer a diferença na Empresa é muito gostoso, sem falar que o aprendizado é incrível”

Josemil Elias Paes Tratamento Térmico II

resultados. Por isso, reconhecer os Colaboradores que estão engajados e comprometidos com uma Companhia cada vez melhor é uma forma de valo-rizar o nosso maior recurso: você”, disse.

“Eles trabalharam muito para atingir o desempe-nho que a gente esperava. E conseguiram. Hoje, estamos com 100% da Empresa participando e as áreas evoluíram bastante. Os Colaboradores se preocupam muito com resultados, o que pode ser visto nas auditorias. Além disso, o programa cria uma cultura voltada à organização e à melhoria contínua, já que envolve diversas equipes”, avalia Sergio Estevam Martins, Coordenador do progra-ma 6S.

Além da cerimônia de premiação e dos sorteios realizados durante o evento, um grupo de jazz mostrou como a criatividade e o empenho indivi-dual de cada músico influenciam a performance da banda. A apresentação contou com a partici-pação do público, que viu de perto como o traba-lho em equipe e a inovação são essenciais para o bom desempenho de uma empresa. Mesmo quem não conhecia o gênero musical arriscou alguns passos e se deixou levar pelo embalo do piano, contrabaixo, guitarra, bateria e trompetes que animaram a programação.

Programação que teve um significado especial para o Colaborador da Manutenção de Acaba-mentos, Jefferson Ribas, que ganhou uma viagem

Page 11: Web aco n43 rev3

AÇO NOTÍCIAS | CAPA

11

3º lugar

ÁreaInspeção de RecebimentoLaboratório MetalográficoHitorinManutenção de ForjadosTratamento Térmico ILaminação MultilineTransmetals

2º lugar

ÁreaGestão de MateriaisLaboratório de MetrologiaCBF RolamentosManutenção CARCélula Aço Rápido (CAR)ForjariaPrincesa Tecelã

1º lugar

ÁreaComprasControladoriaDiretoria FinanceiraDiretoria IndustrialPresidêncaAlta TensãoLaboratório QuímicoFitassulManutenção da UsinagemCentro de Distribuição ProduçãoRefratáriosEstapostes

CategoriaApoioLaboratóriosLojas in CompanyManutençãoProdução LeveProdução PesadaTerceiros

CategoriaApoioLaboratóriosLojas in CompanyManutençãoProdução LeveProdução PesadaTerceiros

Categoria

Administrativo

ApoioLaboratóriosLojas in CompanyManutençãoProdução LeveProdução PesadaTerceiros

VENCEDORES 6S

Viagem para a Disney Cruzeiro Ingresso para Copa das Confederações

Jefferson Ribas

Paulo de Carvalho

José Petronilho

SORtEaDOS NO PIM ExCELêNCIa

Da esquerda para direita: Eric Moya, Harry Grandberg, Jefferson Ribas e Paulo de Carvalho

para a Disney durante o sorteio do PIM Excelência.

“Minha esposa ficou muito con-tente. Viajar para a Disney é um sonho. Na hora, a única coisa que passou pela minha cabeça foi o que ela havia dito: vai lá e volta com a viagem, pra gente desfrutar um pouco. Foi bom ser sorteado, mas é gratificante perceber o reconhecimento que a Empresa tem pelo Colabora-dor”, reconhece.

Assim como Ribas e diversos outros Colaboradores, você

também pode fazer parte deste time de profissionais criativos e inovadores, e ainda concorrer a prêmios incríveis. Quem partici-pou, aconselha: “Não desista de dar ideias. Se você tem dificul-dades, peça a ajuda de alguém para colocar seu projeto no papel. Fazer a diferença na Em-presa é muito gostoso, sem falar que o aprendizado é incrível”, sugere Josemil Elias Paes, do Tratamento Térmico II.

O PIM Excelência e 6S é um dos programas na Villares Metals que mais incentiva a aplicação

prática de múltiplos Valores. ‘Segurança em primeiro lugar’, ‘somos criativos e inovadores’, ‘garantimos bons resultados sempre’ e ‘amamos o que faze-mos’ são atitudes claramente desenvolvidas quando você se envolve num projeto como esse. Esse evento de celebração e premiação é a resposta a esse empenho e um exemplo de que ‘valorizamos as pessoas’!

Veja quais foram as áreas ven-cedoras no 6S e quem foram os sorteados pelo PIM Excelência:

Page 12: Web aco n43 rev3

12

Rádio NextelSua principal utilização é para comunicação interna. Priorize o uso do seu Nextel para contatos externos, caso necessário. Seu uso é ilimitado e seu custo é fixo.

Extrato de telefonia fixa e móvelSerão enviados mensalmente para melhor acompanhamento e gestão.

telefonia móvel: celular e BlackberryClaro DDD Fácil: para ligações interurbanas, não há necessidade de colocar o código da operadora, pois automaticamente são realizadas com o código 21 da Embratel.

Atenção – Caso você utilize o código de outra operadora, suas ligações custarão o “dobro do valor”.

Tarifa Zero: ligações ilimitadas “sem custo” entre linhas móveis corporativas para ligações locais, no DDD 019.Para ligações entre linhas móveis corporativas (dentro e fora do estado de São Paulo), há uma contratação de tarifa diferenciada, porém “incorre custo”. Fale apenas o necessário!SMS: Precisa apenas dar um recado? Envie um SMS – o custo é de R$0,13 centavos.Roaming Internacional: Antes da sua viagem, é obrigatório a compra de um pacote junto ao Departamento de TI.

AÇO NOTÍCIAS | TI

telefonia fixaRealizada distribuição de senhas individuais por usuário de ramal, para manter controle das ligações. Antes de discar, repense seus hábitos e faça o que é certo. Priorize as ligações “fixo para fixo” nas chamadas externas tanto para DDD como para DDI.Evite ligações para telefones móveis.

