6
EMAC GUIA DE ESTUDOS - 1º CICLO - HISTÓRIA de 19/02 à 03/04 de 2014 Professor: Daniel Gomes Guia de Estudos 9º ano - 12 aulas 1. Resumo: Primeira Guerra Mundial: contexto histórico A Primeira Guerra Mundial, um conflito ocorrido na Europa, no início do século XX, envolveu diversos países e trouxe mudanças ao cenário político internacional. As últimas décadas do século XIX e as iniciais do século XX correspondem a um período histórico, que alguns estudiosos chamam de Belle Époque (Bela Época). Essa expressão é utilizada porque havia, naquele momento, principalmente na Europa, uma euforia em relação ao progresso da humanidade. A euforia foi gerada em função dos avanços industriais e tecnológicos, que eram apresentados ao público em grandes exposições. Havia também a elegância transmitida pela moda e pelas artes, que tinham Paris, França, como centro irradiador de tendências. No entanto, esse cenário otimista, também comportava muita inquietude política, com a disputa entre algumas Nações europeias, como França, Inglaterra e Alemanha, pela hegemonia internacional, gerando a chamada corrida armamentista, pois os países investiam na produção de armas e mecanismos de guerra cada vez mais poderosos e letais como, por exemplo, as metralhadoras e os submarinos de guerra. As relações internacionais estavam num frágil equilíbrio, pois as potências europeias, que não desejavam perder suas posições, iniciaram uma rede de alianças, formando dois grandes blocos rivais: a Tríplice Aliança, composta pela Alemanha, Áustria-Hungria e Itália; e a Tríplice Entente, formada pela Inglaterra, França e Rússia. As disputas entre as potências estavam principalmente ligadas ao domínio europeu na Ásia e na África, continentes que despertavam interesses econômicos nos países europeus. A aparente estabilidade foi quebrada quando, em 1914, o herdeiro do trono austro-húngaro foi assassinado. Então, toda a tensão aflorou e as potências começaram rapidamente a declarar guerra aos países pertencentes aos blocos rivais. Revolução socialista russa A Revolução Russa, que foi um movimento político, econômico e social que transformou as estruturas da sociedade russa, no início do século XX. A 1

9º hist -_guia_estudos__1º_cl

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Guia de estudos

Citation preview

Page 1: 9º hist -_guia_estudos__1º_cl

EMAC GUIA DE ESTUDOS - 1º CICLO - HISTÓRIAde 19/02 à 03/04 de 2014

Professor: Daniel Gomes

Guia de Estudos 9º ano - 12 aulas

1. Resumo:

Primeira Guerra Mundial: contexto histórico

A Primeira Guerra Mundial, um conflito ocorrido na Europa, no início do século XX, envolveu diversos países e trouxe mudanças ao cenário político internacional.

As últimas décadas do século XIX e as iniciais do século XX correspondem a um período histórico, que alguns estudiosos chamam de Belle Époque (Bela Época). Essa expressão é utilizada porque havia, naquele momento, principalmente na Europa, uma euforia em relação ao progresso da humanidade. A euforia foi gerada em função dos avanços industriais e tecnológicos, que eram apresentados ao público em grandes exposições. Havia também a elegância transmitida pela moda e pelas artes, que tinham Paris, França, como centro irradiador de tendências.

No entanto, esse cenário otimista, também comportava muita inquietude política, com a disputa entre algumas Nações europeias, como França, Inglaterra e Alemanha, pela hegemonia internacional, gerando a chamada corrida armamentista, pois os países investiam na produção de armas e mecanismos de guerra cada vez mais poderosos e letais como, por exemplo, as metralhadoras e os submarinos de guerra.

As relações internacionais estavam num frágil equilíbrio, pois as potências europeias, que não desejavam perder suas posições, iniciaram uma rede de alianças, formando dois grandes blocos rivais: a Tríplice Aliança, composta pela Alemanha, Áustria-Hungria e Itália; e a Tríplice Entente, formada pela Inglaterra, França e Rússia.

As disputas entre as potências estavam principalmente ligadas ao domínio europeu na Ásia e na África, continentes que despertavam interesses econômicos nos países europeus.

A aparente estabilidade foi quebrada quando, em 1914, o herdeiro do trono austro-húngaro foi assassinado. Então, toda a tensão aflorou e as potências começaram rapidamente a declarar guerra aos países pertencentes aos blocos rivais.

Revolução socialista russa

A Revolução Russa, que foi um movimento político, econômico e social que transformou as estruturas da sociedade russa, no início do século XX. A Revolução na Rússia colocou em prática algumas das ideias socialistas que circulavam na Europa desde o século XIX.

