10
OGM’S OGM’S

2º Mb Grupo 06

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: 2º Mb   Grupo 06

OGM’SOGM’S

Page 2: 2º Mb   Grupo 06

Revolução Verde:Revolução Verde:

O que foi:O que foi:

Revolução verde refere-se à invenção e disseminação Revolução verde refere-se à invenção e disseminação de novas sementes e práticas agrícolas que permitiram um de novas sementes e práticas agrícolas que permitiram um vasto aumento na produção agrícola em países menos vasto aumento na produção agrícola em países menos desenvolvidos durante as décadas de 60 e 70. O modelo se desenvolvidos durante as décadas de 60 e 70. O modelo se baseia na intensiva utilização de sementes melhoradas baseia na intensiva utilização de sementes melhoradas (particularmente sementes híbridas), insumos industriais (particularmente sementes híbridas), insumos industriais (fertilizantes e agrotóxicos), mecanização e diminuição do (fertilizantes e agrotóxicos), mecanização e diminuição do custo de manejo. Também são creditados à revolução verde o custo de manejo. Também são creditados à revolução verde o uso extensivo de tecnologia no plantio, na irrigação e na uso extensivo de tecnologia no plantio, na irrigação e na

colheita, assim como no Gerenciamento de produção.colheita, assim como no Gerenciamento de produção.

Page 3: 2º Mb   Grupo 06

Causas:Causas:

De uma forma crítica, a "Revolução Verde", De uma forma crítica, a "Revolução Verde",

proporcionou através destes 'pacotes' agro - químicos a proporcionou através destes 'pacotes' agro - químicos a degradação ambiental e cultural dos agricultores degradação ambiental e cultural dos agricultores tradicionais. Esse ciclo de inovações se iniciou com os tradicionais. Esse ciclo de inovações se iniciou com os avanços tecnológicos do pós-guerra, embora o termo avanços tecnológicos do pós-guerra, embora o termo revolução verde só tenha surgido na década de 70. Desde revolução verde só tenha surgido na década de 70. Desde essa época, pesquisadores de países industrializados essa época, pesquisadores de países industrializados prometiam, através de um conjunto de técnicas, aumentar prometiam, através de um conjunto de técnicas, aumentar estrondosamente as produtividades agrícolas e resolver o estrondosamente as produtividades agrícolas e resolver o problema da fome nos países em desenvolvimento. Mas, problema da fome nos países em desenvolvimento. Mas, contraditoriamente, além de não resolver o problema da contraditoriamente, além de não resolver o problema da fome, aumentou a concentração fundiária, a dependência fome, aumentou a concentração fundiária, a dependência de sementes modificadas e alterou significamente a cultura de sementes modificadas e alterou significamente a cultura dos pequenos proprietários.dos pequenos proprietários.

Page 4: 2º Mb   Grupo 06

Evolução:Evolução:

Países como o Brasil e a Índia foram alguns dos Países como o Brasil e a Índia foram alguns dos principais beneficiados na produção, mas também mais principais beneficiados na produção, mas também mais prejudicados ambientalmente e culturalmente, pois muitas prejudicados ambientalmente e culturalmente, pois muitas técnicas agrícolas que harmonizavam com a produção de técnicas agrícolas que harmonizavam com a produção de alimentos, foram tratadas como "atraso", e em busca da alimentos, foram tratadas como "atraso", e em busca da modernidade, efetuou-se um caso clássico de modernização modernidade, efetuou-se um caso clássico de modernização conservadora, onde, em benefício de poucos se destruiu o conservadora, onde, em benefício de poucos se destruiu o patrimônio de todos. No Brasil, passaram a desenvolver patrimônio de todos. No Brasil, passaram a desenvolver tecnologia própria, tanto em instituições privadas quanto em tecnologia própria, tanto em instituições privadas quanto em agências governamentais (como a Embrapa) e universidades. agências governamentais (como a Embrapa) e universidades. A partir da Década de 1990, a disseminação destas tecnologias A partir da Década de 1990, a disseminação destas tecnologias em todo o território nacional permitiu que o Brasil vivesse um em todo o território nacional permitiu que o Brasil vivesse um surto de desenvolvimento agrícola, com a aumento da surto de desenvolvimento agrícola, com a aumento da fronteira agrícola, a disseminação de culturas em que o país é fronteira agrícola, a disseminação de culturas em que o país é recordista de produtividade (como a soja, o milho e o algodão, recordista de produtividade (como a soja, o milho e o algodão, entre outros), atingindo recordes de exportação.entre outros), atingindo recordes de exportação.