VEJA COMO REDUZIR CUSTOS COM TELEFONIA MÓVEL E FIXA

Foi-se o tempo em que o serviço de telefonia fixa era um recurso caro e de difícil

acesso. Quem já usou “fichinhas” em um orelhão sabe que, de lá para cá, o acesso às telecomu-nicações aumentou significativa-mente. Pode-se dizer o mesmo em relação à telefonia móvel. Só no Brasil, o número de assinantes subiu de 7 milhões, época em que o sistema Telebrás foi privatizado, para cerca de 100 milhões.

Nem por isso, falar ao celular ou ao telefone virou sinônimo de desperdício. A Villares Metals disponibiliza uma série de facili-dades para você desempenhar sua função. Fazer o que é certo é utilizar os recursos da Empresa de forma responsável. A fim de facilitar o seu dia a dia e ajudar a Empresa a reduzir custos, a área de TI separou dicas e informa-ções que serão muito úteis no seu cotidiano. Confira:

Page 13: Web aco n43 rev3

AÇO NOTÍCIAS | SEGURANÇA

Segurança não é um as-sunto restrito ao local de trabalho. Adotar medidas

preventivas e um comportamen-to seguro na execução de uma atividade são hábitos que de-vem ser cultivados em qualquer ambiente. Neste ano, a Sema-na Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat), contou com a participação de 1.600 pessoas. Mas não foram só eles que ficaram atentos às

palestras. Cerca de 45 esposas de Colaboradores assistiram à apresentação do orador Maurí-cio Louzada.

Com o tema “Os campeões po-dem mais”, a semana tratou de hábitos e atitudes responsáveis que podem ser adotadas tanto no âmbito profissional, quanto em qualquer outra esfera da vida humana.

As lições aprendidas durante o evento chamaram a atenção de Nilza Martins Peres Leite, que participou da Sipat com o ma-rido, o Operador de Máquinas, Claudivan Pires Leite, e a filha Thailine Sandiely. “Foi a primei-ra vez que participei e gostei muito. Eu trabalho na cozinha de uma escola e pude tirar muitas lições práticas para o meu dia a dia”, salienta Nilza.

“Segurança não é só no trabalho, é no dia a dia e está em tudo o que você faz”Thailine Sandiely Estudante

Em 2013, Sipat contou com a participação das esposas dos Colaboradores

SEGURANÇA: EM CASA OU NO TRABALHO, LEVE-A SEMPRE COM VOCÊ

13

A exemplo do pai, que tem formação em segu-rança do trabalho, Thailine irá se formar na área até o final do ano. A estudante elogiou a iniciativa da Empresa de envolver as famílias nas palestras. “Para quem sabe pouco ou não conhece nada a respeito do assunto, este tipo de evento é muito interessante. Segurança não é só no trabalho,

é no dia a dia e está em tudo o que você faz”, defende.

O Colaborador Claudivan Pires Leite aprovou a experiência. “Foi muito bacana poder envolver a família. Todos estão com a cabeça mais aberta para a questão da segurança”, revela.

Page 14: Web aco n43 rev3

14

AÇO NOTÍCIAS | SEGURANÇA

Uma caixa erguida de qualquer jeito pode causar danos à sua saúde. Por isso, antes de manusear cargas, verifique o tamanho, a forma, o peso e a

distância a ser percorrida. A postura correta na hora de levantar ou manusear materiais é importante para evitar lesões. São dicas simples, mas que vão garantir o seu conforto e bem estar. Agora, é a vez da sua família ficar por dentro de algumas dicas. Confira:

LEVaNtaMENtO DE CaRGaS SEGuRa

Use o esforço das pernas, deixando-as com a abertura adequada;

Centralize a carga;

Estenda os braços;

Mantenha a carga o mais próximo possível do corpo.

EVItE quEDaSVerifique constantemente as con-dições de segurança de sua casa. A maioria das quedas em casa, no entanto, poderiam ser evitadas. Não hesite em fazer consertos e melho-rias, assegurando-se das seguintes condições:

1- Corrimão em todas as escadas;

2- Fita antiderrapante na beirada de cada degrau da escada;

3- Barra de segurança no box do banheiro;

4- Grade de proteção no alto da es-cada, se houver crianças em casa;

5- Piso antiderrapante na cozinha, no banheiro e nas áreas de serviço;

6- Iluminação adequada em ba-nheiros, escadas, acesso a gara-gem, etc.;

7- Tacos e carpetes bem colados no piso;

8- Antes de lavar ou encerar qualquer piso, avise as pessoas da casa ou bloqueie o acessoao local com uma cadeira, por exemplo. Se houver uma faxineira, peça para fazer o mesmo;

9- Ao lavar ou encerar pisos, utilize calçado adequado, que não escor-regue;

10- Utilize tapete de borracha antiderrapante no box do banhei-ro. O piso e o tapete devem ser esfregados frequentemente, pois o acúmulo de resíduos pode torná-los escorregadios.

SAIBA COMO MANUSEAR DE FORMA ADEQUADA CARGAS E MATERIAIS

MOVIMENtaçãO DO BOtIjãO DE GÁS

Nunca vire ou deite o botijão, pois caso ainda exista algum resíduo de gás, ele poderá escoar na fase líquida, o que anula a função do regulador de pressão e pode provocar graves acidentes. Por isso, antes de trocar o botijão, verifique se todos

os queimadores estão desligados. Jamais efetue a troca na presença de crianças, brasas ou faíscas. E não esqueça: nunca use fósforos ou qualquer tipo de chama para verificar se há vaza-mentos. Isso pode provo-car graves acidentes.