As desigualdades sociais e econômicas geradas pelo capitalismo, estruturado a partir da Revolução Industrial, fizeram surgir diversas doutrinas que buscavam criar propostas para melhorar as condições de vida dos trabalhadores europeus e da população como um todo. Dessa forma, surgiu o Socialismo Científico, desenvolvido por Karl Marx e Friedrich Engels, que, de uma maneira geral, propunha diminuir a exploração e as desigualdades das sociedades capitalistas.

A Rússia é um país, cujo território está localizado em parte no continente europeu e em parte no continente asiático. No começo do século XX, era um país monarquista e seu governante era chamado de czar. O czar governava conforme seus interesses e de seus aliados, mantendo privilégios para alguns setores da sociedade.

Nesse período, a maior parte da população russa vivia em áreas rurais com grande número de camponeses. Mas, a maioria das terras pertencia a um grupo privilegiado da sociedade. Havia também algumas indústrias nas cidades, cujos trabalhadores recebiam baixos salários e trabalhavam muitas horas por dia, a jornada de trabalho chegava, em média, a 14 horas de por dia.

Os problemas que já existiam na Rússia foram agravados pela participação do país na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), em que milhares de soldados russos foram mortos. Somado a isso, havia um grande

1

Page 2: 9º hist -_guia_estudos__1º_cl

número de desempregados e muitas pessoas passando fome. Diante desse quadro de crise, formou-se uma onda de protestos que manifestava contra as más condições de vida da população e contra a permanência da Rússia na Guerra.

Dois grupos, impulsionados pelos problemas, se destacaram: o primeiro, chamado menchevique, defendia reformas que seriam feitas aos poucos na sociedade e não tinha a intenção de retirar a Rússia da Primeira Guerra; o segundo, conhecido por bolchevique, propunha mudanças radicais que romperiam imediatamente com o modelo de governo e de sociedade existentes na Rússia dos czares.

Os mencheviques tomaram inicialmente o poder, em 1917, e criaram um governo provisório, afastando o czar Nicolau II do governo, que com o desenrolar da revolução foi executado junto com sua esposa e filhas. Porém, no mesmo ano, os bolcheviques, liderados por Lênin, derrubaram o governo provisório e tomaram diversas medidas para reestruturar a Rússia, como, por exemplo, a retirada do país da Primeira Guerra, a redistribuição das terras para os camponeses (reforma agrária) e a transformação de empresas privadas em instituições administradas pelo Estado, a chamada estatização.

As medidas tomadas por Lênin não agradaram a toda população e aqueles que eram contra as mudanças reagiram, levando a Rússia a uma guerra interna que duraria até 1921. Os bolcheviques saíram da guerra vencedores, transformando a Rússia no primeiro país socialista da História.

Ao longo dos anos iniciais da revolução, alguns países próximos foram levados pela Rússia a integrar a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Com a morte de Lênin, em 1924, Stalin assumiu o poder, governando o país através de repressão, perseguição e execução de seus opositores.

O surgimento da União Soviética iniciou uma disputa de poder no mundo entre a defesa do capitalismo, representado pelos Estados Unidos, e a defesa do socialismo, orientado pela União Soviética, que marcou as relações políticas e econômicas de várias sociedades ao longo do século XX.

1- Vocabulário / Conceitos:

A- Belle époque;B- Corrida armamentista;C- Capitalismo e Imperialismo;D- 2ª Revolução Industrial e neocolonialismo;E- Socialismo utópico e científico;F- Czarismo;G- Reforma agrária;H- Estado máximo e socialismo;

3- Ativação de Conhecimento Prévio:

Pergunta: Quando chegamos ao limite das nossas forças para aceitar as situações como estão?

4- Questão-Guia 1: Que forças podem levar à revolução ou a uma guerra mundial?

( ) A. Investigação sobre Karl Marx e o manifesto comunista Karl Marx - Quem foi? Quando e onde nasceu? Que ideias defendia? etc...

2

Page 3: 9º hist -_guia_estudos__1º_cl

Manifesto Comunista - Quando foi escrito? Por quem? O que propunha? Por que mudou a humanidade? etc...Consulte os Livros de Classe ou da Biblioteca e anote suas descobertas no fichário. Se quiser ampliar seus conhecimentos, converse com os Profs. de Filosofia., e/ou Geografia.Outras fontes: http://www.infoescola.com/sociologia/manifesto-comunista/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Manifesto_Comunista http://super.abril.com.br/cultura/manifesto-comunista-445983.shtml

( ) B. Participar da discussão de classe e palestra sobre os assuntos.

