Transcript

SÃO PAULO, DE 15 A 21 DE OUTUBRO DE 2010 i m ó ve i s já6 ANUNCIE: 3658-8000

nnnn D ECO RAÇÃO

Escritório em casa podeser ambiente descontraídoMesmo sendo local de trabalho, cômodo não precisa ter decoração sóbria,mas seus móveis devem estar em harmonia com outras partes do imóvel

DIVULGAÇÃO/LUCIANO SOARES

ATUAL Dono pode escolher móveis, mas tendência é de linhas retas

nnnnTRUQUES PROFISSIONAIS

Varanda fica mais acolhedora

n As varandas ficaram maiores e mais bonitas. O que era um espaçoentre ambientes, agora é atração nos apartamentos. Cidades litorâneasjá exploravam esse recurso, que se tornou tendência em locais comclima menos favorável, como São Paulo. Uma forma de transformá-laem lugar aconchegante é a troca dos pisos cerâmicos por revestimen-tos como porcelanato rústico e mármore com decks de madeira. Ocarvalho rústico é resistente e de fácil manutenção e a madeira dedemolição tem sido muito empregada. O melhor material é a madeirateca, além de alumínio, fibra sintética ou de vidro e tecidos náuticos.

ANA PAULA NAFFAH PEREZ arquiteta, diretora da C+A Arquitetura e Interiores

ANA PAULA NAFFAH PEREZ

DICA DA SEMANA

Local precisa deenergia elétrican Se a varanda tiver churras-queira, vale utilizar mesas combancos. É preciso tambémprever um ponto de energiaelétrica para instalação de umfrigobar. Dependendo da área,podemos selecionar poltro-nas, pufes, mesa de centro elateral para compor uma gos-tosa área de estar.

n MARCOS CARRIERI

A boa notícia para quem tra-balha em casa é que o cômodoadaptado como escritório podeter uma decoração mais despo-jada do que a empregada em umambiente formal. Por ser umaparte da casa, o home office nãoprecisa ter uma decoração que sediferencie completamente dosoutros ambientes.

De acordo com o arquitetoLuciano Soares, o estilo do escri-tório deve seguir o que foi em-pregado no restante do imóvel.“Com unidade (em relação aosmóveis e cores usados no restoda casa), o escritório fica mais

i n tere s s a n te”, diz.Luciano lembra, contudo,

que este ambiente pode ganharalguns objetos que o deixemmais próximo da personalidadee das preferências de quem tra-balha e mora ali.

Há casos, porém, em que oproprietário opta por diferenciareste cômodo. Não é proibido. Adica de Luciano é recorrer aostons verdes, que deixam o localmais “ref re s c a nte”. O arquitetolembra que as cores podem des-pertar sensações diferentes emcada pessoa.

O projeto de decoração doescritório não deve considerar

apenas a estética. Como local detrabalho, ele deve ser prático,funcional, organizado e atraenteao usuário.

“Cadeiras confortáveis e umaboa iluminação, se possível comluz natural, tornam o ambientemais agradável. Se a leitura detodo o espaço for mais limpa,mesmo que o estilo da casa sejamais cheio de móveis e objetos,ajuda o espaço a atender mais asua proposta”, diz Luciano. Elelembra que a tendência atual nadecoração é o uso de linhas lim-pas e retas, mas a quantidade etamanho dos móveis podem seradaptados conforme o uso.

UNIDADE Personalização do ambiente é bem-vinda e deixa o proprietário do escritório da casa mais confortável. A decoração, porém, deve seguir o padrão empregado nos outros cômodos