1

1

2 3

4

2

3

4

Page 15: Web aco n43 rev3

AÇO NOTÍCIAS | SEGURANÇA

O número de áreas que completou ou está completando anos de

atividade sem registrar nenhum acidente não para de crescer. Até agora, mais de 12 setores da Empresa alcançaram marcas históricas no que diz respeito à segurança e o bem estar de nossos Colaboradores. Mas os

números não fazem sentido sem você. É graças ao envolvimento de um time de profissionais qua-lificado e comprometido com a segurança que temos alcançado estes resultados incríveis. Conti-nue fazendo sua parte. Coloque a segurança em primeiro lugar e ajude-nos a manter um ambiente de trabalho livre de acidentes.

ÁREAS BATEM RECORDE DE TEMPO SEM ACIDENTE

Estas são algumas das áreas que bateram recorde de tempo de trabalho sem registrar acidentes

Área

Aciaria

Alta Tensão

Condicionamento de Tarugos da Aciaria

Condicionamento de Tarugos da Laminação

Engenharia de Fábrica

Laboratórios Físico e Metalográfico

Lingotamento Convencional

Manutenção de Pontes Rolantes

Manutenção Eletrônica

Manutenção Forjados

Oficina Central

Prefeitura

Utilidades

tempo sem acidente

365 dias

16 anos

2 anos

2 anos

15 anos

15 anos

1 ano

3 anos

21 anos

2 anos

2 anos

4 anos

15 anos

15

Page 16: Web aco n43 rev3

16

AÇO NOTÍCIAS | RH

A contratação de pessoas com deficiência (PCD) faz parte da responsabilidade

sócio-empresarial da Villares Metals, que estimula a diversi-dade e reconhece a capacidade técnica de cada Colaborador. A inclusão destes profissionais soma-se à riqueza de talentos da Empresa, o que evidencia a valorização e a integração social entre cada um deles.

Deividi Francisco da Paz, que atua na área de Melhoria Con-tínua, sabe bem disso. Ele co-meçou a carreira na Companhia no setor de Gestão de Materiais. Quando surgiu a oportunidade de crescimento profissional, passou por um processo seletivo interno e, graças à sua compe-tência e qualificações, garantiu uma nova posição no quadro de Colaboradores.

E, para ele, o respeito é uma das marcas da Empresa, o que faz com que sua deficiência seja quase imperceptível por parte dos demais. “Eu me sinto muito à vontade para falar sobre isso. Nunca houve algum tipo de pre-conceito ou discriminação aqui

na Villares Metals”, destaca. Diferentemente do que ocorre em outros locais, a Companhia preza pela inclusão de pessoas com deficiências e não pela integração. No caso da integra-ção, o Colaborador precisa se adaptar ao ambiente empresa-rial. A Villares Metals, por sua vez, busca a inclusão destes profissionais. Todos os profis-sionais são avaliados de acordo com os requisitos das posições em aberto, ou seja, competên-cias técnicas e comportamen-tais. Os candidatos participam do processo de seleção e caso seja necessário, a Empresa realiza as devidas adaptações no posto de trabalho.

A Analista de Recursos Huma-nos Thaís Pezzotti Dutra explica que os demais profissionais são incentivados a indicar conheci-dos com deficiência para ocu-par cargos na Organização. “No ano passado recebemos vários currículos, como o resultado de indicações de Colaboradores e inscrições feitas por meio do nosso site. E com esta ação, já contratamos 14 profissionais”, explica.

E quando chegam à Empresa, são bem recebidos pelos cole-gas e gestores, que dão suporte e apoio aos novos talentos. “A Villares Metals é uma Empresa que valoriza a diversidade e oferece boas oportunidades a profissionais qualificados”, acre-dita a Colaboradora Raíza Matos Monteiro, que atua no Laborató-rio Metalográfico.

Outra forma de incentivo à inclu-são é a capacitação de gestores e interessados na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

PARA PROFISSIONAIS COMPETENTESOPORTUNIDADES INCLUSIVAS

Foi a competência, e não a limitação, que diferenciou Deividi Francisco da Paz na busca por uma nova posição na Empresa

“A Villares Metals é uma Empresa que valoriza a diversidade e oferece boas oportunidades a profissionais qualificados”

Raíza Matos Monteiro Laboratório Metalográfico

Page 17: Web aco n43 rev3

17

O estágio é o primeiro pas-so para quem busca uma oportunidade no merca-

do de trabalho. É por meio dele que o estudante e futuro profis-sional pode ampliar sua rede de contatos e aprender desde cedo as responsabilidades de uma função. Outra vantagem que o estágio ou programa de trainee oferece é a possibilidade de executar atividades práticas com a supervisão de profissio-nais experientes e qualificados.

Visando atrair e capacitar estes futuros profissionais, a Villares Metals conta com um programa de novos talentos. A iniciati-va, que ainda está em fase de formulação, irá selecionar jovens

que buscam desafios e gostam de trabalhar em equipe. Além de conhecer os processos de uma usina siderúrgica, os estu-dantes terão um contato direto com a filosofia empresarial da Villares Metals, que é expressa por meio de sua Missão, Visão e Valores. “O objetivo do progra-ma é ser uma fonte de talentos, capacitar e desenvolver os estagiários na prática através de atividades supervisionadas alinhadas com a sua formação acadêmica e que acompanhem sua área de atuação dentro da Empresa”, destaca a Analista de Recursos Humanos, Thaís Pezzotti Dutra.

A expectativa é que o programa

também envolva mentores, que irão assegurar o desenvolvi-mento do estagiário, avaliar o progresso de cada um deles e prover feedback. “Não se trata apenas de uma troca de expe-riências entre tutor e estagiário. Queremos ampliar o conheci-mento do estagiário sobre a Companhia e seus processos”, argumenta Thaís.

A fim de atrair esta nova gera-ção, que busca desafios e quer fazer a diferença no mercado de trabalho, a Villares Metals irá participar de duas feiras de estágio. A primeira será reali-zada no dia 22 de agosto, na Unicamp, e a segunda no dia 28, na Ufscar.