( ) C. Em casa - Iluminando o estudo: Complete seu Guia de Estudos pesquisando sobre o Imperialismo, a “Partilha da África” e o Neocolonialismo. Reproduza e preencha o quadro abaixo e registre suas conclusões:

ConsequênciasPolíticas Econômicas Culturais

Ilustre seu estudo com um mapa do continente africano no qual possa-se visualizar a partilha do continente africano entre as sete potências europeias: Portugal, Espanha, Inglaterra, França, Bélgica, Alemanha e Itália.

Sugestões de sites: http://grupoafricaredefor.blogspot.com.br/2011/05/o-neocolonialismo-e-partilha-da-africa.htmlhttp://sinaisdahistoria.blogspot.com.br/2009/02/imperialismo-partilha-da-africa.htmlhttp://www.youtube.com/watch?v=BlncE3gaFyIhttp://ideaishistoricos.blogspot.com.br/2013/10/a-partilha-da-africa.htmlObs.: Registre em sua agenda o lembrete da tarefa de casa.

( ) D- Lição de casa: A partir da confecção e análise do mapa mostrando a divisão do continente africano colonizado por vários países europeus, responda às questões:

Por que os europeus colonizaram a África? Que interesses – sociais, políticos, econômicos – possuíam naquela região? Por que foi necessário colonizar a África? Como ocorreu esse processo de colonização?

Obs.: Registre em sua agenda o lembrete da tarefa de casa.

( ) E- Conceituação do conteúdo: Convide um colega para ir à Biblioteca para a realização da Aula Digital 8.1 - A 1ª Guerra Mundial (em aula) e realização do Quizz (em casa); Obs.: Registre em sua agenda o lembrete da tarefa de casa.

5- Questão-Guia 2: E que revoluções têm impactado no nosso mundo?

( ) F. Participar da discussão de classe sobre “O equívoco do darwinismo social e o racismo”. Juntos vamos elaborar um esquema determinando alguns marcos históricos.

3

Page 4: 9º hist -_guia_estudos__1º_cl

Sites sugeridospara você ir se informando sobre o tema: http://pergunte.evolucionismo.org/post/62081074199http://www.passeidireto.com/pergunta/1511177/o-que-e-darwinismo-social

(leitura das 2 primeiras considerações)http://lei-natural.blogspot.com.br/2011/10/em-defesa-do-darwinismo-social.html

I. Junte-se com um colega para escrever (e apresentar, usando a técnica do teatro de sombras) um esquete teatral* sobre um possível diálogo entre Lênin e Czar Nicolau II no início do século XX (incluir os conceitos trabalhados trabalhados em aula).

* Um esquete teatral é uma pequena cena, um jogo de cena, ou um pequeno texto de teatro digamos assim, que não chega a uma peça inteira, com todos os atos.

Teatro de Sombras

( ) J. Lição de casa: Disponível na bandeja 1 de História. Obs.: Registre em sua agenda o lembrete da tarefa de casa.

( ) K. Conceituação do conteúdo: Convide um colega para ir à Biblioteca para a realização da Aula Digital 9 - Revolução Russa (em aula) e realização do Quizz (em casa);Obs.: Registre em sua agenda o lembrete da tarefa de casa.

5. Em Casa - Questões guia: Responda-as completamente. Digite suas respostas (Tamanho 12, Times New Roman, espaço duplo), incluindo a pergunta. A resposta deve conter de 4 a 6 frases. Apresentar ao professor e, após o "visto", anexar em seu fichário.

6. Avaliação da unidade: Trabalho em duplasCada equipe deverá apresentar sua pesquisa em forma de seminário. Poderá elaborar cartazes, usar o quadro branco ou vídeos. Enquanto um grupo apresenta sua pesquisa os colegas deverão tomar notas sobre os assuntos abordados. Cada apresentação não deverá ultrapassar dez minutos.

A pesquisa deve contemplar os seguintes elementos:1. definição do conceito pesquisado.2. contexto histórico: onde ? quando?  por que?3. principais características e curiosidades sobre o tema.

Temas para escolha:

1. Socialismo científico (resultante do manfifesto comunista e do livro "O Capital") 2. Comuna de Paris de 1871

3. Lênin e Stálin - convivência e divergências.

4. Saint Simon e Charles Fourier: o socialismo utópico.

5. Diferença entre socialismo e comunismo.

6. Experiências socialistas: Cuba e China.

7. Revolução Russa e Primeira Guerra Mundial.

8. Desigualdade social e Distribuição de renda.no capitalismo e no socialismo.

4

Page 5: 9º hist -_guia_estudos__1º_cl

5