Page 5: 2º Mb   Grupo 06

Consequências:Consequências:

Em contrapartida ao aumento na produtividade gerados pela Em contrapartida ao aumento na produtividade gerados pela Revolução Verde, observou-se nos países subdesenvolvidos o aumento da Revolução Verde, observou-se nos países subdesenvolvidos o aumento da estrutura latifundiária, uma vez que os pequenos agricultores não estrutura latifundiária, uma vez que os pequenos agricultores não conseguiram financiar os gastos necessários para acompanhar a Revolução. conseguiram financiar os gastos necessários para acompanhar a Revolução. Também criou-se uma dependência tecnológica dos países Também criou-se uma dependência tecnológica dos países subdesenvolvidos para com os desenvolvidos, além de muita poluição subdesenvolvidos para com os desenvolvidos, além de muita poluição sobretudo causada pelo pesticida DDT, mas também na indústria de sobretudo causada pelo pesticida DDT, mas também na indústria de fertilizantes. Alguns críticos tem teses de que a Revolução Verde causou fertilizantes. Alguns críticos tem teses de que a Revolução Verde causou grandes impactos ambientais, como destruição de alguns nutrientes do solo grandes impactos ambientais, como destruição de alguns nutrientes do solo pelos adubos usados em excesso, e até a poluição de rios: alguns pelos adubos usados em excesso, e até a poluição de rios: alguns fertilizantes escoam para os recursos hídricos, geralmente próximos,e isso fertilizantes escoam para os recursos hídricos, geralmente próximos,e isso faz-se propositalmente para ajudar na irrigação Uma correção: os faz-se propositalmente para ajudar na irrigação Uma correção: os processos produtivos oriundos da revolução nunca obtiveram redução nos processos produtivos oriundos da revolução nunca obtiveram redução nos custos de produção. Antes deste processo de corrosão da agricultura custos de produção. Antes deste processo de corrosão da agricultura camponesa, a produção baseava-se em insumos internos, e obtiam boa camponesa, a produção baseava-se em insumos internos, e obtiam boa produtividade em solos bem manejados. A utilização de insumos externos produtividade em solos bem manejados. A utilização de insumos externos (fertilizantes, biocidas) comprados a preços altíssimos, não só aumentou os (fertilizantes, biocidas) comprados a preços altíssimos, não só aumentou os custos de produção como o deixou extremamente endividado. custos de produção como o deixou extremamente endividado.

Page 6: 2º Mb   Grupo 06

Prós e Contras os OGM’SPrós e Contras os OGM’SPrós: O alimento geneticamenteO alimento geneticamente

modificado pode ter a função de prevenir, reduzir ou evitar riscos demodificado pode ter a função de prevenir, reduzir ou evitar riscos dedoenças, através das plantas modificadas geneticamente para produziremdoenças, através das plantas modificadas geneticamente para produziremvacinas ou iogurtes fermentados com OGMs que estimulem o sistemavacinas ou iogurtes fermentados com OGMs que estimulem o sistemaimunológico.imunológico.

O uso de transgénicos podeO uso de transgénicos podereduzir o uso dos agro tóxicos (herbicidas, insecticidas e fungicidas)reduzir o uso dos agro tóxicos (herbicidas, insecticidas e fungicidas)mais danosos, que podem causar sérios problemas aos seres vivos e amais danosos, que podem causar sérios problemas aos seres vivos e aprodução agredirá menos o meio ambiente.produção agredirá menos o meio ambiente.

As plantas geneticamenteAs plantas geneticamentemodificadas podem adquirir resistência ao ataque de insectos, de pragas emodificadas podem adquirir resistência ao ataque de insectos, de pragas eà seca.à seca.

Através da resistênciaAtravés da resistênciaobtida, a planta sofre menos interferências de pragas e doenças,obtida, a planta sofre menos interferências de pragas e doenças,aumentando, assim, a produtividade agrícola através do desenvolvimento aumentando, assim, a produtividade agrícola através do desenvolvimento dedelavouras mais produtivas.lavouras mais produtivas.

Outro ponto é o aumento deOutro ponto é o aumento deprodução de alimentos, que alguns especialistas afirmam poder reduzir oprodução de alimentos, que alguns especialistas afirmam poder reduzir oproblema da fome. Esse aumento ainda poderia reduzir os custos deproblema da fome. Esse aumento ainda poderia reduzir os custos deprodução, facilitando assim a vida do agricultor.produção, facilitando assim a vida do agricultor.