Saiba mais sobre as feiras de estágio em que a Villares Metals irá participar

PROGRAMA DE ESTÁGIO VILLARES METALS VISA ATRAIR FUTUROS PROFISSIONAIS

O quE: 10ª Feira de oportunidades: aproximando universitários e empresasONDE: UfscarLOCaL: Saguão inferior da Biblioteca Comunitária da UfscarData: 27/08, das 8 às 21h

O quE: Talento 2013ONDE: UnicampData: 22/08

AÇO NOTÍCIAS | RH

Page 18: Web aco n43 rev3

18

A inovação faz parte da estratégia de muitas empresas que buscam

o desempenho econômico e a criação de valor. Além de gerar riqueza, quando com-petitiva, a inovação oferece benefícios diferenciados a clientes e acionistas.

Alinhada com os objetivos estratégicos da Villares Me-tals, que tem a criatividade e a inovação como alguns de seus Valores, a área de Marketing e Inovação irá lançar em agosto o Programa de Inovação Competitiva.

Segundo explica Bruna Mainente, Analista de Gestão da Inovação, o projeto tem por objetivo explorar novas alternativas comerciais.

“O objetivo é captar e co-locar em prática ideias de Colaboradores da Villares Metals através de projetos que tenham impacto e influ-ência direta no mercado”, esclarece.

Em breve, serão divulgadas mais informações.

AÇO NOTÍCIAS | MARKETING

PROGRAMA ESTIMULA INOVAÇÃO COMPETITIVA

A inovação, a criativida-de e a busca cons-tante por resultados

estão no DNA da Villares Metals. Recentemente, a Empresa conquistou o Prêmio Luiz Dumont Villares, promovido pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), com o trabalho “Desenvolvimento de novos aços válvula para aplicação em motores de alta perfor-mance”.

Realizado pelos Colabora-dores Alexandre Bellegard Farina (direita) e Rodrigo Cesar Nascimento Liberto (esquerda), o projeto trata do desenvolvimento de duas novas ligas intermedi-árias de níquel (Ni) (VAT36 e VAT32) para a fabricação de válvulas automotivas em motores de combustão interna. Os elementos que compõem o material apre-sentam uma grande vanta-gem econômica em função

do custo reduzido e têm propriedades similares às das ligas VAT751 e VAT80A, que são utilizadas neste tipo de aplicação.

O prêmio será entregue du-rante o 68º Congresso Anual da ABM Internacional, que será realizado entre os dias 30 de julho e 02 de agosto, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

INOVAÇÃO RESULTA EM PRÊMIO

Page 19: Web aco n43 rev3

AFINAL, O QUE FAZ A VILLARES METALS?

AÇO NOTÍCIAS | MARKETING

O que carcaças de televisão, monitores, tele-fones, chuveiros, bancos e painéis de carro têm a ver com o seu trabalho? Se você está

curioso para saber como estes produtos e objetos, tão comuns em nossa vida, fazem parte do seu dia a dia, ficará surpreso ao descobrir o que prepara-mos para você nas próximas páginas.

19

Page 20: Web aco n43 rev3

20

AÇO NOTÍCIAS | MARKETING

Não dá pra negar. O aço está presente em muitas coisas: nas máquinas, nas edificações, nos equipamentos e ferramentais utilizados em qualquer ramo de produção. É assim, por exemplo, na indústria movelei-ra, onde a madeira, dominante como matéria-prima, é traba-lhada por ferramentais em aços em diversos processos, que vão desde o corte das árvores até a montagem. O manejo das florestas também depende do aço.

Talvez você não saiba, mas o aço que você produz é utilizado para fabricar moldes que darão forma a peças de plástico. E a lista de aplicações é surpreen-dente. Tanto que a gente teve que reservar uma página da revista só para isso (saiba mais na página ao lado).

“Eu sei que a Villares Metals produz aços para moldes plásticos, mas eu não sabia, por exemplo, que estas peças dão vida a moldes para carcaças de TV. Não tenho a mínima ideia da

dimensão ou variedade de apli-cações que são feitas a partir dos nossos produtos”, admite o Ajudante de Produção, Eduardo Luís e Silva.

O Colaborador do Centro de Distribuição não é o único a fi-car impressionado com a quan-tidade de blocos de aço que são “esculpidos” em máquinas gigantescas como a Friggi, que é capaz de cortar peças com até 25 toneladas. Mesmo quem já está acostumado a operar equipamentos como este se surpreende ao descobrir que o aço feito na Villares Metals abre um universo de possibilidades. Muitas, inclusive, estão presen-tes no seu dia a dia.

“Eu trabalho com aços-ferra-menta há um bom tempo. Sei que algumas destas peças vão dar forma a facas, para-cho-ques e painéis de carro, mas é difícil saber o número exato de aplicações”, aponta o Operador de Máquina, Françuildo Araújo Nascimento.

“Quando olho o para-choque de um automóvel, penso: aqui tem um dedo meu. Isso é bom demais. É um orgulho só. Orgulho de fazer parte dessa Empresa”Antônio Ferreira de OliveiraOperador de Serra

LISta DE aPLICaçõES

Geladeira

Cano de PVC

Para-choque

Painel de carro

Faróis

Carcaças de televisores

Monitores

Teclados

Impressoras

Telefones

Acessórios para higiene

Cosméticos

Chuveiros

Cadeiras

Bancos

Copos

Page 21: Web aco n43 rev3

21

AÇO NOTÍCIAS | MARKETING

Os moldes, ou fôrmas, que dão vida a produtos de plástico, são feitos de aço. Cada um deles com uma característica diferen-te. Produtos que precisam de qualidade ótica, como lentes para faróis, exigem moldes com uma polibilidade e dureza ele-vadas. No painel de um carro, estas características já não são tão importantes.

No Centro de Distribuição, o operador analisa o pedido e executa o corte da peça ou bloco de aço conforme as es-pecificações do cliente. "Depois que eu vejo o pedido, retiro o material do estoque por meio de uma ponte rolante e faço o corte da peça. Em seguida, envio o bloco de aço para o estoque. De lá, o produto vai para expedição

e o cliente faz o molde para a peça dele”, explica o Operador de Serra, Antônio Ferreira de Oliveira.

Quando vê o para-choque de um carro, o Toninho, como é conhecido pelos colegas, logo percebe que ali tem tecnologia Villares Metals. “Quando olho o para-choque de um automóvel, penso: aqui tem um dedo meu. Isso é bom demais. É um orgu-lho só. Orgulho de fazer parte dessa Empresa”, sorri o Colabo-rador, que atua na Companhia há mais de duas décadas.

Mas não é só o corte do aço que é importante, não. Por trás de um molde feito a partir de um bloco de aço está um time de Colaboradores comprometido e

altamente qualificado em áreas como a Engenharia, Vendas, Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), áreas produtivas e seto-res administrativos.

A qualidade do aço é funda-mental para o sucesso de uma ferramenta. Se ele for maltratado e não passar por um bom pro-cesso de usinagem, tratamento térmico e acabamento, o pro-duto final será comprometido. Os resultados disso tudo você já conhece: uma ferramenta de vida curta, prejuízos financeiros, perda de tempo e atrasos na produção. É por isso que a gen-te sempre preza pelos melhores resultados. Afinal, o sucesso das empresas também depende do desempenho do aço que eu e você produzimos.

Page 22: Web aco n43 rev3

22

AÇO NOTÍCIAS | MELHORIA CONTÍNUA

GESTÃO DE ROTINA FACILITA A VIDA DE COLABORADORES

A filosofia Lean Manufactu-ring está revolucionando diversas áreas produtivas

da Villares Metals. O método facilita o dia a dia dos Colabo-radores e auxilia no processo de gestão da Empresa. Uma de suas diversas ferramentas é a Gestão de Rotina. No contexto da fábrica, a ideia é tratar os problemas no início do dia, “en-quanto estão frescos”.

Por isso, adota-se uma espécie de pirâmide, também conhecida como cadeia de ajuda, na qual a solução de um problema é feita entre os diferentes níveis de Colaboradores e visa conectar o chão de fábrica ao nível hierár-quico mais alto da Organização.

A área de Laminados é uma das primeiras a adotar a ferramenta, que ainda está em fase de im-plementação. Segundo explica o Engenheiro de Processos de Laminados, Rodrigo Yamaguchi, a proposta é expandir o projeto a outras áreas da Companhia.

Quem conhece e utiliza a ferra-menta, defende os benefícios

que ela traz ao dia a dia dos Colaboradores. “Desde o início, percebi que havia uma prioriza-ção no atendimento de desvios, e que as melhorias e correções necessárias para cada equipa-mento são realizadas e acompa-nhadas”, observa Jone Willian da Silva, que atua no setor.

No início de cada manhã, a partir das 9 horas, é feita uma reunião. O encontro é conhecido como Gestão da Rotina Nível Operacional. “A gente busca entender que problemas estão impactando na produção logo na primeira hora do dia. Nessa reunião, são levantadas as prin-cipais dificuldades e 7 indica-dores são atualizados. São eles: segurança, qualidade, custo, entrega, produtividade, efici-ência e flexibilidade”, explica Yamaguchi.

Em seguida, às 10h, acontece outra reunião, também conheci-da como Gestão da Rotina Fun-cional. Esta, no entanto, envolve os supervisores de área e os chamados “elos” da cadeia de ajuda. A partir deste encontro,

várias ações corretivas são ado-tadas. Do contrário, a resolução do problema chega ao próximo elo da cadeia.

“A maior vantagem da Gestão da Rotina é que não precisamos esperar o final do mês para saber que problemas estamos enfrentando. Tomamos conhe-cimento de cada um deles diariamente. Assim, não temos dificuldades gigantes, mas do cotidiano. Sem dúvida, a gestão fica mais fácil”, explica o Enge-nheiro.

Há uma interação maior em relação a tudo o que ocorre na área já no início do dia, o que garante certa agilidade na resolução de desvios. Após a Gestão da Rotina Funcional, podemos fazer uma gestão mais completa do departamento e, se hou-ver a necessidade, acionar a cadeia de ajuda.

Fernando DajuSupervisor da Célula Aço Rápido

Page 23: Web aco n43 rev3

23

AÇO NOTÍCIAS | MELHORIA CONTÍNUA

O setor de Usinagem está alterando o layout das máquinas e está

implantando duas células de fluxo contínuo. Além de otimi-zar processos e facilitar o dia a dia dos Colaboradores que atuam em diversas áreas de Forjados, a mudança trouxe mais espaço ao setor de Usinagem, que agora conta com uma área para peças do tipo “pre clad” (pré-revesti-

das). Estas peças atenderão a clientes do segmento de óleo & gás.

Uma delas para barras tor-neadas e outra para barras e blocos fresados. “Criamos dois fluxos, reduzimos o des-perdício com movimentação de materiais e rearranjamos o espaço de produtos para peças forjadas”, explica Le-andro Vedovato, Engenheiro

de Processos de Forjados.

O projeto surgiu em outubro de 2012, após a realização de uma Semana Kaizen, e envolveu diversas áreas, como Usinagem, Planejamen-to de Controle da Produção, Melhoria Contínua, Engenha-ria e áreas produtivas.