Page 7: 2º Mb   Grupo 06

Contras:

A utilização de sementes geneticamente modificadas pode aumentar a poluição e o A utilização de sementes geneticamente modificadas pode aumentar a poluição e o envenenamento dos recursos naturais e dos alimentos podendo levar à perda da envenenamento dos recursos naturais e dos alimentos podendo levar à perda da biodiversidade local. Os riscos ambientais são desconhecidos.biodiversidade local. Os riscos ambientais são desconhecidos.

Apenas produtores capitalizados terão acesso a essa tecnologia, pois ela é muito Apenas produtores capitalizados terão acesso a essa tecnologia, pois ela é muito cara e necessita de grandes áreas.cara e necessita de grandes áreas.

Poderá haver um aumento da concentração de terras, aumentando a pobreza, Poderá haver um aumento da concentração de terras, aumentando a pobreza, favelização dos trabalhadores rurais, sobreexploração da força de trabalho rural.favelização dos trabalhadores rurais, sobreexploração da força de trabalho rural.

Poderá ocorrer um crescente aumento dos custos produtivos devido a utilização Poderá ocorrer um crescente aumento dos custos produtivos devido a utilização intensiva de fertilizantes químicos, agrotóxicos e água. intensiva de fertilizantes químicos, agrotóxicos e água.

O aumento da produtividade é proporcional ao aumento no consumo de O aumento da produtividade é proporcional ao aumento no consumo de fertilizantes e água, pois as plantas geneticamente modificadas, possuem uma fertilizantes e água, pois as plantas geneticamente modificadas, possuem uma capacidade de absorção de nutrientes e água 3 a 4 vezes mais rápido que uma capacidade de absorção de nutrientes e água 3 a 4 vezes mais rápido que uma planta comum, aumentando a produtividade. planta comum, aumentando a produtividade.

Das 25 maiores empresas de semente do mundo, 5 encontram-se entre as 7 maiores Das 25 maiores empresas de semente do mundo, 5 encontram-se entre as 7 maiores fabricantes de pesticidas e só produzem sementes que resistem exclusivamente aos fabricantes de pesticidas e só produzem sementes que resistem exclusivamente aos pesticidas que elas mesmas fabricam.pesticidas que elas mesmas fabricam.

É possível ainda que possa ocorrer o aumento de novas variedades de pragas É possível ainda que possa ocorrer o aumento de novas variedades de pragas agrícolas, também elas mais resistentes aos defensivos. agrícolas, também elas mais resistentes aos defensivos.

Não foram estabelecidas, com segurança, quais seriam os impactos ambientais e Não foram estabelecidas, com segurança, quais seriam os impactos ambientais e para a saúde humana da utilização crescente de produtos transgênicos.para a saúde humana da utilização crescente de produtos transgênicos.

A causa da fome não é a escassez de alimentos, mas sua distribuição. No biênio A causa da fome não é a escassez de alimentos, mas sua distribuição. No biênio 2003/2004, o Brasil teve uma safra de grãos e, apesar disso, aproximadamente 30 2003/2004, o Brasil teve uma safra de grãos e, apesar disso, aproximadamente 30 milhões de brasileiros passam fome. milhões de brasileiros passam fome.

Page 8: 2º Mb   Grupo 06

Produtos Transgênicos no Brasil Atualmente

A comercialização de transgênicos ainda é polêmica. Empresas, produtores e cientistas que defendem a nova tecnologia dizem que ela vai aumentar a produtividade e baratear o preço do produto, além de permitir a redução dos agrotóxicos utilizados. Os que a atacam, como os ambientalistas e outra parcela de pesquisadores afirmam que o produto é perigoso: ainda não se conhece nem os seus efeitos sobre a saúde humana nem o impacto que pode causar ao meio ambiente

Análises encomendadas pelo Greenpeace e Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) em laboratórios europeus detectaram a presença de transgênicos em 11 lotes de produtos vendidos no Brasil. Entre os artigos estão o leite em pó Nestogeno, a sopa Knorr e as salsichas Swift, que estão contaminados com a soja geneticamente modificada Roudup Ready, da Monsanto, além das batatas fritas Pringles, que estão contaminadas com milho transgênico Bt, da Novartis.

Page 9: 2º Mb   Grupo 06

Produtos mais conhecidos e considerados OGM’s :

Dona Benta Chocolates Garoto e Arcor Halls Aymoré e triunfo(Arcor) Óleo Soya Trident

Page 10: 2º Mb   Grupo 06

Integrantes do Grupo: Integrantes do Grupo: Eduardo Geike Eduardo Geike

Fernanda Anholeti Fernanda Anholeti

Iago RohrIago Rohr

Murilo MatosMurilo Matos

Rafael MatosRafael Matos

Turma: Turma: 2ºMB2ºMB