USINAGEM IMPLANTA CÉLULAS DE FLUXO CONTÍNUO

A partir da implantação da filosofia Lean Manufac-turing na Villares Metals,

a equipe de Melhoria Contínua teve a oportunidade de trocar experiências destas boas práti-cas com outras plantas da divi-são de aços especiais do grupo voestalpine. “Com a aplicação dos mecanismos já utilizados na Empresa, muitas lições foram aprendidas por meio da troca de experiências com unidades na Áustria, São Bernardo do Campo e Argentina, promoven-do maior integração do grupo para a obtenção de melhores resultados”, avalia Gregori Silva, da Melhoria Contínua.

Recentemente, a Villares Metals recebeu a visita do Gerente Global de Lean Manufacturing do grupo voestalpine, Adrian Salmon, que avaliou a estratégia e a estrutura de implementação da ferramenta em nossa planta. “Na avaliação do executivo, estamos bem estruturados em relação a implementação e conhecimento dos mecanismos técnicos do Lean Manufactu-ring, sendo o maior desafio a mudança cultural”, resume o Gerente de Melhoria Contínua, Alex Souza.

LEAN MANUFACTURING INTEGRA UNIDADES DO GRUPO VOESTALPINE

Alex Souza: “O maior desafio é a mudança de cultura que o Lean Manufacturing traz por sua trans-formação”

Page 24: Web aco n43 rev3

24

AÇO NOTÍCIAS | MELHORIA CONTÍNUA

Os resultados da Semana Kaizen, realizada entre os dias 3 e 7 de junho,

motivaram os Colaboradores a continuar buscando melhorias. Com o tema “6S, entradas e saídas de materiais na Aciaria Especial”, o evento envolveu 15 pessoas, que focaram seus esforços na implementação dos 6 sensos: segurança, utilização, ordem, limpeza, saúde e disci-plina.

“A parte de organização, identifi-cação e localização de materiais foi otimizada. Agora, não per-demos mais tempo procurando ferramentas e matéria-prima”, afirma o Supervisor Operacional

do Departamento de Processos Especiais (DPE), Adão Pereira.

Durante a semana, houve o descarte de uma grande quan-tidade de materiais em desuso. Cerca de 56 toneladas de aço e cobre foram encaminhadas à Aciaria Convencional, que as transformará em matéria-prima. Isso irá gerar economia para a Empresa, que poderá disponibi-lizar outra parte do material para a venda. Com isso, houve a libe-ração considerável de espaço, o que permitiu uma melhor organi-zação, e a alocação correta de materiais e ferramentais na área.

Para Pereira, a Semana Kaizen

foi apenas o pontapé inicial para uma conscientização e mu-dança de comportamento por parte dos Colaboradores. “Pude perceber o comprometimento de toda a equipe. Fiquei muito impressionado com a vontade de todos em querer mudar as coisas. Graças ao envolvimento dos Colaboradores, ganhamos multiplicadores na Empresa. Após a semana, é comum encontrar pessoas cobrando e ajudando umas as outras”, comemora.

Isso tudo apenas reforça o compromisso de todos com a Missão, Visão e Valores da Empresa.

SEMANA KAIZEN: RESULTADOS POSITIVOS PARA COLABORADORES E EMPRESA

Page 25: Web aco n43 rev3

25

AÇO NOTÍCIAS | ORGULHO DE TER VOCÊ

Pouca gente sabe, mas o Ajustador da Laminação, Paulo Santos, é um verda-

deiro aficionado por móveis anti-gos, especialmente os de estilo provençal. A paixão de Santos por estas peças, que chegam a custar entre 450 e até 1.300 reais, no caso de uma cadeira Luís 15, não se restringe apenas à observação da arte, que reme-te a uma atmosfera bucólica e com ares campestres.

O hobby inclui a restauração de peças antigas e visitas constan-tes a antiquários e lojas de cole-

cionadores. Nas horas vagas, o Colaborador do segundo turno transforma móveis danificados em verdadeiras obras de arte. “De manhã, tenho um tempinho livre para me dedicar a isso. Cheguei a ter muitas peças”, confessa.

A curiosidade levou o então garoto de 12 anos a querer saber mais sobre este estilo de decoração, que nasceu na região de Provença, no sul da França. Hoje, com 45 anos, Santos fala com a autoridade de quem cresceu observando

e consertando utensílios que, para muitas pessoas, teriam um destino diferente daquele dado pelo artista.

“Vejo muita coisa bonita que, infelizmente, não é reaproveita-da. É comum ver móveis antigos na rua. Fico muito chateado com isso. Quando posso, tento restaurar estes objetos”, explica o especialista, que aprendeu a mexer com este tipo de mobília através de cursos presenciais e vídeos na internet.

UM ARTISTA DESCONHECIDO

Quem não conhece ou não está acostumado com o vocabulário do artista certamente irá se surpreender quando vir de perto alguns destes utensílios. “Há palavras engraçadas como asinha de barata e acabamento ‘na boneca’”, brinca. Conforme explica Santos, asinha de barata é uma espécie de verniz em casca que, uma vez diluído no álcool, pode ser utilizado para dar um acaba-mento impecável à peça. O processo também é conhecido como acabamento na “boneca”.

Trabalhar com este tipo de mobília é uma tarefa que exige dedicação e paciência. “É o tipo de

coisa para a qual não se pode ter pressa”, argu-menta.Santos explica que na maioria das vezes é preciso retirar o resíduo antigo e aplicar um novo. “Para isso, há várias técnicas. O verniz pode ser raspado com cacos de vidro ou lâminas. Assim, a madeira não será danificada”, sugere.

A criatividade empregada pelo Ajustador da Laminação na restauração de móveis antigos é a mesma que impulsiona a Villares Metals a buscar soluções inovadoras a seus clientes. Para nós, cada Colaborador é um especialista no que faz.

Page 26: Web aco n43 rev3

26

AÇO NOTÍCIAS | SABER É LEGAL

NOVAS REGRAS PARA O COMÉRCIO ELETRÔNICOO comércio eletrônico ou

e-commerce, passou de uma ferramenta adicio-

nal às nossas vidas para uma ferramenta necessária. Otimi-zamos tempo e economizamos com deslocamento ao utilizar o e-commerce da maneira correta.

Além disso, tornou-se rotineiro nos depararmos com produtos que somente são oferecidos pela internet e não mais nos estabelecimentos comerciais propriamente ditos, o que torna ainda mais necessária a utili-zação desta modalidade de compra.

Contudo, não podemos esque-cer que o meio digital oferece alguns riscos e transtornos, caso no momento da compra o consumidor não tenha tomado algumas precauções. As maio-res preocupações dos consu-midores neste segmento são: De quem eu estou comprando?

O site que estou acessando é seguro? A loja realmente existe e é registrada perante os órgãos competentes? O produto não está barato demais na compa-ração com outras lojas? Este produto é original? Será que tem nota fiscal? E se eu não receber esse produto, como vou loca-lizar o vendedor? E se eu me arrepender desta compra?Assim, como a demanda e a necessidade por compras neste segmento aumentou de forma astronômica nos últimos anos e nosso Código de Defesa do Consumidor é de 1990, a socie-dade precisava de mudanças rápidas para que algumas das preocupações acima mencio-nadas fossem solucionadas. Para tanto, foi publicado em 15 de março de 2013 o Decreto nº 7.962/2013.

Entendemos como muito bem vindo o Decreto nº 7.962/2013 que, resumidamente e não

exaustivamente, trouxe as se-guintes regras a serem obser-vadas pelos fornecedores: (i) a necessidade de apresentação de informações básicas sobre a empresa, tais como: nome, endereço e CNPJ, ou CPF de forma clara e objetiva, (ii) um ca-nal de atendimento para que o consumidor possa de forma fácil e eficaz enviar reclamações e sanar dúvidas, devendo o forne-cedor responder em 05 (cinco) dias às manifestações do consu-midor, (iii) informar a quantidade mínima de compras necessárias para validar a promoção, no caso de compras coletivas (iv), a disponibilização de contrato ou sumário do contrato antes do término da compra, e (v) o direito de arrependimento do consumidor.Para que entendamos de forma fácil e rápida, podemos visua-lizar abaixo uma tabela com as mudanças principais:

Page 27: Web aco n43 rev3

27

AÇO NOTÍCIAS | SABER É LEGAL

Nota-se, portanto, que com este novo Decreto, aqueles que não estão acostumados a fazer com-pras pela internet, ou que possuíam certo receio de usar esta opção, passam a ter mais segurança e vontade de utilizar tal modalidade.

O Decreto não trouxe solução para outras inse-guranças do uso do meio digital, como a efetiva segurança de sites, problemas com clonagem de cartões, vazamento de informações pessoais,

entre outras, e ainda existe certa desconfiança de muitos advogados e juristas sobre o excesso de rigidez em alguns casos e a falta de rigidez em outros, o que pode resultar em reformas neste Decreto. Porém, para nós, consumidores, o Decre-to é benéfico, tratando-se de um grande avanço para a regulamentação do comércio eletrônico!

Victor Tognon - Advogado

O QUE?

Nome da empresa e dos proprietários

Endereço físico

Características do produto

Despesas adicionais

Detalhes da compra

Contratos

Compras coletivas

arrependimento

Fonte: Veja Online

COMO ERA

Nenhuma empresa ou proprietário preci-sava manter seus nomes e cadastros de registro nos sites.

Não havia nenhuma lei que determinava a inclusão do endereço físico da empresa ou do proprietário nas páginas.

Antes da Lei, as lojas virtuais não pre-cisavam detalhar as características dos produtos ou serviços.

Na compra de um produto, cobra-se nor-malmente uma taxa de frete. Em alguns casos, o consumidor paga até um seguro. No entanto, não havia a necessidade de alertar os consumidores sobre a existência desses custos.

Detalhes como as formas de pagamento existentes, a disponibilidade do produto e o prazo de entrega não precisavam ser informados para o consumidor.

Os sites não precisavam colocar o contra-to da compra à disposição do consumidor.

Os sites de compras coletivas não conta-vam com nenhuma legislação específica.

O Código de Defesa do Consumidor já ga-rantia este direito para compras realizadas fora de lojas físicas.

COMO É

A partir de agora, o nome e o registro da empresa no CNPJ deverão estar em local de destaque e de fácil visualização nas lojas virtuais.

O endereço físico deverá ser divulga-do. Assim como o nome da empresa, essa informação tem que estar em local acessível.

Todos os detalhes essenciais sobre os produtos deverão estar à mostra, incluin-do riscos à saúde e à segurança dos consumidores.

Todas as despesas adicionais deverão ser mostradas de forma clara, antes que o cliente finalize o pedido.

Todas as condições terão que estar à mostra e em destaque no ato da compra.

Antes da compra, deverá haver pelo menos um sumário do contrato; após a compra, o consumidor terá o direito de guardar uma versão completa do contrato.

A partir de agora, as lojas terão que mos-trar a quantidade mínima de consumido-res para que a oferta passe a valer, além de informar o prazo para a utilização da promoção.

O direito foi mantido. Os sites terão que orientar o consumidor como devolver o produto.

Page 28: Web aco n43 rev3

28

AÇO NOTÍCIAS | CONHEÇA

A região metropolitana de Campinas oferece várias opções de passeio e lazer. Para quem gosta de museus e atrações ao ar livre, é possível visitar bosques, zoológicos e conferir exposições de arte. A partir desta

edição, a revista Aço Notícias mostra uma série de dicas culturais e de entre-tenimento para você aproveitar o que a região tem de melhor.

LÁ VEM A MARIA-FUMAÇA

Se você tem alguma dica de passeio ou programa aqui na região, escreva pra gen-te. Seu roteiro pode sair na Aço Notícias. Nosso e-mail é [email protected]. Você também pode ligar para o ramal 8796 e deixar sua sugestão.

Alexandra com a filha Júlia Barteli Ferreira e o marido Luiz Fernando Ferreira

Uma boa opção de passeio é a Maria-fumaça. A locomotiva a vapor sai da estação Anhu-mas, em Campinas, e vai até Jaguariúna ou Tanquinho. Os preços variam de 70 reais para o percurso mais longo, de três horas e meia, e 50 para o trecho Anhumas-Tanquinho, que dura uma hora e meia.

Na opinião da Especialista de Saúde e Segurança, Alexandra Ferreira, o trajeto é tranquilo e resgata a história do trem e do café. “No passado, este tipo de transporte era muito comum.

Hoje, nem tanto. Fui com a famí-lia toda: pais, avós, o marido e a filha, que adorou o programa”, conta a Colaboradora do Ambu-latório Médico.

Deslumbrada com tudo o que viu, a pequena Júlia aprendeu mais sobre a história da loco-motiva e das fazendas. “Olha mamãe, quanto bicho!”, dizia a criança, enquanto contemplava as paisagens e os animais do campo.

Segundo Alexandra, a atração é indicada para todos os públicos.

“Para os mais velhos, o passeio significa reviver o passado. Os mais jovens também apreciam bastante a atividade, já que é raro hoje em dia ver passeios de Maria-fumaça”, acredita.

O trem viaja a uma velocidade média de 20 km/h e permite aos passageiros apreciar a paisa-gem das antigas fazendas de café da região. Quem já expe-rimentou o passeio, garante: ouvir os dois apitos longos da locomotiva, o bater do sino e os primeiros movimentos da Maria-fumaça são sensações incríveis.

Page 29: Web aco n43 rev3

29

AÇO NOTÍCIAS | VIVA MELHOR

Férias é sinônimo de diver-são e pausa na rotina. Pelo menos essa é a visão das

crianças quando o assunto são as férias escolares. Acordar mais tarde e não ter o compro-misso de fazer a tarefa ou o dever de casa são algumas das características que diferenciam esse período do restante do ano letivo. Mas atenção: férias da escola não significa férias na alimentação. É possível, sim, sair da rotina sem perder a linha, mas vale lembrar que é impor-tante manter um horário certo para as refeições e incluir frutas e verduras na dieta dos filhos. A fim de ajudá-lo(a) a resolver esta complicada equação, a reporta-gem da Aço Notícias bateu um papo com a Médica Cardiolo-gista, Eliandra Marsaro, que dá dicas úteis para você aproveitar bem a época mais fria do ano.

Evite alimentos industrializa-dos. Inclua frutas e verduras na alimentação

As crianças tiram férias, mas a alimentação, não. O período é, na verdade, uma grande oportu-nidade de reeducação alimentar. Nesta época, é possível verifi-car se há alguma transgressão alimentar e analisar o que elas estão comendo. Na maioria das vezes, os pais não estão de férias neste período. Minha dica aos pais é: evitem os alimentos industrializados e aumentem a ingestão de frutas, verduras e legumes.

antes de cobrar, dê o exemplo: alimente-se bemOs pais também precisam ado-tar uma alimentação saudável. É complicado pedir para uma criança comer salada e verdura quando os pais não comem.

use a criatividadeElas precisam experimentar no-vos sabores e conhecer alimen-tos novos. O apelo visual deve ser forte. Neste sentido, tente criar desenhos com a comida.

Na internet há muitos exemplos criativos e fáceis de fazer. Sopi-nhas de legumes e gravatinhas, por exemplo, chamam a atenção dos pequenos.

Mantenha a rotinaManter a rotina é muito im-portante. O horário de cada refeição deve ser estabelecido. Durante o ano letivo, a criança acorda às 6h e, por isso, toma o café da manhã bem cedo. Nas férias, ela pode comer às 8h. Mas isso não significa que ela poderá almoçar às 13h15, por exemplo. Mantenha a rotina e seja flexível em relação ao momento de cada refeição. Quando você sai da rotina, você não se sente bem. O processo digestivo muda e você pode se sentir mais cansado(a). Pode comer pipoca, sorvete e bolacha recheada? Pode. Mas tem que ser exceção, e não rotina.

ALIMENTAÇÃO, CRIANÇAS E FÉRIAS: UMA EQUAÇÃO QUE EXIGE CAUTELA

Page 30: Web aco n43 rev3

30

AÇO NOTÍCIAS | DIVIRTA-SE

Quem não lembra do clássico jogo de cartas que traz imagens incríveis e características em uma disputa

emocionante? O Super Trunfo marcou época e ainda hoje é conhecido por muita gente.

Se você não conhece, chegou a hora de aprender mais sobre este jogo de cartas.Peça para seu filho completar as caracterís-ticas da carta Super Trunfo e brinque com ele.

UM PASSATEMPO DIVERTIDO

COMO JOGAR1 Desenhe ou cole uma foto de seu pai na carta Super Trunfo.

2 Complete as características dos demais personagens.

3 Distribua as cartas. Tire par ou ímpar para ver quem vai jogar primeiro.

4 Escolha uma das características da carta. Se você ganhar, fica com a carta do outro jogador,

mas se perder, ele fica com a sua.

5 Vence quem ganhar todas as cartas do jogo.

6 A carta Super Trunfo ganha de todas as outras cartas. Ela só perde para cartas com a letra A.

Page 31: Web aco n43 rev3

EVENTO PIM EXCELÊNCIA E 6S | 20/06/2013

31

AÇO NOTÍCIAS | VC NA VMSA

Se você participou de algum evento, tirou uma foto com a família ou com os colegas de trabalho e quer compartilhá-la, escreva para nós: [email protected]. Sua foto poderá ser publicada!

Page 32: Web aco n43 rev3

AÇO NOTÍCIAS | ÍNDICE

32